ENTREVISTA COM O VAMPIRO

SÃO PAULO (caprichem) – Tem uma página na web que se chama “Podcast F1 Brasil”. O pessoal, bem informado e claramente amante de corridas, fez um programa me comparando a Galvão Bueno. Me senti lisonjeado, embora não tenha compreendido bem por que me comparar a alguém como Galvão — um sujeito incomparável.

Ouvindo o podcast, e lendo os comentários, percebi que muita gente tem algumas ideias sobre mim que nem sempre correspondem aos fatos. Mas também tem gente que, aparentemente, compreende o que pensa este velho escriba e piloto de Lada e DKW. E tem alguma curiosidade sobre a “persona” FG.

[bannergoogle] Então, fiquei matutando. Será que meus seguidores/leitores/telespectadores/ouvintes gostariam de perguntar alguma coisa a este que vos bloga, tuíta e feicebuca? Afinal, são 33 anos de carreira, boa parte deles vividos rodando pelo mundo, nos autódromos da vida — a outra parte, nos estúdios e redações dos maiores veículos de comunicação do Brasil. Carreira que passou por máquina de escrever, laudas, telex, fax, BBS, e-mail, redes sociais, webcam, TV aberta, TV fechada, rádio, Periscope, revistas, jornais, newsletters, site, blog, Twitter, Instagram…

Talvez.

Vejam bem: talvez.

Talvez vocês queiram saber da piscina, da margarina, da Carolina, da gasolina. Talvez vocês queiram saber de mim. Então, aproveitem esta linha direta.

Perguntem. Tudo. O que quiserem. Responderei a todas as questões num próximo post.

Mas sejam honestos com vocês mesmos. Não sejam bobos, infantis, fúteis. Repito: vou responder tudo. Perguntas profissionais, esportivas, pessoais, culturais, tudo. Mas insisto: não desperdicem a chance. Sejam sinceros, assertivos, curiosos, relevantes.

Depois de quase dez anos de blog, tenho convicção de que conheço bem meu público. Mas talvez meu público não saiba bem quem eu sou.

Portanto, dedo nervoso no teclado. Estou esperando. Talvez seja a primeira entrevista coletiva realmente coletiva da história. São algumas centenas de milhares de leitores deste blog, não caberiam nunca numa sala de imprensa.

Mas na internet cabe todo mundo.

Perguntem. Estou aqui para responder. Talvez depois desta entrevista vocês passem a me conhecer melhor. E eu também.

* Vou publicar as perguntas na área de comentários. Depois copio tudo e transformo numa entrevista que a gente chama de “ping-pong”, perguntas e respostas.

** Acabo de ver que tem mais de 200 perguntas. Se eu publicar tudo numa tacada só vai ficar horrível e ninguém terá paciência para ler. Faremos o seguinte. Até as 15h de hoje recebo as perguntas por aqui. Depois tranco o post, pego as questões e vou respondendo em diversos posts. Fechou? Ah, não vou corrigir o português de ninguém. Quem escreveu “te acompanho a muito tempo” ou “você é legal mais é comunista” vai passar vergonha sozinho, porque se eu tiver de editar as perguntas, enlouqueço.

*** São quase 17h e só agora consegui trancar a área de comentários do post, depois de aprovar TODAS as perguntas, até as idiotas — que sempre aparecem. São mais de 350, alguns mandaram várias perguntas no mesmo comentário, algumas são repetidas, mas em geral o nível foi legal. Agora vocês vão precisar de alguma paciência para que eu possa responder tudo. Começarei assim que der, porque agora tenho duas gravações, uma inauguração de oficina de motonetas e um jantar num bistrô antes de voltar para casa. Dia longo.

353 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo
7 anos atrás

FG, bom dia !
– Toda(s) a(s) sua(s) fonte(s) de renda tem relação direta ou indireta com o automobilismo?

Bruno Pereira
Bruno Pereira
7 anos atrás

Olá, Flávio.
Sou seu leitor já há muitos anos. Se bem me lembro desde 2003, quando você escrevia uma coluna semanal no Lance!. Sempre admirei a maneira ácida de suas críticas e seu jeito simples e direto de falar das coisas de que gosta. Tive o prazer de encontrolá-lo pessoalmente no Blue Cloud de 2011, em Poços de Caldas (MG), mas é óbvio que você não se lembra disso. Bem, sem mais delongas, vamos à pergunta:
Você crê, piamente, que os cidadãos cubanos e venezuelanos são plenamente felizes com suas respectivas formas de governo?
Por favor, entenda: eu não sou um defensor desta ou daquela forma de governo. Mas já visitei ambos os países e vi, com meus próprios olhos, a penúria, o descalabro e a miséria humana que os assolam. E também vi a desesperança nos olhos de uma parte considerável da população.

willian hoffmann
7 anos atrás

Caro FG.
Nos últimos anos a ganancia do ser humano e das instituições financeiras quase levaram o mundo a bancarrota e a uma crise econômica da qual ele ainda não saiu.
Pergunto-lhe: Já não é hora do ser humano “” repensar”” o comunismo como uma forma justa de administração governamental e inclusão de todas as nações na economia mundial?

Luiz
Luiz
7 anos atrás

FG, perguntas abaixo:
1) qual foi a melhor corrida que vc acompanhou in loco?
2) qual cidade das que vc visitou não voltaria jamais, por que?
3) partindo da premissa que o PSDB roubou tanto quanto o PT (só foi menos investigado), como o Brasil pode acabar com a corrupção?

Luiz
Luiz
7 anos atrás

FG

Ja recebeu convite para ser comentarista ou ate mesmo narrador de corridas?
O que te levou a se aprofundar em esporte a motor especificamente de carros?

Abraços

Luiz

Emerson
Emerson
7 anos atrás

Olá Flavio Gomes, acompanho seu blog desde o começo e não passo um dia sem visitar a página bem como a do Grande Premio o qual sigo desde áureos tempos.
A pergunta:
Quais os cinco melhores pilotos de todos os tempos para você, independente de categoria ou títulos?

Grande abraço

Vander Romanini
Vander Romanini
7 anos atrás

Olá, meu nome é Vander e gostaria de saber por que a Classic Cup só corre, praticamente, em Interlagos??

Marcelo Feitoza
7 anos atrás

Flávio,
Posso fazer algumas perguntas? rs

Ainda sobre a questão ESPN-Grêmio-Portuguesa e mídias sociais. É inegável o barulho que as redes fazem, coisas boas que surgem, talentos, bem como toda a sorte de preconceitos e frescurites. Pra você, o jornalismo brasileiro tem trabalhado bem com essa ferramenta, ou caminha demasiadamente ao sabor “das polêmicas” que a moçada levanta em detrimento da informação? A ESPN errou no episódio, já que aquela era a sua conta particular e nada tinha a ver com a emissora, ou essa separação inexiste mesmo?

Pilotos brasileiros. Claro que os que vieram antes da década de 90 conseguiram títulos internacionais expressivos e entraram para a história. Mas, do início da década de 90 pra cá, mesmo com menos conquistas, em termos de talento, não foi um desastre. Pra você, quais os três melhores pilotos brasileiros entre Barrichello, Massa, Tony Kanaan, Gil de Ferran, Cristiano Da Matta, Christian Fittipaldi, Lucas Di Grassi, Antônio Pizzonia, Nelsinho Piquet, Zonta e Cacá Bueno, e por quê?

Thales
Thales
7 anos atrás

Flávio, poderia nos dizer quais os carros de sua coleção, de qual mais gosta e se tem algum que arrependeu de ter comprado?
Outra pergunta: Se você pudesse escolher um carro zero km, de produção em série, de qualquer lugar do mundo, com valor máximo de R$ 150.000,00, qual compraria? E qual o carro dos sonhos inatingível?
Abç.

Pedro Abot
Pedro Abot
7 anos atrás

FG, qual você acha que foi o melhor presidente da história do Brasil? E o pior? Porquê?

Alberto
Alberto
7 anos atrás

Três curiosidades…
1. Conheço um pouco de seu gosto musical pelos vídeos que posta aqui no blog. Mas falando de maneira mais abrangente, o que mais lhe toca e o que abomina musicalmente?
2. Gosta de motos custom, choppers?
3. Já pensou em assumir a presidência ou algum outro cargo da Portuguesa para tentar ajudar a situação lá?

Em tempo, não lhe comparo com o Galvão. Ele é um cara político, por vezes até falso e é um chato do caral***. Você é um cara que fala o que quer e não se arrepende (ou ao menos não demonstra arrependimento).

Paulo Barros
Paulo Barros
7 anos atrás

FG, Qual o valor estimado (alguns inestimávies…) para a sua coleção de carros antigos (Relíquias) que possui…E…se não for pedir muito, quantos carros estão atualmente na sua coleção??

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
7 anos atrás

Caro Gomes,

Nestes anos todos em que eu sigo o teu blog, eu vejo que você tem um grande apreço pelos automóveis europeus, principalmente os da Europa socialista, como Trabant e Lada.

É paixão mesmo, ou é pela “causa”?

Abraços.

do Pandeiro
do Pandeiro
7 anos atrás

Flávio, na verdade não é bem uma pergunta e sim um comentário. Gosto muito quando você se põe a falar de coisas passadas, infância, adolescência, ou narra fatos de uma forma bastante peculiar, porque me vejo nestes “posts”, afinal temos quase a mesma idade e vivemos praticamente as mesmas coisas. Mas se posso fazer uma sugestão, e acho que posso, não me venha falar de política. Não concordo com você, você não concorda comigo, e estamos conversados. Grande abraço.

Rubens
Rubens
7 anos atrás

Creio que será o recorde de comentários nesse site.

Boa sorte pra ler e filtrar tudo isso.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Tenho duas perguntas,

1) Como você , baixinho, feio e mal humorado, conseguiu uma namorada tão gente boa ? RS

2) Salvo engano, faz quase 10 anos que VC não cobre “inloco” a temporada de F1. Tem vontade de fazer de novo uma temporada inteira, tipo “farewell tour ” ?

Sou um leitor costumeiro do blog e das suas redes sociais . Nem sempre concordando, mas sempre respeitando . Afinal isso é uma democracia . Grande abraço

Carlos
Carlos
7 anos atrás

Ok. Parabéns pela iniciativa.
Sou fã de seu trabalho (não de você) desde os tempos da RB. Foi uma época em que tirava o áudio da TV e acompanhava a transmissão da F1 pelo rádio. Nenhuma dúvida quanto a seu profissionalismo.
Vida pessoal não interessa a ninguém, ou não deveria interessar… Mas, tem uma coisa ligada ao seu comportamento que desperta curiosidade. Assim. arriscando a tomar mais um chingamento, aproveito a oportunidade para perguntar: Flávio, por quê você é tão rancoroso?

Jeff
Jeff
7 anos atrás

Por quê você parou de comentar assuntos políticos aqui no blog?

Winer Augusto da Fonseca
7 anos atrás

Bom dia Flavio Gomes, você pretende compilar num livro suas aventuras pelo leste europeu com o Gerd? E/ou suas últimas aventuras pelo mundo?

Carlos Carrera
Carlos Carrera
7 anos atrás

Flávio, sempre fui apaixonado por futebol. Acompanho todos os jogos do meu time. Depois que comprei a moto, confesso que o futebol é uma paixão a qual está diminuindo cada vez mais. E vc? O que vc tem mais paixão ou amor? Portuguesa ou Automobilismo em gera?

Clovis
Clovis
7 anos atrás

Flavio, em seus 33 anos de carreira, houve algum momento onde você esteve em alguma situação profissional onde se perguntou “É realmente isto que quero para mim, quero viver disso, seja difícil quanto seja”?

Obrigado

Clovis

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

Antes, parabéns pela bela carreira e, exemplarmente mantendo-se atualizado aos meios de comunicação.
Talvez você já tenha dito aqui no blog, site, onde quer que seja, mas, nunca vi você dizer com a real pretensão de passar que, em determinado momento do esporte motor você se emocionou, não obrigatoriamente de chegar às lágrimas, mas de que você realmente sentiu algo muito forte por algum momento desse esporte que você é tão ligado. Qual seria esse momento automobilístico marcante em sua vida? Um pessoal, afinal, é piloto, outro de um momento do esporte motor em geral.

renato
renato
7 anos atrás

Para você, qual foi o melhor presidente do Brasil?

Caio Pallu
Caio Pallu
7 anos atrás

Flávio, houve algum momento em que, saindo de um emprego, especialmente quando não foi por sua vontade (p.ex., Folha e ESPN), em que você se sentiu com algum tipo de receio? De, por exemplo, não voltar a ser admitido em breve ou de acabar tendo que fazer algo de que você não gostasse ou não conhecesse o suficiente?

Abraço!

klaus f1
klaus f1
7 anos atrás

Bom dia Flavio….Além da sua paixão pela Portuguesa (explicitamente declarado) existe, em algum outro esporte, para você, algo similar, que você torça de cruzar os dedos?
abraços

Ivan
Ivan
7 anos atrás

FG, lendo o seu livro ‘O Boto do Reno’ notei que os seus textos mais recentes são muito melhores que os mais antigos. Também deu pra perceber que você se tornou uma cara mais legal e politizado. Tens essa percepção?

Fabio Amparo
Fabio Amparo
7 anos atrás

Bom dia Flávio.

Muito legal sua atitude! Agora vamos à pergunta:

– Muito se fala na ‘receita ideal’ para os motores de F1. Uns querem a volta dos V8, outros dos V10 e ainda há quem prefira os turbos à moda antiga. E você, qual seria sua preferência?

Abraços.

Roberto
Roberto
7 anos atrás

Vc continua apoiando o PT?

Hugo
Hugo
7 anos atrás

Curti Flavio,

Em anos como jornalista qual foi o pior momento da sua carreira?

E o melhor momento?

E qual era jornalista, piloto ou chefe de equipe em anos de F1 que tu não suportava e apenas aturava? (caso exista, claro).

Parabéns pelo trabalho cara, sou seu fã.

Rafa N
Rafa N
7 anos atrás

De onde vem essa obsessão pelos veículos soviéticos e por que os acha tão superiores aos outros veículos?

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Quantos carros vc tem? Quais são?

Wilian Esteves
Wilian Esteves
7 anos atrás

Bom dia, Flávio.

Gostaria de saber de sua coleção de carros. Quantos e quais são, quanto é gasto na manutenção e guarda deles etc. Enfim, tudo que alguém que estivesse interessado em seguir esses passos precisaria saber .

Muchacho
Muchacho
7 anos atrás

Perguntitas:
1) em Campinas vc torce para AAPP ou GFC ? Pq ?
2) um jornalista mediano ganha salários iguais de executivos medianos ?
3) qdo vc publicará outros livros ?
4) qtos carros antigos vc tem na sua coleção ?

Jucostajunior
Jucostajunior
7 anos atrás

Qual é o verdadeiro FG, o do rádio e tv, ou o do blog?

Pedro Paiva
Pedro Paiva
7 anos atrás

A agência tem tradição em lançar jovens jornalistas. Os exemplos de jornalistas hoje estabelecidos que começaram com você são muitos. Como você identifica e seleciona os talentos e como trabalhar com eles te influencia como jornalista? O que eles te adicionaram de valor como profissional e empresário que talvez outros jornalistas, mais experientes, não adicionariam?

Pablo
Pablo
7 anos atrás

Se lhe presenteassem com a chance de escolher um carro de competição (de qualquer época, qualquer modalidade) para guiar num autódromo de sua preferência, quais (carro e autódromo) seriam? Se puder explicar o motivo, melhor ainda.

Ângelo Mello
Ângelo Mello
7 anos atrás

Nos seus anos acompanhando F-1, seja como espectador ou como profissional, quem você acha que foi o melhor piloto brasileiro de todos os tempos na categoria?

Você em algum momento da carreira já quis trabalhar na globo comentando f-1?

Você é de esquerda, progressista, quase todo mundo sabe, mas vc realmente acha que a Coréia do Norte é um país incompreendido e vítima da política internacional dos EUA?

O Eduardo Cunha que implantar o parlamentarismo no Brasil pra, provavelmente, virar nosso “chanceler”. Se isso acontecer, vc se muda pra Havana ou pega em armas pra defender a democracia?

Daniel
Daniel
7 anos atrás

Flavio, você acredita que a Formula E pode ajudar a desenvolver e trazer novas evoluções para a Formula1? Ou ela estará sempre muito atrás em tecnologia?
Como sugestão, porque você não grava um podcast com o pessoal do Podcast F1 Brasil para responder às perguntas que você receberá aqui?

Fabio do Carmo
Fabio do Carmo
7 anos atrás

Olá Flavio. Você não é tão mais velho que eu, tenho 32 anos. Quando você tiver na casa dos 80, e eu dos 50, ainda poderei acessar seu site e blog (se ainda existir internet) como tenho feito nos últimos, 10 ou 15 anos? Ou pretendes um dia se aposentar disto aqui? De qualquer forma muito obrigado pelo excelente material que nos entrega.

Valesi
7 anos atrás

Flávio, muito obrigado pela menção. Nós do Podcast F1 Brasil escolhemos os dois “cabeças de gasolina” brazucas mais relevantes nas mídias atuais (TV e internet) para essa “batalha”, e ficamos muito felizes por você ter entendido o tom da disputa.

Minha pergunta tem interesse pessoal: adorei O Boto do Reno; tem mais de onde ele veio? Podemos esperar outras histórias?

Grande abraço.

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

Mas nao dá para perder isso:

3 perguntas eu tenho:

1 Quem toca mais: Barrichello ou Massa?

2 Voce (como um cara que da valor nas coisas menos pasteurizadas e de origem diferente e do coração) tem um carinho especial pelo Flamengo ?

Qual a banda nacional (alem do Chico Science, rs) que vc acha espetacular ou muito boa , ao menos ?

Abraço

Marcelo Fraga
Marcelo Fraga
7 anos atrás

Oi Flávio, bom dia e obrigado pela oportunidade. Vou de pergunta maluca: você aceitaria ser Ministro dos Esportes, caso houvesse a chance? E se aceitasse, quais seriam as 3 coisas mais importantes a fazer, em qualquer esporte (obrigatório uma ser sobre automobilismo).
Um abraço, parabéns pela iniciativa.
E que saia uma biografia num futuro não muito distante.

André
André
7 anos atrás

Ola Flavio.
Há alguns anos acompanho seu blog e seu trabalho. Gostaria de saber, depois de tantos anos de carreira, qual a matéria que te deu mais orgulho em ter feito.

Abraço.

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

Poxa! Ao contrario… Vai por mim! Seu publico te conhece bem , mas voce não o conhece! É lógico né, pensa bem, e estranho seria se fosse diferente …..
Mas……então …. Vc Vai querer responder quantos e quais carros tem? Qual nota vc dá para Rubinho e Massa como pilotos? Fora sobre política e afins!! Nao precisa, talvez…
Quem sabe deixar para o aniversário de 20 anos do blog!! Rsrs… Eu me eximo disso, mas agora guenta!! Abraço…

Daniel Alferes
Daniel Alferes
7 anos atrás

Tendo que escolher uma e só uma, (e sei que é difícil e relativo) qual considera a melhor temporada de sempre da fórmula 1?

E o melhor circuito?

Arlei Cóli
Arlei Cóli
7 anos atrás

Flavio qual momento mais feliz e o mais frustante, durante anos de cobertura da F1,

Daniel
Daniel
7 anos atrás

Flavio bom dia , quantos carros você tem e quais são? Qual carro nacional que não tem e gostaria de ter ( que seja raro mas só poder escolher um )

Andre luiz
Andre luiz
7 anos atrás

Olá. Me chamo Andre, tenho 25 anos,sou natural do Mato Grosso porém atualmentr estou morando na Paraíba. Gosto de automobilismo e acompanho seu site à uns 3 a 4 anos, desde quando vi seu trabalho na ESPN.
Gostaria que você falasse um pouco mais detalhadamente sobre seu relacionento com Senna; principalmente sobre quais caracteristicas da personalidade dele te incomodavam. Resumindo, quero que diga porque você não o idolatra como os restos dos Brasileiros (em sua grande maioria).
Espero não ter feito uma pergunta muito idiota. Obrigado.

Guilherme
Guilherme
7 anos atrás

Muito bom isso… Sempre me perguntei mesmo sabendo que um bom jornalista tende a ser imparcial, pra qual piloto brasileiro vc tende a torcer… Como meu pai sempre foi do lado do piquet e eu por ter nascido em 87 só ouvi falar de Senna e depois de um Rubinho que não era nenhum nem outro., acabei sendo piquezista tb!!! Hoje acompanho e torço muito pelo Nelsinho… Queria saber do FG pessoa e não jornalista o piloto brasileiro que passou pela F1 que vc mais se identificou, torceu ou teve afinidade…. Sempre tentei ver isso nos seus posts, mas a única certeza que tive é que não eh o Barrichello!!! Abraço e show de ideia e interatividade!

Welington Leal
Welington Leal
7 anos atrás

Oq vc pensou depois de ser trollado pelos pilotos da F1 naquela coletiva em 2007?

1 2 3 7