S DA SALVELINA (13)

SÃO PAULO (é bom, claro) – Antes de sair para comer, vídeo do drift do Pequeno Verstappen ontem. O moleque chamou muito a atenção por ter feito o sexto tempo em Interlagos. É claro que é alguém especial, o que não quer dizer que será o maior gênio de todos os tempos. Ele foi 0s085 mais lento que Alonso, mas ficou a 1s063 de Rosberg. Em Austin, foi o décimo colocado, a 1s844 do primeiro. Em Suzuka, 12°, a 2s696 do líder.

Devagar com o andor. Mantenho o que disse ontem. Esses carros, hoje, são inteiramente preparados pelos engenheiros. Qualquer um que tenha noção de pilotagem chega muito perto do máximo que cada automóvel pode render. Se colocarmos Ricardo Maurício, por exemplo, no carro do Verstappinho, provavelmente o brasileiro vai virar o mesmo tempo. É mais ou menos isso.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Valter Duarte
Valter Duarte
9 anos atrás

O Niki Lauda disse o mesmo há alguns anos e não conseguiu ficar dentro da pista!rs

eduardo
eduardo
9 anos atrás

Vi algumas corridas de Formula 3 que pra mim vale mais que a horrivel Gp 2 e a boa mas com grid fraco Wold Series juntas e não da para acreditar que ele tem só 17 anos,é bom lembrar que o Maldonado não é nem um garotinho e erra como um bebe e o Grojeam demorou uma eternidade para se acentar,se ele não for um fora de serie e tem potencial para ser pelo menos tem a cabeça que Alonso e Vettel demostraram logo de inicio

Ed
Ed
9 anos atrás

Se colocar o Gomes, que também é piloto, no volante, quanto será que ele fez? rsrsrs

Douglas
Douglas
9 anos atrás

Uma coisa que não estamos debatendo é o quanto os simuladores evoluíram. Não tinha isso em outros tempos, ou não era possível emular ambiente de corrida com tanta perfeição quanto hoje.
Acho válida a observação de o quanto os carros são preparados pelos engenheiros, mas só funciona porque a molecada chega lá muito bem treinada!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

Duvido.

E Al Caponso é um ex-pilotinho em atividade.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

O moleque é bom mesmo!

Alberto
Alberto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

E aí, Pinto, o rapazote está pronto para substitutir o Vettel no seu coração, não é mesmo? Sim, porque o maior lance da Formula 1 este ano, segundo 11 em cada 10 pachecos tedescos, foi aquela “controlada” do Vettel. E o moleque demonstrou o mesmo potencial, isso não é demais? Cá enter nós, vamos admitir, o Vettel é como as 7 Quedas: quem viu, viu, quem não viu….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Foi apenas um elogio, Alberto.

A “controlada” do Vettel foi acompanhada de uma boa dose de sorte (coisa comum nos grandes campeões).

Sou fã de Schummy. Vettel tem, de minha parte, uma torcida sobressalente (por lembrar bastante Herr Hepta). E, por fim, espero que o alemãozinho seja como as Sete Quedas: encantar até chegar ao sétimo título (igualando o maior do mundo) e dar adeus.

Sanzio
Sanzio
9 anos atrás

#PiquetFeelings

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Sanzio
9 anos atrás

O Piquet fez de propósito, para mostrar mesmo quem mandava na bagaça. O moleque deve ter levado um baita susto e mesmo assim não deixou a barata chicotear, o que é quase impossível nestas situações.
Muito bom de ver.
Abs.

Fabiano
Fabiano
9 anos atrás

Seguindo a discussão de termos em língua portuguesa… Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno – os carros da F1 são muito mais fáceis de se pilotar do que já foram, mas não concordo que qualquer um com experiência em automobilismo possa levá-los a um alto desempenho. Talvez a experiência não conte mais tanto, mas que uns tem uma tocada muito melhor do que outros, isso tem. É só ver as diferenças dentro de uma mesma equipe que isto fica nítido.

Fernando Piccione
Fernando Piccione
9 anos atrás

Conta isso pro Raikkonen, pro Vettel e diz o mesmo pro Schumacher que nunca se acertou com o carro.
Qto ao ronco do motor estimado mini blogueiro vc lembra como se escutava os carros nos 80, principalente os Turbos, Flavio Gomes vc eh o Grinch da F1, parabens pra vc.

Victor M. Reis
Victor M. Reis
9 anos atrás

É o Lucas Di Grassi comentando?

ze ruela
ze ruela
Reply to  Victor M. Reis
9 anos atrás

Bruno Senna. O cara se achou. Atua na Sky Sports Britanica Esta se consolidando como um dos melhores comentaristas do automobilismo. Muito elogiado.

Ferdinandes
Ferdinandes
9 anos atrás

Devagar com o andor… Sem apelar pro google nem pro santo de barro – alguem realmente sabe o que significa “andor”?

valter
valter
Reply to  Ferdinandes
9 anos atrás

Devagar com o andor porque o santo é de barro.
Dito popular para que se faça alguma coisa com calma, pois o santo com a correria da procissão pode cair e se quebrar. Andor é aquela base de madeira forrada com almofadas e apendices prá ser carregado nos ombros dos fiéis.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Ferdinandes
9 anos atrás

Andor é andar com dor. Daí do ditado: “devagar com o andor.” Porque se andar rápido vai doer mais.

Fonte: Dicionário Maluco, página 163.

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Desculpe Valter, mas o Pinto entrou com tudo!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Ferdinandes
9 anos atrás

Andor é a ex-andorinha, hoje fiel seguidora do Feliciano, mas que no fundo do armário ainda preserva algumas plumas e paetês.
Abs.

fernando
fernando
9 anos atrás

Entao qdo um piloto da mesma equipe toma meio segundo do outro, o q dizer?

Felipe Masr
Felipe Masr
Reply to  fernando
9 anos atrás

Aquelas desculpas quando alguém perde no “video-game”:

Meu controle está assim-e-assado, vamos trocar de controle (“carrinho”) que eu quero ver;

Hahaha.

Também acho que não é bem assim, mas que talvez os “chegantes” andem mais no limite. Quando acertam, tudo bem, mas isto também dá margem para cometerem os tantos erros que observamos. Tem os que vão encontrando o equilíbrio ao andar por cima do muro, como o Hamilton (que só se achou de pouco tempo para cá), e tem os que começam a andar “galopando no muro” (sentados), arriscando menos, constantes, “sem quedas”, mas também sem velocidades espetaculares.

“O segredo de um piloto rápido é buscar o equilíbrio próximo ao limiar superior, e não na média, em um balanço de riscos que parece perfeito”.
(Felipe Masr).

[Cederei os direitos para um quadro – com uma arte bem “racing e estilosa” – na parede do QG do Flavio Gomes]

Quero uma caneca! :D

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Peraí, comparar um menino-fenômeno na ponta do cascos com um senhor que não guia monopostos há dez anos?? E Verstappen é um fenômeno, sim. Mas comparar com Alonso? Qual o sentido? Kvyat andou mais rápido com o mesmo carro. Isso é comparável. As vezes você pensa só como jornalista e não como piloto.

Mariot
Mariot
9 anos atrás

Bom, se chegamos a esse ponto, tem algo mesmo muito errado com a F1, pena. Em tempo: bonita corrigida do Verstappinho.

Guilherme
Guilherme
9 anos atrás

Se qualquer Zé Ruela pilota um F1 no limite, por que o ótimo Raikkonen tem menos de um terço dos pontos de Alonso?

Antes que usem o argumento de primeiro piloto, basta ver grandes disparidades de performance em outras duplas muito mais neutras.

valter
valter
Reply to  Guilherme
9 anos atrás

Equipe de engenheiros diferentes???

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Guilherme
9 anos atrás

O primeiro piloto da Red Bull é o Vettel. E da Williams é o Massa.
Abs.