A MAIOR DA HISTÓRIA
SÃO PAULO (não é possível…) – O que a Volkswagen fez é a maior cagada da história da indústria automobilística mundial. As ações da empresa estão derretendo. Fico me perguntando por que uma montadora desse tamanho se arrisca a ser pega no pulo em algo tão estúpido — emissão de poluentes, algo que se controla fácil, com tanta tecnologia à disposição. Um software foi desenvolvido especialmente para enganar aparelhos usados nas inspeções dos motores a diesel. É inacreditável. Alguém fez isso sabendo muito bem o que estava fazendo. Em nome do quê? Para economizar quanto? Sob ordens de quem? E quem garante que isso não foi feito com outros motores? E a Audi? E a Porsche?
As consequências serão pesadíssimas. E esqueçam a F-1 por enquanto. Não vai ter grana. Não tem cabimento. Serão anos para limpar a barra, o nome, a reputação. Serão anos para recuperar as fortunas que irão para o ralo na forma de multas e recall.
Meus Fuscas estão com vergonha. Os Passats, a Variant, o TL, o Karmann-Ghia, a Kombi e os Gols também.
Pô, tava olhando uns comercias antigos no youtube, e achei esse Mini documentário sobre o Fusca…
Nada de espetacular, mas bem feito e com uns detalhes meio históricos e tal..
Pra quem tiver uns 30 minutos sobrando, vale a pena…
https://www.youtube.com/watch?v=hU6BKwdGzOA
Das Auto???? Tsc! Tsc! Tsc! Tsc! Tsc! Tsc! Tsc! Tsc! Tsc! Tsc! Tsc! Tsc!
O famoso barato que sai caro!!!
Bem feito!!! Que desapareça do mapa…
vW é sinônimo de arrogância e auto confiança na indústria automobilística. Agora esperem que a corda irá estourar no lado mais fraco, podem contar com as demissões no México, Brasil, Argentina, Espanha, Republica Tcheca e Hungria. Tempos difícies aguardam esta gente. E digo, não é de hoje que quem é da área desconfia das práticas desta gente de Wolfsburg.
A Suzuki deve estar nas nuvens. Depois de se livrar da incômoda parceria com a VW, vê hoje a empresa alemã se debatendo na lama da fraude dos motores a diesel. Exatamente os motores a diesel que foram o pomo da discórdia entre as duas empresas. A VW, tempos atrás, no meio da aliança, acusou a Suzuki de violar o acordo se continuasse a comprar motores a diesel da Fiat. A Suzuki bateu o pé, não aceitou a ingerência, não queria ser controlada. Depois da separação, o presidente da Suzuki, Osamu Suzuki, veio a público e declarou: “Ao longo desses anos, percebi que existem empresas diferentes de nós”. Obviamente, ele estava falando do ponto de vista ético. Como disse Has Greimel, editor na Ásia da Autonews, “Mr. Suzuki deve ter claramente visto algo de que não gostou”.
Vocês acreditam que os alemães vão ficar sem a maior montadora da Europa?
Lá não é Brasil onde a Engenharia nacional é reduzida à pó e os néscios batem palmas para o que feito em Curitiba.
Minha gente, esses caras vão colocar a culpa num fornecedor menor e sem importancia, pagar uma multa e vai ficar por isso mesmo.
Agora a pergunta que fica é, se fizeram isso la nos States e aqui nas terras tupiniquins?
Isso que dá provocar os ianques. lembram-se quando a Toyota foi a maior montadora do mundo? Ano seguinte escândalo de segurança com os tapetes (origem da denuncia: EUA).
2014 VW maior montadora do mundo. em seguida, denuncia dos EUA quanto à fraude no sistema de emissão de poluentes.
Futebol, etc…. os caras mandam no mundo, possuem uma capacidade de investigar até o limite para fazerem com que seus interesses sempre prevaleçam, procuram e encontram pelo em ovo se for preciso….
Mais duas empresas podem ter fraudado testes ambientais: BMW e Seat
http://economia.ig.com.br/empresas/2015-09-24/mais-duas-empresas-podem-ter-fraudado-testes-ambientais-bmw-e-seat.html
Acho que muita gente não tem noção da verdadeira enormidade dessa maracutaia. Se for comprovado que a VW driblou o teste de emissões na Europa e em outros mercados, o império vai desmoronar. Os acionistas já estão debandando, as multas vão pegar na faixa das centenas de bilhões e os governos (principalmente europeus) vão cobrar outras centenas de bilhões em impostos que foram sonegados ao longo dos anos, através dos incentivos a motores menos poluentes. E os governos europeus precisam urgentemente dessa grana.
Porém, isso acabaria destruindo a VW e acabando com uma infinidade de empregos. Ao mesmo tempo, isso significaria passar a mão na cabeça dos corruptos. O que fazer? Sinuca de bico, essa. Aguardo ansiosamente os próximos capítulos.
O mais surpreendente, é como uma maracutaia desta dimensão ficou em segredo dentro de uma empresa, que tem nada menos de 590 mil funcionários? Como a informação foi controlada para que um engenheiro ou secretária envolvida no esquema, ou alguém mais graduado, não tivesse aberto o bico? Ou um ex-funcionário não tivesse denunciado o esquema, publicamente?
Que forças foram estas, que mantiveram em sigilo um escandalo destas dimensões.
Das Vergonha.
O presidente já caiu, portanto a coisa veio de cima, um desastre para o Nome
no maior país consumidor ,è o dinheiro gera corrupção em todo lugar .
Nova teoria da Conspiração
(Eles vão colocar a culpa em um funcionário Mexicano ou mesmo em um Brasileiro) assim tudo termina sem maiores consequências.
http://125ecia.blogspot.com.br/
fico impressionado e entristecido com a baixa auto-estima ou ignorância de alguns brasileiros – diria nelson rodrigues, com complexo de vira-lata – que vendo qualquer trambicagem realizada no mundo logo recorrem a comparações com fatos acontecidos aqui. como se apenas no brasil acontecessem erros, trapaças e corrupção. o presidente da empresa se demitiu, certamente alegou que desconhecia o fato e muitos acreditaram. curiosamente, muitos dos quais, aqui, acreditam na teoria do domínio do fato, ou seja, que lula não poderia ignorar nada que se passava a respeito da ação penal 470. possivelmente, os mesmos que também acreditam que dilma não poderia ignorar a corrupção na petrobras.
pobres coitados, pobres inocentes úteis… bando de idiotas e cretinos.
esse erro da vw – um dos muitos que essa empresa e outras do seu setor – cometeu lesando consumidores só prova o quanto é possível se esconder do povo e o quanto o marketing e a propaganda podem enganar.
bem feito para os que acreditam na imprensa. bem feito para os que acreditam na propaganda.
Antonio, nem marketing nem propaganda podem ser culpadas. Temos de enterrar este fetiche, que sempre a culpa é de marketing, até na política brasileira. Se não, por analogia, você desmerece o seu comentário “logo recorrem a comparações com fatos acontecidos aqui. como se apenas no brasil acontecessem erros, trapaças e corrupção”
Isto é coisa de pessoas que se escondem no powerpoint e não tem a mínima idéia da merda que faz.
e mais, não sei porque a surpresa . Fazendo uma piada infame, é sabido que alemão entende de câmara e gás , faz tempo.
Ai minhas bolas, doeu até em min essa!!!
FG… cagada histórica… neguinho deito e rolou na merda para saciar a incontrolável ganância humana.
Falou muito pouco ….Mas foi exato,perfeito……
corporações não se envolvem em conspirações . O Assunto esta sendo pesquisado desde 2.014 no West Virginia Tech , a pedido da EPA . Foi cagada de um estagiário e de um subgerente, pode creditar .
O Presidente já foi.
Está quase tudo dito. Mas há um problema não abordado (nem o vi na imprensa): na Europa comunitária existe um imposto que se aplica aos automóveis e é função do nível de emissões. Na Espanha chama-se “impuesto de matriculación”. Os carros que emitem menos de 120g de CO2 por quilômetro estão isentos e a partir desse valor, há uma tabela de penalização. Portanto, se os motores em causa ( EA189 Diesel), que são muito pouco usados nos EUA – só 3% dos carros de passeio têm motores Diesel naquele mercado, enquanto na Europa, representam 50%, e onde o referido motor é muito usado, tiverem sido beneficiados pela maracutaia da VW, podem imagina a enooooooorme evasão fiscal que isto representa.
No final das contas: a VW vai gastar uma brutalidade, a Sra. Merkel, vai dar uma ajudinha, e dentro de 5 anos ninguém se lembrará do caso (mais ou menos como ocorre na política).
De qualquer forma, a penalização tem de ser exemplar, para que os outros fabricantes não se sintam tentados a fazer o mesmo.
A Sra Markel é quem mais está cobrando ações até o momento.
Vou vender meu Bugatti, alguém compra?
Estão levando tudo a ferro e fogo e a VW vestiu a carapuça deixando a situação pior ainda para a montadora. Não deixaria de comprar um carro VW por causa disso, apenas se o “migué” envolvesse segurança.
Bom dia Flavio…
Viajando em teorias da conspiração… essa “revelação” tem algo a ver com a possível entrada Volks na F1 ?? Uma das concorrentes – Renault/Fiat – poderia ter divulgado informações privilegiadas aos orgãos competentes para pegar a Volks com a boca na butija ??
Faz sentido ?? Ou é muita conspiração ??
Foi a Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos que alertou isso.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-09/volkswagen-11-milhoes-de-carros-tiveram-sistema-de-emissao-de-gases
Meu amigo, se a F1 tivesse 10% da importância que você está achando que tem, todos os problemas da categoria já estariam resolvidos.
Boa…
Não, tem a ver em ser maior que as americanas. Toyota tentou e se deu mal com os tapetes.
Agora a VW com poluentes. jamais sejam melhores ou maiores que eles…
Engraçado, no Milicoentusiastas (Autoentusiastas) não comentam nada sobre esse caso da VW, e vai comentar algo sobre isto, te censuram na maior cara de pau .
Brincadeira! Os Fritz foram dar uma de esperto na maior nação do planeta? Os americanos prezavam muito a sua indústria automobilística e com certeza eles estão engasgado, desde os anos 70, com esta invasão-estrangeira e consequente derrubada de sua indústria (principalmente Detroit que curiosamente tem uma dívida de 18,5 bilhões de dólares a mesma multa que supostamente a VW terá de pagar ao EUA). Agora a VW irá pagar por todas as frustrações e fracassos da indústria automobilística americana. Com isto bye-bye Formula 1!
Ué… a corrupção não era estatal???
O Estado da Baviera é grande acionista da VW!
Mas isto é um p%t@ preconceito!
A FIAT fez o mesmo com o Uno Mille há alguns anos! Enganou o Proconve na cara dura!
Nada se cria, é tudo reciclado!
Duvido que seja só a VW fazendo isso. Não há auditoria dos programas de gerenciamentos dos motores. Seria desmedidamente caro.
Obs: a FIAT não acabou, mas era no Brasil…….
Exato e com um sistema carburado e muito mais simples que os sofisticados motores diesel com injeção eletrônica
Comparar esses 2 fatos é brincadeira. Vamos lá, 11 milhões de veículos, fraude via algoritmo complexo, política da matriz, escândalo global. É a maior “catástrofe” da história automobilística mundial.
Exatamente! A Fiat fez nos Unos e foi condenada em 1998 a pagar alguns milhões de Reais. Se passar um “pente fino” tem muito mais empresas que fazem isso….
Também estou perplexo. Como um dos maiores e mais ricos conglomerados automobilísticos da atualidade, que aspirava a ser a nº 1 do mundo, que tem sob seu guarda-chuvas marcas de orgulho e prestígio histórico inquestionável como Bentley, Porsche, Lamborghini, Ducati e até Scania se presta a um papel desses? Fazer de bobos os órgãos de controle e os consumidores de meio mundo civilizado e justo numa questão tão sensível para os dias atuais como meio ambiente?
A GM aprontou uma na India alguns anos atrás, colocaram uma especificação de motor para teste, mas vendiam com um mais antigo, e ainda informaram peso abaixo do real. Demitiram um monte de gente e fizeram um recal de um tal Chevrolet Tavera.
A Hyundai foi multada nos Estados Unidos por adulterar dados de consumo, naquele sistema maluco que se vende um compacto motor pequeno e econômico pode vender uma jamanta V8 para compensar.
Em 1997, a Fiat brasileira foi condenada porque o Mille Eletronic e Mille ELX usavam um recurso eletrônico para enganar os sensores de medição de emissão de gases dos laboratórios da Cetesb, apesar de poluírem 20% mais que os níveis permitidos. A multa estabelecida pela Justiça na época foi de R$ 3,9 milhões, e teve também um TAC assinado onde plantaram árvores ou algo do gênero. E pelo que me lembro não houve recall e o caso foi pouco divulgado também.
E os caminhões da marca ??
Alemães tendo surto de brasileirice…
e aqui surto de viralatice
É o que somos, a realidade é essa. Aceite-a.
Um ponto interessante é que a mutreta foi descoberta através de testes realizados por associações de consumidores que repetiram os testes das entidades do governo e não conseguiram reproduzir os resultados oficiais.
Acho que uma possível entrada na F 1 agora seria até uma maneira de atenuar e tentar limpar um pouco a má imagem causada por esse fato. Um bom desempenho nas pistas seria um modo de minorar o prejuízo deichado por esse escândalo.
Exatamente. Para estas megaempresas, em tudo dá-se jeito. Falando em âmbito esportivo a própria Renault saiu ilesa do escândalo Cingapura, a Fifa não teve ainda uma significativa patrocínio mesmo com as investigações do FBI, e no âmbito comercial não é muito diferente. Vai custar muito caro, vai demorar memos do que a gente imagina, mas eles pagam uma limpeza na imagem sim. E a F1 pode ser uma das vitrines.
Pois é, segundo li em outros sites a VW já teria separado 7,2 bilhões de dólares para pagar pelas multas e recalls dessa palhaçada. Acho muito difícil que eles arrisquem qualquer coisa na F1 num futuro próximo.
Aparentemente a VW decidiu não colocar o tanque injetor de uréia (que reduz a liberação de poluentes em motores a diesel) nos modelos afetados (Passat, Jetta, New Beetle, Audi A3), provavelmente tentando eliminar custos de produção. Escrever um programa para modular a atividade do motor durante os testes sai muito mais barato. Na certa fizeram isso numa tentativa de reduzir o preços dos automóveis no mercado norte americano e torná-los mais atraentes.
Só para constar, a Amarok,usa o mesmo motor.,pelo menos o básico dele. Sera que as normas aqui são diferentes? Que me lembre este motor tem duas potencias 180/220 HP dependendo do mapeamento e da versão.
A conferir, apesar de o nosso diesel mascarar tudo, mesmo S-.10.
Ouvi um especialista (Silvio Meira) falar na CBN São Paulo que as versões de motores envolvidos nesta contenda não são utilizados no Brasil, por uma questão de legislação.
Inacreditável; FORNICARAM com uma marca icônica que é a própria identidade alemã…nunca imaginei ver tamanho erro crasso!
Não abona, mas nos faz pensar quando um presidente de uma empresa desse tamanho assume prontamente: “cagamos, vamos limpar”. A gente não tá acostumado a ver esse tipo de atitude.
Eu não consigo acreditar, imaginar, maquinar. Não é possível tanta estupidez.
Isso pode acabar com a marca. São anos e anos de construção de um nome.
Bem colocado, FG, qual a finalidade? Não pode ser por dinheiro.
Isso só o recall não resolve.
Uma coisa deliberada, elaboraram um software para burlar? Que coisa, 11 milhões de carros, iriam passar em branco?
Que m.
Nada de novo. como dono de alguns VW sei o que a casa gasta e sei que apesar dos modelos do dia a dia terem as emissões superiores ao denunciado, continuam a serem bastante melhores que os equivalentes a gasolina. É práctica da VW pelo menos na europa declarar uma determinada potência, consumo e valor de emissões inferior à realidade, sempre foi assim tanto com a VW como com grande parte dass outras marcas, o grande problema aqui é que carros a Diesel não interessa no EUA e como a VW já vinha a vender mais carros a Diesel que algumas marca americanas vedem carros a gasolina tinha que se fazer algo para defender a Good ol’America. Desafio as marcas americanas a provar que as emissões que declaram são reais ao dia a dia. Não o são pois tenho um jeep importado do EUA e as emissões declaradas pelo fabricante estão longe das que o carro tem na realidade. Ahhh é verdade a não esquecer que o preço do diesel nos EUA é muito baixo em relação à gasolina e sem gastar gasolina não se ajuda os amigos do petróleo. Mas isto sou eu a divagar, tenho VW e vou continuar a ter, apesar de tudo sempre é melhor que ficar apeado com um FIAT ou CItroen ou Renault.
Pelo seu comentário você não veio aos USA então são somente teorias conspiratórias. Sinto te avisar que nos USA o Diesel é mais caro que a gasolina. então consumir gasolina ou diesel dá no mesmo para indústria petrolífera.
Na próxima vez procura te informar melhor antes de sair escrevendo coisas como se fossem verdades.
Aqui alguma fontes se te interessar:
http://www.afdc.energy.gov/fuels/prices.html
Como aqui e acolá~não dará em nada.
Devem ter ficado mal-acostumados com o que aprenderam em lugares como o Brasil sobre coisas como, por exemplo, o Contran e suas regras para extintores de incêndio.
Azar deles…
Estava doido para comprar um UP, mas agora vou repensar. Sei lá pode perder valor de mercado. Putz fiquei na dúvida!!!
Das Fraude
Eu não quero tanta tecnologia no meu carro! Nem GPS! Vou de Mapograf e Guia 4 Rodas Brasil!
Vi os comentários em alguns site Europeus. E o que o pessoal diz por la é que essa é uma pratica comum de varias montadoras. Muitas delas, segundo eles, usam sistemas tanto para alterar a emissão de poluentes quanto a de ruídos.
Mudando de assunto…. Sendo a RBR uma cliente, será que eles não poderiam financiar a produção do motor de F1 por parte da VW??
Red Bull subiu no telhado?
A injeção dos VW sempre foi desenvolvida em conjunto com a BOSCH. Se tem esse software, eles que escreveram, se for a fundo, vai dar merda grande!
Ainda, a matriz de software da BOSCH fica na Índia, os engenheiros de lá mandam códigos para aplicadores no mundo todo.
Ninguém é santo nesse meio. Nesse mundo.
Vc que só anda de carro carburado ou com motor 2 tempos tá reclamando do que? Minha Lambretta não tá com vergonha nenhuma.
Depois do jeitinho brasileiro, agora temos o jeitinho alemão…
Das malandren.
É… décadas de Brasil cobram o preço. Vai ver o soft foi feito aqui.
Acho pior o que a GM fez matando pessoas A empress sabia que tinha problema na chave de ignicao e nao consertou vitimando centenas de pessoas.. Agora esta pagando $900 bi de indenizacao para as pessoas
Diogo
Não é bem assim: Algumas cortes tem cortado significativamente as indenizações com a desculpa que pagar tudo significaria a falência da empresa e isso seria mais grave que a perda das vidas. É capitalismo na sua mais bruta essência meu amigo.
Na maioria das vezes pressionam as famílias da vítimas a fazerem acordos ou terem que gastar fortunas em tribunais.
Foi uma bobeira sem tamanho mesmo, fiquei triste com a notícia e espero que isso não traga muitos prejuízos à VW.
Que paguem as multas e recall’s, aprendam com essa bobagem e não a repitam.
Que continue sendo a Volkswagen que conhecemos e admiramos.
Não será um software que vai me deixar infiel à maior e melhor fábrica de automóveis do mundo.
E tomara que isso não atrapalhe os planos de entrar na F1.