BRASÍLIA MORTA
SÃO PAULO (gente…) – Lembram dos 20 milhões de dilmas que o governo do DF teria liberado para finalizar as obras no autódromo de Brasília? Pois foi um engano, e a grana, diferentemente do que até a CBA chegou a divulgar, será usada para tapar buracos em estradas.
Destino nobre, óbvio. E necessário. Mas continuamos querendo saber o que vai ser desse autódromo, que foi todo estropiado para a porva da Indy.
Esquenta não, daqui alguns anos vou mandar pro FG uma foto do alto de um prédio de onde hoje chamamos de “Curva do Placar”…
Passei perto do autódromo hoje e me pareceu que a obra de recapeamento não foi abandonada. As máquinas ainda estavam lá. O atual governador não é famoso por ser um bom “tomador de decisões”, muito pelo contrário. o Enrolemberg
Só tem amador no Governo de Brasília. Incluo aí os funcionários públicos. Profissional mesmo, só bandido.
O autódromo será demolido para dar lugar a um parque olímpico. Ou será um luxuoso condomínio? Ou será um grande complexo comercial? Façam suas apostas.
Bom dia, Flavio,
É importante lembrar uma fundamental diferença entre Jacarepaguá e o autódromo de Brasília: a pista aqui do Distrito Federal está na área de 112 km² tombada pela UNESCO e a manutenção dela é fundamental para que Brasília não perca o título de Patrimônio Cultural e Ambiental da Humanidade.
Destruir o autódromo seria como trasnformar a Esplanada dos Ministérios em um estacionamento.
Estou cansado de ver imóveis tombados serem destruídos em nome da especulação imobiliária em minha cidade BH ! E não se esqueça de que mais do que nunca em nosso país dinheiro não é tudo é só 100% !
1) A indy e foda, ela corre em lixos de circuito de rua nos EUA, com pavimentos escrotos cheios de ondulacoes e queria correr num tapete aqui no Brasil. Resultado da cagada acabou com autodromo.
A stock corre todo ano la e nao tinha frescura
2) O Sr Agnelo Queiroz no minimo tinha uma equipe de planejamento bem ruim de matematica. A reforma do autodromo por 315 milhoes licitados na gestao dele que foram reduzidas para 37 milhoes na gestao Rollemberg
Veja o link abaixo das extravagancia somente para abastecer a residencia oficial do governador para este ano
http://m.cbn.globoradio.globo.com/editorias/politica/2015/02/10/AGNELO-QUEIROZ-PLANEJAVA-COMPRAR-MAIS-DE-40-TONELADAS-DE-CARNE-PARA-ABASTECER-RESIDENCIA.htm
Pelamor… Cade a federal atras desse homem?????
“O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Conselheiro Renato Rainha, fará uma visita ao Autódromo Internacional Nelson Piquet para verificar a regularidade e o andamento das obras realizadas com recursos públicos. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, também irá ao local na próxima quinta-feira, dia 12 de fevereiro de 2015, às 9h.” “Com o cancelamento da prova na capital federal, existe uma preocupação de que as obras fiquem inacabadas.” “O presidente do TCDF lembra que, além de provocar a aplicação das sanções previstas na LRF, obra paralisada ou inacabada é sinal de prejuízo aos cofres públicos. “É preciso adotar uma postura gerencial eficiente e que evite desperdício de recursos distritais”, ressalta.” Matéria na íntegra: http://www.tc.df.gov.br/web/tcdf1/visualizar-noticias/-/asset_publisher/nX36/content/presidente-do-tcdf-e-governador-do-df-farao-visita-as-obras-do-autodromo?redirect=%2Fweb%2Ftcdf1%2F
“Obra parada significa perda de dinheiro público”. “Do jeito que está não dá para ficar” http://g1.globo.com/distrito-federal/dftv-1edicao/videos/t/edicoes/v/autodromo-de-brasilia-nao-tem-prazo-para-ficar-pronto/3955520/
Pessoal ao invés de ficar urubuzando e torcendo tanto para que tenha o mesmo destino de Jacarepaguá devia unir forças com quem está no Rio lutando para ter de volta um autódromo. Não aposto que aqui terá o mesmo destino. E torço para que o pessoal do Rio consiga um autódromo de volta.
Em 96 morava em Brasília e conheci, através de um amigo, o cara responsável por reformar o autódromo pro Piquet, que tinha arrendado a pista. Falei que tinha corrida de kart e perguntei se não poderia dar umas voltas com o carro na pista. Ele disse que sim, desde que fosse de manhãzinha. Eu não tinha carteira, peguei o kadett da minha mãe na segunda e fui. A primeira volta eu entrei em sentido contrário, fiz tomada pra curva dois (depois da reta do colégio militar) e rodei, deveria estar a uns 140! O carro rodou e não chegou a pegar a grama, subiu muita fumaça dos pneus! Me caguei todo e fui embora trocar a cueca, rs!. Na quarta feira voltei, andei só no traçado normal, umas 10 voltas, voltei algumas vezes até fecharem a pista. Um dia vejo um Viper na passarela, o cara me viu dar umas voltas e foi embora, era o Piquet!
Pouxa!
Vai virar um belo condomínio ou Shopping Center, Pode escolher.
E EU ACREDITEI !!!!!!!!!!
Como amante do saudoso autódromo de jacarépagua, temo que este autódromo que aliás, salvo engano, leva o mesmo nome de “Nelson Piquet”, tenha o mesmo fim.
Este é apenas um dos muitos “pepinos” que a iniciativa privada pode desencadear quando a coisa é administrada de modo incompetente. Existe uma sede privatizadora no Brasil mas muita gente se esquece que pra administrar negócios privados que visam atender serviços vários à população (inclusive os esportivos) você precisa, primeiro de Educação de qualidade, competência e estrutura adequada. Ou seja, esta sintonia Governo-Iniciativa Privada tem um circuito defeituoso e que cedo ou tarde acarretaria e acarretará em cagadas homéricas.
Por “coincidência”, o Brasil é carente nos três itens acima citados. Por isso eu fico pasmo de ver tanto bacana falando que seria melhor privatizar tudo no Brasil em um estágio em que o país está corroído na base (educação). Por outra “coincidência”, foi esta mesma “iniciativa privada” que comprou a Social Democracia na década de 90 e que colocou combustível no desgaste dos serviços públicos de qualidade (estado de Bem-estar social) que existia, mesmo que aos trancos e barrancos no Mundo antes da década de 90.
Qual é o resultado disso? Um circuito defeituoso que acarreta numa burrice sem precedentes que foi a destruição de um parque desportivo no coração no país.
Por que estou falando isso? Num negócio particular da Rede Bandeirantes com a IndyCar Series, o papel do governo foi servir de muleta de maneira esdrúxula (administração Agnelo Queirós) e aí você teve a destruição de um Autódromo que atendia uma necessidade de entretenimento para a população e cuja reforma agora sobrou ao Estado que está nomeadamente quebrado. Isso é um absurdo.
Eu acho o seguinte, pra efeito de deixar as coisas em ordem, a iniciativa priva precisa entender que ela não pode e nem deve usar o Estado como muleta. A Rede bandeirantes e a IndyCar querem fazer uma corrida? MARAVILHA, a Band compra um terreno, com o seu dinheiro constrói um Autódromo e mande ver. Chama a Indy, beija a Indy, faz oque quer com a Indy. Não envolvendo o governo, tá uma maravilha.
Mas não….no Brasil os empresários querem sempre usar o governo de muleta, alegando que isso é de sumo interesse da população. Se tivéssemos um governo exemplar, menos mal, o problema é que MUITO LONGE DISSO.
Ué, quer fazer o evento? Banca o evento……..BANCA O EVENTO. Agora ninguém quer mexer no bolso né…..e aí nesse “ninguém quer mexer no Bolso”, a cagada foi feita. Quem paga? A população que queria ver um esporte…..agora vai ver pela televisão em outros países. O Brasil é um país bagunçado demais!
Concordo quase que totalmente. A única ressalva é que há outros usuários além da Indy, por exemplo, pilotos locais e regionais, de diversas modalidades, amadores e profissionais, que estavam torcendo muito para que uma reforma ocorresse para modernizar e aumentar a segurança do autódromo.
Mas que confusão .
Futuro sombrio, se depender da direção da cidade “vira tudo prédio”. Tem gente que deve delirar na cadeia sonhando com a grana que pode ganhar com aquele espaço.
Acho que a pista está nas mãos da Formula-truck…… a categoria salvadora de pistas…..bom, pelo menos espero!
vai virar condominio de luxo.
sausifufu
O mesmo que o do Rio, só precisaram de um motivo e arranjaram………., este já era.
Incrível! Um autódromo demolido com um futuro incerto à sombra de um estádio super-mega faturado. Isso é que se pode chamar de “Uma Terra de Contrastes” Um bilhão de reais gastos para demolir e construir do zero de um lado e uma choradeira pra reformar do outro com um custo que é uma fração do que foi gasto no Mané.
Eis o “Legado da Copa”.
sem falar que o estádio é um elefante branco e já o autódromo tem agenda de segunda a segunda
Cadê o Ministério Público que permite que um gestor irresponsável e uma empresa privada se “apropriem” de um aparelho público, façam essa cagada fenomenal e saiam impunes? Quem vai consertar aquilo agora ? Dureza………..
MP desconfio que só quis aparecer. pois agiram apenas quando a obra já tinha começado. ficou parecendo muito jogada política. acho q do jeito que o MP fez acabou prestando mais um desserviço do que um serviço.
Flávio, você quer saber o que já sabe, mas, não quer aceitar. Infelizmente, terá o mesmo destino do autódromo que tínhamos aqui no Rio de Janeiro. Você realmente duvida disso?? Eu infelizmente não, meu amigo.
Há que se contentar – e aceitar: automobilismo não é mais prioridade nesse país.
Qualquer real que se empregue num autódromo, não é, e nem será bem visto (pela maioria da população, claro).
Ou as coisas saem do papel pela iniciativa privada , e aí cabe uma pergunta: será que não seria uma boa privatizar essas praças esportivas?
Não há incentivo para encampar corridas de carros aqui e acolá, então para quê – e por que – manter autódromos à guisa de orçamentos públicos?
Eu duvido que esse autódromo volta, num espaço de pelo menos o mandato do atual governador. Não tinha dinheiro nem pra pagar médico, vai ter grana pra pagar recapeamento, guard-rail e boxes?
Só se vier de investidor. Caso contrário, tá com tudo pra virar um outro jacarepaguá – que por sua vez, também se chamava Nelson Piquet.
Se eu fosse o Nelsão, tirava meu nome fora dessa.
20 milhoes de FHCs, voce quis dizer…. Alias seriam so 5 milhoes se ainda fosse ele, por menos inflacao e menos roubalheira. Por isso que nao volto mais pro brazil. pra morar nunca mais pramvisitar sim quando esse socialismo de araque finalmente for enterrado. Breve
nunca ouvi tanta merda na minha vida, vai e não volta, não faz falta cara
Vai ficar igual ao autódromo do R.J vai deixar de existir.
Que tristeza ! Desde 1970 acompanho os brasileiros que se destacam no automobilismo no exterior ! Junto com o surgimento de novas montadoras no Brasil e como consequência das vitórias e da euforia tivemos nos anos 70 o crescimento do automobilismo no Brasil, novas categorias e a construção dos autódromos no RS, depois Brasilia , Goiânia, Cascavel e finalmente o moderno autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro ! Depois da vergonha nacional que fizeram no Rio de janeiro desconfio sinceramente que estão armando o terreno para o fim do autódromo de Brasilia ! Acredito que , como sempre, os beneficiários serão os políticos e as construtoras ! Enfim alguns belos condomínios a mais , isto se a CEF não quebrar antes ! É o inicio de um ciclo que poderá levar ao fim do automobilismo no Brasil !
usaram uma bela desculpa pra acabar com o autodromo…tsc tsc
Será que estragar o autodromo não foi de caso pensado para inviabilizar seu uso, aumentar os gastos e ter os motivos de sobra para sua venda para especulação imobiliária???
Eu não espero mais nada de autodromos que não são particulares aqui no Brasil, a farra tomou conta.
Coincidências …
-> Autódromo de Brasília, cujo nome oficial é Autódromo Internacional Nelson Piquet.
-> Autódromo de Jacarepaguá, cujo nome oficial é Autódromo Internacional Nelson Piquet.
O nome oficial é Autódromo Internacional de Brasília. Acabou pegando esse apelido na época que o Nelson Piquet teve a concessão do autódromo. Sou muito fã do Nelson Piquet, mas não gosto quando vejo Autódromo Nelson Piquet ou Autódromo Internacional Nelson Piquet. Prefiro mesmo é Autódromo Internacional de Brasília.
Flávio, em 2009 fui transferido para o Tocantins e fiz o percurso SP/TO umas 5 vezes ida e volta entre 2009/2010…
Era gritante a diferença de asfalto das estradas do DF (esburacadas ao extremo) e as estradas do TO.
Inclusive alguns acidentes foram ocasionados pelo péssimo estado de conservação da rodovia FEDERAL que liga o DF ao estado do Góias.
Se forem realmente “tapar” as crateras, o destino é nobre… Mas se for pro bolso de um engravatado, preferia o autódromo recapeado!
Saudaçoes Lusitanas, meu Camarada!
Flávio, triste saber que o dinheiro não será empregado no autódromo. Meu ponto de vista é que infelizmente o automobilismo não é visto como um esporte da massa, mas sim como um simples hobby dos ricos……Você é jornalista esportivo e sabe mais no que todos nós que nessa terra o único esporte que é dado o real valor financeiro é o futebol, vou mais longe nem para as olimpíadas será dado a mesma importância.
Esse autódromo vai virar lenda , assim como Jacarepaguá. É triste , mas é a verdade. Interlagos só existe ainda por causa da F1. Especulação imobiliária é foda , a $$$ acaba falando mais alto.
Caro Flávio,
Esta equação é de simples resolução.
Destino = Autódromo de Jacarépagua
Abraços
Caro, FG. Acho que é melhor jogar terra em cima e rezar. Morreu!!! Triste mesmo.
Esta foi a tal da porva fogo de palha.
Brasilllll……meu Brasil brasileeeeeiro…..