SOBRE ONTEM DE MADRUGADA

SÃO PAULO (putz) – Uma hora ia aparecer. Um torcedor filmava o resgate do carro de Sutil quando Bianchi aparece como um foguete e atinge o trator. As cenas são fortes.

Parece evidente que os tratores para resgate de carros são uma aberração. Daquelas que daqui a alguns anos vamos dizer: lembra quando colocavam uns tratores? Da mesma forma que dizemos hoje: lembra quando os carros de F-1 não tinham nem cinto de segurança?

Pois é. Avisos foram dados, muitos. Em 2003, especialmente, no GP do Brasil. Quase houve uma tragédia na Curva do Sol.

A FIA deveria banir esses tratores e estabelecer algumas condições e procedimentos muito simples. Gruas, apenas. Como em Mônaco. Se em Mônaco, que é apertado pacas, eles conseguem espalhar gruas pelos pontos mais críticos da pista, por que isso não pode ser feito em autódromos bem mais amplos, com muito mais espaço? Assim, nenhum corpo estranho sobre rodas entra na pista em casos de resgate de carros.

Outra coisa. Qualquer corpo estranho (sobre rodas ou não) que tiver de entrar na pista deve ser acompanhado do safety-car. Qualquer um. Na Alemanha, foi ridículo tirarem o carro de Sutil no braço com a corrida em andamento. Se for preciso qualquer um sair de trás do guard-rail para qualquer coisa, safety-car e foda-se.

Mais uma. Bandeiras. O que era aquele japinha com bandeira verde enquanto Bianchi se estatelava debaixo de um trator? E mesmo depois da batida o pequeno samurai continuava lá com sua bandeira verde. Cadê o diretor de prova nessa hora?

Aliás, ele pode ser responsabilizado pelo que aconteceu. O trator ficou um tempão removendo o carro de Sutil e era preciso um safety-car naquela hora. Porque se um bateu num local, é porque outro pode bater também. E onde há potencial de batida não se mantém um trator sem que os pilotos reduzam drasticamente a velocidade. E bandeira amarela é pouco. Era para safety-car.

Tinha também o problema da visibilidade. Estava escuro demais.

Resumindo, vai pra casa, Charlie Whiting. Essa aí está na sua conta. E na conta da prepotência dessa gente da FIA, que é cheia de punir piloto, mas não entende um cazzo do que se passa dentro de um carro de corrida.

Seguindo…

– Há uma simulação de vídeo que mostra a dinâmica do acidente. Está aí embaixo.

– Neste outro vídeo aqui, de telemetria, há todas as indicações eletrônicas de bandeiras amarelas no trecho, os pilotos passando por ali, e Bianchi chegando e parando depois de atingir 203 km/h. É bem impressionante.

– Bianchi, segundo o boletim médico divulgado pela FIA, está em estado crítico, mas estável. Ele foi operado ontem. Teve seriíssimas lesões na cabeça.

– No mais, semana que pode ter anúncios impactantes, como Vettel na Ferrari e Alonso na McLaren. Mas diante da situação dramática de Bianchi, acredito que tudo isso vai ficar para depois do GP da Rússia.

– E quanto ao campeonato, Hamilton virou o jogo. Será o campeão.

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gilberto v. de sousa
gilberto v. de sousa
9 anos atrás

A SEGURANÇA DO AUTODROMO,FALHOU FEIO,E A FISCALIZAÇÃO DA FIA COMEU BOLA,VOCE COLOCA PNEUS PARA PROTEÇÃO,EM CASO DE BATIDA FORTE,E POR OUTRO LADO,MANDAM UMA GRUA RETIRAR O CARRO,EM FRENTE AOS PNEUS,DEU NO QUE DEU.NO LOCAL TERIA QUE TER UM GUINDASTE DO LADO DE FORA DOS PNEUS,QUINDASTE COM BRAÇO LONGO,PARA RETIRAR O CARRO,COMO É FEITO EM ALGUNS AUTODROMOS.

Tiago
Tiago
9 anos atrás

Aí eu pergunto. A FIA obrigou os pilotos a correrem até o fim da prova com pneus intermediários ? Um temporal caindo na pista e ficaram com os intermediários. O Massa vem chorando que o carro estava aquaplanando… que trocasse o pneu. Será que o acidente aconteceria se os pilotos estivessem com pneu de chuva ?

Denis Tavora
Denis Tavora
9 anos atrás

Boa tarde, Flávio.
Não sei se já comentaram antes, mas houve um outro “quase” acidente com trator no GP da Alemanha de 2007, no qual Luizzi chegou a encostar no trator de resgate depois que caiu um dilúvio após a primeira volta, eu acho.
Ainda houve a chance de atingir o safety car, que passou “lambendo”.
Vários carros entre ele o do Hamilton (que foi colocado de volta à prova) foram para a brita.
Segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=P3t56uLqlVI
O lance está com 2:22 de vídeo
Um grande abraço,
Denis

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

A mais de 203 km/h o carro foi como um míssil acertando o trator como um alvo. Só um popular torcedor para nos mostrar essa vergonha trágica da FIA que poderia ter sido evitada e não subestimada. Pela velocidade eu acho que nem um cockpit fechado salvaria o Bianchi dessa. O porta-voz de Suzuka ainda diz que foi má sorte, e sorte que não foi ele. Todos os cartolas e dirigentes tem sua culpa desde outros tempos, mas nessa hora todos encolhem o seu rabo.

Alan Bezerra
Alan Bezerra
9 anos atrás

Essa foi a maior cagada que vi nesses meus anos assistindo F1. Quanta irresponsabilidade da FIA!

Espero que esse procedimento acabe.

Leandro
Leandro
9 anos atrás

Outro erro da FIA que pouca gente comentou foi a liberação do DRS quando os carros estavam com pneus intermediários. Não havia condições para isso, o Hamilton e o Vergne (em momentos distintos) por pouco não perdem o controle do carro no fim da reta de largada por conta da asa móvel. #ForzaJulies

Longines
Longines
9 anos atrás

“- E quanto ao campeonato, Hamilton virou o jogo. Será o campeão.”

………..tomara!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Longines
9 anos atrás

Não se afobe, Longines. Quando o FG marca João, dá José…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O cara ta com a faca nos dentes, merece!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Hamilton, pelo conjunto da obra, merece o título. Mas imagine por um momento, Segafredo… mais um título tedesco!

Longines
Longines
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Não, não…..nem pensar! Apesar que será de uma forma ou de outra, já que a equipe é!

Rafael Apache
Rafael Apache
9 anos atrás

Tinha que ter Safety car. Vejam que mesmo que não houvesse o trator ali o Bianchi iria bater frontalmente a 150 km/h na barreira de pneus, mesmo que esta absorvesse bem o impacto, ainda seria uma forte batida frontal…

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

O acidente seria bem feio até se o trator não estivesse ali. Bianchi vinha de frente para o guard-rail, á toda velocidade.

E mesmo com barreira de pneus, pela velocidade, seria um acidente bem sério. Como um avião caindo de “bico” a quase 300km/h.

E poderia ter pego um fiscal de pista e/ou o Adrian Sutil.

marcio
marcio
9 anos atrás

A verdade é que houve um erro de procedimento, ainda mais chovendo no circuito onde a aderência fica baixa pra esses carros. Se um carro sai em determinado trecho do circuito por causa das condições da pista é claro e evidente que a chance de outro bólido sair no mesmo local é grande. Primeiro demoraram pra tirar o carro do Sutil, e Segundo o trator não deveria estar dentro do circuito, mas atras do guard-rail motivo maior das consequências do acidente, que alias pode ter interrompido a sequencia da carreira deste jovem e promissor piloto.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
9 anos atrás

Havia bandeira amarela no posto anterior? Se não havia a coisa é pior ainda. De qualquer maneira concordo que o pior erro foi a falta do safety car. Infelizmente um acidente que poderia ser evitado.

Rogério Raucci
Rogério Raucci
9 anos atrás

Concordo plenamente!
Essa ta na conta do Charlie Whiting!
Abs
Raucci

Enio Peixoto
Enio Peixoto
9 anos atrás

No GP da Europa de 2007 em Nurburgring, tinha tratores andando à vontade nas áreas de escape. O Vitantonio Liuzzi chegou a bater de leve num trator. Antes, ele quase bateu no safety-car, mas o piloto deste deve ter visto o Liuzzi sem controle pelo retrovisor e saiu fora antes.
Neste GP, o Hamilton saiu da pista e ficou atolado na área de escape, mas numa cena bizarra, um trator recolocou o carro dele na pista e acabou chegando em nono.
Veja no vídeo abaixo:
http://www.dailymotion.com/video/x9t9hs_f1-german-gp-2007-nurburgring_auto

Vinicius
Vinicius
9 anos atrás

Flávio, posso não entender picas de corridas mas vai a minha opinião.

A bandeira verde nesse caso está corretíssima. O fiscal sinaliza o perímetro, que é do local do posto dele e ADIANTE. Antes do posto nada deve ser sinalizado.
Ele estava com duas amarelas sinalizando enquanto o trator removia o carro do Sutil depois do posto de sinalização. Quando o mesmo fica em posição anterior ao posto, o fiscal faz o procedimento de bandeira verde (sinalizando que o trecho POSTERIOR ao posto está livre).

Essas são regras do ANEXO H da própria FIA.
Sou fiscal de pista do GP Brasil de F1, e esse tipo de situação é treinada a exaustão.
Repito: são regras da própria FIA, antes do posto, nada de sinalizar. A bandeira amarela continuava no posto anterior, e o piloto tinha ciência disso, pois a sinalização também aparece no volante do carro, devido ao acionamento dos painéis luminosos.

deMesquita
deMesquita
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Pelo video publicado: bandeira amarela enquanto o trator esta embaixo da torre bandeira verde:trator antes da torre

Arthur
Arthur
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

O video da simulação mostrando o local da batida está errado, a batida aconteceu na outra saída lateral um pouco mais frente. Por este vídeo ( https://m.youtube.com/watch?v=VOE7-rE7MME ) também é possível ver de outro ângulo que o trator não está exatamente abaixo do posto de controle. Acho que o fiscal apenas seguiu a regra a risca. O que precisa mudar é a regra.

FAB1000
FAB1000
Reply to  Vinicius
9 anos atrás

É sério isso? Vocês estão medindo milimetricamente se o veículo está imediatamente anterior a sua frente, e não se ele já fez o serviço operacional a sua frente? Estão lendo as regras, e “interpretando” como os juízes de futebol do brasileirão.

Elcio Santana
Elcio Santana
9 anos atrás

Olá Flávio,

Acho que o Hamilton, certa vez, bateu no pneu de um trator, quando saiu da pista em uma corrida em que a pista estava molhada e havia um trator retirando outro carro acidentado. Creio que isso aconteceu em um dos três primeiros anos de carreira dele. Tente encontrar essa informação na internet, mas não consegui. Vocês se lembram desse fato?

Abraço,

Élcio

allan
allan
Reply to  Elcio Santana
9 anos atrás

Não foi aquela corrida em Nurburgring, com chuva?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Elcio Santana
9 anos atrás

Eu também lembro de algo assim. Foi em SPA?

Mello
Mello
Reply to  Elcio Santana
9 anos atrás

Tem também aquele dia em que um piloto se chocou com a porta do safety car. Acho que foi no GP do Brasil e o piloto do safety car era o Alex Dias Ribeiro. Os caras têm milhões na mão e não sabem estatisticamente onde ocorrem mais acidentes em cada pista?

Marc
Marc
9 anos atrás

Uma outra evidência da falha da direção da prova: Chovia e o Sutil aquaplanou.
Isto já não configura uma saída de pista normal e, se um carro aquaplanou ali, a chance de qualquer outro carro aquaplanar ali precisaria ser considerada antes de mandar um trator entrar na pista (situação muito semelhante àquela do GP Brasil 2003)

Chuva aumentando + pneus intermediários + céu escuro + chance de aquaplanagem no setor = Safety Car… Aquele trator não poderia estar lá…

João Sérgio
João Sérgio
9 anos atrás

impressão de leigo ou na F1 se evita safety car a qualquer custo, diferente do automobilismo americano, onde safety car entra sempre que possível?

Mello
Mello
Reply to  João Sérgio
9 anos atrás

Às vezes, na Fórmula Indy, o safety car entra para o pessoal da TV colocar uns reclames durante a prova. A justificativa é que a pista está suja demais.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Mello
9 anos atrás

Olha, ainda não havia pensado nisso, mas em se tratando de EUA, faz sentido.

F-Indy é feita (organizada) mais para ser “espetáculo”, corridas que durem horas e assim tenha bastante espaço (tempo) para veicular anunciante.

Tom
Tom
9 anos atrás

Vai pra casa Charlie Whiting!,Concordo plenamente, já deveria ter aposentado há alguns anos,faltou humildade em parar,parece sofrer demência ,é lento para tomar decisões que necessitam uma rapidez maior.A demora em acionar o safety-car quando necessário é proporcional a demora em recolhê-lo,quando as condições da pista já permitem o recomeço da prova.

greyhound
greyhound
9 anos atrás

Até o acidente de Ronnie Peterson em Monza em 1978 e também o de Ricardo Paletti em 1982 no Canadá,as largadas eram dadas por diretores de provas locais. Após muitos acidentes a FIA instituiu um starter oficial,que se não me engano era o próprio Charles Whitting. O mesmo deve ser feito em relação ao pessoal de pista. Há vidas e muito dinheiro envolvido para que continuem utilizando voluntários amadores. Deveria haver uma equipe da FIA que deslocaria-se para cada GP.

Carlos Albuquere
Carlos Albuquere
9 anos atrás

Srs Flávio Gomes.
Li uma resposta sua que dizia: “Vcs não entendem picas de corrida”.
Pois bem, o posto de sinalização estava no mínimo 20 metros após o trator dando ré. (Veja no Google Maps ou em outros sites que tentam mostrar para seres com menos neurônios a distância).
Não sei se sabes, pelo jeito não, mas o posto anterior é o que interessa e deve estar com bandeira amarela agitada e o painel luminoso piscando também. No vídeo da telemetria (que você comenta, inclusive) mostra o luminoso acionado antes do Bianchi se aproximar.
Agora te pergunto, óhhh super-piloto, em Interlagos você espera ser avisado pelo posto 19 que tem um acidente pouco antes dele, ou pelo posto 17????? Quer ser avisado pelo 13 que há um carro parado no Pinheirinho pouco antes dele, ou pelo 12 entrando no S?
A vontade de achar culpados algumas vezes mostra claramente a falta de capacidade de alguns. Incluo você, Reginaldo Leme e o graaaaande Téo José.
Agora eu te falo: “Vc não entende picas de sinalização”.

Alexandre Lima
Alexandre Lima
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

É, parece que o Carlos tem razão….

Burrichello
Burrichello
9 anos atrás

Outra situação anterior em que esse acidente quase aconteceu, no GP da Europa de 2007, em Nurburgring. Observem a partir dos 2:20, o carro do Liuzzi quase acerta tanto o Safety Car quanto o tratorzinho que está indo recolher os carros que aquaplanaram na chuva: http://www.youtube.com/watch?v=P3t56uLqlVI . Alguém já apontou uma situação quase igual à do Bianchi com o Brundle em Suzuka na década de 90 e também o GP do Brasil de 2003. Essa é uma cagada em que a FIA tem reiteradamente insistido ao longo do tempo, não foi um erro específico dessa corrida. Alguma hora ia dar merda nessa loteria.

Rildo
Rildo
9 anos atrás

Olá Flávio e demais colegas do blog,

Depois de tudo que li sobre este caso, não vi ninguém se lembrar do acidente de Maria de Villota (também Marussia), na época foi veiculado que ela havia se chocado a um trator, embora nunca tenha se confirmado tal informação.

A turma parece que já se esqueceu disso em especial porque ninguém teve acesso às imagens deste fatídico dia. :(

giovenardi
giovenardi
Reply to  Rildo
9 anos atrás

postei anteriormente. tá perdido no meio dos comentários.

Rildo
Rildo
Reply to  giovenardi
9 anos atrás

Sim é vdd, post movimentado. Não vi! :)

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Rildo
9 anos atrás

Também lembrei desse caso, só não lembrava se era a marussia ou se ainda era Hispania. No caso da Villota era uma plataforma de um caminhão de apoio. O acidente não a matou diretamente, porém, danificou o olho direito dela e acabou com a estima e a vontade de viver, acabou em suicídio dois anos depois.

Rildo
Rildo
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Oi Luiz, você tem razão. De qualquer forma era um veículo estranho que não deveria estar onde estava. Ela morreu de complicações deste caso 2 anos depois, pelo menos não me lembro de nada ligado a suicídio no caso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Esses tratores, como disse o FG, são incompatíveis com o automobilismo atual. Lembrei de um caso recente na categoria (não sei se alguém já reportou):
No GP do Canadá de 2013, um trator conduzindo um F-1 guinchado, atropelou e matou um dos fiscais que participavam do resgate.
Por estranha coincidência, o carro guinchado também era uma Sauber.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Na Alemanha, esse ano, quando os fiscais entraram na pista com a corrida rolando, também era uma Sauber. Incrível como a f1 teve sorte todos esses anos.

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Por esse vídeo, não consegui reparar se há caixa de brita no local. Parece-me que não; a impressão é que a margem da pista é revestida por grama.
Esse é um grande erro da FIA: substituir as antigas britas por gramado ou asfalto. A brita, certamente, reduziria a velocidade do carro e o impacto com o trator seria em menor velocidade.
De qualquer modo, deveria haver safety car a cada vez que o trator entrasse na pista.

Vi
Vi
9 anos atrás

Parabéns para a equipe do Grande Prêmio pela cobertura dos acontecimentos do GP de Suzuka. Sem dúvida, ratifica ser o melhor veículo do segmento no Brasil.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
9 anos atrás

Só para registrar a minha indignação ! Até que ponto vão os canalhas, seja de que tipo for, para proteger o seus negócios ! Simplesmente não divulgaram o vídeo do acidente e ainda tentam tirar da internet o vídeo do espectador japonês ! Este mundo está cada dia mais podre tudo em nome do politicamente correto, ou seja em nome da grana !

Tiago S.
Tiago S.
9 anos atrás

É ridículo ficar esperando o óbvio acontecer para tomar uma atitude. Sair de cima do muro só depois que o evento acontece é muito mais fácil, mas a FIA já tem algum tempo que só toma medidas depois que algo acontece. Ninguém ali está pensando em nada para se antecipar a qualquer coisa que seja.

Fechar o cockpit no fundo eu não gostaria, mas também é óbvio que é inevitável, os pilotos precisam desta proteção. Quando ocorrer algo novamente similar ao que ocorreu com o Massa e com aquele piloto da GP2 que levou um pneu na cabeça, acho que vão fazer algo, mas vai ter que ser grave, antes disso vai ser mais fácil esperar do muro pra tomar a decisão.

Jacob Lindener
Jacob Lindener
9 anos atrás

Um ponto que também precisa ser revisto pela FIA e que eu não vi nos comentários: simplesmente inviável a regra que proíbe mudar o acerto dos carros entre o treino oficial e a corrida, em provas com chuva. Com o acerto para seco os carros aquaplanam com qualquer condição de tempo pior que uma garoa.

Mariana Rodarte Massa
Mariana Rodarte Massa
9 anos atrás

Assistindo o video do impacto, me chamou a atencao o fato de os fiscais agitarem no local do acidente agitarem a bandeira verde antes de Bianchi bater. Primeiro agitam a dupla bandeira amarela enquanto Sutil sai do carro. Depois, segundos antes de Biachi passar feito um foguete, agitam a bandeira verde e continuam agitando a bandeira verde mesmo depois do forte impacto.
Depois, assistindo o vídeo da telemetria e das bandeiras postado pelo Flávio, notei que nenhum dos carros que passou pelo local depois do acidente de Sutil diminuiu a velocidade. Todos que tiveram a velocidade medida chegaram a mais de 200km/h, inclusive Biachi, que bateu, e Ericsson, que passou pelo local logo depois, demonstrando que, ou nenhum piloto respeitou as bandeiras amarelas balancadas no local (e assim a urgência da entrada do Safety-car); ou ouve confusao na cor das bandeiras balancadas. Se a FOM liberasse o video mostrando como Bianchi escapa da pista (que definitivamente existe, já se pode ver o cinegrafista oficial filmando a pista no video feito pelo fa), essa questao poderia ser esclarecida….

Renato F1
Renato F1
Reply to  Mariana Rodarte Massa
9 anos atrás

Mariana, é bem capaz de esse vídeo estar guardado a sete chaves no cofre na sala proibida da FIA, junto com o vídeo do carro do Senna!

Essas imagens devem ser incriminadoras demais para ser liberadas!

Brown
Brown
9 anos atrás

Caralho, que porrada !

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

Concordo com tudo mas tenho 2 observações:

1 – O Bianchi, independentemente do trator, iria bater de frente nos pneus o que já seria um acidente forte;
2- O trator estava dando ré, por questão de segundos ele passaria atrás do trator e não bateria nele;

Tudo isso poderia ter sido evitado, mas ainda assim houve uma fatalidade.
Vamos torcer para que ele se recupere.

allan
allan
Reply to  Mauricio Camargo
9 anos atrás

Acidentes dificilmente acontecem por apenas um fator. Por exemplo, em TODOS os casos da F1, foram a soma de fatores que levaram a óbito os pilotos. Tire o Paletti: não foi o fogo – disseram que ele já estava morto por conta da quebra e consequente imersão da barra de direção com volante em seu peito. Isso porque antigamente os carros, com seus lindíssimos bicos curtos, não tinham como absorver a pancada. Mas ele só bateu porque o Pironi não largou, e a direção da prova não abortou, o Paletti não viu o que estava a frente… Enfim, se um dos fatores (Pironi largasse, carro mais seguro, direção da prova abortasse a largada, Paletti desviasse) o italiano não teria falecido.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
Reply to  allan
9 anos atrás

Sim faz sentido

Watkins Glen
Watkins Glen
Reply to  allan
9 anos atrás

Allan, procure saber sobre a Teoria do Caos (física) para entender a quantidade de variáveis que estão conectadas em nosso mundo…

LUIZ
LUIZ
9 anos atrás

Flavio
Na filmagem ele bate de frente e na simulacao de traseira, me parece que Bianchi deve ter perdido controle mais perto do carrode Sutil pisando na grama e indo reto, ou perdido o controle do volante ( com 01/05/1994é lera considencia ).
quando bateu sob o trator do santo antonio para traz foi dividido e ficou o resto seguiu para frente inlcusive o piloto que bateu a cabeca na traseira inferior do trator.

Abracos

Luiz

allan
allan
Reply to  LUIZ
9 anos atrás

O carro do Sutil estava bem mais pra frente, tanto que o trator estava dando ré para entrar na “porteira” ali existente e tirar o carro do lugar. Podem até ter saído no mesmo lugar, mas no mínimo o ângulo foi diferente.

Rubem
Rubem
9 anos atrás

Só relembrando que esse tipo de acidente já aconteceu também em Nurburgring (2007). O Liuzzi veio que nem um foguete e o maluquinho do safety car foi super sagaz. Mas ele ainda chegou a acertar de leve o trator: https://www.youtube.com/watch?v=P3t56uLqlVI#t=71

allan
allan
Reply to  Rubem
9 anos atrás

Mas aí a culpa do foi Liuzzi, que mesmo com SC não respeitou a velocidade e o cuidado exigidos.

EduardoRS
EduardoRS
9 anos atrás

Eu estou deixando de assistir vários GPs nos últimos anos, por puro desinteresse mesmo, e não vi o GP do Japão. Mas, pelo visto, novamente tivemos a inversão de valores da direção de prova, e desta vez custou caro. Se preocupam em punir o piloto que bate roda com outro numa disputa de posição, ou que passa com uma roda na faixa branca na saída dos pits, mas deixam que um TRATOR entre na pista enquanto cai uma chuva torrencial e ninguém enxerga picas.

Pede pra sair, Whiting!! Não bastasse transformar a F1 em um absoluto porre pra quem gosta de corrida, ainda bota a vida dos pilotos desnecessariamente em risco. Pelo tamanho da panca, só o fato do Bianchi não ter morrido na hora já é um pequeno milagre.

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
9 anos atrás

Outra coisa que este acidente me chama atenção,a fragilidade do santantônio.Certo a maguinitude do acidente foi terrivel,um trator é algo muito rigido e pesado,mas a FIA faz Crash Test de resistência nos chassis e os testes no Santantonio sao de cima pra baixo,impactos laterais eles são bem frageis,lembro de um que quebrou no Sauber de Pedro Paulo Diniz em 1999,No caso de Bianchi se o santantonio nao tivesse sedido creio que poderia ser diferente

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
Reply to  Rodrigo Oliveira
9 anos atrás

*cedido

allan
allan
Reply to  Rodrigo Oliveira
9 anos atrás

O material utilizado é feito para absorver impacto, e para ser o mais eficiente possível, os engenheiros estudam a forma mais comum de impacto onde a peça servirá, que é sempre quando o carro vira de ponta-cabeça ou se algum outro carro vem por cima. Assim é “tramada” a manta de materiais compostos/fibra de carbono. Não tem como prever que o santo-antônio vá segurar uma pancada de frente. Aliás, foi até bom ele ter cedido, já que se tivesse “travado” o piloto e mandado o carro para trás com efeito elástico, aí a desaceleração seria muito, mas muito mais brutal…

Fabricyo Aledi
Fabricyo Aledi
9 anos atrás

Nesse ponto acho que a F1 poderia aaprender com a F-Indy. Lá por qualquer mínimo motivo é “bandeira amarelo em todo o circuito e safety car na pista.” lembro disso de tanto que o Tel falava.

José Brabham
José Brabham
9 anos atrás

Absurdo, absurdo, absurdo. Eu cantei a pedra quando vi aquele trator entrando na pista. Se um carro pode passar reto num trecho, outro também poderá…não deu outra

Fábio
9 anos atrás

Caramba… Nunca vi tanta precisão em um texto. Falo de verdade, sem ironia. Se me permite completar com um raciocínio bem simples:

Para quê remover um carro da área de escape? Por acaso é para que outro não se choque com ele? Ahhhh tá… Agora entendi o porquê da remoção!!! É realmente perigoso que um carro se encontre na ÁREA de ESCAPE. Vamos removê-lo antes que o pior aconteça.

Joao Eduardo
Joao Eduardo
9 anos atrás

Flavio, boa noite. Tenho o app da F1. Se voce acompanhar a volta 42 escolhendo o carro do jules, vera que o sutil estava atras dele a 0,5 s. Ele ficou tentanto ultrapassa-lo desde a volta 41. Bom, na volta do acidente do sutil, volta 42, o jules estava a sua frente e nao viu que sutil tinha saido da pista e batido na barreira de pneus. Neste ponto a telemetria mostra que sutil saiu da pista a 212 km/h e o jules passou neste ponto a 217,km/h. Se voce continuar acompanhando a volta do jules ele nao diminui seu ritmo em momento nenhum! A sua equipe, que ja sabia do acidente, teve aproximadaments 2min para avisar seu piloto do acidente na pista, inclusive podendo informar qual a curva, o que infelizmente nao aconteceu. Credito este acidente a uma serie de erros, por parte da direcao da prova, da sua equipe, dos fiscais da pista, do operador do trator. Foi muito tempo pra tirar o carro do sutil daquele local. Uma pena, um jovem promissor. Vamos torcer por sua recuperacao completa e sem sequelas. Boa noite a todos. Forca jules!!!

allan
allan
Reply to  Joao Eduardo
9 anos atrás

Por outro lado, o Hamilton continuava fazendo voltas em torno de 1’m52s, ou seja, perto da melhor volta da corrida. A pista, como o Kimi falou, não estava tão ruim, apesar do aperto da chuva. Era só aquele ponto, provavelmente um pontinho só. Entendo que o piloto só deve aliviar se de fato a situação ficar muito complicada. Por outro lado, era obrigação da direção de prova, que essa sim tinha visão e informações do que aconteceu, colocar o SC enquanto ali entrava um trator para retirar o bólido.

Joao Eduardo S Florentino
Joao Eduardo S Florentino
Reply to  allan
9 anos atrás

Allan, o fato é que naquele ponto tinha um carro parado em procedimento de retirada. Os tempos do Bianchi:
LAP TIME
1 15:03:34
2 P 3:13.899
3 21:27.187
4 2:46.130
5 2:41.548
6 2:41.490
7 2:41.268
8 2:40.690
9 2:38.047
10 2:03.193
11 1:59.683
12 1:58.052
13 P 2:01.031
14 2:22.848
15 1:58.115
16 1:58.252
17 1:58.514
18 1:58.402
19 1:57.808
20 1:57.733
21 1:57.405
22 1:57.789
23 1:57.342
24 P 2:00.591
25 2:18.316
26 1:59.472
27 1:55.985
28 1:59.656
29 1:56.563
30 1:56.469
31 1:56.587
32 1:57.911
33 1:56.991
34 1:58.298
35 1:58.395
36 1:58.661
37 2:00.789
38 1:57.321
39 1:57.283
40 1:57.174
41 1:57.090
Ou seja, ele não diminui. Sutil bateu na volta 41 e Bianchi na volta 42. Veja pelos tempos acima, ele vinha diminuindo seu tempo volta a volta ( Lap 38 a Lap 41). Ele não tinha ideia que existia um problema naquele setor e não deve ter visto a bandeira amarela. Senão ele teria diminuído a sua velocidade. no inicio da tomada da curva.
Pergunte ao Flavio Gomes, que é piloto: se você vê uma bandeira amarela na pista qual é a primeira sensação? Acelerar ou Tirar o Pé? Acho que ele não viu a sinalização.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  allan
9 anos atrás

Pode ser mesmo que ele não tenha visto, mas há luzes no painel piscando no trecho em amarela ou só quando há SC? Segundo meu app., Jules, diminuiu somente 9km/h de uma volta para outra. Outra coisa, o tempo de volta por si só é um pouco difícil de dizer se ele aliviou ou não o pé. Melhor seria tentar recuperar as parciais do setor e aí sim comparar as volta 41 e 42.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  allan
9 anos atrás

Os pilotos são assim por natureza, tenho certeza que quanto pior for a situação na pista o cidadão dentro do carro começa a pensar: “Vou me segurar nesse ritmo e no trilho, quero ver esses outros pé de breque começarem a rodar”.

O Bianchi não seria diferente de qualquer outro.

Pergunta do dia: Por que o Massa não parou, mesmo reclamando um monte das condições de pista??? O cara esta lá para chegar na frente… um resultado bom numa corrida em chuva pode levá-lo a sentar em um carro melhor (vide o Senna em Mônaco com a Toleman).

Paulo
Paulo
9 anos atrás

ja estava vendo essa cagada desde sexta, o jeito que os caras largaram o carro do Ricciardo num lugar nada a ver, com um monte de gente batendo. A japonesada estava toda confusa para tirar os carros da pista….

clayton moura belo
clayton moura belo
9 anos atrás

Aos demais seguidores deste blog, segue link com comentários de Sir Jackie Stewart:
http://www.mirror.co.uk/sport/formula-1/jules-bianchi-crash-jackie-stewart-4386158
Com todo o respeito ao seu honorífico título da Ordem de Cavaleiros Britânicos (e ao Tricampeonato, obviamente), mas “inevitável conjunto de singulares circunstâncias” é um cometa passar próximo do nosso planeta e mudar o sentido de rotação da Terra!!!! Jackie Stewart fez muito pela segurança do esporte mas, em minha opinião, deveria não se deitar nos louros de suas conquistas nem comparar os anos 60´s-70´s com o século XXI, sob pena de influenciar indevidamente àqueles que podem melhorar a já bastante segura F1! Em tempo, confirmado pelo site SkySports, Bianchi respira apenas com ajuda de aparelhos! Não-oficialmente divulgado (por questões de ética/sigilo médico) mas o piloto parece estar na “ausência de resposta das funções cerebrais superiores” (em outras palavras, GLASGOW=3 e apenas as funções cerebrais “inferiores”, como automatismo respiratório – que depende do tronco encefálico e não do córtex – estariam presentes). Um eufemismo para morte cerebral…

Elcio
Elcio
9 anos atrás

Não sou de postar, mas a FIA está acabando com o pouco que resta da F1. Regras absurdas e sem sentido, como não permitir ajustes no carro de sábado para domingo (mesmo quando passa um tufão), um monte de ex-piloto dando palpite se um carro encostou no outro, três fornecedores de motores para onze times e por mágica só um carro parece ter um “conjunto imbatível” sem que os outros possam melhorar durante o ano, e esta mania de ser restritivo para colocar o Safety Car na pista.

Esta de usar trator para puxar um carro de menos de 700Kg é uma piada, quatro “cabras machos” levantam e colocam do outro lado do guardrail. O Michael quase morreu, a Villota morreu, um fiscal morreu, e um trator de ré em “alta velocidade tentou capturar” o carro do Bianchi em 2013… agora – mais – esta aberração do Charlie…

Sem contar que nem usar o trator eles conseguem, observem que sempre que se levanta o carro pelo santo Antônio, obviamente o peso do motor baixa o carro e o Fiscal precisa ficar pendurado e puxando a frente para baixo, senão o operador do trator não consegue manobrar.

A FIA com recursos ilimitados não consegue acertar uma… vide a das “regras via rádio”. Assisto todas as corridas faz uns 25 anos, com Senna, sem Senna, com brasileiro, sem brasileiro, pagando ingresso, tomando chuva e comendo mal em Interlagos, e nunca vi nada como este ano na F1… nem som de carro tem mais…

Alexei
Alexei
9 anos atrás

Flávio, desculpe-me pela sinceridade mas acredito que essa corrida foi o resultado de negligências e mais negligências. E a raiz de tudo me parece estar no fato de que todos os envolvidos com a Fórmula 1 acreditaram que, com todos os avanços na segurança feitos desde a morte de Ayrton Senna, nenhum piloto “morreria em combate”. E nem tampouco sairia gravemente ferido.
Por isso, o dinheiro dos ingressos e dos direitos de televisão (bem como o aluguel de banda em satélites) pode justificar a realização de um GP durante a passagem de um tufão e com chuva torrencial. Por isso, o trator pode ir além das barreiras de proteção para resgatar o carro e os fiscais também. Por isso, não precisa de safety car numa hora dessas.
“Não, não vai acontecer mais nada.” Ilusão, meus caros. Pode não acontecer, como não aconteceu em Fuji/76 (em circunstâncias parecidas, pelo menos no início da corrida), mas pode acontecer. Vai arriscar?
Vai arriscar. E aí dá merda, como deu merda tantas vezes em razão de ações estúpidas… Episódios como a morte de Roger Williamson em Zandvoort e a morte de Ronnie Peterson na Itália, onde o erro humano influiu de forma muito evidente, são coisa dos anos 70. Um passado remoto demais para ser levado em conta. Memórias que acumulam poeira em livros velhos.
Mas o automobilismo é assim mesmo. As normas de segurança, os tilkódromos insuportavelmente assépticos, chatos e “seguros”, as células de segurança dos carros, o HANS, etc. e tal, deixaram a Fórmula 1 bem mais segura. Mas não a ponto de eliminar o risco de vida e estar imune às fatalidades. E o pior é que, mesmo com tanto dinheiro circulando, os erros humanos idiotas ainda podem acontecer. Há seres humanos envolvidos e, por incompetência ou alguma conduta mais criminosa, eles ainda podem fazer merda e “Deus fecha os olhos para a Fórmula 1”.
De certa forma, e guardando as devidas proporções, o que ocorreu em Suzuka lembrou o GP da Espanha de 1975. A tragédia estava anunciada, e talvez pudesse ter sido evitada com a antecipação da largada em algumas horas. Mantiveram o horário… e aí foi.
Moral da história: a Fórmula 1 ainda é uma aventura perigosa, onde os heróis podem sair muito feridos ou sem vida. E talvez sempre seja assim.

JP
JP
9 anos atrás

Seria menos perigoso deixar o carro do Sutil lá.

allan
allan
Reply to  JP
9 anos atrás

Pensei MUITO nisso. Veja corridas antigas, mesmo com chuva – os carros iam parando, batendo e ficando por ali, e muito raramente outro batia no mesmo lugar.

Andre
Andre
9 anos atrás

se fosse no BRASIL ne?? …………………..
iriam falar o quê???
pois bem..
agora vamos ver quem vai se responsabilizar por isso!!!

porque alguém é o responsável…

Renato F1
Renato F1
Reply to  Andre
9 anos atrás

Iriam falar que é país de terceiro mundo, que a pista de Interlagos é insegura, que são necessárias inúmeras obras para que a pista seja padrão FIA, que não sabemos organizar um grande prêmio com segurança, etc.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Andre
9 anos atrás

Depois os caras ficam a falar que na F-Indy os caras colocam SC por qualquer coisa…

Talvez os americanos tenham um pouco de razão.

Andre
Andre
9 anos atrás

Sinceramente, não sei como o trator não degolou a cabeça dele..porque vendo video o impacto é forte demais, acho muito difícil nao ficar sequelas…somente Deus…infelizmente…
Erro foi um trator fazendo aquela manobra e bandeira amarela so naquele setor..acho que qualquer carro que saisse da pista, deveria sim entrar o safety dependendo do local ate que se retirasse o carro..

Força Bianchi!

Elvis André
Elvis André
9 anos atrás

Que acidente feio. Mas o que ele tava fazendo naquela velocidade? Já não estavam em bandeira amarela? Faltou pouco para não decapitar ein

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Desde a volta 39 colocaram os pilotos reclamando das condições da pista, mostraram Hamilton falando que chovia mais forte, ao ser dito pelo engenheiro para tomar cuidado na curva 1. Na mesma volta 39, Vettel saiu da pista na spoon.
Na volta 41 o DRS foi desabilitado. Bianchi tinha inter de 17 voltas quando bateu, apenas Chilton e Vergne tinha pneus piores, com 18 e 22 voltas respectivamente.
As caterhams trocaram para full wet na 39, Pastor na 40.
Vettel disse uma coisa interessante, a janela de uso dos full wet é muito pequena, se há muita água a ponto de ter que usar full wets, o spray aumenta e prejudica a visibilidade, se usa o inter., ocorre aguaplaining…

Marcos José
Marcos José
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Foi o que aconteceu com o Bianchi naquele momento. “Mas ele não tinha que vir rodopiando na pista?” Não em curva, ele seguiria reto até encontrar um obstáculo para absorver o impacto, por isso a velocidade alta no momento do acidente. Infelizmente o trator estava naquele lugar, no exato momento que ele virou passageiro pela situação do aguaplaining, o choque do impacto seria nos pneus a sua frente e não no trator como vemos na imagem.

Luke
Luke
9 anos atrás

Pendo o mesmo, Flávio. A falha foi permitir que um trator entrasse na área de escape com a corrida a pleno vapor em condições de pista encharcada. Se fosse no seco, até que seria razoável, pois é algo raro dois carros saírem da pista no mesmo ponto. Mas em pista molhada, é diferente. É muito comum que vários carros saiam em sequência, um depois do outro, na mesma curva devido à aquaplanagem súbita – as condições da pista mudam totalmente de uma volta para a outra – fazendo da área de escape um “estacionamento” de F1. Já vimos acontecer várias vezes. Então se havia necessidade de o trator entrar, teriam que ter acionado o safety-car, ou então deixassem o carro do Sutil lá mesmo. Bater em outro F1 é menos danoso que bater num trator, concordam? Então, em resumo: em caso de CHUVA, se puderem tirar o carro usando um trator/guindaste que esteja ATRÁS do guard-rail, ok. Do contrário, caso precise que um trator entre na área de escape, tem que acionar o Safety-car, sim.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

O Charles pode ter errado (e errou para mim) mas o Bianchi fez o que todo piloto faz, mesmo em uma bandeira amarela o cidadão pensa em diminuir o minimo possivel para tentar levar vantagem (duvido que exista alguém que já andou de kart indoor e ao ver uma bandeira amarela cagou e andou sonoramente para ela, tudo para tirar a diferença do cara a frente?)

O que aconteceu com o Bianchi é uma tragédia, culpa dos organizadores, culpa do tempo, culpa do piloto e para completar, tudo isso recoberto de uma danada falta de sorte. Digo ainda que se não houvesse o trator e sim um guindaste com uma “lança” bem grande muito provavelmente o Bianchi iria atropelar alguém que socorria o Sutil.

Raffael
Raffael
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Jovem. A maioria estavam com pneus intermediários gastos, houve a intensificação da chuva, além da falta de visibilidade. Talvez um menos culpado seja o piloto.
Sou do conceito que a probabilidade de acidente dessa natureza deveria ser nula. Foi um erro básico que já deveria ter ser corrigido. Carro quebrado/acidente na pista, safety car. Qualquer objeto só poderia entrar na dinâmica da corrida, somente a velocidade estivesse sido reduzida drasticamente. E a situação estivesse sobre controle.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Raffael
9 anos atrás

Raffael, obrigado pelo jovem. Acredito que a organização errou em não colocar o SC naquela situação e isso foi decisivo para o desfecho do acidente. Apenas chamei a atenção para o que normalmente acontece com esses pilotos, pela sua natureza eles normalmente ultrapassam os limites acreditando que nunca acontecerá nada com Eles. Segue um dialogo do Piquet com um jornalista no Roda Viva de 1994 depois do acidente do Ayrton:
Roseli Tardelli: Por que vocês não conseguem parar?

Nelson Piquet: Porque o prazer de guiar é muito gostoso, de dominar a máquina, de andar em velocidade é uma coisa… Guiar um carro de corrida é uma coisa muito gostosa.

Milton Coelho da Graça: Mas você fala tanto… Como é que é o medo do piloto, para uma pessoa entender esse prazer que convive com o medo? Como é que é o medo, como é essa convivência?

Nelson Piquet: Olha, o medo é o seguinte: você não tem medo quando você guia. O medo é a largada, porque você tem medo dos outros, entende? Se o cara vai e atravessa na sua frente ou se, na primeira curva, roda e fecham a pista e você vai ter que bater, não tem lugar para passar. Esse é o medo de alguma coisa acontecer. Você andando sozinho e guiando sozinho, você não tem medo, nem quando você classifica. Nisso não existe medo, porque você domina a máquina, você sabe que tudo que você está fazendo ali, você virou para a direita, vai para a direita; você virou para a esquerda, vai para a esquerda.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Os pilotos aceleram? E a regra de que não pode andar rápido em trecho com setor em amarela, que já existe há pelo menos três anos na f1? Se o Bianchi acelerou, como você está dizendo, foi porque tinha uma bandeira verde dando condição, como está no post. Mas não é esse o caso, a chuva tinha piorado, Bianchi era o segundo carro com pneus intermediários mais usados na pista no momento, e ele tinha passado mais lento que na volta anterior, então ele tirou sim o pé.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

A bandeira verde estava depois do acidente, o posto que antecedia a curva sinalizava bandeira amarela. Depois do acidente não havia restrição para acelerar. Assim é que são as corridas.
Obs.: Como consta em todos os bilhetes da FIA: “Corridas são perigosas”.
Foi uma tragédia o que aconteceu.

hausensson
hausensson
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Por isso penso que melhor mesmo seria uma regra que, se houvesse uma bandeira amarela em um setor da pista, o piloto fosse OBRIGADO a reduzir a velocidade (50, 40% pelo menos) nesse setor. A 100 por hora o Bianchi não aquaplanaria.

Não tem problema o trator entrar na pista. Ele entra junto com os fiscais. O problema é a corrida continuar rolando enquanto ele esta lá.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Lembro bem do acidente que o Weber e o Alonso tiveram em interlagos em 2003. O Weber deu uma paulada na junção, destroços para todo lado, e mesmo assim os carros passavam a toda velocidade, mesmo com os pedaços espalhados na pista. Pode ser que eles tirem o pé, mas é imperceptível para alguém que está assistindo a 10m do local qualquer diferença de velocidade. O Alonso ter acertado o pneu na pista e ter ido reto para o muro era algo totalmente previsível naquela situação.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

Fico apenas a imaginar o possível radio da Renault para o Alonso:
“Alonso, cuidado com o carro batido na curva antes dos boxes… acelera… se tá chegando… taca-lhe pau nesse carrinho!!”

Mello
Mello
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

No Japão, é falta de sorte. No Brasil, seria incompetência.

Na verdade, foi incompetência e negligência dos fiscais e da direção de prova, não há como escapar disso.