SOVIÉTICAS (3)
SÃO PAULO (taça merecida) – Assim que acabou o GP da Rússia, as mensagens de rádio de Hamilton e Rosberg para a equipe apontaram as diferentes direções que este campeonato tomou para cada um dos pilotos. Lewis, vencedor pela nona vez no ano e 31ª na carreira (igualou Mansell nas estatísticas), mandou um carinhoso parabéns pelo título mundial de Construtores assegurado matematicamente e disse: “Estamos fazendo história”. A Mercedes chegou a 565 pontos e já não pode ser alcançada por ninguém. A Red Bull tem 342, seguida por Williams (216) e Ferrari (188).
Já Nico pediu desculpas por ter exagerado na dose na primeira volta, quando tentou passar Hamilton, fritou os quatro pneus, mais o estepe, teve de ir para o box para trocar tudo, caiu para último e precisou remar bastante para, com um carro excepcional, terminar em segundo. “Aquilo foi totalmente desnecessário, mas obrigado pelo carro que vocês me deram”, falou o alemãozinho.
E é isso. A direção de Hamilton é fazer história, sendo bicampeão. A de Rosberg, pedir desculpas pelos erros que tem cometido na hora da decisão.
No pódio, sorrisos contidos e nem um olhar trocado entre os dois pilotos da Mercedes, que fizeram a nona dobradinha no ano em 16 corridas disputadas. Comandante Amilton chegou a quatro vitórias seguidas e ampliou sua vantagem sobre Nico para 17 pontos — 291 a 274. Ainda há 100 em jogo nas três provas que serão disputadas (EUA, Brasil e Abu Dhabi, com pontuação dobrada), verdade. As chances de Rosberguinho evidentemente são concretas.
Ocorre que até hoje, na história nenhum piloto que venceu quatro GPs consecutivos perdeu o título. Não será agora. Acho.
Hamilton já é o campeão, na visão deste modesto escriba. Menos pela pontuação, mais porque seu momento é de enorme ascensão, depois de alguns tropeços na primeira metade da temporada, e ele passa muita segurança naquilo que está fazendo. Como fez hoje no chatíssimo GP russo, desde os primeiros metros da corrida. Largou bem, chegou forte na primeira curva, não se assustou com a tentativa suicida e precipitada de Rosberguinho, manteve-se calmo e tranquilo e deixou para o alemão o ônus da ansiedade. Nico, além de torrar a borracha, ainda passeou por fora da pista e foi obrigado a devolver a posição. Impassível, Hamilton nem pelo rádio comentou o tema. Depois que o companheiro teve de parar, a corrida foi só sua.
Uma prova com característica curiosa, a de não gastar borracha. Nico trocou seus pneus quadrados na primeira volta, colocou os médios e foi até o fim com o mesmo jogo. O resto também fez apenas uma parada, ali a partir da volta 20, e apenas porque todos são obrigados a usar os dois compostos disponíveis num GP. Apenas Felipe Massa fez algo diferente. Largando em 18° com pneus médios, apostou num pit stop de primeira volta, também, para fazer a corrida toda com macios e rápidos. Só que teve de parar de novo depois da metade do GP…
Rosberg se recuperou e chegou em segundo mesmo com o único pit stop na primeira volta. Massa, não. No início, até acompanhou o ritmo da Mercedes, escoltando o alemão. Na 20ª volta, Nico entrou na zona de pontos, assumindo a décima posição. Mas aí Felipe ficou. Tanto que na volta 28 fez uma segunda parada, caiu para 14° e novamente empacou atrás de Pérez quando estava em 11°, sua decepcionante posição final.
Mais ainda porque seu companheiro Bottas, pela quinta vez no ano, subiu ao pódio com a terceira colocação. Ele se manteve em segundo boa parte do tempo, ainda que distante de Hamilton. Mas Rosberguinho estava endiabrado, e com um carro assombroso. Na volta 30, chegou no finlandês da Williams, brigando pelo quarto lugar. Vettel, que ainda não tinha parado, era o segundo. Na 31ª, Sebastian parou e Rosberg passou Bottas, assumindo o segundo lugar que lhe era de direito. Mas, àquela altura, brigar com Hamilton era impossível. O inglês estava mais de 20s à sua frente.
Acomodadas as posições, a corrida seguiu sem maiores emoções até o fim. Foi chata mesmo, como se imaginava que seria pela falta total de criatividade no desenho do circuito. Hamilton venceu seguido por Rosberg e Bottas, os três que foram ao pódio para cumprimentar o presidente russo, Vladimir Putin — que entregou os troféus a Lewis e a Paddy Lowe, pela Mercedes. Button, Magnussen (esse, sim, fez um corridão; de 11° para quinto na largada e pontos importantes para a McLaren), Alonso (discretíssim0), Ricciardo (idem), Vettel, Raikkonen e Pérez fecharam a zona de pontos.
Pela primeira vez, os motores Mercedes ficaram com as cinco primeiras posições de um GP. Uma demonstração inequívoca de força e competência. Os alemães, na comemoração, fizeram questão de lembrar e dar créditos a Ross Brawn e Michael Schumacher, que em 2010 pegaram o touro à unha e construíram uma equipe — verdade que sobre uma base sólida da própria Brawn GP, campeã mundial de 2009.
O domingo de sol e céu azul em Sochi foi marcado, antes da largada, por muitas homenagens a Jules Bianchi, que segue internado no Japão. Pouco antes de o hino russo ser cantado por um coro de jovens, os pilotos todos se reuniram na frente do grid, foram cumprimentados por Bernie, Todt e outras autoridades, e depois se abraçaram em círculo em torno de um capacete do piloto da Marussia. Foi bem bonito e emocionante. Eles sabem que, de um jeito ou de outro, mesmo que Bianchi sobreviva, perderam um colega de trabalho em circunstâncias muito violentas.
Estas semanas de folga até o GP dos EUA farão bem aos pilotos, que precisam dar uma respirada. E quanto a Jules, só resta torcer e torcer e torcer.
Como sempre, os torcedores frustradinhos descem a ripa no Massa fazendo comparações injustas.
Em tempo: não acho que o Massa esteja no primeiro time de pilotos da F1, mas daí a dizer que ele é péssimo, é ridículo.
Essa pistinha de Sochi é uma bosta. Riccardo ficou voltas e mais voltas atrás do Alonso mais lento que ele e não passou. Massa empacou duas vezes atrás do Perez, que tinha um carro rápido de reta. Comparar com o Rosberg é, mais uma vez, coisa de quem não entende: as Mercedes sobraram. Rosberg passou como quis pelo Bottas com pneus mais duros e usados e o finlandês correu sozinho a maior parte da corrida, administrando a borracha. O que ferrou a corrida do Massa foi um problema no carro no treino de classificação: botem na conta da Williams. Se a pista não fosse repleta de esquinas ele teria mais chances de se recuperar.
Um que salva! Cara, obrigado!
Quem mais desce a ripa no Massa, são (ou foram) seus próprios torcedores. Os frustradinhos citados por você.
Você está certo, pois é melhor o Brasil ter um Massacrado do que nada!
A Mercedes também já é campeã de pilotos! Pois tanto um como outro não podem ser alcançados pela concorrência do Riccardo e cia …..
Ricciardo é o único piloto que ainda possui uma chance matemática de alcançar os mercêdicos e se sagrar campeão de 2014.
Que merda de corrida.
Além de ficarem mostrando um tablado cheio de “autoridades” a cada 15 min, ficavam toda hora babando na tal credencial catraca livre do Putin, o clima da corrida não teve nada de Russia infelizmente.
Olha, a F1 está se enterrando de vez e parece que não estão percebendo. Sou muito fã de F1, mas a gota d’água está próxima para perder de vez a paciência e parar de assistir.
A Sportv bem que poderia dar uma cobertura melhor para o WEC, que faria relativo sucesso aqui. Fora que em performance duvido muito que um protótipo da Audi, em configuração para uma corrida de 1:30h vá perder para um F1. O Lotterer já afirmou isso, e ele tem autoridade para isso, autoridade sem aspas.
Estou vendo que a gota d’água vai ser na merda da pista de Abu Dhabi, que o Hamilton pode perder um título que poderia ganhar de forma justa, por um regulamento fora da casinha que vai dar 50 pontos. Uma falha no seu carro nessa corrida e ele dança. Claro, isso vale se o Rosberg chegar lá na frente e perder o título. Acho que essa injustiça pode ser o fim da F1. Pelo menos para muito fã que sustenta com sua audiência, esse bando de incompetentes bilionários.
Sinceramente não sei como alguém paga para esse Tilke fazer pista. Todas são lindas, caríssimas, mas completamente sem graça. em consequência, geram corridas sonolentas como esta. Não tem curvas, tem esquinas e cotovelos. O Bernie tem que rever isso, daqui a pouco vamos ter um campeonato só de Tilke Tracks… Aí até eu vou dormir…
massa: Peguei tráfego porque tinham muitos carros na minha frente…..
Claro que tinha, tinham 17 carros para ser mais exato!!!!!! MaS O ROSBERG também tinha e despachou todos menos um!!!!!
As explicações do Massa são patéticas, se ele falasse menos seria melhor pra todos ed principalmente pra ele mesmo!!!
Corrida chata, mas como a outra opção seria pedalar sob forte chuva, tivemos que encarar…
Deu até para cochilar na metade da corrida. A estratégia de Massa foi de doer; até o reino mineral sabia que não tinha como ir até o final com um jogo de pneus (final no caso, toda a corrida…).
E gastam milhões em projeções e simulações…
Não é uma das máximas da F1 (e do automobilismo):
“Não se vence uma corrida na primeira curva?” (ou será primeira volta?)
Rosberg teve de aprender, entender, na prática.
Comentar a qualidade de Hamilton é chover no molhado.
Nessas duas corridas e pelos erros no momento errado, entrando na fase das últimas corridas do campeonato é que vemos a diferença de Hamilton para Rosberg, que é um piloto muito bom.
Agora, ontem, nada mais emblemático para escancarar a diferença de Massa para qualquer piloto com talento e BRAÇO para ser campeão de F1 quanto ver a dificuldade que ele teve para conseguir superar o Perez pilotando uma Force India.
Rosberg não ficou 2 voltas completas atrás do Mexicano. Tá certo que a Mercedes sobre, mas Massa não tem um carro pior que a Force India e tem o benefício, como todos os outros, de “abrir asa” para fazer uma ultrapassagem.
E o pior é ficar ouvindo aquele PÉSSIMO narrador global (Luis Roberto), que consegue ser mais pacheco que o Galvão Bueno, querendo fazer crer o telespectador que Massa “chegaria nos pontos junto com Rosberg”. Propaganda enganosa.
E corrida transmitida com Luis Roberto e a Mariana Weckert (os comentários e o critério de relevância dessa ‘repórter para escolher o momento de fazer uma entrevista ou ,ostrar algum “detalhe” durante a corrida é uma tristeza) é lamentável.
Atropela transmissão de rádio box-piloto, comentários desnecessários, pachequice que se repete a corrida toda.
E o que dizer do “argumento” de um PILOTO DE F1 que questionado sobre sua dificuldade de avançar nas posições durante a corrida (não conseguir ultrapassar Perez) diz, (tive coragem de dizer isso!) que “ficou presso no tráfego!”. Ah vai TNC!!
Larga a F1 e dá espaço pra quem merece Felipe Massa!
Esse lugar deveria estar ocupado pelo Nasr.
Aliás, tudo que o Barrichello e Massa fizeram para o Brasil na F1 foi desvalorizar a MORAL de formadores de grandes pilotos campões que o nosso pais já teve e com sua presença tirar a oportunidade de jovens talentosos que não encontraram vagas na F1.
Ocupa um espaço que poderia ser de alguém com mais talento, piloto burocrático, vive da mediocridade de ser piloto de meio de pelotão.
Sai daí Felipe Massa!
Caro Seinfeld, discordo ligeiramente de você no caso de Nãopassa com Nars, não se dixe levar pela sede da globo de fazer um substituto ao inútil segundo piloto da Williams pois com este ,com Di Grassi ou Razia só seria trocar seis por meia duzia,pois pelo apresentado até agora ,não mostraram nada de excepcional em suas carreira,são pilotos comuns iguais a tantos outros que alternam boas e não tão boas corridas,más não representam perigo para os adversários mais bem equipados,eventualmente podem se dar bem ,mas não é uma constante como o momento do automobilismo brasileiro representado internacionalmente pede.Más não fique triste; a Itália que tem a mais tradicional equipe esta na fila a espera de um grande piloto a muito mais tempo(desde de os anos 50) e eles(os italianos) não tem destruído os seus autódromos e criado arremedo de categorias de competição no seu automobilismo doméstico. É repetitivo mas você já percebeu que após a destruição do traçado original de Interlagos ,nunca mais apareceu um piloto brasileiro com o espirito e as qualidades de um campeão,para mim é uma coincidência intrigante.
Uma excelente semana a todos.
O traçado de Interlagos nada tem a ver com a formação de pilotos de fórmula no Brasil. Sem contar que muitos deles correm mesmo é na Europa.
Barrichello e Massa são adorados pelos italianos.
Claro, sobrenome italiano e ZERO títulos na carreira!
Saber que não nasce piloto italiano que preste para a F1 não é argumento para aceitarmos (ou será engolirmos_ Barrichello e Massa ocupando mais de 20 anos somados de FRACASSO e rebaixamento do respeito que os pilotos brasileiros recebam ao chegar na Europa ou nas equipes de F1.
Se Massa e Barrichello não tivessem sido precedidos por Fittipaldi, Piquet e Senna, não teriam mais chances na F1 do que o Nasr e o Di Grassi, por exemplo.
Só que esses, chegaram na F1 depois dos medianos Barrichello e Massa, ou seja, bem diferente do que chegar com um sobrenome ALEMÃO hoje em dia, não é?
Aposto que na hora de sair da F1, nem Barrichello ou Massa teria a idéia de indicar um sucessor brasileiro, jovem, para a(s) equipe(s) onde trabalharam…Nem pra isso servem.
Só querem “ocupar a moita” o maior tempo possível, ocupar espaço e não fazer nada de relevante. Só apresentar desculpas das mais esfarrapadas. Sempre.
Deixem os jovens pilotos brasileiros pelo menos TENTAREM por uns tempos, 2 ou 3 anos! Num carro médio. Como a Williams, por exemplo!
O Lewis Hamilton já é o virtual campeão só perdendo pra ele mesmo. O Nico Rosberg fez a melhor corrida, mas pecou ao fritar os seus pneus. O Bottas continua destruindo o Massacrado Massa sem a mínima cerimônia, afinal essa escada foi feita pra subir.
Será que hoje em dia o piloto não tem nenhuma voz ativa pra estabelecer uma estratégia de corrida junto com a equipe? Parece que é só a equipe que decide. Vendo a entrevista do Massa, senti pena dele, pois deixou de ser um piloto e virou um funcionário , que saudade de Piquet , Prost , Senna, que decidiam como e quando parar e que pneu usar, além de pilotos fantásticos eram estrategistas e tinham voz ativa na equipe.
Não é verdade que o piloto não tem voz na equipe. A prova disso é que o Hamilton em Monza foi sugerido esperar (poupar os pneus) pra atacar nas voltas finais e ele decidiu não esperar e ir pra cima, induzindo o Rosberg ao erro com saída da pista. A equipe dá o quadro geral e o piloto decide se acata ou não, desde que não prejudique a equipe. O mesmo acontece para troca de pneus.
Para mim a f1 deveria ter o top do top, sem nenhuma restrição e que vença o melhor conjunto carro/piloto.
Até a tal asa aberta deveria ser permitida a todos e em qualquer trecho e usa quem tem competência.
A FIA tem que parar com essas frescuras de não pode isso, não pode aquilo, além disso, agora se recebe punição por qualquer coisa
Daqui a pouco vão proibir de passarem sobre a zebra, vai ter velocidade máxima para os trechos e curvas e como vai, daqui a pouco vão obrigar os carros a terem no máximo 3 ou 4 marchas.
Por isso que as corridas ficam cada vez mais chatas e todos com medo de se arriscarem e serem punidos
Na F1 de hoje Mansel e Villeneuve jamais ganhariam qualquer corrida.
Você é o que? um agente funerário?
To rindo demais…
Isso a Globo não mostra:
http://cdn.klimg.com/merdeka.com/i/w/photonews/2014/10/12/442565/640×320/20141012145341-seksinya-gadis-payung-hiasi-babak-kualifikasi-formula-1-gp-rusia-002-nfi.jpg
http://cdn.klimg.com/merdeka.com/i/w/photonews/2014/10/12/442565/640×320/20141012145339-seksinya-gadis-payung-hiasi-babak-kualifikasi-formula-1-gp-rusia-001-nfi.jpg
http://cdn.klimg.com/merdeka.com/i/w/photonews/2014/10/12/442565/640×320/20141012145342-seksinya-gadis-payung-hiasi-babak-kualifikasi-formula-1-gp-rusia-003-nfi.jpg
http://www.motorsport.com/all/photos/main-gallery/?sz=9&t=grid+girl&dt_start=2014-10-11&dt_end=2014-10-12
:D
A Globo meio que esconde, e no site – se achar, achou…
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/fotos/2014/10/fotos-confira-beleza-das-grid-girls-do-gp-da-russia-de-f-1.html
Aqui Lewis comenta que ficou impressionado com Vladimir Putin fazendo as honras:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/10/hamilton-se-diz-surpreso-por-receber-trofeu-de-vladimir-putin-meio-surreal.html
Tem o vídeo da cerimônia (vejam em tela cheia). O Putin na maior calma, mesmo com os champanhes sendo agitados. Levantou as mãos e, como dissesse -“Se molhar, molhou”, saiu calmamente. Ora, era champanhe, faz parte da festa, e macho não borra a maquiagem ou reclama que molhou o cabelo.
E em caso de levar um banho daqueles, basta apontar o dedo e logo alguém “cede gentilmente a sua própria roupa do corpo” hahaha.
http://ironstatesman.com/wp-content/uploads/2014/04/badassputin6_width_600x.jpeg
Ops, hehehe, assim: http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2012/10/08/article-0-155D6D72000005DC-956_634x477.jpg
O momento do hino foi maculado com áudio desta entrevista: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/10/fora-dos-pontos-massa-explica-falha-de-tatica-para-ter-pista-limpa-transito.html
– “Comandante Hamilton, informe as condições de trânsito daí do seu falcão prateado”:.
http://imagem.band.com.br/f_39782.jpg
http://www.rfidpoint.com/web/wp-content/uploads/transito-mexico-rfid.jpg
http://exame1.abrilm.com.br/assets/images/2012/10/70973/size_590_Mexico.jpg
http://www.frugal-cafe.com/public_html/frugal-blog/frugal-cafe-blogzone/wp-content/uploads/2010/07/caution-illegal-immigration-sign-mexico-border.jpg
– “Depende… preciso de mais detalhes para opinar. Cada caso é um carro, mesmo parecendo tudo igual aqui de cima. Se tiver rendendo bem, segura na mão e reza, que dá pra passar.”
Pergunta..
Uma vez que Alonso não vá para a Mclaren, poderia ele ser o primeiro piloto da nova equipe americana, como fez Vilenneuve ao ir para a BAR? O mercado é fantástico e ele conseguiria uma grana incrivel, colocando as pessoas certas nos lugares certos..quem sabe..
Bombástico, o que Hamilton grita pelo rádio ao ver Nico saindo da pista, praticamente jogando o titulo o colo do inglês.
http://www.youtube.com/watch?v=niMtQU7QfTo
Massa não combina com pneus.
só a coisa mais importante da F1 hoje. todo mundo consegue fazer 1 parada, menos ele! affff
Sobre a transmissão da Globo, pasmem, achei uma pior: a da NBC aqui nos EUA!
Os caras tem pausas na transmissão da corrida para passar propagandas! É como vc estar assistindo a um programa normal de televisão com os intervalos do jabá. A diferença é que a corrida continua, e quando volta já se passaram 3 voltas sem vc saber o que aconteceu.
Unbelievable!
Pelo menos no final mostram as entrevistas dos pilotos.
Tá fazendo intercâmbio? Ou fugiu dos credores? Ahhh, já sei!! Claro como não saquei logo, vai pra Austin ver o Alonso! Torcedor número um do espanhol, só que enrustido.
Vc quer um autógrafo? Posso conseguir pra vc. Com coraçãozinho e tudo? Pode ser a última temporada do Viceonso.
Vai pedir em espanhol ou levou tradutor?
no U.S.A. sempre foi assim. isso é novidade para você?
Business my friend!
Queria o que dos americanos?
F1 não tem garantia de bandeira amarela toda hora né?
Então…
Dizem ser (além da segurança) um dos argumentos mais fortes para a invenção das bandeiras amarelas pelas bandas do “Tio San”. Há controvérsias.
Dizem também que, o futebol não tem chances de “desenvolvimento” midiático lá porque é jogado apenas dois tempos de 45 minutos, sem interrupção e espaço para encaixes de anúncios publicitários. O Basquete de lá tem 4 tempos exatamente por isso!
O negócio dos caras é fazer negócios …
Money talks!
Na casa da Mãe Rússia ‘onde tudo é perfeitamente normal’, a coisa ficou russa para o Zacarias…
Só na Mãe Rússia
http://www.youtube.com/watch?v=THuUFpaCzdg
Imagina, ter seu mig pessoal.
O vendido d Petrov esteve presente………Maior sacanagem da RBR/Putin/Bernie…….tiraram o tri do Alonso em AbuDabhi comprando Petrov para segurar o Espanhol…Safado!!
Mito!
http://youtu.be/3aGPIr-HtL4
E o mais interessante dessa teoria da conspiração: o carro dirigido pelo russo era um… Renault!
– Ó vida, ó dor… o carro do meu bi.
Segafredo, na verdade o alonso não teve compet~encia para ultrapassar o Petrov, só isso!
Calma, devagar as coisas se ajeitam…
– Petrov nunca mais voltou a guiar um f1;
– Vettel nunca mais vai bater um companheiro de novo, o que dizer de um novo título, só em sonho;
– Alonso e Hamilton vão protagonizar a f1 nos próximos anos ganhando os títulos que merecem, já que são os dois maiores pilotos da f1 atual;
– a Renault, de motor turbo mais caro, se tornou o motor de só dois carros;
2014 caíram as máscaras, nos próximos anos teremos os reajustes nos títulos. Vettel para nos 4 e aposenta, Alonso e Hamilton se reafirmam como geniais.
Essa Matrix vai fazer muita hora extra!
Olha o que a Alonsete usa pra criar seu próprio mundo:
http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Jack-London/noticia/2014/06/o-mundo-real-vai-acabar-em-2015.html
Não entendo o motivo para o Luis Roberto dizer que toda última curva, de todo bendito circuito é a ” curva da vitória “. Seria preguiça de olhar os nomes das curvas? Ou babaquice mesmo?
É culpa do Hamilton. Resquícios do GP do Brasil/2008.
É verdade, os caras ainda não se recuperaram de 2008.
Pode jogar seco na segunda alternativa !
Faltou um banho de champanhe em Vladimir Putin.
Quem iria se atrever?
Acho que a Ferrari tem que se renovar. A começar trocando esta cor vermelho-comunista, pelo amarelo ou até mesmo o preto. O cavalinho galopante, se transformou na égua pocotó.
Sinceramente, não entendi até agora a freada do Rosberg na primeira volta. Tem merda na cabeça.
Ele simplesmente acelerou demais quando saiu do vácuo do Hamilton, a pista já estava acabando. Teve que frear forte e mesmo assim cortou o caminho pra não rodar. Foi pura afobação.
Falando de motores:
Antes do GP do Japão Ron Dennis fez uma acusação publica contra a Mercedes: “recebemos motores com rendimento nitidamente inferior aos usados pelo time do fabricante”.
Apos, e durante as corridas do Japão e Russia vimos uma McLaren renascida, com Button em 5to. 4to lugares respectivamente.
Muita diferença para atribui-la a aprimoramentos de chassis, principalmente nestes circuitos que exigem potentes PU, prova disto as RBR arrastando lentamente suas eficazes carrocerias.
Um tuning de software feito muito discretamente para tranquilizar os clientes (que reclamam) seria um cenário absurdo?
Plausível…
Pode até ser, lembrando que tem que ser via software, o hardware é idêntico. Mas também coincidiu com o novo difusor que estreou em Singapura.
http://i.imgur.com/NnyimCk.png
E eles não param de desenvolver, novo bico e sidepods para Rússia e Austin.
Muito bem observado e revejo toda a minha divagação sobre a McLaren. Não estava acreditando que uma equipe iria trabalhar tão intensamente a esta altura do campeonato para desenvolver o carro, pois todas já devem estar trabalhando a todo vapor no modelo da próxima temporada.
O Ron Dennis também reclamou do acesso às informações essenciais para a equipe saber a melhor forma de aproveitar a potência do motor.
A impressão é de que houve mesmo uma interferência da Mercedes para melhorar o rendimento dos motores fornecidos à McLaren, coincidentemente após as críticas.
Porém, devemos observar que a Mercedes montou o sistema do turbo de forma diferente em seus carros (da equipe de fábrica), com maior aproveitamento da força gerada pela turbina. E parece que essa foi a grande sacada do ano, como a da Brawn com os difusores, em 2009.
Não gostei da corrida. Pista sem graça, parece uma combinação diurna de Abu-Dhabi e Cingapura com áreas de escape.
O Bottas tem se mostrado um piloto cada vez melhor, com uma equipe que nunca perdeu a capacidade de fazer grandes carros, salvo um ou outro ano em que errou a mão. A Williams precisa melhorar em relação à estratégia de corrida, sempre conservadora e menos eficiente que as rivais, além da incapacidade de improviso.
Também não entendo a McLaren, que melhorou somente agora, no final do campeonato e fico em dúvida quanto ao desenvolvimento do carro do próximo ano. Nesta altura do campeonato, as equipes já abandonaram a evolução do carro atual para concentrar todo o desenvolvimento no carro da próxima temporada.
A Ferrari virou a equipe da piada pronta desde o fim do “dream team” (Todt, Brawn, Byrne, Costa e Schumacher).
A homenagem ao Bianchi não foi pintada no asfalto pelos organizadores do GP russo, como mencionada em post anterior e também veiculada pela RTP, mas inserida na imagem por efeito visual pela FOM.
O Massa é o verdadeiro “piloto miojo”. Em 3 minutos….esta pronto. Dai em diante, já era.
O cara simplesmente “arregou” para o Perez.
A “fama” do mexicano rendeu um pontinho…
Ele ser arregado e covarde não deveria ser novidade para ninguém, não é mesmo? E isto ele já deixou bem patente no episódio dele com Alonso num GP da China a alguns anos,esqueceu ?
Belo circuito, pista insossa, corrida com poucas ultrapassagens, Hamilton
pilotando como campeão, Rosberg apavorado, Bottas frio e calculista
Massa estratégia ruim corrida péssima, ( acho que mais um ano se aposenta)
OBS: notaram que quando os pneus não gastam acorrida fica chata.
Flavio,
parabéns a vc e ao pessoal do site Grande Prêmio, pela página de hoje em homenagem ao dia das crianças ! . . . ficou Show!
Ficou muito legal e eu que moro num país onde criança não tem um dia especial fiquei me perguntando porque das fotos.
Parabéns!!!
E mais ainda porque seu companheiro, Bottas, deu show quando caiu para o final do pelotão.
Bottas não caiu para o final do pelotão…
Não mesmo!
Acho que ele se refere a outra corrida, em que Bottas largou mal e depois recuperou para chegar em 4°, Acho que foi na Itália.
off topic: A F1 num momento histórico interessante. Mas nem fomenta – ou quase nenhum – comentários nos portais, FB, Twt, seja lá o que for.
O sovietico desse post parece o ROSberg.
Flavio, sera que o hamilton vai sair do armario apos ser campeao……..
Apesar da consistência do Bottas, acho que a Williams tá mal de estrategista de corrida, hoje, acho que mesmo com os pneus médios mais lentos, o Massa e a equipe poderiam ter esperado mais para fazer a 1ª parada, foram muito precipitados, quase todos a sua frente estavam de super macios e seguramente parariam antes dele, poderia ganhar algumas posições nessa, e fazer a sua troca mais para o fim da corrida, onde as coisas se inverteriam ele de super macios com tanque mais vazio e o restante de médios. No fim ele ficou atrás do Perez que tem o mesmo motor, aí fica difícil passar!!!
Pelo menos toda pista tilkeana tem aqueles edifícios do tipo disco voador para ficar observando quando física difícil prestar atenção na corrida. Melhor parte da transmissão foi quando a Mariana Becker relatou que o Rosberg viajou de “máscara cirurgica” do Japão. Esse não tem mais jeito. Kvyat!
Corrida muito chata e uma constatação: Massa é um ex-piloto em atividade.
Flávio, pista caixote é uma merda e esse tal de Tiket só sabe fazer isso.
Sei que já estava decidido a história dos pontos dobrados. Não se pode reclamar no final do jogo. Vai parecer desculpa antes da hora. Mas….se o Hamilton ganhar as duas próximas e o Rosberg terminar em segundo, sua vantagem sobre para 31 pontos, 11 vitórias a quatro, duas quebras, um pneu furado pelo companheiro, duas partidas do fundo do pelotão. Nenhum título mais merecido. Hamilton é um piloto de encher os olhos e a tela, à moda antiga, partindo de trás então, é espetáculo, para o bem ou para o mal, Divide curva, joga gente pra fora, se joga pra fora, bate no muro ou vence…simplesmente genial. Só que…na última corrida…Rosberg fica em segundo e Hamilton quebra. Rosberg faz 36 e vence o campeonato. Juro que não vou ressuscitar o termo “Campeão Moral” (da Copa de 78)…mas que seria um tremenda injustiça com a história, isso seria.
Estimado escriba, receba a gratidão do leitor pelo texto excelente que ele acaba de ler. Análise perfeita. Bravo!
Depois falam que Alonso é protegido da FIA?
http://i.minus.com/iqXphlHIG4lVy.gif
#EuRi!
He he he. a scuderia é igual a cosa nostra. Traiu a famiglia tá phud!d0. Nem aperto de mão o cara ganha mais. O destino é o ostracismo. Mas fica tranquilo, o espano tá com os bolsos cheios!!!
Tem que fazer igual ao Hamilton: por via das dúvidas, não estender a mão até ter certeza…
Cara….esse Jan Tod(É assim que escreve?) é um recalcado mesmo!!
O presidente da FIA fez isso pra despistar…
Pensava que o Massa fosse somente um piloto fraco,hoje ví é que muito burro também.
kkkkk
Apesar de gostar muito deste esporte, de ver a formula 1 dos tempos de Emerson, Stewart, Jo Siffert, Henri Pescarolo,Ronie Peterson, Clay Regazzoni, Nelsão Piquet, Mansell, Alan Jones, Villeneuve, Didier Pironi, Lauda até hoje, acho o automobilismo, a “política sobre rodas”, devido a tantos interesses, grandes patrocinadores de peso envolvidos, contratos, clausulas, por isso a gente entende a Ferrari trabalhando burocraticamente para o Alonso, como a Red Bull praticamente desprezando o Vettel em favor do Ricciardo. Ainda não vejo o Felipe como um piloto ruim, decadente, mas acredito que ele não tenha o apoio de 1º piloto no time, até porque o Toto Wolf exige essa condição para seu pupilo, o veloz garoto finlandês, por isso, espero que aqui em Interlagos, com os fortes patrocinadores brasileiros que apoiam a Williams, espero que finalmente a equipe britânica dê esse melhor equipamento para o Massa, para este andar bem diante do seu público, não para ganhar, é muito difícil, mas acompanhar de perto as “Flechas”. Se isto acontecer, vai ser muito legal.
Ilusão,
By Masrisa Monte
Verdade – uma ilusão
Vinda do coração
Verdade – seu nome é mentira
Eu posso te fazer ouvir
Milhões de sinos ao redor
Eu posso te fazer canções
RedBull desprezando? Lhe entregou quatro chiais durante o ano pra ver se ele rendia alguma coisa. Dizer que a RedBull sacaneou o alemão é demais!
4 chassis!
Está enganado, Vicellez. Foram 4 títulos.
Sim, o genial Adrian Newey!
Dizem que ele também vai para a Ferrari.
Lembra quando eu disse que Vettel foi um bom produto, mas tinha data de validade? Kvyat chegou…
Newey pode ir para a Ferrari, mas vai demorar pelo menos 4 anos para ele aprender a falar italiano e cozinhar cannoli.
Até lá, a mancha nos números do fake já estará feita!
E o espanhol que está há oito anos na fila?
Os números dele, pelo teu ponto de vista, já estão pra lá de borrados.
Para mim só teve um momento de emoção nessa corrida aborrecida, que foi na execução do hino russo, senti até um arrepio, uma das mais belas melodias;
A Williams faria um bom negócio colocando o provável demitido Magnussen no lugar de um piloto brasileiro, que tem deixado muito a desejar desde quando voltou a correr após levar uma mola na cabeça em 2009.
Mais chato que Monaco…quando o narrador comeca a falar demais da paisagens…do polo olimpico, do mar negro, que o presidente do pais vira o ponto mais importante da corrida…sinal que ta mal…nem assisti o final, lamentavel…
O pior é ele ficar repetindo o nome do seu chará como ele fosse um Pace,Emerson ou Piquet,que a qualquer momento faria umas voltas fantásticas e ficaria numa posição melhor que a Péssima-primeira em que estacionou com um carro semelhante ao que fez a melhor volta da corrida,não conseguiu passar uma Force Indian,realmente é o pior piloto brasileiro que atuou por um grande time.O problema na bomba de combustível foi até providencial para não ter que pagar mais um mico de ficar atras na qualificação de um companheiro de equipe que esta na sua segunda temporada .
Qualquer um sabia que quando ele pegasse alguém mais determinado a lutar pela posição ele teria muita dificuldade em passar,só o narrador é que não;ou ele não sabe nada de automobilismo e até detesta,e só narra por dever de oficio ou acha que os apaixonados por automobilismo são tão estúpidos quanto alguns torcedores de futebol integrantes de torcidas organizadas que mesmo o time estando numa draga danada acham que só por causa da camisa jogara bem.Até o Gagalvão Globueno já jogou a toalha,tem tido até cometimento para falar do piloto com registro de nascimento feito em outra comarca(na verdade ele é de Cordeirópolis,de tão” bãozinho “que é),só para não passar por ridículo e ufanista.
E parece que hoje ele estava com o tanque cheio de vodka, pq falou mais besteiras e piadas sem graça do que de costume.
Foi sinistro. Trocava Sergio Perez por Nico Hulkenberg., entre outras coisas E quando em um momento até mesmo o Luciano Burti confundiu-se, porém momento depois retificou a informação anterior, então o “locutor” disse algo em tom de desgosto (“…, feito”), como quem não gostou de ter correções na “imaculada transmissão”…
O locutor também algumas vezes que os pilotos gostaram da pista etc. Será?
E a falta de respeito vai se repetindo. Mariana Becker (que não se emenda) continua entrevistando Felipe Massa (que também não se toca), durante a execução dos hinos nacionais dos vencedores.
E entrevista apenas o Massa, pq os outros pilotos não tem vez, ta chato. sem contar o narrador que é horrível (não querendo desrespeitá-lo) na F-1 é muito ruim.
Na F-1,no futebol ,na bola de gude esse Luis Roberto é péssimo!
No caso do Massa não tem nada demais. Outros pilotos também dão entrevistas nessa hora, mas essa Mariana Becker tem o hábito extremamente irritante de entrar atropelando os colegas com suas entrevistas.
E isso acontece porque ela geralmente aproveita a pergunta que outros repórteres fazem para pegar entrevista com os pilotos. Muito ruim, tá doido.
Cara, acho que ai não tem nada a ver com o Felipe, ele está lá dando declarações a todos os veículos de imprensa, e repare que não é só ele, tem outros pilotos também, ele não tem culpa que a Globo põe o pódio em segundo plano pra mostrar suas explicações, que poderiam ser gravadas e mostradas em outro momento.
Poderiam gravar a entrevista,pois sempre tem alguma desculpa pelo desempenho pífio e em inúmeras vezes são repetidos.
Paulo, boa tarde !
Acabei da ver os melhores momentos no site da Globo, e concordo plenamente com você em relação à falta de educação e respeito por parte da Mariana. E pra ouvir a desculpas de sempre. tá pior que o Barrica !
Um bom domingo
E uma boa semana pra você, Neto.
É a pressa para terminar a transmissão neurótica da Globo, a f1 parece um fardo na programação.
Na hora do hino é “complicado”. Mesmo sendo hino “dos outros”.
“Ah, mas é o momento que temos aquela chance e não podemos perder”.
Sei não, sei não… tem hora que tem que perder, afinal, está no momento mais respeitoso daquele cerimonial – e todos estão escutando o hino na transmissão em casa… não dá para “fazer de conta”.
Bem que os pilotos poderiam encher o balde de gelo antes de abrirem os Champanhes…
http://www.youtube.com/watch?v=qNf3kIW0qU0
Essa Mariana é uma tonta mesmo.
Como se alguém aqui estivesse interessado em ouvir as desculpas do Massa!
NINGUÉM.
Ela deve receber por “inserções” durante a transmissão, só pode.
Ninguém quer saber de ouvir o Massa, essa é a verdade.
Só aumenta a raiva.
Com pneus Bridgestone era assim, lembra?
Rosberg deve ter perguntado ao engenheiro, seremos segundo com emoção ou sem emoção?
Ricciardo larga muito mal, Kvyat também errou na largada;
Alonso foi atrapalhado nos pits, perdeu 5 segundos. A Ferrari vai ter que melhorar, Kimi estava a mais de 10 segundos atrás do espanhol…
A Ferrari melhorou em circuitos tipo tilkódromos, que são pistas da RedBull, até o Kimi pontuou!!
Mercedes é outro planeta e a Mclaren cresceu muito. Engraçado que parece estar em um momento ruim a equipe de Ron Dennis, perdeu a Hugo Boss e a Johnnie Walker, mas é quem mais evoluiu nas últimas duas provas.
Hamilton é mais piloto que Rosberg, que tentou ganhar com joguinhos mentais, mas na pista é o que importa. Valoriza ainda mais seus ex companheiros de Mclaren;
Vettel atras do Ricciardo de novo, isso sim, dói. Mas acontece que o abusado não conseguiu passar o Alonso e não pode mais ser campeão, se tivesse passado seria Deus, não passou fez corrida discreta. Tem que fazer 93 pontos em 100. O pessoal da RedBull vai rever a opção Alonso se 2015 for um fiasco com os pratas da casa, podem apostar!
Vettel é endeusado aqui. Mas ele fez com Riccardo o que Webber fez com ele. Segurou o Ricciardo no início da corrida, sendo que o Ricciardo tem chances de título, só que o alemão está de saída. Totalmente desnecessário, acabou com a corrida do australiano e ainda terminou atrás do companheiro no final da corrida.
O Felipe deveria ter tentado mais com o Perez, não sei até que ponto o acidente do Canadá interferiu o Massa na decisão de tentar passar o mexicano. Mas acontece que a Williams sofre muito desgaste quando está na turbulência, já vimos o Bottas na mesma situação.
Sobre a transmissão, era claro que havia um clima de comoção entre os pilotos. Mas passar essa impressão aos telespectadores eu achei errado, entrevistar o Max Chilton??
E parabéns para a Mercedes, merecido! E também fez três em três, sempre que teve f1 na Rússia deu Benz ou Mercedes!
Olhe o lado bom do GP russo, Vicellez. Ano que vem, você vai perder o apelido (muito bem aplicado) que eu te dei.
Alonso não tem mais chances matemáticas de chegar ao vice em 2014.
– Ó vida, ó dor. Quando vou igualar o tão almejado recorde de vices?
Ah, sim! O Herdeiro continua à frente do espanhol trapaceiro.
Pra você ver, Pinto, a RedBull é vice no mundial e Bottas na frente do Vettel.
Seu alemão fake tem o segundo melhor carro do grid e não conseguiu ser vice, não conseguiu ser terceiro e não vai conseguir ser nem quarto no mundial. Levou ferro de um garoto desconhecido no seu primeiro ano de equipe de ponta, ao invés de se preparar melhor e enfrentar o cara no ano seguinte, enfiou o rabo entre as pernas e se mandou!
Já imaginou se Alonso fica na frente de ambos tendo o quarto melhor carro do grid? Seria vergonhoso…
Conseguiu ser tetra, Vicellez, enquanto seu espanhol marqueteiro acumulava vices.
Levou ferro de um garoto no seu primeiro ano em equipe de ponta (2009). E nos anos seguintes, também.
Imaginar? Quem vive em uma Matrix é você.
Olha nossa Aposta ein?? Vai ter que vir aqui e exaltar Alonso, não esqueça!
Não esqueci, Segafredo. Prepararei um texto dez! Não… oito!
Hahahahahahahaha!
Bom…….ainda digo mais……Alonso termina na frente do tedesco nos pontos!
O espanhol trapaceiro à frente do Herdeiro ao final do campeonato?
Bem, você vai ter que pedir a Matrix do Vicellez emprestada…
Resumindo tudo, corrida chata bagaray….
Ricciardo: – “Estou perdendo tempo atras do Seb”
Ilação: – ” Gente, pelamor, manda ele sair da frente”
Red Bull: – “OK”
Ilação: – “Então passa filho, tá esperando o que, ordenzinha ordinária à la Alonso? Você não é o Alonso e aqui não é a Ferrari”.
– Acho que você não viu o Gp do Bahrein esse ano, teve ordem de equipe favorecendo o Ricciardo.
– O Webber então não fez nada errado contra o Vettel, não abrindo passagem? Dois pesos e duas medidas?
Só pra te fazer relembrar
1. O mais jovem piloto a vencer um GP foi o alemão Sebastian Vettel, ganhador do GP da Itália em 2008, aos 21 anos, 2 meses e 11 dias. Antes disso, o título de mais jovem vencedor de um GP na F-1 pertencia ao espanhol fernando alonso, que subiu ao pódio aos 22 anos e 56 dias.
2. Sebastian Vettel foi o mais jovem piloto a estabelecer uma pole position, aos 21 anos, 2 meses e 10 dias.
3. No GP dos EUA de 2007, Vettel tornou-se o mais jovem piloto a pontuar em uma corrida, aos 19 anos e 11 meses.
4. Vettel consagrou-se também o mais jovem campeão mundial em 2010, quando tinha 23 anos, 4 meses e 15 dias.
5. Foi o Único piloto a ganhar uma corrida pela equipe Toro Rosso, em 2008 no Grande Prêmio da Itália.
6. Foi o Único piloto a conquistar uma pole position pela mesma Toro Rosso em 2008.
7. O recorde de mais corridas vencidas seguidas numa mesma temporada, 9
8. Aos 26 anos, ele se tornou o piloto mais jovem a ganhar quatro títulos seguidos na categoria. Os outros dois tetracampeões seguidos da Fórmula1 foram Michael Schumacher, que conquistou a marca aos 34 anos, e Juan Manuel Fangio, com 46 anos.
9.Temporada com a maior diferença entre o campeão e o vice: 2013 (Sebastian Vettel conquistou o bicampeonato com 397 pontos, 155 à frente do vice-campeão, Fernando Alonso).
10.Sebastian Vettel foi o piloto mais jovem a conseguir um hat-trick com 21 anos e 353 dias.
11.Sebastian Vettel foi o piloto mais jovem a conseguir um Grand slam com 24 anos e 119 dias.
12.Sebastian Vettel se tornou o mais jovem vice-campeão em 2009 com 22 anos, 3 meses e 29 dias. (Nem vice o espanhol consegue ser melhor e olha que é vice faz tempo)
13. Sebastian Vettel é o único a ganhar os seus 4 primeiros títulos de piloto de forma consecutiva.
Quem é o melhor piloto mesmo? Fernando who?
Eu já expliquei que essa fase vencedora do Vettel era passageira e a mascara iria cair. Você está parado no tempo e Vettel não fez mais que a obrigação tendo um carro muito melhor que os outros. Seu único mérito foi ter batido o Webber.
Ano que vem veremos:
– Se Kvyat bater o Ricciardo, mostrará que Vettel é mediocre;
– Se Kimi bater o Vettel, mostrará que Alonso é gênio.
– Rosberg não tá conseguindo empatar em pontos com Hamilton…
Escrevi isso aqui faz dois anos:
Em 2006 o túnel de vento da rbr recebeu o ultimo upgrade antes da chegada de Newey, antes o túnel da arrows comprado da british defence nao era dos mais modernos. Até 2008 as equipes podiam intercambiar projetos entre coirmãs, toro e rbr e Honda e super aguri, podendo atuar em duas frentes, Newey pôde preparar o terreno para o novo regulamento que viria em 2009. O novo túnel permitiu ao Newey fazer os bons carros da toro e tanto Liuzzi e Speed, 2007, e Vettel e Bourdais, 2008, tiveram bons resultados com a equipe satélite. A partir de 2009 proibiu-se o intercambio de projetos, a super aguri faliu e a toro nunca mais foi a mesma. Dessa forma, foi somente em 2009 que Newey pode fazer um projeto a partir de uma folha em branco, o RB5, e se não fosse o difusor duplo da Brawn, já teria sido campeã em 2009. Esse carro foi a base vencedora que deu quatro títulos ao Vettel. Para Vettel ser considerado aquele capaz de reerguer um time, ele tem que sair da asa do Adrian Newey e da RBR. Metade do grid seria campeão com uma red bull e bater um piloto como Webber em fim de carreira não é motivo de orgulho. Aconselho você ler outras fontes, preferencialmente em inglês, a Inglaterra é a Meca automobilismo e base das maiorias das equipes de f1.
http://www.autosport.com/news/report.php/id/104812
http://en.espnf1.com/f1/motorsport/story/97791.html
http://www.jamesallenonf1.com/2012/12/my-top-5-drivers-of-2012/
http://www.yallaf1.com/2012/07/08/alonso-being-hailed-as-best-of-current-generation-of-f1-drivers/
http://www.racer.com/analysis-the-top-10-formula-1-drivers-of-2012-part-2/article/270645/2/
http://www.f1fanatic.co.uk/2012/12/14/vote-f1-driver-2012/
Um pergaminho para tentar desmerecer a genialidade do Herdeiro.
Você não toma jeito, Vicellez!
É sério que vocês estão debatendo quem é PIOR, entre Vettel e Alonso?
“Fraude”?? Piloto “Fake”?? “Marqueteiro”??
Diz pra todos nós que somos testemunhas desse “debate”:
Quem ó maior piloto da F1, (nos últimos 50 anos) para vocês dois?
Temos suspeitas.
Será uma reencarnação do debate Schumacher x Senna??
Os maiores pilotos da Fórmula-1, em ordem cronológica, são:
Fangio.
Schumacher.
Vettel (precisa ganhar, no mínimo, mais um título para ingressar definitivamente nessa galeria).
Maior, Schumacher, Fangio.
Melhor campeão, Hamilton.
Melhor bi, Alonso, Clark, Emerson
Melhor tri, Senna, Stewart
Melhor Tetra, Prost
Melhor de todos? Pra mim, Senna.
Mais inteligente, Prost/Emerson/Stewart/Alonso
Mais veloz, Senna, Hamilton, Kubica, Alonso.
Mais competente, Alonso, Senna, Hulkenberg.
Mais constante, Alonso, Prost, Vettel.
Mais sortudo, Berger, Hill, Kvyat e Vettel e Webber.
Imprimiu essa lista na Matrix?
Maior vencedor/Fake da história (nrs.): Schumacher
Maior sortudo/político/covarde: Prost
Maior campeão 1/2 tigela: Vettel…..(tetra que leva surra)
Maior Cerebral: Alonso
Maior genio/talento/velocidade/campeão contra Prost,Mansell,Piquet e FIA/Rei de Monaco/atuações inigualáveis/ Mestre das pistas molhadas/………………..Ayrton Senna
“Viúva” mal informada (como sempre).
Você sabe em quantas pistas Schumacher é recordista, começando pelas desafiadoras Spa e Monza?
Vitórias na chuva:
Schumacher 19 x 13 Senna
Pontos dobrados e lei de Murphy. Só faltava Hamilton perder na última etapa. Tivemos Jochen Rindt post mortem e nessas a mídia elegendo um Campeão Moral. Bernie visualiza estas confusões.
Foi una corrida chata mesmo como já era esperado. Continuo na torcida por Jules. Acredito que essa semana a Ferrari se manifeste sobre a contratação do Vettel.
Que sairá de uma equipe de ponta indo para uma em franca decadência,espero estar errado más acho que cometeu suicídio profissional. As outras grandes equipes italianas quando entraram em declínio técnico jamais se reergueram(Maserati e Alfa Romeu),os tempos são outros,quem sabe?
Minhas impressões:
1- Em relação a disputa Hamilton e Rosberg, o que esta havendo é que Rosberg, que durante todo o campeonato diziam ter mais cabeça que Hamilton, esta tendo que correr acima de suas capacidades, então a questão não é cabeça ou estar sentindo a pressão e sim forçar num ritmo acima de seu limite técnico. E isto esta mais evidente depois da proibição da guiagem assistida, onde a equipe lhe dizia como tentar correr igual a Hamilton. Se não fosse as 3 quebras de Hamilton e as 2 oportunidades em que teve que largar do fim do grid, a diferença seria maior.
2- Em relação a Massa, houve um erro grotesco de estratégia, a troca para o macio não era pra ser feita na primeira volta e sim nas últimas ou na última, a Mercedes mostrou que era possível tranquilamente fazer a prova com o pneu médio.
3- Gostaria de uma opinião de Flávio e dos outros comentaristas sobre uma impressão que tenho a muito tempo e que mais uma vez se repetiu hoje:
Qual a efetividade em o pole largar com o carro em diagonal em direção ao segundo? Todas as vezes que presencio isto o pole perde a posição. Pra mim é muito claro, enquanto o segundo parte em linha reta o pole perde tempo fazendo uma trajetória diagonal, então o segundo, se já não emparelhar antes do pole fechar-lhe a porta, chega com muito mais ação para pegar o vácuo e tentar a ultrapassagem.
Concordo, houve um erro grotesco de estratégia da William em contratar o Massa.
bom dias Gomes e galera.
PARABENS AS FLECHAS DE PRATA MB !”!! TITULO DE CONSTRUTORES 14 !!!
O MELHOR OU NADA !!!
SOMENTE A VITORIA INTERESSA !!! ESTE E O LEMA !!!
PARABENS n1 DISPARADO do grid… LEWIS !!!
caso a MB permita…sera BI-Campeao MERECIDAMENTE…!!!!
nao acredito que apos o n1… LEWIS …ficar …PLUTO….Rodar a Baiana…e ameçar abandonar as Lendarias Flechas de Prata.MB…caso as PIRANHAGENS em sua LINDA W 05 ……para favorecer Rosberg …continuassem….parece que valeu a pena…ja sao 4 VITORIAS seguidas apos isso…hahahahahahahahaharssss GO LEWIS….RUMO AO BI !!!!!!!!
cade o Pinto ??? e seu piloto desmoralizado por um estreante …Vettel ??? hahahahaharssss
cade Jackspeed ??? e os ferraristas 147 ??? tomando PAU de Williams/MB ??? hahahaharsss…,tadinho do Vettel…sera um melancolico Fim de carreira…pilototar um 147 !!!! hahahahaharsss valeu.
Eu no seu lugar aguardaria até o final do campeonato (ele não acabou ainda!!!)e para os alemães fazerem barba e cabelo só falta o campeão ser alemão também,e ao que eu saiba o único alemão(pero no mucho)na equipe chama-se Nico Rosberg,tenho minhas dúvidas se eles deixarão passar esta oportunidade,que talvez não tenham no próxímo ano. E também não é só o Vettel que esta sendo desmoralizado por um estreante,melhor olhar para seu telhado antes de jogar pedra no telhado do vizinho(Ou será que o piloto ao qual você sabe que estou ma referindo não conte porque ele é *Café com Leite*)
Já te falei, em outro post, onde o pinto está. Não vou repetir.
O que houve, prateado? Cansou de ver o Flamengo descer a ladeira e resolveu dar uma passadinha por aqui?
As Flechas de Prata mereceram o título dos construtores e Hamilton merece o de pilotos. Mas não cante vitória antes do tempo. Esse último GP “dobrado” poderá trazer surpresas…
Um abraço!
É isso mesmo produção?!: O Massa e o Rosberg trocaram pneus na segunda volta e voltaram em penúltimo e ultimo. O Rosberg passou todo mundo e terminou em segundo. O Reclamão terminou em décimo primeiro e diz que o trafego o atrapalhou. É brincadeira??? A FIA precisa fazer um grande premio onde o Massa corra sozinho. Quem sabe ele chega ao pódio. É muita prepotência e incompetência. Ah e lembrando o outro que tem um carro igual o dele ficou em terceiro. Melhor vir pra Stock Car. De quem será que ele reclamaria aqui?
Se ele correr sozinho,acho que não termina a prova no tempo de 2 horas…kkk
Se ele correr sozinho, Tom, termina a prova em segundo…
…atrás do safety-car.
E os funcionários da Globo (inclusive o grande RL) passaram metade da prova vendendo a ilusão de que o Massacrado conseguiria subir no pódio.
A Ferrari está zoando o Alonso na cara dura. Que foi aquele pit stop? O meca do macaco frontal só esperou ele sair para socar a bagaça debaixo da asa. Quase que ele leva o bagulho embora. Pegaram birra de vez.
Corridinha blá né?
Sou fã do Hamilton. Ele está irretocável. Tivesse não sido prejudicado por tantas quebras e pelo episódio da batida com Rosberg, já estaria bem mais longe do parceiro. Mas estou torcendo para o Rosberg (!) desde o início do ano. Vai entender?