ONE QUESTION
Quem explica, depois de anos de proibição de propaganda de cigarro na F-1, o fato de a Philip Morris manter um contrato bilionário com a Ferrari desde sempre e sem data para acabar? Acabaram de renovar.
Quem explica, depois de anos de proibição de propaganda de cigarro na F-1, o fato de a Philip Morris manter um contrato bilionário com a Ferrari desde sempre e sem data para acabar? Acabaram de renovar.
Marlboro não pode, Martini pode…hipocrisia
Puro marketing, tanto é que temos agora 65 posts falando da Ferrari e da Marlboro, acredito que muita gente ao ler os posts lembrou que tinha que comprar cigarro, ou mesmo teve vontade de fumar mais um.
É simples assim, de vez em quando dadas as limitações os caras são obrigados a ser um pouco mais criativos.
Lendo os posts vi que alguém lembrou da Lotus JPS. As Lotus atuais estariam fazendo propaganda subliminar e gratuita dos cigarros JPS? Vale a pena lembrar que as Lotus mais puristas eram da cor verde com detalhes em amarelo.
Fora o que já falaram aqui, do logo, o tom de vermelho usado pela Ferrari desde a entrada da Marlboro como patrocinadora principal mudou bastante, logo, dentro desta grana toda deve estar uma cláusula para a manutenção dessa tonalidade.
A pintura usada atualmente pelo Graham Rahal na Indy lembra o vermelho pré-marlboro da equipe italiana:
http://www.motorsport.com/all/photo/main-gallery/graham-rahal-rahal-letterman-lanigan-racing-honda-318/?d=604&sz=9&s=-6&oft=46&id=3884749
Pura estratégia de Marketing de Guerrilha da Philip Morris. Eles usam o vermelho da Ferrari e associam a marca Marlboro, veiculando em todos os veículos. Uma mensagem subliminar que faz com que associamos a Ferrari com Marlboro. Muito provavelmente o faturamento da Philip Morris não diminuiu e o retorno da marca (mesmo sendo de baixa visualização – na teoria) é relativamente bom. No final todas ganham, o vermelho continua com o vermelho, o fumante continua fumante e a Ferrari e Philip Morris continuam faturando “rios” de dinheiro.
Em sempre achei que a “escolha” de Arrivabene como novo chefe da Ferrari, depois da bagunça que estava por lá, era nada mais, nada menos que a Marlboro tomando a frente do negócio, já que o italiano era quem representava o patrocinador na relação com a equipe. Ou seja: eles resolveram tomar conta antes que seu “investimento subliminar” fosse para o brejo. Essa renovação me deixa ainda mais convencido disso. Assim como Ericsson tem “investidores” que não querem aparecer, a Marlboro não é mais uma clássica patrocinadora e sim investidora, talvez até sócia mesmo, que aporta fortuna, mas colhe também dividendos financeiros, já que não pode exibir a marca. Os seja business.
A Marlboro faz isso também com a Ducati na Motogp:
Olhem:
http://grandepremio.blob.core.windows.net/mycontainer/20152171348733_Ducati_MotoGP_Team_2015_Presentation_04_DR.jpg
Por isso que eu digo que nunca mais veremos uma pintura branca e vermelha como os carros de 88-93 da mc laren, nos carros atuais. A mc laren faria propaganda de graça para o concorrente?
Fumar não é coisa pra homem
Propaganda subliminar, reparem o atual logo da equipe.
EU não gosto de cigarro, mas cada um faz o que quer com o seu pulmão.
Mas os carros eram bem mais bonitos quando havia a grana das empresas de tabaco rolando..
As pinturas da Mclaren com a West mesmo eram foda.
Nada que se compare à pintura preta e dourada da John Player Special nas Lotus de Colin Chapman.
Ninguém paga essa grana toda pra propaganda subliminar. Tão é lavando mesmo.
Mistério do mundo dos negócios sendo que ao que parece todos estão satisfeitos. Tem uma história que a tabagista adianta todo o orçamento e os patrocínios vendidos depois vão pro caixa dela. Aliás, interessante notar a logo da Alfa Romeo e da futura equipe Haas na lateral do carro, a última naquela faixinha preta embaixo com alguns patrocínios menores, que pra mim ficou bacana.
Se a Ferrari estiver vencendo está ótimo para mim.
Definição do grande Millor Fernandes para o cigarro: cilindro de papel com uma brasa numa ponta e um imbecil na outra.
A bem da verdade, é que se não fosse pela proibição da indústria do tabaco teríamos bem mais equipes enchendo o grid da F1.
Há muitos anos atrás ouvi uns boatos que, quando proibissem as propagandas tabagistas de uma vez por todas, a Ferrari seria patrocinada pela Budweiser. Previsão nunca confirmada.
Só um palpite, talvez porque ainda tem países que ainda não tem tantas restrições à publicidade do tabaco, principalmente na Ásia (China, Japão, Indonésia, etc.).
Porque há essa propaganda subliminar no símbolo da Scuderia Ferrari, que nada mais é do que um logo estilizado da Marlboro.
Engraçado que a Ferrari usa esse logo desde 2011 quando no ano anterior os “JÊNIOS” da FIA e possivelmente de alguma organização anti-fumo caíram em cima daquele código de barras que tinha nos carros da Ferrari e mandaram tirar por se tratar de “propaganda subliminar” da Marlboro, mesmo que ela usasse isso desde 2008 quando baniram de vez da F1 as propagandas tabagistas só foram falar algo 2 anos e meio depois. Mas até agora ninguém falou nada dessa logo da Ferrari. Ainda..
E também porque há lugares em que ainda pode fazer propaganda de cigarros e fazem essa associação com a Ferrari e tal,sem contar que no site da Ferrari na parte de patrocinadores, o primeiro da lista é justamente a Philip Morris
Concordo contigo e, aliado a isso, repare que novas embalagens da Marlboro não mostram as letras em preto, apenas em alto relevo.
A imagem que vemos nas atuais caixinhas é muito parecida com a que temos na carenagem do motor da Ferrari.
Como é possível ver aqui http://40.media.tumblr.com/66f383d34af325eca6d49cbf5322a9db/tumblr_ncgp5sv8vx1qzs5cgo1_1280.jpg
Aí, se alegarem algo com menção ao cigarro, a Ferrari se defende dizendo que este logo é dela há alguns anos e foi a Marlboro quem copiou.
Alguns anos? rsrsrs
Somente desde os tempos da 1ª Guerra Mundial…
Não escrevi errado não, foi a 1ª mesmo!
Acho que nem existia Marlboro na época…
Era o símbolo do avião de 1 guerreiro italiano, e o Enzo usou o cavalinho como forma de homenageá-lo.
Pensem e pesquisem, antes de escrever bobagens!
O carro mais lindo de todos os tempos e pilotado pelo maior de todos os tempos.
Uiuiui
MP 4/4?
Sim, o MP4/4, conduzido pelo professor Prost.
Bola fora, Guilherme. Herr Hepta nunca pilotou um McLaren.
Esse era pilotado pelo mais Mimimimi de todos os tempos.
FW15B? Lotus 25?
Rubens!!!!!!!!!!!!
As viúvas piram e rasgam a calçola de raiva!
kkkkkkkkkkkk
Acho que a Phillip Morris pode ter participação acionária na Ferrari ou vice versa.
O maior patrocinador de uma equipe da Fórmula 1 não aparece.
Não pode.
As regras não permitem.
Desde que as leis anti-tabagismo chegaram ao automobilismo o nome da
Marlboro desapareceu dos bólidos.
Mesmo assim a marca ainda despeja milhões na Ferrari.
A estimativa é que a cada temporada 150 milhões de dólares entram nos
cofres italianos originados da empresa americana de tabaco.
E como funciona isso?
Fora eventos promocionais, como o Wrooom, realizado em Madonna di
Campiglio, a Marlboro é dona de toda a carenagem do carro.
Quando um patrocinador deseja estampar seu nome nas Ferraris de Fernando
Alonso e de Felipe Massa, a Scuderia Italiana repassa o dinheiro recebido para
a fabricante de cigarros.
Estranho, não?
Por exemplo, o Santander investe anualmente cerca de 60 milhões de dólares
nos carrinhos vermelhos.
Essa grana não fica em Maranello.
Vai direto para a conta bancária da Philip Morris, proprietária da marca Marlboro.
Interessante notar que a FIAT coloca pouco ou nada na sua equipe de Fórmula 1.
Enquanto que a Shell, parceira de longa data, possui um contrato separado que
destina sua cota exclusivamente para o desenvolvimento do motor.
Existem outros recursos gerados pela marca Ferrari em produtos e nos direitos da
televisão.
Só aí estariam as fontes de mais 150 milhões de dólares a cada temporada.
Mas é peculiar essa relação da Ferrari com a Marlboro.
Vale ressaltar que ela permite muita liberdade para equipe na escolha de seus
pilotos.
Lembrando que o acordo deverá durar ainda uns quatro anos.
Quando deverá ser renovado.
Devido a um fato muito importante.
Todos os envolvidos no negócio parecem bem satisfeitos.
Faltou o copyright do Corradi aí, advogados!
“Fora eventos promocionais, como o Wrooom, realizado em Madonna di
Campiglio, a Marlboro é dona de toda a carenagem do carro.
Quando um patrocinador deseja estampar seu nome nas Ferraris de Fernando Alonso e de Felipe Massa, a Scuderia Italiana repassa o dinheiro recebido para a fabricante de cigarros.”
Estou sentindo um cheiro de Ctrl C + Ctrl V neste texto. Poderia, pelo menos, ter citado a fonte.
Chupinhetado do Blog do Humberto Corradi
Não entendi.
O texto que o Tuta postou é do blog do Corradi. Ele não citou a fonte.
O branco e vermelho na McLaren não pode (que seria uma alusão a bandeira japonesa por causa da Honda e não a Marlboro como a maioria diz) mas na Ferrari ninguém fala! Dizem que aquele “Scuderia Ferrari” na tampa do motor faz alusão ao patrocinio da Marlboro “camuflado” para enganar a legislação européia anti-tabagista! Tem uma história que desde os anos 80 e até hoje quem paga os contratos dos pilotos não era a própria Ferrari mas sim a Philip Morris; talvez isto explique está renovação do acordo entre elas.
O contrato tem haver com uso de imagem e ambas se auxiliam nestes quesito.
Patrocínio subliminar…
Deve ter alguma coisa a ver com o Arrivabene. E em alguns lugares no mundo, eles podem fazer propagandas com associação à F1, segundo a BBC UK
Forte vinculação de marca subliminar!
Saudades, Schumacher.
O marketing é indireto.
O formato da marca Scuderia Ferrari lembra em parte o logotipo da Marlboro.
Além disso, o fato dos carros serem das cores vermelha e branca ajuda bastante.
Soa estranho a princípio, mas nem é. A Phillip Morris também tem o direito de usar a marca da Ferrari em suas campanhas publicitárias, o que faz valer o contrato. Em países como a China, acho eu, a propaganda de cigarro ainda é liberada. E dada a qualidade típica dos cigarros chineses, a Phillip Morris deve fazer a festa por lá.
É a propaganda subliminar…
esse carro da foto é lindo
Para pagar parte do salário do Kimi em tabaco.
Se fosse pra isso, o patrocinador teria que ser a Absolut.
Absolut é sueca. Kimi apoia a Finlandia!
http://en.wikipedia.org/wiki/Finlandia_%28vodka%29#/media/File:Finlandia_Vodka_Splash.jpg
É só ver o logotipo da Scuderia, disfarçadamente o logo da Marlboro de ladinho. Ainda mais agora que as caixinhas de cigarro da marca não vêm mais com o destaque do nome.
Acho que elas estão sem o destaque do nome exatamente por isso.
Creio que o grafismo do vermelho continua a influenciar. A presença do branco nos carros da Ferrari como vermelho remete ao cigarro.
Freud explica!
Veja no link abaixo que a logo da Scuderia Ferrari, desde que a logo da Marlboro sumiu dos carros, é muito parecida e causa um efeito visual semelhante a Marlboro. Subliminar, na minha opinião. http://formula1.ferrari.com/wp-content/themes/ferrari/static/20-modules/the-car/2015car.jpg
E agora a Marlboro mudou a caixinha dela…
http://40.media.tumblr.com/66f383d34af325eca6d49cbf5322a9db/tumblr_ncgp5sv8vx1qzs5cgo1_1280.jpg
Praticamente iguais.
Aí a Ferrari pode alegar “Oras, esse logo é meu há alguns anos”
Ué?! Toda vez que vejo o logo da Scuderia Ferrari na parte de trás do carro da Ferrari eu lembro da Marlboro. Ou você acha que aquele formato é a toa? hehehe :)
lavagem de dinheiro?
Se não estiver enganado. A Marlboro é dona da carenagem, assim, de maneira bem simples…todos os patrocínios pagam à marca de cigarros e não diretamente á Ferrari.
Propaganda subliminar, olha a logomarca que a Ferrari usa hoje em dia na F1! eles modificaram a pra ficar parecido com o simbolo da Marlboro!!
Eu sempre associei o codigo de barra que a ferrari usava ao Marlboro.
http://cdn.gallery.autosport.com/picture_free.php/dir/2010febtest4/image/su_jm1025fe220-2
http://www.f1fanatic.co.uk/2010/05/04/criticism-of-ferrari-marlboro-barcode-prompts-outburst-from-montezemolo/
até pouco tempo tinha esses codigo de barras nos capacetes.
Não tem o nome mas tem as cores. Mensagem subliminar.
Lavagem de dinheiro seria uma !!!
Talvez o Mauricio Arrivabene, talvez o fato de a scuderia se chamar Marlboro Ferrari (ainda chama?) Fato é que no site eles podem colocar a propaganda, e muita gente entra no site. Ainda existe a ligação da identidade da Marlboro com a Ferrari.
Estranho, né? Alguma vez eu li em algum lugar (preciso pra burro, eu) que, em essência, a Marlboro funciona como “patrocinador exclusivo”, e revende os demais espaços (algo como uma terceirização de patrocínios)… e, claro, faz uma série de estrepolias paralelas usando a Ferrari como chamariz, né?
Mas que é estranho, isso é.
Lavagem brava de dinheiro? :)
É só ver o símbolo da Scuderia Ferrari e a posição que está localizado na carenagem. É um anúncio da Marlboro disfarçado em mensagem subliminar.