SEM NÚMERO 1

MONTEVIDEU (pizza à noite)Saiu a numeração dos pilotos da F-1 para o ano que vem. Com uma novidade: o campeão não vai usar o número 1. Lewis Hamilton optou por continuar com o #44. Felipe Nasr vai de #40, Verstappen escolheu o #33 e Sainz Jr. optou pelo #55.

Salvo engano, 1994 foi o último ano sem um #1 — o campeão do ano anterior, Prost, parou de correr. Estou certo?

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Drone
Drone
9 anos atrás

Ver o senna correndo com o número 2 não tinha preço…

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Aí se o Alonso ou Vettel (ou qualquer outro piloto) cismar de usar o “1” vão chamar de “metido”, “pretensioso”. Mas eles teriam medo da opinião alheia, de usar o “1” sem serem os campeões da temporada passada? Não deveriam.
Ah, bons tempos aqueles que os pilotos eram menos COXINHA e pouco se f…. para o tal do “marketing pessoal” e ‘formavam sua imagem’ e identificação pelo pé pesado, e pela personalidade, dentro e fora da pista.
Falta ainda aparecer um cara tipo James Hunt, novato que seja, mas assumir esse número 1, ser “carudo” mesmo e acabar com essa bundamolice que é confundida com “profissionalismo” da pilotaiada atual.
Um cara que chega e diz: Bom já que ninguém quer ser o número 1, me dê aqui, coloque bem visível no meu carro.
Os caras atuais ficam falando de “inspiração” em Senna, Prost, Schumacher e fogem do número 1?
Senna, Prost, Schumacher, Villeneuve (pai e filho), até o Juan Pablo Montoya não fariam cerimônia de usar o “1” mesmo assim.
Esse geração criada em condomínio fechado e atleta de videogame é uma geração de coxinhas politicamente corretos. Chatos pra carai….
Vai te catar.
“Coloca o “1” aí no meu carro e coloca bem grande, bem visível! Vou mostrar quem eu sou.”

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

“Falta ainda aparecer um cara tipo James Hunt”.
Me refiro á personalidade rebelde, com gana e sem ‘floreios’.
Sei que Hunt não usou o “1”.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

James Hunt usou o nº 1 na temporada de 77, no ano seguinte ao seu campeonato, como manda o regulamento.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Essa moda de bom mocismo é uma merda mesmo. O que falta é um piloto no estilo Nelson Piquet. Duvido que o Piquet recusaria correr com o #1. Apesar que Alonso declarou esses dias que pretende conseguir o carro #1 de volta para a McLaren no ano de 2016. Ainda há esperanças. E não se esqueça que Vettel não abriu mão do #1 neste ano. Hamilton que quer pagar de bonzinho, assim como o Marquez na MotoGP. Na MotoGP adoraria ver o Lorenzo detonando com o Marquez ano que vem.
Um cara que prefere ficar usando #93 ao invés de pegar e colocar um #1 bem grande em sua moto merece mesmo é perder.

Reube
Reube
9 anos atrás

Se o Piquet disse que o Senna usava o #12 pq era meio viado, o Rosberg pode usar o #24 ?!?

Roberto
Roberto
9 anos atrás

Em 94 Hill foi o 0 e Senna 2

FAB1000
FAB1000
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Porque como ele escreveu, Prost, o campeão de 93, parou.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O N°1 basicamente estreou com o Emerson (Campeão de 1972) em 1973 com a fixação dos números que antes era feita por sorteios em cada corrida. O curioso é que em 1974 o Ronnie Peterson correu com o N°1 mesmo não sendo Campeão Mundial porque essa numeração (1 e 2) valeu mais pelo Campeonato de Construtores da Lotus em 1973 que acabou beneficiando o Ronnie nesse sentido. Em 1993 com a saída de Nigel Mansell (Campeão de 1992) a Williams ficou com os números Zero e Dois, mas o Zero ficaria com Alain Prost, só que ele não aceitou por não considerar o Zero um número, que acabou ficando com o Damon Hill nas temporadas de 93 e 94. O Lewis Hamilton acabou recusando o N°1 para não se sentir Campeão Mundial e partir pra cima do Tricampeonato sem a mínima cerimônia.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Mas tudo isso aconteceu, por causa dessa boiolagem de permitir pilotos de escolherem seus números para correr. Caso as regras fossem diferentes, Hamilton seria obrigado a correr com o #1. A única forma dele se livrar do #1 seria ter um ano sabático. Numeração por equipes, ao estilo Fórmula Indy e Fórmula-E, é a melhor solução. E se Hamilton quiser correr com o #44 de qualquer jeito, ele que compre a Marussia, mude o nome da equipe para Hamilton GP, coloque o pai dele como chefe da equipe, e a numeração da equipe seria 44/45. Mas isso não seria algo muito inteligente.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
9 anos atrás

Sinceramente, esse critério da numeração por pilotos, é pior do que a numeração por posição no campeonato. A equipe campeã tem que ter o direito de usar o dígito #1, e não de ficar refém do piloto campeão. A Mercedes-Benz é muito maior e mais tradicional do que qualquer piloto.

A numeração certa galera, seria essa:

Mercedes
#1 Lewis Hamilton
#2 Nico Rosberg

Red Bull (herdando numeração da Tyrrell)
#3 Daniel Ricciardo
#4 Daniil Kyvat

Williams
#5 Valtteri Bottas
#6 Felipe Massa

McLaren-Honda
#7 Jenson Button
#8 Fernando Alonso(seu segundo número favorito)

Lotus
#11 Pastor Maldonado
#12 Romain Grosjean

Force India
#14 Nico Hulkenberg
#15 Sérgio Perez(número com o qual se destacou na Sauber)

Toro Rosso(repetindo numeração de 2014 e herdando a Ligier)
#25 Max Verstappen
#26 Carlos Sainz Jr.

Ferrari
#27 Sebastian Vettel
#28 Kimi Raikkonen

Sauber
#29 Marcus Ericsson
#30 Felipe Nars

Se caso Caterham corra, sua numeração seria 20/21. E a numeração da Marussia seria 22/23. Se tudo fosse desse jeito, seria bem melhor.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Fontana o poderoso
9 anos atrás

Equipe não tem número, piloto sim. Cada um escolhe o seu e leva junto para o carro que for pilotar. Bem melhor assim.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Leonardo Costa
9 anos atrás

Claro que as equipes tem número, Fórmula 1 foi assim nos anos 70/80 e até a primeira parte dos anos 90. Fórmula Indy é assim também até hoje. Ou você acha bom ver o #27 fora da Ferrari ou o 5/6 fora da Williams? Quando não tiver nada de importante para comentar, é melhor largar o teclado e ir beber um café. Se quiser ver numeração por pilotos e não por equipes, vá assistir NASCAR.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Leonardo Costa
9 anos atrás

Você comentou sua opinião e eu comentei a minha, não há problema nenhum nisso. Sempre que alguém comentar algo que você não concorda vai dizer que não é importante, mandar tomar café e assistir outra categoria? Converse com a pessoa. É bem melhor.

Voltando à conversa…

A F-1 foi assim. Não é mais. Eu prefiro como está agora, mas não são regras de numeração que vão me fazer acompanhar ou não a Nascar, F-1 ou Indy. Não tenho essa ligação tão grande com os números, por isso não me importo tanto em ver o número 1 com o campeão ou o 27 na Ferrari. Para ser o atual campeão não precisa ter o número 1 escrito no carro, assim como para ser Ferrari não precisa ter o 27. Mesmo que os números fossem das equipes e nunca mudassem, o número 1 no carro campeão não é algo que me atrai. Se a Ferrari fosse campeã eu preferiria vê-la com o 27 e 28 em vez de 1 e 2, 1 e 27 ou 1 e 28.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
Reply to  Fontana o poderoso
9 anos atrás

A Toro Rosso deveria usar o 23/24, que era da Minardi. A Caterham poderia ficar com 9/10, que sempre foi de equipes pequenas mesmo. E acho que a Sauber combina mais com 14/15, que usaram em algumas temporadas nos anos 90.

Sil Vino
Sil Vino
Reply to  Fontana o poderoso
9 anos atrás

Que pena não ser mais assim, Seria otimo ver as Williams com o 5 e o 6 novamente.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
9 anos atrás

Se o Hamilton mantiver o 44, será o primeiro campeão mundial a abrir mão de usar o número 1 e continuar correndo.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
9 anos atrás

Citaram o Jochen Rindt que não pôde usar o número 1, mas até 1973 a numeração não era fixa, os números mudavam de uma corrida para a outra e o nº 1 não necessariamente era o campeão do ano anterior. A partir de 1974 é que se fixou o nº 1 para o campeão do ano anterior – mesmo que mudasse de equipe, o 1 iria com ele. Somente 3 campeões mundiais não usaram o 1 na temporada seguinte: Jackie Stewart, Nigel Mansell e Alain Prost, todos porque deixaram a categoria após levarem o título (Mansell voltaria depois, em 1994). Em 1974, o 1 acabou indo para Ronnie Peterson, já que, na ausência do campeão de pilotos, deram os números 1 e 2 para a equipe campeã de construtores. Em 93 e 94, optaram por não dar o 1 para ninguém e o número 0 para Damon Hill.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Na verdade são apenas numero para inscrição , pois na transmissão não vemos nada.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Você é cego, então.

Roberto
Roberto
Reply to  Carlos Tavares
9 anos atrás

Vc por um acaso foi paciente do dr, Rudy Wells?

Matheus
Matheus
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Boa!!! Acho que também sou cego…

Moa
Moa
9 anos atrás

Flávio, sobre os motores para 2016. Seria utopia de mais deixar novamente livre as escolhas de tipo de motores??se a Ferrari quiser ir de V12 que vá… Se a Mercedez quiser manter o turbo V6 e a Renault aspirado V8 que seja… Quem sabe a Ford não se anima a voltar com um EcoBoost da vida ???

Seria bem interessante… Cada motor seria favorito em um tipo de circuito…

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Moa
9 anos atrás

Ford realmente deixou saudades. Nos anos 70 a Ford dominava a Fórmula 1. Ford me faz lembrar Emerson e Stewart, brigando por títulos, e ambos usando motores Ford.

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Ridículo…… ….tomara que o Hamilton nunca mais vença um campeonato.

E ridícula esta F1 se NASCARIZANDO!!!

Quem venceu o campeonato foi o carro da Mercedes e este deveria carregar o numero 1 .

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Jonny'O
9 anos atrás

Concordo. Por isso sempre digo que a numeração tem que pertencer as equipes, nunca aos pilotos. Pilotos vem e vão, as equipes, pelo menos as mais tradicionais, ficam. Ferrari andando sem o #27 de Villeneuve ou Williams sem o #5 de Nigel Mansell e o #6 de Piquet e Rosberg é inaceitável. Apesar que eu concordo que o #5 o #6 e o #27 estão bem nas mãos de Vettel e dos Nicos.

FAB1000
FAB1000
Reply to  Jonny'O
9 anos atrás

É isso mesmo, campeão bota o Nrº 1 e pronto. Essa lenga lenga do Hamilton não cola, é papo de marqueteiro.

Mas… quero ver daqui a alguns anos, quando acabarem todos os números, como vão fazer. rsrsrs

Matheus
Matheus
Reply to  Jonny'O
9 anos atrás

Vai ver estão aprendendo…

Pirata
Pirata
9 anos atrás

Damon Hill trouxe o 0 de volta após o Mansell ir para a Indy em 1992. Ou seja, em 93 não tivemos o #1 e em 1994 a historia se repetiu com a aposentadoria do Prost..

Luiz Seiji
Luiz Seiji
9 anos atrás

Pessoal,ele está afirmando qual foi o último ano que foi disputado sem o número 1,portanto o flavio está corretissimo.

Reube
Reube
9 anos atrás

Acho que o Massa deveria usar o 66 tipo o BO77AS, ficaria MA66A.

Andre
Andre
Reply to  Reube
9 anos atrás

Melhor então ele usar o 55 —- MA55A

Carlos Henrique
Carlos Henrique
Reply to  Reube
9 anos atrás

Então não seria melhor 55 para o Ma55a ?

Roberto
Roberto
Reply to  Reube
9 anos atrás

Não seria melhor Ma55a, amigo?

Reube
Reube
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Boa pessoal MA55A fica melhor mesmo.
Dá até pra fazer questão de raciocinio lógico com esse tema, seria legal se o MA55A se ligasse nisso.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Reube
9 anos atrás

Então, pela sua linha de raciocínio, deveria ser “Ma55a”. . .
Concordas?

pierre
pierre
Reply to  Reube
9 anos atrás

MA55A

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Reube
9 anos atrás

Melhor seria o 55 ——-Ma55a .

Robertom
Robertom
Reply to  Reube
9 anos atrás

Então seria melhor o 55.
MA55A.

rafael
rafael
Reply to  Reube
9 anos atrás

Faz mais sentido MA55A

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Reube
9 anos atrás

E Ve44el?

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Reube
9 anos atrás

Esse post só serviu pra floodarem com Ma55a.

Gui Boni
Gui Boni
9 anos atrás

Com certeza, mais que absoluta, o Hamilton se inspirou no Vali46 para manter o número. Isso não é uma humildade típica da F1 . Hamilton tenta parecer, que mesmo sem querer tem a inigualável unicidade de Valentino, que no fundo por ser tão especial, jamais será igualado!

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Gui Boni
9 anos atrás

Valentino e seu eterno #46, e agora o Marquez fazendo a mesma coisa, ganhando títulos e nada faz ele largar o #93. Qual o problema de usar a moto #1?

Matheus
Matheus
Reply to  Fontana o poderoso
9 anos atrás

Acredito que seja o mesmo problema de não usar: nenhum!

Felipe Masr
Felipe Masr
9 anos atrás

Então o meu vai ser o #10 (mix). Vou vestir a camisa!

Elton
Elton
9 anos atrás

Flavio, o Max Verstappen correrá com o #33 e não #38

Fonte: o próprio piloto.
https://twitter.com/MaxVerstappen3/status/543446709305901056

Augusto César
Augusto César
9 anos atrás

Creio que a melhor combinação de números seja dos carros da Williams 19 e 77, não concorda Magliari?

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Augusto César
9 anos atrás

Na minha opinião é a da Toro Rosso. 33/55. Na Williams, seria boa a combinação se o Massa trocasse o 19 pelo 99.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
9 anos atrás

Será que alguém já correu com o número 0 além do Hill?

Elias Gottardo
Elias Gottardo
Reply to  Rafael Mafra
9 anos atrás

Jody Scheckter correu com o numero O no Gp do EUA e do Canadá em 1973 com seu McLaren M23

Pdr Rms
Pdr Rms
9 anos atrás

Ridículo, o cara preteriu o número 1 por causa de merchandising pessoal. Deveria ser obrigatório que o número 1 fosse utilizado a menos que o campeão não disputasse a temporada seguinte.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Pdr Rms
9 anos atrás

Esse negocio de ” OBRIGATÓRIO ” é coisa de ditador e não de esportista , e livre-arbítrio é direito de qualquer cidadão devidamente educado e civilizado . e alem do mais é só um número que não ajuda ou prejudica ninguém , a e a bem da verdade ,também é muito pouco visível no grafismo usado atualmente nos carros de competição

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

“obrigatório” não tem nada a ver com ditadura, mas sim com regulamento. O cabra pode escolher o número mas é OBRIGATÒRIO o uso de carros homologados, usar dois tipos de pneus, chegar à linha de cegada a bordo do carro, chegar ao fim da corrida com combustível suficiente para o retorno ao parque, usar indumentária de segurança e etc..
Aliás mesmo em democraias é OBRIGATÓRIO o pagamento de tributos, o serviço militar e o exercício de sufrágio.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Pdr Rms
9 anos atrás

Concordo, é ridículo os números pertencerem aos pilotos, e não as equipes. O 1 teria que ser do Hamilton, ou no pior dos casos, deveria ser oferecido ao Rosberg, que mesmo não tendo sido campeão de pilotos, foi fundamental para o título de construtores. Por essas e outras sou a favor da numeração fixa, mas POR EQUIPES, e não por pilotos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

O número 1 tem um peso enorme, não só pela importância mas também pela responsabilidade.
Alguns conseguiram bisá-lo de forma consecutiva e somente Fangio e seus Herdeiros conseguiram multiplicá-lo seguidamente.

É um número para poucos.

Gilles
Gilles
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Damon Hill de Arrows que diga. E Vettell vai com que digito?

Marcelo R.
Marcelo R.
Reply to  Gilles
9 anos atrás

Vettel vai de 5

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gilles
9 anos atrás

Vettel vai correr com o nº 5, já pensando no penta.

Victor
Victor
Reply to  Gilles
9 anos atrás

#5.

Airton da Silva
Airton da Silva
9 anos atrás

Vamos ver:
1995 e 1996: Schumacher
1997: Hill
1998: Vilanova
1999 e 2000: Hakkinen
2001 a 2005: Schumacher
2006 e 2007: Alonso
2008: Raikkonen
2009: Hamilton
2010: Button
2011 a 2014: Vettel
Conferido

Samu
Samu
Reply to  Airton da Silva
9 anos atrás

Ta tudo errado
Schumacher 94/95
Hill 1996
Villeneuve 1997
Hakkinen 1998/99
Schumacher 2000/04
Choronso 2005/2006
Raikkonen 2007
Hamilton 2008 2 2014
Button 2009
Vettel 2010/13

Roberto
Roberto
Reply to  Samu
9 anos atrás

vc está errado amigo, o Airton tá certo

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Samu
9 anos atrás

Airton se referia aos pilotos que usaram o carro #1 e não aos campeões de cada temporada. Lembre-se que quem utiliza o #1 é sempre o campeão da temporada anterior.

Marcelo Saldanha da Silva
Marcelo Saldanha da Silva
9 anos atrás

Flávio você está correto.

Fabrício
Fabrício
9 anos atrás

1993 tbm não houve carro 1… Mansell foi pra indy!

Patrick
Patrick
Reply to  Fabrício
9 anos atrás

Poxa cheguei atrasado exato entrei só pra responder sobre Mansell

Reube
Reube
Reply to  Fabrício
9 anos atrás

Teve tb o Johen Hint da Lotus campeão póstumo que não pôde usar o n° 01 por razões óbvias

Robertom
Robertom
Reply to  Reube
9 anos atrás

Jochen Rindt.
Só poderia ter o nº 1 na lápide.