TEM DIA QUE DE NOITE… (3)

Diapo_Wecip_Night_Light_Singapore_7SÃO PAULO (e foi mesmo) – Eu escrevi ontem que podia ser a corrida mais interessante do ano. Interessante, não boa. Porque boa, não foi. Mas interessante, sim.

O GP de Cingapura foi interessante porque a Ferrari ganhou de ponta a ponta.

Foi interessante porque Vettel, ao chegar a 42 vitórias, tornou-se o terceiro maior vencedor de todos os tempos, superando Senna e ficando atrás apenas de Schumacher (91) e Prost (51).

Foi interessante porque Hamilton quebrou. Sim, quebrou, coisa rara, e como teve de abandonar, permitiu que Rosberguinho se aproximasse um pouco na luta pelo título. Nico foi o quarto colocado, e a diferença de 53 pontos caiu para 41. Ainda faltam seis corridas.

Foi interessante porque não teve Mercedes no pódio, o que é sempre um alento em temporadas de domínio absoluto de uma equipe. Vettel foi seguido por Ricciardo e Raikkonen — os três primeiros no grid, também, o que mostra que lá na frente nada de muito emocionante aconteceu.

Foi interessante porque teve um safety-car motivado por um doido que invadiu a pista, deu alguns passos pelo “acostamento” e foi embora.

Foi interessante porque Verstappinho, no final da corrida, quando tentava atacar Pérez pelo sétimo lugar e tinha seu companheiro Sainz Jr. logo atrás, em nono, recebeu uma ordem da Toro Rosso para trocar de posição com o espanhol e mandou um sonoro “não” pelo rádio.

Foi interessante porque Nasr, que estava havia longo tempo sem pontuar, lutou até o fim e chegou em décimo, tendo passado Grosjean na penúltima volta.

Foi interessante porque Rossi, o estreante, quase chegou nos pontos, acreditam? Chegou em 14º, ora bolas.

E foi interessante porque sempre é bonito ver a Ferrari vencer, emotiva que é. Arrivabene é um bom chefe, um cara que valoriza o time, que não quer aparecer mais do que ninguém, e na hora do hino ficou lá atrás, quase escondido, porque a festa era para seus pilotos e mecânicos.

CING15VETPOD

Mas, no fundo, foi ruim. Uma corrida que quase sempre tem desfecho interessante para o campeonato, mas raramente é boa tecnicamente. O circuito é lindo, iluminado, chique e luxuoso, mas não é uma pista de corridas. Pista de verdade tem retas maiores, tem curvas de alta, tem freadas absurdas. Marina Bay não tem nada disso direito. Até Mônaco, com todas suas limitações, é um circuito mais divertido.

De todo modo, isso não vem tanto ao caso. Para contar a história do GP de Cingapura de 2015, talvez seja melhor pular alguns trechos longos da corrida em que nada aconteceu. Da primeira à 13ª volta, por exemplo. Trenzinho previsível, até Massa parar nos boxes, trocar pneus e, na saída, encontrar Hülkenberg pelo caminho. Na hora, achei que o brasileiro errou, que podia ter recolhido para que o alemão forceíndico fizesse a curva na frente. Mas os comissários acharam que Hulk foi o culpado e lhe deram uma multa de três posições no grid na próxima corrida.

Vendo e revendo, no fim achei que ninguém teve culpa e os dois foram igualmente burros.

[bannergoogle] Por conta do acidente, a direção de prova acendeu as luzes do safety-car virtual. Vettel tinha 6s de vantagem para Ricciardo na ponta. Na 15ª volta, como tinha muito pedaço de carro no asfalto, foi para a pista o safety-car real. Todo mundo aproveitou o momento de calmaria para fazer a primeira parada. Na relargada, volta 18, Ricciardo deu um aperto em Vettel e chegou a ficar a 0s6 do ferrarista. Foi assim durante um tempo, mas Tião Italiano apenas adminstrava sua borracha supermacia. Não desgarrava, mas também não dava chances de ataque ao australiano.

Foi na volta 27 que Hamilton, então discreto em quarto lugar, notou que seu carro perdia potência. Rosberg passou. Kvyat também. E Bottas. E todo mundo. Pelo rádio, muita conversa. “O que faço? Onde aperto? O que devo desligar?”, perguntava Lewis, e a equipe mandava girar o botão A, desplugar o cabo B, acender a luz C, bater duas palminhas e coçar o queixo. Esse lenga-lenga durou até a volta 32, quando Lewis pediu para parar. O time ainda sugeriu que ele beliscasse o joelho e piscasse os olhos quatro vezes, que isso deveria resolver o problema, mas na volta seguinte ele estacionou nos boxes e relatou que na hora da quarta piscadinha o motor ficou ainda pior, e era melhor abandonar, mesmo.

Massa vivia problemas parecidos. Seu câmbio entrava em ponto motor a cada troca de marchas. Na volta 31, também parou. Daquele jeito, não chegaria a lugar nenhum. Lá na frente, Vettel já tinha tirado as esperanças de Ricciardo. Com três ou quatro voltas rápidas, abriu mais de 3s de novo e ficou na dele.

Aí o biruta invadiu a pista e na volta 37 o safety-car foi chamado. Todo mundo aproveitou para fazer a segunda parada. O cara fugiu sem ser incomodado — mas em se tratando se Cingapura, imagino que neste momento esteja no fundo do mar com um bloco de concreto amarrado ao tornozelo. A relargada demorou um século, só na volta 41, e com os pobres dos manor-marússicos no meio do pelotão, tendo de sair da frente de todo mundo. A turma da ponta foi embora novamente e as brigas legais ficaram para o meio, especialmente por onde passava Verstappen.

NOVESRTO jovem Max, que empacara no grid e chegou a ficar uma volta atrás, recuperou-se divinamente. Na volta 45, já estava montado no cangote de Grojã brigando pelo oitavo lugar, com Sainz Jr. pendurado em sua caixa de câmbio. Passou na volta 46 e partiu para cima de Pérez. O mexicano não deu moleza e a Toro Rosso, achando que Verstappinho estava empatando a corrida de Sainz Jr., deu a ordem para a troca de posições, achando que o espanhol poderia superar o piloto da Force India — uma estupidez, claro; mesmo que pudesse, e daí?

Verstappen, então, fez o que Barrichello não fez, o que Massa não fez, o que tantos pilotos nunca fizeram: “Não!”, gritou, para todo mundo ouvir. E não deixou passar. E foda-se.

E é assim que tem de ser. Aos 17 anos (faz 18 no próximo dia 30), Max deu uma lição aos empertigados chefes de equipe da F-1, que acham que, do pit-wall, têm condições de dizer a um piloto tudo que ele deve fazer. Acham, do alto de sua arrogância, que seus cálculos supostamente precisos são suficientes para determinar a um esportista que se comporte como um burocrata qualquer.

Boa, Max, lavaste nossa alma! E a lição, claro, vale para todos aqueles tontos que se submeteram a ordens idiotas assim no passado. Mencionei os brasileiros porque são aqueles de quem lembramos, mas é claro que muito piloto já foi submisso antes. Que aprendam.

Tião Italiano, Ricardão e Kimi Dera Um Picolé fizeram o pódio, com Rosberguinho, Sapattos, K-Vyado, Maria do Bairro, Verstappinho, Sainz Idade e Felipe II fechando a zona de pontos. Na classificação, Hamilton mantém seus 252 pontos, contra 211 agora de Rosberg e 203 de Vettel — que está começando a sonhar alto. Massa, zerado, perdeu duas posições. Ficou com 97 e foi ultrapassado por Raikkonen (107) e Bottas (101).

“You are great, you are magic!”, foi o que Sebastian ouviu pelo rádio no inglês macarrônico de Arrivabene assim que recebeu a quadriculada. “Che giornata, che dire?”, responde o alemão, cada vez mais italiano.

É impossível não ver Schumacher a cada troféu que Vettel levanta.

Subscribe
Notify of
guest

157 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kkkkkk
Kkkkkk
8 anos atrás

Vettel não peitou a equipe no Bahrein ano passado, fez um doce e levou o passadão. Ali ele trilhava seu caminho pra rua, a fila andou na redbull que entrou com o pé e o Vettel com a bunda, e hoje temos o ótimo Kvyat na redbull! Ainda bem que tinha a Ferrari dando mole, senão nem pra toro o Vettel iria. Pra levar ferro do Verstspen? Temi pela aposentadoria do alemão.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkkkk
8 anos atrás

Acorda, Vicellez! Você tem que temer pela aposentadoria do espanhol.

Ritter
Ritter
8 anos atrás

Não acho que os brasileiros foram vítimas, mas é beeem mais fácil dizer “NO” pro Sainz do que pra Schumacher e Alonso.

“É impossível não ver Schumacher a cada troféu que Vettel levanta” – Matou a pau, bem verdade

Davi
Davi
8 anos atrás

A pista é linda? Sim. É adequada a uma corrida de F1? Não. Mas, assim como Mônaco – embora não tenha 1/1000 da tradição deste -, é um desafio para os pilotos. É cheio de curvas, deve ser chato pacas pilotar ali dentro, mas suga dos pilotos toda sua concentração e preparo físico e, para as máquinas um desafio para o qual não foram preparadas. O que ocorre´é um resultado inesperado, o que é bom. Apesar do decorrer ser extremamente chato, é bom para o campeonato que hajam pistas assim.
Sobre o acidente de Massa x Hulkemberg, acho que os dois poderiam dar uma aliviada e chegarem a um final de corrida. Mas não aliviaram. Deu no que deu. Acho que deveria ter punção para os dois.
Hamilton só ganharia se os que estivessem a frente dele quebrassem. Nem a pau!
É sempre bom ter uma variaçãozinha no campeonato. O mesmo vencedor sempre é chato demais. Mas isso não muda nada. Hamilton já pode reservar o hotel, o champanhe, fazer a lista de convidados, que essa tá garantida.
Pois é. O pessoal que tem dado ordens de deixar passar precisa ser mais criterioso. Tá ficando ridículo!

David Felix
David Felix
Reply to  Davi
8 anos atrás

Fala xará…

Discordo de vc no quesito ordens… não é questão de critério… é questão de simplesmente ser banida para sempre… ordem de equipe é um atentado a esportividade e credibilidade do esporte…

Quer passar ? Ultrapassa ué… já tem asa móvel, push to pass, pneu farelento… tem muita ajuda já… os caras tem que ultrapassar na pista…

Chega de ordens de equipe !!!

Se um mulecote de 17 anos pode falar não… todos podem !!!

Davi
Davi
Reply to  David Felix
8 anos atrás

Eu acho que se o critério for uma disputa de título vale sim. É um campeonato de pilotos e equipes. Fora isso, não deveria acontecer.

Mello
Mello
8 anos atrás

O “No!” do holandês foi um “vers-tappen” na cara dos brasileiros vira-latas na F1 e alhures. Pagou a corrida!

ms
ms
8 anos atrás

É o herdeiro do “velho gladiador alemão” que com sua Ferrari cada vez mais redonda vai, de mansinho, retornando às primeiras posições do grid….. Ferrari que, a cada corrida, fica mais “na ponta dos cascos”, com ela Vettel já faturou 02 corridas na temporada e subiu oito vezes ao pódio ou seja aos poucos vai retornando ao seu lugar de origem…… Vettel pertence a uma linhagem de pilotos, que teve Nelson Piquet como um de seus expoentes , pra eles o “barato” não está somente em ganhar corridas e campeonatos….. pra brincadeira ter graça precisam ou melhor dizendo, necessitam desenvolver o carro com que irão conquistar suas vitórias e campeonatos, e fazer isso, pra esse tipo de piloto, torna-se uma verdadeira paixão, a ponto de quando percebem que não tem mais perspectivas pra continuarem desenvolvendo seu equipamento numa determinada equipe , a brincadeira perde a graça e desmotivam o piloto a tal ponto, como aconteceu com Vettel na Red Bull, que necessitam buscar outros horizontes a procura de novos desafios pra daí começarem tudo de novo…..

Paul
Paul
8 anos atrás

Jesus…achei que já tinha acabado esses historinhas de Senna/Alonso pra cá pra lá…Deuses…Viúvas….meu Deus tem gente que não deixa a vida seguir em frente…Veja esse Chupez, Alfredo, Paulo, sei lá o q aí…pelo menos o KKK ou Ham sei lá o que concatenou as provas a imbecilidade do outro…Sigam em frente….Sigam o conselho que o FG volta e meia dá: Caiam fora.!!!…Melhor calado que falando besteiras….

David Felix
David Felix
8 anos atrás

Realmente corrida chata…

Mas extremamente interessante… imagina se tivessem punido o Hamilton na Itália como puniram o pessoal da GP2 ?

Ia ficar muito mais interessante…

Que corridaça do Verstappinho !!! E o não foi a melhor parte dela !!! Certíssimo ele !!! A verdade é que o Sainz só se aproximou por que Max não conseguiu passar o Perez senão… o espanhol so ia encontrar o novo holandes voador nos boxes ao final da prova…

E o Nasr hein… chegou a andar em sétimo, teve o azar de parar um pouquinho antes do safety car mas mesmo assim não desistiu e deu um passão no Maldanado e depois um calor no Grojã que fez o cara passar reto… corrida muito boa…

Vettel, Ricciardo e Raikkonen de ponta a ponta… Massa segue seu calvário em Cingapura…

O Tião Italiano realmente lembra o Schummy no pódio, mas na pista pra mim ele lembra mais o Ayrton…

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

A pista é linda, mas concordo que não é uma pista de F1.. Talvez de kart…kkkk

Alentador o desempenho da Ferrari. Espero que continue assim e Vettel seja o campeão. É dificil, claro, mas torço muito por ele. Acho ele um piloto espetacular.
Hamilton disse após abandonar que a corrida estava em suas mãos se não fosse o problema no carro. Juro que não consegui entender. A Rosberg estava com a mesma estrategia que ele e chegou em quarto. Tá, vão falar que o Hamilton é mais piloto, etc, etc. Mas não consegui entender a magica que ele pretendia fazer para vencer a corrida.
No acidente do Massa, também não vi culpados. Quer dizer, teve dois culpados…

A parte legal da corrida foi após a saida do safety car provocado pelo doidinho….
E parabéns ao Max…. Tô começando a gostar muito desse moleque !!!!!
E parabéns ao Galvão. Ele consegue se superar a cada corrida no seu arsenal de bobagens !!!!

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Vettel perfeito, mais uma vitória de campeão, mais um recorde batido. (esqueceram de pôr olho gordo nele! rs).
Não tem coisa pior que praga de mãe, de sogra ou de viúva!
Hamilton sofreu demais com o olho gordo das viúvas. Mais um recorde seria batido nesse fds. Para desespero de Galvão Bueno. Deu tudo errado. Fim de semana para esquecer.
Mas o prêmio de atitude deve ser dividido entre Nasr e Verstappen.
Felipe Nasr, combativo até o fim, se não fosse uma bandeira amarela causada por um estúpido que invadiu a pista, teria chegado entre os 6 primeiros com um carro péssimo nas mãos.
E parabéns ao Max Verstappen, que teve problemas na largada, caiu para o fim do pelotão, recuperou 7 posições numa pista de rua, e faltando duas voltas respondeu com um alto “NÃO!” quando veio a ordem da equipe para deixar o colega de equipe ultrapassá-lo. Sensacional.
Um moleque com menos de 20 anos teve até agora mais atitude e coragem que bundões medrosos como Massa e Barrichello NUNCA TIVERAM na carreira. “Quer ultrapassar, está mais rápido, que venha e faça a ultrapassagem!”
Esse moleque hoje já conseguiu milhares de fãs e o respeito dos colegas de profissão pela sua atitude. Isso sim é ser um “Racer” de verdade. E não mais um piloto “funcionário”, burocrático com salário milionário. Que depois se coloca como “vítima” da história.
Nota 10 Verstappinho!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
Reply to  Brabham-5
8 anos atrás

Cara, na 1ª temporada do Massa na F1 ele se recusou a dar passagem pro Heidfeld, contrariando ordem do Peter Sauber… isso inclusive fez com que ele fosse “rejeitado” pela equipe no ano seguinte e voltou a ser piloto de testes da Ferrari.
Anos depois já como titular da Ferrari é que ele mudou de postura e passou a aceitar ordens de equipe. Por isso mesmo, eu acho que não dá pra exaltar a postura do Max Verstappen, é legal sim ele ter “atitude” mas amanhã ou depois ele pode agir de outra forma e todo mundo ficar decepcionado.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Carlos Henrique
8 anos atrás

Vc tem toda razão.
Aliás, só mesmo Brasileiro para elogiar insubordinação.
Queiram ou não, os pilotos são empregados e sujeitos as ordens.
Em outras épocas já aconteceu, de os 2 carros da mesma equipe baterem, exatamente porque nenhum teve essa ordem, ou teve e não cumpriu.
Piloto tem que fazer o que a equipe manda e ponto.
Aliás.
Quem quer um funcionário que desobedece ordens???

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

Na hora do “NO!” eu tinha ido lá na garagem fazer a troca de óleo do meu 147, e acabei perdendo a imagem, mas como deixei o volume da TV alto, deu pra ouvir.
Com um sorriso bem sacana pensei: “Nego tem que ter as bolas muito grandes, ou ser muito burro para meter um louco assim na F1”. Particularmente, eu fico com a primeira opção.
E tem mais. A partir de agora, vai ser um festival de “NO!”s nas respostas à ordens de equipe assim. Pode apostar.

marcelo
marcelo
8 anos atrás

O Vettel já tá ficando careca????

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Bom texto Flávio.
Seja onde fossem as últimas 2 corridas, os carros da Mercedes iriam quebrar mesmo assim, o que significa não terem mais todo esse domínio.
E tem mais, Hamilton também é muito inconstante, se acaso não ganhar a próxima corrida e ver Vettel se aproximando no campeonato…Sei não….?
Quanto ao Massa concordo com Flávio, foi burrice mesmo, seria melhor preservar o carro e depois tentar ultrapassar. Com o carro sem problemas talvez até pontuaria.
Imaginem se a Ferrari vai “armar a inimiga RBR” com seus motores? Sendo assim, mesmo que Alonso vá p/ RBR, continuará lá atrás. ( E aliás, seria muita burrice, visto que Honda tem interesse na sua vitória, a Ferrari não.)

Daian Dienstbach
Daian Dienstbach
8 anos atrás

FG, peço licença em teu blog pra convidar a todos interessados a fazerem parte do Grupo “Fórmula 1” no WhatsApp. Nesse grupo só falaremos sobre F1 em assuntos avançados de quem gosta e entende da categoria. Por favor, respondam com nome e número. Valeeeu!
Daian Dienstbach

André Gadelha
André Gadelha
Reply to  Daian Dienstbach
8 anos atrás

André Gadelha – 81 9 9669 8574

Zé MCZ
Zé MCZ
8 anos atrás

O melhor piloto alemão de todos os tempos chama-se… Stefan Bellof! Pode juntar as mais de 130 vitórias dos dois(Schumi e Seb) que foram menos empolgantes que o alemãozinho fez na curta passagem pela F1 e outras categorias! Não é necessário saber pilotar o melhor carro da temporada e obviamente ser o campeão, bi, tri… para dizer quem tem ou tinha talento! A melhor temporada do Senna foi a de 1993, que so ficou atras do Alan Prost, que era um pilotaço e tinha o melhor carro nas mãos(Williams). A F1 de agora tá uma bosta!(ainda assisto algumas pq adoro desde a infancia) Qualquer um piloto razoável que começa a vencer muitas vezes é logo alçado ao posto de melhor piloto de todos os tempos da atualidade! E…
Viva Hamilton! Viva Vettel!

Zé Maria
Zé Maria
8 anos atrás

Quando o mais emocionante segundo o narrador/comentarista, numa prova que chegou no limite de tempo (02:00h) eram os carros tirando “finas” dos muros laterais, fala sério “mermão”, a coisa tá feia!

Oi?
Oi?
8 anos atrás

Alonso aposentou Schumi. Hamilton aposentou Alonso. Vettel aposentará Hamilton.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

“É impossível não ver Schumacher a cada troféu que Vettel levanta.”

Encerrou o post com “fecho de ouro”.

Danilo
Danilo
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Se alguém falasse que um brasileiro vencendo lembraria Senna, seria sem sentido compar que isso é coisa da mídia que criou idolatria etc , mas falar do Schumacher pode sempre!!!

Carlos Tavares
Reply to  Danilo
8 anos atrás

Analise o contexto com um pouquinho de inteligência antes de falar besteira. Acho que não deve ser tão difícil.

Rogerio
Rogerio
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Imagina se o Nasr ganha uma corrida e alguém diz:

“Impossível não ver o Senna neste garoto”

Acho que teria blogueiro espumando pelas orelhas! Mas scuhmi pode.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Rogerio
8 anos atrás

Não somente o blogueiro, mas a maioria dos entendidos de F1. A comparação é de um tetra campeão, com 42 vitórias e não de um novato estreante.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Rogerio
8 anos atrás

Onde esta escrito que é vantajoso ser entendido de F1?

Ney Freire Prates
Ney Freire Prates
8 anos atrás

Não se trata de pachequismo, mas “interessante”, o Vetel ter passado o Senna em vitórias, só deve ter sido para os alemães. Eu não vi nada de interessante, para mim foi um fato normal, que até preferiria não ter ocorrido: Piloto por piloto, sou mais o Airton.
Não entendo muito a sua resistência ao Senna, sempre tentando diminuir seus feitos, e idolatrando o Schumacher. Embora um senhor piloto, o alemão foi o que foi, principalmente pela enorme preferência que havia por ele, tanto na Ferrari, quanto na Benetton, com seus artifícios mágicos, e seus sabidos ataques de vigarice.

Joao Paulo Dias Evangelista
Joao Paulo Dias Evangelista
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

mas ele não era ruim, só andava com carro bom?

Nico
Nico
Reply to  Ney Freire Prates
8 anos atrás

Escândalo HONDA 1991.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Ney Freire Prates
8 anos atrás

Teu discurso é bunda mole e patético. Roda o disco…

Leandro
Leandro
8 anos atrás

Não recordo se foi a Toro Rosso que este ano mesmo, pediu a troca de posições para quem estava mais rápido tentar passar outro carro, não conseguindo, reverteram as posições, talvez fizessem o mesmo hoje.

Um detalhe interessante da corrida, na verdade no pós-corrida, estavam filmando o Arrivabene e este apontou e virou a camera do cinegrafista para a equipe que estava eufórica à frente do pódio. O cara entende de motivação de equipe, isso é fato.

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
Reply to  Leandro
8 anos atrás

Foi a Red Bull no GP de Mônaco – engraçado fazerem isso em pistas em que as ultrapassagens são dificílimas. No final, o Ricciardo devolveu a posição ao Kvyat.

Leandro
Leandro
Reply to  Piloto de carrinho de supermercado
8 anos atrás

Isso, obrigado.

Douglas
Douglas
8 anos atrás

Só quero ver o que vão falar as Vettelzetes, em Suzuka quanto tomarem 0,9 de diferença na classificação e tiverem que pegar uma luneta para ver o primeiro Mercedes na frente deles na corrida, vão falar o que?. Lembre que em Monza o Hamilton quando a equipe pediu para ele pisar ele só chegou 25 a frente do próprio Vettel, que venha Suzuka uma pista de verdade não essa porcaria de hoje.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Douglas
8 anos atrás

Bem, normalmente quem chama torcedor do Vettel de velttezete, é alonsete. Se nós precisarmos de uma luneta para enxergar o Hamilton em Suzuka, vocês vão precisar de telescópio. porque alonsete só vê os outros carros de perto quando o espano desagregador está na garagem com o carro quebrado.

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
8 anos atrás

Achei bem legal, com a maioria aqui, a postura do Max, pois ele se comportou como um verdadeiro piloto de ponta. O problema é que agora vai ter, cada vez mais, que pilotar como um também, para manter-se na categoria. F 1 Infelizmente é um esporte em que os submissos têm vida mais longa. Fiquei decepcionado com a postura do Nico Rosberg. Apanhando feio do Hamilton no campeonato, o cara vai para última parada, podendo colocar os supermacios, mas opta pelos macios… Sim, eu sei que ainda faltavam cerca de 20 voltas para o fim e que o carro da Mercedes não se entendeu tanto com esses pneus de classificação, mas era a chance de beliscar um pódio ou até ganhar a corrida! Será possível que o carro da Mercedes de supermacio não iria ser mais rápido que os da Ferrari e da Red Bull de macios?! Faltou coragem para o alemão, é assim que ele quer ser campeão? Como será que ele acha que vai descontar essa diferença de 41 pontos o Hamilton? No braço? Entreguem a taça para o inglês…

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Nem assisto mais F1, mas fui acompanhar esse GP pra ver a pista, pra ver as construções megalômanas dos caras, e até torcer um pouco pelos brasileiros… Mas foi o Massa ser o Massa de sempre, vazei…

Vagner Coletti
Vagner Coletti
8 anos atrás

Não é por nada, não. Mas a imprensa achar que Vettel entrou na briga é sensacionalismo. É querer promover audiência em cima de possível ignorância de telespectadores. A Mercedes em Suzuka é outra. Hamilton só perde esse título se Rosberg acordar. O máximo que Vettel consegue é ser segundo, e isso se Rosberg for muito burro… Quanto à emoção, esqueça! É a mesma chatice: alguém some na frente e a corrida vira essa melancolia. Só trocou a cor do carro hoje. A chatice é a mesma… Hamilton e Vettel são bons, mas mesmo eles devem achar os troféus insossos quando ganham assim…

David Santiago
David Santiago
Reply to  Vagner Coletti
8 anos atrás

Mas você achar que o Hamilton esta ganhando o título porque o Rosberg esta dormindo é ir na onda do Galvão amigo. Pára, não tem comparação entre os dois. O alemão só disputou o ano passado com vantagem por causa das quebras do Lewis tanto em treino como em corrida.

Carlos Alberto Martinez
Carlos Alberto Martinez
8 anos atrás

Eu acho que a Red Bull, não vai punir o Verstappen Jr. por causa desta desobediência. Na verdade é motivo de orgulho para a equpe, pois o piloto mostrou que tem “sangeu no zoio” e tem muita vontade de competir e não abre mão da posição. O pedido foi ridículo.

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

A vitória mudou surpreendentemente de mãos, mas surpreendentemente a F1 continuou monótona.

A monótona corrida de hoje mostra que a Mercedes, assim como a Red Bull até 2013, e tantas outras equipes dominadoras, não tem nada a ver com a falta de competição da categoria.

Carros altamente sofisticados e controlados por sistemas tão precisos que faz com todos tirem praticamente 100% dos seus carros, durante 100% do tempo. Como resultado,:tem-se uma previsibilidade exacerbada, já que as incertezas são reduzidas praticamente a zero. Dessa forma, a diferença de volta no treino, por pouco significativa que seja (por exemplo, a diferença de Ricciardo pra Raikkonen), é replicada em quase todas as voltas de uma corrida, conforme visto durante toda a temporada com Hamilton, e hoje com Vettel sobre Ricciardo, Ricciardo sobre Raikkonen, mesmo numa pista de rua, onde a imprevisibilidade aumenta consideralmente. Vettel só não chegou 30s a frente por causa do safety car, e não quis (leia-se, o engenheiro não deixou porque manja sabe do que ele) pressionar o ritmo, como fez na classificação.

A F1 previsa rever seus conceitos sobre sistemas de controle e gerenciamento de informação. A tecnologia é tanta que Hamilton fez papel de orelha seca ao ser orientado pelo engenheiro em “como fazer o motor voltar a funcionar”. É cada vez mais nítido que quem define corrida é o engenheiro.

F1 é feita principalmente de corridas de carros pilotadas por pessoas. Piloto não faz mais nada, só aperta botão. Muda o vencedor, só não muda a monotonia.

David Santiago
David Santiago
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

Como assim orelha seca se tudo que o engenheiro falou pra ele fazer, ele ja tinha feito por conta?

Giovanni
Giovanni
Reply to  David Santiago
8 anos atrás

O Hamilton se antecipou após já ter solicitado e recebido a primeira orientação. Posteriormente, deve ter tentado configurações que ainda não havia tentado em função do desespero de ver o carro se arrastando, da mesma forma que você faz quando seu smartphone dá pau. Primeiro você se certifica na internet ou no manual; se ele não volta, você tenta o que ainda não tentou.

perna quebrada
perna quebrada
8 anos atrás

O pessoal da Toro Rosso deve ter pensado:

-Esses adolescentes…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
8 anos atrás

Que sova que o Vettel esta dando no Raikkonen!

A tendência é a diferença entre a Mercedes e as outras equipes diminuir gradativamente. Já já o Vettel iguala o Prost.

O Galvão disse que é impossível o Vettel igualar o Schumacão em número de vitórias… Discordo! Embora não seja nada fácil, é possível sim!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Thiago Azevedo
8 anos atrás

Galvão esqueceu de tomar o tarja preta dele!

Mauro
Mauro
8 anos atrás

Vettel, esse é o cara.

genarp crescendo
genarp crescendo
8 anos atrás

Emocionante ouvir hino alemão e italiano. Me faz lembrarvdo tempo do maior piloto de todos os tempos. E a coxinhisse de não deixar Vettel subir ao pódio com a bandeira ferrarista?? Quanta bobagem

Nico
Nico
Reply to  genarp crescendo
8 anos atrás

Quase foram punidos pela comemoração. Concordo, muita coxinice…

Antoine
Antoine
Reply to  genarp crescendo
8 anos atrás

Concordo! Muito coisa de gente do PSDB ou de outros partido fora da base alugada, não deixar que o Vettel, notório comunista, subisse na tribuna com a bandeira rossa, enquanto que a orquestra já estava pronta pra tocar o hino da internacional socialista. A F1 é lugar de comunista! Fora coxinhas!

Eltontoptec
Eltontoptec
8 anos atrás

Vettel segue de forma inexorável rumo ao Olimpo da F1.

Muitos dizem que a Mercedes deve voltar a dar as cartas logo mais no próximo GP, e deve mesmo, mas o mau desempenho nesse fim de semana ainda mal compreendido é algo preocupante mas não é o mais grave, na minha opinião. Desde a estreia dos novos motores Mercedes em Monza, dois já apresentaram defeitos sérios, a ponto de Nico ter que correr com o motor “outdated” na ocasião. E hoje foi o motor do Hamilton que abriu o bico, ainda em sua segunda apresentação. Será que a Mercedes produziu uma atualização de motor vulnerável no quesito durabilidade/confiabilidade? E ainda mais estranho foi a queda de performance do 3º treino livre em diante, ou a falta de evolução, não sei, mas não faz sentido tamanha diferença de desempenho. Vamos ver o que eles vão dizer.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Eltontoptec
8 anos atrás

A princípio, o problema do carro da Mercedes hoje não foi motor, mas, um defeito no acelerador eletrônico.

valter
valter
8 anos atrás

Ouvir Reginaldo Leme chamar a Ferrari de Mercedes vermelha é o fim da picada.

Mecello
Mecello
Reply to  valter
8 anos atrás

Foi foda mesmo.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Alguém aí poderia dizer o que o Arrivabene faz na Ferrari? O carro tava uma merda tão grande que Alonso e Kimi não conseguiram fazer nada. O kimi menos ainda, em 2014 e 2015. O corpo técnico da equipe fez um supertrabalho e melhorou o carro demais. Ao mesmo tempo o Vettel chegou, depois de ser surrado sem dó nem piedade pelo Ricciardo, querendo reverter o quadro de sua imagem, o que está fazendo muito bem. Em suma, o corpo técnico desconstruiu e reconstruiu o carro. O Vettel está correndo o fino e aproveitando tudo o que pode, inclusive com a sorte, aquela que é normal quando tudo vai bem. Eu pergunto novamente: o que o Arrivabene tem a ver com isso, a não ser o fato de que queria rifar o Kimi e foi contido depois da pesquisa que o colocou como o piloto mais popular e querido da F1?
Tem mais é que se reduzir à própria insignificância mesmo, já que não tem nenhum mérito a mostrar.
Quanto à corrida, parabéns ao Vettel que soube aproveitar o momento, e também ao Ricciardo e ao Kimi, pelo mesmo motivo. Foi uma corrida muito ruim, mas isso não é culpa de nenhum dos tres. Poderia ter sido muito melhor se a Mercedes tivesse resolvido seu problema que, ao que parece só aumentou, e seus pilotos tivessem partido para cima. Mas isso não aconteceu e foi só uma procissão mesmo. Destaque para o NÃO do Verstapintinho.
Abs.
Abs.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Anselmo Coyote
8 anos atrás

Coyote
Você é um dos caras mais serenos por esses blogs de F1, mas tem horas que vem com umas que não dá pra entender. O Arrivabene herdou uma Ferrari cheia de vícios políticos do velho Luca, com caras trabalhando no fio da navalha e uma estrutura avacalhada. A função do chefe de equipe é administrar, não regular parafusos. Convenhamos, Kimi nem sequer merecia tanto assim essa segunda chance. Já perdeu o tesão pelo negócio faz muito tempo. hoje vai de prostituta, paga que ele senta. Tá na cara que se não fosse pela grana, tava de volta ao Rally há muito tempo. Riiciardo nunca deu banho no Vettel. o alemão usou bem a cláusula de alforria por performance. Foi tentar novos ares, assim como fez Hamilton. São os 2 melhores do grid.

Celso Okubaro
Celso Okubaro
Reply to  Anselmo Coyote
8 anos atrás

Olá Marcelo, bom dia!

Acredito que o Arrivabene, montou um quebra-cabeças, melhor do que seus antecessores com as mesmas peças.

Pelo que vejo e li a respeito, ele motiva as pessoas a alcançar o seu melhor. Moveu algumas peças, delineando as posições, forma de se comunicar, entre outras atividades, buscando eficiência no trabalho.

Parece simples e ao mesmo tempo, quem promove isto não aparece muito.

Só que as diferenças na forma de agir comum todo, geram uma diferença enorme no trabalho final.

Administrar já é difícil, italianos então, é mais complicado ainda…rs!

Acredito que isto é o ponto forte do Sr. Arrivabene. É minha opinião.

Abraço

Octavio
Octavio
Reply to  Anselmo Coyote
8 anos atrás

Olá Anselmo, a importância do Arrivabene só que delega entende.
Não é ele quem pilota, constrói ou ajusta. É ele quem vê o futuro e trabalha pra que ele ocorra, escolhendo uma boa equipe de trabalho e motivando essas pessoas.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Anselmo Coyote
8 anos atrás

Arrivabene? Deu um banho de sal grosso em tudo, comprou um vazinho de arruda e outro de espada de São Jorge e exorcizou a zica do Alonso.
Oh espanhol pé frio!

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Foi um grand chelem do Vettel? Pelo que percebi, foi. Alguem sabe quantos ele tem ?

Victor
Victor
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Não foi um grand chelem do Tião. A volta mais rápida da corrida foi do Ricciardo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Grand Chelem dos que estão correndo:

Vettel – 4
Hamilton – 2
Alonso – 1

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Gosto do estilo de pilotagem do Hamilton e torço por ele, além dos brasileiros, claro ! Contudo, O vettel deu aula de pilotagem, ontem ( treino classificatório ) e hoje. Qualquer um que entenda um pouco de competição e , sobretudo, de automobilismo, reconhece que esse garoto é um piloto fantástico , que erra muito pouco , é muito rápido, sabe trabalhar em equipe e é muito maduro , mais que a maioria dos pilotos atuais. É um cara de bem com a vida e que tem os dois pés no chão. É normal que quando torcemos para alguém , tendemos a desmerecer os demais , mas os 4 títulos de Sebastian Vettel não se devem somente às maquina que pilotou. Webber , com o mesmo equipamento, não fez nem sombra ao que o alemão conquistou. Vettel limpou o chão com o australiano !! Parabéns à Ferrari e ao Vettel por essa conquista e o próximo recorde a ser derrubado será o de número de vitórias de Alain Prost. Quanto ao Raikkonen , fica cada vez mais provado que o título do “homem de gelo” aconteceu , mais pela disputa interna na McLaren ( entre Hamilton e Alonso ) que pela genialidade do Finlandês e já não merece estar na categoria top do automobilismo ( poderiam dar essa Ferrari para o Ricardo ) Raikkonen está no mesmo nível de Webber, Massa, Bottas, etc. Arriscaria dizer que Rosberg limparia o Chão com Raikkonen. Daniel Ricardo já não precisa mostrar mais nada , em termos de velocidade. Na minha opinião, não deve nada para Hamilto, Vettel ou Alonso. Acredito que será campeão, em breve.Hamilton leva o título deste ano, pois acredito que em Suzuka as coisas voltem ao normal e a equipe Mercedes volte a dominar, mas em 2016 algo me diz que Vettel estará na disputa pelo título.

Zé MCZ
Zé MCZ
8 anos atrás

Aê!
O Massa fez uma besteira ao disputar a posição com o Hulk. Ele estava mais lento e o alemao lancado, mas os patriotas da poderooosa(com dizia o Clodovil) deram razao ao Felipe! Gente, vamos ser imparciais!
Pra mim o Verstappen é uma das melhores revelacoes, desde(atrevo me) o Senna. É preciso levar em conta a idade e a falta de experiencia, mas ele é excepcional! Não fosse, a RB nao teria sido voraz e investido num garoto de so 17 anos. Se bem que atualmente ta muito dificil avaliar talento com tanta tecnologia utilizada. Quando alguem começa a vencer disparadamente logo é apontado como um dos melhores de todos os tempos(Schummacher, Vettel, Hamilton…). Talento não é isso! Mas pra cima deles Max!

Jr.
Jr.
Reply to  Zé MCZ
8 anos atrás

Não fale bobagem, meu caro. O sujeito foi PUNIDO pela direção de prova e vc ainda acha que ele tá certo?

Ricardo Cérbero
Ricardo Cérbero
8 anos atrás

Sobre o episódio do “não”, como descrito no seu texto, os brasileiros não foram os únicos a receber ordens e acatá-las, mas o “mimimi” e choradeira deles foram ímpares (além da falta de personalidade e auto-estima, na minha opinião), sempre dando a entender que se dissessem “não” teriam todos os seus bens em Mônaco e Europa afora confiscados, as suas super-licenças seriam cassadas, estariam sumária e eternamente desempregados no automobilismo, e teriam que voltar para o Brasil e procurar emprego com um amarelinho na mão sentado nas escadas do Teatro Municipal aqui em SP (uma cena triste de se ver, diga-se, e que sempre existiu, antes que alguém leve isto pro lado político-partidário atual e passado). Barrichello até chegou a sugerir que ameaçaram a segurança da sua família. Porém, nenhum dos dois abriram mão das renovações de contrato com no mínimo 7 dígitos que lhes eram oferecidas, o que arruinou a imagem deles aqui no Brasil.

Como um leitor disse antes, o Massa até recusou uma ordem no ano passado, mas o estrago já está feito na sua imagem. E na Sauber ele não entregava resultados, estava naquela fase do “idiota veloz”.

Max mostrou personalidade, e, principalmente, “desapego” com a F1. Não fica 15 segundos desempregado se isto custar a sua permanência na categoria.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ricardo Cérbero
8 anos atrás

“Barrichello até chegou a sugerir que ameaçaram a segurança da sua família”

Ameaçaram até o cachorrinho lulu, e quando Rubinho ia renovar contrato, lá estavam lado a lado: Schumacher/Brawn/Byrne/Todt/Montezemollo com uma espingada na mão. Já pensou que sufoco assinar contratos milionários com tantas ameaças?

Segundo Pachecão Bueno, essa equipe sempre foi diabólica…

Adriano Silva
Adriano Silva
8 anos atrás

E o Hamilton “Alonsou” na entrevista após o abandono, afirmando que tinha a corrida nas mãos e caminhava para um possível vitória…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Adriano Silva
8 anos atrás

Gostei do novo verbo, Adriano. Ele pode ser explorado de várias maneiras e já peço licença para utilizá-lo:

A Toro Rosso “alonsou” em Cingapura (melhor lugar não existe), ao ordenar a troca de posições entre seus pilotos.
Recebeu um curto “não” de um garoto de apenas 17 anos (melhor exemplo não houve).

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Bom lembrar, Vettel perdeu 15 pontos quando estava em terceiro na Bélgica…se o pneu não tivesse explodido, o alemão estaria na vice liderança!!!!! Em outras duas corridas, o alemão perdeu dois pódios por erros da equipe, são pontos que fazem falta. Nas últimas quatro corridas, Vettel foi o que mais somou pontos:

1-Vettel, 68
2-Lewis, 58
3-Nico, 34

Micromax
Micromax
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

….Se,….se,…..se….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
8 anos atrás

Engasgou com a linguagem das “viúvas”, Segafredo?
Perdeu o jeito?

samucom
samucom
8 anos atrás

Cada um sabe onde o calo aperta…

Clayton
Clayton
8 anos atrás

Ao final desse ano, Vettel e Alonso terão dividido o grid durante 8 temporadas completas. Alemão saíra vencedor dessa disputa em 7 delas.

Vai lá, Alonso, chame, sei lá, o David Luiz para ser seu engenheiro. De tomar 7×1 da Alemanha vocês entendem.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Clayton
8 anos atrás

Isso porque o Ve44el pilotava uma Toro Rosso.

Sem contar no Cingapuragate, a maior vergonha da história da F1.

Alonso não passa de um pilotinho marketeiro. Só ganhou alguma coisa na época que a Michelin trabalhava só pra ele e o Briatore fazia suas costumeiras picaretagens.

A verdade tarda mas não falha. E dói. O tubo tem sido grande.

Allez Mão!

Chupa Allonzo!!!

João Paulo Dias Evangelista
João Paulo Dias Evangelista
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

mas ele não era ruim, só andava com carro bom?

Giancarlo
Giancarlo
Reply to  Chupez Alonso
8 anos atrás

Perguntar não ofende… Sua carreira é denegrir a imagem do Alonso? Ele pisou no seu pé quando vocês eram crianças? Roubou sua lancheira? Vamos combinar que há tempos te vejo aqui detonando o cara, seu próprio nick já denota! Sinto lhe informar que o Alonso não lembra de você. Ele não tem nada de ruim (nem de bom) a dizer a seu respeito. O galego tá lá gastando num drink o que você ganha de décimo terceiro e ainda paga o de alguma miss. Né já pensou quem chupez? Ele?

Rafa
Rafa
Reply to  Clayton
8 anos atrás

KKKKKK. Melhor comentário ever

Francês
Francês
8 anos atrás

NOOOOOOOOO!

Thiago Moyses
Thiago Moyses
8 anos atrás

E o Rosberg amarelou ao colocar pneus amarelos no segundo pit. Mostrou ser medíocre. Se arriscasse os pneus super macios poderia dar show como Vestarpen e quem sabe até ganhar a corrida pois estavam todos juntos após o último safety car. Jogou fora uma oportunidade. E teria pneu até o final, vide os carros da Toro Rosso.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
8 anos atrás

Nunca confunda Cingapura com Pingapura, como fez aquele cara que invadiu a pista.

The Observer
The Observer
Reply to  Carlos Henrique
8 anos atrás

Hahaha! Nossa tô rindo até agora! Como vc é original! Gostaria de ter sido eu e não você o primeiro a fazer esse trocadalho do carilho!

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Pódio de vitórias:
1) Schumacher, 91 (29,64%)
2) Prost, 51 (25.63%)
3) Vettel, 42 (27.63%)

4) Senna, 41 (25.47%)
5) Hamilton, 40 (24.84%)

Aproveitamento de vitórias, pódio:
1) Schumacher, 161 corridas – 53 vitórias(Japão 2001)
2) Prost, 161 corridas – 43 vitórias(Inglaterra 1990)
3) Vettel, 152 corridas – 42 vitórias(Cingapura 2015)

4) Senna, 161 corridas – 41 vitórias(Austrália 1993)
5) Hamilton, 161 corridas – 40 vitórias(Itália 2015)

Chupa Galvão!!!!!!

Cleber
Cleber
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

E o Vettel, só agora está em uma equipe grande. A Red Bull, teve o domínio da f1 por um tempo, mas não tinha nem vitórias antes do Vettel. A Ferrari é outra história. Ele aida vai muito longe.

Hector
Hector
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Pódio de aproveitamento: 1- Fangio, 24 vitórias em 52 corridas, 46,15% de aproveitamento. Se é para colocar dados, que os faça corretamente.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Hector
8 anos atrás

Argentino f*d@*!
5 vezes campeão, 4 carros diferentes!

Mara
Mara
8 anos atrás

Gostei da vitória da Ferrari, apesar de torcer pro Lewis, dá uma quebrada na monotonia das vitórias da Mercedes. Mas o que mais gostei foi o sonoro NÃO do Max, ganhou minha torcida à partir de agora.

ms
ms
Reply to  Mara
8 anos atrás

concordo com vc, piloto com P maiúsculo não dá passagem a companheiro atendendo ordem de equipe……equipe, em essência, serve apenas pra disponibilizar aos pilotos o melhor equipamento pra vencerem corridas ou passar informações importantes sobre desempenho dos carros e situações durante as corridas que possam beneficiá-los ou prejudicá-los, SÓ ISSO! pedir a um piloto pra deixar ou facilitar a ultrapassagem do companheiro de equipe é atitude desrespeitosa e mais uma daquelas excrescências que infestam a f1 sendo atitude anti-desportiva que desrespeita um profissional que arrisca sua vida em busca de suas PRÓPRIAS vitórias, o que, a meu ver, é postura mais que legítima pra qualquer piloto que se preze e não me venham com aquele nhenhenhem de que o mais importante é a vitória da equipe ou coisa parecida….

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Interesante foi o Pachecão Bueno jogar praga no Vettel pra bater no muro. Babão estava inconformado do alemão chegar as 42 vitórias. Tanta coisa podia acontecer com Vettel(quebra de motor, câmbio ou suspensão), e porque não um furo de pneu? Podia até acontecer de Vettel ter uma câimbra na bola do saco(mais conhecida como torção de testículos) quem já passou por isso sabe que não tem muito o que fazer, “trava tudo”…mas não, Galvão queria que o alemão fizesse uma barbeiragem tipo Mônaco 88…não aconteceu!!!!!

Yahoo respostas: Tem coisa pior do que cãimbra no saco?
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100913111200AAI1wKp

Francês
Francês
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Aquele Burti papagaio de pirata também, parecem favelados transmitindo corrida. Vivo no Brasil, sou descendente de franceses e minha esposa é alemã. Torço para o Vettel, assim como já torci pelo Prost, e pelo Senna. E dae que não é brasileiro? É alemão sim, mas um exemplo de pessoa, porque está sempre em equipe, trabalhando em conjunto, mora em um chalé nas montanhas, cara simples, que adora mountain bike. Não é um semideus. Brasileiro odeia pessoas normais, e quer um SEMIDEUS para idolatrar.
Esse pessoal da globo está atrasado no tempo e não faz jus ao nome. GLOBO, GLOBALIZAÇÃO. Põe isso na cabeça.

Paulo
Paulo
8 anos atrás

O Massa passou um ano como test driver por ter dito não para a Sauber quando pediram para deixar o Heiidfeld passar (ele era o 6 e o companheiro 7). O alemão que viva amargurado pela Mclaren ter preferido contratar o Kimi e não ele ficou bem p da vida..

Mas por outro lado, o Massa ainda disputou titulo, venceu corridas..

E sobre o Vettel, será que a Mercedes vai dar sopa pro azar e continuar deixando a “briga” liberada entre o Hamilton e o Rosberg? A gente tem uma corrida no Japão que pode ter uma chuvinha marota,, outra completamente no escuro (México), a corrida em Interlagos que vira e mexe faz a alegria dos cardiacos. Se o Vettel desconta esses 46 pontos e chega em Abu Dhabi no pareo.. sei não hein.

Ia ser epico ver o cara penta esse ano.

Fernando
Fernando
Reply to  Paulo
8 anos atrás

Aqueles 15 pontos que ele perdeu na última volta em Spa irão fazer muita falta

dc
dc
Reply to  Paulo
8 anos atrás

Muito pouco provável mas seria legal ter alguma competição, por pequena que fosse. Suzuka e Austin devem ser da Mercedes se nada anormal acontecer. Sochi e Hermanos são duas incógnitas e Interlagos tem alta chance de corridas malucas, mas isso vale pros dois lados. Abu Dhabi talvez favoreça a Ferrari, o carro parece que gosta da vida noturna (influência do Kimi?). Vamos ver também a conta dos motores, podemos ter punições na jogada.

Dú
8 anos atrás

Fotossíntese o problema das Mercedes.

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Massa também mandou No para o Bottas na Malásia, no ano passado…. o Massa só não conseguia dar No na Ferrari de Alonso mesmo

luigi
luigi
Reply to  Daniel
8 anos atrás

Conseguiria SIM ,se tivesse personalidade para tanto ! E lembrando um outro aspecto que embora não pareça,tem o seu peso ,.O mercado espanhol para os carros do grupo FIAT (dona da Ferrari) não representa absolutamente nada enquanto o mercado brasileiro é a “PEDRA de MIDAS” para o grupo italiano e ele (e nem o outro ,pois mercado alemão para carros FIAT é Zero) não foram inteligentes o bastante para pelo menos tirar proveito disto . E a “Bundisse Mole” deles não conseguiu livra-los do famoso “Pé na Bunda” e acredito que foi até mais forte pois quem o deu sabia que não corria o risco de machucar o pé .

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  luigi
8 anos atrás

Perfeito. Vir comparar ano comprado pela Petrobras com anos de Ferrari é ridículo, depois do sim, ficou sem moral na equipe até pra ganhar água dos mecânicos.

Alberto
Alberto
Reply to  luigi
8 anos atrás

Sério que vocês acham que uma parcela significativa dos compradores de Uno, Palio e Strada sabem da associação entre Fiat e Ferrari? E ainda que saibam, acreditam que uma eventualidade em uma corrida influenciaria a decisão da compra de um carro? Francamente, quem dava as cartas na Ferrari era aquele que trazia dinheiro para o time (Alonso/Santander). Massa seria rifado sumariamente da maior equipe da F1, tinha bastante a perder.

As coisas devem ser ponderadas. Uma coisa é dizer não a um chefe de equipe pequena, lutando por uma posição insignificante, quando se é um jovem promissor e “protegido”. O Massa também disse não à Sauber/Heidfeld quando foi solicitada uma troca de posições de pelotão intermediário, nos anos em que ainda era o menino de ouro da Ferrari. Dito isso, espero que eu esteja errado e o Verstappen demonstre essa mesma resolução quando estiver ali no olho do furacão.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

E se a FIA tivesse punido a Mercedes na corrida passada como puniu os carros da GP2, Hamilton teria 25 pontos a menos, Ve44el 7 pontos a mais e a diferença estaria apenas em 17 pontos.

A FIA amarelou!