#SOMOSTODOSELBA

SÃO PAULO (obrigado, obrigado) – Perdoem a intermitência do blog hoje, mas o dia está atarefado. No fim da noite as coisas voltam ao normal. Passo aqui agora apenas para prestar minha total solidariedade à Elba que lá no começo dos anos 90 apeou Fernando Collor da presidência. E hoje resta abandonada em algum canto de Brasília, segundo meus informantes — ainda em nome do ex-presidente, diga-se.

O hoje senador teve a Casa da Dinda invadida ontem e de lá saíram um Lamborghini, um Porsche e uma Ferrari. Todos ridículos no meu modo de ver — rico no Brasil é muito jeca. Jason Vôngoli analisa a frota aqui.

Não tenho nenhuma simpatia por Collor, mas reconheço que a ação da PF tenha sido apenas midiática — como tem sido quase tudo na frágil Lava-Jato, que faz muito barulho e prova pouca coisa graças à incompetência dos que investigam. De qualquer forma, a abertura dos portões da Dinda acaba suscitando uma pergunta pertinente: como é que esse cara tem tanta grana? Ah, é dono de TV em Alagoas. Mesmo assim. Não é um pouco exagerado esse negócio de ter Lamborghini, Ferrari e Porsche na garagem?

De novo, rico no Brasil é jeca demais.

#SomosTodosElba

elbadocollor
Foto de Gustavo Miranda/Agência O Globo
Subscribe
Notify of
guest
123 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel Miranda
Samuel Miranda
7 anos atrás

Flávio, não sei qual sua informação para dizer que as provas da Lava Jato são frágeis. Acredito que você deva estar mais bem informado que os advogados dos 18 delatores que aceitaram colaborar com a Polícia Federal – esses sim verdadeiros incompetentes por contar tudo que sabem em troca de redução da pena quando poderiam, segundo sua avaliação, ser simplesmente absolvidos em virtude da “fragilidade” das provas.

Mas a apreensão de bens do senador só teve mídia porque era impossível não ter… ou você acha possível esconder da imprensa um baculejo em residência oficial no centro de Brasília do qual resulta uma porção de viaturas escoltando Uma Ferrari, um Porsche e um Lamborghini?

Essa “culpa” pelo espetáculo não pode ser atribuída à PF. Até porque eles apenas cumpriram ordem judicial

Alessandro
Alessandro
7 anos atrás

Sei lá, concordo que até certo ponto os holofotes tem influência nas ações da Lava Jato mas, em se tratando do judiciário, e quem já trabalhou no meio vai entender bem o que estou dizendo, infelizmente isso é normal, salvo raras exceções. Desta forma, querendo ou não mídia, fato é que as investigações estão deixando muita gente grande e que se sentia “acima do bem e do mal” com o “rabo entre as pernas”. Também me causa estranheza a delimitação de tempo das ações investigadas. Tudo bem que alguns dos depoentes afirmaram que o grosso do negócio acontece desde 1999, mas parece um pouco forçado acreditar nisso. Contudo, acho que já estamos no lucro por se estar investigando. No que diz respeito às prisões e mandados de busca, entendo que tais ordens são bem fundamentadas nos requisitos legais para suas concessões, caso contrário os tribunais superiores, notadamente o STF, em que grande maioria dos atuais ministros foram indicados pelo Lula e Dilma, já teria negado os pedidos da Justiça e Ministério Público Federal do Paraná.
Agora, o que acho engraçado é o Collor dizer: “hoje fui submetido a um atroz constrangimento pessoal. Fui humilhado. Depois de tudo por que passei, tive que enfrentar situação jamais por mim experimentada. Por tudo o que se passou comigo na minha trajetória política. Extremo desgaste emocional, mental e físico, juntamente com minha família. Portanto, constrangido fui, humilhado também fui, mas podem ter certeza, senhor presidente, que, intimidado, eu jamais serei”. Gostaria de poder perguntar para ele, em rede nacional e ao vivo, o que ele acha que milhares de brasileiros sentem todos os dias quando enfrentam horas intermináveis dentro de transportes coletivos moribundos para ir e voltar do trabalho; quando chegam a ficar dias esperando com o filho doente no colo sentados no corredor de um hospital público falido pela corrupção e má gestão à espera de atendimento; quando são abordados em público pela polícia, muitas vezes truculenta, por serem negros e pobres e por isso, sempre suspeitos. O que será que ele diria? Quando o Collor fala no plenário será que ele pensa que está falando só para seus pares? Será que este f.d.p, assim como a maioria que está ali, pelo menos de corpo presente, acham que todos os brasileiros são otários?
A questão que o Flávio levantou tem importância sim, qual a origem destas fortunas? Esses caras, não só mas principalmente os ocupantes de cargo público, deveriam demonstrar, centavo por centavo, de onde vem o capital deles. Acho que se alguns conseguissem fazer isso e comprovar que aumentam exponencialmente a riqueza pessoal apenas com o trabalho honesto e o salário pago pelo poder público, eu seria o primeiro a entregar minhas finanças para ele cuidar. Aí sim eu estaria com o burro na sombra.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
7 anos atrás

A operação Lava Jato pode até ser midiática. Pode até não trazer tanto resultado como gostaríamos que trouxesse (sempre é difícil ter provas robustas contra gatunos de alta patente). Mas não me recordo de nenhuma outra investigação que tenha conseguido, dentro da lei e em tempos democráticos, manter presos donos e executivos de grandes empreiteiras, executivos de primeiro escalão de estatais (sempre indicados para os cargos pelo governo e base aliada, diga-se de passagem) e políticos de diferentes partidos, além de bloquear suas contas no exterior com milhões de dólares e euros, repatriando o dinheiro. Tudo com a participação do Procurador da República e Ministros do STF indicados pelo próprio partido no poder há quase 13 anos. Não acho que devam faltar provas, só ainda não as conhecemos a pleno.

Arthur
Arthur
7 anos atrás

Que mania de justificar a corrupção de hoje como “sempre existiu”… ou o FHC fez primeiro…. ou a direita fazia pior (sendo que nem direita tivemos no país)
Ok, Ok, corrupção sempre existiu… e isso justifica o sem vergonha roubar hoje? Que tal ser honesto e não roubar? Que tal trabalhar corretamente? Que tal punir os infratores ( todos, de todos os partidos)?

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
7 anos atrás

Ah… eu adoro a Elba! A CSL IE então, é um carro para casar!
Aliás, vivo dizendo que a linha Fiat Uno (do 147 também), são os carros mais bem bolados do mundo.
Você faz um corte depois da coluna da porta, no meio da carroceria, e pode soldar lá o que você quiser. Tudo está na frente.
Prova disso, nós temos sedã, perua, furgão, furgão longo, pick-up e pick-up longa.
Podem falar o que for do Collor, mas esta Elba Weekend é um marco. Antes dele, o carro que um rico brasileiro jeca poderia ter, era no máximo, uma Caravan Diplomata (Fernando escolheu a peruinha de maior porta-malas do país). Agora, qualquer um que tenha grana pode trazer o que ele quiser, e de onde quiser. Simples assim.

Cícero
Cícero
7 anos atrás

FG, falei (escrevi) outro dia que iria mais comentar, tudo bem, sei que vc e o mundo nem perceberam, mas, é impossível aguentar tanta ignorância em alguns comentários, vamos a algumas: Collor é dono dos canaviais de Alagoas, certo usineiro, ele nem tem usina. A família Collor de Melo enriqueceu muito antes e durante e depois da ditadura (pegou o bonde da família Marinho). E continuou no periodo pos democratico. O lema dos ricos e quem tem dinheiro faz dinheiro. Curioso como alguns que soltam a lenha no senador esquecem que votaram nele em 1989, como sei disso, basta ver a data de nascimento. Uma pena que muitos não entenderam ainda que o negócio final do Collor não é dinheiro, é poder, ostentação, é ser único, uma espécie de deus sol ou coisa do gênero. Ah, mais vc (eu) descobri a roda, lamento, mas não. Observo e estudo a família há bastante tempo. Nada muito diferente de muitos endinheirados desse país, que querem uma rua, um trânsito, um banco, um celular e outras futilidades só pra elles. Hã, sei que é difícil admitir isso. Mas….

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
7 anos atrás

Isso é uma porra de um povo sem história. o Collor foi ELEITO, querem reclamar? Vão reclamar com as pessoas que depositaram os votos que colocaram esse senhor na presidência e depois de impedido, no senado novamente. A família Collor é dona de concessões de canais de televisão. Os Marinhos estão entre os mais ricos do Brasil. É ser muito inocente e burro achar que o dinheiro que uma concessão da Globo não dê dinheiro suficiente para encher a garagem de lamborghinis, Ferraris e Rolls Royces afins. O cara gosta de carros exóticos? Problema dele, é a porra do dinheiro dele. É jeca? Assim como muita gente acharia jeca gastar dinheiro reformando carros velhos
não gostam? Lutem para mudar a forma de concessões no Brasil. Á mas o Collor confiscou a poupança. alguém esqueceu que deram uma carta branca para ele fazer isso ao elegerem o fantoche presidente? Nunca votei ou votaria num tipo desses, mas tirarem um cara da presidência por uma Elba, num país onde desde sempre roubam o suficiente para comprar toda a fábrica da FIAT, mostra como funcionam os coisas por aí.
Se alguém tivesse um pouquinho mais de massa cinzenta, notaria que a ideia é minar as bases de apoio ao governo e jogar o povo contra o planalto. O mais interessante é ver de fora como a manada move-se exatamente como eles querem. Então o que eles querem? Tirar a presidente? Claro que não. Querem mostrar que ou ela joga o jogo deles ou dança. Assim como mostraram aos empreiteiros que o preço por não serem leais aos de sempre é o calabouço. Melhor ficar por aqui….Estou de ferias

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

Flavio , voce é um jornalista espetacular, mas sua forma de ver a política e como toda a coisa foi, como é , e segue , é RISÍVEL… Neste exato momento, por exemplo, voce ainda admira uma Presidente mediocre e que , inclusive, foi correligionária e palanque do Collor.. Falar o que p vc?

Paulo Maia
Paulo Maia
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Flávio, se vc abre um fórum pra expressar sua opinião, entendo que, pelo menos, vc devia entender o ponto de vista de um leitor!
O pessoal segue seu blog pelas suas opniões em relação ao automobilismo e ao outros assuntos! E sua opinião interessa! Se vc está de saco cheio de ouvir opiniões dos outros, entendo que seria melhor não ter mais a área de comentários, que ai vc escreve o que quiser e ler quem quiser!

Aloisio
Aloisio
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Paula, assim como vc, adoro o blog do Flávio e sou assíduo leitor. Mas, como todos os petistas ou defensores do PT, ou vc está a favor deles ou contra eles. A favor tudo lhe será permitido, contra nem mesmo sua opinião será aceita. Outro dia vi no facebook a melhor definição do modo de pensar e agir dos Petistas:
FORA FHC = DEMOCRACIA
FORA JOAQUIM BARBOSA = DEMOCRACIA
FORA DILMA E PT = GOLPE

Assim como todo sectário, a verdade e razão será sempre deles e ninguém jamais poderá contestar.
Abraço e parabéns pelo seu post.

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Muito engraçado agora desejarem crucificar Collor, sendo que na época que foi eleito era endeusado pela Globo, mídia, elite, burguesia e os tontos manipulados de sempre.
Mais engraçado ainda é que quando era presidente já existia a Petrobrás e ninguém(mídia e oposição) quer dizer(ou lembrar) que já havia corrupção na época.
Mais. muito, “mais engraçado” ainda é a mídia ainda precisar do Collor, para não deixar o assunto Lava-jato desaparecer das manchetes.
Precisa ser muito burro para achar que tudo isso é só “coincidência”….?
Por fim
Parabéns mais uma vez ao sempre sensato Flávio.

luiz antonio tavares
luiz antonio tavares
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

Ô Gabriel P. pára de puxar saco rapaz. marmanjo fazendo isso???
enquanto tivermos essa divisão como se fossemos torcedores de futebol, entre direita e esquerda, não sairemos do lugar. Foda-se quem meteu a mão! se foi antes ou depois de 2003, isso é irrelevante.
começamos com estes e depois vamos atrás dos outros. o que importa é acabar com essa cultura que faz parte do povo. Do cara que suborna o guarda na estrada aos políticos vagabundos que colocamos lá. Esse país é frouxo. As leis são frágeis, cheias de atalhos. Tem que acabar com um monte de coisa errada. e foda-se se vem do PT ou PSDB ou de qualquer outra sigla. Essa ideologia partidária ficou no passado. hoje eles todos só tem um interesse ao ingressar na política: enriquecer, aposentar-se com os benefícios pagos pelo contribuinte e ficar ali ciscando o poder. só.

Emerson
Emerson
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

Concordo que estão ressuscitando o Collor pra poderem manter as manchetes. Parece que quem é da Polícia Federal agora é quase um Deus, isso vai ser um problemão no futuro… Mas a Dilma tem culpa nisso também, afinal estão criando um FBI tupiniquim, a unificação das polícias é um jeito bem cínico de tentar ter controle sobre isso, vamos ver no que vai dar…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

A operação tem sido, de fat0, midiática. E a mídia agradece não esclarecendo coisas que lhe seria possível esclarecer. Longe de mim defender essezinho aí. Fiz campanha para o Lula em 1989, fiz muita cola com soda cáustica, polvilho e água enquanto colava cartazes em postes. “Silkávamos” em bobinas de papel de pão porque era mais barato e éramos nós a bancar a aventura democrática. Idealista sim, com orgulho, até hoje.
Porém, a mídia podia dizer se os carros apreendidos, pois não declarados ao TSE, foram adquiridos antes ou depois da campanha. Isso é fácil saber, mormente porque ela sabe e publicou que eles estão com IPVA atrasados. Se eles foram adquiridos depois não teriam como serem declarados, logo não haveria irregularidade alguma. Neste caso ela poderia noticiar a injustiça cometida e por aí vai.
Mas o “auê”, a cortina de fumaça e o balão de gás são mais atraentes, mesmo que assim ela se torne cumplice de “ações midiáticas”.
Lamentável.
Abs.

Samuel Miranda
Samuel Miranda
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

Amigo, você sabe o que é lavagem de dinheiro? Quanta inocência… uma das formas mais comuns de branquear dinheiro sujo é comprando bens de valor inestimável – como carros exóticos…

samucon
samucon
7 anos atrás

a pergunta que não quer calar. só em republiquetas de bananas é que pessoas com cargos públicos tem esses carros e além disso acumulam empresas e esses patrimônios. que coincidência……

Lico
Lico
7 anos atrás
Lico
Lico
7 anos atrás

Fora a quantidade de grana viva, inclusive dollar e euro. E nós trabalhando pra pagar impostos e nada em troca. Da nojo.

voulembrar
voulembrar
7 anos atrás

Quanto a ter dinheiro nem digo nada. O problema é fazer o primeiro milhão livre de dividas… depois se multiplica e dinheiro (exponencialmente) chama dinheiro. Esses carrinhos ai são apenas um trocado para os negócios dessa familia. O problema é outro… É como deixamos nossos serviços públicos nas mãos desses jecas, ricos e poderosos fazerem do governo braço de suas empresas. Ai concluo… não adianta xingar só ricos. Nós “somo” tudinho povo jeca!

retka
retka
7 anos atrás

ué? vc não tem uns 30 carros?que comprou com o suor de seu trabalho? que tem de errado o cara ter esses carros? desde que declare , prove que comprou de forma lícita , tem mais que aproveitar mesmo!

YPVS
YPVS
7 anos atrás

FG, perdoe-me discordar. Se fosse tão fragil não se conseguiria a manutenção da prisão de um presidente de empreteira por 6 meses. Cidadão que é capaz de pagar os melhores advogados. Seria ótimo estar vivo Márcio Tomaz Bastos. Seria um ótimo teste para a LavaJato.
Concordo com o jeca.
Bom, o caminho da grande riqueza no BR é conhecido há tempos. Bons contatos e não pagamento de impostos.
Esse aí, pelo menos, é herdeiro. Fico mais curioso com os que sempre tiveram cargo público com teto definido e hoje tem 20, 30, 100 milhões em paraíso fiscal.

luiz antonio tavares
luiz antonio tavares
7 anos atrás

elbas, lamborghinis e ferraris à parte, se fosse eu alguma coisa nesse país, baixava o cacete em tudo que é picareta. primeiro dáva-se fim, depois iria apurar os fatos. De certo alguns inocentes iriam no meio…. mas faz parte. 1/3 do nosso povo hoje se desaparecesse, não faria falta alguma. aliás, faria sim. sobraria mais água.

Emerson
Emerson
Reply to  luiz antonio tavares
7 anos atrás

Imbecil.

Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa
7 anos atrás

Por que os ricos do Brasil são jecas? Não entendi a colocação.

Filipe Archer
Filipe Archer
Reply to  Gabriel Barbosa
7 anos atrás

Cara, se tu não entendeu…

Fernando Pessoinha
Fernando Pessoinha
7 anos atrás

Há ricos e ricos. Ricos jecas, e corruptos, como esse cidadão eleito senador pelo miserável Alagoas, que andam de Lamborghini Aventador em um país de miseráveis como o Brasil. E há ricos que não ostentam, e alguns odeiam ostentar, qualquer sinal de exuberância, como o fundador do Bradesco, “seo” Amador Aguiar, que guiava fuscas e proibia terminantemente qualquer um de seus diretores de andarem com carros caros. É dele, Amador Aguiar, a frase: “Essas pessoas que andam de carros importados não são pessoas polidas, pois seus hábitos ofendem os pobres”. O que diria ele, pois, ao ver o ex-presidente de Ferrari e afins?

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Fernando Pessoinha
7 anos atrás

Amador Aguiar? Tu tá de sacanagem né? Esse sujeito não andava de carros caros, assim com o Antonio Ermirio, porque eram sovinas. Nunca se preocuparam com coisa outra senão acumular mais e mais riqueza sem ter qualquer preocupação com a pobreza que isso gerava nos outros.

Guilherme
Guilherme
7 anos atrás

Eu tive uma Elba da mesma cor ….a uns 10 anos atrás Cruzei com ela em Camboriú estava com o mesmo adesivo do greenpeace quando era minha…..pena na época não ter grana para comprar de volta. Saudades da minha elbinha.

Willians Thiago
Willians Thiago
7 anos atrás

Uhumm FG concordo que rico é jeca mesmo, mas não se difere muito de esquerdistas que se passam por oprimidos…a Lava Jato tem sido midiática pq está incomodando os vermelhinhos neh…

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Flávio
Voce ainda perde tempo respondendo para um que além de jeca se mostra ignorante.?
Esses coxinhas não entendem por burrice ou por safadeza de não querer entender, a dúvida que resta é esta.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Médio Flavio.
Ontem enquanto eu esperava meu para fazer meu exame de sangue ,uma senhora com cara de professora retirou da bolsa uma e começou a ler avidamente a reporcagem (é isso mesmo reporcagem) de como os comunas sujos roubam a impoluta nação.
Como ela, outros tantos imbecilizados (próximos da lobotomia) fazem o mesmo, toda semana e quando se vai tentar um diálogo civilizado, eles se escudam com a máxima: mas saiu na revista X (me nego a escrever o nome desta joça). É de dar ânsia.

Marcos Reis
Marcos Reis
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

{eu pensando…}

…pegando o gancho do Gabriel P.

Merda!! Naquela vez que o FG abriu pra gente fazer perguntas pra ele esqueci de perguntar qual seria, para ele, definição de “petralha” e “Coxinha”…

Willians Thiago
Willians Thiago
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Eu leio sim tanto Veja como Carta Capital

Apu Lhad
Apu Lhad
7 anos atrás

O Fiat Elba comprado com dinheiro público foi só estopim mesmo, mas o Collor vai ficar pra história como o presidente mais bizarro e esdrúxulo do país. Eu espero se mantenha assim.

Aproveitando, um artigo que pode te interessar Flávio: http://www.citylab.com/commute/2015/07/even-north-korea-is-building-bike-lanes/398510/

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  Apu Lhad
7 anos atrás

Apu, que eu saiba o Collor caiu porque a Elba que ele usava fora comprada com dinheiro de (oh, coincidência!!) empreiteira.

Francês
Francês
7 anos atrás

A direita em sua maioria são os descendentes de coronéis do café, açúcar etc. Lucram com a pobreza. Graças a eles o Norte/ Nordeste vive na miséria, para que possam ser explorados melhor. Color, Aécio, FHC, tudo farinha do mesmo saco, é a elite burra…………………..

Costa
Costa
Reply to  Francês
7 anos atrás

Ainda vivem na miséria, 13 anos depois da redenção?

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Boa noite, Flávio.
Se mesmo com a “incompetência” citada por você, a Lava Jato colocou vários corruptos e corruptores na cadeia, imagina se fossem competentes. Se a operação foi ou não midiática, não é todo mundo que tem aquela quantidade de dinheiro vivo em casa, além dos carros.
Como é que esse cara tem tanta grana? É isso que perguntou?! Onde esteve nos últimos 25 anos, Flávio? Rsrs.

Darcio Vieira
7 anos atrás

Rico Brasileiro, além de Jeca é esbanjador. Gosta de mostrar pro vizinho que ele é mais poderoso. Aí, esse vizinho faz uma loucura ainda maior e ostenta ainda mais. Com esse dinheiro gasto nesses carros, ele poderia viver muito mais tranquilo.

daniel
daniel
7 anos atrás

Como voce sabe que tem poucas provas se elas ainda nao foram divulgadas?
Se essa invasão tivesse sido na casa de algum tucano voce estaria achando lindo e justo!!! PT é o único partido no país que nao tem eleitores e sim fieis!!

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

É Flávio
Como é duro enxergar num país de cegos.
Quase o “mito da caverna” de Platão
Pior, cegos, ignorantes e sem capacidade de reflexão.
Sem a minima percepção do mundo externo à sua volta.

ricardo
ricardo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Não foram divulgadas porque não podem ser divulgadas o sigilo da investigação é princípio que rege o procedimento investigatório.

José
José
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Flavio, se não houvessem provas robustas, o ministro do STF não autorizaria as buscas em residências de senadores, Trabalho na área, sei mais ou menos como funciona. As investigações (referentes aos senadores) não são divulgadas porque correm em segredo de justiça. As operações são sim midiáticas, mas não apenas isso.

Paulo Sergio
Paulo Sergio
7 anos atrás

Embora reconheça que a apreensão seja midiática e sequer entendi pq os carros foram apreendidos (há provas de que ele desviou ou recebeu propina no valor dos carros?) em se tratando do Collor, acho pouco. Por mais que façam jamais vão conseguir fazer com que ele repare o mal que fez as pessoas confiscando a poupança de quem guardava grana pra casar, pra comprar um apartamento ou carro, que havia vendido um bem e pôs o dinheiro no banco por uns dias enquanto comprava outro, que ia usar o dinheiro para saúde. Que desta vez o prendam (embora duvide que isso vá acontecer).

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Paulo Sergio
7 anos atrás

Não seja bobo Paulo.
Voce acha que Collor só tinha estes 3 carros na garagem.?
Que não tinha mais nada a ser apreendido além dos carros?
Além do que, gastou todo dinheiro ilegal só com estes 3 carros.
OU
Unica maneira de aparecer da PF e da mídia fazer todo este estardalhaço é encontrar Uma Ferrari, Um Porsche e Lamburghini na garagem de alguém?

Paulo Sergio
Paulo Sergio
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

Não sou bobo, vc não entendeu o que eu escrevi.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
7 anos atrás

rotten

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
7 anos atrás

Gomov,

Para responder sobre o questionamento acerca da grana do Collor e de muitos outros é que a PF tem botado pra quebrar.
O que acho desnecessário é a divulgação, pois toda a investigação que é sigilosa é mais efetiva. Mas nessa altura do campeonato, se existia alguma prova física, já virou gás carbônico e água. O lado bom da divulgação é que mostre aos eleitores desses crápulas pra onde vai o dinheiro dos seus impostos pagos.

Marcos Gomes
Marcos Gomes
7 anos atrás

Agradeça a Collor por ter os Ladas.

F.Raeder
F.Raeder
7 anos atrás

Elle nem tem tanta grana assim…aposto que bem menos que os filhos do Fidel ou daquele gordinho da Coréia do Norte.

Filipe Pimenta
Filipe Pimenta
7 anos atrás

Essa Elba apareceu numa reportagem do Correio Braziliense uns 10 anos atrás completamente abandonada no setor de oficinas.

Nesse link abaixo tem umas fotos do estado em que ela se encontrava: http://www.vrum.com.br/app/701,19/2012/08/06/interna_noticias,46242/politicagem-automotiva.shtml

Celio Ferreira
Celio Ferreira
7 anos atrás

A raposa nunca perde o costume .

Ramon Velasques
Ramon Velasques
7 anos atrás

Me causa estranheza uma pessoa como você, que já teve a oportunidade de estar em vários países e constatar suas realidades e ao que parece tem uma base de conhecimento intelectual elevada (pelo menos é a sensação que passa aos leitores), exacerbar críticas a Lava-Jato, afinal a referida operação está citando nomes, muitos inclusive do partido que tu defende, e por isso ela se torna frágil e midiática?
Lamento muito por essa sua visão, tão limitada aos interesses próprios.
Não, e não venha com essa versão ”escrevo o que quero”, isso é argumento fraco, justifique suas visões com fatos.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Ramon Velasques
7 anos atrás

As investigações estão todas cheias de furos e ilegalidades, A começar por só investigar a partir de 2003 sendo que desde 1987 há denuncias graves de corrupção na tal empresa.
E porque não investigam?? Porque será, hein ????
Qualquer um que conheça leis ou se informe um pouco mais, percebe facilmente isso.
Infelizmente.

André
André
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

Qualquer um?!!! Será que os pobres advogados dos pobres empreiteiros devem lhe procurar em busca de orientação?

Aloisio
Aloisio
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

Gabriel P. Pela forma que escreve, além de um douto e ferrenho advogado defensor do FG e do PT, deve ser um também um renomado jurista, além de profundo conhecedor dos meandros da corrupção, tal o tom enfático com que faz suas afirmações. Brilhante. A afirmação de que “As investigações estão todas cheias de furos e ilegalidades” é somente para quem tem grande conhecimento de causa e do processo a que se refere. Por isso, tenho certeza que, além dos investigadores e juízes envolvidos nas investigações, vc é o único que teve acesso ao que lá se encontra. Isso é para poucos. De causar inveja a tantos que precisam dessas informações e não as consegue. Vc é o cara. Ah, da mesma forma que vc, também acho que o mensalão foi tudo jogada política. Ninguém roubou nada. E acredito em Papai Noel tb, assim como vc.

valter
valter
7 anos atrás

Collor repete o mesmo discurso do passado para tentar se defender do indefensável. Vou morrer de rir quando “elle” repetir o bordão: “Não me deixem só minha gente”.

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
7 anos atrás

É só mais um a sair da pobreza nos últimos anos.

valter
valter
7 anos atrás

Interessante a relação de placas dos carros do Collor. A Elba tem as iniciais FA de Fernando Affonso e 1208, dia e mês de seu aniversário.

valter
valter
7 anos atrás

Collor sofreu o impeachment poque roubou sozinho. Não dividia o “bolo” nem com o irmão. Hoje como todo o produto do roubo aos cofres públicos é dividido por 99% dos politicos desse país, ninguém será cassado.

Pascoalino
Pascoalino
7 anos atrás

Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão!

Só acredito que algum político irá preso se, por um acaso, algum deles mexeu com o sistema financeiro americano, como no caso da FIFA. E será preso lá, não aqui, assim como Marin. Seria bom que deixassem o Pizzolato cumprindo pena na Itália mesmo, lá ele vai cumprir, se vier pra cá ele sai rapidinho.

ANNEKIM
ANNEKIM
7 anos atrás

Rui Barbosa escreveu este poema à mais de 100 anos ,más e tão atual que poderia ter sido ontem Eu tb sinto vergonha.
https://www.youtube.com/watch?v=patBZWLgrzA

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
7 anos atrás

Qual a novidade ? A família Collor sempre foi milionária, porque o espanto ? Só não entendi, o por que “rico no Brasil é muito jeca” ? Se for rico na Europa é fino ? Puta preconceito sem sentindo.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

A F-40 ainda existe?

frederico
frederico
7 anos atrás

Se por uma Elba ele sofreu impeachment… por uma Lambo, uma Ferrari e um Porsche, não daria pra enforcar, esquartejar e distribuir os pedaços ao longo da Estrada Real???

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
7 anos atrás

Provar não é facil não,antes do crime o caminho já esta aberto com as pessoas e as leis que vão facilitar as coisas e tornar tudo “legal”.Bla bla bla daqui bla bla bla dali e enquanto isso os prazos vão caducando.O estado instituído no Brasil é uma mera formalidade,um mero palco para encenações.
Em tempo: A questão não é justificar o que foi comprado falando que o cidadão tem muito mais,a questão é saber como esse muito mais foi conquistado.

YEROSHA
YEROSHA
7 anos atrás

Este senhor subiu na tribuna do Senado ,e ficou indignado da forma como o STF o trata ,quem ele pensa que é. Ninguém esta acima da justiça ,principalmente ele que “esta” senador e já foi presidente (CADE O MEU DINHEIRO) . Alem do mais para Policia Federal ir na sua residencia e agir como ágil é porque tem base e provas da certeza do envolvimento deste Sr no processo. Não nos deixem só minha gente!

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  YEROSHA
7 anos atrás

Não foi só ele, TODO o senado criticou as ações da PF contra os políticos.
Do outro lado o Cunha vai tentar até “desalojar” do cargo o promotor que cuida do caso.
Se a PF do Brasil fosse mais séria nem divulgaria as apreensões e muito menos as delações, já que estão sob sigilo da justiça e é CRIME divulgá-las.

RL
RL
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

O Gabriel P. Vc é chato pacas hein amigo?

Emerson
Emerson
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

Concordo. Tem um bando de imbecis querendo virar semi-deuses e fazendo força pra aparecer na TV. Mas isso é em parte culpa do governo também. Se a Dilma tivesse um pouco mais de habilidade em lidar com a sua base e falasse mais com o povo, esse tipo de gente não teria tanto foco. São tão sérios quanto o Collor.

Dolglas
Dolglas
7 anos atrás

Concordo! Por isso insisto na sociedade de irmos atras da Elba, compra-la, reforma-la e ficar com esse pedacinho da historia guardado na garagem… hehehe Abs

Fabio Amparo
Fabio Amparo
7 anos atrás

Collor nunca deixou de roubar, seja quando situação ou oposição. Ele, como a maioria dos politicos, são como camaleôes: Se adaptam ao ambiente em que vivem para poder roubar sempre.

Os carros apreendidos na casa dele são uma pequena amostra do que a roubalheira no Brasil pode comprar.

Mas como eu sempre digo: Se a corrupção chegou à cúpula é porque o país está contaminado desde a base. Não basta apenas acusar e prender quem está lá em cima, se nós aqui na base não fizermos a parte que nos cabe.

Abraços.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
7 anos atrás

pois é!

Lembra do Eriberto França, Gomes? Foi o depoimento dele que realmente deu embasamento pro impeachment… Istoé, dirigida à época pelo Mino Carta…

http://www.terra.com.br/istoe-temp/confere/index_confere.htm
http://www.istoe.com.br/reportagens/161904_DEPOIMENTO+DE+MOTORISTA+LEVA+AO+IMPEACHMENT+DO+PRESIDENTE

Istoé e Veja usam realizações do período em que o Mino esteve as dirigindo para alardear qualidade que não têm mais, né?

aliás, um bom artigo sobre os carros do Collor:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-os-carroes-de-collor-contam-sobre-o-brasil-por-paulo-nogueira/

e o caso da Jovem Pan, ficou sabendo?

http://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/jovem-pan-recebia-r-10-mil-de-kassab-por-materia-disfarcada-diz-revista-8781.html

deve ser difícil ser jornalista hoje em dia…

Aliás achei bem legal sua resposta sobre isso no edição 02 (ou 03) do “Entrevistão com Flavio Gomes”. Pena que jornalistas como você ou o Mino estão tão raros de se achar hoje em dia… Especialmente na mídia velha, que ainda tem um alcance muito grande com o pessoal com menos senso crítico…

Abraços!

jo siffert
jo siffert
7 anos atrás

Bote Jeca nisso..se procurarem bem devem achar o Camaro e o Mustang

perna quebrada
perna quebrada
7 anos atrás

Ele é dono de metade dos canaviais de Alagoas. Y otras cositas más.

PS: A dúvida que não quer calar: o nome Elba é por causa da Elba Ramalho?

Williams Head
Williams Head
Reply to  perna quebrada
7 anos atrás

isola d’Elba, Itália.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
Reply to  perna quebrada
7 anos atrás

Ilha de Elba, na Itália. Acho.

Luciano
Luciano
Reply to  perna quebrada
7 anos atrás

Não tenho certeza, mas acredito que seja em homenagem á Ilha de Elba na Itália…agora que seria curioso ser em homenagem a cantora..

RobertoJP
RobertoJP
Reply to  perna quebrada
7 anos atrás

Pelo que sei, Elba é o nome de uma ilha pertencente à Itália – não à toa, a montadora batizava não só seus carros como também as suas concessionárias por aqui com algum nome italiano… quem mora em Sâo Paulo e for puxar pela memória, vai se lembrar de que tinha concessionárias Fiat com nomes como Milano (que fechou), Ventuno (ainda existe, suponho), Firenze (mudou o nome para… Florença) e por aí vai…

Em tempo 1: parabéns, FG! \o/

Em tempo 2: saudades demais da minha Elba 1.6 CSL Sevel 1995 que desfiz em 2009 com muita dor no coração…. era duas portas e não tinha ar, mas a danada andava uma barbaridade!

Em tempo 3: é uma possibilidade remotíssima para nula, mas vai que o DPF dá de vasculhar melhor a Casa da DInda e acabem encontrando nos fundos uma… Lada :-p

abs. e parabéns, RobertoJP

JT
JT
Reply to  perna quebrada
7 anos atrás

Elba é um rio italiano.

Vejo um lado bom nas pseudo-arbitrariedades recentes do Ministério Público e da Polícia Federal: tais instituições não estão aparelhadas por parte de qualquer partido político.

Aliás os partidos políticos estão tão desacreditados que o poder judiciário passou a interferir no poder legislativo. Vai sobrar para o executivo, para complicar ainda mais a nossa frágil democracia.

JT
JT
Reply to  JT
7 anos atrás

Falha nossa. Elba é um rio tedesco. A Fiat deve ter se referido à ilha na Toscana mesmo.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
Reply to  perna quebrada
7 anos atrás

não estudou geografia, caro amico?