KOMBOSA TRIP, DIA #1

PALHOÇA (e o sol será implacável) – Foram exatos 790 km de ponta a ponta. Saímos de casa às 4h35 marcando 21.100 km no odômetro e chegamos pontualmente às 20h com 21.890. O destino final é Montevidéu, com uma escala aqui em Santa Catarina. A bordo da Kombi 1965 que passou a semana sendo revisada pela dupla Crispim-Nenê, e me foi entregue na sexta à tarde. Saímos na madrugada de sábado.

No total, 15 horas e meia de estrada, mas deve-se dar um desconto: uma hora parado na Serra do Cafezal e mais umas duas em paradas diversas para abastecer, comer, tomar um café, tirar umas fotos. Não tínhamos pressa, nem eu, nem ela. O importante era chegar sem problemas.

E nesses 790 km, o único problema foi ter de buzinar de volta para os amigos caminhoneiros que a cada passagem nos mandavam um salve. A média de velocidade oscilou entre 70 e 90 km/h. Não precisa mais do que isso, numa Kombi. Saiu e chegou sem nem engasgar. Um espanto.

Passamos por oito pedágios, R$ 1,80 cada um, e não dá para reclamar de nenhuma estrada, nem da BR116, nem da BR101, inexplicavelmente batizada de Rodovia Governador Mário Covas (?) em Santa Catarina. Tirando o inferno da Serra do Cafezal, pouco depois de sair de São Paulo, o resto está duplicado, bem sinalizado, com asfalto bom e pedágio barato.

Anotei num bloquinho os horários das paradas para abastecer (105 reais ao sair de casa; 54,17 às 9h não sei onde; 84,09 às 11h49 já no Paraná; 70,94 às 16h15 em Joinville, que existe), e também a hora em que deixamos SP e entramos no PR (11h31, 335 km depois de sair de casa), e quando invadimos SC (às 15h46, depois de 519 km).

Claro que não vou ficar fazendo isso a viagem toda, é um pé no saco, foi só no primeiro dia. Gosto mesmo de minhas observações inúteis, como as que fiz ao passar ao largo de Camboriú e Itapema.

Por que diabos os prédios nessas cidades têm no topo o nome da construtora? É algum tipo de grife? Tem uma que se chama FG, e a Sharon Stone aparece em outdoors como sua garota-propaganda. OK, eu gostaria de morar num prédio com FG no topo, mas por razões óbvias. “Olha lá o prédio do FG”, diria alguém. Ajudaria a encontrar meu endereço. Mas qual a graça de viver num “Amaral”? Ou num “DVO”? As pessoas falam que moram num “Gafisa” ou num “Odebrecht”? Que coisa mais esquisita…

Como esquisito é um shopping center chamado Havan, também em Santa Catarina, que tem diante da entrada uma enorme réplica da Estátua da Liberdade. É uma das coisas mais cafonas que vi na vida.

O que acontece com os catarinenses? Prédio de grife, Mário Covas e Estátua da Liberdade?

Mas ainda bem que tem o Murilo. Estávamos chegando perto de Joinville, descendo uma serrinha invocada, quando apareceu no espelho um Fusca rebaixado cheio de moleques dentro. Fomos nos encontrar num posto de gasolina e perguntei a um deles se estavam indo a Pomerode, a cidade do professor nazista, para um encontro de VWs que eu sabia que iria acontecer. O rapaz disse que sim, que iam, e eu perguntei se era um encontro legal, e ele respondeu que nunca tinha ido, mas que o Murilo já.

Nem eu, nem a Aguena sabíamos quem era o Murilo, naquele grupo. Desconfiamos inclusive que ele não estava lá, mas foi importante saber que o Murilo foi no ano passado, e gostou.

Grande Murilo.

Voltamos para a estrada na terça.

Subscribe
Notify of
guest

260 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz
Luiz
9 anos atrás

A inveja é uma merda………

Eroni
Eroni
9 anos atrás

Coisa linda e chique deve ser São Paulo, onde 90% dos prédios é uma pichação só.

Diego Fedel
9 anos atrás

Olá, bom dia

Super maneiro é uma viagem com uma Kombosa, fiz o percurso do oeste paranaense até Floripa, passando por todos estes lugares que você citou, prédios com a logo da construtora, outdoors da Sharon que ainda lembro bem, Havan gigantesca na beira da estrada. Gastei 13 horas pra voltar até em casa, média de 80 km/h também.

Tenho uma dúvida sobre o farol da sua 65: esse pisca no meio, é só por cima do farol, é instalado depois? É dentro? É gringo? Confesso que nunca tinha visto.

Fiz um álbum na minha fã page com a primeira viagem que fiz com a minha 1970. Não sei se irá ver, mas vou deixa o link aqui. Valeu e boa viagem!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1449532978599857.1073741834.1419580038261818&type=3

Márcio Pasqualini
Márcio Pasqualini
9 anos atrás

Flávio. O blog é seu! Logo, vc tem o mais natural direito de expressar a opinião que desejar. Bom, sou catarina! Só posso dizer… seja bem-vindo em nossa terra. Em Joinville, faça a Serra da Dna. Francisca e/ou a Serra do Rio do Rastro … dá um look aqui.. http://www.penaestrada.blog.br/serra-rio-rastro-mais-assombrosa-mundo/ .. vc vai desviar um pouco o caminho… mas vale a pena. Só espero que a Komboza aí aguente a subida!! Em tempo… qual câmera e modelo é essa aí que vc usa?? GoPro? Qual modelo? Abs e boa viagem.

Rudinei
Rudinei
9 anos atrás

Flavio …que pena , …eu adoro automobilismo e até te admirava, mas lendo sua verborragia sobre a minha cidade , me decpciono , pois pensei que um cara formador de opinião como vc é , tivesse mais cuidado em suas críticas e principalmente quando critica o Belo estado de Santa Catarina…….sabe, eu vejo aberraçoes todos os dias , em SP, no RIO,MG em todos os lugares…..vejo aquele tal de minhocão em SP , que mais parece um estrada do Iraque , uma verdadeira ode ao mau gosto e ao desperdicio , O QUE ACONTECE COM OS PAULISTAS ????….o que são estas favelas na Vertical que vcs tanto admiram????……pode ter certeza que dinheiro pra comprar a garagem de um apto da FG , vc nunca terá …quanto a HAVAN , até concordo com o mau gosto daquela estatua , mas saiba o Sr que esta é a maior loja de deptos do SUL e em breve será uma das maiores do Brasil….daqui a pouco vc estará comprando nesta loja…..Vc ofende o povo catarinense , que é dócil, que é tgrabalhador e que recebe muito bem esta CATREFA DE SÃO PAULO que vem pra cá sujar a cidade , sim , porque nem educação tem…….a poucos dias estive na 25 de Março , educado em Santa Catarina como fui , procurei uma lixeira pra jogar um papel…….não achei , mas o pior é que me dei conta que o chão estava todo sujo , cheio de papeis e lixo ……senti a diferença logo depois , qdo fui atravessar a faixa de segurança e um carro quase me atropelou……aqui isto não acontece. SEU VISIVEL RECALQUE para com nosso estado revela bem o precipicio que existe entre um povo educado e cortez como o nosso , em relação a catrefa que invade nosso litoral , principalmente quem vive em SP . Aliás , na proxima viagem ao Uruguai , desvia a rota ……vai pelo paraná e se púder fique morando no Uruguai.

Ju
Ju
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Não entendi! Não entendi…
Kkkkkkkkkkkk

André
André
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Flavio
Leio tudo o que publica desde os tempos do lançamento de seu site, inclusive o seu livro. Mas hoje me sinto envergonhado com seus comentários e respostas em relação a sua passagem por Santa Catarina.
Acredito que o amigo está perdendo a mão um pouco.
Prove que o Ditado “Dê poder a um homem e conheça o homem” serve para você, como acredito que sirva.
Prove que você e o seu blog, hoje merecem o poder que vocês têm.
André

Rudinei
Rudinei
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Tá rindo do que cara-palida….????….viaja por um belo estado e só o que vê é a estatua da HaVAN E A lOGO DA FG?….viaja de Kombo e ainda diz que é meu estado é cafona….já fui seu fã , a sconfesso que fiquei decepcionado com sua atitude bairrista , mesquinha e sem propósito.

Paulo Heidenreich Jr
Paulo Heidenreich Jr
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Que gente chata.. Eu até li o texto novamente, esperando encontrar as tais ofensas a SC.. Flávio, o convite para um almoço ainda está de pé heim, isso se tu não não der a volta pela Argentina como sugeriram, hahahaha. Gente chata..

Eduardo
Eduardo
Reply to  Rudinei
9 anos atrás

Desencana galera…. Não levem as coisas tão a sério….. Vai dizer que não é estranho essa mania de botar o nome da construtora em cima do prédio e ainda mais estranho a estatua da liberdade na frente de toda Havan…. Isso não é desmerecimento com nosso estado é que chama atenção essas coisas para quem vem de fora…. milagre que o Flavio Gomes não falou nada daquele barco que tem do lado do Sinuelo, ou o avião ali em Tijucas…. É estranho…. nada de mais, ninguém tá desmerecendo SC por isso…. Podem ter certeza nem o Murilo tá dando bola pra isso….
Em Flávio Gomes, Dás um banho mô quirido!!!!!

Amaral
Amaral
9 anos atrás

Me controlando pra não gargalhar alto aqui e acordar todo mundo, com os comentários. A pessoa vem, lê o blog, sabe q ele fala o que pensa e não se preocupa com isso, e quer dar lição de moral pro autor. E fica puto com as respostas dele. Comédia demais.
Continue e aproveite a viagem! E dane-se todo mundo. Dane-se eu também.

Danilo Candido
Danilo Candido
9 anos atrás

Lendo alguns comentários pode-se até ter a impressão de que Balneário Camboriú é a “Capital Nacional do Recalque”.
Credo…

Rudinei
Rudinei
Reply to  Danilo Candido
9 anos atrás

Capital do Recalque mas vive cheio de paulista chinfrim aqui , que acha que é dono do Mundo……vão a merda paulistada do caralho!

Rudinei
Rudinei
Reply to  Rudinei
9 anos atrás

FRANGA BARRIGA VERDE MEU SENHOR????…..QUE BELA RESPOSTA HEIN?…..mostra bem quem tu é……sujeito arrogante ………deve ser por isso que não para em emprego nenhum, já tinha ouvido falar que pessoas da dita ” mídia ” podem ser arrogantes e imbecis …….mas sempre podemos nos surpreeder mais um pouco …….é claro que um Jornalista medíocre como o senhor , quando não tem argumentos plausíveis para defender sua ideia , parte para o ataque e o achincalhamento ……ainda bem que temos Fabio Seixas , este sim um cara que entende do assunto e que não pula de galho em galho, de emissora em emissora …….e que deve ter tomado seu empreguinho……..

EDIE
EDIE
9 anos atrás

Flávio esta foto n. 07 que todos comentam está estranha mesmo, tem um caminhão te ultrapassado pela direita e você esta olhando pra traz tirando fotos. Explique-se!

Pacheco
9 anos atrás

Tenho sérias dúvidas sobre a grife de prédio, a Havan e, especialmente, sobre este pauzinho de tirar selfie.

Fred
Fred
9 anos atrás

Essas baranguices são coisa do ser humano. Estão em SC como também aparecem aqui em MG, SP, RJ, PE, na Austrália ou na Romênia. Deixem de ser chiliquentos e bairristas, o FG criticou e ironizou e faria o mesmo se estivesse em qualquer outro lugar do planeta diante das baboseiras que existem em SC – e, repito, que também estão presentes em vários lugares pelo país.

Os catarinenses são gente fina, o estado é muito bacana. Estive em Criciúma esse ano para o jogo do Cruzeiro, fui super bem recebido. o desenvolvimento do interior, a força da indústria, o clima, o espírito das pessoas… tudo ótimo!

Balneário Camboriú é uma tragédia. Acabaram com um lugar lindo com as aberrações que são aquelas torres espalhadas por lá. Bem cafona e sem nexo. Pior de tudo são os prédios fazendo sombra na praia.

A estátua da liberdade é uma tosqueira também.

Paulo Heidenreich Jr
Paulo Heidenreich Jr
Reply to  Fred
9 anos atrás

Aqui na ilha, o manezinho se benze toda vez que passa na frente daquela “santa”. Pra garantir né..

Gilmar Milezzi
9 anos atrás

Espero que o dono da Havan leia seu comentário e retire aquela estátua horrorosa da frente de suas lojas. É interessante ler as impressões de um viajante de passagem por SC e perceber certa semelhança de opinião sobre as mesmas coisas.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Graças aos céus aqui em Prudente tem uma Havan, mas milagrosamente fomos poupados da indecente estátua da liberdade!

Henrique Otávio
Henrique Otávio
9 anos atrás

Caro Flavio Gomes

Sou catarinense, com muito orgulho.

Construímos diariamente um Estado forte, um lugar generoso, de oportunidades de trabalho e mantemos nossas belezas naturais para que pessoas como você possam vir desfrutar.

Somos um povo acolhedor, sem frescuras, de bem com a vida e sabemos receber a todos.

Agora, sua opinião sobre cafona, grife, etc está aquém da sua capacidade de julgamento, visto que você usa brinco na orelha.

Aqui nós transformamos sonhos em realidade, mesmo que este sonho para você seja cafona.

Sei que essa polêmica toda é para dar audiência, pois não consigo imaginar que você não entenda um mínimo sobre administração/marketing/publicidade.

Então, como um bom catarinense, eu te perdôo por ser cafona.

Bons estudos!

Abraços

Italo
Italo
9 anos atrás

Grande Flávio, estou morando em terras catarinenses e provavelmente passará pela cidade de Itapema, se estiver sol dê uma volta pela Interpraias entre Itapema e Balneário Camboriú, (entrada próximo ao posto da PRF de Itapema) vale a pena. Me contacte assim posso lhe escoltar com o meu Lada 2105 Laika vulgo soviético. Forte abraço.

Rogério
Rogério
9 anos atrás

BR-101 é chamada de Governador Mário Covas em todo o Brasil: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10292.htm. Não que eu concorde, mas enfim…

Vitorio Junior
9 anos atrás

Isso sim é verdadeiramente viajar. Sem pressa, curtindo o que gosta, com quem gosta, da forma que gosta. O que eu fico impressionado é como a galera se doí com qualquer comentário… magoados à toa.
Não sei se alguém publicou antes mas achei essa “releitura” da sua KOMBOSA. É igualzinha http://www.flatout.com.br/esta-kombi-parece-saida-de-um-desenho-animado-mas-e-100-real-e-funcional/

Marcio Rezende
Marcio Rezende
9 anos atrás

Linda kombi! Linda viagem! O que é aquele adesivo da Hello Kitty? Na volta da viagem, se fizer caminho alternativo e resolver passar pelo interior do Paraná, sem perder muito tempo, você pode vir até Ponta Grossa, onde será muito bem recebido! Daqui você segue por Itararé, Itapetininga, Sorocaba e daí pela Castelo Branco. É uma estrada bem bonita sem serras pesadas, menos movimento que a BR 116. Só o pedágio é mais caro… Feliz viagem! Boa sorte! Se resolver, estamos de braços abertos para te receber!

alexandre varga
alexandre varga
9 anos atrás

Belas companhias: a Kombi é a Gata.

Eduardo Duarttte
Eduardo Duarttte
9 anos atrás

Puxa que legal essa viagem agora me deu coragem de colocar a Braquinha Kombi 1984 saindo daqui de São Paulo até o Rio Grande do Sul.

Felipe Masr
Felipe Masr
9 anos atrás

Cara! Que Kombi Bonita! Tanto exteriormente, como interiormente. Parabéns a ti e aos responsáveis pelo projeto.

Não conhecia este sistema de ventilação (indução de ar) forçada (5,7)? A captação do ar, pelo que percebi, vem fresta entre os para-brisas e o teto (6). Aquela tampa de compartimento aparafusada (3) dá acesso a um tipo de filtro de tela de arame com malha fina?

Boas férias!

Diego Fedel
Reply to  Felipe Masr
9 anos atrás

Felipe, se me permite dar um pitaco aqui hehe

É sim, é captada através do que chamamos de “boné” que é essa parte que transpassa do pára brisa e desde junto ao teto. Ali embaixo temos duas entradas de ar protegidas por tela. Se tem algum tipo de filtro ali dentro, daí já não sei lhe dizer. Dentro, o sistema também é bem bacana. Existe uma borboleta que com ela você pode direcionar o ar para os passageiros – abrindo a ventarola para o salão da Kombi – ou direcioná-lo para motorista e passageiro. Bem útil, quando viajei com a minha não senti o calor que achei que seria. ajuda bastante.

Felipe Masr
Felipe Masr
Reply to  Diego Fedel
9 anos atrás

Diego. Valeu!
Pitaco que nada, você comentou bem. Flavio é “complicado” pra comentar, seja de férias ou não, geralmente só comenta pra responder provocações e xingamentos. Mesmo assim ainda insistimos nas perguntas e ainda nos apegamos a este “cabra” – é algo como a Síndrome de Estocolmo.

E já fui visitar o seu blog sobre a Kombi. Deixa eu colocar aqui mais explicitamente o endereço para quem mais desejar: https://akombimanivela.wordpress.com

Abraço!

Anderson Leite
Anderson Leite
9 anos atrás

Olá Flavio, bom dia!

Essa tal de Havan abriu uma loja aqui em Sorocaba/SP. Por sorte (sic!) passo em frente esse negócio todo dia na ida e na volta do trabalho…. deixa a paisagem simplesmente horrorosa !!! Sem contar que a fachada, é réplica da Casa Branca…. repare nas próximas….. cruz credo !!! De um mal gosto incrível !!!!
O que salva é que os precinhos são convidativos !!!! :o)

Cara, uma ótima viagem! Como é dito no filme “Carros” – “Dirigir para passar o tempo, e não para ganhar tempo”

Grande abraço

Filipe
Filipe
9 anos atrás

O mais engraçado é a paranoia de alguns com a falta de cinto….

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Então Flávio, muito legal a viagem, boa sorte a vocês.

Fiz um trajeto parecido em outubro com minha esposa e filhos, só que fui por dentro do RS e entrei no Uruguai por Santana do Livramento. É mesmo divertidíssimo curtir a viagem por essas estradas. Uma dica é que depois de Florianópolis vai ter mais reformas na BR 101, principalmente perto de Tubarão-SC, aonde estão construindo uma ponte gigantesca em auto mar, mas nada parecido com a Serra do Cafezal. Boa viagem e mande um abraço a nossos irmãos uruguaios. E se gostar de doce de leite não deixe de comprar um que chama Conaprole, pois é maravilhoso.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

As cervejas de Santa Catarina são ótimas, não deixe de experimentar.

Gabriel P.
Gabriel P.
9 anos atrás

Esqueci.
Adorei o Mug e duvido que a maioria dos leitores saibam o que é?
Muito legal.

Gabriel P.
Gabriel P.
9 anos atrás

Poxa, fazia esta mesma viagem em todas as férias da empresa alguns anos atrás. Exceto as cidades maiores, a cada viagem entrava em uma desconhecida, uma delicia seu relato que me trouxe muitas saudades e vontade de realizar novamente.
Adoro o que vc faz, ir curtindo a viagem, o caminho, as paisagens e pessoas sem pressa de chegar. uns 4 ou 5 dias de ida, uma semana por lá e volta de uns 4 dias.
Um a boa idéia nesta época é passar p/ Gramado e Canela que são muito bem enfeitadas p/Natal, com tempo subir p/ Nova Petrópolis.
De resto como terá que passar p/ Curitiba, um almoço ou jantar em Santa Felicidade.
Desejo ‘lhe uma ótima viagem, curta bastante conte e nos mande fotos.

André Buriti
9 anos atrás

Já fui pro sul duas vezes com meu fusquinha, é uma estrada boa, e você já passou o pior trecho que era a Régis até Curitiba, Boa viagem e vai atualizando a gente. Já tá dando vontade de jogar tudo alto e pegar a estrada de novo, ah se meu dinheiro desse…rs

Maurício
Maurício
9 anos atrás

Nossa, que comentários infelizes. Como catarinense, me senti ofendido.
Ah, sobre morar em um FG…. Pode ter certeza, você não teria dinheiro o suficiente, pra comprar um apartamento em um desses. E tem outra, cafona é você. Viajando de kombi e fazendo relatos bestas de uma viajem, infundada.

Apu Lhad
Apu Lhad
9 anos atrás

Ficou engraçada essa foto nº7, suponho que você estava parado na Serra do Cafezal ou sua Kombi é um veículo autônomo, ou tu é louco no volante.

Leo
Leo
Reply to  Apu Lhad
9 anos atrás

Um pé no acelerador controlando a velocidade e o outro segurando o volante.

Wagner Neves
Wagner Neves
9 anos atrás

Boa viagem. Se estiver passando por Santa Maria – RS (meio fora de rota), entre em contato. A pousada aqui em casa será 0800 com prazer. Abraço.

Vicente
Vicente
9 anos atrás

(a viagem até o Uruguai é sempre nostálgica incrível …. sobretudo quando aquele aeroporto militar reserva abre-se – acho que – na Ruta 10…)
Sem querer criar polêmica alguma (como catarinense orgulhoso): o estado mais desenvolvido do Brasil, os melhores indicadores sociais (menos de 7% da população recebe Bolsa Família) e econômicos, sólida base universitária, localização privilegiada (Florianópolis está a 50 minutos de voo de S. Paulo, 80 minutos do Rio, 2 h de Brasília, 90 minutos de Buenos Aires e 90 minutos de Montevideo)… e contando com estrutura única de cidades de porte médio pujantes (Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Jaraguá do Sul,, Itajaí, Balneário Camboriú, São José…) e menores expressivas (Lages, Joaçaba, Videira, Concórdia, ) em menos de 20 anos, seremos o quarto estado mais rico do país (hoje, o sexto) ultrapassando PR e RS – mesmo em território de 95.000 km2. Isso é Santa Catarina!
(e as estátuas da Havan extremamente cafonas, também…!)

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Flavio, acabei de voltar do RS, na ida pela BR101 e na volta pela BR116, na 101 tá ruim entre Laguna e Tubarão, estão fazendo uma ponte nova e o transito fica todo parado. Na volta pela 116 no trecho do RS ate Curitiba, em varios trechos toda a hora parava porque só liberavam meia pista por vez, vale mais a pena voltar pela 101 tambem. Boa viagem.

Renato
Renato
9 anos atrás

Cara, nem fala nessa coisa norte-americana caipira que é essa havan! Fizeram uma aqui em Ribeirão também! Ridículo!

Diego Zomer
Diego Zomer
9 anos atrás

FG, sobre a Sharon Stone, ela namorou, não sei se continua, um rapaz de Camboriú, chamado Martin Micca, que por acaso foi um colega meu de faculdade, e que é filho de arquiteto. Acredito que tenha rolado uma facilidade para a propaganda com a moça, já nem tão moça assim.
Os nomes de construtora em prédios acho que são mais uma questão de propaganda do que de grife.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Ótima viagem! Aproveite e, de quebra, mande esses relatos deliciosos pra gente!

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Não sei se chegou a reparar, mas uns quilômetros antes da estátua da liberdade, o senhor passou pela nova fábrica da BMW ;)

Daniel
Daniel
9 anos atrás

Mario Covas foi um grande cara, merece ser homenageado.

TOM
TOM
Reply to  Daniel
9 anos atrás

Com certeza ,instalou uma fantastica maquina de ladrões no metrô de SP e colocou seu maior capanga no TCE,ainda bem que o MP da Suiça ,não é picareta como o ministerio publico paulista.

Bosley de La Noya
Bosley de La Noya
Reply to  Daniel
9 anos atrás

Ahã…

Reinaldo Bascchera
Reinaldo Bascchera
9 anos atrás

Bela Trip! O destino Montevidéu é dos mais bacanas. A sua Kombi 65 por estar com Placa Preta, deve estar com o motor 1.200, correto? Algum susto com caminhões ou está tranquila a viagem? Já fui de carro duas vezes para Santa Catarina, uma delas num Gol ano 81, mas isso já tem um tempo e em alguns trechos era preciso de um pouco de motor…

Guilherme
Guilherme
Reply to  Reinaldo Bascchera
9 anos atrás

Acho que ela vai precisar de motor na volta.. Aquela subida de serra não é fácil.

lincoln falcao
lincoln falcao
9 anos atrás

fodáço!!!! e sua mao espalmada no volante é tipica dos eternos motoristas dos flechas de prata da cometa!!! parabens e puta inveja bicho!!!!!!!!!

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
9 anos atrás

O que se passa na cabeça dos catarinenses na hora de colocar o nome da rodovia, decorar uma loja ou batizar prédios eu não sei, mas como Florianópolis foi eleita pela revista Exame como a melhor capital do país, deve ser coisa muito boa, quem sou eu para contestar…

Agora, aqui no estado do RJ, o prefeito petista de Maricá, chamado “Washington Quaquá”, batizou um hospital público em construção de “Ernesto Che Guevara”. Daí conclui-se que se em Santa Catarina o pessoal é doido, imagine aqui no Rio de Janeiro…

WILDER
WILDER
9 anos atrás

Bela Kombi Flávio! Tenho boas recordações de infância à bordo de uma, e este tipo de viagem e seu relato é uma inspiração p/ fazer o mesmo um dia. Boa viagem a todos!

askjao
askjao
9 anos atrás

Bonita a kombi. Mas aonde liga o ar?

Ivan
Ivan
9 anos atrás

faltou a tag “cars & girls”

Bruno Wenson
Bruno Wenson
9 anos atrás

Havan não é shopping center, é loja de departamentos com 85 lojas no país. Verás muitas ao longo da viagem.

http://cliente.havan.com.br/Portal/Filiais/Lojas/SC

Durvaldisko
Durvaldisko
9 anos atrás

Señor Gomez,que prazer !
Encarapitado no teto do semovente recorda o garoto traquinas de até uns dias atrás…
Minha atenção volta-se para o singular MUG,sobre o painel.
Pelos meus cálculos,tem a idade da viatura .
Boa viagem e abraços ao Mujica!

vinicius
vinicius
9 anos atrás

Flávio, se passar por Caxias _ Rs entra em contato…
Te levo à uma das melhores galeterias do Brasil…
Abraço

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Divirta-se!!!!
Uma Kombi e uma bela companhia!
Para que mais?

Lucas Albuquerque
Lucas Albuquerque
9 anos atrás

Tem alguma história sobre a foro número 7? Parece que vocês estão na faixa da esquerda em movimento e com um caminhão passando ao lado!

Cristiano
Cristiano
Reply to  Lucas Albuquerque
9 anos atrás

parado no pedágio?

João
João
9 anos atrás

Fiz esse mesmo percurso em Julho com minha esposa. Pena não ter sido de Kombi, mas também foi muito bom. Estranhei muito o nome da estrada, mas a tal da Havan é realmente pavorosa, E eu que pensava que a estatua do Borba Gato era imbatível!

Paulo Heidenreich Jr
Paulo Heidenreich Jr
9 anos atrás

Aqui em SC é assim Flávio: o que é de fora é bom, o que é daqui não presta. Se na volta, tu tiver tempo, eu gostaria de te convidar pra comer ostra no Ribeirão da Ilha (em Floripa). Se não gostares de frutos do mar, o convite está mantido, opções não faltam.

Salvador Costa
Salvador Costa
Reply to  Paulo Heidenreich Jr
9 anos atrás

Imperdíveis as ostras do Restaurante Ostradamus!

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
Reply to  Salvador Costa
9 anos atrás

Imperdíveis II

Paulo Heidenreich Jr
Paulo Heidenreich Jr
Reply to  Salvador Costa
9 anos atrás

São imperdíveis mesmo. Também tem outras opções na região. O umas e ostras também é muito bom, vale a pena.