DUELO ELÉTRICO
SÃO PAULO (apostem) – Nelsinho Piquet x Lucas di Grassi. Com Sébastien Buemi correndo por fora. O primeiro tem 17 pontos de vantagem para o segundo e 23 para o terceiro. Serão 60 em jogo na rodada dupla de Londres, neste fim de semana. E, no domingo, conheceremos o primeiro campeão da história da Fórmula E — aqui, um raio-X da temporada feito pelo Pedro Henrique Marum conta tudo que aconteceu até agora.
As corridas começam, sábado e domingo, ao meio-dia. Treinos de classificação às 8h, horários de Brasília — vamos transmitir tudo no Fox Sports.
Acho que Nelsinho leva uma boa vantagem nessa disputa. Além dos pontos que lhe dão uma certa folga na classificação, é o piloto que mais cresceu na segunda metade do campeonato. E ainda contou com a desclassificação de Di Grassi em Berlim, que lhe deu uma boa mão.
Para torcedores brasileiros, é divertida a rivalidade entre os dois protagonistas do campeonato. Fazia tempo que não se via nada parecido em categorias de ponta. “De ponta, essa Fórmula E?”, vai perguntar alguém. Sim, já é. Chamou muito a atenção da mídia, teve bons públicos, grid de qualidade, provas interessantes. Tem quem não goste dos carros e de seu zumbido, mas é pura questão de gosto. Não se pode negar o sucesso desta primeira temporada, que tinha muita coisa potencialmente para dar errado — e acabou dando certo.
Tal sucesso se reflete na lista de pilotos inscritos, muitos deles com passagens recentes pela F-1, no interesse de dezenas de cidades pela categoria, no envolvimento de marcas como Renault, Michelin, Williams e McLaren, no prestígio amealhado em pouquíssimo tempo — Jean Todt foi visto em mais ePrix do que em GPs de F-1 nos últimos meses.
Não, a F-E não vai substituir a F-1. É bobagem estabelecer comparações, são competições de natureza técnica muito distinta. A F-E é uma novidade, uma ótima novidade para quem gosta de automobilismo. Simples assim. Ninguém precisa ter vergonha de achar a F-E legal.
Tudo isso à parte, vamos lá: como termina o campeonato, os três primeiros?
Piquet Jr. Campeão (para horror dos “anti” e do Dis Grassi), Buemi em segundo e DisGrassi tão focado em “matar” Piquet Jr, qu vai esquecer de Buemi…e terminar em terceiro.
Super legal a Fórmula E !!!!!
Tem competição, pode sim contribuir bastante para o desenvolvimento da tecnologia de propulsão elétrica, ótimos pilotos, rivalidades, disputas, boas pistas, mas bem que poderiam dar uma melhorada no desenho desses carros!
Ajudaria bastante!
1. Nelsinho Piquet na cabeça. O resto vejo depois se me interessa.
2. FE é legal sim e, considerando-se que é essencialmente calcada em uma inovação tecnológica, na improvável hipótese de alguma sucumbir, sob o prisma tecnológico, será a F1. Mas não quero que isso aconteça, apenas que a F1 volte a ser interessante como já foi ou mais.
Abs.
Eu acho que a MICHELIN tá certa estas rodas grandes ficaria legal nos F1
Alguem de vcs que more nos EUA sabe dizer se algum canal por assinatura vai transmitir?
Torço pelo Di Grassi, mas acho que termina exatamente como está: Nelsinho campeão, Di Grassi vice, Buemi terceiro.
Eu gosto, é uma coisa nova, esta apenas começando, é claro que é mais lenta, é claro que é outra proposta, é claro que não é F1, é claro que não é F3, é tecnologia a se desenvolver, não é de um dia para o outro, tudo é assim, mas a mente é escura, os crânios são duros e mudar ou aceitar, e aproveitar, parece uma coisa muito dolorida, fazer o que…
Corrida de F-E é como assistir ao GP do Canadá pela Globo.
Legal dizerem que a FE eh um sucesso ao mesmo tempo que dizem que a fórmula 1 tá uma porcaria por causa daqueles carros lentos com motores sem barulho. Vai entender…
Vc nao quer que uma categoria com 60 anos de existência e considerada o topo do automobilismo mundial tenha a mesma definição de uma que está no seu ano de estreia e é totalmente diferente de tudo que existiu até hoje, né?
Caro Flávio, você consegue me informar onde posso assistir a corrida em streaming?! Sou assinante do fox sports pela NET, mas estou de férias e acredito que longe da TV paga no fim de semana. O site da categoria tem streaming pra países do mundo todo, menos Brasil, justamente o protagonista do ano. O aplicativo da fox para Android não oferece acesso pra NET. E aí?! O que faço para ver as corridas?!
Aí não sei.
Não importa se é o pai ou o filho, sou Piquet esporte clube desde criança.
Em segundo fica o Buemi e em terceiro o Di Grassi.
Categoria ideal para ex-pilotos de F1.
Amonso já está em tratativas.
Vc nao perde uma pra aloprar o espanhol kkkk
Até queria gostar dessa categoria, mas não dá, carros que não fazem barulho, e assistindo pela Tv, a sensação é que não correm nada.
a formula E, é realmente muito bacana! e o Nelsinho vai ser o campeão; estas andanças que ele vem fazendo por várias categorias depois da f-1, fizeram muito bem a pilotagem dele, é um piloto muito mais completo hoje em dia.
estou torcendo muito para o Di Grassi. sei lá pq, afinidade com imagem dele e com o que acompanhei a carreira dele.
Eu gostei da F-e. o problema do barulho? nenhum pra mim, pois ela já NASCEU assim! com objetivo claro e tudo definido. seria estranho se tivesse barulho.
a lista de pilotos é ótima, e a disputa é super divertida.
tem coisas pra se melhorar e da pra crescer muito ainda.
-carros um pouco mais potentes, corridas em algum circuito fechado (o traçado tem que ser curto). etc…
Também acho que se houver aumento de potência dos carros e uma corrida em autódromo, ela ficaria bem melhor.
Em tempo, torço pelo Piquet,
A categoria é interessante, mas para subir de nível precisa de mais velocidade.
Perceba que eles só correm em circuitos de rua e nunca usam um traçado conhecido para evitar a comparação de tempos de volta.
Acho que um F3 é mais rápido…
Acho que pneus slick fariam uma diferença enorme nesses carros, mas a categoria está bem bacana. [Torcida pelo Di Grassi]
Gomes , vc e o primeiro a falar que a F1 precisa ser mais rapida , barulhenta , etc etc. E vive numa puxacao de saco tremenda com esta categoria sem barulho , sem velocidade e sem graça.
Ate sua Vespa anda mais rapido que essas porcarias…..
Quanta incoerencia….
Ô idiota, a F-E nasceu com essa proposta. As críticas que tenho, faço aqui. E se não gosta do que escrevo, se manda.
Nao vou me mandar , gosto do que vc escreve e de vc e é por idiotas como eu que acessam aqui e o grande premio 20 x por dia que vc fatura grana pra andar de Kombi por ai.
So achei e acho incoerente gostar de uma categoria que é lenta e insossa quando se bate tanto na F1 criticando o que a E tem de “melhor”.
Nao me importa que nasceu assim , por enquanto nasceu ruim entao.
O “circuito” e menor que o kartodromo aqui da esquina etc etc.
Espero que melhore com o tempo.
Abracos
Pensa bem, reconsidere, sair fora é sempre uma opção.
A F e é interessante, de toda forma incoerente seria é falar mau de um produto do qual se vende, a Fe passa na FOX !
Se eu não gostasse falaria. Mas não há motivos para não gostar. É corrida, de boa qualidade. Não é picaretagem. É um conceito diferente e interessante, embora eu prefira barulho e gasolina. O que não significa que outras coisas não possam ser legais também. Gente mais idiota essa que acha que se gosta de F-1, não pode gostar de F-E.
Já deu pra perceber que você não acompanhou né? O campeonato da FE está muito mais interessante do que o da F1. Eu gosto das duas, cada uma tem uma proposta e a FE tá dando um banho em qualidade de corridas. Já a Fórmula 1 é que muito aprender com a FE, principalmente em cativar público e interagir com os fãs como a FE faz muito bem. E acho que o Piquet leva essa com di Grassi em segundo.
Saiu no Grande Prêmio que Toto Wolf afastando “comparações com a F-E”
http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/chefe-da-mercedes-dispara-contra-negatividade-em-torno-da-f1-e-afasta-comparacoes-idiotas-com-f-e
Só o fato do Toto fazer um comentário espontâneo mencionando a nova categoria já mostra como os carros silenciosos estão fazendo barulho.