SUÍÇA ELÉTRICA

SÃO PAULO (não são fracos)A Suíça revogou uma lei que estava em vigor havia 60 anos e que proibia corridas de automóvel em seu território. Ela existia desde 1955, ano em que o maior acidente de todos aconteceu nas 24 Horas de Le Mans, chocando o mundo todo — e os helvéticos, mais chocados ainda, resolveram que aquilo não era para eles.

Detalhe: as corridas serão permitidas a partir de agora, mas apenas com carros elétricos. Sacaram?

Vai ter Fórmula E na Suíça, é isso mesmo.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz G
Luiz G
9 anos atrás

Quando é que a Formula E vai aparecer na Globo?
…e tem que ter musiquinha da vitória pros brasileiros :)

Leon Neto
Leon Neto
9 anos atrás

Falando em Le Mans, revi o filme de mesmo titulo ontem, produzido e estrelado por Steve McQueen que tbem dirigiu ele mesmo um dos carros. Filmaço que foi fracasso de publico em 1971; impressionante como McQuenn não fêz concessões; um filme enxuto, quase sem dialogos, com fotografia exuberante e extremamente realista. Num dos poucos dialogos vemos a famosa frase: “racing is life; everything before and after is just wait”(mais ou menos isso, acho…). recomendo a todos uma visita a esse filme.

wellington
wellington
9 anos atrás

O prefeito de Montreal estava em Miami para negociar uma etapa da FE aqui na cidade.
Esta acontecendo um movimento interessante, as cidades estão indo atrás da fórmula E para ter seu nome atrelado a categoria, e claro não custa o absurdo de uma F1. Definitivamente já vingou a categoria

Elias Gottardo
Elias Gottardo
9 anos atrás

Que fim levou o circuito de Bremgarten, famoso no inicio da década de 50, alguém sabe?

Adriano
Adriano
9 anos atrás

Legal, mas os carros precisam ser mais rápidos, por favor…. e os traçados, na medida do possível, não tão travados…

Frederico Tamagnini
Frederico Tamagnini
9 anos atrás
Frederico Tamagnini
Frederico Tamagnini
9 anos atrás

Tem o campeonato europeu de subida de montanha. Que não deixa de ser corrida!!
http://youtu.be/MTfaw71iWhE

PRNDSL
PRNDSL
9 anos atrás

Avessos ao barulho, presumo eu …

Luciano
Luciano
9 anos atrás

A Suíça não parece gostar muito de poluição veicular. Talvez por isto não vai liberar corridas com veículos com motores à combustão.

THIAGO LIMA
THIAGO LIMA
9 anos atrás

Flavio, isso tem um impacto na vida de todos os pilotos que residem lá. Já li a respeito, não lembro a fonte, mas certamente foi em mídia especializada, que pelo fato de o automobilismo ser proibido por lá, a ocupação de piloto teoricamente não existiria, o que abre um pretexto para que um piloto que more lá se declare desempregado, o que resulta em algumas brechas fiscais.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
Reply to  THIAGO LIMA
9 anos atrás

Acho que esse assunto (se procedente, lógico) vale um belo post hein?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  THIAGO LIMA
9 anos atrás

É o “jeitinho” europeu de cometer seus deslizes.
Abs.

THIAGO LIMA
THIAGO LIMA
Reply to  THIAGO LIMA
9 anos atrás
Lucas S,A,
Lucas S,A,
9 anos atrás

Assisti essa Fórmula E último fim de semana, em Miami. Na moralzinha? Tem todos os problemas que você desce o malho na F1: pistas chatas, carro sem som, pouca gente na pista… Não sei se é o futuro não, chego a acreditar que vocês da Fox Sports e do Grande Prêmio estão mais preocupados em vender o produto que dar a notícia…

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  Lucas S,A,
9 anos atrás

Discordo. Eu vi e estava cheio, tinha muita gente acompanhando a corrida, fora as disputas na frente, e com muito mais disputas. Os carros da F-E não roncam mas fazem um barulho de caça espacial divertido, diferente da Fórmula 1, que faz barulho nenhum..

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Thiago Moyses
9 anos atrás

Desculpa, mas acho que fui mal compreendido: pouca gente na pista é pouca gente NA pista. Tinha 10 carros, só…

Ricardo
Ricardo
Reply to  Lucas S,A,
9 anos atrás

10 carros? 20 carros largaram, 18 completaram a prova.
Segue a relação; http://www.fiaformulae.com/en/results/miami-eprix.aspx

E isso no primeiro ano.

Quanto ao barulho, acho até mais agradável que o atual da F1. Pelo menos, a categoria não busca ser o que não é. Ela é sustentável, e não se envergonha disso – pelo contrário. Já a F1, não sai de cima do muro, criando motores – ops, erro meu… – unidades de potência, indecisos e incompreendidos em sua natureza.

Quanto ao grid, é só o primeiro ano. Conta com 10 equipes tradicionais e tende a ganhar novos participantes para os próximos anos. Apenas concordo com o que disse sobre as pistas. Mesmo assim, é uma estratégia da categoria – até para relativizar a falta de velocidade -, e, creio eu, a medida que os bólidos ficarem mais rápidos, veremos autódromos integrarem o certame.

Eduardo Daniel
Eduardo Daniel
9 anos atrás

Dinheiro de origem duvidosa os helvéticos não recusam né…

Nivaldo
Nivaldo
9 anos atrás

Adoro F E >>>> que F1

Ano que vem quero ver as etapas de buenos aires e punta de leste ‘in loco’. Se der Miami…

Glauber
Glauber
9 anos atrás

Espero que a Simona de Silvestro corra. A única boa mulher piloto que existe hoje em atividade.

Hausensson
Hausensson
9 anos atrás

Com certeza o circuito vai estar lotado até ‘a tampa’!

Sei não o que a FIA quer com essa F-E. Essa ‘irma mais nova’ tá sendo bem paparicada, não acham? Enquanto a irmã mais velha, largada, correndo com 15 carros…

Melhor o Bernie e seus acionistas começarem a por as barbas de molho…

Pdr Rms
Pdr Rms
9 anos atrás

Enquanto a Fórmula E consegue fazer a Suiça voltar a ter corridas (!!!), a F1 corre o enorme risco de ter uma temporada sem GP na Alemanha.

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Se não estou muito enganado, teve até GP da Suiça, em Dijon, la por 78 ou 79.

Pdr Rms
Pdr Rms
Reply to  Antonio
9 anos atrás

Foi em 82. Foi a primeira e única vitória do Keke Rosberg antes de conquistar seu título mundial.

Glauber
Glauber
Reply to  Antonio
9 anos atrás

É Antônio, teve, mas foi disputado em Dijon, na França, apenas levou o nome de GP da Suíça, justamente por conta da restrição.

Lucas S,A,
Lucas S,A,
Reply to  Antonio
9 anos atrás

É, mas foi na França. Igual o de Luxemburgo, que era na Alemanha, e o de San Marino, que era na Itália.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
Reply to  Antonio
9 anos atrás

Caro Antonio,
O circuito de Dijon-Prenois fica na França.
Abrax.

Antonio
Antonio
Reply to  Ricardo Talarico
9 anos atrás

Eu sei que Dijon é na França. Era uma observação tão óbvia para quem é do ramo, que nem fiz o comentário.

eraldo
eraldo
Reply to  Antonio
9 anos atrás

Chamava-se GP da Suiça, mas era realizado na França. O último foi em 1.982. (salvo engano)

Voltez Alonso
Voltez Alonso
9 anos atrás

Acho que a Fórmula E pode dar uma melhorada também.

Só existe emoção no final das corridas quando se espera que um ou outro gaste mais a bateria e um ou outro que poupou mais ataque nas duas últimas voltas.

Ao meu poderiam mudar essa regra de 2 baterias cada uma com carga para 50% da corrida. Ou seja, todo mundo troca de carro na mesma volta ou no máximo em duas.

Poderia cada equipe traçar sua estratégia, assim como era na F1 em épocas de abastecimento. Cada um largaria com a carga que quisesse: a 1ª bateria para 70% e a outra para 30% da corrida, por exemplo.

Com estratégias diferentes, que dependeria muito da posição de largada de cada um, a corrida seria mais dinâmica e imprevisível.

Allez Alonso
Allez Alonso
Reply to  Voltez Alonso
9 anos atrás

É até hilário você tentar fazer uma análise tecnica. Fora os erros de português. Vi que você mudou seu apelido e está sentindo falta do seu amor maior não correspondido, isso está afetando seu raciocínio.
Se todo mundo tem apenas as mesmas duas voltas de janela pro pit stop, qual o sentido de largarem com níveis diferentes de carga na bateria?
O nível de carga afeta o desempenho dos carros? Pense comigo, meu celular acabou a bateria, ele está mais leve?? O carro largou com menos carga, ele vai ser o mais rápido na pista???
E, finalmente, o objetivo, conforme as baterias se tornem mais eficientes, é fazer a corrida sem ter que trocar de carro.
Primeiro comentário sem ter Alonso, hein? Começou a tomar remédio? Parabéns!

RPL
RPL
Reply to  Voltez Alonso
9 anos atrás

A questão é que largar com mais combustível deixa o carro mais pesado….

Largar com mais energia armazenada não muda nada no peso… Ou seja, todo mundo largaria com 100%…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Voltez Alonso
9 anos atrás

Não falou de Alonso. Acho que uma vaguinha nessa Fórmula seria ideal para alguém que vem sendo chamado de “piloto elétrico”.

Amaral
Amaral
Reply to  Voltez Alonso
9 anos atrás

Isso não dá ainda. O próprio dono da parada já disse que só daqui a quatro ou cinco anos as baterias vão aguentar uma corrida inteira, por enquanto, só aguentam no máximo meia corrida, carregadas até o talo. Mas só o fato de essa fórmula de motor de dentista proporcionar brigas em que você não sabe ao certo quem vai ganhar até a última volta já vale assistir. E o barulho é esquisito no começo, mas depois a gente acha maneiro, acostuma. Queria ver no futuro eles acelerarem em Monza, Spa ou Suzuka, ver aqueles motorzinhos gritarem até o limite…

Voltez Alonso
Voltez Alonso
Reply to  Voltez Alonso
9 anos atrás

Meu ponto é o seguinte: no começo era tudo novidade nas corridas. Até para os próprios envolvidos.

Mas agora já sabemos o que vai acontecer. Todo mundo larga e salvo um ou outro, vão naquele ritmo até a troca de carro. Depois todo mundo volta e fica economizando energia para as duas ou três últimas voltas. O final fica bem legal. Mas o resto da corrida é só para poupar bateria.

Se, repito, se houvesse a possibilidade de os pilotos largarem com carga diferente de baterias, mantendo-se a obrigatoriedade da troca de carros, poderia-se ter estratégias diferentes de modo que tivesse gente atacando em qualquer momento da corrida.

É só uma especulação.

Em relação ao Eletrocutando Amonso, o homem raio, cairia como uma luva na FE. Vamos ter FÉ!

Allez Alonso
Allez Alonso
Reply to  Voltez Alonso
9 anos atrás

Pra que largar com cargas diferentes? Alguém desenha aí por favor…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Voltez Alonso
9 anos atrás

Explicarei, Vicellez:

Alonso e Raikkonen largavam com cargas diferentes em seus carros, de modo tal que o espanhol sempre ficava à frente do companheiro.
O carro de Kimi, sem que ele soubesse, sempre estava mais carregado que o carro do seu “companheiro”.

Entendeu ou preciso desenhar?

Sandro
Sandro
9 anos atrás

E além de tudo, “a Suíça lava mais branco”.

Irineu
Irineu
Reply to  Sandro
9 anos atrás

a Suiça ou o Omo ?

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Irineu
9 anos atrás

lavanderia mesmo é a F1……e a muitoooooo tempo

joca
joca
Reply to  Irineu
9 anos atrás

Os Frias e os Marinho sabem a resposta.

Fernando Amaral
Fernando Amaral
Reply to  Sandro
9 anos atrás

depende de qual banco.