COMO ASSIM, PREFEITO?

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SÃO PAULO (errado, tudo errado) – O engenheiro Chico Rosa é uma das figuras mais importantes da história do automobilismo brasileiro. Arriscaria dizer que, pilotos à parte, porque ele não pilota, é o cara mais importante da história do automobilismo brasileiro.

Sim. O cara mais importante da história do automobilismo brasileiro. Não preciso repetir aqui tudo que já foi escrito sobre ele, como neste excelente perfil no “Nobres do Grid”.

Chico foi se meter com corridas em 1958, quando ainda era estudante em São Paulo. Passou a frequentar Interlagos graças à amizade com Cyro Caires. Trabalhou para a equipe Willys comandada por Luiz Antônio Greco, era amigo do peito de Paulo Goulart, da Dacon, e no final dos anos 60 passou a ser o principal elo entre pilotos brasileiros e a Europa.

Foi Chico quem levou Emerson Fittipaldi para a Inglaterra.

Foi Chico quem levou José Carlos Pace para a Inglaterra.

Foi Chico quem apresentou Nelson Piquet a Bernie Ecclestone.

Chico Rosa tem participação direta em cinco dos oito títulos mundiais conquistados por pilotos brasileiros na Fórmula 1.

Em 1975, passou a trabalhar na administração de Interlagos. Nos últimos 40 anos, nada aconteceu no circuito sem passar por suas mãos. É uma espécie de “prefeito do autódromo”. Todas as reformas, sejam elas no traçado, sejam na área de infraestrutura — box, escritórios, centro médico, paddock, torre, tudo, absolutamente tudo –, foram de sua responsabilidade.

Há alguns anos, na gestão de José Serra, a administração de Interlagos passou para uma empresa de capital misto, a SPTuris, que tem como sócia majoritária a Prefeitura da cidade. É na SPTuris, que também cuida de outros eventos e equipamentos da cidade, como o complexo do Anhembi, o Carnaval, Virada Esportiva, Virada Cultural, que Chico Rosa passou a trabalhar deste então.

Só que a empresa é deficitária, tem problemas de caixa, sei lá o quê. Aí assumiu um presidente novo, que não sei quem é, e foi orientado a cortar despesas.

Como todo executivo que não entende nada de nada, o cara pegou a lista dos salários dos funcionários da empresa e foi riscando aqueles que ganhavam mais. Cortar custos, na maior parte das vezes no Brasil, significa cortar gente — o que é uma sandice.

E Chico Rosa foi demitido da SPTuris.

E Chico Rosa não vai mais trabalhar no autódromo.

E Chico Rosa, 40 de seus 73 anos de idade dedicados a Interlagos, não será mais seu “prefeito”.

É uma burrice fenomenal. Chico não trabalha no autódromo por caridade de ninguém. É um funcionário exemplar e, sobretudo, o sujeito que mais conhece aquele palco no Brasil. É figura de confiança de Bernie Ecclestone e de Tamas Rohonyi, organizador do GP do Brasil. Se Interlagos ainda existe, não é exagero nenhum afirmar que deve isso a Chico Rosa — à sua competência, ao seu conhecimento, ao respeito que desfruta de pilotos, donos de equipe, dirigentes, engenheiros, gestores públicos.

Como é que se manda embora alguém como Chico Rosa? Qual critério o presidente da SPTuris seguiu para dispensar seus serviços? Apenas salário? Olha, que me desculpem, nem sei quanto o Chico ganhava, mas certamente está longe, muito longe de resolver os problemas financeiros de qualquer empresa.

Não sei o que vai acontecer agora. Sei que gente importante está sabendo da demissão absurda. Gente muito importante, diga-se. Agora cabe ao prefeito Fernando Haddad — que, em última análise, é o chefe da SPTuris — corrigir a burrada. Revogar a demissão. Passar um pito no presidente da empresa. E recolocar Chico Rosa no posto que lhe cabe. De novo, não por caridade. Mas por merecimento e necessidade.

Interlagos sem Chico Rosa vai virar uma zona, terreno fértil para cagadas monumentais de gente que não entende nada de corridas, nem de autódromos.

Abrir mão de alguém como Chico Rosa é simplesmente uma estupidez.

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Alex
Alex
8 anos atrás

Estes CCs é o grande câncer do Brasil.. Este já foi tarde, mas o PT deve colocar um outro no seu lugar, afinal são 30 mil CCs no Brasil .

Acarloz
Acarloz
8 anos atrás

Mais um golpe no moribundo automobilismo brasileiro. Vamos ver qual será o público da F1 nesse ano, eu chuto 1/5 dos 135 mil que estiveram na prova do México nesse domingo.

Daniel
Daniel
8 anos atrás

Mais um passo para acabar com mais um autódromo no Brasil.

Ainda vão colocar uma bandeira quadriculada e um nome que represente automobilismo, no condomínio que vão construir em cima de interlagos…

Brasília já foi. Curitiba está quase… Falta interlagos.

Basilio
Basilio
8 anos atrás

O capitalismo e seus gestores de m… fazem mais uma vítima: O automobilismo brasileiro. O que mais me frustra é que o PT está cada vez mais próximo deles.

Luigi Silva
Luigi Silva
8 anos atrás

caceta! Conheço ao menos uns 30 desocupados, aspones e etc na spturis que podem ser dispensados, mas eles mandam embora um dos poucos que representam algo. Incrível!

Lavoro
Lavoro
8 anos atrás

A remuneração dele, como é a regra para agentes públicos, é informação pública. Tá lá no site da SPTuris (http://www.spturis.com/transparencia/pdf/2015/10-colaboradores_livre_provimento.pdf). Salário de R$ 18.232,63. Não se sabe o valor real, com a inclusão de eventuais benefícios.

Dú
Reply to  Lavoro
8 anos atrás

Não seria com os eventuais descontos de quase 50%?

ALBERTO COSTA
ALBERTO COSTA
Reply to  Lavoro
8 anos atrás

Acredito mais em eventuais descontos do que eventuais benefícios. Duvido que chegue a R$ 8k os vencimentos dele.

Geraldo Casselli Jr.
Geraldo Casselli Jr.
Reply to  Lavoro
8 anos atrás

Chico Rosa não é um mero funcionário publico, só “batendo-o-ponto.”. É muito mais que isso. Tem um Amor danado pelo Automobilismo!!! Estuda a historia dele, antes de soltar isto tudo !!!!

Lavoro
Lavoro
Reply to  Geraldo Casselli Jr.
8 anos atrás

Eu não disse que ele só “bate o ponto” ou que não tem amor pelo automobilismo. Também não disse que ele mereça ou desmereça esse salário. Só estou divulgando uma informação. Easy, bro.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
8 anos atrás

Alguns acham que ele deveria ter um sucessor … sim, deveria ter alguém com a capacidade, inteligência e apaixonado por automobilismo como ele.
Essa qualidades não se treina, é PERSONALIDADE própria. É GENÉTICO. O que o cara fez, ninguém jamais fará igual.
Pode fazer melhor ou pior, mas jamais com tamanha dedicação que ele tinha por nosso automobilismo. Mais um prego no caixão do automobilismo brasileiro.

Carlos
Carlos
8 anos atrás

Eu, que não sou nenhum conhecedor profundo de automobilismo, sei quem é Chico Rosa. Como é possível um gestor não saber? Mesmo que o Chico estivesse com dificuldades em exercer seu cargo, ele só deveria sair caso desejasse, devido à sua incomparável história. Fui professor em uma faculdade onde o diretor era um antigo e renomado professor, já bastante idoso. Começou a desenvolver uma demência, e evidentemente já não poderia exercer plenamente sua atividade. Porém foi mantido no cargo, evidentemente com responsabilidades bem menores, até o máximo de tempo possível. Só a sua presença era motivo de orgulho para todos nós, Isso chama-se respeito!

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Reply to  Carlos
8 anos atrás

Taí… uma palavra que quase ninguém conhece hoje em dia: RESPEITO.
Você disse tudo !!!

Luiz Evandro Campos ( Águia)
Luiz Evandro Campos ( Águia)
8 anos atrás

Parabens amigo Flavinho .pelo brilhante .texto com o qual eu comungo 100 % sou amigo do Chico Rosa desde os anos 60 fomos colegas na engenharia Mackenzie .o automobilismo perde um colaborador apaixonado pela velocidade ; ele náo pilotou carros de corrida mas andou rápido em autódromos no banco do passageiro junto com ex pilotos da F 1 como Wilsinho e varios outros

Dú
Reply to  Luiz Evandro Campos ( Águia)
8 anos atrás

Uma que o Chiquinho quando conta dá risada pois foi uma “loucura”. Quando Pace resolveu aceitar pilotar para a Ferrari após o Comendador ficar mais de ano o convidando, chegou o dia e foram para Fiorano testar. Certa hora o Moco fez o Chiquinho sentar no “banco” do lado e lá se foram “passear”. No 1º teste Pace bateu o recorde que era do Jacky Ickx.

Saima
Saima
8 anos atrás

FG, você toparia se recebesse um convite para um cargo desses? Know-how não seria um problema.

Mentecapto
Mentecapto
8 anos atrás

Para o bem ou para o mal, a fila tem que andar…

Obrigado Chico Rosa pelo excelente serviço prestado! Não sei se ele tem algum livro ou biografia, mas agora seria uma ótima oportunidade para nos presentear com histórias deliciosas que ele com toda certeza tem para nos contar.

Dú
8 anos atrás

Treinar uma pessoa para ter a confiança do Bernie, que segura o meio de campo das exigências e o realizado? Chico goza de plena saúde e capacidade para gerir o Autódromo, e possui idoneidade sem interesse comercial ou financeiro.
Não tem interesse em babar ovo para vereadores e deputados.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
8 anos atrás

O Chico Rosa é uma figura histórica. Creio que não deveria ser retirado, pois ele se confunde com a história do autódromo. Mas algumas decisões vem de cima, às vezes sem os melhores critérios, as vezes com critérios políticos e não técnicos… Sei disso porque trabalho numa empresa pública e ocorreu algo parecidíssimo com um diretor das antigas, além de tecnicamente muito competente empenhado e colocar a empresa para frente, que foi exonerado.

Marcos
8 anos atrás

Ola,
Eu entendo o ponto
Mas com 40 anos de trabalho …. deveria passar o conhecimento a alguem mais jovem … até porque ninguem é imortal ou aposentável … Chico Rosa agora terá tempo para curtir a familia e ter novos desafios !
[]´s
Marcos
http://www.conteudoanimal.com.br

Fritz Jordan
Fritz Jordan
8 anos atrás

Tenho certeza que o Chico já vinha sendo sub-utilizado em relação ao seu potencial.
Não acredito que volte, seu amor próprio não tem limites. O amor por Interlagos, mesmo imenso, tem.
Belo texto, Flávio… o tema é óbvio, mas requer talento para ser exposto.

roberto zullino
roberto zullino
8 anos atrás

Essa mania de acreditar que Interlagos pode ser transformado em loteamento se a F1 sair só nos enfraquece, os catastrofistas ficam como cassandras apostando no desastre e vendo fantasmas em tudo.
Ajudem na luta, reclamem menos, participem falando com vereadores e deputados e compareçam mais, a rataiada só vai ganhar depois de sangrar muito e isso não interessa a eles, nem esses que estão aí e nem aos anteriores.
A coisa é dupla, Interlagos é um pau no rabo da PMSP que resolveu enterrar R$ 160 milhões nessas obras malucas, mas no geral atrela a PMSP ao uso como autódromo, no médio prazo é bom. O que estamos reclamando é do tempo, de como as obras estão sendo feitas e do tamanho da intervenção. Interlagos dá muito mais dinheiro para os políticos do que um loteamento e dá todos os anos, aquilo é uma vaca leiteira e ainda dá visibilidade internacional para o prefeito e para a cidade. Dá uma grana também e poderia ser mais se não gastassem todos os anos em arquibancadas e obras provisórias desde 1991. A PMSP fica com R$ 10 a 20 milhões líquidos e pode gastar isso em educação, saúde e tinta para ciclovias.
Se a F1 for embora nada acontece, a PMSP faz como sempre fez, abandona e reforma de tempos em tempos depois de nossas reclamações, nada de novo. Por enquanto a PMSP está enterrada na F1 até o pescoço.
Interlagos é um Parque Municipal com uso específico de autódromo e além disso, na escritura de doação consta a finalidade de uso como autódromo e isso só pode ser mudado depois de uma briga sem quartel que durará décadas. Vários prefeitos já tentaram e desistiram por causa do tamanho da briga, o Haddad deve ter se conformado e decidido investir e atrelar o Parque na F1.
Rio de Janeiro foi um caso totalmente diferente, a terra tinha problemas de titularidade e jamais foi incorporada ao patrimônio da prefeitura, o Paes deve ter sido elogiado pelo Tribunal de Contas por ter se livrado de um ativo problemático e que certamente pode dar muito problema para os compradores.
Podemos divergir do Haddad nos “DURANTE”, mas não nos “FINALMENTE”, a ponto de termos denunciado as irregularidades das obras para o MP conforme processo MP 37.0739.0005924/2015-5 na 10ª Promotoria Pública, Rua Riachuelo 7° andar.
A pior irregularidade a mim declarada pelo engenheiro Mauricio Prado da SPObras, na frente do Sr. Chico Rosa (deve ter ficado pasmo como eu, ambos somos engenheiros), foi a empreiteira Equipav estar fazendo o Projeto Executivo, o que é um absurdo e uma temeridade, pois isso é proibido por Lei por dar um “cheque em branco” para a empreiteira.
A bem da verdade, o Haddad acerta na Visão, mas é um desastre na execução.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  roberto zullino
8 anos atrás

Me desculpe o Zulino, mas num ponto ele está totalmente equivocado.
“Rio de Janeiro foi um caso totalmente diferente, a terra tinha problemas de titularidade e jamais foi incorporada ao patrimônio da prefeitura, o Paes deve ter sido elogiado pelo Tribunal de Contas por ter se livrado de um ativo problemático e que certamente pode dar muito problema para os compradores.”
O detonado autódromo do Rio não tem nenhum problema de titularidade, pois eu – pessoalmente – resolvi esse problema por volta de 1999.
Aquela área nunca pertenceu – nem pertence – à Prefeitura carioca.
Ela é propriedade do Estado do Rio de Janeiro.
Foi originalmente adquirida pela Caixa de Pecúlio da Policia Militar do Estado da Guanabara, para a construção de um conjunto residencial para soldados da corporação.
Não sei explicar porque isso não aconteceu, nem como o autódromo foi parar lá.
Mas como Arquiteto do Departamento que cuidava dos bens imóveis estaduais, descobri os registros equivocadamente em nome da Polícia Militar – que não tem personalidade jurídica para ser proprietária – e foi feita a transferência para o Estado, que o transferiu, em seguida, para o patrimônio do do Fundo Unico de Previdência Social do ERJ – Rioprevidência, Autarquia Estadual que passou a administrar os bens imóveis estaduais em 1999 (Não confundir com Previ-Rio, municipal).
Após isso, trabalhando no Rioprevidência durante o governo Rosinha Garotinho, fiquei surpreso e indignado com o “arranjo” feito entre a governadora e o prefeito, e a Prefeitura obteve a Concessão de Uso da área por um prazo de 99 anos.
Tenho certeza, portanto – porquê participei ativamente – que a prefeitura é CONCESSIONÁRIA, e não proprietária do túmulo do autódromo carioca.
A não ser que tenha rolado mais alguma mutreta entre as autoridades…
Antes disso, fui testemunha de uma reunião onde se acertava a construção de um grande condomínio no local.
Reclamei, mas como técnico, não fui levado a sério na questão “política”, ou “financeira”, sei lá…
Depois disso vieram Pan, Olimpíadas, e sei lá o que virá depois.
Esses jogos devem ter atrapalhado os planos de meia dúzia de autoridades estaduais e municipais.
E o de todos que pensavam num retorno à boa fase do automobilismo carioca.

E agora essa do Chico Rosa…
Pretendem começar a acabar também com o automobilismo paulista?
Já nos tempos do Estado do Rio de Janeiro

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Roberto Fróes
8 anos atrás

Essa última frase está fora de contexto, pode apagar.

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Roberto Fróes
8 anos atrás

Meu caro, se estou equivocado é irrelevante, de acordo com suas explicações a confusão era bem grande. Acho engraçado falar que não tinha problema de titularidade e passar um parágrafo descrevendo como corrigiu o problema de titularidade, a josta do terreno sequer tinha dono direito, kkkkk
Ademais, defunto também não importa mais. Ainda fui delicado em não citar a palhaçada, elitismo e erros dos defensores do autódromo. Se negaram a se juntar com o povo da Vila Autódromo que aliás foram os únicos a colocar o pau na mesa. Acharam que fazendo carreata iriam sensibilizar alguém ou a sociedade. Será que ninguém percebeu que congestionamento exibicionista de carro de corrida não ganha simpatia?
Um carro de corrida ocupa 5 pessoas diretamente, não é o piloteco que é o mais importante, ele apenas paga as contas nessa indústria. Na primeira dor de barriga vão andar de jet-ski.
A estratégia de defesa de Interlagos é baseada em povo, seja empregado, seja usuário do Parque em uma região hoje carente de áreas de lazer, bem como obtenção de apoio político de quem quer que seja.
No final, o Paes sequer teve que fazer muita força.

Gleidson
Gleidson
8 anos atrás

Infelizmente Flávio, o automobilismo brasileiro está morrendo por isso, não só o automobilismo mas os outros esportes também, colocam nas mãos de pessoas que não tem nada a ver com o assunto, para administrar, as confederações brasileira são vergonhosas e nossos atletas, não fazem nada para mudar essa história, cadê a união dos pilotos e equipes para enfrentarem a CBA por exemplo? Temos categorias de reconhecimento mundial, pilotos de nível mundial e a CBA não da importância alguma, é lamentável.

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

Po…mas o cara era insubstituível? Nunca existiu ninguém treinado para ficar no lugar dele caso algo o afastasse do trabalho? Agora por causa de 1 pessoa o automobilismo inteiro de um país vai acabar!

vinicius
vinicius
8 anos atrás

Boa matéria,agora só nos resta esperar pra ver como vai termina essa ”façanha” que fizeram…

Fernando
Fernando
8 anos atrás

É importante ficar repetindo o nome do gênio: ALCINO REIS ROCHA, do PC do B, o que só aumenta o absurdo, e cupincha do Orlando “CC” Silva. Parece coisa da Nádia. Ou seja, o sujeito, ou a besta, de executivo não tem nada, trata-se mais uma vez de preencher cargos técnicos usando critérios políticos, e perdemos todos nós.

Paulo Lava
Paulo Lava
8 anos atrás

Sou uma pessoa simples e, portanto, vejo as coisas de maneira simples. Poderia escrever ‘n’ parágrafos. Porém, além do ótimo artigo by Flavio Gomes, já se escreveu tudo sobre o Francisco Rosa. Duvido que eu tenha algo novo para acrescentar – exceto, claro, que sou apenas um número em termos de protagonizar admiração e reverência pela carreira deste magnífico profissional que tanto orgulha o Automobilismo Brasileiro.
Por outro lado, me parece estar sendo ‘regra’ verificar que pessoas COMPETENTES são injustamente ‘deletadas’ do esporte motorizado. Aqui no RGS, os hoje (graças ao bom Deus e/ou outra entidade) EX-gestores de um complexo automotivo foram demitidos. Porém, antes disto, eles injustamente demitiram pessoas competentes e, pior ainda, alegaram falta de verba para pagar justo salário para profissionais que, assim como eu, fizeram o ‘pecado’ de AMAR o Automobilismo e querer fazer deste esporte sua profissão. Tudo indica, o exemplo daqui foi – infelizmente – muito bem ‘imitado’ pelos gestores paulistanos. Que triste maneira de iniciar o dia e saber tal notícia…

André Fonseca
André Fonseca
8 anos atrás

Guarde esse post, FG, pois quando São Paulo perder o GP do Brasil de F1, vc já terá a resposta!!!

johnny savalla
johnny savalla
8 anos atrás

Chico Rosa é de uma importância vital para o automobilismo brasileiro . Esse executivo deveria entrar no Google ( se é que sabe o que é ) colocar o nome da / das pessoa / as em questão e saber quem são. Bastava um clique . Lamentável !!!

Rafael Silva
Rafael Silva
8 anos atrás

Não conheço o Chico Rosa, não posso opinar a respeito dessa decisão, mas… se eu entendi bem, supondo que ele não tivesse sido demitido mas sim tivesse morrido, ano que vem não teria mais F1 em SP? É isso? Talvez seja errada a decisão de demitir ele mas não é exagerado dizer que a F1 vai acabar aqui no BR sem ele?

johnny savalla
johnny savalla
Reply to  Rafael Silva
8 anos atrás

Realmente Rafael você não conhece nada do Chico Rosa . Um dia quem sabe vc possa entender. Aproveite e vá até o Google e digite o nome Chico Rosa.

Márcio Vilarinho Amaral
Márcio Vilarinho Amaral
Reply to  Rafael Silva
8 anos atrás

Chico Rosa é o “não-piloto” mais importante da história do automobilismo nacional. E realmente, se o Brasil continua tendo o GP, deve muito a ele.

Marcio
Marcio
Reply to  Rafael Silva
8 anos atrás

Na boa, F1 já acabou no BR faz tempo!

Pablo Martin
Pablo Martin
Reply to  Rafael Silva
8 anos atrás

Concordo com a linha de raciocínio. A abordagem de FG foi de um fatalismo exagerado.

Robertom
Robertom
8 anos atrás

A SPTuris é uma desgraça para o esporte motor, pois prioriza a realização de Festivais de Música, Maratonas, Eventos Empresariais, deixando o automobilismo e o motociclismo a ver navios.
Com a reforma, sabemos que poucas datas estariam disponíveis, mas deixaram de fora até uma categoria super organizada e profissional como a F. Truck (que havia solicitado uma data para o fim de 2015), além da Moto 1000 GP, Superbike Br., e Paulista de Automobilismo, que só consegui uma data que ninguém queria, 20/12..
Presidida por um político, através de uma indicação política, sendo de economia mista e ainda por cima deficitária, gera prejuízo para a prefeitura e certamente muito lucro para alguns espertos, entre os quais uma empresa de promoções de eventos parceira da prefeitura na SPTuris.
É necessário acabar com a SPTuris, ou pelo menos retirá-la da administração de Interlagos, que deveria ser da Secretaria de Esportes.

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Flávio, vamos ver se agora vc para de defender cegamente esses imorais do PT. Falo isso porque sempre votei no PT, mas chega uma hora temos que começar a encarar a verdade.

Márcio Vilarinho Amaral
Márcio Vilarinho Amaral
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Tava demorando pra alguém dizer que a culpa é do PT. Inclusive, o Rosberg rodou domingo por culpa da Dilma.

Concordo, já encheu isso.

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Paulo
8 anos atrás

O PT não fez nada e não inventou nada, o Haddad sequer mexeu na Administração de Interlagos que continuou a mesma desde o Kassab. Partidarizar é errado e divide os defensores de Interlagos. O prefeito Haddad não fez nem pior e nem melhor que os outros. Prefeito não tem que ligar muito para aquilo, tem coisas mais importantes e urgentes, mas o problema é que a rataiada fica solta.
Ou bem ou mal, enterrou R$ 160 milhões de verbas federais. Critico as obras porque as mesmas tem irregularidades e não levaram em conta o tempo de execução e isso vem causando miséria para os trabalhadores que vivem de corridas.
Critico ao ponto de ter denunciado ao MP que abriu o processo MP 37.0739.0005924/2015-5 na 10ª Promotoria Pública, Rua Riachuelo, 151, 7° andar.
No entanto, o Haddad atrelou a PMSP à F1 e ao uso do Parque Municipal para o esporte a motor. No médio prazo será benéfico, as diferenças existem no “DURANTE” e não nos “FINALMENTE”.
Basta voltar Interlagos para a Secretaria de Esportes saindo desse cabidaço SPTuris que as coisas entram no lugar.

Saima
Saima
Reply to  Paulo
8 anos atrás

Tomei um tombo no chuveiro agora há pouco. Culpa da Dilma, claro. PQP

Romeu Nardini
Romeu Nardini
8 anos atrás

Não se podia esperar algo melhor dessa SPTuris. Aquilo é um cabidão de empregos e nada mais. Tudo que ela mexe, está podre, inclusive o complexo Anhembi. E podem ter certeza, que a demissão do grande Chico Rosa, moveis e utensílios do nosso Templo, o Autódromo José Carlos Pace, não foi só por motivos de salários. Por trás dessa demissão, existem interesses espúrios. Se livrando do Chico, as coisas ficam mais fáceis, para futuras negociatas envolvendo o autódromo e até a sua extinção por completo, que deve ser o desejo da Prefeitura. E não é de hoje. Não acredito infelizmente da volta do Chico Rosa. Ele atrapalha muito!!! A não ser que nós façamos um movimento muito grande para te-lo de volta, mas vamos ter que enfrentar muito bandido, muita coisa ruim e mal cheirosa, lá dentro da SPTuris.

Robertom
Robertom
Reply to  Romeu Nardini
8 anos atrás

O autódromo não sera destruído, na minha opinião, apenas por que muita gente lucra com as reformas para a F1.

Luís Gustavo
Luís Gustavo
8 anos atrás

Posso estar errado, mas nosso oompa loompa Ingles Mr Bernie ecclestone tem Reunião com representantes da prefeitura no fds do GP de interlagos. Será que esse é um dos assuntos em pauta?

Ricardo divila
Ricardo divila
8 anos atrás

Cada seis meses vem a coceira de voltar a fazer algo no Brasil. E sempre ha algo que me diz” deixe isso para depois, nao e hora, nem as condicoes permitem.”

Vendo absurdos como a demissao da pessoa que mais conhece administracao de autodromos no Brasil, ligado ao meio e responsavel por todos os campeonatos mundiais ganhos pelo Brasil, chego a conclusao que nao tem jeito. E melhor ficar por aqui, e trabalhar onde se tem amor pelo automobilismo.

Cada pais tem o destino que merece, e me parece que agora o Brasil definitivamente escolheu ser a terra que despreza o seu passado e do que pode se orgulhar.

Cabe a todos envolvidos no automobilismo levar essa decisao como um alerta para se envolver mais na maneira como e dirigido esse esporte, aonde e praticado e como melhorar o ambiente.

Eng. Francisco Rosa e o exemplo de alguem que sabe o que faz, professional e alem de tudo apaixonado pelo automobilismo.

Robertom
Robertom
Reply to  Ricardo divila
8 anos atrás

Perfeito, embora eu ainda tenha um fiozinho de esperança de que toda esta desgraça possa ser revertida.

Fritz Jordan
Fritz Jordan
Reply to  Ricardo divila
8 anos atrás

Boa, Ricardo!

Marcel
Marcel
8 anos atrás

Flávio, parabéns por ser apartidário quando a causa é justa. E essa causa é mais do que justa, é imprescindível que o Chico volte ao posto, ainda hoje se possível.
Lamento muito ler isso, espero que meu filho e meus netos possam curtir Interlagos como eu pude.

Envio wermuth
Envio wermuth
8 anos atrás

Muito bom.artigo Flávio és um.expert no assunto continue assim defendo pessoas desse quilate

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Engraçado flávio que você fez questão de citar o José Serra para falar que o autóromo passou a SP Turis dando a entender no texto que por causa da criação do Serra o Chico foi demitido.

Por que você não escreveu que foi seu querido Haddad que indiretamente demitiu o Chico, que foi o Haddad que colocou o tal executivo na SP Turis?

Andre Vitor
Andre Vitor
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

kkkkkkkkkkkk!

Jose
Jose
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

É, se você entendeu assim, vc é retardado. Ta claro flho.

Fernando
Fernando
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

É, ficou essa impressão, um pouco, mas certamente não foi o que o Flavio quis dizer. Como alguém já escreveu, trata-se de questão apartidária.

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

O Flavio apenas falou a pura verdade, a ideia de passar Interlagos da Secretaria de Esportes para o cabidaço SPTuris foi do Serra.
Sou coxinha e tucano, mas a verdade é que foi o Serra que fez a cagada que acabou com o automobilismo paulista. Espero que o Haddad corrija isso e rápido, a SPTuris sequer sabe tomar conta das Notas do Carnaval.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  Rodrigo
8 anos atrás

Caro Rodrigo, o título do post ´é “Como assim prefeito?”.
Onde o Flávio disse que foi o Serra? Só citou a criação do órgão. Pelo próprio título é claro que se a demissão foi agora o responsável é o prefeito de São Paulo, que no momento é do PT. Talvez ele nem saiba da decisão de seu subordinado. Espero que o post do FG ajude alguém a ter clareza de idéias e admitir que foi um erro sem tamanho demitir o Eng. Francisco Rosa.

Felipe
Felipe
8 anos atrás

Da última vez que deixaram o Chico de lado, construíram uma mureta e não uma zebra na Curva do Café.

Boa sorte, Interlagos. Vai precisar.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
8 anos atrás

Gente grande!!! Entenda-se Tio Bernie ?? Sinceramente, tem horas que aquela frase do baixinho francês quando disse: O Brasil não é um país sério me faz pensar que estava certo.

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

Se eu já não gostava da administração Hadad, o que dizer agora???

Uma das maiores barbaridades (se não a maio) que ocorreram no automobilismo brasileiro.

Imbecilidade, estupidez, idiotice, incompetencia. Faltam adjetivos…..

Martins86
Martins86
8 anos atrás

Porque não se preparou um sucessor?? Ninguém vive para sempre. O fato é que o Chico Rosa era excepcional no que fazia e isso não se pode nem questionar. Mas…e se Chico tivesse ficado doente e impossibilitado de trabalhar? Ou se tivesse falecido? Tb seria culpa da SPTURIS/PMSP? Pq o próprio Chico não pensou em transferir parte do seu conhecimento para um funcionário de carreira do autódromo, para que ele pudesse dar continuidade ao bom trabalho? De novo: ninguém é insubstituível, ainda mais no poder público. O autódromo perde uma ótima pessoa, mas o foco da discussão precisa ser outro agora: como e quem poderia assumir esta função.

Saima
Saima
8 anos atrás

Não fosse por esse senhor, não haveria este blog e nem nós comentando. Ele literalmente alimentou o Emerson na Europa. Muito errado. Aguardemos o que o prefeito Haddad fará a respeito.

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
8 anos atrás

O que dizer……. espero, sem muita esperança, que se reverta. Essa bipolaridade me incomoda, para aonde vamos, como e com quem? Tem certas pessoas que tem de permanecer, independente de custos e produtividades. Estas pessoas são analisadas por quem só sabem ler planilhas e nem cogita em ler um livro de história. Não é para virar um museu e sim para demonstrar respeito.

Ramon Hiama
8 anos atrás

Se o Sr. Alcino Reis Rocha, atual presidente da SPTuris, trabalhou durante 9 anos no governo federal em diversos setores ligados ao futebol, coisa certa é que não haveria de fazer em relação ao Autódromo de Interlagos.

Agora vá por alguém ligado ao automobilismo para gerir empresas responsáveis pelos maiores estádios de futebol, pra ver se vão achar bom! Haverá guerra e derramamento de sangue! Sairá nos maiores jornais impressos e televisivos com ar de tragédia!

Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Não é, futebolistas?

André Queiroz
8 anos atrás

A demissão de Chico Rosa é a maior injustiça na história do automobilismo brasileiro. Revogação do ato JÁ!;

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
8 anos atrás

Acompanho o Blog e o Grande Prêmio desde os tempos de Warmup. Sempre soube do trabalho que o Chico fez e faz pelo Automobilismo Brasileiro. Mandei um tweet para o Prefeito Haddad, em algum momento ele vai ler.

Fernando do Amaral
Fernando do Amaral
Reply to  Wendell Oliveira
8 anos atrás

boa Wendell.
não tenho twitter mas vou tentar me comunicar com o vereador em quem votei, que hoje é o secretário municipal de cultura e importante aliado do prefeito atual – embora titular de outra secretaria eu o conheço pessoalmente , talvez ajude a um gesto favorável à readmissão do eng. Chico Rosa.

Toni Vasconcelos
8 anos atrás

Injustiça total. Não é assim que se resolve os problemas administrativos. Claramente foi a atitude de alguém que não conhece o trabalho e a história de Chico Rosa. Que volte, pela justiça do caso, pelo bem do já combalido automobilismo brasileiro.

Saima
Saima
8 anos atrás

Um senhor era o dono de um restaurante à beira de estrada, e lá fazia-se frango frito em porções generosas e temperadas. Era um sucesso, e assim foi por anos e anos, sempre lotado.
Então, o filho desse senhor foi estudar fora e fez MBA, doutorado etc. Voltou e quis implementar tudo o que aprendera, como microgerenciamento, otimização e kaizen.
O jovem trocou as toalhas de pano pelas de plástico, etalheres, copos e pratos também de plástico, pois isso seria prático e geraria economia de água e funcionários na cozinha seriam cortados.
Ainda reduziu o tamanho das porções, pois viu que sempre havia sobras. Dessa forma, economizou nas compras de carne, tempero e embalagens.
E enxugou o cardápio para reduzir estoque.
Em menos de um ano, o restaurante quebrou e o pai quer ver o diabo mas não o filho.
Isso ilustra bem o que acontece por aí.

Robertom
Robertom
Reply to  Saima
8 anos atrás

Embora estas técnicas de gerenciamento sejam realmente uma desgraça, não é o que ocorre neste caso, é pura política…

Osmer
Osmer
8 anos atrás

Parafraseando Flavio Gomes: “Você foi demitido, provavelmente, porque é um mau profissional. E sua empresa, uma má empresa. Quando tudo está bem, é meritocracia. Quando piora, “culpa do governo”.”

Mello
Mello
8 anos atrás

Todos os “consultores” dizem que o “capital humano” é o “ativo” mais importante de uma empresa.

Ora, bolas! Nunca fui a Interlagos, nem conheço Chico Rosa. Mas se ele fez tudo isso que falou e demitiram-no, o “executivo” deve pedir desculpas e o prefeito deve recolocá-lo.

Bernardo Pacheco
Bernardo Pacheco
8 anos atrás

Ninguém é insubstituível… Até para servidores públicos e Ministros do STF existe aposentadoria compulsória. Vamos dar oportunidade para os mais novos, da mesma forma como ele teve há 40 anos.

adriana greco
adriana greco
8 anos atrás

To passada. Chiquinho é tudo para interlagos e para o automobilismo. O conheço desde que nasci …. qdo criança ele ia pra Ubatuba com a gente e me levava no fundo do mar …. olha o qto eu era criança! Por varias vezes esteve conosco em nossas equipes e sempre frequentou nossa casa e vice versa. Espero que realmente isso não aconteça e se eu puder ajudar como ativista que sou…. Bora!

Muller
Muller
8 anos atrás

Pelo que percebi, há uma cruzada contra os veículos à combustão nessa cidade – então não duvido nada desse ato ter sido intencional.
Resta saber se quem faz a conta achou pouco o retorno dos eventos em Interlagos…

Luciano
Luciano
8 anos atrás

O salario é publico. R$18.232,63. Salario mais alto dentre os nao membros da Diretoria executiva. Custo-beneficio desta demissao? Pois é… Agora, um ponto importante: quem é o proximo Chico Rosa? Quem ele vinha preparando? O cara já tem 73 anos. Nao tem o pique de 10 anos atrás. Se nao “preparou” um sucessor, dentro da estrutura da SP Turis, aí, sinceramente, o erro é dele.

http://www.spturis.com/transparencia/pdf/2015/10-colaboradores_livre_provimento.pdf

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  Luciano
8 anos atrás

O Chico Rosa não é o Administrador de Interlagos há anos, desde a gestão Kassab. Foi colocado como Assessor.
Alguma coisa aconteceu nessas obras para terem lhe dado o Bilhete Azul.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
8 anos atrás

O desfecho desse episódio vai ser um bom termômetro pra saber a postura do Haddad, quando a importância do Chico Rosa chegar ao conhecimento dele.

Espero que o cara faça a coisa certa e conserte este erro.

Este tipo de situação acontece sempre, em qualquer tipo de gestão, em qualquer esfera administrativa. Especialmente quando alguma função originalmente exercida pelo Estado passa a ser exercida por empresas tipo a SPTuris.