Amigos, aqui é o Tosche. Rei do Onibus antigos. Vocês estão preocupados com o Onibus com a Placa preta. Sò existe 10 carros desses de 14 metros. Este é um onibus simulador da Viação Cometa. Quem conduzia ele eram os motoristas que aprendiam a dirigir esse onibus, para depois o famoso CMA. Sou uma pessoa de 76 anos, fui aviador da TransBrasil, sempre apaixonado por onibus, inclusive tenho um Flxble da Expresso Brasileiro, que meu falecido pai trabalhou com ele. FAzia a linha de tripulantes da Transbrasil. Hoje tenho um cargueiro original da Itapemirim 326, e mais alguns carros. Onibus da Colsan que ficava na praça do Patriarca. Já perdi de vista os onibus. Hoje só curto o CMA 4099 que foi da linha de Itajuba Belo Horizonte que ainda tem o radio transmissor original e a antena. Que aprecia onibus veja no google : onibus cma 4099. Vai curtindo ele. Em todos eventos eu estou presente. Não percam dia 3 de Janeiro de 2016. Estarei na estação da luz com o uniforme da cometa. Hoje sou uma figura especial, igual ao vigilante rodoviario. Todo primeiro domingo do mes na estação da luz estarei presente. Sou educado. Vou explicar a situação do cargueiro. É um cargueiro da viação cometa. O unico com 6 bexigas na traseira. O farol não tem que brigar comigo, pois a pessoa que fabricou o CMA quis inovar antes de fazer o estrelão. Aquilo foi uma cobaia que não deu certo. Esse carro nunca viram pois só andava de noite pois motorista fazia experiencia para onibus CMA. Que a tradução desse carro, todo mundo fala mal. Esse é um 124 com 360 cavalos, cargueiro. Documento consta como motorhome. Amigos, desejo hoje no dia 25 um feliz natal e um prospero ano novo, com muita saude. Curtindo os onibus do Tosche, que um dia vão estar presentes. Dia 3 de Janeiro estarei na estação da luz. LEvem maquina para tirar foto.
Mais uma que aprendi sobre CMA. Sempre fui fascinado pelo modelo. Tive até de brinquedo, quando criança. Este, realmente não conhecia. Mas a história da indústria automobilística brasileira, está repleta destes veículos de testes e, alguns remanescentes, de tão exóticos, acabam sugerindo modificações artesanais. Erroneamente. Óbvio! Não posso dizer que seja bonito, visto a alteração drástica da identidade visual, muito forte e marcante nos Flechas. Mas, tem a sua história. E, exatamente por esta modificação da fábrica, que o faz tão singular. Parabéns pelo modelo e obrigado por compartilhar sua história!
O Seu Tosche tem várias raridades como um Monobloco que a Itapemirim transformou em veículo de carga e ele comprou original, o problema é que ele não cuida direito dos carros e aí eles acabam ficando com esse estado deteriorado.
Amigo, você fez uma declaração de que meu Onibus Itapemirim é transformado. Não, ele é original fabricado pela Mercedes Benz do Brasil. Naquela época a Mercedes junto com a Itapemirim fabricou essa raridade que tenho. Clebio, sou uma pessoa simples, não ando com onibus deeriorado. Ganho para andar com ele original. Não fale essa palavra, deteriorado. É a Cometa que pede para andar com carro original. O 4099 nunca foi reformado, é original. Mas fica desagradavel falar deteriorado. Quando você chegar na minha idade com 76 anos, não fale mais deteriorado. O CMA nunca vai ser deteriorado. Um abraço e um Feliz 2016. Todo primeiro domingo estou na estação da luz. Abraço.
Amigo, aqui é o Tosche. Quem criou esse carro não foi eu. Antes de sair o estrelão queriam fazer uma fantasia de onibus pra continuar com o CMa. Então pegaram o cargueiro que era para treinamento de motorista de CMA e começaram a complicar. Espelho péssimo, e o farol que tenho que andar desse jeito. Aquele onibus sempre foi um simulador, treinamento para CMA. todo primeiro domingo do mes estou na estação da luz. Abraço e feliz ano novo.
Não recordo o nome do proprietário desse ônibus, mas o conheci no encontro de autos antigos que tem na avenida José Maria Witacker (todo último domingo do mês ), possui diversos Cometas, na ocasião estava com um ônibus todo original, até o rádio-comunicador funcionava e segundo ele era o que fazia a linha Poços de Caldas. Esse senhor vai aos eventos com o uniforme da Cometa é uma pessoa muito gentil e acessível, talvez esse da foto tenha sido uma licença poética para quem preserva tantos veículos antigos. No domingo que estive lá haviam também três DKW e claro dois CJ entre outros bons antigos
Amigo, esse farol do G6 era um teste antes do estrelão, para fazer uma modificação no CMA. E ai você viu o que deu. Tenha um feliz ano novo. Todo primeiro domingo do mes estou na estação da Luz. Continuo com o Flxible
Zé Tros
8 anos atrás
Pior são alguns que a Cometa tinha, com frontal adaptado de Marcopolo Paradiso G6.
Cristian
8 anos atrás
Dados do veículo:
SCANIA/K113 CL 4X2 360 – 1995/1995 – PRATA
SANTANA DE PARNAIBA/SP
Chassi ************63927
Consulta realizada em 07/11/2015 16:37:24
Cesar
8 anos atrás
Ôpa! Esse fica perto de casa, na Av. do Café pra ser mais exato.
Está com frequência estacionado lá.
Nunca o fotografei ou o recomendei para o blog justamente por esses faróis medonhos, mas me recordo de quando ele começou a ficar parado lá ainda sem a pintura refeita, estava bem gasto…
Acredito que o lance da placa preta deve ter acontecido da mesma forma que um amigo meu fez com seu opala todo fuçado, veloz e furioso (e igualmente medonho).
Levou para a avaliação todo arrumadinho, e literalmente, saiu de uma oficina e entrou em outra. Andou original com placa preta por meia hora no máximo.
Tudo isso só para fugir do controlar na época.
Até mais!
Fernando
8 anos atrás
Fake, a placa é montagem.
Eduardo Britto
8 anos atrás
Esse dinossauro é um híbrido de cruzamento com alguma monstrinha japonesa…
Luis felipe
8 anos atrás
Aqui em BSB tem um Charger 76 Placa Preta simplesmente sem as faixas pintadas
Luciano Balarotti
8 anos atrás
esta semana mesmo vi um “Cometão” bem original, e com as devidas marcas do tempo, à serviço de uma empresa de turismo – só com o nome da empresa trocado
RENE FERNANDES
8 anos atrás
Esses retrovisores são os originais?? Será um buzão Muambatur??
Não são originais, eles aparentam ser de algum ônibus urbano, Viale ou Millennium talvez.
andre lima
8 anos atrás
Os faróis com certeza foram substituídos por estes aí, porque o dono atual está pouco se lixando pra história do veículo e aquilo que ele representou… vai ser utilizado até o osso e depois descartado sem dó… infelizmente.
cp_vader
8 anos atrás
Grande exemplar, deve der um Flecha Azul V. Esses faróis são de marcopolo atual e são um crime.
Placa “treta” é phoda, aprovam para qualquer merda, é só pagar…
Para mim, perdeu todo o sentido…
Tem vários Dinossauros e Flexas Azuis com a pintura da Cometa por aí, alguns muito legais.
Meu sonho, caso acerte na loteria, é restaurar um Turbo-Jumbo com a pintura da Cometa, o antecessor.
Pena que neste ano, por falta de patrocínio não tivemos a exposição de ônibus e caminhões no Memorial da AL…
Vicente
8 anos atrás
Caro Flávio. Tanto os faróis quanto a placa parecem uma montagem.
ANNEKIM
8 anos atrás
Quem nunca cruzou com um ou teve o prazer de andar no famoso “Flecha Azul da Cometa” Jamais haverá outro como ele , por mais moderno que seja, o CMA virou lenda. Design americano,chassis leve, e muito bem construído,carroceria e rodas de alumínio,teto frontal tipo camelo,pra empurrar motor Scania K 113 um dos melhores, e como andava videos no tube no qual alguns doidos (o motorista e os passageiro claro)
a mais de 170km/hr lá pelos planos de Goiás. Apesar de hoje já defasados frente aos modernos rodoviários ,visto que eles concorrem até com a aviação, Ainda são e serão respeitados e por muito tempo pelas estradas do Brasil..
Claudio Bassi Elias
8 anos atrás
Não deveria mesmo! Este ônibus é 1988 e jamais poderia. É pirataria pura. Placa preta virou “palha assada”.
smoker
8 anos atrás
Nooooooossa quem sera o jeca que teve essa infeliz idéia? matou o latão tão lindo!
e ainda deixou as marcas do remendo… 100 chicotadas está bom?
Geraldo
8 anos atrás
Este assunto de “Placa-Preta” , na devida oportunidade, poderia ser tratado por aqui. Na região em que eu moro, existe um automóvel, muito bonito, dos anos 70, mas modificado. Cor, grade, rodas tunadas, rebaixado, etc. Parece um Hot-Wheels. Mas tem placa -preta. É só um exemplo, pois eu o vejo sempre pelo meu caminho, mas não é o único.. É injusto para quem se empenha manter ou restaurar fielmente o seu automóvel.
Wagner - Curitiba
8 anos atrás
A placa preta indevida…
É só a FBVA puxar pela placa e tirar o certificado. Pronto.
YEROSHA
8 anos atrás
Não só os faróis,bem como os espelhos ,para-choque, logo frontal”SCANIA”,más como já tem PLACA PRETA agora pode alterar à vontade.,pelo menos esse ainda cultua e conserva o rei das estradas, o lendário Dinossauro SCANIA CMA K113 ex Cometa esse andava ,do jeito que descia ,subia.Até hoje é respeitado e reverenciado nas estradas.
Tomara que o proprietário tenha condição de mante-lo por muito tempo,senão será mais um pedaço da história à acabar num desmanche qualquer vendido por quilo de aluminio.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Amigos, aqui é o Tosche. Rei do Onibus antigos. Vocês estão preocupados com o Onibus com a Placa preta. Sò existe 10 carros desses de 14 metros. Este é um onibus simulador da Viação Cometa. Quem conduzia ele eram os motoristas que aprendiam a dirigir esse onibus, para depois o famoso CMA. Sou uma pessoa de 76 anos, fui aviador da TransBrasil, sempre apaixonado por onibus, inclusive tenho um Flxble da Expresso Brasileiro, que meu falecido pai trabalhou com ele. FAzia a linha de tripulantes da Transbrasil. Hoje tenho um cargueiro original da Itapemirim 326, e mais alguns carros. Onibus da Colsan que ficava na praça do Patriarca. Já perdi de vista os onibus. Hoje só curto o CMA 4099 que foi da linha de Itajuba Belo Horizonte que ainda tem o radio transmissor original e a antena. Que aprecia onibus veja no google : onibus cma 4099. Vai curtindo ele. Em todos eventos eu estou presente. Não percam dia 3 de Janeiro de 2016. Estarei na estação da luz com o uniforme da cometa. Hoje sou uma figura especial, igual ao vigilante rodoviario. Todo primeiro domingo do mes na estação da luz estarei presente. Sou educado. Vou explicar a situação do cargueiro. É um cargueiro da viação cometa. O unico com 6 bexigas na traseira. O farol não tem que brigar comigo, pois a pessoa que fabricou o CMA quis inovar antes de fazer o estrelão. Aquilo foi uma cobaia que não deu certo. Esse carro nunca viram pois só andava de noite pois motorista fazia experiencia para onibus CMA. Que a tradução desse carro, todo mundo fala mal. Esse é um 124 com 360 cavalos, cargueiro. Documento consta como motorhome. Amigos, desejo hoje no dia 25 um feliz natal e um prospero ano novo, com muita saude. Curtindo os onibus do Tosche, que um dia vão estar presentes. Dia 3 de Janeiro estarei na estação da luz. LEvem maquina para tirar foto.
Sou o único autorizado para usar a pintura da Cometa.
Mais uma que aprendi sobre CMA. Sempre fui fascinado pelo modelo. Tive até de brinquedo, quando criança. Este, realmente não conhecia. Mas a história da indústria automobilística brasileira, está repleta destes veículos de testes e, alguns remanescentes, de tão exóticos, acabam sugerindo modificações artesanais. Erroneamente. Óbvio! Não posso dizer que seja bonito, visto a alteração drástica da identidade visual, muito forte e marcante nos Flechas. Mas, tem a sua história. E, exatamente por esta modificação da fábrica, que o faz tão singular. Parabéns pelo modelo e obrigado por compartilhar sua história!
Porra , tá parecendo a Sabrina Sato…rsrsrsrsrsrs
O Seu Tosche tem várias raridades como um Monobloco que a Itapemirim transformou em veículo de carga e ele comprou original, o problema é que ele não cuida direito dos carros e aí eles acabam ficando com esse estado deteriorado.
Amigo, você fez uma declaração de que meu Onibus Itapemirim é transformado. Não, ele é original fabricado pela Mercedes Benz do Brasil. Naquela época a Mercedes junto com a Itapemirim fabricou essa raridade que tenho. Clebio, sou uma pessoa simples, não ando com onibus deeriorado. Ganho para andar com ele original. Não fale essa palavra, deteriorado. É a Cometa que pede para andar com carro original. O 4099 nunca foi reformado, é original. Mas fica desagradavel falar deteriorado. Quando você chegar na minha idade com 76 anos, não fale mais deteriorado. O CMA nunca vai ser deteriorado. Um abraço e um Feliz 2016. Todo primeiro domingo estou na estação da luz. Abraço.
O cara tem outro todo original http://onibusbrasil.com/foto/2125078/
Já, a algum tempo, ouço de várias pessoas do meio que placa preta virou questão monetária.
Ridiculo é pouco,nem se ele tivesse colocado motor AP o estrago não seria tão grande!!!!!
Amigo, aqui é o Tosche. Quem criou esse carro não foi eu. Antes de sair o estrelão queriam fazer uma fantasia de onibus pra continuar com o CMa. Então pegaram o cargueiro que era para treinamento de motorista de CMA e começaram a complicar. Espelho péssimo, e o farol que tenho que andar desse jeito. Aquele onibus sempre foi um simulador, treinamento para CMA. todo primeiro domingo do mes estou na estação da luz. Abraço e feliz ano novo.
Este aqui não teve apenas os farois alterados…
http://www.itutrailer.com.br/locamotorhomexangai.htm
Vejo ele direto, fica parado na Av do Café no Jabaquara.
Deem uma olhada em outra foto do ônibus: http://www.revistaportaldoonibus.com/bancodeimagem/displayimage.php?pid=11797
Não recordo o nome do proprietário desse ônibus, mas o conheci no encontro de autos antigos que tem na avenida José Maria Witacker (todo último domingo do mês ), possui diversos Cometas, na ocasião estava com um ônibus todo original, até o rádio-comunicador funcionava e segundo ele era o que fazia a linha Poços de Caldas. Esse senhor vai aos eventos com o uniforme da Cometa é uma pessoa muito gentil e acessível, talvez esse da foto tenha sido uma licença poética para quem preserva tantos veículos antigos. No domingo que estive lá haviam também três DKW e claro dois CJ entre outros bons antigos
Antonio Carlos Tosche, deve aparecer por lá no próximo 29 de novembro (4º domingo do mês).
Salvo engano, ele tem também um Flxible…
Amigo, esse farol do G6 era um teste antes do estrelão, para fazer uma modificação no CMA. E ai você viu o que deu. Tenha um feliz ano novo. Todo primeiro domingo do mes estou na estação da Luz. Continuo com o Flxible
Pior são alguns que a Cometa tinha, com frontal adaptado de Marcopolo Paradiso G6.
Dados do veículo:
SCANIA/K113 CL 4X2 360 – 1995/1995 – PRATA
SANTANA DE PARNAIBA/SP
Chassi ************63927
Consulta realizada em 07/11/2015 16:37:24
Ôpa! Esse fica perto de casa, na Av. do Café pra ser mais exato.
Está com frequência estacionado lá.
Nunca o fotografei ou o recomendei para o blog justamente por esses faróis medonhos, mas me recordo de quando ele começou a ficar parado lá ainda sem a pintura refeita, estava bem gasto…
Acredito que o lance da placa preta deve ter acontecido da mesma forma que um amigo meu fez com seu opala todo fuçado, veloz e furioso (e igualmente medonho).
Levou para a avaliação todo arrumadinho, e literalmente, saiu de uma oficina e entrou em outra. Andou original com placa preta por meia hora no máximo.
Tudo isso só para fugir do controlar na época.
Até mais!
Fake, a placa é montagem.
Esse dinossauro é um híbrido de cruzamento com alguma monstrinha japonesa…
Aqui em BSB tem um Charger 76 Placa Preta simplesmente sem as faixas pintadas
esta semana mesmo vi um “Cometão” bem original, e com as devidas marcas do tempo, à serviço de uma empresa de turismo – só com o nome da empresa trocado
Esses retrovisores são os originais?? Será um buzão Muambatur??
Não são originais, eles aparentam ser de algum ônibus urbano, Viale ou Millennium talvez.
Os faróis com certeza foram substituídos por estes aí, porque o dono atual está pouco se lixando pra história do veículo e aquilo que ele representou… vai ser utilizado até o osso e depois descartado sem dó… infelizmente.
Grande exemplar, deve der um Flecha Azul V. Esses faróis são de marcopolo atual e são um crime.
Mais fotos do Flecha Azul 6869: http://onibusbrasil.com/empresa/onibus-particulares/6869/
Placa “treta” é phoda, aprovam para qualquer merda, é só pagar…
Para mim, perdeu todo o sentido…
Tem vários Dinossauros e Flexas Azuis com a pintura da Cometa por aí, alguns muito legais.
Meu sonho, caso acerte na loteria, é restaurar um Turbo-Jumbo com a pintura da Cometa, o antecessor.
Pena que neste ano, por falta de patrocínio não tivemos a exposição de ônibus e caminhões no Memorial da AL…
Caro Flávio. Tanto os faróis quanto a placa parecem uma montagem.
Quem nunca cruzou com um ou teve o prazer de andar no famoso “Flecha Azul da Cometa” Jamais haverá outro como ele , por mais moderno que seja, o CMA virou lenda. Design americano,chassis leve, e muito bem construído,carroceria e rodas de alumínio,teto frontal tipo camelo,pra empurrar motor Scania K 113 um dos melhores, e como andava videos no tube no qual alguns doidos (o motorista e os passageiro claro)
a mais de 170km/hr lá pelos planos de Goiás. Apesar de hoje já defasados frente aos modernos rodoviários ,visto que eles concorrem até com a aviação, Ainda são e serão respeitados e por muito tempo pelas estradas do Brasil..
Não deveria mesmo! Este ônibus é 1988 e jamais poderia. É pirataria pura. Placa preta virou “palha assada”.
Nooooooossa quem sera o jeca que teve essa infeliz idéia? matou o latão tão lindo!
e ainda deixou as marcas do remendo… 100 chicotadas está bom?
Este assunto de “Placa-Preta” , na devida oportunidade, poderia ser tratado por aqui. Na região em que eu moro, existe um automóvel, muito bonito, dos anos 70, mas modificado. Cor, grade, rodas tunadas, rebaixado, etc. Parece um Hot-Wheels. Mas tem placa -preta. É só um exemplo, pois eu o vejo sempre pelo meu caminho, mas não é o único.. É injusto para quem se empenha manter ou restaurar fielmente o seu automóvel.
A placa preta indevida…
É só a FBVA puxar pela placa e tirar o certificado. Pronto.
Não só os faróis,bem como os espelhos ,para-choque, logo frontal”SCANIA”,más como já tem PLACA PRETA agora pode alterar à vontade.,pelo menos esse ainda cultua e conserva o rei das estradas, o lendário Dinossauro SCANIA CMA K113 ex Cometa esse andava ,do jeito que descia ,subia.Até hoje é respeitado e reverenciado nas estradas.
Tomara que o proprietário tenha condição de mante-lo por muito tempo,senão será mais um pedaço da história à acabar num desmanche qualquer vendido por quilo de aluminio.
O proprietário é o Tosche e a placa foi ele quem pintou de preto, um figuraça…