Flavio Gomes terça-feira, 26 de maio de 2015 10:55 59 comentários
A foto foi tirada em Tempelhof, Berlim, onde a F-E correu no sábado. Não sei o ano, nem a ave. O aeroporto está desativado e virou um parque. A Pan Am não existe mais. A moça é linda.
Vi na web que foi um 727, de prefixo PT-TYS, vôo 303 da Transbrasil, que chocou-se no Morro da Virgínia (24 Km ao norte do aeroporto de Florianópolis, numa localidade chamada Ratones) em 12/04/1980. Dos 58 ocupantes, sobreviveram 3. Uma tragédia.
Rodrigo Wagner de Souza
8 anos atrás
Não foi um 727 desses que deu num morro em Florianópolis, nos 70′?
Nelson Pasini
8 anos atrás
É sim um 727/100. só não sabia que ia para Europa.
Esse equipamento foi lisado para a Trans Brasil onde encerrou seus dias de glória com o prefixo PT-TCA
TJ
8 anos atrás
727, uma das aeronaves mais bonitas, pra mim só perde para o 747.
A cauda é sensacional.
Quanto à outra beleza da foto, se eu pudesse decretaria a proibição de comissários homens, teríamos somente aeromoças. não é machismo não, é pela arte.
Mas a aviação perdeu o glamour, low cost, barra de cereal , rodoviária Congonhas.
Modernidade.
edison_jr
8 anos atrás
quando congonhas será desativado e virar um parque?
Tempelhof, então o principal aeroporto de Berlim
Junto com Gatow e Tegel, foram os principais aeródromos berlinenses responsáveis pelo recebimento do aeroabastecimento da cidade, no período de 1948/1949, durante o cerco russo.
Os aviões das 3 potências ocidentais, inicialmente C-47 (Gooney Birds), posteriormente os C-54 (Skymasters) pousavam a cada 3 minutos, ininterruptamente, trazendo comida, roupas, remédios, carvão, gasolina, e até mesmo cimento, aço e asfalto, de modo a não abrir mão da cidade em favor dos russos.
Aeroporto com história…
E 8 anos depois, aconteceu coisa semelhante no Brasil: Até pedra britada viajava de avião para a Novacap.
pedro afonso scucuglia
8 anos atrás
O que falar mais sobre o 727 – the Seattle Arrow, como os pilotos o batizaram – depois do Paulo F. e do Fred matarem à pau.? Apenas uma coisiquinha: voei nessa fera em abril/’82, na rota SAO-CWB-LDB. Pauleira o tempo todo, Tudo fechou depois da decolagem em Sampa, Vento cruzado, chuvarão pesado, cada puta sacolejo. Homem vomitando, criança chorando, mulher gritando, uma lambança. Quem também estava a bordo era o Alceu Valença, que ia se apresentar na exposição agropecuária de Londrina. Alternamos Viracopos depois de Curitiba e Londrina fecharem. Um vôo que deveria durar duas horas, durou uma eternidade, E que medaço!
Talvez você tenha voado nessa aeronave que aí está, pois a Transbrasil comprou duas aeronaves da Pan Am que voavam na Alemanha e faziam a rota Congonhas/Curitiba/Londrina.
Com certeza, Mauro. Havia duas possibilidades no embarque: a porta dianteira, convencional, ou essa da foto – a mais charmosa, claro, As laterais da fuselagem era revestidas com uma cobertura plástica, amarelo clarinha. E era um barato ver a escada fechando.
hahahahahahahahahaha….com ele é três sapatos: 2 no pé e um na busanfa!!!!!
Nilton Camargo
8 anos atrás
Independente do avião, o uniforme é fantástico, muito melhor do que usam hoje………
humberto
8 anos atrás
Nada a ver com o post. E a rádioblog? Faz tempo que anda desativada.
Winston
8 anos atrás
727, aviãozão, bela aeromoça(sem enxertos).
O mundo era melhor!
Cláudio F1
8 anos atrás
Gostei mesmo foi da “aerogirl”, uma verdadeira gata de botas.
Alexandre
8 anos atrás
Ops ! A Pan Am usava o 727 na Alemanha sim ! E muito ! Berlin sendo fatiada por EUA, UK, FR e URSS não se permitia exploração comercial aérea por empresas alemãs.
antonio rodrigues
8 anos atrás
Que avião heim?
YEROSHA
8 anos atrás
A moça infelizmente já morreu.
Cacá Camargo
8 anos atrás
Lembro-me do dia em que a doce Mia me enviou essa foto,estava embarcando p o Brasil!
Carlos Pimenta
8 anos atrás
Pan Am, um charme aquela empresa, detalhe para o filme “2001 uma odisséia no espaço”, onde a nave ostenta a logo da empresa. Os Beatles também andaram voando nela e o seu prédio em N.Y. Jamais imaginei que fosse para o ralo.
Alexandre
8 anos atrás
Fato que é um 727 ! Sendo então um avião não inter-continental de uma aerolinea americana, o que faria na Alemanha ???? Será que a foto é de Berlin ?
Luís Henrique
8 anos atrás
Aos entusiastas, vale a pena conferir a série Pan Am, que só teve 10 episódios e está disponível no Netflix. Enredo fraco, mas boa fotografia e produção fiel à época.
Paulo
8 anos atrás
727 mesmo.. o jato mais elegante da boeing.. e o som então..
Rafael Walter
8 anos atrás
A ave esta fácil mesmo…
727-121QC N341PA Jet Clipper Plymouth Rock
Length: 133.1 ft.
Wingspan: 108.0 ft.
Height: 37.0 ft.
Cruising Speed: M 0.84
Range: 3000 st. mi.
Passengers: Y129
Engines: PW JT8D-1, JT8D-7
Dates of Service: January 1966-October 1982
A única falha na foto é que eu não cheguei a voar nessa nave maravilhosa, com essa tripulação linda, deste aeroporto charmoso. De resto, a foto é absolutamente deliciosamente perfeitamente inesquecível.
Jonatas
8 anos atrás
Parece que até fizeram maquete com as cores antigas da Transbrasil:
O colega William está certo. É um 727-200. Como curiosidade, voou com as cores da PanAm entre 66 e 72. No fim de 72 foi vendido para a Transbrasil e registrado aqui como PT-TCA. Esta, por sua vez, operou a aeronave até 1981. A última notícia que se tem, é que esse 727 foi comprado pela FedEx em 1987.
tb acho que seja um 727, turbina traseira e saida idem.
Juca
8 anos atrás
Definitivamente um 727, maquinaço! Good old days!
Fred
8 anos atrás
A Nave é um 727-200 fabricado em 1966. Voou com a Pan-Am até 1974 quando foi vendido à Transbrasil, voando sob o prefixo PT-TCA até 1982. Após passar por várias empresas, terminou sua carreira na FedEx em 1991. Como descobri isso? É só ver esse site: http://www.planelogger.com/Aircraft/View?Registration=N341PA&DeliveryDate=27.09.66
Pequena correção: 727-100.
A Transbrasil só operou série 1oo. Foi a maior operadora do tipo na América Latina. No Brasil quem operou , em sua fase inicial o 200 era a VASP (também saudosa). Operou também a VASP durante curto espaço de tempo um 727-100 (este salvo engano um leasing de aeronave pertencente a Lufthansa).
Após já nos anos 80 e após algumas empresas menores (como a Taba com o PP-AIW) e as cargueiras (como a Variglog , Vaspex e Itapemirim) operaram o trijato.
727-100, o curto. Informação corroborada pelo amigo abaixo: 727-21C, 21 sendo o código de cliente da Pan Am e C de Convertible, fuselagem com porta dianteira de carga, permitindo operar o avião como cargueiro removendo-se as poltronas. No meio dos anos 60 a Boeing passou a usar 3 dígitos na designação da configuração do avião e esse passaria a ser 727-121C. Finalizando, a Transbrasil nunca operou o -200, o longo.
Baita coincidência. O PT-TCA foi o primeiro dos muitos 727-100 operados pela Transbrasil, que por muitos anos foi a empresa com a maior frota desse tipo na América Latina.
Considero o Boeing 727 o jato comercial mais bonito de todos os tempos.
O incrível que há uma boa probabilidade de eu já ter voado nesse aí.
Paulo F.
8 anos atrás
O pássaro é fácil: Boeing 727! Mais precisamente um 727-21c
Este em particular foi da Transbrasil (saudosa), onde ostentava a matrícula PT-TCA, após PT-TCG.. Entre outubro de 74 e meados de 1982.
Último proprietário: FEDEX, condição atual: armazenado
Número de série: 19136, Primeiro vôo: 29-08-1966
A foto foi tirada entre 1966 e 1974 (tempo em que estava na PanAm).
A comissária é de uma elegância impar
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Vi na web que foi um 727, de prefixo PT-TYS, vôo 303 da Transbrasil, que chocou-se no Morro da Virgínia (24 Km ao norte do aeroporto de Florianópolis, numa localidade chamada Ratones) em 12/04/1980. Dos 58 ocupantes, sobreviveram 3. Uma tragédia.
Não foi um 727 desses que deu num morro em Florianópolis, nos 70′?
É sim um 727/100. só não sabia que ia para Europa.
Esse equipamento foi lisado para a Trans Brasil onde encerrou seus dias de glória com o prefixo PT-TCA
727, uma das aeronaves mais bonitas, pra mim só perde para o 747.
A cauda é sensacional.
Quanto à outra beleza da foto, se eu pudesse decretaria a proibição de comissários homens, teríamos somente aeromoças. não é machismo não, é pela arte.
Mas a aviação perdeu o glamour, low cost, barra de cereal , rodoviária Congonhas.
Modernidade.
quando congonhas será desativado e virar um parque?
Quem chegou primeiro?
A especulação imobiliária no Campo Belo e imediações ou Campo da Vasp?
Livre pensar é só pensar (Millor Fernandes).
flaveta da uma olhada nisso aqui http://www.airplane-pictures.net/photo/442352/n435kd-western-global-airlines-mcdonnell-douglas-md-11f/ esse aviao era um prefixo pp-voq olha como esta atualmente!acho que deve se lembrar desse aviao!
Não lembro, que avião era esse?
Senna
O avião trouxe o corpo do Ayrton Senna para o sepultamento no Brasil.
Isso mesmo! É o avião que trouxe o corpo do Senna. Aqui tem a informação: http://varigcruzeiroriosul.blogspot.com.br/2012/11/aviao-mc-donnell-douglas-md11-pp-voq.html
Falando no sepultamento do Ayrton Senna, tem uma informação interessante sobre um objeto que está ao lado do túmulo.
http://managerscafe.blogspot.com.br/2015/05/senna-honda-chip-da-nec-admiracao.html
Com certeza um 727!
O fotógrafo disse 1971.
Tempelhof, então o principal aeroporto de Berlim
Junto com Gatow e Tegel, foram os principais aeródromos berlinenses responsáveis pelo recebimento do aeroabastecimento da cidade, no período de 1948/1949, durante o cerco russo.
Os aviões das 3 potências ocidentais, inicialmente C-47 (Gooney Birds), posteriormente os C-54 (Skymasters) pousavam a cada 3 minutos, ininterruptamente, trazendo comida, roupas, remédios, carvão, gasolina, e até mesmo cimento, aço e asfalto, de modo a não abrir mão da cidade em favor dos russos.
Aeroporto com história…
E 8 anos depois, aconteceu coisa semelhante no Brasil: Até pedra britada viajava de avião para a Novacap.
O que falar mais sobre o 727 – the Seattle Arrow, como os pilotos o batizaram – depois do Paulo F. e do Fred matarem à pau.? Apenas uma coisiquinha: voei nessa fera em abril/’82, na rota SAO-CWB-LDB. Pauleira o tempo todo, Tudo fechou depois da decolagem em Sampa, Vento cruzado, chuvarão pesado, cada puta sacolejo. Homem vomitando, criança chorando, mulher gritando, uma lambança. Quem também estava a bordo era o Alceu Valença, que ia se apresentar na exposição agropecuária de Londrina. Alternamos Viracopos depois de Curitiba e Londrina fecharem. Um vôo que deveria durar duas horas, durou uma eternidade, E que medaço!
Talvez você tenha voado nessa aeronave que aí está, pois a Transbrasil comprou duas aeronaves da Pan Am que voavam na Alemanha e faziam a rota Congonhas/Curitiba/Londrina.
Com certeza, Mauro. Havia duas possibilidades no embarque: a porta dianteira, convencional, ou essa da foto – a mais charmosa, claro, As laterais da fuselagem era revestidas com uma cobertura plástica, amarelo clarinha. E era um barato ver a escada fechando.
Essa da foto foi da Transbrasil depois, olha no planelogger.com
Prezado,
Vc não está mais na Classic Cup?
Abraços.
Por que a pergunta num post sobre aviões?
hahahahahahahahahaha….com ele é três sapatos: 2 no pé e um na busanfa!!!!!
Independente do avião, o uniforme é fantástico, muito melhor do que usam hoje………
Nada a ver com o post. E a rádioblog? Faz tempo que anda desativada.
727, aviãozão, bela aeromoça(sem enxertos).
O mundo era melhor!
Gostei mesmo foi da “aerogirl”, uma verdadeira gata de botas.
Ops ! A Pan Am usava o 727 na Alemanha sim ! E muito ! Berlin sendo fatiada por EUA, UK, FR e URSS não se permitia exploração comercial aérea por empresas alemãs.
Que avião heim?
A moça infelizmente já morreu.
Lembro-me do dia em que a doce Mia me enviou essa foto,estava embarcando p o Brasil!
Pan Am, um charme aquela empresa, detalhe para o filme “2001 uma odisséia no espaço”, onde a nave ostenta a logo da empresa. Os Beatles também andaram voando nela e o seu prédio em N.Y. Jamais imaginei que fosse para o ralo.
Fato que é um 727 ! Sendo então um avião não inter-continental de uma aerolinea americana, o que faria na Alemanha ???? Será que a foto é de Berlin ?
Aos entusiastas, vale a pena conferir a série Pan Am, que só teve 10 episódios e está disponível no Netflix. Enredo fraco, mas boa fotografia e produção fiel à época.
727 mesmo.. o jato mais elegante da boeing.. e o som então..
A ave esta fácil mesmo…
727-121QC N341PA Jet Clipper Plymouth Rock
Length: 133.1 ft.
Wingspan: 108.0 ft.
Height: 37.0 ft.
Cruising Speed: M 0.84
Range: 3000 st. mi.
Passengers: Y129
Engines: PW JT8D-1, JT8D-7
Dates of Service: January 1966-October 1982
Fonte:
http://www.simairline.net/panamerican/727.html
A única falha na foto é que eu não cheguei a voar nessa nave maravilhosa, com essa tripulação linda, deste aeroporto charmoso. De resto, a foto é absolutamente deliciosamente perfeitamente inesquecível.
Parece que até fizeram maquete com as cores antigas da Transbrasil:
http://www.1001modelos.pt/avioes-em-metal/62134-aeroclassics-678-trans-brasil-boeing-727-027c-pt-tca-blue-cyan.html
O colega William está certo. É um 727-200. Como curiosidade, voou com as cores da PanAm entre 66 e 72. No fim de 72 foi vendido para a Transbrasil e registrado aqui como PT-TCA. Esta, por sua vez, operou a aeronave até 1981. A última notícia que se tem, é que esse 727 foi comprado pela FedEx em 1987.
Do tempo em que o mundo era mais charmoso
727.Ela ainda pode estar linda,mas não é mais moça.
Uma pintura!!!
Nem aero….
tb acho que seja um 727, turbina traseira e saida idem.
Definitivamente um 727, maquinaço! Good old days!
A Nave é um 727-200 fabricado em 1966. Voou com a Pan-Am até 1974 quando foi vendido à Transbrasil, voando sob o prefixo PT-TCA até 1982. Após passar por várias empresas, terminou sua carreira na FedEx em 1991. Como descobri isso? É só ver esse site: http://www.planelogger.com/Aircraft/View?Registration=N341PA&DeliveryDate=27.09.66
Pequena correção: 727-100.
A Transbrasil só operou série 1oo. Foi a maior operadora do tipo na América Latina. No Brasil quem operou , em sua fase inicial o 200 era a VASP (também saudosa). Operou também a VASP durante curto espaço de tempo um 727-100 (este salvo engano um leasing de aeronave pertencente a Lufthansa).
Após já nos anos 80 e após algumas empresas menores (como a Taba com o PP-AIW) e as cargueiras (como a Variglog , Vaspex e Itapemirim) operaram o trijato.
727-100, o curto. Informação corroborada pelo amigo abaixo: 727-21C, 21 sendo o código de cliente da Pan Am e C de Convertible, fuselagem com porta dianteira de carga, permitindo operar o avião como cargueiro removendo-se as poltronas. No meio dos anos 60 a Boeing passou a usar 3 dígitos na designação da configuração do avião e esse passaria a ser 727-121C. Finalizando, a Transbrasil nunca operou o -200, o longo.
Não deixem Galvão bueno saber disso senão ele grita “ééééé´do Brasiiiil “
Baita coincidência. O PT-TCA foi o primeiro dos muitos 727-100 operados pela Transbrasil, que por muitos anos foi a empresa com a maior frota desse tipo na América Latina.
Considero o Boeing 727 o jato comercial mais bonito de todos os tempos.
O incrível que há uma boa probabilidade de eu já ter voado nesse aí.
O pássaro é fácil: Boeing 727! Mais precisamente um 727-21c
Este em particular foi da Transbrasil (saudosa), onde ostentava a matrícula PT-TCA, após PT-TCG.. Entre outubro de 74 e meados de 1982.
Último proprietário: FEDEX, condição atual: armazenado
Número de série: 19136, Primeiro vôo: 29-08-1966
A foto foi tirada entre 1966 e 1974 (tempo em que estava na PanAm).
A comissária é de uma elegância impar
Mandou bem, Paulo!
A ave parece ser um 727, mas posso estar errado
Você está corretíssimo, é um Boeing 727.
Valeu Nelson. Ainda manjo de alguns pássaros….rs
Olha ela: https://www.flickr.com/photos/gbaku/1388275624/in/photostream/
Exato , 727 => http://www.planelogger.com/Aircraft/View?Registration=N341PA&DeliveryDate=27.09.66
Tem um Cherokee com este nº de registro também.
http://www.airport-data.com/aircraft/N341PA.html
Conforme os registros , veio para a TransBrasil. .