O POVO FALA

SÃO PAULO (concordo & discordo) – Lembram daquela pesquisa da GPDA? Pois 217 mil fãs de F-1 no mundo inteiro responderam (muitos daqui deste blog, creio) e fizeram um diagnóstico da categoria.

O povo não quer nenhuma grande revolução com coisas como grid invertido, uso de lastro e outras baboseiras que não combinam com a F-1. Por outro lado, gostariam de ver de volta o reabastecimento e a guerra de pneus. Mais competitividade, mais barulho e mais potência também estão entre os desejos mais votados e apoiados.

Estou com o povo, nessa.

Raikkonen, Alonso e Button são os mais populares. Estranhei a ausência de Hamilton nessa lista. Em compensação, algo que sempre intuí se confirmou: a maioria não torce para piloto algum, nem para equipes. Apenas gosta da categoria, e migra sua torcida de GP para GP, de ano para ano. Um dia está do lado da Ferrari, em outro curte uma Williams, num domingo rói as unhas por Hamilton, no seguinte se descabela por Vettel.

Senna, Schumacher e Prost formaram o pódio dos maiores pilotos de todos os tempos. Nenhuma surpresa. A molecada não sabe direito quem foram Fangio, Clark e Stewart, por exemplo. E quando digo “molecada”, já estou falando de quem tem até 30 anos. Ademais, a lista tríplice é boa.

E aí, o que acharam no geral? Deu para perceber que as pessoas estão descontentes — se 89% querem uma F-1 mais competitiva, significa que só 11% acham que está boa, afinal é de competição que se trata.

Espero que os dirigentes olhem com carinho para esses resultados. E comecem a pensar em algo.

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Também estou com o povo nessa. E, claro, gostei de ver o resultado do Raikkonen.
Mas está cheio de Cunhas por aí, doidim pra encomendar outra pesquisa… kkkkk
Abs.

Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

Onde está a turma que diz: “Esse negócio do Senna foi a Globo que enfiou goela abaixo”….kkkkkkk

Os piores tipo de torcedores na F1 temos aqui no Brasil…..e eles não são “viúvas”!!

Secundino Retranqueiro
Secundino Retranqueiro
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Pros “piquetistas” pirarem…rsrs
Comparação dos pilotos quando correram em mesmíssimos carros, em 1 ou 2 temporadas
Ranking: 1º) Senna; 2º) Prost; 3º) Mansell; 4º) Piquet
Explicação histórica:
3)Mansell NA FRENTE de Piquet: em 86/87, no mesmíssimo Williams FW11 Honda Turbo, Mansell ficou na frente de Piquet 32 vezes (contra 29, de Piquet), somando os grids de largada e o final das corridas; (Resultado: em 88, Piquet foi demitido da Williams e Mansell permaneceu)
2)Prost NA FRENTE de Mansell: em 90, na mesmíssima Ferrari F1 641 V-12, Prost ficou na frente de Mansell 18 vezes (contra 11, de Mansell), somando os grids de largada e o final das corridas; (Resultado: em 1991, os “amiguinhos” Prost e Mansell foram demitidos da Ferrari)
1)Senna NA FRENTE de Prost: em 88/89, na mesmíssima McLaren MP-4 Honda (Turbo e V-10), Senna ficou na frente de Prost 45 vezes (contra 17, de Prost), somando os grids de largada e o final das corridas; (Resultado: em 1990, Prost foi demitido da McLaren e Senna permaneceu, para ser mais lenda ainda)
Pois é…com a história, com a estatística e com o espírito da F1 não tem conversa: quem larga na frente do outro e quem termina a corrida na frente do outro está lá, registrado: Senna em 1º…Piquet em último, atrás do Mansell e do Prost
Resta aos fanzocas do Piquet aguardarem a próxima “traquinagem” do Secundino Retranqueiro (Piquet): mês retrasado, beijou o lauda na boca, “de brincadeirinha”…semana passada, segurou e balançou a do Prost…o que será que o Biquet fará agora?…eu, hein… rsrs

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

O Hamilton é o Neymar das pistas. Muito talentoso, mas a questão é que o seu estilo de ser chama a atenção da mídia, só que a mídia não vai julgar esse lado dele. Mas as pessoas consideram, sim; e a maioria não gosta, principalmente o público da F1 que é um público mais seletivo que do futebol.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
8 anos atrás

O que falta na Fórmula 1 é o imponderável. A temporada que mais gostei foi a de 2008, título decidido no final, Hamilton e Massa abandonando em diversas corridas, provas imprevisíveis, dobradinha da BMW Sauber no Canadá, Nelsinho quase vencendo GP da Alemanha, Felipe se ferrando em Cingapura com um erro primário na mangueira de reabastecimento e ainda teve, Kovalainen conseguindo sua primeira(e última) vitória na categoria graças a uma quebra de motor de Felipe.

O saco da Fórmula 1 atual, é que os carros da Mercedes-Benz nunca quebram ou batem. Eu adoraria ver na Inglaterra uma corrida com Hamilton rodando e batendo, Rosberg estourando motor e uma vitória esmagadora de Raikkonen, com os dois pilotos da Williams no pódio fazendo companhia ao homem de gelo. E lá atrás, Ericsson conseguindo um excelente oitavo lugar, ao segurar Sergio Perez no final da corrida, com Nasr chegando em décimo, ao aguentar a pressão de Carlos Sainz no final da prova.

E depois, já pensou em uma dobradinha da Williams, com vitória de Massa em Hungaroring?

É de corridas assim que todos nós gostamos, Gomes..

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
8 anos atrás

Faço parte deste universo de 217.000 tarados por F1! Salvem a F1, o Urso Polar, o Boto Cor-de-Rosa ( Corderosa, Corde-Rosa, Cordero-Sa ) e a Baleia Mink!!!

Rama
Rama
8 anos atrás

Não curto a ideia de guerra de pneus. Se todo mundo quer mais equilíbrio entre Piloto e Máquina, pra quê colocar um terceiro ingrediente que maquia a capacidade dos outros 2? A última experiência virou uma competição de pneus e deixou tudo sem graça, sem referência.

Eu gosto da ideia dos híbridos e, sinceramente, o lance do barulho não me incomoda. Só poderiam equilibrar as relações de motor x aerodinâmica, como a Indy fez. Não precisa ter carro feio. Mas o lance de poder fazer a curva junto já é um grande adianto, podiam até dispensar o DRS, que é uma caca.

Mauro Santana
Mauro Santana
8 anos atrás

Eu participei da pesquisa, me enquadrando aos 89%.

Mas, sou contra o reabastecimento.

Andersom Calder
Andersom Calder
8 anos atrás

Tomara que alguém tenha feito uma pergunta assim:
Qual piloto falecido ou não você gostaria de ter entrevistado?

Daniel Cabron
Daniel Cabron
8 anos atrás

Ai estou em cólicas para ver as respostas do escriba, infelizmente minha internet discada do Super 11 só conectou hoje e não pude perguntar nada mas espero que alguém tenha feito a pergunta que sempre quis fazer..

J Fernando
J Fernando
8 anos atrás

Respondi ao questionário justamente porque havia um linik aqui no seu blog.

Aliandro Miranda
8 anos atrás

Vou repetir essencialmente o que falei em outro post: esta pesquisa é ótima, muito válida, mas infelizmente não vai dar em nada.

Bernie comanda. A torneira do dinheiro é dele.

PAULO F1
8 anos atrás

Flávio Gomes, não pude participar do seu post fazendo alguma pergunta (eu estava hospitalizado, mas tudo bem, foi só um susto). Mas não há problema, pois a melhor pergunta que eu faria, não estaria a altura da sua atitude em se colocar tão próximo ao seu público. Só quero que saiba que a minha admiração pelo seu trabalho cresceu ainda mais. Sua verve de escritor e jornalista é excelente., pois você mescla diversas situações do cotidiano com vários fatos, sejam da F1 ou outros e sempre incluindo sua opinião, seja nas entrelinhas ou diretamente no texto, e por fim não posso deixar de citar o seu bom humor, que é um show a parte. Como leitor e espectador que sou, só tenho a lhe agradecer pelo espaço que diariamente você nos cede e lhe desejar sucesso sempre, seja na vida pessoal ou pública….você merece!!!
Valeu Flavio Gomes.
PS: Sei que estou no post errado, mas eu não poderia perder a chance de lhe dirigir estas palavras.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Participei da enquete/pesquisa, concordo com quase tudo do resultado final.

Entre os pilotos atuais, os 3 que mais admiro e acompanho são Hamilton, Vettel e Alonso.

Assisto as corridas por causa da categoria que curto desde 1980, mas sempre tive um piloto favorito. Antes era Piquet, depois Schumacher, depois Alonso-Hamilton-Vettel.

Os maiores, votei em Schumacher, depois Piquet e não lembro se o terceiro coloquei Senna ou Mansell.

(Muita gente votaria no Senna mesmo, então coloquei o Mansell na lista)

NEM A PAU QUE PROST FOI MAIS PILOTO QUE PIQUET OU MANSELL! Não basta ser rápido e técnico, como era o francês. A forma de negociar ultrapassagens e o estilo mais corajoso, arrojado de caras coo Piquet, Mansell e Senna SEMPRE BOTARAM O PROST NO BOLSO, que na minha modesta opinião era “cuidadoso demais” para superar até um retardatário.

Assistam as corridas da época que esses caras corriam todos juntos e vejam a diferença. Prost seria uma quarta opção.

Ser o “mais popular” não é sinônimo de ser um dos melhores pilotos do grid.

No restante, no geral, concordo com os resultados.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Bom, como disse alguém, na F1 esporte é só entre o apagar das luzes vermelhas e o agitar da quadriculada. O resto é negócio. Minha interpretação é que ninguém está interessado no esporte, mas nos negócios. O esporte é só a isca. Não sei por que não me surpreendo com isso e também porque não vejo diferença nos outros esportes. Cresceu um pouco vira a mesma coisa.
Abs.

Marcilio
Marcilio
8 anos atrás

Tenho 33 anos, tambem me incluo na molecada. Mas penso que Fangio, Brabham, Clarck, Hill , (embora excelentes pilotos e muito corajosos) não tinham adversários a altura, em suas épocas (assim como Pelé, comparando com o futebol) haviam muitos “amadores” (pilotos e equipes) acho que mais da metade do grid. Dos anos 70 em diante o negócio ficou mais profissional, pilotos e equipes mais competitivos. Concordo com a pesquisa Senna, Schumacher e Prost. Tambem admiro muito pilotos como Mario Andretti, Stewart, AJ Foyt, e outros que competiram de formulas de motor dianteiro, passando pelas baratas de motor traseiro, e encarando os carros com a aerodinamica das asas, ou seja, competiram durante as principais evoluçoes do automobilismo e sempre no topo.

genaro crescendo
genaro crescendo
8 anos atrás

FG. estou no post errado, eu sei. Mas quero te fazer uma pergunta que não me deixa em paz.
Você fez uma viagem anos atrás. Você ficava publicando fotos (se não me engano tinha uma foto de um carro antigo no meio do mato) e nunca falava em que lugar estava. Você, em vez de escrever a sua localização, escrevia apenas uns números que pareciam coordenadas. O pessoal, nos comentários, ficava chutando em que lugar você estava e você nunca falava se estavam certos.
Pode me tirar essa dúvida?? Onde você estava???
LULA 2018 NA DIREITADA!!

genaro crescendo
genaro crescendo
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Sacanagem!!

Carlos Manoel
Carlos Manoel
8 anos atrás

Gostei da parte da “molecada até 30 anos” Flavio.

Você está certíssimo quanto a isso, pois eu mesmo que tenho 29, tinha apenas 8 quando o Senna morreu, ou seja, lembro pouco dele, Prost e Mansel, e não cheguei a ver nada ao vivo dos citados e até mesmo de Piquet, Emerson (apenas na Indy lembro um pouco) e tantos outros.

Abraço

Serginho
Serginho
8 anos atrás

Uma coisa é coletar dados. Outra, bem diferente, complexa e mais importante, é saber o que fazer com eles. Resta saber se a FIA vai olhar pro trabalho que a GPDA fez por ela, e se vai fazer alguma coisa. A faca e o queijo tão aí…

OBS: acho que te acompanho desde 97, através do Lance, e depois pela Internet. Não acredito que perdi a chance de fazer algumas perguntas… rsss…..
Detesto suas posições em relação à alguns assuntos, mas gosto muito de outras tantas. Como tinha 21 anos em 97, posso até dizer que aprendi muita coisa com vc.

Mibson Lopes Fuly
Mibson Lopes Fuly
8 anos atrás

Fiquei curioso em relação aos principais patrocinadores que colaboraram com o esporte segundo a ótica dos fãs. Este dado foi divulgado?

Acarloz
Acarloz
8 anos atrás

Eu repondi, espero que levem os resultados em consideração.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
8 anos atrás

Olá Flávio. Acho que os resultados eram previsíveis em todos os aspectos. No caso de Raikinonen ser o mais popular deve ser por sua personalidade conhecida e sua boca “suja” que quebra o politicamente correto. Já Hamilton não aparece talvez por sua imagem fora do esporte ser a mesma de Neymar: estilo sem graça, pop de mais e, ao mesmo tempo, temos que engolir por causa do talento. Já sobre três melhores, Senna, Schumacher e Prost realmente são os tops da história. Porém, colocaria Fangio no lugar do alemão pelo conjunto da obra pelas dificuldades da época. E finalmente, poderia ter uma pesquisa desta sobre Indy. O que acha?

Marcello
Marcello
8 anos atrás

E mesmo assim, com todos os argumentos e opiniões de uma nova geração de espectadores, os donos de equipes falam que está todo mundo errado e que não sabe o que quer… Vou te contar viu…

Carlos Patrão
Carlos Patrão
8 anos atrás

O grande problema da F1 hoje é apenas um. Ou melhor dizendo, resolvendo este, as coisas melhoram significativamente ao nível da emoção, incerteza e competitividade da F1.
O problema é que dificilmente um carro pode correr/atacar outro. Estar várias voltas (se for preciso) em cima da caixa de velocidades do que vai à frente é impossível. Nem a aerodinâmica dá pra isso, nem os pneus, Os da frente.
Vemos hoje entre os 2 Mercedes: ou algum tem um problema/erro, ou então a ordem fica definida na largada. É impossível chegar perto e andar colado.
Resolvam isso, e tudo fica melhor.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
8 anos atrás

Acho que o sentimento é geral mesmo, queríamos uma F1 mais empolgante e sem tanta tecnologia assim…queríamos mais competição mesmo…um ronco mais tesão!!!! Quanto ao pódio de popularidade votaria igualzinho!!!!! Esses três foram demais!!!! Achei esquisito o Raikkonen ganhar na popularidade, nunca imaginava que o resultado seria esse, o Ice Man com sua franqueza talvez faça a diferença na popularidade do grid atual!!!!

Pedro Arnaldo
Pedro Arnaldo
8 anos atrás

Parabéns pela coragem de enfrentar essa inquisição auto obulistica Tupiniquin….rs
Provavelmente perdi o prazo de enviar minhas perguntas e agora só no próximo milênio… mas vou colar aki as perguntas que não encontrei como colocar para vc me responde-las ok? e já sei que não vai responde-las… rs
1)Como carioca e ex-morador de Copacabana, ter lido suas memórias da época de ouro que lá morou foi uma viagem no tempo, mesmo que não tenha conhecido a Coral e os tempos Nardianos do autorama de competição. Parabéns sinceros camarada, pois para mim foi um dos seus melhores artigos.. Como paulistano militante incorrigível e com seu estagio adolescente na princesinha do mar, qual seria a maior diferença entre ter morado no Rio parte da sua adolescência com suas belezas naturais e ter nascido e sido criado com este DNA paulistano como formador da sua singular personalidade? O que te acrescentou e ou mudou aqueles anos próximo à orla mais singular e transformadora do mundo?
2)São pouquíssimos os repórteres dubles de piloto neste pais, o que destacaria como mais interessante na sua razoável história pelos autódromos do pais depois que resolveu escrever apoiando o bloquinho de notas no volante?
3)Embora não tenha uma coleção de carros como a sua, tive o raro prazer de ser proprietário de um Puma conversível 1980 super inteiro. Não acha que dentro de um espectro tão amplo e interessante como o que possui, faz falta um automóvel realmente esportivo, mesmo que “Made in Brasil” e de preferência sem capota para sentir o vento no rosto e toda aquela fantasia ligada a sétima arte?
4)Não vou te perguntar sob re o piloto que mais admirou/admira, até porque suspeito de quem seja, mas olhando apenas pela ótica filosófica, tem uma opinião formada sobre talento/sucesso e o que a existência desses “gênios” deixou para os que não puderam acompanhar seus grandes momentos de Glória? Alguns que faleceram na pista de certa forma asseguraram seu lugar no Olimpo, já outros tão bons ou “melhores” as suas histórias individuais não parecem tão interessantes quanto à lembrança que dele(s) ficou. Não te parece uma injustiça existencial?
5)Gosto muito de comparações que nos ajudem a refletir, e compreender certas realidades. Formula INDY e Formula 1 já foram categorias muito mais próximas e com interessantes disputas indiretas no século passado. Esquecendo essa coisa xenófoba do American Way of Life, o que mais te chama à atenção quanto às diferenças entre categorias que poderiam ser ícones de avanço tecnológico na área automobilística?
6)Você viu um filme chamado REDS, sobre John Reed e a revolução de 1917 com fotografia e script premiados com Oscar se não me engano? Me fala sobre sua visão da revolução Bolchevista e da sua mensagem 98 anos depois do evento, numa tentativa de adaptação a esta sociedade materialista, podre e egoísta que vivemos e que para muitos parece tão funcional?
OBS: Teria mais algumas, mas conto com o bom senso dos seus fieis seguidores e pq nem sempre as respostas são a parte mais importante de um processo construtivo, e conheço um cara que explica parte da sua singularidade e da sua figura “controversa” no melhor sentido que essa palavra pode adquirir….

“ Em cada um de nós existe um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraíso secretos.” Saint Exupéry

Leandro
Leandro
8 anos atrás

Eu acredito que não é necessário mudar tudo, o grande problema é que já sabemos antes mesmo da largada quem irá vencer.
Particularmente, gosto da tecnologia aplicada hoje, a F1 sempre foi uma oportunidade para a indústria automobilística se desenvolver, e continua sendo assim…
Para resolver o problema de falta de emoção nas corridas, tomaria as seguintes decisões:
-Aumentaria em 400 ou 500 cv a potência do motor, limitando a pressão do turbo em outro patamar (5 a 6 bar)., sem mexer na sua capacidade cúbica. Liberaria o uso de diferentes disposições dos cilindros (V4, 4 em linha, V6, V8, etc.) Isto resolveria o problema de potência e do som dos motores, que seriam diferentes entre si, tornando-o também mais suscetíveis a quebras. Hoje, os carros estão confiáveis demais, não quebram, o que contribui para sabermos antecipadamente o resultado final;
– Os pneus regressariam às dimensões que tinham nos anos 90, mais largos. Liberaria várias opções de compostos, para que o piloto escolhesse uma estratégia entre 0 e 3 paradas durante a prova. Manteria o fornecedor único por questão de custos;
– Baniria o controle de tração, ou no mínimo, proibiria o seu uso nas largadas, que estão totalmente sem graça hoje;
– Não traria o reabastecimento de volta, para que as ultrapassagens fiquem restritas à pista.
– Por último, os circuitos. Chega de mutilar circuitos tradicionais de altíssima velocidade. Quero o Hermanos Rodriguez com a Peraltada, Zeltweg na configuração antiga, Paul Ricard com a reta Mistral completa e a curva Sings no final dela…hoje os carros e os circuitos têm condições de segurança suficientes para comportar novamente estes desafios. Acho até que temos áreas de escape demais, os pilotos erram e voltam normalmente para a pista, sinto falta das caixas de brita…
– E por último, pelo amor de Deus, baniria esta baboseira de Safety Car Virtual…
Acho que, nesta configuração, voltariamos ao que as corridas nos anos 80 e 90 tinham de melhor, com a segurança e a tecnologia de hoje. Tenho certeza que as corridas seriam muito melhores…

Ritter
Ritter
8 anos atrás

Acho que a molecada sabe quem é Fangio, Clark, Hunt e cia sim, só acham Senna melhor e ponto. E vendo que o Brasil foi apenas o 10º país com maior participação, não estamos falando de viúvas do Senna e sim opinião mundial, de países com cultura automobilística mesmo. Para de ser anti-Senna rsrsrsrs…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Ritter
8 anos atrás

…isso “ele não vai responder”, kkk

Pinto!! cadê vc????

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Está entre as pernas, Sennafredo, mas já tem dona.

Hahahahahahaha! (sete, a marca-mor).

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Resposta veio à altura………pelamorrrr!!!………….Ah, desculpa de o Coxinha Mohr, perdeu mais uma, kkkkk

Flávio Francisco
Flávio Francisco
8 anos atrás

Queria saber qual foi o resultado sobre a pergunta, sobre quais os autódromos preferidos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Flávio Francisco
8 anos atrás

aqui neste link!!
http://gpda.motorsport.com/

Gomes
Gomes
8 anos atrás

No post sobre as perguntas….vc podia citar a pior e a melhor pergunta feita.

Leo
Leo
Reply to  João Paulo Toledo Piza
8 anos atrás

Espero que seja esse aí.

Brito
Brito
Reply to  João Paulo Toledo Piza
8 anos atrás

Puta merda! Se for isso aí mesmo, é a pintura mais linda de sempre! Sensacional!

Moa
Moa
Reply to  João Paulo Toledo Piza
8 anos atrás

Poxa!! Ficou muito louco esse cavalinho rampante!! Só não gostei da HP patrocinando….

Rama
Rama
Reply to  João Paulo Toledo Piza
8 anos atrás

Lindona.

peter von wartburg
8 anos atrás

vc já trancou o post da entrevista, mas aí vai minha pergunta: por que lambretta e nao vespa?!

Norson Botrel
Norson Botrel
8 anos atrás

Puxa, um mísero dia de reuniões sem poder ver teu blog e perdi o prazo para enviar perguntas. Mas vou tentar mesmo assim, aqui:
– Por que você não gosta da Nascar ?

Forte abraço.

Norson Botrel
Norson Botrel
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Ah, vai.. dá uma chance. Seja benevolente com os mortais.
Responda dentro daquela sobre Earnhadt x Petty que eu fico feliz.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Norson Botrel
8 anos atrás

Estou no mesmo barco (furado), rsrs
Talvez numa segunda rodada de perguntas, quem sabe? rsrs

Edson
Edson
8 anos atrás

Caro Flavio, para mim basta apenas a volta dos motores convencionais, de preferencia os V8… Parabéns Flavio ontem imitando o Robinho foi sensacional, quase morri de dar risada!!!
Aproveitando o final de semana em Silverstone… sem narração, somente o barulho do motor!!! Sensacional!!!
https://www.youtube.com/watch?v=Z0957XokSpg

Murilo Martins
Murilo Martins
8 anos atrás

Flavio, olha esse artigo mostrando como os carros da formula 1 vao parecer em 2056. Pode ser coisa antiga mas ficou bem legal!
http://www.cnn.com/2015/06/30/autos/gallery/future-f1-cars-2056/index.html

F.Raeder
F.Raeder
8 anos atrás

Respondi ao questionário.Também não torço pra ninguém específico,torço pela competição. Meu sonho seria a volta do câmbio manual!!!

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
8 anos atrás

Olá Flávio. Muito legal a pesquisa realizada sobre a Fórmula 1 no geral. Resultado previsível. Raikinonen talvez seja o mais popular por ser o mais sincero e “desbocado”. Sobre Hamilton, apesar de bom piloto é muito chato e as vezes seu estilo fora das pistas lembra o Neymar que temos de engolir por causa do talento. E a respeito dos melhores da história, Senna, Prost e Schumacher são realmente os melhores. Se for no quesito “dificuldades superadas” colocaria Fangio no lugar do alemão. E por curiosidade, poderia tais pesquisas serem feitas sobre a Indy, não acha?

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
8 anos atrás

Tenho a impressão que esse pessoal que toma as decisões na F1, têm medo de olhar para trás.
Se inspirar no passado não é vergonha.

Gilberto Martins
Gilberto Martins
8 anos atrás

Ok, a pesquisa nos apresentou uma radiografia do atual momento da categoria (que diga-se de passagem é extremamente ruim em termos de competitividade e espetáculo ao público).
Agora algo que estava analisando, boa parte do público acima de 40 anos fala que uma das melhores fases da F-1 foi entre os anos de 1960 e 1970, onde surgiram mitos tipo Hill, Stewart, Fittipaldi entre outros. Mas o dado curioso é que foi justamente nesta época que o regulamento permitia a venda / aluguel de chassi entre equipes (apenas para recordar, Nelson Piquet fez sua primeira corrida com um chassi alugado), e é justamente isso que as equipe relutam em aceitar quando o assunto vem a tona. Vejam algumas categorias: Indy: chassi único variando apenas motor e kit aerodinâmico, F-E único fornecedor de chassi e motores, categorias escolas todas da mesma forma quando muito com dois fornecedores. Agora as principais categorias turismo: única gaiola alterando apenas a bolha (GM, Ford e Toyota) e motores; DTM: cada “marca” produz suas gaiolas e motores.
Vejam que temos entre as categorias TOP apenas a F-1 com essa questão de cada equipe desenvolver chassi próprio, ou seja, elevando e muito o custo da categoria e inviabilizando novas equipes.

Fica a dica para discussão / debate.

Alex Leite
Alex Leite
8 anos atrás

Essa pesquisa reflete exatamente o que penso da F1.estou com a maioria. O que precisa também,é acabar com essas penalizacoes excessivas dadas hoje em dia… A equipe troca um fusível da repinboca da parafuseta (dizem que é unidade de força,sei lá!) e perde 21 posições!!?? Isso é patético ,ridículo.
Menos frescuras e mais barulho,potência e competitvidade !

Renato Ariano
Renato Ariano
8 anos atrás

Quando começou a pesquisa fiquei curioso em saber quantos milhões de pessoas responderiam ao questionário , agora encerado vemos apenas 217 mil pessoas que de alguma forma interagiram para mostrar o que pensam , achei o número muito pequeno se tratando de F1. O que achou dessa quantidade Flávio ? Abraço

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Raikkonen, Alonso e Button!!!!?

Não é à toa que a categoria é chamada de “o circo da F1”.

Já tem os 3 patetas!!!

Manfred W.
Manfred W.
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

O choronso foi vice até na pesquisa…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Manfred W.
8 anos atrás

Melhor do que nem ter sido lembrado…uhuhuhuhh

RENATO
RENATO
8 anos atrás

Assisto F1 desde meus 13 anos de idade, estou com 54.Assiti ao vivo e por tv no Brasil e fora do país e adoro a F1, está conversa de dominância de equipe e 1o. e 2o. piloto sempre existiu, foi pior no passado inclusive com troca de carros entre pilotos. O que acontece é o excesso de regras e pistas sem emoção.Pilotos pagantes sempre existiram e vão existir e deve existir pois alguns vingam. Acho que está idéia de carros vendidos para outras equipes muito interessante,era comum nos anos 60,70 e aí surgiram coisas boas.
Menos regras, mais competição e esquecer de contribuir para carros de
rua , as montadoras não precisam disso, talvez o contrário.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Mesmo o pessoal concordando com o reabastecimento, eu ainda sou contra, pois na hora do reabastecimento perde-se mais tempo e também corre o risco de incêndio, foi por causa do incidente com o reabastecimento que essa regra foi banida. Voltar ao reabastecimento seria um regresso, na minha opinião.

O correto é aumentar a capacidade em KG’s, fazendo com que os pilotos possam terminar a corrida acelerando e sem pensar em ter que poupar combustível para terminar a corrida.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
8 anos atrás

Então, Flávio, o que fazer com a F-1?
Tio Bernie já se cansou e não pode largar o filé, ficando tudo como está?
E a propalada aquisição da categoria para investidores das arábias?
Tá danado.

Felipe
Felipe
8 anos atrás

Eu fiz a pesquisa da GPDA. Muito bem elaborada e o principal, ouviu quem tem de ser ouvido: o público que vê e consome F1. Não dá pra deixar de comentar também o Senna eleito mais uma vez o melhor piloto de todos tempos. Nenhuma novidade. Tem gente que vai ter dormir com essa…

Leonardo
Leonardo
8 anos atrás

A pesquisa mostra, mais uma vez, que a história de Ayrton Senna como #1 ever, não é apenas um produto da RGT para elevar a popularidade e audiência da categoria. Bem, a não ser que em todos os outros países do mundo as pessoas deixassem de assistir suas emissoras locais para ouvir nosso Ga-Ga lvão. Então, aceita que dói menos.

Rafael. Chinini
Rafael. Chinini
8 anos atrás

pergunta, 217 mil responderam a pesquisa, isso é pouco ou muito?

Ney Freire Prates
Ney Freire Prates
8 anos atrás

Esqueceu de comentar que o Senna foi escolhido o melhor de todos. Nada de Michael…

Marcos Milani
Marcos Milani
8 anos atrás

Não consigo entender como a volta do reabastecimento pode colaborar com a melhora das corridas. “Ultrapassagens nos boxes” só podem ser bem vistas por quem não tem noção de como deve ser uma corrida de verdade. O estímulo às ultrapassagens de verdade, na pista, é o que mais falta na F1 atual. Uma única parada, ou nenhuma, seria legal. Depois ficam reclamando que na FE o piloto tem que parar para trocar de carro…

Antonio C. Junior
Antonio C. Junior
8 anos atrás

Na minha humilde opinião, ver a F-1 de hoje cheia de carros cinza, pretos, sem uma identidade visual forte, é frustrante. Antes( 10, 20 anos atrás) a gente batia os olhos num carro e reconhecia, no ato, de quem se tratava. Falta, também, um piloto genial de verdade, carismático, capaz de mover e fixar massas à frente da TV. Um Valentino Rossi, um Schumacher, apenas pra citar os mais recentes! Seria um bom recomeço.