ACABOU

banner04SÃO PAULO (anunciada) – Agora está oficializado pelo próprio site do autódromo. O circuito de Curitiba encerrará suas atividades neste ano e dará lugar a um condomínio residencial e empresarial.

Bem, a pista é particular, seus donos fazem dela o que bem entenderem. Mas não gosto de desculpas esfarrapadas. Botaram a culpa na… Petrobras! Porque a Inepar, empresa que mantinha o autódromo, dependia demais de obras da estatal e não sei mais o quê.

Não precisava dessa ginástica toda. Como disse, é área particular e se os proprietários consideram que dá prejuízo e que podem ganhar muito dinheiro transformando a área em empreendimento imobiliário, é decisão legítima e plenamente justificada, que cabe só a eles.

[bannergoogle] Apenas lamento, porque é mais uma praça de esportes motorizados que se vai. Em pouco tempo, o Brasil perdeu Jacarepaguá para os Jogos Olímpicos, vai perder Curitiba para a constrição de edifícios e tem Brasília toda arrebentada pela iniquidade dos políticos.

Enquanto isso, a CBA, cheia de amor pra dar, inaugura pista de terra na Bahia e chama de “autódromo internacional”…

Gostaria muito de correr lá antes de acabar. O pessoal da Classic vai tentar. Seja como for, espero que o circuito, histórico, tenha uma despedida digna.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Tadeu
Alex Tadeu
8 anos atrás

A propósito, enquanto uns perdem autrodomo…

Para mim foi uma grande novidade, a Paraíba está prestes a ganhar um autódromo! Você sabia dessa Flavio? Não me lembro de ter visto alguma citação sua a respeito

Aqui tem algumas informações: http://www.carangospb.com/2015/12/16/autodromo-internacional-da-paraiba-tem-prova-confirmada-para-janeiro-de-2016/

Alex Tadeu
Alex Tadeu
Reply to  Alex Tadeu
8 anos atrás

PS: Navegando por páginas anteriores, vi que o Flavio já havia mencionado sobre o mesmo!!

Alexandre
Alexandre
8 anos atrás

Infelizmente, nossos autódromos estão morrendo, só vai restar mesmo daqui a pouco Interlagos, pq tem a F1, senão, nem ele sobraria.

Robertom
Robertom
Reply to  Alexandre
8 anos atrás

Sai pra lá urubu….
Em 2016 a variação será ZERO !
Morre um, nasce outro.
E tem grande chance de fazerem um novo autódromo na grande Curitiba anexo a um condomínio fechado, não sei se é em Pinhais ou São José dos Pinhais.
É bem afastado e a área é imensa.
Não é cascata como Deodoro.
É negócio!

Robertom
Robertom
Reply to  Robertom
8 anos atrás

Sai urubú…

Fontana
Fontana
Reply to  Robertom
8 anos atrás

São José dos Pinhais.

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

Infelizmente em meio a uma sociedade que tem como princípio predominante o lucro, é isso aí mesmo que acontece. Talvez o autódromo até dê lucro, mas se o empreendimento mobiliário dá mais, todos os aspectos extra econômicos são desconsiderados. Digo isso pq é sabido que automobilismo é caro, e encareceu muito nos últimos anos em função de normas e regras de seguranças exigidas. Isso aliado à aspiração econômica cada mais enraizada, a tendência é só piorar.

Robertom
Robertom
Reply to  Giovanni
8 anos atrás

O autódromo é rentável.
Mas a Inepar está com a corda no pescoço e precisa ganhar dinheiro rápido!

Emerson
Emerson
8 anos atrás

A Petrobras é o câncer do Brasil. Tenta competir num mercado onde gasta bilhões para achar petróleo a 8 km de profundidade em alto mar, enquanto tem países que cava-se um pouco e já jorra petróleo. Temos a tecnologia do etanol há mais de 30 anos e um território enorme, por bem menos investimento estaríamos andando só com álcool é muito mais barato. Então que se importe gasolina da Venezuela, estaríamos abastecendo creio que por menos de um real por litro. O que a Petrobras faz em alto mar é o mesmo que os países árabes começarem a plantar cana no deserto: é muito investimento pra pouco retorno. Somos auto-suficientes em petróleo (dizem) e ainda passam estamos pagando quase 4 reais num litro de gasolina, isso que o preço do barril de petróleo está muito abaixo do ideal para compensar a produção. Isso é uma merda, essa empresa é um embuste.

Rodrigo Pires
Rodrigo Pires
8 anos atrás

DKW´s na inauguração do autódromo em 68.

https://www.youtube.com/watch?v=DRqzOqjU_00

José Fernandes
José Fernandes
8 anos atrás

Os comentários já dizem tudo, infelizmente a cada ano o automobilismo no Brasil está morrendo, será que precisamos de heróis, alguns pingados em décadas, Fittipaldi, Piquet, Senna, para levar a sério e tentar manter e salvar os autodromos, e os milhares de pilotos de várias categorias que existe neste pais?
Vamos torcer para que interlagos nunca morra e que o nascimento de Curvelo seja de sucesso.!

JP
JP
8 anos atrás

“…e será um orgulho para Pinhais, Curitiba e Paraná.”
Não precisavam forçar a barra.

David
David
8 anos atrás

Não tinha como construir os condomínios sem destruir o autódromo???

tevez
tevez
8 anos atrás

Sei lá se é bom negocio pros caras lançar Condominio..
Aqui em Curitiba o que tem de aptos zerados e casas para vender é incrivel.
Fora disso que Pinhais é longe de tudo o que é lugar

Alexandre
Alexandre
Reply to  tevez
8 anos atrás

Pinhais não é longe de Curitiba.

joca
joca
8 anos atrás

A Petrobrás virou a Geni da incompetência alheia.
Qualquer um põe a culpa na empresa pra justificar as merdas que fazem.

joca
joca
Reply to  joca
8 anos atrás

“A Petrobrás sustentava o autódromo.”

Mas não são os coxinhas leitores da veja que adoram defender a “livre iniciativa”, o “livre mercado”, o “liberalismo”?

Por que não foram a trás da iniciativa privada para manter o autódromo? Só existe uma única petrolífera trabalhando no Brasil? Não existe nenhuma montadora de carros que pudesse investir no autódromo?

Se pendurar em uma única empresa (estatal) para justificar o fechamento do autódromo é um insulto a quem tem o mínimo de inteligência.

Rodrigo Pires
Rodrigo Pires
Reply to  joca
8 anos atrás

A Inepar sustentava o autódromo. A petrobrás apenas foi a gota de água para uma empresa que está a beira da falência a 15 anos.

“A gota d’água foi a Petrobras mesmo, que tirou o faturamento maior da empresa, que praticamente sustentava o autódromo. Foi um efeito dominó. A desvalorização das ações da Petrobras fez a nossa sócia ficar debilitada. Isso porque, no mês que faltava dinheiro aqui, era a Inepar que cobria. Nunca deixou faltar nada”

A única coisa que manteve o autódromo vivo durante todos esses anos foi justamente a paixão de um empresário qualquer (Jauvenal) pelo automobilismo.
Com a empresa em dificuldades a mais de uma década só agora ele vai se desfazer de um bem que não trazia retorno financeiro nenhum.

É bom lembrar que em 93 antes da compra o autódromo estava completamente sucateado, a reforma que durou até 95 foi o que trouxe ele de volta e manteve o status de “2 melhor do brasil” como é até hoje.

Rodrigo Kawazoe
Rodrigo Kawazoe
8 anos atrás

Ainda não entendi a parte “a pista será conservada para uso privado” que foi informada em algum momento. Haveria alguma forma de usar aquela área sem tocar na pista? Improvável.

Valdemir
Valdemir
Reply to  Rodrigo Kawazoe
8 anos atrás

Rodrigo,
Fiquei exatamente com a mesma dúvida. Talvez eles consigam salvar um ou outro trecho (E pequeno). Mas realmente, não dá pra entender.

Rodrigo Pires
Rodrigo Pires
8 anos atrás

É até uma surpresa o autódromo ter sido vendido só agora. A Inepar está em dificuldades desde o fim dos anos 90.

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Ué Flávio.
Mas os coxinhas, a mídia, a TV Globo não vivem falando que estamos em crise, que na construção civil e mercado imobiliário está tudo parado?????
Como é que estes caras vão ganhar grana construindo prédios e os vendendo????
Ou a mídia e TV Globo são grandes mentirosas e não tem crise nenhuma???

Apm
Apm
8 anos atrás

Vou adorar ver a Clássica aqui, sempre desejei assistir.

Wolfpack
Wolfpack
8 anos atrás

Simples, pegue os magnatas da industria farmacêutica de genéricos e mais alguns outros abastados donos de bancos que gostam de correr e banquem os autódromos. O autodromo de Pinhais nunca foi bem resolvido, acabado. Agora por favor, sem dinheiro público nestes emprendimentos. Ninguém vai querer morar naquele buraco chamado Pinhais. Podem construir o que for na região, ficará muito distante de Curitiba. Bola pra frente.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Wolfpack
8 anos atrás

Pinhais distante? De bi-articulado, são apenas 20min até o centro, de carro, menos tempo ainda por uma via direta.

Fernando Linhares
8 anos atrás

Cheio dos gerundismos no anúncio. Adoro.

JoãoLK
JoãoLK
8 anos atrás

Amo esportes e torço para que os jogos Olímpicos do Rio sejam um sucesso. Mas não consigo me empolgar nem um pouco pelo evento sabendo que nos custou (a nós, amantes do automobilismo) o lendário circuito de Jacarepaguá. Agora é o circuito de Pinhais que vai acabar, com uma desculpa esfarrapada – apesar de ser direito dos atuais donos fazer o que bem entenderem com o circuito. Mais uma vez de luto o automobilismo brasileiro.

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Sérgio Moro poderia dar uma olhadinha nessa Inepar.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Você é dono de uma área onde existe um empreendimento que você ama, mas que vive no vermelho. Chega uma construtora com um projeto imobiliário para o local e te oferece uma fatia do projeto correspondente ao valor da área. O que você faz, mesmo sendo fã do teu empreendimento e sabendo de antemão, que não vai esquentar a cabeça com as construções?

Peter Zero
Peter Zero
8 anos atrás

Pena, fará falta para Curitiba.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
8 anos atrás

Fico imaginando esse grana do petrolão investido no automobilismo, e ainda tem gente que defende esse governo. Foda…

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Sem essa, o dinheiro do petrolão faz falta no combate a violência urbana sem controle, ao Zica e Chicungunya, e as escolas publicas. Nada de financiamento publico a autodromos.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Wolfpack
8 anos atrás

Petrobras não deve finaciar saúde ou segurança pública, mas esperar o que? Um “é verdade”?? Ao contrário, deveria ser usado em atividades relacionadas ao uso do combustível, que é o que gera receita, como corridas.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Se não fosse este governo nem investimento da Petrobrás tinha no automobilismo.
O que se roubava da Petrobras no governo FHC e outros, não sobrava nada para investir.
Aliás, quem é que patrocinava Emerson, Piquet, Senna ?????

tevez
tevez
Reply to  Gabriel P.
8 anos atrás

Lá vem a velha e boa desculpa de que se roubava desde a época de FHC.
Governo decente denuncia os roubos anteriores e não permite que no seu isso aconteça.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Gabriel P.
8 anos atrás

É sério isso??? Formule melhor, não consegui entender. Petrobras investe em que atualmente?
FHC??? Nossa… Esse parou no tempo.

Thiago Leal
8 anos atrás

Pessoalmente, lamento é essa nota furadíssima da assessoria. Sou redator publicitário e, muitas vezes, faço ou pelo menos reviso texto de assessoria, quando as agências pela qual trabalho abraçam esse serviço para seus clientes. Sei o quanto é enganação dizer coisas como “o projeto será um orgulho para Pinhais, Curitiba e Paraná”. MEU OVO! O projeto, no máximo, será um orgulho para quem assina, quem comercializa e quem compra, pronto. Povo “ter orgulho” de um projeto privado onde a maioria não vai morar, quiçá nem passar pela frente? Eu, hein…

É nessas horas que vejo o quanto minha profissão me obriga a escrever certas merdas. Me pergunto quantos caem nessa conversinha mole.

JP
JP
Reply to  Thiago Leal
8 anos atrás

Acontece o mesmo aqui em São José dos Campos, onde a Embraer é o grande orgulho da cidade. É claro que é uma grande empresa, emprega muita gente e quem trabalha nela, goza de um status por aqui, mas do jeito que propagam essa ideia, dá a entender que todos têm um avião na garagem…

Mauricio Ferraz
Mauricio Ferraz
8 anos atrás

Que maré ruim essa para o automobilismo, hein? O marasmo da F-1 e sua cobertura de tv inútil por aqui, o esfacelamento dos autódromos brasileiros, a bagunça das categorias menores… Ainda bem que tem gente na contramão fazendo sua parte, como o pessoal de Curvelo,