MUDANÇAS À VISTA

SÃO PAULO (vamos ver) – Volta do reabastecimento, escolha livre de dois compostos de pneus entre os quatro existentes para todas as corridas, pneus mais largos, aerodinâmica mais “agressiva” (que merda é isso?), motores mais barulhentos e potentes — mas ainda V6 híbridos, essas unidades de força —, carros 5s mais rápidos por volta do que hoje, possibilidade de equipes comprarem chassis de outras.

São as decisões do Grupo de Estratégia da F-1 anunciadas hoje.

Ah, a maioria é para 2017. Nada muda no ano que vem, exceto o negócio de poder escolher os pneus.

Gosto de tudo, já que está tudo tão ruim… Menos, claro, da manutenção dos motores atuais. A justificativa é que se gastou demais para desenvolvê-los e não faria sentido durarem tão pouco.

Os detalhes da reunião de hoje estão aqui e aqui.

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Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
8 anos atrás

Pesquisa para melhorar a F1…

http://gpda.motorsport.com/

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

O Seixas gostou da ideia, mas fico mais com essa opinião: http://blogdoico.blogosfera.uol.com.br/2015/05/18/novas-regras-vao-afundar-a-formula-1-ainda-mais/
Não mexeram no que importa.

Martinho
Martinho
8 anos atrás

O que seria “carros mais agressivos”? Vão colocar alto-falantes nos carros e eles xingarão os outros durante as corridas? Vão esguichar óleo quente no público? Já sei, vão desenhar nos bicos as caras dos lutadores do UFC. Se for isso, põe a foto do Maguila no bico da McLaren

Luis
Luis
8 anos atrás

-Tinham que tirar a comunicação de rádio. Comuniquem-se por placas…
-Sem reabastecimento.
-Sem obrigatoriedade de trocar pneus (quem conseguir economizar e ir até o fim que assim o faça).
-Câmbio manual (seria ótimo…mas ai é querer d+)

FeFe
FeFe
8 anos atrás

Tio Bernie, apesar das muitas primaveras nas costas, de bobo não tem nada. Ele sabe que a F1 de hoje é um troço horrível de se assistir, insosso, sem graça, sem sal, sem pimenta e com regulamento engessado até o último pentelho. E caro pacas para as equipes. Como diria um amigo meu, a F1 de hoje é uma mistura de Dormonid com Risperidona em um copo de Double Black sem gelo. Não tem nego que mantenha atenção por mais de 5 minutos seguidos. E, portanto, se continuasse nesta toada, seria engolida em um futuro não muito distante por outras categorias, especialmente pela simpaticíssima F-E. Portanto, mudar não é apenas legalzinho ou uma coisa assim, como diria, bacaninha, mas uma questão de sobrevivência mesmo. Ou mudava ou morria. Acho, também, que outras coisas poderiam ser feitas para 2017, além do proposto acima, mas ao menos é melhor do que nada.

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Deveriam restringir a aerodinamica radicalmente permitindo que os carros andem mais proximos. Carros mais largos e pneus mais largos para aumentar a aderencia mecanica. Asas mais largas, altura padronizada e lamina unica. Mandar a asa movel para pqp. Remover qualquer aleta vertical. Simplificar os carros.
Liberar o desenvolvimento dos motores, pois atualmente o ganho de performance acontece devido a pacotes aerodinamicos e acertos de suspensao, ou seja, honeram as equipes.

roxxon valdez
roxxon valdez
8 anos atrás

quanto mais a F-1 avança mais volta atrás. qualquer dia desses vermie eclestone e a FIA vão querer que os carros andem sem motor, corram parados ou movidos a vento. que os pilotos sejam deficientes físicos sem pernas e que faça transplante de cérebro nos narradores (=unica inovação real ), tudo com transmissão por rádio ou em preto e branco.

voulembrar
voulembrar
8 anos atrás

Deveriam contratar esse cara aqui para promover essas mudanças… os caros da F1 poderiam ficar bem mais empolgantes:

https://www.youtube.com/watch?v=zsXWspo5hrc

Ivan
Ivan
8 anos atrás

Concordo com todas as sugestões de mudanças, MENOS a volta do reabastecimento. Isto só serve pra aumentar os custos pras equipes sem melhorar em nada a competitividade da categoria.

E, a se lamentar, que a raiz do problema (distribuição injusta do dinheiro entre as equipes) permanece intocada. Não é de se surpreender, já que para a tal reunião apenas participaram as 5 equipes principais. Depois que, daqui uns anos, sobrarem apenas 5 equipes disputando, quem sabe sejam menos gananciosos?

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
8 anos atrás

Flávio, tu achas que será o fim dos pneus médios e duros com essa proposta ou número limite de jogos por fim de semana, pode limitar essa escolha?

Airton Silva
Airton Silva
8 anos atrás

Entrem no site oficial da Fórmula 1 e revejam o vídeo do Rosberg fazendo a pole em Bacelona: o motor mal atinge 12 mil rpm, embora o limite seja de 15 mil rpm. Além disso, as marchas são trocadas para cima sem o motor estar cheio, para evitar destracionamento. Com isso, nada de ruído ensurdecedor. O problema parece que está no fato de que motor turbo sempre entrega torque elevado em menores rotações e nesse cenário não adiantaria liberar as rotações para, digamos, 18 ou 20 mil rpm, que esses limites não seriam usados. Querem motor girador e ruidoso? Eliminem o turbo. Que tal o mesmo V6 de hoje, mas aspirado? A falta do turbo certamente seria compensada com giros insanos.

Limpol
Limpol
Reply to  Airton Silva
8 anos atrás

Se fosse fácil assim “tirar o turbo”… o motor é todo dimensionado para trabalhar sobrealimentado e ainda por cima o ERS usa o giro “perdido” das pás da turbina para recarregar energia entre as trocas de marcha. Um motor sem turbo com míseros 1.6L não vai fazer nada nem girando 30.000 rpm.

Motor aspirado precisa de cilindrada, mas as montadoras não querem continuar investindo em motores 2.8, 3.0 ou 3.5 aspirados porque acham que não haverá mais aplicação para este tipo de propulsor nos carros de linha.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Limpol
8 anos atrás

30000 rpm? Rapidamente de cabeça: 2358,7 cv!
Melhor que isso só liberar o motor Deltic:
https://www.youtube.com/watch?v=D3bj47TAYiU
http://en.wikipedia.org/wiki/Napier_Deltic#/media/File:Napier_Deltic_Engine.jpg

Hassan
Hassan
8 anos atrás

Hahahahaha ninguem mais comentou o post do blog, todo mundo indignado com a pergunta do Jefferson hahahah

Felipe Masr
Felipe Masr
8 anos atrás

Não gostei do reabastecimento. É um regresso na segurança.
Reabastecimento na F1, onde a parada é extremamente rápida, e todos estão aguardando o final do reabastecimento para abaixar o carro, acho muito perigoso. Quando em categorias onde o reabastecimento termina antes da troca de pneus, ou de pilotos, tudo bem, pois dá para ter plena certeza que o carro não está mais acoplado ao sistema de reabastecimento. Se já é perigoso ocorrer de um carro sair com a roda mal colocada, por conta da pressa em abaixar o carro e liberar o mesmo, quanto mais com combustível a dar banho em tudo que está no caminho, inclusive o pessoal das equipes e algum carro que esteja imediatamente atrás. A roda, por vezes percebe-se logo depois (geralmente na primeira curva pós pit stop), antes do carro atingir alta velocidade, diminuindo bastante os riscos de algum acidente mais grave.
Não dá certo. Só se for permitido apenas trocar os pneus após a retirada do sistema de abastecimento. Do modo como era feito, não dá. Irá acontecer de liberarem o carro com o equipamento conectado, assim como acontece com as rodas mal colocadas, até hoje.

E deixo o exemplo de quando dá errado (que também o leitor Marcelo apresentou):
WARNING: Disturbing Image! Ferrari Formula 1 Pit Stop Fire
https://www.youtube.com/watch?v=OvgjhfQLTNk
Icemen, flambado, e não foi a vodka.

Com fogo não se brinca — Ops!. A coisa é séria, mesmo com todo o avanço para com materiais e proteções para o piloto, ainda existe limite de tempo em exposição ao fogo; Nikki Lauda deveria ser o primeiro a levantar o dedo, a ser contra.

Teles
Teles
8 anos atrás

Mudanças,tudo bem,são necessárias e imprescindíveis para que a F1 volte aos áureos tempos.Mais não basta mudar regulamento motores e pneus,existe um outro fator fundamental que estão esquecendo,os pilotos.
Tem que haver uma mudança de perfil.Precisamos de pilotos com personalidade,com talento,polêmicos e que não se intimidem na hora de mandar alguém tomar no c………………
Tem que ter o excepcional,o bom,o trapalhão o bom moço ou falso bom moço,o estiloso,o boêmio,o caridoso e o fenômeno. Hoje não temos o grande teatro que a F1 foi,são todos iguais,polidos,bons moços “puns sem cheiro”
Abração!!!

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Peraí
São 4 tipos para seco e 2 para chuva, 6 tipos diferentes de Pneus.
Cada carro usa 4 pneus de cada vez ou seja 6×4= 24 pneus a disposição para cada carro em cada corrida (isto se for 1 de cada tipo, se for 2 serão 48 p/cada carro)
20 carros no grid X 48 p/ cada carro = 960 pneus á disposição em cada corrida.?
Haja pneu ?
É isso mesmo Flávio ???

Limpol
Limpol
Reply to  Gabriel P.
8 anos atrás

Eita… dificuldade de leitura? As equipes vão escolher os dois compostos antes da corrida e a Pirelli só vai mandar aqueles 2 tipos para cada escuderia.

PAULO F1
8 anos atrás

Tem um detalhe que passou batido e tem a ver com os motores. Hoje estão limitados a 04 unidades (caso mais de 04 sejam usados por motivo de quebra ou o que seja, entra a penalização). Hora, querendo ou não, as equipes estão correndo hoje em dia tomando muito cuidado com os motores (Renault estourando, Honda limitados na potência e creio que também os Mercedes e os Ferrari sendo poupados no que podem ser). Voltando o reabastecimento, pneus mais largos e afins (pena que não acabem esta limitação dos testes), pensando com isto em mais velocidade (creio eu que liberando mais potencia nos motores, já que não vão mudar), acho que vai ocorrer o seguinte fato: a quantidade de motores que poderão ser usadas em uma temporada e o cuidado extremo que terão com os motores (liberando uma potência equilibrada entre desempenho e confiabilidade), serão o maior desafio para as equipes e talvez este desafio seja justamente o fator que vai limitar o desempenho dos carros em 2017. Dar mais velocidade com maior risco de quebra ou limitar a velocidade para se ter maior confiabilidade?? Acho que a F1 criou o seu próprio “limite” com estes motores. Bom, sou só um fâ de Fórmula 1 (há pelo menos 40 anos) e sou limitado em termos de explicações técnicas, mas espero que tenham entendido o meu ponto de vista (meio enrolado..rs), e agradeço por qualquer colaboração que queiram dar para explicar melhor o que estou postando. Valeu Flávio Gomes e valeu pessoal.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Sou favorável a manutenção, das atuais unidades de força da F1, pois
o avanço tecnológico é evidente , e para alcançar os 1000CV , é mais
fácil do que arrancar as mesma potência dos v8. Aumentando os rpm de
15 para 18.000,aumenta o consumo , abre mais a valvula do turbo etc…

Limpol
Limpol
Reply to  Celio Ferreira
8 anos atrás

Putz… só tem engenheiro aqui! “Aumentar” o RPM é só uma decisão técnica? Cada motor funciona numa faixa de potência ideal, os motores de 2015 sáo limitados a 15.000 rpm mas nem chegam perto disso, pois a potência máxima vem bem antes devido à sobrealimentação, geralmente 12.000 rpm. Virar mais não resolve nada, a potência dimuniu ao invés de aumentar depois da faixa ideal. Com 1.6L os motores só vão ter 1000 hps confiáveis com tecnologia alienígena. Vale comparar com os LMP1 da WEC que chegam perto de 1000 hp mas tem 2.8 litros de deslocamento, 2 turbinas e ainda motor elétrico empurrando junto.

valter
valter
8 anos atrás

Então em 2016 o campeonato de F1 será a reprise de 2015 que já a mesmice de 2014.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
8 anos atrás

O que a Fórmula 1 precisa é do fim daquela baitolagem de Superpole, Q1, Q2 e Q3. Tem que o treino classificatório começar logo no Q3, todos contra todos, meia-hora de duração e fim de papo.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Fontana o poderoso
8 anos atrás

Gostei da ideia,

charles
charles
8 anos atrás

Se não fosse o reabastecimento, o Massa teria sido campeão em 2008, quando saiu com a mangueira pendurada.

Emenelsem Marucci
Emenelsem Marucci
Reply to  charles
8 anos atrás

Só em Silverstone ele saiu 8 vezes da pista molhada…..e fez cagadas em pelo menos 3 corridas (vamos lá que o motor estourou em Monza) E a mídia Galvão criou este “mito” de Q o Massadíocre perdeu o campeonato em Singapura, ora por causa da mangueira, ora por causa do Nelsinho….

Harlan Rodrigo
Harlan Rodrigo
Reply to  charles
8 anos atrás

Tem gente que acredita nisso até hoje. Vc lembra que ele errou nas duas primeiras corridas da temporada sozinho e não marcou pontos?

Fernando
Fernando
Reply to  charles
8 anos atrás

Sem falar da armação de Spa para empurrar a decisão do campeonato para o final.

thomaz
thomaz
8 anos atrás

Durante a corrida os pilotos terao que usar os dois tipos de compostos escolhidos ou estao livres para usar so um?

Leo
Leo
Reply to  thomaz
8 anos atrás

Seria interessante poder escolher dois, mas não ter a obrigação de usar os dois durante a corrida. Eu acho que essa regra deve continuar.

Mano
Mano
8 anos atrás

Olá e boa tarde.

Entendo que as mudanças podem vir a ser interessantes para a categoria …

Ajustar e desenvolver as atuais unidades de força, visando uma performance melhor, gerando um ronco muito mais legal, com cara de F-1, e fazer dos carros verdadeiros desafios aos pilotos, fazendo isso sem extrapolar os custos deve ser o caminho.

Comprar chassis de outras equipes é outra ideia que agrada muito, pois as equipes menores poderiam adquirir um carro/pacote básico de um fabricante (Dallara por exemplo) ou de uma equipe grande (Williams, Mclaren) e as equipes clientes, menores, com a estrutura que já possuem em suas sedes, focar no desenvolvimento de novas atualizações do pacote/chassi. As equipes menores/clientes poderiam contar também com motores V8 aspirados, equalizados com os V6 Turbo Híbridos, além do câmbio e kers padronizados …

Enfim, acho que as ideias estão aí … é decidir o que é melhor para a o espetáculo e a categoria ….

Grande abraço a todos.

Pepe
Pepe
Reply to  Mano
8 anos atrás

Eu creio que, assim como meu avô diz que bom era no tempo dos 12 cilindros em linha, pneus estreitos, sem capacete, câmbio duro, vazando para todo lado, aí sim se via quem era “macho de verdade”, a era dos V8,V10 já passou e fim de papo, agora a tecnologia é outra, no campeonato de endurance quem vence são os híbridos também, e a tendência é essa, talvez até num futuro próximo, o uso de célula de combustível ao invés dos explosão, etc. Para fazer barulho, basta acoplar um gerador de som e uma corneta, acionado pelo acelerador, tão simples assim. Saudosistas, a tecnologia não pode ser freada, faz parte do ser humano criar e usar o novo e melhor, o resto fica pelo caminho. Abs a todos.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Até 2017 o Amonso já terá feito um ponto!?

Allez Luia!

Garotinho Malgunas
Garotinho Malgunas
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Cadê o Allez Alonso pra responder a esse impropério?

roxxon valdez
roxxon valdez
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

eheeheheheheh

Elio
Elio
8 anos atrás

Flávio, acompanho o Grande Prêmio e seu blog há anos, mas acho que apenas em uma ocasião fiz algum comentário por aqui. Não sei se serei lido, respondido, mas não importa.
Acompanho a Fórmula 1 desde 1995 e já alguns anos, tanto no GP, seu blog, e outros meios especializados a discussão sobre a competitividade da Fórmula 1. Há de se reconhecer que todos aqueles que gostam de automobilismo e especificamente Fórmula 1 – creio os que a cobrem profissionalmente – chegam num consenso de que, a Fórmula 1 tem estado cada vez mais previsível, enfadonha. Não posso e nem acho que seria o caso de argumentar que “antigamente as coisas eram melhores, até porque não acompanhei tanto tempo assim. Mas já vi algumas mudanças nos carros, regulamento visando a competitividade e que no final ou não deram certo ou foram e são artificiais.
Mas nos seus últimos textos sempre vem à tona a questão do marasmo, opiniões de pilotos e de possíveis mudanças para melhoria da categoria, atrair públicos mais novos.
Apenas gostaria de sugerir: uma matéria na Revista Warm Up com opiniões de jornalistas, pilotos de outras categorias, ex-pilotos ou dirigentes, donos de equipes, para traçar um panorama de possibilidades das estruturas dos carros, regulamento, pistas, etc.
Acharia interessante ter diversas opiniões reunidas numa matéria sobre a Fórmula 1 para o futuro.

Danilo
Danilo
8 anos atrás

Finalmente uma mudança.Mas uma mudança definitiva seria tirar esse velho ranzinza da F1

Robertom
Robertom
Reply to  Danilo
8 anos atrás

A única esperança era que a Justiça alemã o condenasse por corrupção (comprovada), mas consegui se safar…
Agora só sai da F1 para o caixão.

Alex
Alex
8 anos atrás

Bem, fica evidente que não existe interesse em resolver o verdadeiro problema. A volta do reabastecimento (que já foi e voltou um monte de vezes desde 1982), pneus mais largos, motor mais barulhento soam, na melhor das hipóteses, como paliativos, talvez nem isso.
Até um zé povinho como eu sabe que o problema é estrutural, começa nos custos aterradores que levam à falta de competitividade, abismos entre as equipes, pilotos pagantes, soluções artificiais para forçar ultrapassagens (como as asas móveis) e por aí vai. A F-1 precisa decidir o que pretende ser: aquela categoria que maravilhava o mundo ou um papa-niquel que vive ao sabor das grandes montadores e de um punhado de picaretas sem compromisso nenhum com automobilismo?

mauricio
8 anos atrás

a flavio eu gosto de tudo chato e ver essas carrocas q tem corrida aqui tudo carro montado e pilotos de merda como stock car e o q vc corre o ridiculo 69 decadente e essa paixao q tu tem por corridas ridiculas deixa de ser chato

Fábio #11
Fábio #11
Reply to  mauricio
8 anos atrás

Quesito Pontuação: Nota….zerooo

Sérgio
Sérgio
Reply to  mauricio
8 anos atrás

Alguém aperta a tecla SAP, please?

Alex
Alex
8 anos atrás

Flávio,

Parece que a escolha “livre” de Pneus já começara a partir do ano que vem.

Adolfo
Adolfo
8 anos atrás

Sei que gastaram demais, mas a sugestão do Flavio para os motores é a melhor : motores V8, todo mundo tem.

Ou ainda – limite de 1000 cavalos e liberdade total para o tipo de motor, aspirado, turbo, com recuperação de energia, elétrico. Aí seria bacana !

Fábio
Fábio
8 anos atrás

Flavio, a questão da escolha livre dos pneus não é já para 2016?

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Aerodinâmica mais agressiva = melhoria na passagem dos fluxos de ar. Espero ter ajudado.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

gastou-se demais com os motores, verdade, mas faria sentido SIM mudá-los, uma vez que pouco gente gosta

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Poxa, manter esses motores… e voltar com reabastecimento… uma pena. Vai ter muito piloto que vai ganhar corrida mais pela estratégia.

André França
André França
8 anos atrás

Já falei outras vezes, mas lá vai de novo:
Querem esses motores V6-bi-twin-mega-blast-turbo-over-silence fazerm barulho? Libera o limite de giros… esse é um dos principais motivos deles serem mais silenciosos… Duvido se eles girando a 20.000RPM não vão gritar alto… (não como um v8, v10, v12, mas vão gritar…)

Limpol
Limpol
Reply to  André França
8 anos atrás

Não deveria ser tão difícil de entender: cada motor tem sua faixa de rotação ideal. Um motor 1.6L, sobrealimentado com uma turbina com as dimensões que tem e com a engenharia para recuperar energia não pode girar 20.000 rpm por limitação mecânica. Vocês falam em “liberar” o giro como se fosse uma decisão burocrática, na base da canetada, hehehe… Faz o seguinte, leva seu carro numa oficina e pede para eles reprogramarem a injeção de maneira a eliminar o corte de giro, aí seu motor fica liberado para girar mais que uma Yamaha R1, depois diga se ele andou mais por causa disso, hehehehe

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Escolher pneus é legal, mas as equipes escolherão os mesmos na maioria das vezes. Pneus mais largos, legal, são mais bonitos e duráveis. Estes motores atuais trabalham abaixo do seu limite por causa da quantidade de combustível permitida, podem andar muito mais. Vender chassi é a melhor das ideias. Aerodinâmica agressiva, pasmem, para os dirigentes significa “carros mais bonitos”. Reabastecimento sempre foi uma bobagem, serve para leigo não compreender as corridas, e em tempos de redução de custos é apenas um dos maiores absurdos destas proposições.

Rubens
Rubens
8 anos atrás

Reabastecimento e liberdade pra escolher pneus já vai melhorar muita coisa.

Não precisa de muita coisa pra melhorar.

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

Não sei porque essa invocação com os motores híbridos. São a inovação mais bacana que a F1 lançou nos últimos anos! A questão do som baixo realmente é ruim (para os 0,2% dos fãs que têm a sorte de irem aos autódromos – faz pouca diferença para os milhões que só vêem corrida pela TV), mas uma vez “resolvido” isso, beleza!

luis cardoso
luis cardoso
8 anos atrás

Uma coisa que eu nao entendi.

Como eles vao reabastecer, se a regra dos motores será a mesma ?

Não faz muito sentido voce reabastecer se o limite de combustivel for limitado como é hoje.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
8 anos atrás

Besteira, o bernie “gagá” ecclestone já disse que nada muda sem a aprovação dele. E pra ele está tudo bem

André
André
8 anos atrás

Bom gostei tb de tudo, uma pena mesmo que não vão trocar essa “unidade de força”, mas já é alguma coisa… Mas será que aumentar a potência não acarretaria em mais superaquecimento, já que vimos a McLaren tantas vezes andando com potência reduzida, justamente para a unidade não explodir? Teriam que refazer ou melhor, reforçar esse motor, então não seria melhor já troca-lo por um V8?

Alessandro Neri
Alessandro Neri
8 anos atrás

Infelizmente mantendo esses motores pavorosos, nada realmente vai mudar. O espetáculo continuará na melhor das hipóteses sofrível.

Vicente Camara
Vicente Camara
8 anos atrás

Flávio, no ano que vem muda sim. A escolha de 2 compostos de pista seca, de 4 disponíveis, já estará valendo.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
8 anos atrás

Do que foi anunciado o mais interessante para mim foi a possibilidade de comprar chassis de outras equipes.

Me pergunto quais seriam os limites, se vende quem quer ou não, como fica a questão das evoluções no chassis, se será repassado às outras ou não.

Davi
Davi
8 anos atrás

Olá Flávio, apenas corrigindo pelo que li no próprio GP, a escolha de pneus é já para o ano que vem, o resto sim é para 2017.

Um abraço

igor
igor
8 anos atrás

Flavio, ou alguém, saberia dizer pq a f1 não roda com etanol (ou outro biocombustível)? seria um jeito bem mais barato de fazer ecomarketing.

Marcelo Rocha
Reply to  igor
8 anos atrás

Igor, tem muita petroleira financiando a F1: Shell, Petronas, a venezuelana do Maldonado, a BR que saiu e pretender voltar…

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

MOTORES MAIS POTENTES E PNEUS MAIS RESISTENTES!
Mais tempo (já que o campeonato vai começar mais tarde) para pilotos e equipes testarem e desenvolverem seus carros na pista. Esse negócio de limitar os testes, idéia concebida com a intenção de equilibrar entre equipes ricas e pobres, no desenvolvimento do carro e nos gastos, NÃO FUNCIONOU. Nem todo mundo tem o “túnel de vento” da Mercedes, da Ferrari…Só aumentou o abismo entre grandes e pequenas e pior, aumento o abismo entre a Mercedes e as outras grandes.
Como Alonso e Button vão contribuir para desenvolver a McLaren, por exemplo. Imagine então as equipes médias e pequenas?
Quem pode mais, faz mais, treina mais. Todos com o mesmo direito de treinar/desenvolver, na pista, antes da temporada.
E se quer brincar de energia elétrica, que se mude para a F-E!

Jefferson
Jefferson
8 anos atrás

Boa tarde, desculpe a ignorância, alguém poderia me explicar o que seria reabastecimento, uma vez que já acontece na corrida. Confesso que não entendi.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Atualmente só se troca os pneus.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Faz tempo que o Jefferson não assiste uma corrida…

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Atualmente não existe mais o reabastecimento de combustível não. Somente troca de pneus.

André
André
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Hum? Bem… reabastecer é colocar mais combustível.

Reabastecimento foi banido já faz um bom tempo, o que tem hj é apenas troca de pneus.

Igor
Igor
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Os carros param nos boxes para trocar pneus. Não há reabastecimento.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Em que planeta você vive brow? Hoje não é permitido reabastecimento durante a corrida. O cara sai com 100 kg de combusta e vai até o fim. É isso que querem mudar, permitir o reabastecimento durante a corrida, assim os carros vão correr mais leves, consequentemente mais rápidos. Além de correrem com estratégias diferentes, o que “aumentaria” o show, possibilitando mais ultrapassagens.

luigi
luigi
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Não há reabastecimento em prova de F 1 o que há é troca de pneus , os carros largam com o combustível que usarão durante toda prova ,reabastecimento por motivos óbvios só ha no W E C .
Bom final de semana !

Oliveira
Oliveira
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Jefferson, você bateu a cabeça em algum lugar e voltou para 2009?

Marcelo Rocha
Reply to  Oliveira
8 anos atrás

Kkkkk, bateu e fica trocando ideia com o Alonso!!

Rubens
Rubens
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Reabastecimento de combustível, gasolina.

Lucas Herrera
Lucas Herrera
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Hoje os caras abastecem antes da corrida apenas, não existe reabastecimento nas paradas de boxe.

Com a volta do reabastecimento os carros vão ficar mais leves durante toda a corrida, fora que as paradas nos boxes vão ter a dinâmica toda alterada, vão durar bem mais que os 2 ou 3 segundos atuais.

André França
André França
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Acho q tem muito tempo que você não vê nenhuma corrida de F-1…

Carlos
Carlos
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Hoje em dia não tem reabastecimento, os carros param apenas para troca de pneus. Com isso tem que controlar bastante o consumo pois largam já com todo o combustível que usaram durante a prova.

Voltando o reabastecimento, novas possibilidades de estratégias aparecem. Podendo por exemplo largar com pouco combustível e ficar mais leves e rápidos no inicio mas terem que parar mais cedo. etc…

Carlos Hums
Carlos Hums
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Faz quanto tempo que vc não assiste a F1?

Márcio Jap
Márcio Jap
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Tem certeza?

J Fernando
J Fernando
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Quantos anos você tem?
Você realmente assiste/acompanha F1?

José Augusto
José Augusto
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Reabastecimento de combustível, o que se faz hoje é a troca dos pneus.

Rodrigo Baccino
Rodrigo Baccino
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Desde 2010 os carros já saem do paddock/pit com o combustível pra ir até o final, eles querem que volte a ser gerenciável esse combustível na corrida, eu também acho muito válido isto. Agora cara o que o Flávio falou a uns dias ou semanas sei lá, cara o automobilismo é um “lab para o mundo”, mas pô mano, esses motores estão ferrando com o circo da f-1, eu fui em Interlagos ver esses motores novos, e puta que pariu, são horríveis, podem até ser ecologicamente corretos, mas pelo amor de deus, vamos voltar aos bons e práticos V8 ou V10 aspirados por favor!

Ely Sandro
Ely Sandro
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Olá Jefferson. Na verdade, atualmente, não há reabastecimento de combustível nos carros de F-1 durante as corridas. Os carros já largam abastecidos com a quantidade de combustível suficiente para a prova toda. As paradas durante as corridas são apenas para troca de pneus, além de pequenos reparos e trocas (aerofólios, volantes, etc.).

weslley
weslley
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Reabastecimento está proibido desde 2010.

Paulo
Paulo
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Fala serio…

Você é que de que planeta meu amigo…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Ao Jefferson

Reabastecimento na Formula 1 se refere a quantidade de combustível colocado nos carros nas paradas de boxes. Desde 2010 só existe troca de pneus, o carro larga com tanque cheio. Entre 1994 e 2009 os carros largavam com pouca gasolina, cada estratégia determinava quantidade no tanque. Em 2005 o carro podia reabastecer, mas era proibido trocar pneus, como a Michelin construiu um pneu ultra-resistente, a Renault não teve maiores problemas de levar o campeonato. Nessa época a Ferrari usava pneus Bridgstone. Atualmente os pilotos reclamam que o carro é “pesado”, mas isso acontece porque antes o carro tinha pouca gasolina no tanque. Largando mais leve, o carro “voava” na pista, os pilotos tinham mais prazer em pilotar no limite. E com o reabastecimento sempre havia a expectativa de pixotadas nos boxes:

F1 – Benneton de Jos Verstappen pega Fogo no Pit-Stop
https://www.youtube.com/watch?v=bPEaxmiJwOI

Singapore 2008 – Massa pit
https://www.youtube.com/watch?v=4sQkz0pnQYE

WARNING: Disturbing Image! Ferrari Formula 1 Pit Stop Fire
https://www.youtube.com/watch?v=OvgjhfQLTNk

Marcelo Rocha
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

O Massa perdeu o título de 2008 nesse pit de Singapura.

Hassan
Hassan
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Re-abastecimento: do verbo abastecer, ato ou efeito de reabastecer. ex: O homem reabasteceu seu carro.

Esta claro?

Se voce assiste F1 vai saber que não se reabastece mais em corrida desde 2010, só se troca pneus nos pits.

Leo
Leo
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Atualmente não há reabastecimento. Os carros largam com a quantidade de combustível suficiente para todas as voltas da corrida.

Elio
Elio
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

No atual regulamento todos os carros já largam com o combustível para toda corrida. Isso foi mudando a partir de 2009, pois antes as equipes poderiam reabastecer nos pit stops durante a corrida. Com essa mudança para 2017, voltaria esse procedimento.

Dan Soares
Dan Soares
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Um piloto com pouca gasolina para no pit para troca de pneus, e, olha só que mágico, alguém com uma mangueira injeta combustível no carro!!!!!

Isso não existe hoje.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Vc está assistindo campeonatos anteriores pela Netflix!?

William
William
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Cara, não acontece abastecimento durante a corrida, senão me engano foi banido em 2009 o que acontece é a troca de pneus somente.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Não existe reposição de combustível na F1 desde 2009. As paradas existem aos montes pra trocas de pneu obrigatórias e/ou estratégicas.

Marcell
Marcell
Reply to  Jefferson
8 anos atrás
ton
ton
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Gasolina!! Gasolina acaba, reabastece no box!!

Gabriel Ponã
Gabriel Ponã
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Jefferson,

No regulamento atual, os carros largam de tanque cheio e não podem reabastecer. Abraço!

Butt-Head
Butt-Head
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Você é bem legal, Jefferson.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Parem de zoar o Jefferson, que na verdade é o Alonso.
Sim, Fernando Alonso usou esse pseudônimo pra escrever aqui.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Troll

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Jefferson
8 anos atrás

Tá vendo o que é que dá parar de assistir a F1 desde junho de 1994?
kkkkkkkkkkkkkk

João Luiz Marques
João Luiz Marques
8 anos atrás

Infelizmente a questão dos motores é verdade. Gastou-se demais com isso.