PODE E NÃO PODE

operadordaferrari
Aparentemente, a Ferrari já contratou especialista em mensagens codificadas para a nova “era do rádio” da F-1

SÃO PAULO (vai ser uma zona…) – O GP de Cingapura, neste fim de semana, corre o (bom) risco de ser uma deliciosa bagunça. A determinação da FIA para que apenas amenidades sejam tratadas pelo rádio (como “o que você vai querer jantar hoje, Nico?”, ou “Felipe, o Felipinho pediu para você não esquecer de comprar o PS4”) pode levar alguns pilotos à loucura. Como eles farão para dirigir sozinhos essas trapizongas tão complicadas?

Eu acho ótimo que a comunicação de rádio seja limitada, como já escrevi outras vezes. Por mim, seriam proibidas. Placas, apenas. E pronto. Isso simplificaria as corridas e os carros (que são excessivamente sofisticados) e deixaria para a sensibilidade do piloto, e não para a capacidade de interpretação de dados de um engenheiro, a tarefa de extrair deles o melhor possível em quase duas horas de prova.

Não sei, porém, se a FIA vai conseguir monitorar tudo. Ainda é meio nebuloso o que pode e o que não pode. Segundo a BBC, a FIA mandou às equipes hoje uma lista do que pode e do que não pode ser dito pelo rádio. A princípio, é o seguinte:

PODE

…informar ao piloto seu tempo de volta e detalhes de tempo em cada setor.
…informar qual o tempo de volta que outro piloto está virando.
…informar a diferença de tempo para um adversário.
…falar “acelera!” e informar com quem o cara está disputando posição.
…avisar sobre furo no pneu.
…informar qual pneu será usado no próximo pit stop.
…informar o número de voltas que um adversário já fez com determinado jogo de pneus e qual composto está usando.
…passar informação sobre algum problema com o carro de um adversário.
…passar informações sobre o safety-car.
…comentar irregularidades cometidas por um adversário.
…combinar regulagens de asa para o próximo pit stop.
…passar informações sobre as condições climáticas e de pista.
…passar informações sobre danos ao carro ou necessidade de abandonar a corrida.
…informar as voltas que faltam para o fim da corrida e dar ordens de equipe.

NÃO PODE

…dizer ao piloto onde ele está ganhando ou perdendo tempo em cada setor.
…orientar sobre ajustes na unidade motriz ou de câmbio.
…passar informações sobre consumo de combustível.
…orientar o piloto sobre ajustes de embreagem, inclusive no procedimento de largada.
…orientar o piloto sobre ajustes de balanço de freio.
…responder a perguntas diretas dos pilotos.
…passar informações sobre pressão de pneus.
…orientar o piloto sobre o uso dos sistemas de acumulação de energia dos motores auxiliares.
…qualquer mensagem que pareça codificada.

Confuso, não? Os responsáveis pelo monitoramento das conversas de rádio vão enlouquecer. Terão todos eles os mesmos critérios? Haverá um tribunal de penas rápidas para casos de desrespeito às determinações? E se o engenheiro de Rosberguinho sugerir para o jantar “a truta, em vez da tilápia”, será que não estará mandando o rapaz jogar mais freio na frente do que atrás?

Olha, vai ser divertido…

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Felipe
Felipe
9 anos atrás

Ótimo restringirem o rádio voltando aos tempos onde os pilotos eram guiados pelo instinto,sem ter um engenheiro para poder dizer onde está ganhando ou perdendo tempo no setor x!É muito chato isso cara!E se codificarem a mensagem punição para as equipes com multas e tudo mais.

Flavio Costa
Flavio Costa
9 anos atrás

Deveriam cortar tudo, e manter as placas, como era a F1 de verdade!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Simplifica: Tirem os rádios e voltem as placas.

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

Vai ser uma confusão, e pode ter certeza! Essa comissão vai punir alguém, e dependendo de quem punir, Alonso, Hamilton, Massa…. Vai ser um CHORORO daqueles…

Tb acho que cortar no meio de uma temporada é complicado, até para segurança dos pilotos, pq já teve casos de alguns carros saírem da prova por superaquecimento ou problema de freios.

Acho que deviam proibir para 2015, e coloca só nas placas, e no volante apenas infos de rotação e da marcha, e só. E talvez liberassem o rádio, apenas qdo o carro estivesse na área de Pit, onde apenas o piloto pudesse falar. Informando se quer mudar o PNEU, ASA ou algo que ele não possa fazer com a bundinha no banco.

Daniel
Daniel
9 anos atrás

Estou com uma grande dúvida: se cair o número de mensagens de rádio na transmissão de TV, e acredito que vão cair, pois a maioria será totalmente sem relevância, o que a Globo fará com os comentaristas ex-pilotos? ;-)

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Não achei tão confuso.
Por exemplo, o consumo de combustível informado pelo rádio está proibido. Concordo. Ué? Já não informa isso no “painel” do volante do carro? Não vejo problema sem o rádio.
Só uma coisa me intrigou: …Pode avisar sobre furo no pneu.(???)
O piloto não percebe sozinho?
De resto, concordo e entendi o “regulamento”.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Pode chamar para o pit. Furo no pneu é questão de segurança, creio que não seria problema.

henrique
henrique
9 anos atrás

FG, tu poderia escrever um post dizendo quais os pilotos levariam alguma vantagem nessa nova era sem radio, ja que a pilotagem seria mais por instinto…

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

Voltemos então ao tempo das placas no muro da reta dos boxes! É sério, seria muito mais honesto. Quanto a próxima corrida, vai sem mesmo muito divertido não só sacar as conversas de rádio, mas ver o Galvão Bueno puto com o Luciano Burti.

Tailor Jr
Tailor Jr
9 anos atrás

Acredito que os pilotos mais experientes vão tirar proveito num primeiro momento, os mais novos são mais dependentes dessas informações proibidas.

leao
9 anos atrás

Flávio, mudar regulamento (ou interpretação do regulamento vigente) no meio da temporada não configura quebra de contrato? Tudo bem , aplicar a idéia (alias um tanto quanto confusa) para o próximo ano eu entendo , mas com o campeonato no meio parece querer tirar a quase hegemonia da Mercedes. Sem contar que pra mim demonstra incompetencia por parte da FIA , da FOM , da FOM FOM, e de qualquer outra sigla exdruxula ( é assim que se escreve? ) que mande na fórmula 1

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
9 anos atrás

F-1 cada vez mais ridiculas em suas regras….inicio, caminhada para o fim.

Sanzio
Sanzio
9 anos atrás

Não poder informar sobre o consumo de combustível, é de cair o cu da bunda!

leao
Reply to  Sanzio
9 anos atrás

a expressão final do seu comentário seria um código bom para mandar empobrecer a mistura de ar+combustivel

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Sanzio
9 anos atrás

Fácil resolver isso. Usa um marcador de combustível. Os fuscas usaram um negócio parecido.

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Ridículo. Vai chover conversa codificada pra todo lado, não haverá espécies piscianas que chegue.
Só há dois caminhos: ou proíbe rádio ou libera geral.

leao
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

libera o pombo correio : alêm de mandar o recado pro piloto da equipe, ele pode cagar no capacetge do adversário

Rafael Bilibio
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Concordo!

Ricardo Morais
Ricardo Morais
9 anos atrás

A Mercedes pode usar o painel do carro para passar as informações. Em algumas pistas vai ser complicado de ler, mas naquelas onde existem boas retas até vai dar para entender a mensagem.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Ricardo Morais
9 anos atrás

O volante é padrão.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

O regulamento pode ser modificado ou sofrer acréscimos durante a temporada? Isso não representa, no mínimo, uma quebra de princípios, que pode afetar a credibilidade (que já é pouca) da categoria?

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Por favor, liste os argumentos que comprovem sua tese de “pouca credibilidade da categoria”.
Assim podemos perceber o quanto estamos sendo enganados.
Nos ilumine!
Obrigado.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Listando casos bastante conhecidos:

Cingapura/2008: a equipe não foi desclassificada e nem o piloto. Ambos mantiveram as marcas conquistadas no GP. VERGONHA!

Alemanha/2010: a FIA não aplicou o que mandava o regulamento da época. VERGONHA!

Se uma equipe “cair na esparrela” de dominar alguns mundiais, a FIA muda até a cor das folhas do regulamento. INTERESSES?

O antigo presidente da FIA fez um vídeo pornô com conotações sado-nazistas. A categoria apenas comentou o fato. VERGONHA!

O chefão da FOM vive na barra dos tribunais e a categoria só observa. VERGONHA!

E aí, ficou um pouquinho mais iluminado?

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O regulamento não foi alterado. Apenas a FIA avisou que passará a punir algo que já está em regulamento e o pessoal andava extrapolando.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

O correto seria apenas a comunicação por placas ao passar pelo box. Assim as corridas teriam mais graça. Chega de blá blá bla´, quero corrida verdadeira, com o piloto tomando as decisões e não 20 engenheiros que ficam atrás dos box dando ordens a partir da telemetria. Esta também deveria ser proibida. Arranquem as antenas dos carros! Os pilotos deveria usar protetores auriculares em vez de fones de ouvido!

alan
alan
9 anos atrás

Confuso e uma tremenda idiotice, formula 1 ta se tornando um desfile de imbecis!!!!!

alan
alan
Reply to  alan
9 anos atrás

E o FG ta certissimo, porque sem radio nao teriamos ( pelo menos não tão descaradamente!!!) os famosos segundos pilotos ( barricheklo, massa, nelsinho piquet, eddie irvine, etc….), seria mais honesto!!!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  alan
9 anos atrás

Antes da “Era do rádio” na F-1, os segundões já recebiam ordens das equipes.
François Cévert recebia placa de “manter posição”, quando se aproximava de Jackie Stewart.

Davi
Davi
9 anos atrás

Curti. Já deveria ser assim há tempos!

Leonardo
Leonardo
9 anos atrás

Antes eu achava ruim os pneus sulcados no inicio da decada de 2000. Hoje eles colocaram esses motores complicados, DRS, KERS e todas essas regras inuteis na tentativa de fazer um esporte. Formula 1 cada vez mais perde sua identidade e eu cada vez mais preciso ligar na Nascar para ver uma corrida de verdade, é triste pois a F1 é o top e cada dia que passa vai ficando com uma cara mutante e com carros lentos. Não são os jovens talentos que cada dia a mais são melhores o fato é que pilotar um f1 esta muito perto em velocidade da Gp2 o que atrasa aposentadoria de varios pilotos e torna os jovens mais fortes.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

Os pneus sulcados foram a maior cagada da história da F1 e até hoje tentam consertar. O Max Mosley idiota apostou que os carros freariam mais cedo e haveria mais margem para manobra e ultrapassagem, e ocorreu exatamente o contrário: evolução absurda na aerodinâmica matando a ultrapassagem.

Sem essa cagada, provavelmente não teríamos visto o domínio de 5 anos de Schumi e Ferrari, ou os carros cheios de penduricalhos de 2004 em diante, ou mesmo o foco absurdo que dão em aerodinâmica hoje.

Carlos Santista
Carlos Santista
9 anos atrás

As equipes mandaram mensagens pelo Whats App.

leao
Reply to  Carlos Santista
9 anos atrás

whats app , sinal de fumaça, pombo – correeio, as equipes vão dar umjeito pra continuar dando ordens aos pilots número dosi

MAGNUM
MAGNUM
9 anos atrás

Gostei da foto. Me lembrou do tempo que eu era radioamador telegrafista…
Adorei os hallicrafters, hammarlunds e cia na mesa, boa época!!! Ah, sim, o manipulador estilo vibroplex… divino!!! Grato.

MAGNUM
MAGNUM
Reply to  MAGNUM
9 anos atrás

Ah, sim, Collins… como pude esquecer de citá-lo????

Thiago Leal
9 anos atrás

Eu, sinceramente, achava que na lista dos “não podes” teria algo como: “Mencionar o companheiro de equipe, seu carro ou fazer qualquer insinuação que pareça referência indireta aos mesmos”. Achei que o cerne da questão fosse coibir os “Felipe, Fernando/Valtteri is faster than you” da vida. Porque “…qualquer mensagem que pareça codificada.” consegue ser ainda mais vago que todo o resto. Não precisa ser muito esperto para fazer uma presepada camuflada a ponto de ninguém perceber. Sei que esse tipo de comando já é proibido, mas não é nada que não se possa dar um jeito. Enfim, concordo contigo. Devia proibir essa merda de uma vez.. Seria até melhor, enquanto esporte, para a modalidade. Deixaria seu atletismo mais puro.

Alex Santos
Alex Santos
Reply to  Thiago Leal
9 anos atrás

A FIA liberou o “jogo de equipe”, creio que proibir mencionar o companheiro foderia o “jogo”.

Alberto
Alberto
9 anos atrás

Tremenda babaquice, será.im festival de mensagens codificadas.

Mauricio P.
Mauricio P.
9 anos atrás

Mais proveitoso que limitar comunicação de rádio seria abolir essa bobagem de asa móvel, isso sim faz piloto e carro parecerem do que realmente são quando ultrapassam um adversário. Talvez voltassem a fazer carros com menos dependência aerodinâmica e mais eficiência mecânica. Como está, sinceramente não consigo entender. Qualquer carro popular tem ABS por exemplo e um F1 não pode? Tira logo a direção hidráulica tbm, afinal, isso tbm é auxílio ao piloto. Tomara que não esqueçam tbm de voltar ao câmbio manual e daqueles de posição de troca, nada de sequencial, afinal, querem moleza? Será que no próximo GP teremos carros com unidade motriz de ultima geração e painel analógico(eu pessoalmente acho muito mais legal) ou será que instalarão uma tela de 30″ no voltante para que o piloto possa monitorar todos os sistemas? Pq com a quantidade de informações e dados que se monitora nos carros atuais, não vai caber naquelas telinhas. Cada nova alteração, sempre um novo tiro no pé. Parece mesmo que a categoria já chegou ao limite, não tem muito mais pra onde correr, afinal, chegaram a um nível de sofisticação que só mesmo com muitos caminhões de dinheiro pra manter o desenvolvimento que sempre tiveram só que caminhões de dnheiro já não chegam com muita frequência, nem mesmo na F1.

Mauricio P.
Mauricio P.
Reply to  Mauricio P.
9 anos atrás

ops, correção lá no início……..”faz piloto e carro parecer melhores do que realmente são”

Sergio de Souza
Sergio de Souza
9 anos atrás

Quase sempre concordo com FG quando o assunto é técnico. Mas no caso do uso do rádio na F1 me parece romantismo anacrônico lutar conta ele. Também há os que defendem absurdos com a volta da embreagem e da alavanca de câmbio porque “nesta época sim a pilotagem era muito mais difícil” e blá, blá, blá. Besteira porque se pilota muito mais rápido com o uso das borboletas. E as informações de box são fundamentais se tirar o máximo do carro. Não vejo no que a proibição pode melhorar o espetáculo. Além da óbvia dificuldade de controle como foi colocado.

Cada vez mais esquisita esta F1 atual.

sinval
9 anos atrás

porem
seria o certo , acredito
o tudo ou nada ,
neste processo não cabe
a condição (meio sim ,meio não)
ou entende se o famoso (mai ou meno)

leao
Reply to  sinval
9 anos atrás

concordo pois pra algumas equipes vai acabar podendo tudo , mesmo que de maneira disfarçada, enquanto que pra outras não vai poder falar nada

Lincon Sousa
Lincon Sousa
9 anos atrás

Flavio, não demora nada e logo as equipes vão passar instruções através dos volantes… anota aí…

Nisso a F1 deveria se inspirar na MotoGP e usar só as placas… o piloto que se vire…

Hector
Hector
9 anos atrás

O fim completo da comunicação pelo rádio teria como consequência o retorno da melhor categoria de pilotos, os pilotos mecânicos. Oportunidades para pilotos que se espelham em Bruce McLaren, Jack Brabham, Niki Lauda e Nelson Piquet. O que seria magnífico. Outro benefício seria o fim destes novatos endinheirados que aprenderam a dirigir em vídeo-games. O piloto teria que saber qual botão apertar e quando apertar e não fazê-lo apenas no comando da equipe. Enfim, o piloto teria que saber “sentir” o carro e não apenas pisar no acelerador e fazer as curvas. Obrigaria a aposentadoria de pilotos (pilotos?) como Maldonado, Grosjean e CIA que não fariam falta automobilismo. Mas sendo a FIA a FIA, estas regras novas, confusas, não se manterão até o fim deste campeonato.

leao
Reply to  Hector
9 anos atrás

ano que vem vão substituir o rádio por um celular , afinal o piloto tem direito ao seu celular

Joe
Joe
9 anos atrás

Kimi Raikkonen curtiu isso! Leave me alone!

leao
Reply to  Joe
9 anos atrás

vou falar novamente : o KImi detestou, pois ele adora dar patadas no enge – mala – nheiro dele via rádio

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
9 anos atrás

“…..qualquer mensagem que pareça codificada.”
Vai ser uma coisa divertida, principalmente se perguntarem truta ou tilápia.

leao
Reply to  Antonio Luiz Siqueira
9 anos atrás

numa categoria onde o primeiro piloto é sempre um tubarão e o companheiro de equipe é uma remora (peixinho que nada grudado no tubarão , pra comer restos ) não estranharei trutas nem tilapias

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Acho que tem que ser tudo ou nada, e voltamos as velhas placas , ou ficamos
com os sofisticados radios atuais,

Lopes T.
9 anos atrás

Minha impressão é que pode quase tudo, mas isso de não poder falar pra passar freio pra frente ou pra trás pode complicar alguns pilotos.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Pode a Ferrari comprar parte da F1 sendo uma das equipes que a disputam?

http://grandepremio.com.br/f1/noticias/ferrari-pode-investir-r-58-milhoes-e-se-tornar-primeira-equipe-socia-da-f1-revela-jornal-ingles

Não pode comprar um título pro Alonso. Ou pode?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

A Ferrari comprar um título para o Alonso? Se Vettel colocar um dos seus quatro títulos à venda… quem sabe?

Igor Dusse
Igor Dusse
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Rapaz, lendo esta noticia, me apareceu uma idéia muito maluca.

Será que a saída do Luca di Montezemolo da Ferrari foi para ele assumir a Formula 1 em substituição ao Bernie Ecclestone…

Alex Santos
Alex Santos
Reply to  Igor Dusse
9 anos atrás

Eu não duvidaria.

Rafael Bilibio
Reply to  Igor Dusse
9 anos atrás

Igor, pode ter certeza. Ele não deixou a Ferrari para ir pescar. Acho que pode ser o sucessor sim de Ecclestone.

Dizem que era para ser o Briatore, mas o bocó fez a presepada de Cingapura 2008 e foi banido, acabou com os planos de Ecclestone.