SÓ GROSELHA

SÃO PAULO (narizinho empinado) – Quando a gente solta umas bobagens no nosso programa na FOX, o Osvaldo Pascoal diz que estamos falando um monte de groselha.

É o que Bernie Ecclestone fez numa entrevista à revista “Campaign”, que circula na Ásia e na Oceania.

Entre outras bobagens, disse que a F-1 não precisa renovar seu público, porque os jovens não têm dinheiro para consumir o que os anunciantes da categoria vendem. Desprezou as equipes pequenas, garantindo que não farão falta nenhuma à categoria e comparando-as a um jogador de pôquer que não tem dinheiro. “Não deve nem sentar na mesa se houver jogadores pesados”, disse. Falou também que ignora as redes sociais e que elas não importam para a F-1. Afirmou também que não há crise nenhuma, e que se as corridas perderam audiência é porque hoje “tem mais canais na TV, mais opções de entretenimento, mais coisas para as pessoas fazerem”.

Bernie é engraçado, às vezes, mas está delirando. Abrir mão dos jovens? OK. E daqui a 10 anos quem estará vendo F-1 e consumindo os produtos que ela vende? E daqui a 20? A 30?

Quanto ao desprezo pelas pequenas, caríssimo, então tá… Faça um campeonato com as suas quatro ou cinco grandes e ricas, aquelas que você admira e respeita. Faça um campeonato com dez carros no grid. E veja o que acontece.

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Banana Joe
Banana Joe
9 anos atrás

Até porque pra você ser grande tem que ter um pequeno pra dar o contraste…
Muito dinheiro na cabeça do cara dá nisso.
Fica meio doidinho.

GUS
GUS
9 anos atrás

É hora de sangue novo…

EDU MORENO
EDU MORENO
9 anos atrás

Não fosse a F1 a razão da existência desse valoroso site e logo, ganha-pão dos jornalistas que a acompanham, um belo de um boicote geral seria a melhor resposta a este velho senil e a bosta em que se resume o campenato hoje. Já há algum tempo esta categoria merece nossa indiferença, até por respeito à sua importância histórica. Esse esporte não representa minha paixão pelo automobilismo.

Pepe janzantti
Pepe janzantti
9 anos atrás

O vovozinho andou fazendo estágio com os dirigentes do automobilismo brasileiro!!!!!
Prá falar tanta m…… só pode ser isto!!!!!

Caipira
Caipira
9 anos atrás

Nao poderia eu ter uma Mercedes nem uma McLaren nem uma Ferrari, nem mesmo uma Lotus, ou um Infiniti, Nao posso ter um Rolex, ou voar nas asas da Emirates, mas posso sim tomar meu Martini com Smirnoff e abastecer meu Renault com V-Power. Mas isso eh papo de maluco se pensarmos que a F1 caga para seus amantes e migra para imperios ditatoriais monarquicos e claro, excludentes. Ai sim da pra entender a logica, as arquibancadas so para os principes, que sao poucos, comprarem sua final de campeonato dando pontuacao dobrada……
Realmente nao da pra vender Havaianas na F1.

Penelope
Penelope
9 anos atrás

Oi Flavio, aproveitando, como citou seu programa(na FOX(pq sem vc naum tem graca), sempre assisto pq melhor programa de esporte no momento. Unico que e serio, e vcs falam sempre a verdade, as vz fico meio chateada pq seus colegas naum deixam vc falar, O Paschoal e muito bacana e sensato, o melhor jornalista esportivo quando assunto e futebol, mas os outros passam do ponto(as vz), o que vc falou do Bernie eu concordo plenamente, o cara tem que sem internado, estamos torcendo pra Lusa se reerguer, bjs.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
9 anos atrás

Coitado do Tio Bernie…
É inglês, mas o alemão o está dominando…

Adriano
Adriano
9 anos atrás

Daqui a 10,20 ou 30 anos esse senhor estará morto ou senil, e ele sabe disso. Então, por que se importar com o destino da F1,né? Mesquinho!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Adriano
9 anos atrás

Ele vai e vai levar a F1 com ele. Só isso. Talvez na gaveta do esquife
Abs.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
9 anos atrás

Daí a gente entende que o Ecclestone está pouco se fudendo se as arquibancadas estão vazias ou cheias. O público que lota autódromos em suas arquibancadas não é o mesmo que consome Rolex e afins. Pro Ecclestone o que importa mesmo é se tem milhões de velhos igual a ele vestindo gorro, roupão, pantufas e tomando sopa na frente da tv. Se o show no local estiver minguado com poucos artistas e pouca platéia que se dane! Acho que ele torce para que esses velhos sejam todos vampiros e imortais.

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Ele já está fazendo, mas parece que não está vendo o que acontece.

Tito Almirall
Tito Almirall
9 anos atrás

Humor britânico, só isso… Nem sempre compreensível, concordo, mas não passa disso.

Bráulio Pinto
Bráulio Pinto
9 anos atrás

No futuro a F1 terá vinte carros no grid, com os carros sendo pilotados por robôs e pistas em 3D com direito a looping e tudo mais, algo como uma corrida do velho e bom Speed Racer, porém como disse com robôs e toda a tecnologia a disposição. Enfim o piloto será mais uma peça eletrônica do espetáculo, que não pensam e não morrem, apenas são destruídos e passíveis de substituição. Bráulio Pinto diz, Bráulio Pinto sabe..

Sam
Sam
9 anos atrás

Tenho uma opinião peculiar: creio que a f-1 não está adaptada ao gosto da molecada porque a geração que aí está simplesmente não tem paciência para acompanhar uma corrida de hora e meia a duas horas, cujas regras são razoavelmente complexas e demandam certo raciocínio para serem entendidas. Vivemos uma época em que as pessoas tem preguiça de pensar e gostam de receber a informação já pronta para consumo. Hoje, tudo deve ser simples, o espetáculo deve ser intenso e rápido, sem maiores implicações ou profundidade.

Ivan
Ivan
Reply to  Sam
9 anos atrás

Teoria da F-1 intelectualizada, menos, por favor.

ricardo
ricardo
Reply to  Sam
9 anos atrás

que tolice, SAM. meu filho tem 10 anos e provavelmente sabe mais de F1, Indy, Nascar e F-E do que você. isso de achar que jovem não sabe nada ou não raciocina é bobagem, coisa de velho gagá reacionário. Bernie está gagá. talvez você esteja também. ou não entende o que se passa à sua volta.
essa sua argumentação está igual ao do vovô bernie. arrogância sem razoabilidade, baseada em idiotices sem sentido.

Ricardo

José Morelli
José Morelli
9 anos atrás

Olha, vamos lá. O que eu acho que o jornalismo esportivo tem que fazer diante disso? Tudo bem, pode me rechaçar porque não sou jornalista mas eis aqui algumas ideias porque acredito que o jornalismo esportivo tem um papel fundamental na sobrevivência da F1 também. Vamos lá:

Primeiro: Mostrar que o Bernie Ecclestone foi (verbo no passado) uma figura importante num capítulo da Fórmula 1 de expansão a partir da década de 70, 80 e 90 (que aliás coincide com o avanço do Neoliberalismo) mas que HOJE, justamente hoje, assim como o Mundo muda, a conjuntura muda e o esporte muda, Bernie não é mais importante para a F1 porque suas ideias seguem a lógica da década de 70, 80 e 90 ainda – lembrando que bem ou mal, essas três décadas foram de retomada de confiança econômica em nível global (com o desgaste da cortina de ferro) e o advento de um aditivo no liberalismo clássico. Ocorre que desde 2008, vemos que o Mundo caminha para outros lados e de muitas incertezas econômicas de modo que não vivemos mais uma euforia econômica mundial portanto, GASTOS astronômicos na F1 não condizem mais com a realidade.

Aí alguém pode argumentar o seguinte, a “F1 é historicamente luxuosa e deve focar só neste público”. Ok, mas precisamos entender que a população de milionários no Mundo tende a cair neste século e nos próximos, a riqueza tende a ficar concentrada em poucas pessoas a partir de agora porque o próprio sistema econômico em que vivemos proporciona esse tipo de situação, que é o monopólio e a concentração de renda e riqueza.

Esses poucos milionários poderão SIM sustentar os luxos da F1, mas chegaremos a um ponto que as arquibancadas da F1 mundo afora estarão completamente vazias e o espetáculo será vazio, pobre de espírito.

Se a F1 tem que se “rebaixar”, então que se rebaixe um pouco, paciência, eu acho mais importante uma categoria com arquibancadas lotadas, investimentos menores, mas com mais emoção e mais paixão.

Segundo: É preciso mostrar que o velho gagá está que está administrando a FOM deveria já ser carta fora do baralho num futuro de médio/longo prazo. É isso mesmo que estou insinuando, que a imprensa trabalhe a imagem que Bernie já era e a F1 precisa de renovação assim como fizeram com os velhos cartolas da F1 pré-Bernie.

Assim é a F1….sucessão de eras e momentos. O momento da F1 pede desesperadamente por diminuição drástica de gastos. É insustentável manter-se assim e repito, a imprensa esportiva tem papel fundamental nesse processo.

sinval
9 anos atrás

nossa …..
o cara nao esta so senil..
ele tambem esta louco.
chama a policia,
chama alguem pra tirar
o cetro deste caboclo.
que horror…

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Pode-se não concordar, mas é interessante saber como pensa um cara que chegou onde chegou, e que vive numa realidade completamente diferente da maioria de nós. Muito boa entrevista.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
9 anos atrás

É isso que o senhor quer tio Bernie ?
Pois bem, oficialmente não acompanho mais essa merda de F1 quer o senhor deseja.
Se todos torcedores da Ferrari abaixo dos 60 fizerem o mesmo, com quantos espectadores mesmo o senhor vai ficar ?
WEC, ganhou um novo fã.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

KKKK o Bernie tá parecendo a Derci Gonçalves quando ficava de saco cheio. O ponto máximo foi dizer que se os investidores procuram por um público jovem, que anunciem na Disney. kkkk. Se fosse ele realizaria uma corrida na Disney World e lançaria um filme estilo Space Jam, com o Pateta, o Gastão, o Senna, Mickey, Schumacher, Barrichello e no papel do Bernie o Tio Patinhas. Agregando valores, GP EUA e público jovem.

evandro garcia
evandro garcia
9 anos atrás

Desde que a FISA assumiu a f-1 e virou FIA até meado dos anos 90, ouviamos falar de Jean-Marie Balestre e depois Max Mosley, agora muitos nem sabem quem é o presidente da FIA, pois quem da as cartas é esse cara com cabelo do JIm carrey no filme Debi & Lóide,, juntou um bando de sem noção que trabalhou com ele na Brabham colocou para comandar a F-1 passando por cima até mesmo da própria FIA, entendo agora porque a Brabham foi a falência, o sem noção parece não se lembrar que muitos patrocinadores tem produtos voltados ao publico jovem, empresas de eletrônicos, alimenticios, bebidas, instituições financeiras e até mesmo as montadoras como Mercedes, Renault e Ferrari são produtos interessantes ao publico jovem, é por isso que eu fico com ódio quando o Galvão ainda puxa o saco desse cara, por fim muitas equipes pequenas revelaram grandes pilotos, como a Tolleman em 84 com Senna, Schumacher na Jordan, Alonso na Minardi, entre outros!

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
9 anos atrás

Vamos compreender. Ele é um cara em idade muito avançada, e isso é algo que já se espera de alguém com mais de 80 anos ainda em atividade. O que Bernie devia fazer mesmo, era se aposentar, ir pra uma ilha no Caribe, chamar umas 3 gostosas para serem as esposas dele nos seus últimos dias, e depois morrer feliz. E deixa a Fórmula 1 pra alguém mais jovem que tenha como renovar a categoria. Jean Todt por exemplo, poderia substitui-lo.

nivaldo
nivaldo
9 anos atrás

velho babaca, ja nao tem aonde enfiar dinheiro, ainda quer mais?

Ele que que a F 1 vire um negocio para os xeiques arabes

tomara que estas empresas deem um bico na F1

e ele reformule um campeonato abrangendo a todos os interessados

que nem aconteceu quando ele abriu a F1 para as montadoras, que depois de 5 anos vazaram da F1

a F1 e dos garagistas apaixonados, daqueles que poem emocao na bagaca, nao dos endinhei

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  nivaldo
9 anos atrás

O velhinho só quer comer um pouquinho melhor. Qual o problema?
Abs.

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Volto a questionar!……onde está jean todt???

Onde está o presidente dessa coisa toda?….aquele que deve fazer o “contra ponto” ……papel que era exercido por Balestre e Mosley com destaque , com erros e acertos , mas chamavam a atenção e responsabilidade pro peito!

Jean Todt me dá nos nervos, seria agora um papel importantíssimo aparecer e chamar a responsabilidade da coisa , ter um braço de ferro com Bernie , dizer de alto e bom som sua opinião e nortear a coisa toda.

Bernie vai perdendo o credito dos fãs, uma diz uma coisa e depois diz outra, isso vai causar um descredito de fãs e das próprias pessoas envolvidas, sei lá, a coisa não está com cara boa dessa forma.

Danilo Silva
Danilo Silva
9 anos atrás

Ficou com o *ú na mão nos EUA dando entrevista admitindo culpa pra Sauber, Force India e Lotus não boicotarem a corrida e agora fala isso… Era melhor se elas tivessem boicotado.

Anderson Leite
Anderson Leite
9 anos atrás

O Velho Bernie deve estar se lixando mesmo.. daqui a 10 anos se ele estiver respirando é lucro…. acha que ele está preocupado ???

Já preencheu os bolsos da 5a. geração de descendentes……

O que será que vem depois ?????

Ronald
Ronald
9 anos atrás

Em breve a natureza deve nos fazer um favor… 84? Não deve demorar.
Até lá quem sabe que tipo de merda esse velho vai fazer.

luis
luis
9 anos atrás

Groselha speach; money talks …

Impressionante ouvir isso enquanto eu me lembro de ter pego gosto por F1 com quatro anos de idade, vendo as disputas entre Piquet e Alan Jones pelo campeonato de 1980. Daí veio a paixão por automobilismo. Daí veio o sonho e a meta de poder assistir F1 ao vivo no Brasil, na Bélgica, na Alemanha, na Italia …e ainda espero outras pela frente.

Bernie fez muito pela F1, mas estamos em um ponto em que a coisa toda está realmente beirando o limite do absurdo

Thiago
Thiago
9 anos atrás

Comentei no facebook e repito aqui:
Se o Bernie está certo, a Red Bull, que tem DUAS equipes de F1, deve ter o planejamento estratégico mais falido do mundo, já que seus consumidores são, em grande parte, jovens.
Assim como a TNT gastando os tubos com o patrocínio da Ferrari.
Acho que tá na hora do Tio Bernie pendurar o crachá.

Hamilton
Hamilton
9 anos atrás

Parece doido mas faz um pouco de sentido. Qual seria o retorno do twitter/facebook para a F1? retorno real, não essa farra financeira de “valor da marca” que publicitários e mercado financeiro inventam.

Twitter e Facebook ganham dinheiro com publicidades variadas, e até de pseudo-emagrecedores. Mas como a F1 ganharia? Talvez só com Youtube.

Também acho que existem muitos mais outros meios de entretenimento agora que quando eu tinha 15 anos e acordava de madrugada para assistir corrida, hj assisto o replay no sportv. Problema maior para mim é essa falta de imprevisibilidade nas corridas. Ninguém quebra, ninguém erra, ninguém tenta nada diferente, se ousa é chamado de atrapalhado errôneo.

daniela
daniela
9 anos atrás

Lamentável. Odeio esse velho babão.

Davi
Davi
9 anos atrás

A arrogância de tio Bernie, pensando apenas nas grandes fontes de dinheiro – grandes equipes, grandes patrocinadores, publico endinheirado -, faz com que ele esqueça que a F1 só existe devido ao Marketing. O que viabiliza aquilo tudo é a propaganda, sem patrocinadores as equipes não se bancam e esses patrocinadores para pagarem suas cotas de patrocínio precisam vender muito. E vendem. Vendem muito para diferentes tipos de público que, em geral, são pessoas comuns. Quem toma um Red Bull, não é necessáriamente um shake Arabe ou um ricaço como ele. É uma pessoa comum em sua grande maioria.
E quem assiste a F1? Tem gente de idades variadas. Geralmente o automobilismo, que vem da admiração das máquinas, super carros, vem de um público jovem, que passa a acompanhar isso no decorrer da vida. Então fodam-se os jovens porque eles não têm dinheiro? Ô! Eles vão ser sempre jovens e não progredirão em uma carreira profissional passando a ganhar mais e consumir mais? Que pensamento mais imediatista e babaca! Ele foi sempre esse velhinho gagá que é hoje?
E como vai ser a entrada de novos pilotos com 5 ou 6 equipes? 15? 18 carros? – considerando 3 carros por equipe -. Que tipo de espetáculo ele quer apresentar com esse número reduzido de competidores? E mais uma: para onde irão os novos pilotos talentosos? Quem vai absorver esse pessoal?
Sinceramente, ele deveria passar o boné, porque depois desse infeliz episódio de extrema arrogância, o mínimo que ele deveria fazer era pedir desculpas e pedir para sair. Ele vai levar a F1 pro mesmo buraco que todo mundo vai um dia. E o dia dele não está muito longe…

Mário Sérgio
Mário Sérgio
9 anos atrás

Deixa ele Flavio. “Peixe morre pela boca”. Diz o velho axioma popular.

Fernando Passos
9 anos atrás

Bernie está dando brecha pro pessoal interditá-lo…

Aliandro Miranda
9 anos atrás

Eu não gastaria tinta ou pixels escrevendo sobre estas abobrinhas de Ecclestone. Algumas razões:

1. Os absurdos que ele profere na maioria das vezes não dão em nada, porque simplesmente não passam de palavras para “causar”; (lembram quando ele “sugeriu” que molhassem as pistas para tornar as corridas mais emocionantes?)

2. Não esqueçamos que este senhor se chama Bernie Ecclestone, o responsável por transformar a F-1 no que ela é hoje, extremamente inteligente e implacável. E na maiorias das vezes politicamente incorreto.

3. Dado seu histórico de acúmulo de fortuna atravessando inúmeras crises econômicas da história recente, sou mais propenso a confiar mais no que ele vai fazer no que ele diz que vai fazer.

Keep calm.

Fábio 77
Fábio 77
9 anos atrás

Não dá prá acreditar que a F1 tenha um “dono”. E como se não bastasse, tem esse dono !!

Emerson
Emerson
9 anos atrás

Caro Flavio,
o paleosóico dirigente parece esquecer-se que a sua equipe de formula 1 não foi grande a vida toda. Ele também comeu grama antes de colher os louros de Piquet.
Sem as equipes pequenas, que almejam grandeza, a F1 não é nada.
Quem vai colocar jovens talentos para correr sem experiência alguma, como ocorreu com tantos renomados nomes ?
Além de encher o grid, as pequenas exercem funções diversas no circo.
Esse octagenário dirigente deveria largar o osso e sumir….
abraço
Emerson.

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Vi os três títulos do Piquet e a estreia do Senna na Toleman, isso tudo antes dos 14 anos. Essas lembranças é que me faz ficar em frente a TV, hoje, pra ver essa porcaria de F-1 atual. Não sou de São Paulo, e se fui 3 vezes a Interlagos, deve-se, única e exclusivamente, pela F-1 que vi quando criança/adolescente. Bernie enlouqueceu de vez…..

Marcio Rezende
Marcio Rezende
9 anos atrás

A demência aliada à arrogância e prepotência alcançaram o velho Bernie…

fabricio jabur
fabricio jabur
9 anos atrás

Estou lendo a biografia dele, flas típicas de um louco genial. Não esperaria nada diferente, nem dele , nem do que a F1 se transformou. Agora, quer maneira melhor de atrais os holofotes?

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
9 anos atrás

Respeito o Bernie por tudo o que fez pelo crescimento da F1 ao longo de décadas. Mas chega. Já deu. Tá na hora de passar a bola pra outro tocar essa bagaça.

Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo
9 anos atrás

Que bom que quem tem 70 anos nao irá morrer…

gustavo maia
gustavo maia
9 anos atrás

Parece que em algumas entrevistas ele gosta de soltar umas respostas perturbadas como estas.

Mas tem um aspecto que pode ser melhor compreendido. Talvez ele tenha razão mesmo de que será difícil achar um canal não pago para exibir a F1 e expor marcas jovens, pois será ainda mais difícil por um rapaz de 15 na frente de TV para ver F1.

Além disso, ele deve confiar que esses garotos um dia envelhecerão e vão procurar a F1 – e as marcas em torno dela – de toda maneira.

Lembra um pouco o que o Boni dizia acerca de não ser interessante produzir conteudo de TV para o publico e para os anunciantes da classe C. Segundo ele, a mídia teria rendas menores, quando o ponto ideal seria deixar a classe c se convencer a procurar a programação dita de melhor qualidade.

No mais, o cara tá com 80 anos e entre a chegada da morte e a ameaç de prisão, ele deve estar interessado mesmo é em rosetar. É mais um da linha do Chacrinha: vim vim para complicar e não para explicar.

Alexandre Alves Andrade
9 anos atrás

A pergunta que não quer calar: quem que toma Red Bull, os ricos de 70 anos ou os jovens fãs das equipes de Mateschitz? Daqui a pouco o Mestre dos Magos vai dizer que não precisa mais desses pilotos aí, vai chamar de volta o Emerson, Piquet, Prost, Lauda, Stewart…

Depois disso ele vai sugerir a criação da Fórmula 1 do Além com Senna, Villeneuve, Peterson. O véinho endoidou de vez e ainda tem gente que acha que ele tem que formar um seguidor para tomar conta do Fórmula 1. Ele não consegue nem formar ideias que façam sentido, imagina formar alguém.

A melhor coisa que pode acontecer a categoria máxima é esse cara se aposentar.

Araujo
Araujo
Reply to  Alexandre Alves Andrade
9 anos atrás

Acho que se o Bernie tomasse uma latinha de Red Bull, morreria do coração!

Leonardo Costa
Leonardo Costa
9 anos atrás

O prazo de validade desse cara já acabou faz tempo.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Claro que ele não esta preocupado com a formula 1 daqui a 20 ou 30 anos, ele não vai estar vivo até lá.

alexandre
alexandre
9 anos atrás

Vamos ser francos, uma pessoa depois dos 70 anos (quando alguns até antes) tem que delegar o poder que tem porque passa a fazer merda. É simples assim.

Tem que largar o osso. Ninguém é insubstituível.

As pessoas estão vivendo mais, mas a cabeça não está acompanhando o corpo.

Bernie, com 84, já deu. Bota ele na OLX.

Como a CVC deixa ele fazer as besteiras que está fazendo.

Leandro Castro
Leandro Castro
9 anos atrás

Arrogância

Jonatas
Jonatas
9 anos atrás

Bernie não se importa com a F1 dentro de 10 anos porque ele não estará lá para comandar a bagaça. Sobre as equipes menores… não sei. Acho que teria mais graça um campeonato equilibrado de 5 equipes, do que um grid cheio de figurantes que pouco agregam.

antonio seabra
antonio seabra
9 anos atrás

Ou o Bernie tá ficando senil, ou está usando a prerrogativa da idade avança pra disparar sandices. Ou ainda, estava bebado na hora da entrevista.

Já tá mais do que na hora da substituição….mas acho que ela so vai acontecer por ato de Deus.

Thiago Moyses
Thiago Moyses
9 anos atrás

Daqui 20 anos o Bernie estará morto, e por isso ele está pouco se lixando para essa nova geração. É assim que ele pensa, ele mesmo é o negócio, bem egoísta, o que mostra no resto da entrevista em relação às pequenas. Apesar de eu ser jovem e lidar bem com as redes sociais, sei que grande parte do público é old school, como meu pai, que é avesso às mesmas coisas que o Bernie é. Vale lembrar, Flávio, que você é mais envolvido com as novas tecnologias pelo seu trabalho e ou gosto pessoal. Você mesmo gosta dos roncos altos de motores, a nova geração não liga para isso. A galera old school gosta, como meu pai. Se comunicar com os jovens não é só acessar as redes sociais, é mudar um pouco as regras para entrar no mundo deles. Na Formula E existe aquele boost extra para os que recebem mais apoio dos fãs.. é algo ridículo, mas que faz sentido para essa nova geração… Então é uma questão delicada, e vejo que no geral a opção é ignorá-los mesmo…

Nelson
Nelson
9 anos atrás

Fui criado aprendendo a respeitar os mais idosos, e não estou sendo sarcástico, foi assim que fui criado MESMO… No meu tempo eu tratava qualquer um mais velho de senhor e senhora. Isso até hoje (com 43 anos na lomba) me causa problemas (tem gente que não gosta).

Mas o senhor Ecclestone, que fez muito, demais pela F1, está na hora de pegar seu chapéu, a patroinha brasileira, sua fortuna, e ir curtir os poucos anos que lhe restam em alguma ilha paradisíaca…

Fazia tempo que eu não lia tanta besteira como na entrevista desse senhor. Ele disse não ao presente, ou seja, não terá futuro…