MUNDO RIDÍCULO

2cvparisSÃO PAULO (pff) – A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, baixou norma que vai exterminar os carros antigos da cidade. Vejam o que escreveu nosso Jason Vôngoli no Facebook sobre o assunto:

Os xiitas verdes venceram: a partir de 1° de julho de 2016, só poderão circular por Paris automóveis produzidos depois 1997 (ou seja, com menos de 20 anos de fabricação). E só estarão liberadas motos pós-2000. As restrições aos modelos mais antigos começa já este ano, para caminhões feitos antes de 2000. Entre 2017 e 2020, serão proibidos todos os veículos a diesel pré-2011. As medidas levam a chancela de Anne Hidalgo, prefeita de Paris, e têm como objetivo reduzir a poluição na capital da França. Adieu 2CV et 4L parisiennes. Também será o fim de tantos Mini e Fiat 500 (dos antigos) que ainda rodam por lá. Se essa onda pega…

É uma arbitrariedade inadmissível. Carros antigos, mesmo esses com mais de 20 anos de fabricação que não se enquadram na categoria de clássicos de coleção, representam um percentual irrisório da frota circulante em países ricos como a França. Mas proibi-los, sem dúvida, é uma plataforma populista que funciona nestes tempos de vilanização do automóvel. O efeito prático de medidas como essa é nulo. Melhor fariam os governos se atuassem diretamente nas montadoras, exigindo níveis cada vez menores de emissão de poluentes dos carros novos. Ou taxando veículos enormes como as SUVs que infestam as ruas do planeta. Ou estimulando a produção de veículos pequenos, leves e econômicos.

Mas não. Mais fácil proibir os antiguinhos.

Na boa, o que será de Paris sem seus 2CV?

O consolo é que, ao que parece, há uma certa movimentação em Paris para que essa lei tenha algumas exceções. Rezemos.

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ALBERTO COSTA
ALBERTO COSTA
9 anos atrás

Que notícia triste Flavio. Você está com a razão. O impacto dos velhinhos na frota Parisiense é nulo. Tributar os SUVs ninguém sonha. Medidas populistas como esta nós vemos por aqui também, quando nossos amados governantes diante da crise hídrica mandam a fatura para o pequeno consumidor doméstico, que não representa mais do que 5 por cento de todo o consumo. A indústria e os grandes pecuaristas agradecem. Abç.

Valter Prieto Jr
Valter Prieto Jr
9 anos atrás

Prefeitos idiotas abundam lá e cá.

Vitão
Vitão
9 anos atrás

pra quê uma SUV se uma station wagon é muito melhor ? SUV é para mulher que se sentir poderosa e quer ser imponente, e homem que tem o pinto pequeno. . Outro dia na Oscar Freire uma delas desceu de uma Cruz-credo da Hyundai para o guardador estacionar o carro para ela porque não conseguia . Eita povinho ridículo quem tem uma dessas . E sobre Paris, vão proibir o povo de peidar também ? um peido emite mais gases do efeito estufa do que o 2 CV .

Daniel
9 anos atrás

Poderiam liberar aos finais de semana, ao menos, Infelizmente prevejo em poucos anos tal iniciativa sendo implantada nas grandes cidades Brasileiras. O carro banalizou, não encanta mais as gerações novas, virou mal necessário. Vamos ter uma grande lacuna na história dos futuros antigos dos anos 2000 em diante?

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
9 anos atrás

Prezado F&G :

Essa ideia só poderia ser de um idiota , os Franceses vão comprar a briga pode apostar.
Paulo fonseca

Dox
Dox
9 anos atrás

Acho besteira essa proibição. Para quê isso agora, se a indústria e o automóvel já destruiram o planeta de maneira irreversível, em apenas 1 século?

ALBERTO COSTA
ALBERTO COSTA
Reply to  Dox
9 anos atrás

A indústria e o automóvel destruíram o planeta por cá, nos desgovernos, estes que protegem montadoras da concorrência externa e permite que carros poluidores e processos obsoletos e poluidores continuem por aí.

Um pouquinho mais pra cima as emissões dos automóveis e aviões caem paulatinamente, a indústrias são verdes, a energia é renovável e o lixo reciclado… vide Tesla Motors… Abç…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
9 anos atrás

Concordo com o Luiz, é muito mais para a economia girar do que para diminuir a emissão de CO2.
Verdade, Gomes, se houvesse coerência, eles proibiriam veículos grandes e estabeleceriam prazo para a indústria automobilística vender apenas carros elétricos ou híbridos.
O Jason só tem que tomar cuidado, porque não se trata de “fanatismo verde”. O que nós temos arrebentado esse mundão não é brincadeira e em relação a isso, nada é feito.

La main verte
La main verte
9 anos atrás

Petite chose à ajouter: les gens sont cons par raison!

Barreto
Barreto
9 anos atrás

É bem provável que a soma da poluição causada pelos velhinhos sobre rodas seja menor do que a dos fumantes franceses.

Vitor
Vitor
9 anos atrás

É o mundo, cada vez mais chato!

Fernando Passos
9 anos atrás

Quando será que estes eco-trouxas perceberão que o mau do mundo não são os carros e, sim, os homens?

Quem polui mais em sua vida útil, um carro ou um ser humano?

Façam menos filhos que o mundo será bem melhor!

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Ninguém tá pensando direito! Se não puder usar lá, vem pra cá! Vai ter um monte de carro no mercado!

Wolfpack
Wolfpack
9 anos atrás

É verdade, vivemos a época do politicamente correto. Esta onda verde eu entendo como sendo uma barreira tecnologica e nada a ver com ecologia. As mesmas empresas que produzem os Twizes da vida fabricam bombas ambulantes ao redor do mundo. Isso é apenas business. money.

Adilson Faltz
Adilson Faltz
9 anos atrás

Em Lisboa já entrou em vigor lei que proíbe carros com mais de 10 anos de circular pelo centro da cidade.

alan
alan
9 anos atrás

olha, gosto nao se discute, se lamenta, mas eu prefiro meu hummer do que qualquer fumbica velha!!!!

TSC
TSC
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

FG, isto é ostentação pura…… Otário de dar pena…..nâo sabe de outros valores…….Com esse aí, o mundo não tem jeito!!!

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Vermes!
Se essa moda pega, vai apressar o fim da era do automóvel! Com esse grau de obsolescência programada ( 20 anos),o carro usado não valerá nada daqui pra frente.
O motivo oculto disso tudo, é a economia, que vai mal por la, e fazendo do carro um bem de consumo descartável. Eles esperam com isso, dar uma alavancada no setor, que cagada!
Não vai dar certo, claro. O povo já está desempregado e endividado, fodido e mal pago, e vai trocar de carro como, se nem de entrada o seu usado serve?
Essa “invenção” de que o automóvel antigo polui mais 4 vezes de que um injetado, já era para ir na direção de apoio do consumidor que ficou pensando: hummm ” carros com injeção não poluem” ou “uma moto polui mais que um carro” Quem nunca ouviu isso? Tudo mentira, um motor carburado pode poluir muito menos, mas os métodos adotados para aferição é que dão vantagem à eletrônica. Mas enfim uma bomba elétrica, dentro de gasolina, e com um positivo e outro negativo ligados, com a linha de combustível pressurizada a 60lbs,é algo seguro?
Moto explode agora, já viram? carro também, bateu explodiu.

Sr.Spock
Sr.Spock
9 anos atrás

Esse mundo está ficando um porre!

Banana Joe
Banana Joe
9 anos atrás

Deu bobeira geral nos parisienses.
Só pode.
Logo eles, tão zelosos de sua cultura e história.
Se o Citroen 2CV e o Renault 4L não fazem parte da história recente da França então podem proibir…

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Então coisas lindas como essa que flagrei em Paris:

https://www.flickr.com/photos/breveglieri/6836786523/in/set-72157634690708395

Não vão mais acontecer? Que mundo é esse que vamos viver???!!!

Lucas
Lucas
9 anos atrás

Justificativa para a prática no Brasil.
Ao comprar um carro zero tem-se 20% de depreciação no ato da compra. Com 4% de depreciação ao ano, conforme valor pago no IPVA. , em 20 anos o carro esta 100% depreciado. Compra outro e manda o velhinho pra um museu.
É a evolução natural, quem quer colecionar que os deixe na garagem pegando pó.

Sr.Spock
Sr.Spock
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Flavio, não sei como você aguenta esses malas!
Parabéns pela paciência.

TSC
TSC
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Muito bem FG, dispensa estes sem cultura e sem memórias que não gostam de carro bom (parecem que só gostam de carro caro, para uma boa ostentação).

Jr.
Jr.
Reply to  Lucas
9 anos atrás

Cala a boca!

Luciano Pinho
9 anos atrás

Medida para lá de tacanha, populista e imediatista. Poderia muito bem ter seguido o exemplo de Berlim onde só podem circular no centro expandido delimitado pela via férrea (o “S-Bahn ring”) carros com selo Euro 4 atibuído em inspeção veicular OU carros com mais de 30 anos e placa histórica (H-zullassung, equivalente à PP no Brasil) portanto, quem tem um Trabi ou Wartburg 2 tempos, ainda que poluentes, pode rodar tranquilamente pela Potadamwr Platz aem meso de multa, ainda que o dito cijo veículo temha que ter mais de 30 anos. Outra coisa interessante é que se vc tem um carro de 25 anos mas que passou na inspeção como Euro 4, vc pode rodar tranquilo no centro da cidade. Os carros que são reprovados ficam restritos a circular em cidades menores. Outras grandes cidades alemãs como Frankfurt, Munique e Hamburgo tem a mesma regra. A história, a cidade e e a coerência agradem.

TSC
TSC
Reply to  Luciano Pinho
9 anos atrás

Na europa e EUA as motos de enduro 2t novas , já vedem mais que as 4t.

marcos
marcos
9 anos atrás

gosto de carros antigos, mas acho que o lugar deles é no museu. tem muito gente com carro antigo andando na cidade sem seguro, sem manutenção, poluindo e fazendo cagada no transito.

Joaquim
Joaquim
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Ele não tá falando de antigomobilista e sim de perrapado favelado do garay…

TSC
TSC
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Nunca confunda carro velho com carro antigo e quem faz cagada no transito é o motorista e não o carro, que é o que interessa aqui.

Claudio
Claudio
Reply to  marcos
9 anos atrás

A idade do carro não tem nada a ver com a qualidade do motorista, sr. Marcos. Já vi gente fazer MUITA barbaridade, pra não dizer outra palavra mais feia aqui, com carros novinhos em folha.
O que ajuda o trânsito é o bom senso das autoridades e de quem dirige.

Pablo
Pablo
9 anos atrás

Esse negócio de ser “ecologicamente correto” as vezes passa dos limites. Os ecochatos assim como a turma do mimimi/politicamente correto ainda vão acabar com o mundo

Sanzio
Sanzio
9 anos atrás

Achei que essa história de resolver os problemas na base da canetada fosse coisa só nossa. Ledo engano…

,marcelo villela
,marcelo villela
9 anos atrás

se nao me engano, lisboa tb tem essa lei.povo ta berrando

ricardo
ricardo
9 anos atrás

Ecochatos estão cagando e andando para a história automobilística. Usar um carro, logo, será como fumar um cigarro. Logo agora que adquiri meu Opala Comodoro 79…. Estou preocupado.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  ricardo
9 anos atrás

Devia se preocupar com a sua conta de combustível…

Jr.
Jr.
Reply to  Lucas S.A.
9 anos atrás

Cala a boca!

TSC
TSC
Reply to  Lucas S.A.
9 anos atrás

É melhor gastar gasolina num bom passeio de um bom carro antigo que é caro na compra e na manutenção do que com rodadas de Whisky e ostentações por aí. Mas é isto mesmo, Cada um tem seu gosto….

Emerson
Emerson
9 anos atrás

É uma imbecil

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Daqui a pouco os virabostas locais copiam a nefanda idéia.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
9 anos atrás

A verdade Flavio é que os europeus estão muito idiotizados há muito tempo com normas ridiculas e esdruxulas….basta ver a f-1….

Ramon Diaz
9 anos atrás

Ola Flávio Gomes, me chamo ramon dias. amante de futebol. pude perceber nas últimas semanas o acirramento no programa o qual participa, fox sport radio, sobre a questão dos ingressos baratos x caros, na falsa polemica em torno do luxuoso-caro x barato-ruim, futebol-romantico x futebol-negocio… dessas dicotomias rasteiras que usualmente simplificam a compreensão mais ampla dos fenômenos.

O jornalista Fabio Sormani, outro bom comentarista do canal, fazendo o revés de sua posição, costuma comparar espetáculos cênicos (The Metropolitan, Scala) com o futebol… O futebol, muito bem explicitado por sociologos, antropologos e historiadores é uma fonte riquissima na representação dos povos; ali há simbolos
condensados – que como diria Arnaldo “favoritaço” Ribeiro, “a arquibancada forma caráter”.

O principio formativo das sociedades, a pedagogia é um conceito muito antigo. O filosofo Werner Jaeger, em seu livro referencial, Paideia (O ideal do homem grego), explica muito claro, essa passagem ludica, esse paidos (infancia) que repercute em tudo mais na sociedade grega – depois viria a romana, a compreender que o carater cenico das manisfestações atingem simbolicamente uma catarse coletiva, que tem potencial de mudança… por isso o futebol é tao apaixonantem porque carrega consigo, como bons espetaculos cenicos de grandes autores, o poder de transformação.

O problema é que se estilizou o conceito de espetáculo – configurado apenas – no espaço das “grandes arenas”, dos melhores cinemas, E por ai vai… porem o espetaculo não esta restrito ao espaço – a espaço nenhum – porque incide necessariamente sobre aquilo que pensamos e somos, como essencia e artifício.
E desses artificios, o futebol está cheio deles. E esquecemos que fomos pentacampeoes do mundo, nao por causa dos gols, mas do que eles representam para e pelo brasil como nossa capacidade de transformar as coisas. O brasileiro
é pentacampeao nisso.

É necessário para clarear esta polemica uma pequena pesquisa dos principais eventos culturais e esportivos e seu custo ano anual bem como a renda per capita de cada país, Observando, obviamente fatores socio-culturais e economicos evidentes, como a polarização de alguns esportes.

* Partindo da Renda Per Capita e o preço dos ingressos nos principais espetáculos,
nas principais capitais do mundo, podemos tomar uma média, que será distorcida se nesta leitura não fizermos índices como, qualidade de vida, custo de vida, nivel educacional e sistema de infra-estrutura basica, no qual o transito e mobilidade urbana estão inclusos

* o calendário de apresentações entre espetáculos cenicos e musicais diferem do calendário esportivo não pela logística e preparação instrumental mas fundamentalmente na sua difusão… a mídia, (TV, rádio, internet) mudou completamente a relação esportiva do então somente torcedor dos estádios – há agora, gerações que veem predominantemente futebol pela tv e internet. o rádio – este sim – mereceria um capítulo a parte, devido a memória coletiva e sensorial após tantos casos singulares de narração esportiva em vários países. Ninguém paga para ver pela TV (até existe casos de pouca importancia) um espetáculo do Scala de Milão – quando paga excessivamente mais caro – paga não só o espetáculo mas o que ele representa historicamente; a formação artistica da cidade, seu conjunto arquitetonico, parte integrante dos registros memorialisticos da cidade. o futebol não está excluso disto, ao contrário, contudo o espetáculo de futebol jamais teve a origem social na elite – ali apenas o seu estatuto na inglaterra (tinha que ser ali) – mas muito antes, O futebol nasceu junto com o homem, na infância dos tempos em que brincar com o outro, era o mesmo que conhecer a si mesmo. Pelo contato, é que ficamos maiores, pelo jogo é que nos conhecemos.

* as gerações pré e pos internet diferem muito na sua acepção estética – Mcluhan e Derrick de Kerckove trabalharam anos na compreensão mais profunda de como a tela da tv (e internet) modificaram até mesmo como sentimos as coisas – é reducionismo chamar todos os torcedores que não vão ao estádio de “coxinhas”, porque por varios motivos (violencia, preços, conforto e preguiça) o espectador prefere ficar em casa – embora a experiencia (cenica) de catarse coletiva se de apenas de modo completo no estádio, é ali que nos tornamos mais humanos, e
às vezes, demasiadamente humanos. o futebol é tão maravilhoso que expõe perfeitamente as nossas mais profundas chagas.

um grande abraço.

Antonio Carlos
Antonio Carlos
9 anos atrás

Aqui em Basilia virou praga suves e camionetes com uma só pessoa, poluindo (inclusive visual) e ocupando espaço com seus trambolhos.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
Reply to  Antonio Carlos
9 anos atrás

Desculpe, mas a “vilanização” dos Suvs é quase tão babaca quanto a do automóvel…

Carlos
Carlos
Reply to  Antonio Carlos
9 anos atrás

Kkkkk
Vou vender minha Discovery 4 então!!
Fica bom pra vc?
Kkkkk

Carlos
Carlos
9 anos atrás

Eles tem um problema sério com poluição em Paris. As vezes eles reduzem a velocidade máxima em todas as vias para 60Km por hora, liberam trem e metrô de graça e já chegaram a decretar feriado por causa da poluição. Mas concordo com a afirmação que quase não se vê carros antigos em Paris, mesmo que os franceses tenham o habito de ficar muito tempo sem trocar de carro.

Marcel
Marcel
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Quem conhece bem a situação sabe que a medida é mais que necessária. Não são os “a cara de Paris” que são os alvos, mas acabam caindo no mesmo bojo.

SUV na França é algo que só vejo para quem mora em montanha e longe de centros urbanos. SUV e cidade é cafonisse bem Brasil. Ou bem EUA.

Já pegamos dias em que se recomendou ficar em casa, cancelaram aulas e todas essas medidas que o Carlos falou. Além disso, o investimento em bicicleta, veículos elétricos, automóvel compartilhado, sites de carona, apps de cálculo de rotas são muitas das diversas iniciativas já implantadas.

Uma que faltava é atacar o carro velho e o carro a diesel, renovando a frota. A frota francesa é bem velhinha sim, e os caras ficam com o carro até se acabar, colam retrovisor com durepox quando precisam, fazem uma “arte” no lugar onde houve uma batidinha… Enfim, carro p francês é um meio, não um sonho.

Se o carro antigo é atingido pela medida é uma pena, mas trata-se de um problema menor. Provavelmente Paris tem outros atrativos interessantes. É só um palpite! Hehe

Ademais, será bem fácil eles perceberem alguma vantagem em manter alguns modelos rodando com uma autorização especial, atendendo a questões turísticas.

Ah, dizer “o efeito de medida blá blá blá é nulo” exige uma fonte técnica. Ah, geralmente essas leis não são baixadas do nada por aqui, são debatidas à exaustão, divulgadas amplamente, estimativas dos benefícios são calculadas e passadas para a população.

Outra coisa importante é analisar o que se passa numa cidade em outro país saindo o máximo possível da própria mentalidade. Não dá para analisar Paris paulistanamente. Lamento.

Durvaldisko
Durvaldisko
9 anos atrás

Sequer originais,são. Os portugueses baixaram lei semelhante.E,não é piada….

Claudio
Claudio
9 anos atrás

Flávio, realmente os antiguinhos (carburados, sem controle de emissões), mesmo em bom estado, emitem cerca de 50 vezes mais monoxido de carbono do que um veículo novo. Porém, proibir a circulação é uma medida extrema e que talvez tenha pouco efeito, uma vez que a participação destes veículos na frota deve ser bem pequena. Talvez esta medida tenha a verdadeira intenção de vender mais carros novos, substituindo os carros de 15, 20 anos de uso (que poluem 2 ou 3 vezes mais). É atirar no que se vê (forçar a renovação da frota com cerca de 20 anos, que é uma parte considerável da frota) e acertar o que não se vê, que é proibir os veículos de valor histórico de circular pela cidade.

Hugo Borges
Hugo Borges
9 anos atrás

Então SUV de 1600kg pode mas um Fiat 500 que cabe numa vaga de moto não pode.

Tá muito loco tudo isso.

charles
charles
Reply to  Hugo Borges
9 anos atrás

SUV de 1600kg? Saiba que um mero sedã (corolla, civic, bmw 320) possuem aproximadamente 1700 kg?

Hugo Borges
Hugo Borges
Reply to  charles
9 anos atrás

Estou exaltado.

Thiago Leal
9 anos atrás

Parabéns aos envolvidos. Sepultam, com orgulho, pelo visto, parte da história francesa. Tudo bem que reduzir a poluição pode ser uma prioridade, mas a proibição arbitrária é, também, preguiçosa. Poderiam pensar em soluções que contemplassem todas as partes, mas pelo visto não tavam muito a fim de quebrar a cabeça pensando.

Silva
Silva
9 anos atrás

Em Havana este “problema” não existe.

Leoamorim
Leoamorim
9 anos atrás

Uma babaquice ! A preocupação maior é que mundo deixaremos para nossos filhos, não é? Eu sou da teoria é que deveríamos nos preocupar com que filhos deixaremos para o mundo, neste aspecto, em especial no nosso Brasil, regredimos léguas!

Eduardo De Campos
Eduardo De Campos
9 anos atrás

As ruas de Paris não terão o mesmo charme de outrora, depois dessa lei ridícula…

Thiago Leal
Reply to  Eduardo De Campos
9 anos atrás

Separados por um “de”.

Jacob Lindener
Jacob Lindener
9 anos atrás

Meio ecologia, meio economia.
Venda teu carro velho, compre um novo, movimente a economia…

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
9 anos atrás

Curiosamente, Anne Hidalgo é do Partido Socialista, que em teoria deveria se preocupar com as demandas dos menos abastados, justamente o perfil de proprietários de veículos com mais tempo de fabricação. Definitivamente, eu nasci atrasado, o mundo atual está ficando muito chato, muito patrulhado…

Nilton Camargo
Nilton Camargo
9 anos atrás

É Flavio, não é só por aqui que temos “políticos” com idéias de Jerico e Q.I. de ameba, pelo jeito, essa “classe” existe em todos os cantos do mundo…..

Romanista Ferrarista
9 anos atrás

Surreal.
Existem carros que são patrimonio da humanidade. Ningum tem este direito, ainda mais que a medida é perfeitamente inutil.
A sua pergunta é perfeita, 2CV, assim como Citroen DS (o carro mais bonito e inegualavel da historia), o Renault 4, o Renault 5 … sou Italiano, não envejo nada aos franceses, culinaria, vinhos, moda, nada. Mas duas coisas fizeram melhor do que todos: o 2CV e o DS (design Italiano rsrs), Paris sem estes carros é como Roma sem é colosseo. Tiraria a torre Eiffel, mas o 2CV não.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
9 anos atrás

Duvido que isso vá pra frente de verdade.

perna quebrada
perna quebrada
9 anos atrás

A única correção que faria no texto é o “populismo”.
De populista essa lei não tem nada. Ela é muito interessante às montadoras e a essas ongs de ecochatos que muitas vezes andam de mãos dadas com os grandes poluidores do planeta.

fabricio jabur
fabricio jabur
9 anos atrás

FG, dicordo de você quando generaliza antigos de coleção com carros velhos, mal cuidados, assim como discordo da generalização imposta pelo governo de Paris. Aqui na Alemanha, para entrar nas grandes cidades (berlin , por exemplo) os carros tem que ter o selo, dado na inspeçao, que comprova que o carro se enquadra na Euro 4 . Os antigos tb podem circular, desde que atendam a certos limites e sejam de moradores. imagino que tenha alguma autorização especial caso tenha algum evento para que outros colecionadores possam ir. A diferença é que aqui existe uma política para troca de carros, aonde o seu velho vai para reciclagem e vc recebe auxílio de custo para adquirir um mais novo.

Claro que a diferença da Europa , em questão de mobilidade, chama-se transporte público eficiente, sendo que quem mora no interior nem se preocupa com o selo verde pois podem estacionar nos arredores e finalizar a viagem de metro.

Paulo
Paulo
Reply to  fabricio jabur
9 anos atrás

A política de troca atende às ambições da indústria automobilística, que quer vender cada vez mais carros. O incentivo à aquisição de veículos novos faz a alegria das montadoras.
Se hoje já é complicado encontrar veículos antigos, qual será a realidade dentro de 20 anos se a maioria das pessoas entregar seus carros para a reciclagem (eufemismo para destruição), em troca de descontos para adquirir carros novos?
Além disso, vale uma reflexão: porque trocar carros a cada dois ou três anos, considerando que os veículos atuais têm condições de rodar, perfeitamente, por um período de dez anos de uso intensivo? Será que o planeta terra tem recursos suficientes para suportar esse nível de “renovação”?
Desconfio que essas políticas sejam apenas uma forma de incentivar a indústria automobilística, em detrimento da sustentabilidade que, ironicamente, serve de argumento para a sua implantação.

Jr.
Jr.
Reply to  fabricio jabur
9 anos atrás

Xará, ter automóveis antigos significa muito mais que ter um meio de transporte. Significa uma paixão. Quem vê pelo lado do $$$ nunca vai entender isso. Sorry.

Franz Caldeira
Franz Caldeira
9 anos atrás

Se esta medida (ridícula) fosse tomada em SP (utopia)? Você venderia seus carros antigos? Ou mudaria de SP com todos eles? Os burgueses do FSR iriam adorar a medida, que é de uma estupidez sem tamanho. Grande abraço.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
9 anos atrás

Impeachment nessa prefeita!

petrafan
petrafan
9 anos atrás

FALA SÉRIO!!!!! NA FRANÇA??
vilanização do automóvel, expressão mais que adequada.