SACANAGEM

SÃO PAULO (tudo errado) – Uma brecha num regulamento mal escrito vai permitir que Ferrari, Renault e Mercedes desenvolvam seus motores (OK, unidades de força, saco) ao longo da temporada em alguns componentes, que representam 48% dos conjuntos formados pelos motores turbo V6 e seus dois auxiliares elétricos. A Mercedes ficou puta, mas vá lá. Terá as mesmas possibilidades.

Só que a Honda, não. O que é uma clara sacanagem da FIA. Como é fornecedora nova, segundo Charlie Whiting, não se enquadra no regulamento ao qual as outras foram submetidas. Os japoneses terão de homologar sua unidade de força até 28 de fevereiro e não vai poder mexer mais.

Claro que a McLaren está igualmente puta. A Honda, idem. É ridículo a FIA discriminar a montadora. Que, se não conseguir reverter o quadro, começa o ano claramente atrás da concorrência. Primeiro, porque está chegando um ano depois das demais, que já conhecem a fundo o que têm nas mãos. Depois, porque enquanto as três poderão corrigir eventuais falhas, a Honda terá de ir até o fim da temporada com aquilo que homologar no fim de fevereiro.

Espero que a FIA volte atrás. Porque fazer isso com quem está chegando, numa categoria tão derrubada e em crise, é uma cagada federal.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Martinez
Rodrigo Martinez
9 anos atrás

Certíssimo, a Honda esperou um ano para entrar e não se enquadrar na política dos motores congelados, ficarám um ano desenvolvendo o motor enquanto as outras sofriam! O tiro saiu pelo culatra! Quer entra? Um ano de motor congelado! justo!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Rodrigo Martinez
9 anos atrás

Seu comentário (também) está certíssimo.

Dyego
Dyego
9 anos atrás

Tem que voltar atrás! Não é possível..
Cada dia a F1 perde mais a graça.. Cheio de regras toscas que no final das contas, como sempre, só beneficiam meia dúzia. Lamentável!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
9 anos atrás

Se a FIA continuar com isso, a Honda pula fora, afinal ela só voltou para F1 porque achou interessante a nova tecnologia dos motores. Se mudar, é bem capaz de se transformar somente em um simples fornecedor e a McLaren que se vire no desenvolvimento. A Mercedes levou cinco anos para vencer, se continuar vencendo, até vai engolir essa nova regra aí, do contrário, se começar a levar ferro de Renault e Ferrari também vai chiar bastante. E convenhamos, as montadoras não pensam duas vezes para pularem fora do circo.

HAST
9 anos atrás

É a FIA fazendo de tudo para acabar com a F1. Já não basta tirar as corridas da europa e mandar para ÁSIA ????

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Pergunta imbecil: Mas a Honda não ficou um ano inteirinho estudando a F-1 e desenvolvendo o seu motor?? Ainda por cima, quer queira ou não tendo acesso irrestrito aos carros da Mclarem equipados com os Mercedes (nesse caso que ficou putissima da vida foi a Mercedes).

Boca
Boca
9 anos atrás

Se tivessem avisado isso ano passado, a Honda homologava junto com as outras o motor q ela tinha na época e agora mudava os 48% possíveis….

Boca
Boca
Reply to  Boca
9 anos atrás

Mas Alonso se fudendo não tem preço…

Go Lewis!

Roberto
Roberto
9 anos atrás

Quem me recomenda uma nova categoria de ponta para acompanhar? Qual seria? Em qual canal passa? Categoria com motores de verdade e, de preferência, com monopostos. A F1, está ficando cada vez mais difícil tragar. Em 2014, não vi quase nada.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Desculpe-me mas vc não me engana. Não tem essa de dizer que vai assistir outra categoria que vc nem sabe qual. Eu, por exemplo, assisto F1, Stock e F-E, Tb pedri um pouco de interesse pela F1, mas, se eu não gostar de uma delas, eu já sei que tem a Indy, a Nascar, a GP2, Gp3, WEC, Word Series…..

Quem gosta de automobilismo sabe o que passa.

alexandre
alexandre
9 anos atrás

Não é isto. Acontece que depois de homologado o motor não pode mais mudar e para correr tem que ter motor homologado. As outras equipes vão correr com o motor 2014 para testar algumas peças de 2015. Mas no fundo, este motor 2014, mesmo com modificações, não vai ser bom como o de 2015 porque as mudanças estão limitadas. A Honda teve um ano a mais para fazer testes. Poderia ter (se não fez) colocado o motor em mulas para testá-lo. Então, enquanto os outros tiveram o ano de 2014 inteiro com o motor congelado, a Honda via (pela McLaren) os defeitos dos outros e podia modificar. É claro que certamente Ferrari e cia tb fizeram isto (em mulas). Eu acredito que a Ferrari e cia logo homologarão o motor de 2015 porque se iniciarem com o de 2014 já será uma de quatro unidades força utilizadas.

alexandre
alexandre
Reply to  alexandre
9 anos atrás

Vou dar um exemplo, durante o ano, todos descobriram que a vantagem do motor da Mercedes era principalmente ter a turbina distante do compressor. A Ferrari e Renault não puderam mudar isto e não poderão se iniciarem com o motor 2014 porque o trabalho em cima do motor 2014 é limitado a melhorias e não outra concepção. Já a Honda, certamente na hora imitou a Mercedes e vai ter um motor com a correção destes problemas.

cfmorais
cfmorais
Reply to  alexandre
9 anos atrás

Pelo que li, é exatamente isso. Talvez alguma fabricante arrisque correr 3 ou 4 corridas com o motor de 2014, enquanto tenta otimizar o de 2015, mas terão desvantagem em relação a quem homologar o motor de 2015 logo antes da primeira corrida. Decisão difícil.

Adalberto
Adalberto
9 anos atrás

Flávio, somos peões no jogo da corporativo da vida, mas penso há tempos que o propósito da FIA é esse mesmo: matar a F1 em nome de uma “revolução” no esporte, que seria a F-e. Porque não é possível que os caras consigam organizar tão bem uma categoria nova e metam os pés pelas mãos na categoria rainha, despropositadamente. A esperar e ver.

Maurício
Maurício
9 anos atrás

Que é sacanagem, é… mas, certamente os japoneses já fizeram um motor igual ou melhor que os da Mercedes que foram a referência que tiveram. Então, se não puderem melhorar durante o ano, também não vão passar vergonha, afinal, ainda será um ano de aprendizado. O problema é se a McLaren vai fazer um bom carro ou não pois estão devendo nisso.

ALEX B.
ALEX B.
9 anos atrás

Pra mim é mais um “tiro no pé” autofágico da categoria! Estupidez não tem limite mesmo…

David Santos
David Santos
9 anos atrás

Eu acho que, na mesma esdruxulo-regulamento, a Honda pode alegar que não-há-nada-escrito que a montadora que ingressa em 2015, será obigatoriamente impedida de desenvolver a sua UP. Éh sem dúvida, uma tremenda-&%$#nagem com a Honda! Ela tem sim de pedir explicações a a Dona-FIA. Esta F1 esta kda vez mais parecida com a politica brasileira!

Mefistófeles
Mefistófeles
9 anos atrás

A FIA alega estar usando o mesmo critério utilizado no ano passado, Renault, Ferrari e Mercedes-Benz homologaram seus motores até o final de fevereiro de 2014. Durante o ano passado não foram permitidas modificações. A Honda provavelmente teve acesso aos motores Mercedes-Benz utilizados pela sua parceira McLaren em 2014, e observou em competições os outros 3 motores, então quem está tendo vantagem lançando seu motor um ano após os demais fabricantes, tendo observado e coletado dados do motor alheio na garagem de sua parceira e em competições?

luiz alberto
luiz alberto
9 anos atrás

Muito provavelmente o grupo FIAT,dono da equipe de Maranello deve ter dado uma mexidinha no seu boneco mameluco que ocupa o posto de “presidente da FIA”,podem dizer : Más só a Honda foi prejudicada !
Más um concorrente a menos já é alguma coisa, ainda mais um que ela conhece muito bem o potencial. Alguém pode informar quantos campeonatos a equipe do Cavallino Rampante ganhou enquanto a Honda era fornecedora de motores para a equipe inglesa ; por ai já da para ter uma ideia da “PAURA” pois terá que enfrentar além dos tedescos ,também os japoneses ,outro povo que é obstinado por bons resultados e tem igualmente com alemães capacidade técnica ,organização,liderança(tipo marcial) , muita determinação e quase sempre costumam achar o caminho para o sucesso , coisa que a italianada parece bater cabeça ,apesar de terem boas cabeças por lá também,talvez não sejam as que decidem , más tem ; quem sabe ????????

Dennis
Dennis
9 anos atrás

Pelo que entendi a Honda tem que homologar o motor antes da temporada justamente porque não correu o ano passado. As demais devem correr com o motor “velho” até homologarem o motor deste ano, então não será muita vantagem postergar o desenvolvimento da unidade deste ano.

Acarloz
Acarloz
9 anos atrás

E assim a F1 vai morrendo…. 10 anos mais e babau na minha opinião….

GUS
GUS
9 anos atrás

Seria uma sacanagem sem tamanho; e sem sentido algum!

Rafael Banzales
Rafael Banzales
9 anos atrás

É lamentável a falta de respeito ao esporte este tipo de ação tomada pela F1. Se a F1 passa por dificuldades em conseguir novos parceiros, assim só irá espantar os que talvez tivessem a intenção de competir no futuro. Analisando bem o gerenciamento desse esporte, vejo que as propostas da F1 mudam ao longo de uma noite de sono de um senhor que “delira” de vez enquando. As regras mudam conforme, sei lá, o bom ou mal humor do seu chefe. Não tem organização e parece ser gerenciado por um bando de mimados que não sabem mais o que fazer para chamar atenção. Esportes consolidados como NBA, NFL, Nascar e outros, seguem uma receita de um bom tempo. Muitas vezes complexa aos olhos dos leigos, mas funciona.. Dá dinheiro, todo mundo gosta e no final das contas, forma mais uma legião de fãs.

Brunolustosa82
Brunolustosa82
9 anos atrás

Infelizmente no automobilismo sempre há essas cagadas federais.. Já Eh um clichê.. Sacanagem com a honda.. Seria medo da nova parceria? Não sei.. Mas alguém dúvida dos japas? São sempre mt bons

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Partindo que as demandas de desenvolvimento de qualquer coisa na F1 ainda vem principalmente da quilometragem em corrida, isso é uma trolha sem tamanho. A Honda mais do que nunca terá que provar que tem Engenheiros e Advogados. E Psicólogos para o Alonso.

Norson Botrel
Norson Botrel
9 anos atrás

E mais uma vez, Alonso está no lugar errado na hora errada.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

Todo castigo pro Al Caponso é pouco.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Não é castigo. É carma.

Gene Mendes
Gene Mendes
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Muda o ano e a quantidade de asneiras e babaquices que estes dois bostejam por aqui prossegue… Fiquem tranquilos que todos por aqui já devem saber que vocês possuem um tesão doido pelo Alonso…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Você foi arrumar esse verbo no rabicó do dicionário!

Existem dois tipos de torcida: contra e a favor. Nós dois (e muitos, também) torcemos contra o Alonso.
Ficou nervosinho? Relaxa… porque é mais um ano perdido para o espanhol.

Oi?
Oi?
9 anos atrás

Alonso não curtiu.

Felipe Montoya
Felipe Montoya
9 anos atrás

FIA da puta.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Felipe Montoya
9 anos atrás

Valeu o trocadilho.

josé marinho
josé marinho
9 anos atrás

Não penso assim a Honda teve este ano para ver os problemas dos outro e pode estudar o motor Mercedes da Mclaren, acho é que eles estão em vantagem chorando de barriga cheia, sacanagem é com a Mercedes.

Victor Moraes
Victor Moraes
9 anos atrás

Se fizerem isso, jesus… A F1 só faz cair em audiência, interesse do público e de equipes/montadoras. Já que existe a falha e isso vai liberar esse desenvolvimento parcial, que inclua a Honda também. Parece que existe uma má vontade gigantesca com quem está chegando na categoria, não importa o porte de quem chega.

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Nesse momento imagino alguem nas Asturias planejando ressucitar a Marussia. Coitado do El Fodón!

Lucas
Lucas
9 anos atrás

Se é para ferrar o Alonso não to nem ai!

Miguel Passos
Miguel Passos
9 anos atrás

É incrível como os “burrocratas” que dirigem o automobilismo (em especial a F1) adoram tomar decisões que vão contra o esporte.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Ué no começo de 2014 , nos comentários , falavam que a Honda , levaria
vantagem de obter informações da Mac Laren , do motor Mercedes durante
o ano . Agora acho justo um ano de ferrada , igual a ferrari e renault , levaram
da Mercedes , a não ser que já fizeram um canhão, aí a história será outra.

RobertoM
RobertoM
9 anos atrás

Puto mesmo ficaria a fabricante dos anos 80 Judy, lembram? Excelente motor. So não foi campeão porque o chacis dos carros eram ruins.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
9 anos atrás

Cagadérrima!
Só o fato de não permitir mudanças (desenvolvimento) já é uma decisão tremendamente imbecil, mas permitir para uns, e proibir para outros, sei não…
Parece que querem acabar com a F1.
Desse jeito, acabam conseguindo!