DEZ

sn2
Folguinha e viagem de DKW: o blogueiro merece

SÃO PAULO (seguimos, claro) – Quis o destino que este blog fizesse dez anos num sábado. Quis o destino que este blogueiro, que trabalhou praticamente todos os finais de semana de sua vida entre 1988 e 2013, tenha tido uma folga no mesmo sábado.

Por isso, respeitando a mim mesmo, simplesmente não abri o computador sábado, dia 5 de dezembro de 2015, data do décimo aniversário desta página.

E por que o faria? Estava em Serra Negra com amigos, namorada, meus pais e um dos meus irmãos, depois de uma deliciosa jornada na sexta-feira — de DKW e Fusca até o hotel-fazenda onde ficamos para bater papo, tomar umas, falar de carro antigo e pular na piscina.

Viajar de carro antigo, desde que passei a ter alguns finais de semana de folga (quando não tem F-1 ou Fórmula E, ou outra coisa qualquer para a qual me convocam), passou a ser uma das minhas curtições de garotão de meia-idade. Não tenho medo de colocar meus velhinhos na estrada para jornadas não muito longas, no entorno de São Paulo tem bastante coisa para ver e fazer em dois dias.

A Kombi velha de guerra tem sido assídua nessas breves escapadas, e a ela este blog deve sua primeira campanha aberta, de indignação pelo fim dos motores a ar que a VW anunciou justo naquele mês de dezembro de 2005 — foi tema do primeiro dos 19.935 posts (incluindo este) publicados deste então.

E desde então aconteceu muita coisa. Surgiu o #96, e em torno dele pessoas que fazia muito tempo não apareciam em Interlagos voltaram a frequentar o autódromo para ver o bravo DKW correndo. Blogueiros históricos, como o inesquecível Veloz HP, nos deixaram. Minha estranha paixão por carros soviéticos foi exposta e levada ao extremo de fazer um Lada de corrida, o igualmente inesquecível Meianov. Muita gente se conheceu por aqui, saindo da tela para o mundo real. Viajamos o mundo, pegamos carona com Gerd, falamos de futebol, de política, de corridas, de carros, de tudo um pouco. Ganhamos até um prêmio, no ano passado.

Muitos, eu diria que a maioria, dos 19.935 posts publicados o foram a partir de mensagens que vocês me mandam o tempo inteiro. São 4.020 dias escrevendo, uma média de cinco posts por dia, 814.922 comentários publicados — 203 por dia, quase nove por hora, 41 comentários, em média, a cada postagem.

São números expressivos, mas ligo cada vez menos para eles. Se me perguntarem qual a audiência desta página em visitas e pageviews, não sei, já tem um bom tempo que não consulto as estatísticas, elas não me dizem nada. O que me diz alguma coisa é saber que alguns milhares de leitores e leitoras passam por aqui todos os dias, ou de vez em quando, e param por alguns instantes para ler. E perdem alguns minutinhos de suas vidas apressadas para escrever algo — concordar, discordar, opinar, acrescentar alguma informação, trocar experiências, conversar, se relacionar.

São dez anos, já. A vida de nenhum de nós é igual ao que era há uma década. Salvo engano, não existiam outras ferramentas como Facebook e Twitter, que passaram a “concorrer” — e uso as aspas porque não me sinto concorrendo com ninguém, mas do ponto de vista prático isso acontece — com os blogs. Leitores chegaram e foram embora. Outros novos surgiram. Gente que não aguentava mais me ouvir falar de DKW, Lada, Kombi, postos de gasolina e Portuguesa se mandou para nunca mais voltar.

Mas sempre aparece alguém por aqui, todos os dias. E enquanto vocês existirem, enquanto alguém se interessar por aquilo que eu tenho a dizer, o blog existirá.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bonilha
Bonilha
8 anos atrás

E que venha mais!

Nunca sei se me sinto o garoto vizinho da rua que admira de longe e que se inspirou em muita coisa para ser o que é hoje, mesmo não dando certo muita coisa, ou se sou aquele sobrinho malinha que pentelha de longe, mas que um dia seguirá os passos do tio.

Vida longa, FG, vida longa!

Marcelo D
Marcelo D
8 anos atrás

Faz tempo que leio diariamente o blog. Sei lá, uns 8 anos acho. Sempre ótimo. Parabéns!

Batista Lara
Batista Lara
8 anos atrás

Parabéns ao blogueiro e ao blog. Temos muito em comum, Flavio. Praticamente a mesma idade, (sou de 63), a paixão por carros antigos e o mesmo gosto musical. Te visito todos os dias, e desejo vida longa aos dois. Parabéns!

Christian
Christian
8 anos atrás

Parabéns, ao Blog e ao Flávio.

Boa pedida um final de semana aqui em Serra, hein? Sou procurador Jurídico do Município de Serra Negra. Há muito acompanho e admiro seu trabalho. Saúde e vida longa ao criador e à criatura, e quando voltar pra cá, avise que lhe pago um choppinho. Abraços.

leandro oliveira
leandro oliveira
8 anos atrás

Meus parabéns pelo blog …Dez anos não é para qualquer um. Sugiro um livro com textos épicos (não foram poucos) desses 10 anos, sobre os mais variados assuntos. Você escreve muito bem !!!

Flavio Tozzo Jr
Flavio Tozzo Jr
8 anos atrás

Vida longa(?) ao blog! Não sei se haverá blogs daqui há 10 anos, mas se houver espero que esse complete duas décadas.

EMERSON
8 anos atrás

Parabéns pelos 10 anos de Blog!
Acompanho desde o comecinho, já que era e sou leitor assíduo do site Grande Premio.
Só posso agradecer por dez anos de descobertas e grande prazer no que se lê em seu blog.
Que venham mais dez, vinte, trinta….

R/T
R/T
8 anos atrás

Estou aqui ainda, FG
Salvo engano, um dos 1os post que estouraram a caixa de comentários foi uma sugestão minha, video da batalha Senna e Mansell em Monaco, 1992, enviada ainda com meu nome, antes de adotar este username

De vez em quando te escrevo algo pelo FB e pelo Twitter, bem como tinha um e mail seu, de quando você comprou o Gol GT

E sobre o Veloz, grande Leandro, que saudade, era um cara sensacional, que na época passou o contato do dono da Recar pra ajudar meu primo inclusive na restauração de uma 500 F2 dele

São histórias que guardamos com carinho, e somos gratos a você por este blog

Grande abraço, Flavio

R/T

R/T
R/T
8 anos atrás

Estou aqui ainda, FG
Salvo engano, um dos 1os post que estouraram a caixa de comentários foi uma sugestão minha, video da batalha Senna e Mansell em Monaco, 1992, enviada ainda com meu nome, antes de adotar este username

De vez em quando te escrevo algo pelo FB e pelo Twitter, bem como tinha um e mail seu, de quando você comprou o Gol GT

E sobre o Veloz, grande Leandro, saudades, cara sensacional, que na época passou o contato do dono da Recar pra ajudar meu primo inclusive na restauração de uma 500 F2 dele

São histórias que guardamos com carinho, e somos gratos a você por este blog

Grande abraço, Flavio

R/T

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
8 anos atrás

Sou leitor do Grande Premio desde 2002, quando tinha uns 12 ou 13 anos de idade. Quem me apresentou ao site, indiretamente, foi o Reginaldo Leme, na época das colunas Grand Prix. Se o Regi escreve aqui é porque o site deve ser bom, eu pensava. Flavio Gomes eu nem fazia ideia de quem era.
Lá por 2004/2005 comecei a ler os diários de viagem. Taí, esse cara é bom. Comprei o Boto Do Reno, fiquei encantado. Devo ter lido umas três vezes, e ainda fiz minha mãe ler. Desde então Flávio Gomes é meu jornalista preferido, entre todas as áreas.
Sou leitor do blog praticamente desde o início. Os textos ajudaram a formar um pouco do que sou hoje. E não os textos de F1, apenas. Meu carater politico também se formou lendo Flávio Gomes, a “Gira-Mondo” era demais.

Parabens pelo blog e obrigado!

Guilherme Jales
Guilherme Jales
8 anos atrás

Há quem passe por aqui há uns dois ou três anos diariamente, comentando uma vez por ano por acreditar que não tem muito a acrescentar.
Há dez anos eu era imberbe adolescente babaca que achava saber alguma coisa da vida. Se hoje evoluo e cresço como pessoa diariamente, isso se deve a leituras e discussões diárias – algumas delas partindo de pontos abordados aqui.
Obrigado por manter esse espaço pra falar, não apenas das “mais importantes dentre as coisas menos importantes”, como o futebol e a velocidade, mas também do que nos cerca. Da nossa luta diária, de gente que já se foi.
Se em algum momento você sentir alguma dúvida de que seu trabalho não tocou pelo menos uma pessoa – e creio eu esse deveria ser o desejo de qualquer pessoa que faça das palavras sua paixão e ganha-pão – saiba que só com esses dez anos de blog você já fez um bem a muita gente com seus questionamentos e debates levantados. Parabéns, Flavio.

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Parabéns!
Acompanho o blog praticamente desde o começo, tenho até hoje bem guardada uma camisa (poderíamos ter outras, não é?) com o #69 e o pilotoon de capacete MUG; já morri de medo de suas férias e ter que ficar dias sem ver post novo; já me diverti, me comovi e passei raiva com alguns posts, enfim, aqui é a nossa casa.
Desejo vida longa a este blog e longa e próspera a você, não nos abandone, e não perca nunca a disposição de manter a nossa fome pelo “autoantigomobilismo” sempre saciada.
Felicidades.

Sanzio
Sanzio
8 anos atrás

Hoje deixo uma aba fixa do seu blog no Google Chrome. Quando te conheci, deixava uma janela do Netscape aberta com ele. Odiava o Internet Explorer 5…
Daí você tira uma média de quanto tempo visito seu blog diariamente.
Parabéns pelos 10 anos! E que venham muitos pela frente! ;-D

José Paulo
José Paulo
8 anos atrás

Você é foda. Obrigado pelo blog.

Watkins Glen
Watkins Glen
8 anos atrás

Parabéns Flávio !!
Pelo Blog, por amar o automobilismo e o defender, pelo posicionamento (seja qual for) e pelos carros antigos…

Lucas Martin
Lucas Martin
8 anos atrás

Quando você começou eu achava que nunca terminaria a faculdade, estava trancada! Nesta sexta passei em primeiro lugar em um concurso e me tornei professor universitário, no mesmo curso, veja você como o mundo dá voltas! Vou ensinar a molecada o que é e como funciona um motor, esse a combustão que talvez nem se use mais quando eu me aposentar… como o carburador que o meu professor tanto explicou na sala… mas que tem sido minha paixão e meu sustento desde os seis anos de idade!

hamzi barakat
hamzi barakat
8 anos atrás

Parabéns Flavio

rogerV
rogerV
8 anos atrás

A melhor notícia para quem esta no www desde 92! Afinal quando apareceu …. já estava maluco por falta de referência… lembro de ter 50 favoritos…. o tempo depura!
Parabéns, afinal você foi de certa maneira, um dos primeiros jornalistas a entender que isto daqui é o futuro! Vivemos felizes!

André Buriti
8 anos atrás

Grande Flávio, faltou dizer que foi através do blog que pela primeira vez se mostrou ao mundo a tramóia de destruirem o autódromo de Jacarepaguá, graças a você sua pena (teclado) afiado deu-se credibilidade ao um desconhecido blogueiro-entusiasta que numa luta quixotesca de oito anos não impediu a destruição do autódromo, mas manteve-se fiel até o fim pela defesa daquele espaço. O blogueiro sou eu e fica a minha eterna gratidão pela sua ajuda.
Que venham novas batalhas, e que esse blog dure muitos e muitos e quem sabe até vire um livro, que como dizia o sábio Millor Fernandes “livro não enguiça”.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
8 anos atrás

Parabéns, Flavio !
Manter um blog vivo até hoje é um desafio.
Para nós é um ponto de encontro que excede às raias do automobilismo.
Que venham mais dez anos !

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
8 anos atrás

Acompanho desde 2007 ou até antes. Tanta coisa legal aconteceu na minha vida desde lá, mas o costume diário de passar por aqui nunca acabou. Já indiquei para muitos que também fazem a sua passagem diária por aqui. Sem muitos comentários, toca ficha nisso aqui!

Luiz Caco
Luiz Caco
8 anos atrás

Parabéns. Velho leitor de meia idade também, acompanho o desde a Folha de S. Paulo.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
8 anos atrás

Parabéns, FG! Dez anos… Não é pra qualquer um.
Saudações de um dos seus leitores do Rio, somos muitos por aqui.

jan crispim
jan crispim
8 anos atrás

sou um dos leitores diarios, obrigado e parabens

Jayme
Jayme
8 anos atrás

Vale do Sol, choveu pacas no fim de semana, mas não faz mal, Serra Negra é boa de qualquer forma, frequento lá a muito tempo!

Geraldo
Geraldo
8 anos atrás

Longa vida ao Blog !!!

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
8 anos atrás

Dez! Passo por aqui diariamente, desde 2006 ou 2007…. As notícias de F-1, para mim, sempre foram o prato principal, mas ao longo desses anos tenho encontrado muitas outras coisas interessantes além do automobilismo, tendo até sugerido algumas e o blogueiro publicado. Como não lembrar do post sobre a vereadora que mandou condolências ao jornalista pela morte de sua sogra? Quantos ‘Gira Mondo, Gira’ com reflexões sobre a vida e o que nos cerca? Compartilho da paixão pela kombi, discordo de algumas coisas que leio, faço poucos comentários, mas muito me agrada o que aqui é publicado. Primeiramente, porque FG escreve bem! E mais: merece ser lido porque tem o que dizer! Eu, aliás, não perco meu tempo com quem não tem o que dizer! Certa vez, fuçando o blog, encontrei um longo comentário sobre uma entrevista de Barrichello, a respeito do ocorrido no GP da Áustria/2002, e me perguntei: caramba, como eu não tinha lido isto ainda? Aí, fui ver a data do post e compreendi. Era exatamente o dia 9 de maio de 2012, data em que eu saí de uma empresa onde havia trabalhado por 20 anos. Aquele dia tinha sido um dia atípico, tumultuado, e eu, portanto, não havia lido o blog. Compreendi, então, que esse espaço faz parte da minha rotina diária de vida e, por isso, como jornalista que sou, que sabe o quanto vale um texto bem escrito e o bom jornalismo sendo exercido com paixão, não posso deixar de felicitar o blogueiro pela marca! E, aproveitando o título do post, porque não dizer: Dez! Nota dez!

Vitor HEV
Vitor HEV
8 anos atrás

FG,
Parabéns. Parabéns, mesmo! O blog traz histórias deliciosas, atuais ou de tempos idos por mim (e acredito que até por você também) sequer vividos. Siga nessa batida. Acompanho pouca coisa há tanto tempo (leio seus arrazoados desde a coluna warm up, publicada às quintas-feiras, salvo engano, do diário Lance!/RJ) e, posso dizer, o estilo de escrita é o mesmo, inconfundível. Mas vem sendo permeado com as novidades no mesmo ritmo da evolução da forma de nos comunicarmos. Mais do que carros e automobilismo (os primeiros motes para uma visita), o blog é um retrato da perene arte que é (saber) se comunicar.
Taca-lhe pau!
Abs
Vitor Hugo
.

carlos lima
carlos lima
8 anos atrás

Parabéns! Que venham mais décadas, deseja o leitor.

Texto e foto deste DEZ, impecáveis.

Bravo!

Alexandre Linhares
Alexandre Linhares
8 anos atrás

Parabéns FG. Está em minha página inicial há tempos!

Daniel Jallageas
Daniel Jallageas
8 anos atrás

Vida longa ao blog e ao blogueiro “garotão de meia-idade”, que nos bloga. PARABÉNS pela competência, seriedade, profissionalismo e autenticidade.

Oi?
Oi?
8 anos atrás

Em 10 anos de blog muitas coisas mudaram… Eu me amarrava naqueles textos dos primórdios do grande prêmio… Até hoje me lembro de um parêntese de um deles em que você dizia:
– Viu, não virei viado, tio fulano!
Eu me acabo de rir com suas tiradas. Sempre.
Às vezes acho que falta verdade no jornalismo e no mundo. Falta opinião de verdade. Tudo virou um editorial chapa branca do Jornal do Brasil/PHA, ou as opiniões nada isentas dos colunistas da Veja…
Você é como o Mujica, seu blog não precisa receber milhões para defender o que acredita. E a maior prova de que você nunca se vendeu é o fato de sempre ter que se virar nos 30, como o Programa do Patronato para ajudar o GP, ou o acordo com o capitalista MSN (da Microsoft – btw, dona da Nokia).
Em um Brasil cada vez mais chato de coxinhas X mortadelas, eu fico com a ideologia do socialismo utópico do camarada Gomov. Te admiro como ser humano. Muito. Desde a época em que tentei ser um dos superestagiários do GP Hahahahahhhahaha
Vida longa ao blog, ao GP e a tudo oq vc fizer! Conte sempre comigo.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Parabéns pelos 10 anos, desejo que tenhas disposição e saúde para + 10

peter von wartburg
8 anos atrás

gracas ao blog conheci um louco por carros e pela Vida, um Waltinho e um Gerd que geraram um Neuzo. Sim, tenho um Trabi por sua causa e dessa sua mania irritante de escrever bem sobre todo e qualquer assunto. e de ser um amigo de coracao gigante. Keep posting!

Filipe
Filipe
8 anos atrás

Parabéns, meu jovem!

Bruno Cardoso
Bruno Cardoso
8 anos atrás

Já me disseram que os amigos de verdade, a gente conhece de uma hora para outra.
E com o blog, não foi diferente.
Não sei se foi há exatos 10 anos, ou talvez, um pouco menos, mas desde o dia em que eu o acessei pela primeira vez, nunca mais parei.
Durante um longo tempo, eu apenas queria saber o que ele tinha a dizer. Fotos, vídeos, links, comentários, as respostas do autor; tudo muito interessante.
Um dia, tomei coragem e comecei a fazer alguns tímidos comentários, todos sem respostas, até que veio do autor, um simples “não” em uma delas, o que para mim foi sensacional.
Aqui, aprendi que DKW é lindo, que os Ladas são demais, que automobilismo não é só F1, percebi com qual lado da política eu concordo, que dos times de SP, eu torço para a Lusa, que eu gosto mesmo é de carro antigo; entre outras coisas.
Parabéns ao blog por esses 10 anos, e obrigado por me mostrar que a vida pode ser mais simples do que parece ser.

Cássio
Cássio
8 anos atrás

Falou tudo!!!!

Abraço, felicidades e que mais dez anos venham!!!!

Luis felipe
Luis felipe
8 anos atrás

Parabens. Entro tres vezes ao dia – mais do que escuto o que minha mulher tem a dizer.. Vale ressaltar que este blog não é mais seu. É nosso!

Luiz
Luiz
8 anos atrás

Parabéns! É um blog superbacana, sobretudo, pela forma de se abordar os assuntos. Direta e sem frescura. Continue assim!

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Cara tu é um exemplo! Te admiro pacas. Vai em frente que continuaremos a te acompanhar.

André Fonseca
André Fonseca
8 anos atrás

Caramba FG, dez anos já???

No final de 2005 ou início de 2006, (se não em engano) enviei uma foto de um Interlagos Amarelo para vc publicar aqui no Blog, e não tinha a mínima ideia de que era o começo de tudo.

Muito bacana!!!

Lembro também de uma “treta” com um garoto de 17 – 18 anos que “atravessou” no “S do Senna” e voltou como se estivesse sozinho no circuito, quase causando um acidente na Classic.

A despedida do #96, o início do MEIANOV com as pinturas diferentes, a escolha das melhores pistas…

Muita coisa boa!!!

Parabéns mais uma vez, e esse blog tenha “vida eterna”!!!

Miguel Direito
Miguel Direito
8 anos atrás

Parabéns pelo seu profissionalismo competente e culto. Acresce que escreve muito bem. Fique sabendo que tem muitos leitores em Portugal.
Obrigado.

SERGIO RICARDO
SERGIO RICARDO
8 anos atrás

Parabéns!! Siga inspirando e confortando a gente que como eu não inicia um dia sem a boa leitura e viaja junto a tantos pontos seja de vista ou de países. Obrigado pela frequência e assiduidade em minha vida!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

É o merecido descanso do guerreiro. Parabéns pela data.

Estevão
Estevão
8 anos atrás

Entro aqui desde 2005. Posso dizer que sou uma pessoa muito diferente desde 2005, e para melhor, acredito eu. Assim como este blog. Afinal, se em dez anos você não amadurece e melhora tem algo de muito errado com você. Já tomei uma ou duas atravessadas do blogueiro (quem nunca?). Mas no geral, dá pra dizer que valeu muito a pena o tempo gasto aqui. Acrescentou-me muito. Sempre muito bem escrito e com opiniões fortes. Apesar de nem sempre aprovar a forma como elas são argumentadas (principalmente nas respostas dos comentários), dá para dizer que concordo com a maioria delas. Um abraço e não continue assim. Melhore, sempre há espaço para evolução.

Daniel Bronzatti
Daniel Bronzatti
8 anos atrás

FG, parabéns pelos 10 incansáveis anos de Blog. Eu o leio todos os dias desde 2007, quando procurei sobre aquele cara que ouvia na Jovem Pan falando de F1, quando eu mesmo era um jovem. Concordei e discordei silenciosamente das suas postagens, me diverti com a sua viagem de Kombi ao Uruguai, me entristeci com a sua saída da ESPN e assim quis o destino que através desta você me proporcionou uma das minhas mais felizes lembranças da vida antigomobilista: um Indiana Gomes com meu amado carrinho. Te desejo muita saúde e muitos leitores para que este espaço possa comemorar 10, 15, 20 anos…

Abraços
Daniel

Rafael Fusco
Rafael Fusco
8 anos atrás

Parabéns. Espero lhe parabenizar daqui a 10 anos. Se depender deste leitor, você escreverá ate quando tiver saco para isso. Abraços.

Tiago
Tiago
8 anos atrás

Quase não comento, mas a leitura diária é quase obrigatória.
Parabéns! Que venham pelo menos mais dez anos!

Ivan Drumond
Ivan Drumond
8 anos atrás

Parabéns Flavio, 10 anos nessa internet que muda o tempo todo é uma façanha! Acompanho desde o primeiro post e já ri, chorei e aprendi muito. Que venham muitas outras décadas por aí!

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

Em questão de dias, não sei precisar quantos, completo dez anos lendo o blog.

Lembro bem da campanha contra o fim das Kombi a ar, e foi uma boa surpresa quando vi que era tudo de verdade.

Sim, foi pela integridade que continuei a ler. Por visões e gostos parecidos também, mas principalmente pelo conteúdo sempre íntegro e vivo que você coloca em cada frase que formam seus textos.

São dez anos, e se eu for reler postagens antigas, lembro do que pensei, do que senti quando li à época.

Sem demagogia, me ensinou e emocionou tantas vezes nesse tempo que devo agradecer.

E o mais importante: incentivou-me, silenciosamente, a comprar meu Escort.

Não é pouco. Mas é para poucos.

Dez anos de um blog nota dez.

Parabéns!