Considerando que o primeiro Caravelle (PP-VJC) começou a operar no Brasil em setembro de 1959 esta peça publicitária deve ser do fim deste ano ou do início de 1960, pouco antes do primeiro 707 (PP-VJA) começar a operar e virar o principal garoto propaganda da Varig até a chegada dos primeiros 727 em 1970.
O Caravelle também foi pioneiro por ter sido a primeira aeronave comercial com as turbinas acopladas ao fundo da fuselagem, deixando as asas livres.
Mas também tem uma nota triste. O Caravelle PP-VJD foi protagonista do primeiro acidente aéreo de Brasília, ocorrido em 27/09/1961 e que tinha a bordo nada mais nada menos do que Leonel Brizola, recém saído da campanha da legalidade, e Estácio Souto Maior, pai de Nelson Piquet. Não houve vítimas fatais graças a Deus, mas imagine as consequências se tivesse.
Paulo Torres Garcia
9 anos atrás
O artista plastico que fazia os cartazes publicitários da VARIG era o Nelson Jungbluth. Gaúcho, como a VARIG, falecido em 2008. Arista de traços refinados e aquareladas fantásticas. Muito provavelmente é dele este cartaz.
Ver mais em: https://www.pinterest.com/historian71/varig/
Abraço,
Pergunta pro irmão do Mauro Beting, o Gianfranco, vulgo meu primo…
Paulo F.
9 anos atrás
Época memorável para a aviação.
RENATO
9 anos atrás
Puxa já fizemos isso?
Cadê as mulheres peladas, o carnaval?Linda propaganda!
OBS.Adoro mulheres,principalmente peladas.
Roberto Fróes
9 anos atrás
De 1959,.
O avião da propaganda é um Caravelle.
Operou aqui antes do Boeing 707, que chegou em 1960, apesar de ambos terem sido encomendados às fábricas simultaneamente, em 1957.
O Caravelle começou operando na rota Rio-New York, em revezamento com o Constellation.
Quando os B707 chegaram, em 1960, os jatos franceses passaram a operar rotas domésticas e rotas sulamericanas para o Pacífico.
Interessante, os 1ºs modelos não tinham reversão nas turbinas, e usavam paraquedas (!!) para ajudar na frenagem, nos pousos, como os aviões militares fazem até hoje.
Só que os dos aviões comerciais eram muito maiores, e tinham que ser recolhidos e dobrados após o pouso…
Lembrando que o 707 sumido em 1979 com o cmte Gilberto e que até hoje não sem tem notícias se não me engano jon travolta tem este modelo
Farid Salim Junior
9 anos atrás
Vi esse anúncio em uma revista Seleções antiga – lá pelo início dos anos 60… E o avião é um Caravelle – modelo que tinha o bico unido à cabine em um único módulo. Estes, voaram até meados dos anos 70.
Marcelo dos Santos
9 anos atrás
Flamingos????
Fábio
9 anos atrás
O avião do anuncio é um S. A. Caravelle, (sempre achei esse estranho por causa dessa linha que começa cauda e vai ate metade do avião) então deve do inicio da era a Jato, por volta de 1960.
Outra detalhe, o exterior da cabine do Caravelle é quase idêntico ao novíssimo 787 da Boeing.
No Brasil, a espécie encontra-se ameaçada de extinção na última área em que ainda é encontrada, o Estado do Amapá, devido ao estabelecimento de plantações de arroz na região das lagunas, às salinas ao longo da costa, à caça predatória e à captura de seus ovos. Listada no Anexo II da CITES.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Considerando que o primeiro Caravelle (PP-VJC) começou a operar no Brasil em setembro de 1959 esta peça publicitária deve ser do fim deste ano ou do início de 1960, pouco antes do primeiro 707 (PP-VJA) começar a operar e virar o principal garoto propaganda da Varig até a chegada dos primeiros 727 em 1970.
O Caravelle também foi pioneiro por ter sido a primeira aeronave comercial com as turbinas acopladas ao fundo da fuselagem, deixando as asas livres.
Mas também tem uma nota triste. O Caravelle PP-VJD foi protagonista do primeiro acidente aéreo de Brasília, ocorrido em 27/09/1961 e que tinha a bordo nada mais nada menos do que Leonel Brizola, recém saído da campanha da legalidade, e Estácio Souto Maior, pai de Nelson Piquet. Não houve vítimas fatais graças a Deus, mas imagine as consequências se tivesse.
O artista plastico que fazia os cartazes publicitários da VARIG era o Nelson Jungbluth. Gaúcho, como a VARIG, falecido em 2008. Arista de traços refinados e aquareladas fantásticas. Muito provavelmente é dele este cartaz.
Ver mais em:
https://www.pinterest.com/historian71/varig/
Abraço,
Pergunta pro irmão do Mauro Beting, o Gianfranco, vulgo meu primo…
Época memorável para a aviação.
Puxa já fizemos isso?
Cadê as mulheres peladas, o carnaval?Linda propaganda!
OBS.Adoro mulheres,principalmente peladas.
De 1959,.
O avião da propaganda é um Caravelle.
Operou aqui antes do Boeing 707, que chegou em 1960, apesar de ambos terem sido encomendados às fábricas simultaneamente, em 1957.
O Caravelle começou operando na rota Rio-New York, em revezamento com o Constellation.
Quando os B707 chegaram, em 1960, os jatos franceses passaram a operar rotas domésticas e rotas sulamericanas para o Pacífico.
Interessante, os 1ºs modelos não tinham reversão nas turbinas, e usavam paraquedas (!!) para ajudar na frenagem, nos pousos, como os aviões militares fazem até hoje.
Só que os dos aviões comerciais eram muito maiores, e tinham que ser recolhidos e dobrados após o pouso…
Lembrando que o 707 sumido em 1979 com o cmte Gilberto e que até hoje não sem tem notícias se não me engano jon travolta tem este modelo
Vi esse anúncio em uma revista Seleções antiga – lá pelo início dos anos 60… E o avião é um Caravelle – modelo que tinha o bico unido à cabine em um único módulo. Estes, voaram até meados dos anos 70.
Flamingos????
O avião do anuncio é um S. A. Caravelle, (sempre achei esse estranho por causa dessa linha que começa cauda e vai ate metade do avião) então deve do inicio da era a Jato, por volta de 1960.
Outra detalhe, o exterior da cabine do Caravelle é quase idêntico ao novíssimo 787 da Boeing.
Fabio
Aquela quilha no dorso do caravelle é apenas uma quilha dorsal de estabilização do voo no sentido longitudinal.
Ela se estende até praticamente o meio da fuselagem.
A vitória-régia eu entendi, mas é curioso o flamingo na propaganda, ave que só vi no Brasil em zoológicos.
Tanto a Vitória-Régia como o Flamingo rosa são comuns na amazônia.
No Brasil, a espécie encontra-se ameaçada de extinção na última área em que ainda é encontrada, o Estado do Amapá, devido ao estabelecimento de plantações de arroz na região das lagunas, às salinas ao longo da costa, à caça predatória e à captura de seus ovos. Listada no Anexo II da CITES.
Vivendo e aprendendo. Valeu, Carlos e Martim!