OS DEZ MAIS
SÃO PAULO (vai dar briga) – O Grande Prêmio publica hoje uma interessante lista das pinturas mais legais da F-1 até hoje. A relação é das mais doidas. Tem Pacific, Simtek e BAR, para vocês terem uma ideia.
E agora? Fiquei matutando aqui para escolher os meus dez. Sem ordem, porque senão seria obrigado a eleger a pintura mais bonita de todas. No fim das contas, minha lista ficou assim — com os nomes pelos quais eu conheço esses carros no meu imaginário infantil:
March do Vittorio Brambilla (foto), Tyrrell do Jackie Stewart, McLaren Yardley, Brabham vermelha do Pace, March STP do Peterson, Lotus preta do Emerson, Williams Winfield do Villeneuve e do Frentzen, Ligier Gitanes, Jordan dourada e Honda dos anos 60.
Mandem as suas, vamos ver o que bate.
A verdade é q desde a McLaren cromada, ninguém mais ousou nas pinturas. Tá faltando criatividade pros caras. A própria McLaren mudou de patrocinador, de fornecedor de motor e continua com o mesmo esquema de cores e layout. A Williams, com a Martini, tem um layout clean, porém lindo. Tomara que o Haas cumpra a “promessa” e venha de amarelo.
As mais marcantes foram:
As Jordans amarelas e a dourada.
A BAR “meio a meio” (pena q proibiram)
A Lotus, original, JPS, preta e dourada. A atual parece um abadá.
As Benettons multi coloridas.
Copersucar.
A McLaren laranja, usada pelo Montoya num teste.
Como meus neurônios pifados não guardam os nomes e modelos dos carros, to me divertindo copiando os nomes das listas e jogando na google pra rever os carros dos anos 70. Qual era a Ligier que tinha uma entrada de ar gigante com o logo dos cigarros Gauloises pintado?
Gauloises não, Gitanes! A cabeça ta ruim mesmo!!
http://www.f1fanatic.co.uk/?attachment_id=59715
Com tanta gente postando essa lista (sucesso, a enquete!!!…) sugiro que seja feito o mesmo com os capacetes mais bonitos ou marcantes da história da F1. O que acha, Flavio?
Bela lembrança da Williams Winfield. É uma pintura subestimada mas que acho muito bonita.
Acho as Jaguar e principalmente a R1 2000 bonitas também.
E as Sauber de 2004 e 2005 também.
O mais feio foi a Honda Ra qualquer coisa ” my earth dream”
1 – A Ligier JS27, de 1986
2 – Lotus 97T de 1985
3 – A Arrows Warsteiner de 1978
4 – A Ferrari de Regazzoni, de 1974
5 – Benetton B186
6 – A Lotus verde e amarela de Jim Clark
7 – Ferrari F1/87 – simples, mas lindo e marcante
8 – O Brabham BT56
9 – A Sauber de 1994
10 – Williams FW11B
Mençāo honrosa pro Ligier que Brundle usou no GP do Japāo de 1993, pintado por Hugo Pratt
Das que não existem mais:
1- Osella 1983
2- ATS 1984
3- Zackspeed 1987
4- AGS 1987
5- Brabham 1985
6- Simtek 1995
7- Alfa-Romeo 1978
8- Tyrrell 1984
9- Arrows 1986
10- Wolf 1978
das que existem:
1- McLaren 2003
2- Williams 1986
3- Force India 2008
4- Lotus 1990
5- Sauber 1994
6- Mclaren 2006
7- Williams 1980
8- Williams 1999
9- Red Bull 2015 (testes – camuflada)
10- McLaren 2006 (testes – laranja)
(Os carros oficiais de Ferrari, Red Bull e Toro Rosso não foram consideradas por serem sempre variações sobre o mesmo tema, em que pese o carro camuflado da Red Bull da semana retrasada – aliás poderia ficar assim esse ano… ficou show!!!)
Com certeza, vou esquecer algum que gosto muito. Mas vamos lá:
– Ferrari 312T, 1975
– Lotus 97T, 1985
– Ligier JS27, 1986
– Benetton B186, 1986
– Brabham BT44, 1975 (A BT45 também é lindíssima)
– Jordan 197, 1997
– Alfa Romeo 185, 1985
– Renault RE30B, 1982
– Williams FW10, 1985
– March 891, 1989 (tinha vezes que o azul claro parecia meio esverdeado, aí ficava mais bonita ainda…)
Sem contar outros carros e pinturas que gosto bastante.
Abraços.
1 McLaren 90
2 lótus 90
3 benetton 94
4 lótus 72
5 copersuçar 78
6 minardi 2001
7 Stewart 99
8 arrows 94
9 williams 99
10 caterham 2009
Concordo muito com sua lista!
Só acho que não dá pra descartar o vermelho Ferrari! Como deixar um ícone que vem à cabeça de qualquer um que pensa em F1?
Tudo bem, está mais do que manjado, mas quer algo mais icônico?
A McLaren de 1992, a williams de 1991, a Benetton de 1992, as Lotus pretas (de qualquer ano), a Ferrari cadeira elétrica de 1982 e a ultima McLaren prata antes do regulamento inventar esses aerofolios bizarros que ainda estão por aí. Fico nesses 6.
Copersucar F6
Copersucar FD04 – 1976
Ligier JS39 – Pintura especial (Brundle – Japão e Austrália 93)
Lotus 72D
Lotus 72C – G.Hill 1970 (equipe Rob Walker)
Lotus 79 – 1978
Ligier JS5
Arrows FA1 – 1979 (Preta e dourada)
Toleman TG185 (patrocínio Benetton com bandeiras dos países)
Lotus 81 – 1980 Essex (Azul metálico com faixas vermelhas e cromado)
Arrows Warteiner A2, dourada, do Patrese e Mass.
Corrigindo o patrocinador: Warsteiner.
Minha lista, sem ordem de preferência:
– Copersucar-Fittipaldi FD01 (prata)
– Copersucar-Fittipaldi F6A
– Jordan 191 (verde)
– Brabham BT45 (vermelha)
– Osella FA1C (azul e branco)
– March 761B (do Alex com patrocínio da Hollywood)
– Hesketh 308D (patrocínio da penthouse)
– Matra (todos os carros, azuis)
– McLaren (os primeiros carros laranjas)
– Lotus (todos os carros pretos, JPS)
Sei que as três últimas escolhas ultrapassam, e muito, os dez carros; mas sendo apenas as pinturas, considere. Abraços.
Belíssima foto!!! Por instantes, o carro paira flutuando no ar…
Vamos lá, não necessariamente nessa ordem:
– Lotus Type 51 – seasons 1967-1968 – Jim Clark
– Brabham BT 50 – season 1982 – Nelson Piquet
– Ferrari – season 1966 – Lorenzo Bandini
– Ferrari – season 1961 – Olivier Gendebien (amarela ou vermelha)
– Ferrari 126 C2 – season 1982 – Gilles Villeneuve
– Mclaren M7A – season 1967 – Bruce Mclaren
– Mercedes W196 – season 1955 – Juan Manuel Fangio
– Williams FW14B – season 1992 – Nigel Mansell
– Lotus 97T – seasons 1985-1986 – Ayrton Senna
– Reynard 001 BAR – season 1999 – Maurício Gugelmin
Corrigindo: Não é a Reynard 001 BAR, mas o March (posterior Leyton House) – seasons 1988-1989 – Maurício Gugelmin.
A Jordan dourada é aquela do comecinho de 96 ne? que depois mudaram para o amarelo porque não evidenciava muito os patrocinadores, acho que era isso, não? Era lindona mesmo, pena que não andava muito. Marcou mais por aquela capotagem espetacular de Martin Brundle logo na Australia.
Lotus verde 79 do Mário Andretti
Williams BMW 2001 do Montoya
Lotus JPS 72 do Emerson
Brabham BMW 82 do Piquet
Brabham Alfa 78 do Lauda
Jordan amarela 98 do Hill
Toleman branca com bandeiras do mundo todo 85 do Teo Fabi
Ferrari 92 do Alesi
Leyton House 90 do Capelli
Lotus Amarela 87 do Senna
Adorei a foto do post. O March Beta 751 de Vitório Brambilla sempre foi o meu favorito. Na minha época de autorama consegui fabricar uma carenagem meio tosca deste carro. Também gostava do March Hollywood do Alex Dias Ribeiro e aqueles últimos (amarelo e azul) do Ronnie Peterson. Sempre tive uma caida pelos bicos limpa trilho. Dos convencionais gosto da Lotus 72, um clássico, March Leyton House do Gugelmin e Tyrrel 6 rodas.
williams rothmans – 1994
jordan 7p – 1991(?)
Williams camel – 1993
Lotus Camel – 1987
Ferrari – 2007
Sauber – 1993
Lotus Martini – 1979 (aquela verde)
Benetton 1995
Arrows 2002
Tyrrell 1979
1. Brabham 1983;
2.Lotus 1986;
3.Williams 1992;
4. Benetton 1990;
5. McLaren 1990;
6. Jordan 1991;
7. Tyrrel 1990
8. Arrows 1997
9. Ligier 1986
10. Williams 2014/2015
Flavio, concordo com quase tudo da sua lista.
Incluo a UOP Shadow de 75 nesta lista tirando a honda. E troco a Brabham do Pace pela branca, aquela do martini.
Sem dúvida, o “caixão” do Emerson (JPS Lotus-Ford 1972) é o carro com a pintura mais bonita. E o carros sem pintura (“prateados”) alemães têm uma menção honrosa.
A minha é a Lotus 72d. Na minha opinião, arte pura!
http://www.creativecrash.com/3d-model/lotus-72d-1970-1975-john-player-special-grand-prix-3d-model
1) Lotus preta
2) Ferrari
3) Benetton colorida
4) McLaren prata
5) McLaren Marlboro
Sem ordem também: Lotus 72 Gold Leaf, Sauber C13 (preta e branca), Orange Arrows 2002, Jordan 7UP, Simtek MTV, Brabham BT52 Parmalat, Toro Rosso STR1, Lotus 33, Ferrari NART do John Surtees, Lotus 56B na versão dourada
São muitas pinturas inesquecíveis. Acho que qualquer um poderia tranquilamente fazer uma lista com pelo menos umas 20.
Sugestão: que tal fazer no Grande Premio um campeonato das pinturas mais bonitas de todos os tempos? Os leitores enviam as sugestões, chega-se uma lista de umas 100 pinturas (talvez até mais) e depois mata-mata eliminatório de duas pinturas se enfrentando por enquetes no site (1 enquete por dia) até se chegar à final.
RB11 camuflado de zebra …
– Lotus 72D JPS
– Copersucar F5 amarelo
– Copersucar FD04 prata
– Lotus Gold Leaf
– Brabham BT49 Piquet
– Tyrrel P34 1976
– Ferrari 641 1990
– McLaren Marlboro
– Ligier Gitanes
– Arrows A1 1978
A Brabham vermelha do Pace é, pra mim, de longe, o carro mais bonito. A McLaren laranja da pré-temporada de 2006 também é maravilhosa.
Apesar de eu ter nascido 1971 e ter acompanhado a Formula 1 mais assiduamente à partir o início dos anos 80, minha lista tem mais carros dos anos 90 e como o negócio são as pinturas, é claro que tem equipes repetidas.
Vamos lá então:
Williams Winfield de 1998;
Arrows 1997 do Damon Hill;
Benetton de 1994 do Schumacher;
Jordan de 1994 do Barrichello;
Benetton de 1992 do Schumacher;
Williams 1992 do Mansell;
McLaren Marlboro 1988;
Lotus Camel de 1987;
Tyrrell 1983 do Alboreto;
Brabham bt52b 1983. Este último nem tanto pela pintura, mas porque o carro era foda pra caralho mesmo.
Meus 10
McLaren do Senna de 1988
Lotus preta e dourada do Senna
Brabham do Piquet Asa Delta
McLaren prateada do Hakkinen (a primeira que saiu)
Um das últimas Ferraris que saiu toda vermelha (espetacular)
Jordan Amarela
Benneton toda colorida do Berger
Ligier com o patrocínio da Gitanes
Renault do Alain Prost
Lotus Camel Amarela
Alfa Romeo 159
Mercedes W196
Lotus 49
Lotus 72
Tyrrel P34
Lotus 87
Mc Laren 88
Benetton 90/91
Jordan 91
Tyrrel 91
Ferrari 95
Ferrari 2008
1- Lotus preta do Senna
2- Jordan de estréia do Schumacher
3- Benetton, todas
4- Williams campeã do Mansell
5- Lotus Gold Leaf
6- Leyton House do Gugelmin
7- Brown GP
8- McLaren Marlboro
9- Brabham do Piquet
10- Jordan amarela com cara de cobra
Lotus 74 (1974) – Emerson – espetacular (menção honrosa a todas as Lotus JPS).
Jordan 7UP – icônica
Brabham BMW Parmalat- Piquet BT52 – um ícone na F-1
Copersucar FD04 – Emerson – Prateado – relançou o prateado e marcou época
Marlboro Mclarem 1974 do Emerson – inicio de uma dinastia
March do Brambila – icônico
Beneton 187 – icônico
UOP Shadow – Tom Pryce – 100% anos 70.
Williams Saudia – pura classe.
Lotus Gold Leaf – se não me engano depois dela tudo mudou. – além de belíssima.
Lendo os outros posts da para lista r pelo menos 30 carros espetaculares. que marcaram épocas.
Ops ,tem YEROSHA FAKE ai !
Tentando seguir uma ordem cronologica :
Mercedes prata do Fangio
Vanwall verde Stirling Moss
BRM verde com o bico vermelho do Stewart
Eagle azul Dan Gurney
Lotus preta Emerson
Shadow preta Jarier
Ferrari toda vermelha e numero 18 Bandini
Ferrari 312 T Lauda / Regazzoni
Brabhan branca Pace
Brabhan branca Piquet
Só 2 Ferrari, não tô acreditando que é V…
Aliás, esse site (onde achei a Benetton 1986) é espetacular nesse sentido!!!!!
http://www.f1colours.com/
Não sei se vão ser 10, mas minha lista (pensando só nas pinturas!) incluiria aquela Arrows laranja, a March verde, a Jordan (minha favorita era a que tinha boca com dentes e tudo), a Benetton colorida (não teve uma que era toda manchada, como se fossem gotas de tinta? Google responde: sim! 1986), a Super Aguri… e, dos mais novos, eu gostei muito da primeira versão das McLaren prata…
Cinco recentes:
– Williams 2014
– Mercedes 2014
– Caterham 2013
– Lotus 2013
– Renault 2010
Cinco antigos:
– Benetton 1990
– Lotus 1985
– Brabham 1981
– Ligier 1977
– Tyrrell 1972
Pô, Williams do Zanardi (1999) vc forçou… Aquela pintura era horrorosa! O do ano anterior, o primeiro Winfield (Villeneuve e Frentzen) era legalzinho.
Minha lista seria muito grande, com vários modelos já citados pela galera. Como já disse alguém: carro bonito é carro vencedor. Então eu digo o seguinte: o carro feio mais bonito de todos os tempos foi a Renault no tempo do Alonso bicampeão. A pintura era horrorosa, mas venceu e, de um jeito ou de outro, nos acostumamos.
Temm razão, era a de 1998 que eu queria mencionar. Vou mudar.
Eu gostava muito do Vermelho e Branco da Toyota!!!
Gosta da pintura da Arrows da temporada 2000.
http://www.motorsport-sales.com/index.php?main_page=popup_image&pID=1184&zenid=amvgfb0iecfd08ddfbft40ibk2
A Tyrrel P34 com aquelas faixas ‘off-centre” era uma coisa linda de doer.
Mas meu carro sempre vai ser o Copersucar F6. A Brabham 75 também era linda.
Shadow DN 7 Tom Pryce UOP 1975!
Lotus 72 Gold Leaf do Rindt!
É inusitado, mas gosto da pintura das duas equipes que precederam a Force India:
Midland (2006): http://3.bp.blogspot.com/-7eeyMkG3rnw/T1Lz2BHxhLI/AAAAAAAAAFk/Dibf6PiG9z8/s1600/Midland+2006.jpg
E Spyker (2007): http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2007/07/markuswinkelhock_spyker_nurburgring_2007_q1.jpg
É inusitado, mas gosto das pinturas das duas equipes que precederam a Force India:
Midland (2006): http://3.bp.blogspot.com/-7eeyMkG3rnw/T1Lz2BHxhLI/AAAAAAAAAFk/Dibf6PiG9z8/s1600/Midland+2006.jpg
E Spyker (2007): http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2007/07/markuswinkelhock_spyker_nurburgring_2007_q1.jpg
Sem nenhuma ordem de preferência: Jordan 191, Jordan 197, Brabham BT52, Ferrari 312 T4, Mercedes W196, Matra MS120B, Benetton B190, Mclaren MP4/21, Ligier Js11-15 e Lotus 78.
eu coloco em ordem:
10. Venturi Larrouse (1992)
09. Sauber Petronas (2002)
08. Tyrrell (1998)
07. Brabham (1983)
06. Benetton (1992)
05. Mclaren Honda MP4/4 (1988)
04. BMW-Sauber (2008)
03. Jordan (1998)
02. John Player Special Lotus (1986)
01. Williams Renault FW14b (1992)
É, eu sei… achava mesmo os carros de 92 bonitos heheh
alias, o primeiro colocado com o red five no bico e o capacete com a bandeira da inglaterra, faiscando pelo soalho. Perfeito!!!!
1) March laranja do Brambilla
2) Lotus JPS preta do De Angelis
3) Tyrrell P34 do Jody Scheckter
4) Ligier JS 11 azul do Laffitte
5) Renault RS10 amarela do Jabouille
6) Brabham BT49 branco/preto do Piquet
7) Brabham-Alfa Romeo vinho BT46B do Lauda
8) Williams FW07 branco do Alan Jones
9) Arrows A3 ouro do Riccardo Patrese
10) Osella FA1 b/p do Eddie Cheever
11) Ensign N180 azul do Eliseo Salazar
12) Tyrrell 009 do Didier Pironi
13) Brabham BT44B branca do JC Pace.
14) Ferrari 312 T2 vermelha (rs) do Lauda
… impossivel ficar com somente 10, Estas são as primeiras que vieram na minha cebaça, mais ou menos organizadas por preferencia.
Como eu gosto destes rankings sugeridos pelo FG!