S DA SALVELINA (7)
SÃO PAULO (fritando o coco) – Acabou o primeiro dia de atividade em Interlagos de forma melancólica. Quando o cronômetro zerou, apenas 14 carros estavam em condições de andar, debaixo de um forte calor de 29 graus e asfalto novo cozinhando a 57. Asfalto excelente, diga-se, sem uma ondulação. Mas como é muito escuro, absorve mais o calor. Foi duro para os pilotos. Depois de uma certa temperatura, os pneus começam a escorregar demais. Mas a previsão para amanhã é de chuva. Veremos.
O segundo treino começou com apenas 17 carros, porque Pérez teve de ficar parado. O piloto de testes Juncadella (isso lá é nome de piloto?) bateu na primeira sessão e não deu tempo de recuperar o carro. Maria do Bairro passou a tarde chorando pelos cantos e maldizendo a colonização espanhola.
Com 11 minutos de sessão, foi a vez de Verme parar com seu Toro Rosso quebrado. Mais para o fim, pegou fogo no carro de Alonso e, depois, foi Gutierros quem parou com problemas mecânicos. Alonso teve de apagar, ele mesmo, o incêndio. Pegou o extintor do fiscal e tratou de colocar em prática seus dotes de bombeiro. Chegou nos boxes rindo. Devia ter deixado queimar.
O fogo destruiu seu motor, mas a Ferrari informou que a troca não resultará em punição porque ele ainda não usou toda sua cota anual.
Robserg voltou a andar na frente de Hamilton, com uma diferença semelhante à da manhã. Na primeira sessão, 0s221. Na segunda, 0s213. O tempo do alemão à tarde: 1min12s123. Apenas para constar: o recorde da pista é de Barrichello, 1min10s646. De Ferrari, em 2004. Dez anos depois, a F-1 é dez vezes mais cara e 2s mais lenta. Preciso entender essa lógica.
Raikkonen, que por duas vezes hoje ensaiou buscar um atalho pela pista de serviço, como fizera uma vez com a Lotus, foi o terceiro colocado, a 0s573 de Rosberguinho. Essa diferença, num circuito de maior extensão, equivale a coisa de 0s8, 0s9. Uma vantagem constrangedora. Fechando os cinco primeiros, Ricardão foi o quarto a 0s833 e Sapattos, o quinto a 0s912. Massacrado terminou em sexto, a 0s976 do líder. Alonso, chamuscado e tudo, ficou em sétimo a 0s999.
Foram três bandeiras vermelhas durante a sessão, para remover os carros de Vergne, Alonso e Gutiérrez da pista. Os tempos vieram com pneus macios, que formam dupla com os médios em Interlagos. Tirando isso, normalidade absoluta.
Por ter começado melhor, com carros tão parecidos, ouso arriscar um certo favoritismo para Nico em São Paulo. Parece ter se encontrado melhor que Lewis, que já está numas de não fazer nenhuma bobagem para administrar os 24 pontos que tem de vantagem para o companheiro. Chegar em primeiro ou segundo, para ele, é mais ou menos a mesma coisa. O que não pode é deixar de pontuar.
Mas Comandante Amilton tem uma certa obsessão por Interlagos, onde nunca venceu em sete participações. E nutre uma devoção enorme a Ayrton Senna. Quer ganhar aqui de qualquer jeito para homenagear o ídolo. É nossa esperança. Porque se ele se acomodar com um eventual segundo lugar, o GP corre o risco de ser chato lá na ponta.
No segundo escalão, como sempre, vai ser divertido porque Interlagos é uma pista que quase sempre oferece boas corridas. E há a possibilidade de água, num asfalto ainda não testado nessas condições. Vamos torcer.
Voltamos daqui a pouco, porque bateu a fome.
Olha..no começo do ano os carros estavam mais lentos.
Mas olha hj.no tl3 já bateram recorde da pole só Rubens
FG, só por curiosidade o Daniel Juncadella é sobrinho de José Maria Juncadella que foi um dos principais pilotos espanhóis de sport-protótipos dos anos 60, tendo integrado as duas maiores equipes da Espanha, a CS (alguém aí se lembrou de Jorge de Bragation ?) e a Montjuich. É também sobrinho do ex-piloto de F-1 Luis Perez Sala.
Mas de qual pessoa foi a idéia de botar o cara pra correr no carro do Perez?
O Mexicano não treinou e é culpadella.
É o motor de marea turbo da ferrari abriu o bico! Agora o que o alonso vai andar. A ferrari andou muito mal nos treinos livres. O Raikonen saiu na junção, quase detonou o carro todo. Acredito que já está mais do que manjado que a vitoria vai para a mercedes. O Massa tem que tratar de mudar aquela asa dianteira. O carro está massacrando os pneus. Toda hora que mostrava a imagem termal, o carro tava com os pneus super quentes. Não dura muitas voltas não.
Lewis não precisa de dois segundos lugares.
Ele pode ser terceiro e segundo, nessa ordem, que leva.
E se ele vencer no Brasil, pode ser terceiro na última corrida.
Impressionante, pra não dizer ridículo, é o Lito Cavalcante.
Quando dá Nico, é melhor que Lewis, cerebral, frio…
Quando dá Lewis, é pq é talento puro e blablabla.
Resumo: não tem opinião formada e só elogia o q está na frente.
Vi o treino hoje e não sei se reparei errado ou se a caixa de marcha das Ferraris tem algumas marchas mal dimensionadas do que os outros carros que sempre ficam na frente delas . Quando mostrava a câmera do cockpit notei que tanto Alonso quanto o Raikkonen praticamente pulavam duas das marchas consecutivas(ou é a 3ª e 4ª marcha, ou é a 4ª e a 5ª) sem que as mesmas chegassem ao seu ápice de potência e fiquei pensando se não seria esse o problema que não deixa a Ferrari chegar mais longe na classificação e nas corridas.
É o torque que tem muito, os pilotos fazem isso pra conseguir tração.
Eu achei de bom tamanho o castigo do Perez pela barbeiragem no GP do EUA quando ele tirou o Sutil da corrida e a chance da Sauber pontuar. Coisa de FDP!!
Além do acréscimo de 7 posições que vai tomar na classificação, tomou no sul e não treinou hoje.
Parabéns ao JucaCipó pelo belo serviço prestado a Sauber.
Bóra jantar na Fogo de Chão da Bandeirantes… Numa dessas pinta o Lauda ou o Rosberg (sênior) por lá… Fico aguardando as fotos tiradas do alto da torre de cronometragem pois, imagino, a vista panorâmica de lá deve ser o que há! O negócio é aproveitar a atmosfera da velocidade e o último dia do salão… E me sentir realizado por acompanhar um blog, por assim dizer, “insider”!!! Além de realizado, é um orgulho ser brasileiro e bater no peito dizendo: “Yes, nós temos GRANDEPREMIO!!!”
Fire Nando Alonso literalmente com fogo no rabo!
Uma pena! O motor do espanhol poderia inflamar durante o GP.
Dos campeões em atividade, dois nunca venceram em Interlagos: Hamilton e Alonso.
Dos campeões em atividade, Vettel é o único atrás do companheiro de equipe. Ahh, esqueci do Kimimi!
Ahh, esqueci do Octonso! Também nunca venceu em Spa. A pista que separa os homens dos meninos.
Errado novamente, Pinto. O que separou os homens dos garotos na f1 contemporânea foi o difusor soprado. Colocou Ricciardo como primeiro piloto na RedBull e Vettel como segundo piloto na Ferrari.
Alguém lembraria, se não fosse um comentário postado aqui, que Watson ficou à frente de Lauda, quando este foi para a McLaren?
Lauda é um dos expoentes da F-1 e o que “sobrou” de Watson?
Já falei e repito: Ricciardo só vai superar Vettel se algum dia ele chegar ao penta.
O resto é trololó de perdedor.
Estou torcendo para o Rosberg detonar o Hamilton, muito estrelinha ele….rsrsrs
Cara, pra mim a cena do dia foi do Nasr dando entrevista pro Globo Esporte.
A Fernanda Gentil disse que se embaralhasse o sobrenome do Felipe lembraria “Senna”. Quando a Natalie Gedra repassou a pergunta a reposta foi:
– Não to sabendo disso não.
Finalmente temos um piloto que não se sente na obrigação de substituir o Senna.
http://globoesporte.globo.com/globo-esporte/videos/t/globo-esporte-sp/v/felipe-nasr-fala-sobre-expectativa-de-correr-na-formula-1-em-2015/3749506/
Flavião, não é só a Fórmula 1 que esta virada do avesso, o mundo tá de cabeça pra baixo ! É só ver um cara com o seu talento, texto inteligente e engraçado, além do seu conhecimento do assunto escrevendo outsider enquanto um monte de cabeça de bagres que só rezam a cartilha e não acrescentam nada, trabalhando para os principais veículos ! Grande abraço, Nasdrovia !
Aí vou discordar. Quando se trata de automobilismo, o principal veículo é o Grande Prêmio. Não me sinto tão outsider assim… Quando você fala em “principais veículos”, está se referindo a quais, exatamente?
Para mim, o principal veículo é o Grande Prêmio. Acompanho o Flavio Gomes desde o início, acho que quando era o Warmup o site. Se o Flavio estivesse em algum desses “principais veículos”, nós não seríamos brindados com o notável site Grande Premio, e nem com esse blog aqui, em que ele pode ser o que realmente é e escrever o que realmente pensa e quer. Abraço!
E a Marussia morreu de vez…
Agora é esperar o Anuncio da Caterham…
E na última prova foi ao contrário, o Hamilton mandou na quinta e sexta e no sábado o Rosberg leveu… Se o tempo não enlouquecer vai ser uma bela disputa!
E acho que o Hamilton vai apenas cozinhar o galo, 2 segundos lugares garante o título para ele, deve estar mais preocupado com o carro, esse sim pode deixar ele na mão! E a única coisa que pelo visto pode tirar o título dele.
Na quinta?
Na 5ª talvez ele tenha tacado o pau na Nicole Scherzinger…
“devia ter deixado queimar” !!! rsss….
Apenas pra constar FG , em Austin, a pole ja foi mais rapida do que a do ano passado,
este ano se não chover , acho que vão chegar a 1.10 alto.
“Essa diferença, num circuito de maior extensão, equivale a coisa de 0s8, 0s9. Uma vantagem constrangedora.”
A diferença do Ricciardo para o Kimi então é muito mais constrangedora para o australiano. Eu diria que o Kimi pos um tempo obsceno nas costas do Ricciardo.
Tudo bobagem. Os tempos são esses e pronto. Não há que se comparar com nada, muito menos assim tão seletivamente.
O Ricciardo é a revelação gratificante da categoria, já que meteu uma naba monstro num certo tetracampeão. Sem rumo o dito cujo vai tentar cantar em outra freguesia.
Quanto ao Raikkonen, diferentemente de outros treinos, nesse ele sobressaiu. Não há que desmerecer isso.
Abs
Anselmo, Kimi vai engolir o Vettel ano que vem. Essa Ferrari é o cão de ruim… Vettel, não é acostumado a carros com reações estranhas, bastou tirar o difusor e ele sumiu. Só não vê quem não quer…
Sou torcedor do Kimi, Allez. Ainda que o carro não seja bom algum resultado pode vir (lembra do Kimi na Lotus e agora do Ricciardo?) se atender as características do piloto. Em 2015 não será diferente. Se o Kimi permanecer e o carro for razoavel e afeito a ele o tetracampeão vai pagar outro mico. O raciocini contrário se aplica igualmente.
.Abs
Ahh, eu vi o Kimi rodando três vezes…
Eu tbm. E vi meu Flamengo perder feio para o Galo na quarta-feira próxima passada. Perdeu sem lutar, trocando atacantes por volantes. O Flamengo não “rodou” nenhuma vez e perdeu de 4 x 1. Eu preferia que tivesse lutado, rodado, batido buscando a vitória. Ainda que perdesse de 7 a 1.
Abs.
Foi foda, o mengão jogou pra perder…
Dois pontos:
O Herdeiro nunca desistiu da luta (faz jus à dinastia Fangio/Schumacher).
Ano que vem, Kimi (se ficar na Ferrari) vai ficar atrás de Vettel.
Fangio, não. Ele é da turma do Senna.
http://topauto.com.ar/noticias/internacionales/senna-schumacher-y-fangio-el-podio-de-los-mejores-de-la-historia.html
Leia. Shumacher e Vettel atrás de Senna e Alonso. Esse foi o ranking definitivo, feito pela autosport.
Para quem vice de listas é um prato feito!
Correção: para quem VIVE…
E se Rosberg “errar” uma freada e acertar o Hamilton?! (Levando-se em conta que o inglês já o teria passado, assim como fez nas últimas provas). Isso sim seria legal, a diferença se manteria na casa dos 24 pontos e acho que o Nico teria a melhor chance de vencer em Abu. Ou não tb. Sei lá. Mas que seria legal, seria!
Tiago
Não quero correr junto com V. nem no Kart indoor.
Nem eu. Bater de propósito é coisa do Dick Vigarista. Ou do Senna, Suzuka, 1990.
“Raikkonen, que por duas vezes hoje ensaiou buscar um atalho pela pista de serviço, como fizera uma vez com a Lotus, foi o terceiro colocado”
Deixe-o sozinho ! ELE sabe o que está fazendo….
Kimi poderia conseguir um pódio em Interlagos para espantar a má fase e começar 2015 com a moral um pouco mais alta.
Mas isso é utopia.
Concordo. Kimi é excelente piloto e com um carro meia-boca consegue resultados bons (vide Lotus 2012/2013). MAS o carro deve responder às suas caracteristicas de pilotagem. Não é o caso dessa Ferrari feita à imagem e semelhança do Alonso, saindo de frente.
Abs.
Lotus meia boca??? Como assim? Carro de fábrica, James Allison… só ver os resultados do Grosjean. E o carro atual tem o dedo do Kimi e do Allison, não tem a mão, mas tem o dedo. Vamos ver ano que vem… de novo!
Yes, he knows. Just leave him alone… rsrs.
Abs.
“Hoje um imbecil pode correr sem conhecer um motor”. Nelson Piquet em 07/11/2014.
Em outras palavras: os imbecis da época conheciam seus motores.
E aí, filou o almoço com a turma da Ferrari ou o baixo-astral é tão grande que nem aquele macarrãozinho (não o do Burti, o da Buitoni, capisce!) tem mais pro pessoal da “prensa”?
Te ajudando a compreender parcialmente a perda dos 2 segundos, penso que com a mudança da entrada dos boxes a turma foi obrigada a vir mais lenta por conta de uma trajetória não tão ideal. . .claro que só isso não justificaria tamanha luneta, o resto você in-loco já deve ter descoberto de onde vem. . . Incluindo aí talvez as atuais unidades de força (falasééério!) debitando menos que os saudosos aspirados de antes, apesar da parafernália agregada à elas. . .depois conta onde você “achou” o resto dos 2s perdidos, ok!
Abraço.
Zé Maria