LADA!
SÃO PAULO (pelo menos isso) – A única coisa boa do fim de semana foi a primeira vitória da Lada no WTCC. Foi na segunda prova da rodada dupla de Pequim, válida pela 18ª etapa do campeonato. Rob Huff teve a honra, a glória e o orgulho de entrar para a história do automobilismo universal ao levar o bravo Granta ao primeiro lugar.
Honda, Citroën e Lada disputam o Mundial. É pouco. Esse é um campeonato que precisava de mais atenção da FIA, com um trabalho mais forte junto às montadoras. Nunca vou entender por que tão poucas participam.
Existe transmissão desse campeonato na TV brasileira? (paga ou aberta)
Oi Flavio.
Pois, como naquela musica do Peter Cetera, ‘I told you once, I tell you once again’. Sei que já falei sobre o tema em outra ocasião. Mas, posto sua pergunta, justo renovar comentário. Mais especificamente, sobre sua pergunta final – ‘porque tão poucas participam’. Tenho para mim que as empresas tem MEDO de se envolver no esporte. Aqui no RGS, quando a Stock realizou prova no qual ‘bolhas’ de quatro montadoras estavam no ‘grid’, um representante da Ford, indagado por jornalistas sobre a ausência da empresa na categoria, respondeu: ‘A concorrência é muito complicada’. Poxa vida: isto não é frase por parte de um gestor. Concorrência ‘mata’ a única padaria de minha cidade. Nunca uma empresa – para usar termo moderno – do tipo ‘global player’.
Outro fator que certamente ‘impede’ é o fato de que muitos funcionários acham ‘chato’ trabalhar sábados e domingos em autódromos (sabe como é: ficar longe da esposa e filhos no weekend deve ser horrível… tão horrível quanto trabalhar em uma grande corporação e fazer jus à salário e bonificações que COMPENSAM distancia da familia).
Por outro lado, assim como você não entende tão poucas montadoras participam deste fantástico certame, não consigo entender porque aqui no Brazil, as montadoras se recusam em criar ‘links’ com a historia delas no Automobilismo (alias, que tal um tópico sobre este assunto? Ate porque, justiça seja feita, não são apenas algumas montadoras que se recusam em saudar o automobilismo d’outrora: a CBA bem que poderia fazer similar mobilização mas… oh, wait: esqueci que aqui no Brazil os gestores da entidade, com RARAS exceções, nunca demonstraram apreço para com o assunto…).
Por fim: acho que raramente veremos um certame mundial de marcas com mais de 10 montadoras no ‘grid’. Salvo engano, em 1994, o campeonato Britânico de Carros Turismo reunia nada menos do que 14 fábricas. Those were the days… the ole days!
Bons tempos recentes do WTCC com BMW, Chevrolet, Seat…
Nada a ver com o estado atual da categoria.
Com seu talento para contar casos e ocorridos e mais uma cara de cachorrinho-que-caiu-do-caminhão-de-mudanças, quem sabe , rola uma motorização para o 69!! Apoiaremos a iniciativa de sensibilização com aplicação! Onde é que podemos interceder???? Quem não choróvisk, não mamóvisk….
Poderia ser um campeonato mais competitivo, se as marcas do DTM participassem também. E as outras marcas oficiais que participam, ainda estão muito longe da Citroen!
PQP…Flavio….como fala isso???
E o título do Christian Fittipaldi juntamente com o Joao Barbosa na categoria principal da United Sports Car Championship??? Tá a ficar cego e castrado só a pensar na fake f-1??? hahahha….não fique bravo comigo….to só a puxar a tua orelha….abraços…
Alguém sabe porque o Fox Sports 2 parou de passar as provas do WTCC?
Caro Correa,
pelo mesmo motivo que eles não transmitem provas da NASCAR na íntegra, mudam programação, deixam de lado a United Sports Car (leia-se Grand-Am + ALMS) e outras – falta de respeito!
Tão nem aí e enchem com joguinhos peba de futebol, pode ser a quarta divisão da Bolívia.
Triste ter perdido o Speed Channel.
Mãe Rússia…
Poucas participam porque para serem competitivas vão precisar gastar o caminhão de dinheiro que a Citroen está gastando. Porque só agora, no final do campeonato, com os franceses carregando o lastro de um rei momo é que as coisas, as vezes, ficam equilibradas.
Boa ideia, a FIA deveria colocar um rei momo como carona nos carros da Mercedes, só assim pra Comandante Amilton e Nikkita Arrozberg terem um desafio maior nas corridas!
Nunca vou entender porque mudaram o nome……Super Turismo era perfeito.
Vão enfiar sigla no…no ……..no buraco da agulha.
Mas a falta de atenção da FIA é proposital creio , nada pode crescer e ofuscar a F1, são velhos os exemplos ,Grupo C , DTM e outros que fazem parte ainda dos sonhos de muitos apaixonados ……………. o problema é que tenho a impressão que as saudades estão padronizadas de 90 e poucos pra trás porque depois disso as monomarcas e bolhas deram ritmo no domínio do automobilismo mundial.
Destruíram as paixões , creio que aos poucos o automobilismo vai virar produto de encontro de clubes , empresas e seus clientes vip etc……tudo bem fechado e com publico alvo ……..essas frescuras.
Ah…o mais importante, ótimo ver a Lada vencer, sem duvida vai chamar muito a atenção a categoria ,creio.
Agora ,essa vitoria pode atrapalhar a aposentadoria de um certo carro de corrida por aqui.
São tantas notícias ruins que não consigo ficar feliz nem por ficar livre desse câncer tucano no Estado de Minas Gerais. Imagino para vocês paulistas que não se livram deles… Dias difíceis, muito difíceis.
Trocou um cancer por outro queridão… que diga Celso Daniel morto pelo proprio PT.
Talvez você tenha prova disso que afirma, não? Ou será que fica só nas fontes que alimentam sua estupidez? Quanto às mazelas de MG, as conheço bem. Não será um limitado como você que me dirá.
Caro Franco!
Se você está “infeliz”, vá chorar suas mágoas em outro lugar e não aqui onde o assunto é AUTOMOBILISMO em 99% do tempo.
Faça o seu protesto de forma legítima ou seja “na urna”.
Quem determina o que é assunto do blog ou não, para a sua tristeza, é o próprio dono dele. Caso o mesmo achasse que o meu comentário seria inconveniente o próprio Flavio não o publicaria, afinal todos comentários são moderados. Talvez você devesse criar seu próprio blog para decidir o que nele será publicado.
Se você não gostou de meu comentário você simplesmente poderia ignorá-lo, mas parece difícil quando se tem a educação e inteligência limitada, afinal, são fortes indícios de que é um eleitor de direita desta “vanguardista” São Paulo. Ah, mas esta não está muito acostumada com a democracia… então fica difícil.
Pronto!
Já sabe como resolver o problema do 69: troca por um Granta desses bonitões!
Não vai ter prá ninguém. rsrs…