BRASA NA ÁUSTRIA

SÃO PAULO (em instantes, mais entrevista com o blogueiro) – Que história mais sensacional me manda o Klaus Wagner, que reproduzo na íntegra — não sem antes mandar um recado para Dom Pedro Von Wartburg, hoje refugiado em Viena, que certamente quererá conhecer este novo amigo.

Meu nome é Klaus, sou brasileiro e moro em Viena há mais de 10 anos. Vim pra cá com 19 anos pra estudar e acabei ficando.
Venho a você primeiramente pra dizer que gosto bastante do seu trabalho e já o acompanho há bastante tempo. Gosto muito do seu jeito de escrever!
Queria contar também brevemente minha aventura que começou no ano passado, quando tive a estranha ideia de que queria ter uma VW Brasília em Viena. Nos anos 70, a Brasília foi vendida em alguns poucos países além do Brasil, dentre eles Portugal, o único na Europa.
Quando descobri que existiam Brasílias em Portugal, comecei a procurar e com um tanto de sorte encontrei a Leopoldina, a minha Brasília. Esse carrinho da foto.
Dois amigos e eu a trouxemos rodando do Porto até Viena, 3.000 km em três dias. Existe até um divertido vídeo que o Tiago, participante da jornada, editou.
Depois de superar toda a complicada burocracia europeia, emplaquei o carrinho e posso dizer que tenho a única VW Brasília rodando na Áustria, uma das poucas na Europa, já que até mesmo em Portugal ela são de extrema raridade.
Hoje eu rodo com ela por aí em dias de passeio e a Leopoldina chama muito a atenção. Já fui inclusive premiado no maior encontro de Fuscas da Áustria, realizado dia 1° de maio em Eggenburg.
Eu também possuo um blog em que conto sobre as manutenções que fiz e faço no carro e sobre os passeios nessa terra distante.
Se julgar interessante, fique a vontade pra divulgar :-)
Um abraço,
Klaus

Está divulgado. Muito linda essa paixão por um carro, ainda mais de alguém jovem como o Klaus, que nasceu, pelos meus cálculos, uns quatro anos depois de encerrada a produção da Brasília. Abaixo, Leopoldina. Vida longa a ela!

VW-Käfertreffen-Eggenburg-2015-VWBrasilia

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Tomitão
8 anos atrás

O cara é maluco…. mas adorei a maluquice dele!
Vida liga para Leopoldina!

Matheus
Matheus
8 anos atrás

Nossa, numa boa, que Brasília linda a desse cara! A propósito, nunca tinha visto com essa cor!

Peter von Wartburg
8 anos atrás

Klaus, meu jovem, me mande um sinal de fumaça no [email protected]. Quero conhecer Leopoldina!

Klaus
Klaus
Reply to  Peter von Wartburg
8 anos atrás

Recebeu meu e-mail? Qualquer coisa, me ache por aqui [email protected].

Itamar
Itamar
8 anos atrás

Que história bacana. Uma Brasília em Viena! Meu pai tinha uma Variant, que era bem parecida e que eu achava mais bonita também. Pergunta: a Brasília foi desenvolvida no Brasil?

Klaus
Klaus
Reply to  Itamar
8 anos atrás

Sim, foi um dos primeiros VWs a serem desenvolvidos fora da Alemanha. A maioria delas (uns 90%) foi produzido no Brasil e o restante foi montado no México.

João Batista
João Batista
8 anos atrás

Cara que emoção!

Muito legal a sua história e fiquei impressionado com o estado da sua Brasilia, realmente linda!!!

E que legal a viagem, paisagens lindíssimas e estradas de primeiro mundo que tornam a viagem divertida prazerosa e divertida.

Parabéns!

Andre Decourt
8 anos atrás

Flávio, merece mais destaque essa estória, publica prá gente !

Andre Decourt
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

BLZ !!!!

Andre Decourt
8 anos atrás

As cores e padronagens das Brasílias export ( como de outros VW) eram muito mais interessantes que as feitas para consumo interno.

wag
wag
Reply to  Andre Decourt
8 anos atrás

Se vc ler o blog dele, vai ver que o carro foi pintado posteriormente com uma cor não original Brasília, mas sim VW.
Um dos poucos itens não originais…

Paul
Paul
8 anos atrás

Parabéns Klaus, belissíma a Leopoldina(homenagem à nossa primeira imperatriz, que era austriaca?) são pessoas como você que tornam a vista a esse blog sempre interessante…além dos comentários do Flávio, claro…Abraço.

Klaus
Klaus
Reply to  Paul
8 anos atrás

Pois é, o nome Leopoldina foi a melhor forma de unir Áustria (por ser austríaca), Portugal (por Leopoldina ter se casado com um português) e Brasil (por ela ter sido a nossa imperatriz).

James
James
8 anos atrás

Parabéns !
\o/

Marcos Milani
Marcos Milani
8 anos atrás

Viver na Áustria é 10. Viver na Áustria e dirigir uma Brasília é 1000!

perna quebrada
perna quebrada
8 anos atrás

Linda cor!
Por que não fazem mais carros com cores diversas?

kurt schenk
kurt schenk
8 anos atrás

Oi Klaus – Muito interessante a materia !! Tambem gostava muito das Brasilias – uma a alcool que nao ” andava ” e duas a gasolina, carburador unico , que eram muito agradaveis de rodar . Saudacoes do Kurt – Rio de Janeiro,

João Luiz Marques
João Luiz Marques
8 anos atrás

gostaria de saber o ano dessa Brasilia.
mas seja lá qual ano for, dá pra ver que tá caprichada e bem cuidada.
e como cai bem a placa europeia nela…

Klaus
Klaus
Reply to  João Luiz Marques
8 anos atrás

Produzida no meio de 1976, emplacada pela primeira vez em dezembro de 1976.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
8 anos atrás

Que massa!!! Eu aprendi a dirigir em uma Brasília do meu pai! Já tive uma Brasa também, gostava muito dela, apesar de ter ficado pouco tempo, porque ainda estava naquela vontade de piá de trocar de carro pra ir “melhorando”. Mas estou pensando em comprar uma novamente, muito legal!

Rafael Vefago
Rafael Vefago
8 anos atrás

Tem uma na Autostadt, em Wolfsburg.

Mário
Mário
8 anos atrás

Muito boa a odisseia da Brasília de Porto até Viena! E andando muito bem, para mais de 110 km por hora!

Gastao
Gastao
8 anos atrás

Até pensei em copiar a ideia e trazer uma para Espanha, mas só encontrei esta por Internet, e acho um pouco caro

http://olx.pt/anuncio/volkswagen-brasilia-IDvswUC.html#69c35d5983

Quanto custaria uma similar no Brasil?

Andre Decourt
Reply to  Gastao
8 anos atrás

Meu pai teve uma igual, exceto por estas rodas de 1303 …. que devem ter sido colocadas em algum momento. Mas a curiosidade fica pelo PQP no painel, pelo que me recordo o último ano dele por aqui foi em 76, e os apoios de cabeça, acessórios???

Klaus
Klaus
Reply to  Andre Decourt
8 anos atrás

As Brasilias portuguesas eram fabricadas no Brasil, mas possuem algumas curiosidades. Uma delas são os bancos, que eram fabricados por uma fábrica de colchoes bem tradicional de Portugal. Por isso eles tinham o encosto de cabeça inclusive em modelos pré-78 como a Leopoldina. No Brasil os encostos só vieram mais tarde. Outro detalhe sãos os vidros, também fabricados em Portugal pela Covina e o carpete também é diferenciado das Brasilias 100% brasileiras.

Klaus
Klaus
8 anos atrás

Obrigado, Flávio! Vida longa a todos nós e a nossos carros queridos.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Du caralho essa história. Linda, a Leopoldina. Parabéns, Klaus! Aproveite seu carro e passeie bastante por aí com ela!

samuel.aju
samuel.aju
8 anos atrás

Sensacional. Reliquia de uma era.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Se estivesse vivo, o Piancastelli te agradeceria por cuidar tão bem desta Brasília!

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

E é vinho… vinho do Porto!

Israel
Israel
8 anos atrás

Muito interessante, imagina a aventura… 3000 Km… de Brasília… pela Europa! Genial.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

A frente é diferente, não? Os paralamas me parecem arredondados na junção com o conjunto ótico.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Penso que você deve ser bem jovem, e só conheceu os últimos modelos da Brasilia. Os mais feios – aliás, menos bonitos.
Essa aí é das primeiras, no máximo 76 – devido ao friso único do capô dianteiro.
Belo e interessante carro…
Foi o 2º carro de rua pelo qual me apaixonei à 1ª vista – o 1º foi o Alfa-Romeu 2000 JK – e que cheguei a ter, um linda Brasilia 74 bege alabastro, discretamente personalizada.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Roberto Fróes
8 anos atrás

Rs. Não, não sou jovem. Eu já devo estar pela esclerose mesmo. Obrigado pela explicação, Roberto.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Roberto Fróes
8 anos atrás

Rs. Não, não sou jovem. Pelo contrário, talvez já esteja na conta da esclerose. Obrigado pelo esclarecimento, Roberto.

Juliano
Juliano
8 anos atrás

Lindíssima