SOBREVIVEMOS

JOÃO PESSOA (morarei aqui) – Estou de férias, e não vou me alongar muito. A prova da Classic Cup no sábado foi deprimente. O vídeo abaixo mostra o acidente mais impressionante de nossa categoria desde sua criação, em 2003 — houve outro no início do ano com um Karmann-Ghia capotado, o Trovão Azul dando perda total e dois Fuscas, idem. Mas igual a este, nunca vimos.

Aliás, o vídeo lá embaixo foi gravado de dentro do Trovão 2, do Rogério Tranjan, que só não contribuiu para agravar ainda mais a situação porque, civilizado que é, fez uma coisa que muitos pilotos da Classic não sabem o que é: frear. Aqui o mesmo acidente pode ser visto de outro ângulo.

[bannergoogle] O que aconteceu?

Aconteceu que as pessoas que controlam o automobilismo paulista são abaixo da crítica — federação, a FASP, e clubes. A estrutura que eles colocam à disposição dos pilotos é uma piada. Dois carros de resgate, 200 categorias, treinos e corridas. Teve piloto que ficou mais de uma hora com carro quebrado na pista à espera de resgate. Horários apertados. Tudo espremido para dar tempo de fazer o… track day.

Ah, os track days… Quanta grana entra, que delícia! De inscrição e carteirinha, claro, porque agora precisa. Foram 64 carros inscritos neste fim de semana. Teve imbecil virando 1min39s. E gente virando 2min27s na mesma pista. Sem equipamentos de segurança, macacão, santantônio, nada. Apenas um bando de retardados tirando racha na pista e enchendo o rabo de clubes e federação de dinheiro. Vocês têm ideia de quanto é 1min39s em Interlagos? Pesquisem no Google: “Pole Stock Car 2015”. Vejam aí embaixo o que estou dizendo.

quelixo

Uma hora morre alguém. Claro. E espero que, quando isso acontecer, os donos do cirquinho sejam responsabilizados por essa insanidade descontrolada.

Agora, à nossa corrida. No briefing, nos informam que o semáforo não é lá muito confiável. Como assim? Acender e apagar um farol é tão complicado? Bem, complicado não é, mas não é confiável. Então vamos na bandeira. Aceitamos. Mas devo dizer: sem compreender direito como seria aquilo. Largar lançado com bandeira no posto de controle da reta dos boxes num grid de 40 carros com neguinho subindo o Café sem enxergar nada? Sem semáforo, que pelo menos a gente vê a distância?

Bom, só poderia dar merda. O vídeo mostra com clareza. O safety-car saiu da pista a galera acelerou, a bandeira não apareceu, alguns frearam, o Puma amarelo de cano cheio desviou do Bianco que tirou o pé porque não tinha largada nenhuma, jogou para a direita, acertou o Puma vermelho, que acertou o Passat do Marcelo Caslini, que acabou com o teto aberto como se fosse uma lata de sardinha.

Ninguém se machucou, um  milagre.

Corri sem a menor alegria. Guiando mal, sem saber onde estava, preocupado com os amigos que se acidentaram. Na última volta, o Rafinha, que corre na minha categoria, foi parar no muro na reta dos boxes. Bandeira vermelha. Um Gol que estava atrás de mim me passou. Ridículo. Neguinho não vê nem bandeira vermelha — tem gente muito ruim correndo na nossa categoria, um pessoal que chegou agora, nunca andou de nada, acha que é só sentar e acelerar, uma coisa inacreditável. Aliás, no posto seguinte à primeira vermelha que vi, no Laranjinha, o bandeirinha, despreparado, agitava a amarela junto, achando que a corrida tinha acabado, fazendo festa. Patético.

Afastaram, da FASP, o diretor Ernesto Costa e Silva e sua equipe — numerosa, experiente, competente, eficiente, pessoas que sabem o que fazem. Colocaram gente que não tem a menor ideia do que é conduzir uma corrida — e em número insuficiente, afinal é preciso economizar em carros de resgate, comissários, estrutura, para encher as burras de dinheiro com os tontos do track day.

Fora o autódromo, que está um lixo — o prefeito Fernando Haddad não tem desculpas, gastaram uma grana preta na reforma, está tudo caindo aos pedaços, banheiros sem luz, umidade, vazamentos, um horror. Tiraram o Chico Rosa, quem é que manda naquela merda agora? A quem devemos reclamar? Quem é o incompetente que dirige este equipamento municipal?

Voltando à prova, nem sei em que lugar terminei. Acho que 21º, depois de largar em 29º na geral. Talvez sexto, ou sétimo, na categoria. Não sei quem ganhou. Não importa. Está tudo errado. Federação e clubes que só pensam em merdas que nada têm a ver com corrida, como esses track days indecentes e perigosos. Autódromo largado. Comissários e bandeirinhas sem noção. O horror, o horror.

O Bon Voyage está prontinho, é um bom carro, virou 2min12s na classificação, sábado, depois de começar virando 2min17s na sexta. Temos uma meta de chegar logo a 2min10s, quem sabe, em alguns meses, a 2min08s.

Mas o piloto já desanimou. Na segunda corrida do bravo Voyaginho. Vamos ver onde buscar ânimo para seguir.

PS: lamento aqui, profundamente, a morte do professor Rubens Carpinelli, 88 anos, que durante décadas presidiu a FASP. Um apaixonado por automobilismo, com quem discuti asperamente várias vezes — mas todas as discussões acabavam com um abraço carinhoso, porque nos gostávamos, era um velhinho que me tratava como se eu fosse seu neto. O Professor, como sempre o chamamos, estava afastado havia algum tempo, com a saúde debilitada. O Américo Teixeira Jr. escreveu sobre ele com ternura e serenidade em seu blog. Fique bem, Professor.

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Colatrello
João Colatrello
8 anos atrás

Flavio, entendo o seu ponto de vista em relação ao Track Day usar o mesmo dia das provas do Paulista, isso acontecia com o Racha Interlagos e o Drag Racer. ou melhor acontece ( só que hoje estão no lixo da reta oposta). Mas a minha pergunta é o culpado é o locador e não o locatário, quem oferece o produto a janela de horário é quem está alocando a pista. Se formos fazer uma prova de bicicleta e o locador disser tenho um horário legal com preço mas é no dia do Paulista beleza ? Porque vou pagar mais caro ?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

“No briefing, nos informam que o semáforo não é lá muito confiável. Como assim? Acender e apagar um farol é tão complicado? Bem, complicado não é, mas não é confiável. Então vamos na bandeira. Aceitamos. Mas devo dizer: sem compreender direito como seria aquilo. Largar lançado com bandeira no posto de controle da reta dos boxes num grid de 40 carros com neguinho subindo o Café sem enxergar nada? Sem semáforo, que pelo menos a gente vê a distância?

Bom, só poderia dar merda. O vídeo mostra com clareza. O safety-car saiu da pista a galera acelerou, a bandeira não apareceu, alguns frearam, o Puma amarelo de cano cheio desviou do Bianco que tirou o pé porque não tinha largada nenhuma, jogou para a direita, acertou o Puma vermelho, que acertou o Passat do Marcelo Caslini, que acabou com o teto aberto como se fosse uma lata de sardinha.”

Isso aí é o resumo e não vejo qualquer relação disso com os participantes do Track Day que com 64 carros dirigidos por imbecis, um deles virou chegou a virar 1m39, e tudo correu bem aconteceu.

Já na corrida d’Os caras, os profissionais, os ban-ban-bans, com um grid de 40 carros virando a 2m72., deu merda. E que merda!

Fala sério! Os pilotos profissionais aceitaram largar em condições inaceitáveis, alguns se comportaram como se não tivessem largando em condições completamente inadequadas e… Merda espalhada pra todo lado.

Sinceramente, o que os participantes do track day tem a ver com isso? São imbecis porque correm sem os equipamentos de segurança? Digamos que sim, e há uma desculpa, pois são amadores e não sabem avaliar os riscos. Mas, os “caras”, os “fodões”, os “profissionais” pagam uma fortuna para correr, aceitam que uma parte ridícula dessas fortunas não tenha sido usada para comprar um semáforo que funcione lhes desse segurança, correm em condições absolutamente adversas e…. Merda. Merda mais do que esperada, tragédia anunciada, obviamente claríssima para os “fodões”, os “caras”, os “profissionais”. Mas imbecis são os amadores do track day. Entendi.

Abs.

Leo
Leo
8 anos atrás

Caro Flavio.
Sinceramente, houve uma sobreposição de assuntos muito surreal em seu texto / desabafo. Sou uma pessoa bem, digamos, dividida entre aprovar ou não os trackdays. Mas cabe culpar os trackdays pela merd* que aconteceu no acidente que, aliás, não foi em um evento de trackday e sim numa prova com pessoas que, teoricamente, deveriam prezar mais pela saúde do companheiro. A desorganização do evento também nada tem a ver com os trackdays. Talvez por isso a galera esteja te massacrando. Curto o teu espaço, apesar do viés esquerdo-fundamentalista (que respeito como religião e encaro como algo pitoresco, principalmente pelas curiosidades soviéticas que compartilha conosco), mas dessa vez forçou a barra…

Laercio
Laercio
Reply to  Leo
8 anos atrás

Concordo contigo….ele descarregou a falta de organização da categoria culpando o track day……..coisa que existe em vários paises do mundo….mas ai ele vai dizer…quer correr em pista se inscreva em campeonato…..se empatar com o FG ja sinta-se vitorioso.

Christian Capato
Christian Capato
8 anos atrás

Desejo a todos muita luz, saúde e amor, e que neste Natal possamos renovar nossas esperanças e objetivos, superando assim todos os obstáculos para tornarmos nosso mundo digno das bençãos que neste 2015 recebemos, e que nos propiciam hoje a oportunidade de desejar e receber mais um Feliz Natal.

Rubergil Jr
Rubergil Jr
8 anos atrás

Ah, deu uma vontade de relembrar os velhos tempos… ultimo GP de Formula 1 no Interlagos velho:

https://www.youtube.com/watch?v=hM2p2_iHPag

Ah, uma curiosidade: acho que os 3 únicos pilotos que disputaram corrida de F1 tanto no velho Interlagos como no novo, foram Piquet, Prost e Patrese.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
8 anos atrás

Aconteceu algo parecido na década de 80 em Cascavel dando perca total em alguns Dodgões. problemas na largada.

https://www.youtube.com/watch?v=CA-o4hT_MFE

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Li os comentários ,está tudo errado, e pelo que entendi o track days , estão
aproveitando a estrutura montada pela classic, para os filhotes de papai
brincar de racha em Interlagos, ora que paguem em separado e brinquem
a vontade , se morrer alguem paciência , quem procura acha,

Track_day
Track_day
Reply to  Celio Ferreira
8 anos atrás

Entendeu tudo errado.

José Angelo
José Angelo
8 anos atrás

Ficaria em 3º no grid da Stock e mais dois ainda teriam vaga no grid. Muito insano isso…

Thiago
Thiago
8 anos atrás

O comentário sobre as condições precárias do automobilismo brasileiro é deveras oportuno. Mas perdeu uma grande chance de não vomitar merda ao falar sobre os track days. Vê-se que o único imbecil é o autor do texto. Saia um pouco do buraco que Vc se esconde e vá conhecer o mundo. Vá visitar os países referência em automobilismo e veja com seus próprios olhos a importância dos track days para os lugares que criaram e que mantém o desenvolvimento do esporte a motor. Recalque é uma desgraça do brasileiro mesmo…

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Caramba!!!!!!!! Vc esta de férias na minha cidade, e parece que ta gostando, pelas primeiras palavras do post. Seja bem vindo……. Tenha ótimas férias, e, se precisar de algo, estamos às ordens…..

Leandro Castro
8 anos atrás

Só uma observação: O carro que virou 1:39 é um Radical, um protótipo, que deve oferecer todos os equipamentos de segurança necessários.

Galba Cunha
Galba Cunha
8 anos atrás

Com esse temporal que eu fiz: 1,39191 , largaria em 3 no grid de interlagos em 2015.Loucura total!!

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Lamentável.
1 – Essa molecada acéfala que quer ser Ayrton Senna no final de semana em Interlagos, sem ter o minimo de noção do pregigo e do respeito aos “colegas” na pista;
2 – O “jeito Haddad” de “preservar e administrar” tudo nessa cidade (agora chegou á Interlagos);
3 – E a essa mania de desvirtuar e corromper tudo em nome do lucro, colocando a segurança, a organização, a educação e a ética “de lado” na hora de organizar qualquer evento nesse país.
Se aqui os museus e casa noturnas não tem nem alvará do corpo de bombeiros e/ou da prefeitura, imagine o que podem fazer com Interlagos.
Aqui, pra funcionar direito, organizado e sem desvios, só trazendo gente de fora.
E não falo só do automobilismo.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
8 anos atrás

Correção: ( sem ter o minimo de noção do “PERIGO”)

Lauro Kennedy
Lauro Kennedy
8 anos atrás

Espero que um dia vc venha mesmo morar em João Pessoa, sugiro Natal-RN, pois é onde moro, para assim quem sabe alavancar o automobilismo dessa região, me refiro ao nordeste em geral, Caruaru e Salvador ficaram de fora da temporada 2016 da STOCK CAR!!!!!!!! Fica o convite!!!!!! João Pessoa pelo menos está com um projeto de autódromo que me parece viável, já Natal o único kartódromo q tinha foi transformado em estacionamento para a ARENA DAS DUNAS!!!!! Enfim… seja bem vindo antecipadamente!!!!!!!

João Silva
João Silva
8 anos atrás

É assustadora a forma como o tejadilho do carro abre como uma lata de sardinha mas concordo que grande parte do problema quer no Brasil quer aqui em Portugal é que as entidades cobram taxas por tudo mas na altura de garantir meios para se praticar automobilismo com responsabilidade ninguém aparece.
Quanto ás diferenças de andamento elas vão sempre existir nos track days mas este assunto também me traz ao pensamento todos aqueles carros civis no
“Inferno verde” na Alemanha, eu nunca estive lá mas alguém me diz que tipo de controlo ou meios de assistência existem lá ? o youtube está cheio de vídeos de acidentes graves que ocorrem por lá, não querendo comparar acho que todos têm direito a andar em pista mas mediante o cumprimento de requisitos de segurança e com condições asseguradas por quem recebe para organizar, por exemplo o episódio de um piloto ultrapassar com bandeira vermelha é lamentável mas isso é o próprio piloto que tem que respeitar, a segurança também no Automobilismo começa em nós mesmos.
Flávio Gomes me desculpe o Off Topic mas como se falou no Nurbugring tomo a liberdade de partilhar consigo uma página que todos os dias é atualizada com fotos fantásticas, estou a adorar ver e por isso partilho consigo e com os demais leitores, espero que goste , está em http://itsawheelthing.tumblr.com/.
Cumprimentos

Valdeno
Valdeno
8 anos atrás

Fala Flavio?
Esta em JP? Ate qdo?
Estou aqui tb, se quiser podemos andar de kart no meu Kart Indoor hoje oi qdo quiser, fica num shopping da cidade… Eh meu convidado!
Abraco e espero que goste da nossa cidade!

Rio
Rio
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Hahahaha

Marcelo - Araraquara
Marcelo - Araraquara
8 anos atrás

Flavinho, e o chico buarque? ele é o cara.

Diego Ximenes
Diego Ximenes
8 anos atrás

Vc vai passar por Fortaleza depois de João Pessoa?

Leandro
Leandro
8 anos atrás

Sou participante de trackday faço de 3 a 4 por ano.. pois é o que o que da pra manter.. afinal não é todo mundo que pode dispender de 50 a 70 mil por ano pra se manter numa categoria base.
Nunca vi um acidente mais serio nos trackdays… diferente do que vejo nas “categorias homologadas” onde é literalmente um destruction derby.. e até onde sei.. o equipamento minimo (capacete , roupas fechadas) são obrigatório pra entrar na pista .. existe um briefing antes.. explicando como proceder , o que pode o que não pode … isso tinha que ser divulgado ao invés de usar um termo “Apenas um bando de retardados tirando racha na pista” , até onde consta .. um autódromo foi feito para CORRER !!!! estamos tirando a cultura de racha na rua e levando as pessoas pra um lugar que ela não coloque outras pessoas em risco.. que Interlagos sofre nos últimos anos não é novidade., o apoio ao automobilismo é pífio , perdemos Jacarepaguá , vamos perder o AIC e brasilia está fechado a mais de anos .. não coloque a responsabilidade na conta do trackday da desorganização por parte da federação… um trackday no mesmo dia de uma corrida é de uma burrice sem fim … no mais.. espero que os trackdays fique mais baratos e mais comuns por aqui.. pois isso ajuda a manter a estrutura do autódromo que é cara , e que assim possa ser incentivado as categorias menores…

Rogerio
Rogerio
8 anos atrás

Eu tive o prazer de viver as corridas de Interlagos na decada de 70. Apesar de ser novo, ia bastante em Interlagos ver corridas fantasticas, com pilotos fantasticos como Piquet, Guarana, Chatô, Ingo, Paulão e muitos outros. Corridas organizadas, varias categorias e que revelaram muitos pilotos de altissima categoria. Isso infelizmente acabou. O automobilismo brasileiro agoniza há tempos. A ‘maior’ categoria é a tal da stock car, que me desculpem os fãs, acho uma droga.
Quanto aos track days não sou contra, Mas façam em dias que não tem corrida.
Se o cara quer se matar em um autodromo, assine um termo de responsabilidade, vá lá e se mate. Eu iria em um. Tanto de carro quanto de moto.
Desde que fosse organizado, com socorro, etc, etc….
Quanto ao estado do autodromo, é uma pena. Quando foi feita a reforma, você falou que não era o ideal. Eu concordei. E critiquei. Pois a F1 é o segundo evento que mais traz turistas para a cidade e o que mais rende com gastos destes turistas, portanto, acho que a prefeitura deveria tratar esse autodromo com mais carinho.
No resto, FG, concordo com tudo que você escreveu.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Em Interlagos, no Museu da Língua Portuguesa, no Viaduto do Chá, em Brasília, no ônibus e na padaria, quando as pessoas largarem seus mobiles, seus uotizapis e faces, e focarem pelo menos 50% do tempo em suas obrigações profissionais, vamos recuperar um pouco da qualidade perdida em tudo. Boas Festas, uma pausa de paz para todos nós!

JT
JT
8 anos atrás

O que é pior? Tirar racha em Interlagos colocando em risco pessoas conscientes do mesmo? Ou tirar racha na Rodovia dos Bandeirantes – com serviço de filmagem por helicóptero – colocando em risco a vida de desavisados?

Segue o link:

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/12/porsches-colidem-durante-suposto-racha-na-rodovia-dos-bandeirantes.html

Muller
Muller
8 anos atrás

O problema não é o track day em si.
É a forma como é preparado um evento desses pela FASP. Pagou, bota na pista e dane-se. Absurdo.

Com horário decente (e não empurrando outros campeonatos), com segurança de verdade, vistoria e limitação de carros na pista e exigência de fato das habilidades ou experiência do piloto, a chance de dar besteira é bem baixa. Os carros em si são seguros.

O Radical bateu o recorde em Nordschleife, é carro pra isso mesmo. O problema é deixá-lo na mão de quem não sabe o que se pode fazer com ele (o que não foi o caso), numa pista com 1 milhão de carros e pouquíssima assistência, além de tirar o horário de campeonatos com datas já agendadas previamente. Aí realmente não dá.

Leandro Castro
Reply to  Muller
8 anos atrás

Na verdade, esse Radical é um protótipo brasileiro, que segue todas as normas de segurança.

Mat
Mat
8 anos atrás

Estive em Interlagos e fiquei indignado… O que significava este médico que atendeu ao piloto acidentado andando pela área dos boxes durante o dia fumando seu cigarrinho? Achei um total absurdo,,, além de ser médico o que já bastaria para dar outro tipo de exemplo, estava em uma área de alto risco…

adelson
adelson
8 anos atrás

Salve salve FG. Sinto muito pela situação em interlagos.Não tem como contatar o prefeito? Alguém do PT que voçe conheça…Que surga alguma luz sobre essas questões são os meus votos.
Ânimo é tudo que precisamos… e aonde buscar…existem os mestres…vç deve saber…eu me oriento mais proximamente ao quiroga.net no face. muito bom…Bom descanso irmão e que essa lua cheia traga mais luz para todos nós. Vale lembrar que estamos em pleno apocalipse e isto ñ é uma questão religiosa….confira se puder o Leandro karnal. n0 ” café filosófico”.-ñ me lembro do nome da palestra..;mas antes dessa série sobre os pecados capitais
……Abraço irmão. Esta ñ carece publicação…e parabéns por tudo que rolou este ano…os comentários pos-corrida indispensáveis, por exemplo,e vamo q vamo com a formulae.

Cristiano Ferreira
Cristiano Ferreira
Reply to  adelson
8 anos atrás

Flavio Gomes, gente despreparada tem em todo lugar inclusive na sua categoria como voce mesmo disse ao citar o caso do cara que te passou quando a bandeira vermelha estava sendo agitada. Não é necessário faltar com respeito aos participantes do Track Day que apesar de contar com alguns despreparados (como na sua categoria), também é formado por gente que tem plena noção do que está fazendo (o que tambem tem na sua categoria e que possivelmente voce mesmo se enquadra).

Eu corro de Kart as vezes e sei como é lidar com alguns desses malucos que veem bandeira vermelha e aceleram para ganhar posições. Um verdadeiro perigo e que as vezes resulta em acidentes.

Track Day existe no mundo inteiro e é uma das melhores maneiras de coibir a prática do famoso pega. A pista é o local adequado para correr e não na rua.

Voce como formador de opinião não deveria ser tão crítico quanto ao método e ofender quem participa.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  adelson
8 anos atrás

O Quiroga é um caminho a ser seguido sem contra-indicações. Valeu!

Garlet
Garlet
8 anos atrás

Mas esse tempo 1:39 foi um prototipo verde, que se não me engano já fez 1:38 nessa pista. Macaco velho……………

Garlet
Garlet
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Vendo por esse lado com certeza, vc está certo. E viva a esculhambação brasileira.

Motos Antigas
Motos Antigas
8 anos atrás

Tome reto por reto mesmo.

Motos Antigas
Motos Antigas
8 anos atrás

São Paulo está assim. Imagine o o reto do Brasil.

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Motos Antigas
8 anos atrás

Apenas complementando o comentário, o reto do Brasil está um cu, e o pior é que não há luz no fim deste reto, digo, túnel!

Washington Garbin
8 anos atrás

Correção acima desculpem meu teclado esta ruim, Concordo com tudo que foi dito na reportagem, eu não concordo em deixar pessoas despreparadas no automobilismo \o Flavio esta Certo quem esteve no Padock Pilane Banheiros e demais dependências, , parece que estão querendo acabar com o esporte que já esta difícil ,

Washington Garbin
8 anos atrás

Me identificando Profissionalmente: Sou piloto da década de fim de 70 e começo de 80, fui tri campeão Paulista de Kart e POC , Formula V, divisão 1 divisão 3 da com tudo que foi relatado acima, mas tem muito mais conheço bem automobilismo, é uma vergonha o que acontece e aconteceu em Interlagos.não se pépoca, Estou graduado atualizado 2015. Tive em interlagos os 2 dias de corridas e concordo ode deixar pessoa despreparadas, tanto no âmbito de pilotagem ou organização , O Autódromo é um lugar de risco controlado, Mas acontece que não estava. E que reforma é esta Que custou milhões que não se ve ? Muitos não sabe , mas eu vi o Vettel falando o que acha disto tudo, Na minha opinião o Trck Day não deveria existir, é perigoso mesmo.Fiquei decepicionado comoque vi este fim de semana, palavra de Piloto , pode ser que outras pessoas viram de outra forma.

Marcos Milani
Marcos Milani
8 anos atrás

Correr de carro é assim mesmo. Depois de etapas não muito felizes há dezenas de razões para desistir da brincadeira. Porém, no dia seguinte, prevalecem as centenas de razões para continuar correndo!

Flávio
Flávio
8 anos atrás

Boa tarde Sr. Escritor que escreve essa coluna pífia.
Acho que o Sr deveria ter mais respeito com todas as categorias..mesmo que as de amadores que gostam de colocar seu carro na PISTA!!E não tirando racha na RUA!!! Falando assim até me veio a cabeça que o Sr. estaria sugerindo que tais pessoas deveriam ir as ruas tirar os rachas ao invés de ir ao lugar certo que é a pista.
Se as pessoas que correm em track day tem dinheiro para pilotar um carro que vira 1.39 em interlagos…vejo isso como competência de fazer tal tempo…acredito que voce não o faria….até por que falando no Sr…que nunca saiu de mídias periféricas e so escreveu para colunas de internet..não deveria falar de tal maneira destas pessoas que são tanto ou me arrisco a dizer…mais apaixonados por automobilismo que o Sr que pelo jeito só gosta de escrever merda e destratar as pessoas,
Espero que nos seus próximos artigos, o Sr deveria tratar todas as pessoas de uma maneira respeitosa, pois acredito que o Sr também gosta de ser tratado assim, pois muitos compartilham da ideia que o sr como colunista é um péssimo piloto….porem sempre, acredito foi tratado com respeito….faça o mesmo e tenho certeza que perderá menos leitores, um o Sr já perdeu!!! Se é que um dia fiquei preocupado com sua ideia pessoal sobre o assunto track day. Assim como eu nunca ouvi falar dessa copa Clássica na qual correm carros velhos e desatualizados que acredito eu serem muito menos seguros do que os carros que estão rodando por ai nos TRACKS DAYS e só por que o Sr é colunista..se julga “PILOTO”‘ de Fuscas ou 147….
Amigo..é lastimável ler tanta idiotice junta!!
Espero que reveja seus conceitos sobre respeito e igualdade…ah!! Um pouquinho de humildade também não faria mal!

Paulo
Paulo
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Devem sair tudo dos tracks days, Pior que o cara nem para ler a coluninha com a bio ao lado do blog antes de escrever bobagem,

Robertom
Robertom
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Comparado aos seus “amigos” da Arrancada o cara é um cavalheiro…
Ele reagiu ao ser chamado de retardado, o que certamente não é.´
O grande problema é a “prioridade” dada pela FASP e clubes organizadores aos “Track-days”, prejudicando terrivelmente 0s horários de treinos e provas das categorias que disputam os campeonatos.
Acho estranho um bom piloto que possui um protótipo capaz de virar 1’38 participar de um TD e não competir na categoria Força Livre.

marcelo de castro
marcelo de castro
Reply to  Flávio
8 anos atrás

Meu…quando acho que já li tudo, vem uma merda dessa!!!!!
Cala a boca Magda!!!!!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
Reply to  Flávio
8 anos atrás

Nada contra Track Day, poderiam apenas ter data específica, não atrapalhar agenda do campeonato paulista…o rabo abana o cachorro, não o contrário ! Outra coisa, um Radical SR8 virar 1m39…nada demais, se o cara for um piloto razoável…a questão é virar isso junto com carros originais virando 2m20…tem noção ? Outra coisa, você não entende picas de automobilismo, anexo J , resgate, estrutura do autódromo, etc…me parece apenas frustração …alugue um carro de corrida, ande numa prova, quem sabe melhora …

Turco
Turco
Reply to  Flávio
8 anos atrás

Apende a conjugar os verbos da maneira correta antes, amigo.

baggs
baggs
Reply to  Flávio
8 anos atrás

Se atualiza, seo fravio. Compra um mirtubich de 4 cabeça pra assisti umas betamax. O pior é que se o cara ver o painerzinho glass do 147 que anda na classic não vai achar iguar no treco dei. Nem nos mirtsubich evo morales veloiz e furioso.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
Reply to  Flávio
8 anos atrás

Caraca! Mas é impressionante a quantidade de merda que uma pessoa consegue falar quando se sente ofendido por alguém expor sua opinião sobre seu hobby.
Não ser capaz de entender a gravidade da situação destes track day’s sem divisão de categoria é caso psiquiatria!

Helio Ribeiro da Silva Filho
Helio Ribeiro da Silva Filho
Reply to  Flávio
8 anos atrás

Ao amigo da resposta acima, primeiramente: Jesus… Aqui não é a Estação de Esgotos da Delamare para você despejar este caminhão de merda.
Vamos lá:
Por mais que discorde dos conceitos ruins referentes ao TrackDay, eu não devo concordar que uma categoria de apaixonados deva atrapalhar a outra categoria de apaixonados. Se a nau naufraga (Aos desejos Doriano-Tucanistas), vai morrer todo mundo afogado…
Então, faltou este respeito à FASP para com o pessoal da Classic… (Aliás, o TD anterior (14/21 de junho) que rolou em Interlagos, foi no mesmo dia dos treinos do pessoal de Fusca… atrapalhou tanto os Käfers quanto o pessoal do TD, mas acendeu algumas boas vontades nos espectadores) e não devemos esquecer que este tipo de problema só tende a ocorrer no nosso templo sagrado, já que sabemos que existem LOCAIS MUITO INTERESSANTES NESTE ESTADO onde o TD rola solto e com equipagem de segurança, sem se pendurar no saco de ninguém.
Talvez, ninguém queira por causa da grife Interlagos, mas… Money still talks.

Murillo
Murillo
8 anos atrás

Se o adesivo do nome do piloto não esta no padrão eles não te passam na vistoria, mas se vc paga para fazer um track day, vc pode ir andar de bermuda e chinelo…

Acarloz
Acarloz
8 anos atrás

E o automobilismo descendo ladeira abaixo.

Roberto Zullino
Roberto Zullino
8 anos atrás

Meu caro Flavio, nas primeiras vezes que critiquei as obras de Interlagos voce me garantiu que sairia tudo direitinho. Critiquei como engenheiro experiente e depois de me reunir com a equipe da SPObras, o Chico Rosa estava junto e me pareceu constrangido com o grau de despreparo. So me restou ir ao MP denunciar. Espero que da proxima vez vc acredite em mim como engenheiro da mesmo forma que acredito em voce como jornalista.
Ainda bem que o Ernesto fundou a Liga, quem tiver amor a vida largue a Fasp e va para a Liga. Ate que isso vai ser bem simples de solucionar.

Marco Scalamandre
Marco Scalamandre
8 anos atrás

Flavio,
Não fode.
Você um puta jornalista, o que fala repercute. Não fode.!!!
Claro, que Interlagos é um milagre que ainda subsista, claro que o Ernesto é um cara muito acima da média, inclusive intelectual, do meio, mas, pelo amor, não fode !
Cara, nem todos podem ter a chance de participar de uma categoria organizada, o imbecil do TD, como vc fala, é um apaixonado pelo esporte como qualquer outro não imbecil? A expressão é correta? Quanto ao tema segurança: você realmente acredita que seu “Bom Voyage” (adorei o nome, muito criativo), é mais seguro que um carro desta década com dezenas de airbags? Macacão a maioria utiliza sim, claro que capacete, luvas etc. Amarração tubular, não, mas precisa? Você preferiria bater no muro com o VW 1982 engaiolado ou com um Evo 2012? Os tempos que vc menciona são de carros de pista e tocados por pilotos, não imbecis. Os imbecis somos nós, eu no caso, que uso um Mini Cooper original e não sou profissional, pago 800 pilas para inscrição de 2 horas de pista, passo o mês ansiosamente preparando e planejando o carro e acabo virando o bode expiatório da vez!! Não fode!!! Se o aeroporto tá cheio, comemore, não segregue. Temos o mesmo propósito. abraço de seu torcedor e espectador.

Alberti
Alberti
8 anos atrás

Estive no autódromo sábado. Cheiro de esgoto, cheiro de diesel de gerador, sem luz, sem segurança, obras inacabadas, espaços que não tem serventia para nada, nenhum projeto que aproveite os diversos espaços com integração e conforto, enfim uma VÁRZEA.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
8 anos atrás

Patético! Várzea de Rodas!

Luiz Augusto
Luiz Augusto
8 anos atrás

FG, então acho que essa questão de confiabilidade do semáforo pode explicar a panca que deu na largada da Mercedes Challenge no dia 13 !! A turma vinha alinhada num grid com bastante carros, quando o safety saiu da frente, os líderes começaram a dar pé, só que pouco antes da linha passaram a frear. Quem vinha no pelotão do meio pra trás saiu empilhando em quem tava na frente !
Teve um piloto lá que precisou de ambulância na pista para ser atendido …… o cara deu uma senhora porrada de frente no muro do box !
Na hora eu não entendi o motivo dos ponteiros terem recolhido, talvez tenha sido o semáforo que gaguejou !!
Para um autódromo é algo que beria o ridículo ……

Fabio
Fabio
8 anos atrás

Já que vc esta de férias , assista ai na sessão da tarde http://www.yonkis.com/de-rally-con-un-fiat-126/

Regina Calderoni
Regina Calderoni
8 anos atrás

é 1a pena, o que acontece, + os maiores culpados somos nós pilotos, que nos omitimos, e nos calamos a tanta barbárie, que fazem c/nossos autódromos, e tbm, com tanta falta de respeito e segurança.. já cansei de pedir união de todos, + não existe, eu sinto que qdo se coloca o capecete, e senta no carro, + parecem 1 bando de bois que encontrarm a porteira aberta, sem se preocupar c/a própria vida..infelizmente esta é a nossa realidade..Enquanto, não houver a união de todos pilotos, em prol da segurança, e de se fazer respeitar, teremos e veremos..muitas coisas.. Abraços à todos.. Bela reportagem..

Celso
Celso
8 anos atrás

Um grande professor , que guardo na lembrança, pois tive aula de Desenho, aos dezesseis no Mackenzie, e aos 56 ainda me lembro de suas aulas maravilhosas. Descanse em PAZ.

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Na largada da Classic ficou claro o erro crasso da direção de prova em não dar a bandeirada, se o “Safety Car” veio para Box tem que dar a largada, havendo carros fora de posição que fossem penalizados,
Será que chamaram a pessoa que estava com a bandeira quadriculada na etapa da Stock em Ribeirão Preto para dar a largada ?

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Não pude ir no sábado, mas fui no domingo, e presenciei boas provas de F1600, Clássicos de Competição, Marcas e Pilotos 1.6, e Old Stock.
As equipes de Resgate e Sinalização que normalmente trabalham no Camp. Paulista são a Interlagos (do Ernesto) e a Speed Fever (do Barranco) foram substituídas por uma outra, que estava perdida.
Por exemplo, na prova do Marcas (com + de 40 carros) um Celta branco explodiu o motor no Laranjinha, demoraram um “século” para rebocar o carro quebrado e inicialmente não sinalizaram o óleo derramado, vários carros rodaram ou escaparam alí e quase bateram no Resgate e no Celta.
Quanto ao Autódromo e a reforma, uma vergonha, os banheiros não tinham luz e nem o que era novo estava funcionando direito, além do fato que praticamente não se vê nada do miolo, não dá mais para assistir a corrida do terraço e o único lugar viável é um cantinho ao lado do prédio de imprensa onde não cabem mais de 20 ou 30 pessoas.
O projeto do novo Padock é visivelmente muito caro (com uma enooorme área envidraçada) e inadequado.
Considero também que “Demolir os Boxes e a Torre” é um crime hediondo contra o esporte motor e as finanças públicas, basta fazer a manutenção, principalmente trocar as portas.

helio
helio
8 anos atrás

J.Pessoa é muito legal!!!ótima escolha e uma boa dica é vc se deslocar (rumo sul ) a 50 km e conhecer a praia Bela!!lá vc peça um peixe chamado vermelho e vá come-lo embaixo das sombras de belas amendoeiras(setecopas)!!!valeu!!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Caraca!!!

Nilaum
Nilaum
8 anos atrás

Ué, mas antes quando a reforma foi concluída, rasgou elogios, mesmo que na época era evidente a situação precária. Agora é crítica. Tá puto por causa do acidente e isso “iluminou” a situação real do autódromo pra você, ou mudou de opinião?

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
8 anos atrás

Infelizmente, se o autódromo esta nestas condições atualmente, pode se dizer que é resultado da administração atual da prefeitura de SP. Onde a política aplicada por este prefeito, é substituir pessoas competentes e com muita experiência de cargos importantes, como é o caso do engenheiro Chico Rosa, para colocar pessoas filiadas ao partido do prefeito, com menos experiência e sem conhecimento algum de automobilismo para ocupar estes cargos. O resultado só poderia ser este o autódromo estar sendo considerado um “lixo”.

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
8 anos atrás

Carreras son carreras…

Tudo é muito perigoso, todos sabemos mas não lembramos dos riscos, só tomamos conta deles a medida em que se materializam em acidentes a poucos metros de nós.

Guardadas as devidas proporções, acidentes como esse acontecem diariamente na dezenas de pistas de “kart de aluguel” espalhadas pelo pais, onde o cinto de tres pontos é o volante mequetrefe dos karts… eu mesmo já capotei duas vezes na Granja Viana e já desci um barranco graças a quebra da junção da barra de direção num kartinho de aluguel e mesmo assim sou um apaixonado por essa brincadeira.

Como na aviação (onde existe a Bruxa dos Céus) nas pistas de corrida também existe uma Bruxa que a cada cagada que nós fazemos ela põe uma bolinha em seu saco de sorteio onde esta escrito a cagada que fizemos nas pistas… quanto mais cagadas… mais bolinhas dentro do saco… o duro é que a cada corrida que acontece a Bruxa sorteia uma bolinha…. e se você estiver novamente fazendo aquela cagada a Bruxa vai cobrar a sua pena.

Resumo da historia, faça menos cagadas, tente não ter bolinhas dentro da saco de sorteio da Bruxa, só assim os riscos serão muito menores.

Marcos Gomes
Marcos Gomes
8 anos atrás

Com 1:39,191 o cara teria largado em terceiro na última corrida da stock. car. Isso é coisa de lesado mental.

Robertom
Robertom
Reply to  Marcos Gomes
8 anos atrás

Discordo, o cara não é um lesado mental., mas acho estranho um bom piloto que possui um protótipo capaz de virar 1’38 participar de um TD e não competir na categoria Força Livre.
Ele tem é medo da competição roda a roda…