ENTREVISTA COM O VAMPIRO

SÃO PAULO (caprichem) – Tem uma página na web que se chama “Podcast F1 Brasil”. O pessoal, bem informado e claramente amante de corridas, fez um programa me comparando a Galvão Bueno. Me senti lisonjeado, embora não tenha compreendido bem por que me comparar a alguém como Galvão — um sujeito incomparável.

Ouvindo o podcast, e lendo os comentários, percebi que muita gente tem algumas ideias sobre mim que nem sempre correspondem aos fatos. Mas também tem gente que, aparentemente, compreende o que pensa este velho escriba e piloto de Lada e DKW. E tem alguma curiosidade sobre a “persona” FG.

[bannergoogle] Então, fiquei matutando. Será que meus seguidores/leitores/telespectadores/ouvintes gostariam de perguntar alguma coisa a este que vos bloga, tuíta e feicebuca? Afinal, são 33 anos de carreira, boa parte deles vividos rodando pelo mundo, nos autódromos da vida — a outra parte, nos estúdios e redações dos maiores veículos de comunicação do Brasil. Carreira que passou por máquina de escrever, laudas, telex, fax, BBS, e-mail, redes sociais, webcam, TV aberta, TV fechada, rádio, Periscope, revistas, jornais, newsletters, site, blog, Twitter, Instagram…

Talvez.

Vejam bem: talvez.

Talvez vocês queiram saber da piscina, da margarina, da Carolina, da gasolina. Talvez vocês queiram saber de mim. Então, aproveitem esta linha direta.

Perguntem. Tudo. O que quiserem. Responderei a todas as questões num próximo post.

Mas sejam honestos com vocês mesmos. Não sejam bobos, infantis, fúteis. Repito: vou responder tudo. Perguntas profissionais, esportivas, pessoais, culturais, tudo. Mas insisto: não desperdicem a chance. Sejam sinceros, assertivos, curiosos, relevantes.

Depois de quase dez anos de blog, tenho convicção de que conheço bem meu público. Mas talvez meu público não saiba bem quem eu sou.

Portanto, dedo nervoso no teclado. Estou esperando. Talvez seja a primeira entrevista coletiva realmente coletiva da história. São algumas centenas de milhares de leitores deste blog, não caberiam nunca numa sala de imprensa.

Mas na internet cabe todo mundo.

Perguntem. Estou aqui para responder. Talvez depois desta entrevista vocês passem a me conhecer melhor. E eu também.

* Vou publicar as perguntas na área de comentários. Depois copio tudo e transformo numa entrevista que a gente chama de “ping-pong”, perguntas e respostas.

** Acabo de ver que tem mais de 200 perguntas. Se eu publicar tudo numa tacada só vai ficar horrível e ninguém terá paciência para ler. Faremos o seguinte. Até as 15h de hoje recebo as perguntas por aqui. Depois tranco o post, pego as questões e vou respondendo em diversos posts. Fechou? Ah, não vou corrigir o português de ninguém. Quem escreveu “te acompanho a muito tempo” ou “você é legal mais é comunista” vai passar vergonha sozinho, porque se eu tiver de editar as perguntas, enlouqueço.

*** São quase 17h e só agora consegui trancar a área de comentários do post, depois de aprovar TODAS as perguntas, até as idiotas — que sempre aparecem. São mais de 350, alguns mandaram várias perguntas no mesmo comentário, algumas são repetidas, mas em geral o nível foi legal. Agora vocês vão precisar de alguma paciência para que eu possa responder tudo. Começarei assim que der, porque agora tenho duas gravações, uma inauguração de oficina de motonetas e um jantar num bistrô antes de voltar para casa. Dia longo.

353 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
7 anos atrás

Vai lá:

1) Você voltaria a cobrir “in loco” alguma corrida ou categoria?

2) Sua coleção abrange também motos antigas?

3) Quais são seus livros favoritos? Existe algum que você considera responsável por algo importante em sua vida (pessoal ou profissional)?

4) Quais seus filmes favoritos?

Obrigado e parabéns pela iniciativa.
Ricardo.

bruno
bruno
7 anos atrás

Qual é a principal diferença entre trabalhar na espn e na fox?

Carlos Del Valle
7 anos atrás

Oi Flávio, obrigado por nos mencionar, é uma honra! Tenho duas perguntas:

1. Futebol.. Você aparece bastante na TV falando de futebol. Você tem a mesma paixão por futebol do que pelo automobilismo? Ou hoje em dia é só um trabalho das 9 às 5? Você tem paciência para seguir os meandros do Brasileirão e da Seleção? (Isso tudo foi só uma pergunta hehehehe)

2. Barrichello. Você é conhecido como uma espécie de nêmese dele, um algoz. Ainda mais depois do lance da tartaruga. Eu queria saber como era antes disso tudo, no início da carreira dele, principalmente antes da morte do Senna em 1993, e depois na Jordan de 1994 a 1996, você achava que ele tinha potencial? Ou sempre achou que faltava alguma coisa?

obrigado e um abraço

Samuel Coimbra
Samuel Coimbra
7 anos atrás

Flavio,

A cada ano a formula 1 tem perdido prestígio e audiência, além de enfrentar um grave crise financeira. A ideia do Bernie Ecclestone de transformar o esporte em um grande negocio deu certo, mas talvez hoje tenha feito a categoria virar refém desse negocio. Para você qual o futuro da F1? Acredita que possa ter um fim num futuro próximo? Como melhorar e faze-la ser atrativa do ponto de vista esportivo novamente?
A F-e pode se considerar a F1 do futuro?

Abraço

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
7 anos atrás

1 – Sabemos que você possui uma coleção de carros antigos. Você pretende abrir essa coleção para visitação do publico, seja de forma física ou virtual?
2- Com essa moda de canais do YouTube relacionados aos automóveis, há chance do “Indiana Gomes” retornar?
3- Por que você parou de correr na Classic Cup?
4- Qual foi o episódio mais marcante da sua carreira de Jornalismo?
5- Sobre o dia 01/05/1994, existe algo que ainda não foi publicado por você?
6- Qual é o ano de fabricação do seu carro mais novo?
7- Sou muito fã de suas opiniões e do seu trabalho. Moro no RJ, mas certa vez em SP, vi você num restaurante mas não tive coragem de lhe cumprimentar. Você se considera um cara receptivo nessas situações?

Iuri Jacob
Iuri Jacob
7 anos atrás

Na sua carreira como jornalista já houve alguma ocasião em que seu empregador (jornal, revista, emissora) exigiu que você mudasse o teor de alguma matéria ou texto para atender os interesses dele? É comum ouvir as pessoas do meio falar sobre liberdade de imprensa. Você acha possível haver tal liberdade considerando essas relações de subordinação aos donos dos veículos de mídia?

Diógenes Pacheco
Diógenes Pacheco
7 anos atrás

Você tem atitude de se posicionar quanto a questões importantes da sociedade. Isso é incomum entre jornalistas de grande projeção, sobretudo esportivos. E é louvável.
Boa parte das idéias que você defende combinam com o governo atual – distribuição de renda, valorização do emprego, preocupação social. Não com a intenção de alimentar com argumentos o outro lado, mas é de se imaginar que você também tenha críticas ao governo. Quais seriam?

Silvio Pereira
Silvio Pereira
7 anos atrás

Flavio,
Já li que você não acredita em nada, sem ser do homem! Não acredita em Deus, Espíritos, etc. Mas gostaria de saber se acredita em fazer o bem acima de tudo? Ser caridoso, humilde, gentil, paciente? Se sua resposta for: eu tento! Concluo que acredita sim em Deus! Fale a respeito?
Abs.

Mariot
Mariot
7 anos atrás

Minha visão sobre política se assemelha bastante à tua, mesmo assim vejo desmandos grotescos acontecendo durante esse mandato do PT, como por exemplo, cortes significativos na educação/pesquisa e abertura da torneira para construção de mega shopping para congressistas. Dito isso, qual tu acha que foi e/ou vem sendo o maior erro político da presidente Rousseff?

Guilherme Levy (@levytantam)
7 anos atrás

O que é a VIDA? (uma Provocação by Abujamra)

Moa - Canadá
Moa - Canadá
7 anos atrás

Flávio, se vc tivesse que escolher uma das cidades (atuais ou antiga) sede de Grande Prêmio de F1 para morar com a família e filhos, onde vc moraria? (fora São Paulo). O que vc acha de Montreal?

Paulorenatov
Paulorenatov
7 anos atrás

Quando voce vai parar de fumar?

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Dos autódromos onde ocorrem, ou já ocorreram GPs de Fórmula 1, qual que você mais curte (ou curtiu)? Refaço essa mesma pergunta, mas limitando para autódromos com menos de 10 anos.

Jimmy Soares
Jimmy Soares
7 anos atrás

Qual o seu carro favorito de F1 em termos de pura beleza e desempenho? E aproveitando se você fosse o cara responsável para reestruturar a F1 atual, qual seria a sua configuração para categoria? Motor, guerra de pneus, abastecimento…..???

Mentecapto
Mentecapto
7 anos atrás

Flavio, durante a copa do mundo, suas opiniões sobre a seleção na Fox foram muito sensatas e contundentes, então queria fugir do tema F1 e perguntar o que vc acha do Dunga, dessa seleção, qual a solução para o nosso futebol, e se vc acha que não tem técnico brasileiro capaz de montar uma boa seleção já que não temos craques, e se um técnico estrangeiro é a saída. E queria saber se vc acha que só existe o Neymar de fora de série, ou vc acha que tem mais algum jogador brasileiro no mesmo nível?

Claudinei
Claudinei
7 anos atrás

Você considera a possibilidade do 3° carro na F1 só com novatos (1° ano na categoria como titular e campeonato paralelo)?

Jimmy Soares
Jimmy Soares
7 anos atrás

Qual o seu carro favorito de F1 em termos de pura beleza e desempenho? E aproveitando, se você fosse o cara que responsável para reestruturar a F1 atual, qual seria a sua configuração para categoria? Motor, guerra de pneus, abastecimento…..???

Alexsandro Nishimura
Alexsandro Nishimura
7 anos atrás

Considerando mecânica, conhecimento do carro, volta rápida, consistência, liderança, etc, e deixando de lado a questão das “viúvas”, quem em sua opinião foi mais completo, Piquet ou Senna?

Caco Brandenburg
Caco Brandenburg
7 anos atrás

Flávio, sua ira com comentários contra o governo PT e também contra o comunismo como um todo, é realmente verdadeira ou tem um pouco de teatro?

Alexsandro Nishimura
Alexsandro Nishimura
7 anos atrás

Comunista,

Considerando mecânica, conhecimento do carro, volta rápida, consistência, liderança, etc, e deixando de lado a questão das “viúvas”, quem em sua opinião foi mais completo, Piquet ou Senna?

Felipe Passos
Felipe Passos
7 anos atrás

Flavio, o que você pensa sobre NASCAR? A categoria em si, a competitividade, a cultura do americano pela categoria, o fato de correr na grande maioria das vezes em ovais, etc. Abraços

Humberto
Humberto
7 anos atrás

Outro colunista, Rica Perrone, tem verdadeiro ódio de vc! Segundo ele vc o destruiu dec= todas as formas quando ainda estava começando a carreira.
Em outra ocasião, qdo o encontrou no elevador, vc abaixou a cabeça e ficou quietinho.
O que tem a dizer sobre ele?

Aloisio
7 anos atrás

Flavio, se fosse para você ter um único carro, de hoje até o fim de sua vida, qual seria?

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
7 anos atrás

FG,
O que você acha do Edgard Mello Filho?
Eu adorava quando ele tinha uma coluna no Grande Prêmio. Acho que o site perdeu bastante com sua saída. Você nunca mais tentou contar com seus serviços? Tenho certeza que o site ganharia muito com ele.
Abraço e parabéns pela iniciativa.

JR Lemos
JR Lemos
7 anos atrás

Flávio

Em sua opinião quais foram os melhores jornalistas de automobilismo que voce conheceu ou não, tanto nacional, quanto internacional? Pode classificar por categoria, como comentarista, narrador, cronista, etc.

Abraços
JR Lemos

ms
ms
7 anos atrás

Flávio Gomes, responda sinceramente: quando vc fala e quer demonstrar sua paixão por lada, DKW e outros carros ou mesmo coisas antigas vc está mais é querendo “fazer tipo”, ou seja, desejando passar uma imagem de ser um cara “excêntrico”, e “faturar”(faturar em todos os sentidos…) em cima desse “personagem “excêntrico” junto a outros “excêntricos” ou sua maior, única e exclusiva preocupação é a de ser vc mesmo, vindo todo o resto como consequência disso (de ser vc mesmo…..)

Thiago Guimarães
Thiago Guimarães
7 anos atrás

Você não fica constrangido fazendo o Fox Sport Radio, com umas baixarias, sensacionalismo?
Sair da ESPN e ir pra uma papagaiada daquelas é pra chorar, imagino.

Thiago
Thiago
7 anos atrás

O que efetivamente aconteceu entre covê e o Ico que resultou inclusive na sua saída do Lance!?

Filipe Pimenta
Filipe Pimenta
7 anos atrás

Acompanho seu blog há pelo menos 5 anos. Adoro ler seus textos sobre o “nada”, como por exemplo seu post “Adeus, amigos” de 9 de junho de 2015 ou “Das batata” de 20 de junho de 2011.

A impressão que tenho é que você não costuma receber muito bem opiniões contrárias as suas convicções. Alguma vez você mudou de opinião lendo o argumento de um leitor?

Minha segunda pergunta é: Porque você sempre queima as largadas na Classic Cup? hahaha

Abraços.

Marcus Lima
Marcus Lima
7 anos atrás

Você é o jornalista que mais li defender a desmistificação da imagem, construída pela Globo, de Ayrton Senna. Além do ar ” carmelito descalço” carregado nas tintas, posto acima da trajetória de piloto, há a glorificação do “símbolo nacional”, do ” Senna do Brasil”. Imagino que jornalistas como você, que viveram um pouco perto do profissional e ser humano tiveram experiências com ele, ou viram comportamentos dele, que o humanizam mais. Que fatos ou momentos você presenciou que corroboram a imagem Ayrton Senna como um ser humano, que demasiado humano, também tinha defeitos?

Carlos Villa
Carlos Villa
7 anos atrás

Quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?

Marcos
Marcos
7 anos atrás

Flavio, quais idiomas você fala e como você aprendeu cada um deles ?

Julio Felix
Julio Felix
7 anos atrás

Flavio, boa tarde!

No seu livro “O boto do Reno”, tem um capítulo que você cita o nascimento do seu filho e uma garrafa especial de champagne; anos depois vi você em uma twitcam e ao fundo uma garrafa; é a mesma?(Confesso que quando vi, fiquei emocionado, mas sempre quis perguntar pra ter certeza)

Quando você tinha uma coluna semanal para o Lance, em uma delas achei que você tinha pegado pesado com o Rubens, na época na Ferrari, te enviei um e-mail, dizendo que você tinha sido meio que sem dó nem piedade com ele.Na semana seguinte na sua coluna, dentre os assuntos você comentava sobre isso e usando as mesmas palavras(sem dó nem piedade).Me senti o máximo; mas pergunto (com quase certeza que você não se lembra), a segunda coluna foi influenciada pelo meu e-mail?

Abraço!

Julio Felix

Thiago Césare TC
Thiago Césare TC
7 anos atrás

Flávio,

Você, escriba crítico que é, diga-me: como transformar massa crítica em um fenômeno realmente de massa?

TC

PS.: Acompanho o blog desde 2008, muito mais pelo texto do que pelo conteúdo.

Jaime Boueri
7 anos atrás

Flavio,

Sabe que te acompanho há tempos (sabe? acho que sabe), e inclusive já trocamos alguns e-mails com dicas de posts e encontros de carros antigos (este, um hobby em comum). Pergunta: você lembra de todo mundo que te escreve? Ou, ao menos, dos que mais contribuem/comentam?

Pergunta 2: conhece (ou já visitou, ao menos uma vez) os blogs e endereços destes que lhe escrevem? Já teve essa curiosidade?

Mr Inforrock
7 anos atrás

Bom dia Flavio,
Na boa, acho você até paciente demais com os seus leitores, pois percebe-se que na grande maioria, são coxinhas maltratados talvez pela inclusão digital, social…
Mas como aqui é SPPED, vai a pergunta:

P: Voce poderia citar: 3 pilotos da Indy e 3 da F1 que mais gosta ou gostou e 3 maneiras para livrar o mundo deste capitalismo de bolsa de valores?

[ ]s
Marcio

William
William
7 anos atrás

Gostaria de saber, depois de tantos anos de experiência e de tanto conhecimento acumulado sobre carros de todo o mundo (antigos, atuais, esquisitos, clássicos, esportivos, etc.): Qual o melhor carro que você já dirigiu na vida? Qual te proporcionou o maior prazer em dirigir? E qual você ainda sonha em dirigir?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Flavio, é fato que o Pedro Piquet está se saindo excepcionalmente bem na Formula 3. Vc atribuiria isto a:
À equipe, ao piloto ou aos dois?
Sobre o equipamento, sinceramente não sei se o dele é melhor ou melhor trabalhado/acertado. Vc poderia esclarecer isso, caso saiba?
Obrigado.
Abs.

Leonardo Fornasier
Leonardo Fornasier
7 anos atrás

Você acha que vou perder esta oportunidade?

Em primeiro lugar uma breve apresentação: Sou Leonardo um Gremista de Porto Alegre e leio tudo que você escreve desde que me conheço como consumidor do Grande Prêmio no inicio dos anos 2000, sim fui leitor do Warm Up e consolidei minhas opiniões sobre F1 lendo tudo que você pensa. Este blog é sem duvida a pagina que mais acesso, estou sempre por aqui pois alem de gostar de ler o que você escreve sobre o esporte e gostar das tuas opiniões também sou um aviador e gosto sempre daquilo que você posta sobre o tema. Uma unica magoa que tenho com este blogueiro foi o mesmo ter me bloqueado no twitter por uma brincadeira boba sobre o titulo de 1996 (não eu não estava participando daquela outra confusão maior na época da espn.), sendo assim não consigo acompanha-lo mais no micro blog. Quanto as tuas opiniões politicas eu simplesmente as respeito, não concordo muito com alguns posicionamento muito radicais mas eu prefiro alguém com posição e disposição para o debate do que alguém que seja apenas uma ameba sem pensar nada sobre nenhum assunto.

Demorei já!

Vamos a minha pergunta.
Vamos falar de Formula 1! Vou confiar na tua sinceridade e quero que você diga a todos o top 7 de pilotos Brasileiros mais chatos que ja estiveram na categoria, independente da habilidade ao volante eu quero saber aquele camarada que quando você tinha que entrevista-lo você pensava “Poutz vou ter que falar com aquela mala sem alça”. Em ordem de mais chato a menos chato por favor. Se puder passa uma breve justificava do porque de cada escolha. :)

Desde já obrigado pelo conteúdo e desbloqueia o amigo aqui vai. @leo_fornasier

Abraço Flavio!

Léo Aranha
7 anos atrás

Como não sou jornalista, acho muito difícil esse negócio da imparcialidade.
Certa vez você comentou que torcia para um time de Fórmula 1 mas não vi se algum dia comentou sobre qual seria. Isso me leva para a pergunta:

Dos anos de estrada seguindo a Formula 1, você guardou objetos pessoais que ganhou de pilotos ou alguns acessórios das equipes ? Se a resposta for afirmativa, pode falar sobre alguns ?

Obrigado!

Mermermentolino
Mermermentolino
7 anos atrás

A coluna “Gira mundo” (desaparecida) é apenas um desabafo ?

Diogo
Diogo
7 anos atrás

Que fim deu o 69? Você ainda corre na classic cup?!
Abraços

Mermermentolino
Mermermentolino
7 anos atrás

Qual o seu critério para uma boa história ? uma boa reportagem ou mesmo uma crônica a ser escrita ? há muito assunto no mundo das corridas ? ou esse critério pode ser aplicado a qualquer outra área ?

theodoror
theodoror
7 anos atrás

Flavio, qual foi o carro de Formula 1 que te impressionou mais ao vivo a ponto de voce as vezes relembrar e pensar: Que maquina !

cedujor
cedujor
7 anos atrás

Flávio em que bairro você mora?

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

Você acompanhou e fez várias entrevistas com Ayrton Senna. Como era sua relação com ele e qual o pensamento que você tinha dele na época?

Israel
Israel
7 anos atrás

Da sua coleção de antigos. Qual deu mais trabalho de encontrar e qual seria mais raro a nível de brasil?

Segafredo
Segafredo
7 anos atrás

Por quê vc não deixa de ser implicante com o maior de todos? Não vai publicar nada sobre a nova pesquisa da GPDA, onde o seu preferido perdeu de novo??

Mermermentolino
Mermermentolino
7 anos atrás

Quantos aos carros da sua coleção, liste os em ordem de importância (sei que é duro, mas não precisa ser tão rigoroso).

Diego
Diego
7 anos atrás

Qual seu prato favorito?