CIRCO DE HORRORES
SÃO PAULO (ferro neles) – Agnelo Queiroz foi ministro do Esporte do governo Lula, na cota do PC do B. Depois, filiou-se ao PT. Elegeu-se governador do Distrito Federal e, segundo todos que conheço em Brasília, sua administração foi um desastre total. Acabou com a cidade, deixou dívidas monumentais (6,5 bilhões de dilmas), é figura indefensável.
E é ele — ou seu governo, se não quisermos fulanizar nada — um dos grandes responsáveis pelo cancelamento da Indy em Brasília. Mas não o único. Coloque-se o Grupo Bandeirantes nessa história, porque o que o Ministério Público da União revelou sobre o acordo entre as empresas do governo do DF, Terracap e Novacap, e a emissora é um circo de horrores.
O DF está quebrado. Agnelo, com seu governo lamentável, deixou funcionários da administração direta e fornecedores sem receber, a saúde entrou em estado de calamidade, Brasília é cenário de terra arrasada. O novo governador, Rodrigo Rollemberg, do PSB, pegou a capital estropiada e cheia de irregularidades. Uma delas, esse acordo para a realização da corrida.
Na prática, tudo começou com um Termo de Compromisso assinado em março, em dia desconhecido, entre o governador Queiroz e a Bandeirantes. O Ministério Público é definitivo ao afirmar que este papel “revela-se despido de qualquer validade jurídica” simplesmente porque várias formalidades necessárias a qualquer ato administrativo não foram cumpridas. Para se ter uma ideia da iniquidade do governador, não havia assinatura de testemunhas e o Termo não foi sequer publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.
Pouco depois, no entanto, aparece do nada no Diário Oficial uma autorização para celebração do contrato entre a Terracap e Bandeirantes, contrato este assinado em 4 de setembro, seis meses antes da data da corrida, prevista para 8 de março.
Uma das mais cristalinas irregularidades desse contrato é a cláusula que admite rescisão por qualquer das partes com antecedência mínima de 365 dias da data prevista para o evento. Ora, se o contrato foi assinado seis meses antes, como essa cláusula poderia ser validada? É um absurdo tão grande, uma falta de respeito tão flagrante, como diz o MP, que só por isso as partes envolvidas deveriam ser levadas à Justiça. Mesmo assim, o contrato não prevê multa nenhuma à Terracap ou ao DF no caso de cancelamento da corrida. E a Bandeirantes, segundo o MP, foi quem, por conta própria, se comprometeu com a Indy a pagar uma multa de 80 milhões de reais no caso da não realização da prova.
Problema da Bandeirantes, pois.
O MP afirma, com toda razão, que o governo do DF “não pode vincular-se a contrato celebrado entre particulares e, muito menos, submeter-se a qualquer multa estipulada”. E chama a atenção para o fato de que a multa supera em mais que o dobro o valor do contrato assinado entre Bandeirantes e Terracap no dia 4 de setembro — pouco superior a 37 milhões de reais.
E tem mais. O Edital de Concorrência para reforma do autódromo tinha valor inicial de 98 milhões, valor este, depois, “redimensionado” para 312 milhões. O Tribunal de Contas do DF, claro, suspendeu a rapinagem.
Mesmo assim, Terracap e Novacap, por conta própria, mandaram os tratores para a pista e começaram a derrubar tudo. Aparentemente, segundo o MP, cumprindo um contrato obscuro de 2009 com uma empresa de nome Bavesi, que previa frisagem e recapeamento da pista — o que nunca foi feito desde a assinatura do tal contrato.
O MP conclui que diante de tantas irregularidades, de suspeitas de superfaturamento, da fragilidade de um contrato firmado ao arrepio da lei, é melhor parar tudo. E assim foi feito. Em seu despacho, a entidade recomenda aos presidentes da Terracap e da Novacap que não façam mais nada no autódromo “utilizando-se do Termo de Compromisso assinado pelo ex-governador do DF, uma vez que desprovido de força normativa capaz de implicar o erário distrital, e do Contrato 63/2014, porquanto está maculado de diversas irregularidades, além de lesivo aos cofres públicos”.
Bandeirantes e Agnelo Queiroz devem explicações à sociedade. O PT também tem de se manifestar, porque não é possível fingir que não aconteceu nada de errado num episódio que poderia sangrar os cofres do DF, já vazios e espoliados por uma administração deprimente. Fosse um partido ainda fiel aos princípios de seus tempos de fundação, nos anos 80, expulsaria o sujeito de seus quadros.
Fez muito bem o novo governador de acabar com essa várzea. Quanto à multa, a população de Brasília não precisa se preocupar. A Bandeirantes, sim.
Minha nossa… Aos que questionam o currículo do FG, leiam ali, do lado direito. Pior cego é a quele que ão quer ler…
Gente, A Band fez ontem um comunicado, via Fabio Panuzzio. Disse que tudo foi feito dentro da lei e de forma transparente. Queiroz Agnelo fez da copa do mundo um evento inesquecível em brasilia. Não iria mijar pra trás na fórmula Indy.
De onde saiu esse jornalista? Das fileiras peçonhentas e traíras do PSB? A própria Band já disse que tudo fou feito de forma transparente.
Sério que a Band disse isso? Puxa, então deve ser. Desculpe.
Fiquei sabendo desse cancelamento hoje pela manhã, pelo jornal O Pulo do Gato, da Rádio Bandeirantes. Ao comentar com meu marido o modo como a nota da emissora foi divulgada, ele me trouxe a verdade dos fatos. Se eu tivesse lido todo o conjunto de informações bem fundamentadas neste blog, não teria achado que o problema foi o Ministério Público ter interferido e sido o causador do cancelamento da prova da Indy em Brasília. Começo a desconfiar da procedência, ou melhor, da tendência que tomam as informações da grande mídia. Vai dar mais trabalho, mas vejo que é melhor checar na Internet, em blogs como este. Por aqui, tem menos gente com rabo preso…
Que rolo!!! Mas a Band é bem corajosa (sic) de seguir adiante com um contrato desse hein? Será que achavam que isso iria passar batido pelo novo governo?
“Bandeirantes e Agnelo Queiroz devem explicações à sociedade. O PT também tem de se manifestar, porque não é possível fingir que não aconteceu nada de errado num episódio que poderia sangrar os cofres do DF, já vazios e espoliados por uma administração deprimente. Fosse um partido ainda fiel aos princípios de seus tempos de fundação, nos anos 80, expulsaria o sujeito de seus quadros.
Fez muito bem o novo governador de acabar com essa várzea. Quanto à multa, a população de Brasília não precisa se preocupar. A Bandeirantes, sim.”
FG, você não precisa dos meus “tapinhas nas costas”, mas desta vez você merece aplausos.
Texto espetacular, mas nem nos anos 80 expulsariam um cara desses, são todos da mesma máfia, é só ver quem foram os cabeças nos anos 80 e quem sobrou “limpo” (até agora).
esse agnelo queiroz tem que ser julgado la na Indonesia,, aqui nao vai dar porra nenhuma como sempre…
Parabéns pelo texto Flávio
E está na cara a safadeza de todos , desde o governador, as empreiteiras e a Band nestes irregulares e ilegais contratos.
Isto só prova que no Brasil, todos somos safados e tudo tem de ter ilegalidades por trás.
Será possivel que num país do tamanho do nosso não se encontre um só autódromo em que se pudesse realizar a Indy?
Ou só serve se aceitarem algumas falcatruas nos contratos???
É isso aí FG! Ainda bem que existe um organismo acima de qualquer suspeita como o MPU e suas seções regionais. Imagina a bagunça que seria se não existisse essa fiscalização dos MP’s!!
Parabéns pela postagem, destacando a crítica às forças que normalmente apoia.
Política não é Corinthians X São Paulo em que os torcedores fazem apoios incondicionais e acríticos.
Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.
A Band é tudo… menos tonta!
Ela deve estar sentido saudades do Kassab (não dá para acreditar, chega a ser insólito o que direi… mas o Kassab é uma trezentas vezes mais confiável do que certo pessoal que anda a habitar os Palácios no Planalto Central).
Que o Distrito Federal contrate um advogado bom.
E o Grupo Bandeirantes, que sempre bateu na corrupção? Agora que se revelou que está no mesmo saco, como fica??
Este post é histórico! Nunca imaginei que leria um texto do FG criticando uma administração do PT. Parabéns!
Vocês são realmente muito próximos de débeis mentais. Não entendem nada, absolutamente nada.
Bem por aí. Trabalho numa prefeitura administrada pelo PT, fora do trabalho me chamam de petista, no trabalho dizem que sou “republicano” demais. O pensamento binário de ser desses débeis é o que fode com tudo.
Prezado F&G.
Simplesmente lamentável, os canalhas conseguiram manchar o nome do Brasil, um bando de picaretas.Seria muito legal essa corrida em Brasilia.Simplesmente lamentável espero que MPF tenha condições de promover a devida ação civil pública por improbidade administrativa e também a ação penal, para que possamos tiras esses políticos corruptos da sociedade e promover sua condenação com sua prisão.
Parabens…..jornalismo na veia
Excelente texto, Flavio.
Parabéns.
O Agnelo sempre deixou malfeitos por onde passou. Depois da sua desastrosa gestão no ministério dos esportes ele foi alocado como diretor presidente da Anvisa e até hoje tem um monte de confusão com laboratórios. Agora está em Miami curtindo a vida.
E outra, a pista de Goiânia foi inaugurada a tão pouco tempo, tem áreas de escape do tamanho de uma quadra de tênis e é muito mais segura do que os chiqueiros onde a Indy corre nos EUA, como em determinadas pistas de rua onde o asfalto se solta. Seria uma ótima solução levar a corrida para lá, até porque a cidade de Goiânia tem estrutura suficiente para abrigar um evento desta grandeza.
Essa deve ser uma das maiores maracutaias políticas que esse país já viu. Simplesmente acabaram com o autódromo, que mesmo em condições precárias, ainda servia à várias categorias do automobilismo nacional e local, além de ser um patrimônio histórico da cidade. Não tenho certeza, mas deve estar incluído entre as edificações que são tombadas.
Torço, e muito, para que não tenha nenhuma empreiteira por trás dessa história, para comprar a área e fazer dela o que bem entender depois. Bom seria se fosse como o autódromo de Goiânia, onde já estavam babando para derrubar tudo e construir condomínios, shoppings, ou o que desse na telha.
E quanto à Indy e Band, entendo a razão de estarem putas da vida, mas todo contrato com a administração pública obedece uma série de formalidades e exigências, justamente para coibir esse tipo de abuso com o patrimônio. O MP fez o seu trabalho muito bem, e, apesar de ser um amante do automobilismo, espero que essa obra só volte a acontecer quando a situação estiver devidamente esclarecida.
Se o governador fosse Joaquim Roriz o autodromo já estaria pronto…..rsrsrsrsrsr
Mas isso é muito bem feito pra Bandeirantes!!!
A começar que eles não tinham nada que quebrar o contrato da São Paulo Indy 300 que era prevista até 2019. Uma vez quebrado, eles iam enfrentar a corte americana. Com medinho, resolveram creio eu pagar a multa da prova de 2014 que não foi realizada e tentar fazer cumprir as provas que restam até 2019.
Teria sido mais inteligente tentar negociar com o Haddad (que é contra a corrida) e tentar ainda fazer a prova em São Paulo já que aqui nas edições que foi realizada deu certo. Teria sido muito mais inteligente do que inventar moda. E o engraçado é que a Band conseguiu a princípio fechar a realização da corrida justamente na cidade da corrupção que é Brasília…..isso é A CARA de gente fedida mesmo, corrupta!
Como o pessoal da Band já é besta de nascença (a começar que ficam chamando políticos do naipe do Geraldo Alckmin pra fazer campanha eleitoral de longo prazo no programa “Canal Livre”) ao invés de tentar fazer um programa de entrevista mais imparcial e aliado da população trabalhadora, agora vão ter que enfrentar o sua própria desgraça.
Isso é muito bem feito mesmo, eu estou adorando. A IndyCar deveria desprezar essa rede……….eu gostaria muito de um dia ver a IndyCar voltar ao SBT. Isso não significa que o SBT seja uma empresa exemplar também, mas honestamente, Indy na Band ninguém aguenta mais.
Queria entender por que não foi realizada aprova no “circuito” do Anhembi, como nos tempos do prefeito quibe.
Mais uma vez a nação é ridicularizada mundo a fora. Não bastasse a roubalheira nas empresas estatais agora essa vergonha. Quando a gente pensa que chegou no fundo do poço alguém joga uma picareta nova.
Muito bom o texto, esclarecedor e imparcial. Enquanto for tão difícil responsabilizar e punir políticos corruptos continuaremos a ver coisas deste tipo.
silêncio sepulcral na UOL-BAND…
A Band agüenta 80 mi? Vai dar calote, certeza. E deve ser o fim da Indy em tv aberta no BR. E esse Agnelo devia ir pra cadeia. No mínimo.
Pena de morte por fuzilamento imediato para políticos corruptos (de qualquer partido), em praça pública. Até quando vamos aguentar tanta roubalheira?
Vai faltar bala Valdomiro.
Saudações.
Ricardo.
Caro Flávio Gomes, te acompanho desde os tempos de ESPN, e venho aqui te parabenizar pelo texto. Te seguia no twitter (digo seguia pois fui bloqueado, apesar de nunca ter me manifestado de forma agressiva ou mesmo discordando de seus posicionamentos, apenas fui) e comparando com este texto percebe-se que a imagem de alienado radical extremista é totalmente equivocada. Apesar de bloqueado no twitter sem nenhum motivo continuo a ler seus textos em seu blog, no qual hoje tive uma grata surpresa: de que admiro um jornalista e não um militante alienado radical e extremista. Parabéns, e se os integrantes do PT tivessem seu discernimento este pais estaria muito melhor.
E por falar em coisas erradas…
O que leva uma empresa nacional patrocinar uma equipe de F1. Falo do Banco do Brasil, patrocinador máster da equipe Sauber. Se fosse a Petrobras, por exemplo, seria compreensível, afinal a BR negocia ações até na bolsa do EUA. Sei não, truta aí.
Dinheiro público jogado no lixo.
É o mesmo motivo que leva o Santander a patrocinar uma equipe.
E também o UBS a patrocinar corridas.
E também o extinto Banco Nacional a patrocinar um piloto.
V I S I B I L I D A D E
Petronas também é empresa estatal, da Malásia, Banco do Brasil também tem ações na bolsa de NY….
O PT precisa a manifestar sobre tantas coisas mais importantes que essa… Porém se cala e esse silêncio diz muito.
Esse post (ou melhor, artigo), mostra a grandeza de Flavio Gomes como jornalista. Bom seria que o governo tivesse essa isencao (perdao pela falta de acentos e cedilhas).
Um post de rara lucidez!!!…
Viva essa joça de políticos nacionais. !!!
Somos o país mais ridicularizado no mundo devido esses picaretas !!!
O Automobilismo vai morrendo aos poucos, recursos e obras executadas com dinheiro público sumindo, e a dona CBA nada faz para ajudar !!!
Que beleza ….
ajuda a enterrar !!
Pois é Flávio, como sempre digo, neste enorme puteiro que é a política nacional, não há virgens.
se o MP do DF levar o caso a serio mesmo e não para só por aqui, A Band corre o risco de ter um trágico fim, pois são no minimo 80 milhões de multa para Indy (e é certo que eles vão cobrar, já cobraram antes) e mais alguns milhões se o caso for levado a julgamento e ai só vendendo mais da metade a programação para os pastores para se manter minimamente viva…
O Automobilismo no Brasil está se tornando um Circo dos Horrores! Se Bobear nem teremos mais Autódromos num Futuro Próximo. Muito menos Piloto!
Tem alguma coisa errada nessa história… uma empresa do tamanho do Grupo Bandeirantes não iria assinar um “contratinho de gaveta” desses com quem quer que seja, sabendo que se algo desse errado iria ter que arcar com uma pica de R$80 milhões. Tem caroço nesse angú!
Considerando que essa empresa não anda bem das pernas faz tempo, esse contratinho poderia ser a salvação deles..
Independente de tudo…. se não houver uma LEI que se faça cumprir, dura com seus descumpridores – seja ladrão de galinha ou de colarinho branco…. estamos fadados a virar uma nação de quarto `mundismo`….
-Lastimo pela juventude!
Circo de horror tá no começo, mas agora, com a graça de deus, o novo ministro dos esportes da Dilma, o George Hilton, tenho certeza que realmente a gestão da pasta vai melhorar, vai ser profissional e o automobilismo nacional ressucitará. Sabemos que a culpa não é do PT, é só de quem ele aceita a filiação partido ou de quem ele indica pro cargo. Aproveito para parabenizar o Banco do Brasil que bancará o Nasr na F1, afinal a PTbrás já era.
Hahahahaha…..e por isso que eu não te largo FG!! Taca lhe pau!!!
É complicado, será que o Brasil tem solução? É tanta roubalheira, independente do partido, todos querem tirar o seu, ninguém tem princípios, nem moral. É triste.
Chará. A sua pergunta é a muito emblemática. Pense que, para mudar as coisas por aqui, os legisladores precisa revogar direitos deles mesmos. Ou seja, o loop é infinito. Acredito que nem a minha, nem a sua, nem as próximas 3 gerações terão um país melhor. Infelizmente essa é a realidade.
Parabéns FG o seu texto esta brilhante!
Reflete o que os cidadãos de bem e os aficionados do automobilismo esperam de um jornalista isento !
como dizia o “velho”, um mar de lama. e agora será que teremos algum dia uma prova da categoria aqui, nas terras de MACUNAIMA??? e o autodromo???que será feito dele???vai virar ferro velho?vai morrer.???? só mais uma tragédia no quadro geral do automobilismo atual.
Uma pena tudo isto ter sido descoberto após a demolição dos boxes e da retirada do asfalto. Agora nem track day para amadores será possível.
Como que o Agnelo nao esta preso? Que país fadado ao fracasso! O certo e direto nao tem vez por aqui
Em uma palavra para resumir a situação, VERGONHOSO.
Oras Flavio esse é o Brasil, onde há alguns anos atrás “inventaram” uma tomada diferente, para que o país do futebol se livrasse das malvadas tomadas padrão americano e conquistasse sua liberdade de ter plugues livres dos imperialistas. uma poha de tomada que é diferente de tudo no mundo, brasileiro tem que comprar um adaptador “encaixa idiota” em todos os lugares do planeta porque esse geringonça só existe aí. O que os brasileiros fizeram? Reclamaram? Contestaram? Pediram explicações técnicas (não existiam)? Não, trocaram um padrão que funcionava pela parafernália imposta, quietos, feitos gado na manada. Antes disso inventaram uma “caixa de primeiros socorros” , lembra? Agora inventaram o tal extintor ABCDEF.. Moro nos USA, aqui não existem extintores nos carros e você é aconselhado a se afastar de um carro quando ele pega fogo. TEM GASOLINA, É EXPLOSIVO e somente os agentes do corpo de bombeiros devem se aproximar de um carro em chamas. A poha do carro é um só bem material e não há extintor que apague se chegar na gasolina, tentar apagar pode custar mais vidas que salvar alguém. Mas alguém contesta? Reclama? Não. todo mundo vai trocar a merda do extintor, alguns vão fazer fortuna com isso e o povo gado vai na manada quietinho. Essa bandalheira da corrida perto disso é café pequeno!
Um abraço!!!
E a Band, tem a coragem, de colocar o senador Cristovam Buarque, que construi um castelo utilizado verba pública, para dizer que a prova deveria ser realizada, é o fim.
http://esporte.band.uol.com.br/velocidade/formula-indy/2015/noticia/?id=100000733705&t=senador-cancelamento-da-corrida-foi-precipitado
Cristovam Buarque, castelo? Não sabia dessa…
Cara, quem construiu o castelo foi o Deputado Edmar Moreira (DEM-MG)…
É. Quem diria que o PT, aquele partido que chegou a ter o monopólio da ética e dos bons costumes, fosse parar na sarjeta. Agnelo Queiroz conseguiu aquilo que eu, ex-morador de Brasília, considerava impossível: ganhar em ruindade do Rorizão e do Arrudinha. O Brasil, na política, ensina ao povo que quando se atinge o fundo do poço ainda existe o alçapão.
nada é tão ruim que não possa ser piorado