ONE QUESTION

Quem explica, depois de anos de proibição de propaganda de cigarro na F-1, o fato de a Philip Morris manter um contrato bilionário com a Ferrari desde sempre e sem data para acabar? Acabaram de renovar.

fermarl

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ster.noberto
ster.noberto
8 anos atrás

Marlboro não pode, Martini pode…hipocrisia

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 anos atrás

Puro marketing, tanto é que temos agora 65 posts falando da Ferrari e da Marlboro, acredito que muita gente ao ler os posts lembrou que tinha que comprar cigarro, ou mesmo teve vontade de fumar mais um.

É simples assim, de vez em quando dadas as limitações os caras são obrigados a ser um pouco mais criativos.

Lendo os posts vi que alguém lembrou da Lotus JPS. As Lotus atuais estariam fazendo propaganda subliminar e gratuita dos cigarros JPS? Vale a pena lembrar que as Lotus mais puristas eram da cor verde com detalhes em amarelo.

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
8 anos atrás

Fora o que já falaram aqui, do logo, o tom de vermelho usado pela Ferrari desde a entrada da Marlboro como patrocinadora principal mudou bastante, logo, dentro desta grana toda deve estar uma cláusula para a manutenção dessa tonalidade.

A pintura usada atualmente pelo Graham Rahal na Indy lembra o vermelho pré-marlboro da equipe italiana:

http://www.motorsport.com/all/photo/main-gallery/graham-rahal-rahal-letterman-lanigan-racing-honda-318/?d=604&sz=9&s=-6&oft=46&id=3884749

Thiago Muniz
Thiago Muniz
8 anos atrás

Pura estratégia de Marketing de Guerrilha da Philip Morris. Eles usam o vermelho da Ferrari e associam a marca Marlboro, veiculando em todos os veículos. Uma mensagem subliminar que faz com que associamos a Ferrari com Marlboro. Muito provavelmente o faturamento da Philip Morris não diminuiu e o retorno da marca (mesmo sendo de baixa visualização – na teoria) é relativamente bom. No final todas ganham, o vermelho continua com o vermelho, o fumante continua fumante e a Ferrari e Philip Morris continuam faturando “rios” de dinheiro.

Roberto
Roberto
8 anos atrás

Em sempre achei que a “escolha” de Arrivabene como novo chefe da Ferrari, depois da bagunça que estava por lá, era nada mais, nada menos que a Marlboro tomando a frente do negócio, já que o italiano era quem representava o patrocinador na relação com a equipe. Ou seja: eles resolveram tomar conta antes que seu “investimento subliminar” fosse para o brejo. Essa renovação me deixa ainda mais convencido disso. Assim como Ericsson tem “investidores” que não querem aparecer, a Marlboro não é mais uma clássica patrocinadora e sim investidora, talvez até sócia mesmo, que aporta fortuna, mas colhe também dividendos financeiros, já que não pode exibir a marca. Os seja business.

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás
Japoneis
Japoneis
8 anos atrás

Por isso que eu digo que nunca mais veremos uma pintura branca e vermelha como os carros de 88-93 da mc laren, nos carros atuais. A mc laren faria propaganda de graça para o concorrente?

Claudemyr
Claudemyr
8 anos atrás

Fumar não é coisa pra homem

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
8 anos atrás

Propaganda subliminar, reparem o atual logo da equipe.

Paulo
Paulo
8 anos atrás

EU não gosto de cigarro, mas cada um faz o que quer com o seu pulmão.

Mas os carros eram bem mais bonitos quando havia a grana das empresas de tabaco rolando..

As pinturas da Mclaren com a West mesmo eram foda.

robertinho
robertinho
Reply to  Paulo
8 anos atrás

Nada que se compare à pintura preta e dourada da John Player Special nas Lotus de Colin Chapman.

josé
josé
8 anos atrás

Ninguém paga essa grana toda pra propaganda subliminar. Tão é lavando mesmo.

Cristiano
Cristiano
8 anos atrás

Mistério do mundo dos negócios sendo que ao que parece todos estão satisfeitos. Tem uma história que a tabagista adianta todo o orçamento e os patrocínios vendidos depois vão pro caixa dela. Aliás, interessante notar a logo da Alfa Romeo e da futura equipe Haas na lateral do carro, a última naquela faixinha preta embaixo com alguns patrocínios menores, que pra mim ficou bacana.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
8 anos atrás

Se a Ferrari estiver vencendo está ótimo para mim.

leopoldo
leopoldo
8 anos atrás

Definição do grande Millor Fernandes para o cigarro: cilindro de papel com uma brasa numa ponta e um imbecil na outra.

Pedro Perez
8 anos atrás

A bem da verdade, é que se não fosse pela proibição da indústria do tabaco teríamos bem mais equipes enchendo o grid da F1.

Henry
Henry
8 anos atrás

Há muitos anos atrás ouvi uns boatos que, quando proibissem as propagandas tabagistas de uma vez por todas, a Ferrari seria patrocinada pela Budweiser. Previsão nunca confirmada.

Apu Lhad
Apu Lhad
8 anos atrás

Só um palpite, talvez porque ainda tem países que ainda não tem tantas restrições à publicidade do tabaco, principalmente na Ásia (China, Japão, Indonésia, etc.).

Pablo
Pablo
8 anos atrás

Porque há essa propaganda subliminar no símbolo da Scuderia Ferrari, que nada mais é do que um logo estilizado da Marlboro.
Engraçado que a Ferrari usa esse logo desde 2011 quando no ano anterior os “JÊNIOS” da FIA e possivelmente de alguma organização anti-fumo caíram em cima daquele código de barras que tinha nos carros da Ferrari e mandaram tirar por se tratar de “propaganda subliminar” da Marlboro, mesmo que ela usasse isso desde 2008 quando baniram de vez da F1 as propagandas tabagistas só foram falar algo 2 anos e meio depois. Mas até agora ninguém falou nada dessa logo da Ferrari. Ainda..

E também porque há lugares em que ainda pode fazer propaganda de cigarros e fazem essa associação com a Ferrari e tal,sem contar que no site da Ferrari na parte de patrocinadores, o primeiro da lista é justamente a Philip Morris

Fernando Passos
Reply to  Pablo
8 anos atrás

Concordo contigo e, aliado a isso, repare que novas embalagens da Marlboro não mostram as letras em preto, apenas em alto relevo.

A imagem que vemos nas atuais caixinhas é muito parecida com a que temos na carenagem do motor da Ferrari.

Como é possível ver aqui http://40.media.tumblr.com/66f383d34af325eca6d49cbf5322a9db/tumblr_ncgp5sv8vx1qzs5cgo1_1280.jpg

Aí, se alegarem algo com menção ao cigarro, a Ferrari se defende dizendo que este logo é dela há alguns anos e foi a Marlboro quem copiou.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Fernando Passos
8 anos atrás

Alguns anos? rsrsrs
Somente desde os tempos da 1ª Guerra Mundial…
Não escrevi errado não, foi a 1ª mesmo!
Acho que nem existia Marlboro na época…
Era o símbolo do avião de 1 guerreiro italiano, e o Enzo usou o cavalinho como forma de homenageá-lo.
Pensem e pesquisem, antes de escrever bobagens!

charles
charles
8 anos atrás

O carro mais lindo de todos os tempos e pilotado pelo maior de todos os tempos.

Alberto
Alberto
Reply to  charles
8 anos atrás

Uiuiui

GuilhermE
GuilhermE
Reply to  charles
8 anos atrás

MP 4/4?

Luis
Luis
Reply to  GuilhermE
8 anos atrás

Sim, o MP4/4, conduzido pelo professor Prost.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  GuilhermE
8 anos atrás

Bola fora, Guilherme. Herr Hepta nunca pilotou um McLaren.

Veado Veloz
Veado Veloz
Reply to  GuilhermE
8 anos atrás

Esse era pilotado pelo mais Mimimimi de todos os tempos.

Sergio
Sergio
Reply to  GuilhermE
8 anos atrás

FW15B? Lotus 25?

APM
APM
Reply to  charles
8 anos atrás

Rubens!!!!!!!!!!!!

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  charles
8 anos atrás

As viúvas piram e rasgam a calçola de raiva!

kkkkkkkkkkkk

Pdr Rms
Pdr Rms
8 anos atrás

Acho que a Phillip Morris pode ter participação acionária na Ferrari ou vice versa.

Tuta Santos
Tuta Santos
8 anos atrás

O maior patrocinador de uma equipe da Fórmula 1 não aparece.

Não pode.

As regras não permitem.

Desde que as leis anti-tabagismo chegaram ao automobilismo o nome da
Marlboro desapareceu dos bólidos.

Mesmo assim a marca ainda despeja milhões na Ferrari.

A estimativa é que a cada temporada 150 milhões de dólares entram nos
cofres italianos originados da empresa americana de tabaco.

E como funciona isso?

Fora eventos promocionais, como o Wrooom, realizado em Madonna di
Campiglio, a Marlboro é dona de toda a carenagem do carro.

Quando um patrocinador deseja estampar seu nome nas Ferraris de Fernando
Alonso e de Felipe Massa, a Scuderia Italiana repassa o dinheiro recebido para
a fabricante de cigarros.

Estranho, não?

Por exemplo, o Santander investe anualmente cerca de 60 milhões de dólares
nos carrinhos vermelhos.

Essa grana não fica em Maranello.

Vai direto para a conta bancária da Philip Morris, proprietária da marca Marlboro.

Interessante notar que a FIAT coloca pouco ou nada na sua equipe de Fórmula 1.

Enquanto que a Shell, parceira de longa data, possui um contrato separado que
destina sua cota exclusivamente para o desenvolvimento do motor.

Existem outros recursos gerados pela marca Ferrari em produtos e nos direitos da
televisão.

Só aí estariam as fontes de mais 150 milhões de dólares a cada temporada.

Mas é peculiar essa relação da Ferrari com a Marlboro.

Vale ressaltar que ela permite muita liberdade para equipe na escolha de seus
pilotos.

Lembrando que o acordo deverá durar ainda uns quatro anos.

Quando deverá ser renovado.

Devido a um fato muito importante.

Todos os envolvidos no negócio parecem bem satisfeitos.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
Reply to  Tuta Santos
8 anos atrás

Faltou o copyright do Corradi aí, advogados!

Glauter Carreira
Glauter Carreira
Reply to  Tuta Santos
8 anos atrás

“Fora eventos promocionais, como o Wrooom, realizado em Madonna di
Campiglio, a Marlboro é dona de toda a carenagem do carro.

Quando um patrocinador deseja estampar seu nome nas Ferraris de Fernando Alonso e de Felipe Massa, a Scuderia Italiana repassa o dinheiro recebido para a fabricante de cigarros.”

Estou sentindo um cheiro de Ctrl C + Ctrl V neste texto. Poderia, pelo menos, ter citado a fonte.

Tuta Santos
Tuta Santos
Reply to  Tuta Santos
8 anos atrás

Chupinhetado do Blog do Humberto Corradi

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Tuta Santos
8 anos atrás

O texto que o Tuta postou é do blog do Corradi. Ele não citou a fonte.

Marcos José
Marcos José
8 anos atrás

O branco e vermelho na McLaren não pode (que seria uma alusão a bandeira japonesa por causa da Honda e não a Marlboro como a maioria diz) mas na Ferrari ninguém fala! Dizem que aquele “Scuderia Ferrari” na tampa do motor faz alusão ao patrocinio da Marlboro “camuflado” para enganar a legislação européia anti-tabagista! Tem uma história que desde os anos 80 e até hoje quem paga os contratos dos pilotos não era a própria Ferrari mas sim a Philip Morris; talvez isto explique está renovação do acordo entre elas.

SERGIO RICARDO
SERGIO RICARDO
8 anos atrás

O contrato tem haver com uso de imagem e ambas se auxiliam nestes quesito.

Alex
Alex
8 anos atrás

Patrocínio subliminar…

Newton Barbosa
Newton Barbosa
8 anos atrás

Deve ter alguma coisa a ver com o Arrivabene. E em alguns lugares no mundo, eles podem fazer propagandas com associação à F1, segundo a BBC UK

Michel
Michel
8 anos atrás

Forte vinculação de marca subliminar!

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

Saudades, Schumacher.

Julio Cezar Kronbauer
8 anos atrás

O marketing é indireto.

O formato da marca Scuderia Ferrari lembra em parte o logotipo da Marlboro.

Além disso, o fato dos carros serem das cores vermelha e branca ajuda bastante.

Gustavo Barreto
Gustavo Barreto
8 anos atrás

Soa estranho a princípio, mas nem é. A Phillip Morris também tem o direito de usar a marca da Ferrari em suas campanhas publicitárias, o que faz valer o contrato. Em países como a China, acho eu, a propaganda de cigarro ainda é liberada. E dada a qualidade típica dos cigarros chineses, a Phillip Morris deve fazer a festa por lá.

Fabio
Fabio
8 anos atrás

É a propaganda subliminar…

Rafael
Rafael
8 anos atrás

esse carro da foto é lindo

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Para pagar parte do salário do Kimi em tabaco.

guilherme
guilherme
Reply to  Rafael
8 anos atrás

Se fosse pra isso, o patrocinador teria que ser a Absolut.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  guilherme
8 anos atrás
Moro
Moro
8 anos atrás

É só ver o logotipo da Scuderia, disfarçadamente o logo da Marlboro de ladinho. Ainda mais agora que as caixinhas de cigarro da marca não vêm mais com o destaque do nome.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  Moro
8 anos atrás

Acho que elas estão sem o destaque do nome exatamente por isso.

Flávio Leal
Flávio Leal
8 anos atrás

Creio que o grafismo do vermelho continua a influenciar. A presença do branco nos carros da Ferrari como vermelho remete ao cigarro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Freud explica!

Celso Renato de BH
Celso Renato de BH
8 anos atrás

Veja no link abaixo que a logo da Scuderia Ferrari, desde que a logo da Marlboro sumiu dos carros, é muito parecida e causa um efeito visual semelhante a Marlboro. Subliminar, na minha opinião. http://formula1.ferrari.com/wp-content/themes/ferrari/static/20-modules/the-car/2015car.jpg

Fernando Passos
Reply to  Celso Renato de BH
8 anos atrás

E agora a Marlboro mudou a caixinha dela…

http://40.media.tumblr.com/66f383d34af325eca6d49cbf5322a9db/tumblr_ncgp5sv8vx1qzs5cgo1_1280.jpg

Praticamente iguais.

Aí a Ferrari pode alegar “Oras, esse logo é meu há alguns anos”

Ernandes
Ernandes
8 anos atrás

Ué?! Toda vez que vejo o logo da Scuderia Ferrari na parte de trás do carro da Ferrari eu lembro da Marlboro. Ou você acha que aquele formato é a toa? hehehe :)

Igor Freire
Igor Freire
8 anos atrás

lavagem de dinheiro?

Fabio
Fabio
8 anos atrás

Se não estiver enganado. A Marlboro é dona da carenagem, assim, de maneira bem simples…todos os patrocínios pagam à marca de cigarros e não diretamente á Ferrari.

fabiom
fabiom
8 anos atrás

Propaganda subliminar, olha a logomarca que a Ferrari usa hoje em dia na F1! eles modificaram a pra ficar parecido com o simbolo da Marlboro!!

Otavio
Otavio
8 anos atrás

Eu sempre associei o codigo de barra que a ferrari usava ao Marlboro.

http://cdn.gallery.autosport.com/picture_free.php/dir/2010febtest4/image/su_jm1025fe220-2

http://www.f1fanatic.co.uk/2010/05/04/criticism-of-ferrari-marlboro-barcode-prompts-outburst-from-montezemolo/

até pouco tempo tinha esses codigo de barras nos capacetes.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Não tem o nome mas tem as cores. Mensagem subliminar.

Hector Brenta
Hector Brenta
8 anos atrás

Lavagem de dinheiro seria uma !!!

Diego Zomer
Diego Zomer
8 anos atrás

Talvez o Mauricio Arrivabene, talvez o fato de a scuderia se chamar Marlboro Ferrari (ainda chama?) Fato é que no site eles podem colocar a propaganda, e muita gente entra no site. Ainda existe a ligação da identidade da Marlboro com a Ferrari.

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Estranho, né? Alguma vez eu li em algum lugar (preciso pra burro, eu) que, em essência, a Marlboro funciona como “patrocinador exclusivo”, e revende os demais espaços (algo como uma terceirização de patrocínios)… e, claro, faz uma série de estrepolias paralelas usando a Ferrari como chamariz, né?

Mas que é estranho, isso é.

Nenê
Nenê
8 anos atrás

Lavagem brava de dinheiro? :)

Meirelles
Meirelles
8 anos atrás

É só ver o símbolo da Scuderia Ferrari e a posição que está localizado na carenagem. É um anúncio da Marlboro disfarçado em mensagem subliminar.