ENTENDO

SÃO PAULO (todos pensam, um dia) – Sebastian Vettel esteve a ponto de abandonar a F-1, triste com os rumos que a categoria tomou. A revelação foi feita por seu ex-chefe na Red Bull, Christian Horner.

Na real, Vettel estava infeliz com a coisa mais importante de todas quando se trata de corrida: o carro. Não o carro da Red Bull exatamente, que nem era tão ruim assim — Ricciardo venceu três GPs. Estava infeliz com o carro da F-1, essa bomba horrorosa cheia de bobagens eletrônicas que nem barulho faz.

O tetracampeão só reencontrou a motivação na Ferrari. OK, a equipe anda meio zoneada, mas é a Ferrari. E defender a equipe mais importante de todas fez o alemão sorrir de novo.

E pode ser que sorria ainda mais daqui a dois ou três anos. As conversas sobre uma mudança radical nos motores da categoria são cada vez mais fortes. Anotem: em 2017, as coisas serão diferentes.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alan
alan
9 anos atrás

Eu nao gosto de fórmula um, EU GOSTO DE MICHAEL SCHUMACHER E SEBASTIAN VETTEL, o resto é porcaria!!!!!

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

kkkkk…..esse papo de desanimado é pegar leve com o chorãozinho nr.1 do grid. Vettel não é NADA de mais como piloto!

2014 serviu para muitos enxergarem o óbvio……..a RBR tinha um puta engenheiro e um baita carro de 2010 à 2013!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Vettel, assim como não quer nada, ficou mais uma vez, à frente do Alonso.

Só não enxergou, quem não quis.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Nossa! que relevante sua observação!! Pinto vc é um cara inteligente, comece a postar como tal, por favor, não deixe sua admiração pelo garotinho distorcer a realidade né…..veja a surra que tomou do Ricardão!?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Dois pontos:

Se Vettel não é nada, Alonso que vive atrás dele, é o quê?
Ricciardo (já é frase repetida) só vai passar Vettel, se algum dia se sagrar pentacampeão.

Francês
Francês
9 anos atrás

Quanta merda. O Vettel teve carro reserva em 2014, herdou do Webber, botaram outro australiano (investidores) só que como 1o piloto (para revezar), coisas da vida, negócios. Tudo combinado. A Red Bull preparou o 1o piloto, e deixou o Vettel com o resto sabendo que ele ia para a Ferrai. Chorão por chorão, o Alonso é uma xiliquenta total, ninguém aguentava ele mais na Ferrari. Se ganhava ele era o fodão, se perdia o carro é que era uma merda.
O Vettel já foi pra Ferrari em 2013. E pelo que sei quando italiano e alemão se juntam, espanhol só assiste……………….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Francês
9 anos atrás

Kkkkkkk!

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

A F1 transformou-se em um retrato fiel do mundo contemporâneo com toda essa hipocrisia “sustentável” e persistente.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Um dos dois ou os dois mentiram.
A motivação perdida foi reencontrada em um contrato milionário com a Ferrari. Quanto à surra que levou do estreante quando teve um carro inferior aos Mercedes mas muito superior aos que compõem o restante do grid, lamento, mas só ele não previu. A fruta estava mais do que madura e bastou uma brisa no galho para despencar em queda livre. Mas, será que ele não sabia mesmo? Teria sido tão blindado e paparicado assim para não enxergar o óbvio?
Papo furado. Mentiram para os jornalistas. Ninguém com personalidade reencontraria a motivação em um monte de dinheiro. Ao contrário, chutaria o balde como fez o Montoya.
Papo furado.
Abs..

Francês
Francês
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Quanta besteira. O mundo é belo viu amigo, ta azedo eim.

edvaldo
edvaldo
9 anos atrás

Reclamar e querer sair bem no ano em que só levou ferro só soa como mimimi independente da causa.

E Vettel conseguiu, em uma temporada, ser mais mimimizento que todos os seus concorrentes em 4 temporadas que viram ele andando sozinho e mostrando o dedinho.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
9 anos atrás

É dificil agradar à todos mesmo!
Os motores V6 são melhores, mais fortes, mais econômicos e muito mais tecnológicos, e estão planejando para 2017 uma mudança para V8 Biturbo com um Kers diferente, só por causa do barulho???
E lá se vão os engenheiros refazer todo trabalho de novo, pq o público (que nem é mais o mesmo) não gosta do ronco desses V6.
Depois a F1 não mantém equipe no grid, e ainda ficam reclamando…

GUS
GUS
9 anos atrás

Não ter mais o melhor carro por larga vantagem, ser mais lento e menos competitivo que o companheiro de equipe, não ser mais paparicado e tido como “um dos melhores de todos os tempos”, não ter mais um colega que era bipolar assimétrico (sic) na pilotagem (80% do tempo era ruim, 20% era bom…), o som do carro que não é mais agudo e ardido como uma vez…etc, etc. De fato, tudo isso desmotiva. Mas eu vejo certa fraqueza mental ali, além do entusiasmo pela pilotagem, a paixão…é preciso de certa fortaleza e capacidade de assimilar ou suportar mudanças que não são “do jeito que a gente quer” – Schumacher; ainda continua insuperável nisso, pois sua Ferrari de 1996 derretia o motor antes de largar… e ele sempre ali, firme!

PedroL
PedroL
9 anos atrás

Acredito que tudo que foi introduzido na F1 nos últimos anos culminou com um verdadeiro tiro no pé daquela que é, ainda, considerada a maior categoria do automobilismo mundial.
Todas as mudanças foram feitas para diminuir custos enquanto eles não param de aumentar, além de, comprovadamente, não serem tão atrativos ao público como se supunha.
Um bom exemplo das regras para a diminuição dos custos é a proibição dos famosos testes, o carro de F1 praticamente só é ligado no final de semana de GP, tendo ainda seus giros controlados com poucos jogos de pneus, isso tudo numa época em que a tecnologia propicia simuladores pra lá de reais, porém com custos astronômicos, sem contar que muitas coisas testadas no simulador não funcionam no mundo real. Podemos concluir que a restrição dos testes não teve o resultado esperado.
Com relação ao que diz Vettel, é bem por aí mesmo. Pense vc um piloto de corrida, vc quer extrair o máximo do carro o tempo todo, porém nessa F1 de 2014 não dá, vc precisa dosar velocidade com economia, isto é, se vc der tudo do carro em uma volta, como acontecia em outrora, vc prejudicará a volta seguinte, isso deve ser uma chatice para o piloto sem igual.
Eu gostaria que voltassem os V10, não apenas por seu ronco, que por si só já era um deleite, mas também pela sensação de que sobrava motor, e sobrava mesmo, o piloto andava no limite o tempo todo, sem essa chatice de economia de tudo.
Gostaria também que voltasse o reabastecimento.

Jonas
Jonas
9 anos atrás

Hahahaha tadinho dele… não aguentou não ter o melhor carro… e não ter a capacidade que outros demonstraram contra ele quando ELE tinha o melhor carro e alguém teimava em tentar competir até o final com carros piores tirando leite de pedra…

Ai bate a depressão mesmo… pq até o Ricciardo se mostrou mais capacitado que ele… hahahaha

Dan Patricio
Dan Patricio
9 anos atrás

Ele tá triste pq parou de ganhar, volta a ficar feliz quando voltar a ganhar…

Flavio ALmeida
Flavio ALmeida
9 anos atrás

Ahhh, mas ta tão longe de ser boa, que brocha mesmo. F1 tinha de ter pneu de classificação que acaba em 1 volta, corridas onde se pode fechar a porta e o que vale é o braço do cara, carros que sejam carros e não compostos eletronicos cheios de botões e controles. queria ver os Genios de hoje sentarem num bolido de 1980/90 não dariam 3 voltas. Ta igual ao mundo de hoje, onde sua mãe de 80 anos vai no Super Mercado de RS6 e vc não consegue descer uma serra de Fusca 1300. Triste assim.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

A F1 perderia um grande campeão e um grande caráter.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Caráter? Na primeira dificuldade saiu da equipe que lhe deu tudo e foi para a maior rival, isso sem falar que saiu por baixo, depois do sacode que levou do Risada. Vou lembrar do acidente na Turquia, da asa de Silverstone, do Mult21, da mostrada de dedo contra o Karthikeyan, da fechada de porta no Alonso em Monza, etc. Deixa de ser bobão, de bonzinho o Vettel não tem nada.
Ricciardo esse ano, foi muito mais gentleman que o Vettel. Deu uma surra no alemão fake, mas com classe, com respeito e em todos os aspectos. Foi mais rápido nos treinos, na qualificação, na corrida, gastou menos pneu, errou menos, ultrapassou mais, foi muito melhor. Vettel não tinha escolhas, ou era sair ou ia continuar levando ferro, Ricciardo é muito mais piloto e eu já vinha dizendo isso faz tempo.
Ir para a Ferrari casou a fome com a vontade de comer. A Ferrari não poderia ter sua imagem vinculada a um piloto que é melhor que os carros que ela fábrica, por isso contrataram o Kimi; provocar o Alonso e ver se o carro era ruim, ou era culpa do Massa, ou é o Alonso mesmo que é fora de série…
Alonso simplesmente humilhou o Kimi, campeão do mundo, que se mostrou muito pior que Massa. A Ferrari se mostrou uma carroça, da mesma forma que Vettel se mostrou um piloto fraco. Os dois, nessa fase de reencontro às vitorias (pingos nos is), se merecem.

Andre Sb.
Andre Sb.
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Concordo com tudo.

E o Vettel sabe que o Kimi atualmente é um Mark Webber loiro. Trás o Bottas pra Ferrari em 2016 pra ver o que acontece.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Kimi foi campeão 2007 e vice campeão em 2003 e 2005 competindo palmo a palmo com Schumacher e sua Ferrari do outro mundo. Aposentou e depois de dois anos de inatividade voltou e fez chover com a Lotus. É esse Kimi que é pior do que Massa que sempre, sempre e sempre levou pau do companheiro de equipe, inclusive quando tinha tudo para ser primeiro piloto (v. Bottas)? Tá bom. Sabe tudo de F1. Sem comentários.
Abs.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Anselmo,
Kimi teve toda estrutura na Mclaren e não conseguiu ser campeão, mesmo com Newey. Na Mclaren usou nada menos que sete suspensões diferentes. Na Lotus, usou vários setups de direção (6) para satisfazer seu gosto pessoal.
Na Ferrari, foi contratado para pressionar o Alonso, coisa que Massa fez algumas vezes, principalmente nas classificações.
Kimi não sentiu nem o cheiro do pum do companheiro de equipe. E quanto a Massa ser melhor que o Kimi, não há a menor dúvida:
http://www.4mula1.ro/compare/driver#d1=898&d2=881&year=1950&yearto=2015

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Sai dessa Matrix, Vicellez! Onde um vice é melhor que um campeão com dois vices de troco?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Concordo, Matteoni. A Fórmula-1 iria perder seu maior campeão em pista.

cfmorais
cfmorais
9 anos atrás

Acho que os carros esse ano estavam horríveis … para o Vettel.

Afinal a Red Bull perdeu a supremacia e ele mesmo acabou perdendo para o companheiro Ricciardo.

É claro que é hipotético, mas para mim se a Red Bull continuasse dominante e ele na frente duvido que teria esse choro. Nada como ganhar corridas e um campeonato para esquecer de certos detalhes.

fernando delucena
fernando delucena
9 anos atrás

e segue branco o casco de vettel, o cara mais desapegado com esse negócio de pintura, identidade, pa. como afinal será este negócio?

Fernando Pessoinha
Fernando Pessoinha
9 anos atrás

Ótima a proposta do Arrivabene da Ferrari; uma F1 biturbo com 1000cv, potência de carro de gente adulta e não esses brinquedos para a Susie Stoddart “causar”. E com barulho de carro de gente adulta, claro. Arrivabene chegou chegando, como se diz.

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Chorão! Alonso e Hamilton penaram com carros ruins e nunca falaram em aposentadoria. Duvido se ele falaria isso se tivesse guiado a Mercedes em 2014.

Gabriel Leo
Gabriel Leo
Reply to  Rodrigo
9 anos atrás

Falo tudo

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

As mudanças pela qual a F1 passou, para chegar na tecnologia atual,
serão mantidas , pois os custos de investimento foram altos demais , e enquanto
a Mercedes dominar nada muda. O que pode mudar é dentro da mesma
tecnologia , aumentar a potência para 1000 CV , alargar os pneus , mexer
em detalhes para aumentar o ruído etc , Voltar a motores aspirados é
RETROCEDER . O que está precisando é salvar os circuitos tradicionais
que estão caindo fora, o proximo será Monza, e assim vai, logo a F1 correrá
só na Asia e orinte médio.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Isso deve ser saudades do Webber… Mas esse Vettel é uma piada, deveria ter aposentado. Preservaria o nome e os números, foi um produto em que o prazo de validade tinha data pra acabar. Não vão mudar os 1.6 turbo pelo menos até 2019.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Aposentadoria? Acorda, Vicellez! O Herdeiro ainda vai levantar, no mínimo, mais dois canecos de campeão.

A propósito, estou falando com você ou com tua duplicata?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Eu reconheço o talento do Lauda, mas não reconheço o talento do chorão-do-difusor.
Então é o Allez, mesmo.
Já, já eu termino minhas previsões para 2015 e os pingos nos is que virão. Aguardem!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Aguardaremos.

Andre Sb.
Andre Sb.
9 anos atrás

Primeira temporada que apanha de todo mundo e já pensa em se aposentar? Dai o Alonso que é o chorão…

Daniela
Daniela
9 anos atrás

O problema é que tem vários pilotos insatisfeitos mas ninguém fala nada. Sebastian foi o único a dizer que o ronco dos motores é uma merda e foi bombardeado por isso. Espero que ele e a Ferrari se entendam bem e sejam felizes.

hendrix
hendrix
9 anos atrás

pelo andar da carruajem, acredito q a mudança vettel e alonso deram-se no inicio de 2014, logo, houve uma “sabotagem” de suas equipes e a privilegio dos 2° pilotos.

TOM
TOM
9 anos atrás

O vareio que ele levou do novato Ricciardo deprime mesmo.kkkkkk

Irineu
Irineu
9 anos atrás

que saudades dos v8 ,v10 ,v12………

Lico
Lico
9 anos atrás

Vai voltar a ter barulho?? Da uma dica!