MEODEOS

SÃO PAULO (fumaram) – Leiam vocês mesmos o que estão pensando para definir o grid já a partir deste ano, e depois digam aqui o que acharam.

Parece que todo mundo aprovou e só falta ratificar no Conselho Mundial, dia 4 de março.

Loucura, loucura. Não tenho uma opinião formada, ainda.

Subscribe
Notify of
guest

157 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Acho que isso vai prejudicar as ultrapassagens, ao classificar melhor os carros consistentemente mais rápidos, sem surpresas, e já com o carro e pneus de largada. Não cheira bem.

Daniel
8 anos atrás

Vai ser uma putaria só… Acho que se não for um carro de cada vez na pista não vai dar certo… Pensa se a equipe quiser fazer jogo é simples o Alonso crava uma volta boa e mandam o Button logo atrás pra andar devagar, 1’30” às vezes é um pouco mais que uma volta, o cara não tem tempo de recuperar. Vai dar baixaria

Marcelo
Marcelo
Reply to  Daniel
8 anos atrás

Imagina esses 1:30 em Spa Francorchamps!

Luis
Luis
8 anos atrás

Prefiro uma corrida emocionante, com ultrapassagens e não creio que este modelo traga isso constantemente. Pode haver, eventualmente, uma mudança no grid, e isso resultar em uma corrida mais interessante. Esta postura “tragam as crianças para casa” adotada pelas equipes ajuda com a monotonia das corridas. Compreendo que os custos de uma corrida são absurdos e por isso minimizar o risco se faz necessário, mas a F1 sempre foi cara, e isso não era regra.

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
8 anos atrás

Se fosse dono de uma equipe de F-1 ficaria puto.

Se tenho um carro não competitivo tenho apenas 16 minutos para expor a minha “marca” contra os quase 01 hora que as equipes competitivas tem para expor a marca em um treino classificatório.

Do jeito que os caras da F-1 estão pensando iriam me “tungar” mais alguns minutos preciosos de exposição… isso chega a ser injusto além do que não iria estimular em nada a competição no Q3, Q2 ou mesmo no Q1.

Acredito que o modelo atual é interessante, o modelo obriga as equipes a fazerem varias tomadas de tempo ao longo do tempo disponível de transmissão por TV. Para que mudar? Para prejudicar as equipes menores… que já não são previlegiadas na distribuição da grana patronal da F-1?

De vez em quando mexer demais nas regras acaba por estragar o que não é ruim.

Cláudio F1
Cláudio F1
8 anos atrás

Pra mim, este é o tipo de coisa que reabre a discussão se a F1 é um esporte ou se, mais do que esporte, ela é um entreterimento. Se o aspecto preponderante for o esportivo em relação ao entretrimento, então, esta é mais uma daquelas medidas que atentam contra a categoria, juntamente com a severa restrição de treinos ao longo do campeonato, pois em qualquer esporte que se preze os participantes devem ter não só a liberdade para treinar como também precisam ver o seu mérito sendo recompensado, portanto, esporte não combina com loteria. O imponderável pode sim ocorrer no esporte, transformando uma classificação em loteria, por exemplo, quando um motivo força maior como uma pancada de chuva inesperada cai na região do circuito apenas durante parte da classificação.

Por outro lado, se o objetivo é apenas o entreterimento, então, qualquer regra esdrúxula está valendo e quanto mais imprevisível melhor.

Escrevi tudo isso apenas pra dizer que discordo desta nova regra, que esporte de verdade valoriza a performance, o mérito do conjunto piloto/carro, e que o lugar da pole deve ser ocupado pelo piloto mais rápido e não pelo mais “cagado” do dia.

Alberto
Alberto
8 anos atrás

A favor. Disso e de qualquer coisa que venha para revolucionar a F1. Depois de muitos anos como telespectador, em 2015 me vi pela primeira vez incapaz de prestar atenção em toda a corrida, com preguiça de acordar de madrugada etc. Até a ideia do “esguicho de pista”, cortesia do Gagá Ecclestone, está valendo na atual conjuntura.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Pra que tanta xaropada se no final vão ficar os mesmos de sempre?

Ulysses
Ulysses
8 anos atrás

A ideia é bem legal, curti.

Renato
Renato
8 anos atrás

Isto vai gerar diversas discussões pois muitos pilotos se sentirão prejudicados por outros mais lentos.

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Gostei

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
8 anos atrás

Olha, gostei. Aliás, quase qualquer coisa ajudaria na classificação, que andava bem capenga. De quebra, devem acontecer diversas zebras no começo do campeonato, até todas as equipes desenvolverem uma boa estratégia…

Agora… em lugares como Spa, onde a chuva vai-e-vem, vai virar quase loteria…

Eduardo _SC
Eduardo _SC
8 anos atrás

…que sou a favor que deixassem tudo como 20 anos atrás, agora comecei a achar que estão rumando no caminho certo. Deixa galera correndo até que sobrem dois. Demais!

Galba
Galba
8 anos atrás

Acho isso mais uma cretinice.

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Sorteia. Fica mais fácil e enche menos o saco dos pobres coitados.

Antoniio Dias
Antoniio Dias
8 anos atrás

Eu gostei. Não muda o essencial, que é o carro mais rápido lagar na frente, mas em contrapartida traz mais emoção para os treinos e carros na pista para que quem está no autódromo. Quero ver como vai ficar a questão dos pneus, pois rodando mais nos treinos, talvez seja difícil preservar o suficiente para as corridas.

Cranio
Cranio
8 anos atrás

Acho que vai ser confuso apenas na Austrália. Nas próximas, os caras vão se adaptar e tudo volta a ser como antes. Não vejo tanta mudança. Esquema Nocaute!

Vantagens: Os caras não vão ficar dentro dos boxes esperando o último minuto pra sair com a caranga. Serão obrigados a virar uma boa volta se quiserem passar adiante. Depois, podem até assistir o resto do Q1 ou Q2 no box; Vai ter equipe colocando pneu super ou ultra macio no Q1/Q2, o que deve dar uma misturada no grid.

Desvantagens: Se o carro quebrar antes de entrar ou durante o Q1/Q2, já era. Em 7 (ou 6) minutos ninguém conserta nada na F1 de hoje. O mesmo vale para pneu furado, passear na brita, ou até um vacilo durante a volta rápida. Em 90 segundos, dependendo a pista, nem dá tempo de fechar a volta (caso de Malásia, China, Bahrein, Silverstone, Spa, Singapura, Suzuka, Russia, EUA e Abu Dhabi).

Quero ver como ficam as punições para quem atrapalhar a volta rápida de alguém.

Carlos
Carlos
Reply to  Cranio
8 anos atrás

Provavelmente vai causar uma ou outra “deformação” no grid, com alguns carros saindo mais atrás do que no esquema de 2015. Portanto, mais briga na pista. Isso só pode ser bom.

Concordo com você que o efeito vai diminuir, mas não creio que desapareça,

Moisés Pires
Moisés Pires
8 anos atrás

Falando de forma polida, eu acho que comeram “cocô”… de novo.

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Moisés Pires
8 anos atrás

Infelizmente, de uns tempos pra cá, a F1 tem servido um verdadeiro banquete de merda. Essa ideia de classificação “lotérica” é só mais uma.

Igor Dusse
Igor Dusse
8 anos atrás

O problema deste novo regulamento a Pirelli poderá abandonar o seu novo pneu ultramacio, pois ele aguenta somente uma volta rápida. Por este novo método imagino que os pilotos sairão com um pouco de gasolina e fazer 5 ou seis voltas em sequencia.

Outro problema é após o ultimo ser eliminado e ter garantido a sua classificação, provavelmente ele voltará aos boxes devagar. O que deverá ter de encrencas com estes carros atrapalhando a volta dos outros, não será brincadeira.

O engraçado é que este método de definir o grid de largada é excepcional para ser implantado nos circuitos ovais da Formula Indy.

Fabio Augusto
Fabio Augusto
8 anos atrás

Uma faca para cada um, todos trancados numa sala, apaga a luz… quem for caindo vai para o fim do grid.

Anderson_SP
Anderson_SP
8 anos atrás

O lado bom é que não vai admitir erros e muitos pilotos vão andar no limite e aí alguns podem passar do ponto, poderiam usar esta regra esse ano e aí se não for tudo isso, volta com a atual ano que vem, a F1 tem que se reinventar, pois tá complicado o marasmo.

Flávio
Flávio
8 anos atrás

Também gostei da ideia!
Se não funcionar é só voltar a antiga.

Martinho
Martinho
Reply to  Flávio
8 anos atrás

É isso aí! Tem é que tentar alguma coisa, senão daqui a pouco nem a Tv a cabo irá transmitir a classificação.

Sergio Miami
Sergio Miami
8 anos atrás

Amigos, este recursos existe em muitos video games de corridas. Parece legal mas estamos na F1 entre arriscar e bater ou ficar no box por uma posicao .. certamente ficarao no box. Vejam quantos casos de pilotos que vao para o Q3 e nem saem do box, pois sabem que ficaram em decimo ou em nono. Pode ser que na primeira ou segunda corrida acontecam algumas coisas na terceira vamos ver muito da pretensa emocao desaparecer… de toda forma vale tentar.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Achei bom. Os carros vão ter que ficar andando sempre, para não correrem o risco de serem eliminados 90 segundos depois.
Chega de ficar 15 minutos parado no box e sair para apenas uma volta.
Acho que os treinos – grande novidade – serão mais emocionantes que as corridas.

Yuri Nehy
Yuri Nehy
8 anos atrás

Acho que não muda nada – a Mercedes vai continuar esfolando os rivais, a Ferrari vai ser a melhor equipe do resto e Williams, Red Bull, Toro Rosso e Force India vão brigar no meio do pelotão (com eventuais aparições da McLaren).

Paulo
Paulo
8 anos atrás

De que adianta tudo isso se os dois carros que ficarão para a final são os da…………MERCEDES!

smoker
smoker
8 anos atrás

não seria melhor colocar o piloto no carro, largar, correr e receber a bandeirada sem essa merda de troca de pneu e toda sorte de bobagens
e contratempo out esporte que surge?

afinal isso vai virar um campeonato de borracheiros chiques?
ninguem esta nem ai pra troca de pneu!

não seria melhor acontecer SÒ CORRIDA???

Pdr Rms
Pdr Rms
8 anos atrás

Achei interessante, mas esse 1,5 min entre uma eliminação e outra acho que é pouco pois é um tempo menor que uma volta, ou seja, teríamos mais de 1 piloto eliminado por volta e talvez ficaria confuso.

Douglas Arruda
Douglas Arruda
8 anos atrás

Eu achei excelente. Tudo vai depender sobre como essas mudanças todas serão comunicadas para o público, tanto na TV, na internet, como nos autódromos – me remeteu às maluquices do filme “The Running Man”. (quem lembra desse?).
Ficou bem mais complicado, mas pode ser que fique também bem mais divertido. Essa é a aposta. Tecnologia para botar isso em prática existe! Acho que vai ser um grande barato!

Jacques
Jacques
8 anos atrás

Gostei do esquema, mas talvez tenham que adaptar, ao invés de 90 segundos, considerar o tempo de uma volta completa.

Alguns jogos de videogames tem esse sistema de eliminação, a cada ‘x’ tempo o ultimo colocado é eliminado. A exemplo o Real Racing.

miguel fam
miguel fam
8 anos atrás

gostei

Eltontoptec
Eltontoptec
8 anos atrás

Vai ser legal. O Q1 vai ser fantástico com todos juntos querendo tempo e esse bololô todo vai dar merda, saidas de pista, batidas, freadas bruscas, falta de espaço, raríssimas voltas limpas… ….que assim seja!

Newton Chan
Newton Chan
8 anos atrás

Que façam 8 eliminatórias de 5 minutos então. Os dois últimos de cada vão saindo. A última eliminatória (com 8 pilotos) é que define a pole. O melhor tempo geral ganha 1 ponto extra.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Assim que li, achei interessante. Vai trazer um pouquinho mais de emoção durante todo o treino.

O problema? As melhores equipes vão sair cedo, dar uma volta rápida que garante o tempo, e voltar pros boxes. Se a intenção era gerar o “caos”, melhor seria obrigar que cada equipe desse duas voltas rápidas durante cada parte do treino. Assim, Q1, primeiros 10min conta uma volta (com as eliminações a cada 90s), passa 10min, zeram os tempos, o que obriga todos a saírem novamente.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
8 anos atrás

A intenção é boa: trazer mais emoção para a classificação.
Quero só ver como isso vai funcionar em Mônaco…

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Ridículos, a F1 tá virando um espetáculo bizarro , uma versào ruim dos desenhos do speed Racer.
Asa móvel, Kers, e agora um time trial horrível….

Robertom
Robertom
8 anos atrás

Mais um artificialismo idiota, que complica tudo e que não resolve.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Tá.
E se chover?

Luis
Luis
8 anos atrás

Vai ser interessante…pelo menos no começo onde ninguém saberá o que fazer direito…depois virão as adaptações e correções e quem sabe uma volta rápida em marcha ré (???) :D

Jean
Jean
8 anos atrás

Poderia ser melhor: sem as partes “Q”.
Põe todo mundo na pista e depois de 3 voltas o último que passar pela linha de chegada a cada volta está fora. Vai assim até restar os dois primeiros.
Daí alinha os dois lado a lado no grid, luz verde e o primeiro que passar duas vezes em três na frente do outro será o pole.

Simples, rápido, justo, emocionante e uma mini corrida no dia anterior ao grande prêmio!

Henrique Reis
Henrique Reis
8 anos atrás

Esse formato vai permitir que tenha carro na pista todo instante durante a classificação. Os pilotos estarão na pista para não ser o primeiro eliminado e depois ainda terão que ficar no traçado para não ser eliminado na “dança das cadeiras”. Por outro lado, muito carro na pista na classificação pode ser sinônimo de confusão entre os corredores porque a chance de um atrapalhar a volta do outro é grande. O público provavelmente gostará da mudança, já os pilotos eu tenho minhas dúvidas.

jader
jader
8 anos atrás

Parece videogame. Time trial.

Marcelo Rocha
8 anos atrás

Eu gostei. A pista vai ficar muito movimentada pelos carros que costumam ser do meio do pelotão. Mercedes, Ferrari e mais um outra poderão se dar ao luxo de fazer duas voltas rápidas tendo por base os tempos sugeridos pelos simuladores, voltar aos boxes e deixar o pau comer na pista, claro, desde que as coisas aconteçam em condições ideais. Mas a isso deve-se somar estratégia de pneus, tráfego uma embarrigada proposital na curva para atrapalhar o de trás… Enfim, ouso dizer que poderá haver nego se estapeando e reclamando muito ao final do treino.

paulo z
paulo z
8 anos atrás

fudido por fudido……

luiz
luiz
8 anos atrás

Já que é assim, sugiro fazer, por sorteio, um grid para uma corrida no sábado de 1 h e o grid de domingo será de acordo com o resultado dessa corrida

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  luiz
8 anos atrás

Ótima ideia!
Porém ao invés de sorteio, eu faria o grid do sábado com a classificação do campeonato, mas invertido!!!
A corrida do sábado seria sem parada no box e sem asa móvel, velocidade pura!

askjao
askjao
8 anos atrás

E qual o problema? Primeiro, critica-se por não mudar. Quando se muda, critaca-se porque mudou. Vamos tentar, e se não der certo, paciencia, volta ao formato antigo ou outro formato qualquer.

Lourenço Pillar
Lourenço Pillar
8 anos atrás

Li apenas uma vez e achei que pode trazer risco para os pilotos. Alguns podem estar lentos e outros com o prazo (curto) para tentar volta rápida no final. Pode ser que esteja imaginando coisas, mas a impressão que tive é de que traga um risco maior ao sistema de classificação. Esporte à motor é perigoso, mas qualquer risco à mais que traga acho temerário, pois em uma circunstância boba, podemos perder vida de pilotos.

Leo Engelmann
Leo Engelmann
8 anos atrás
Márcio
Márcio
8 anos atrás

Não pediram para os fans falarem?
Estão trabalhando! Mas o barulho que é bom parece que ninguém correu atrás.
Mas quero ver pneu aguentar…

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Se alguem der uma panca como fica? E os pneus? Será que esqueceram que eles term que ser usados nas corridas tambem?

Esses caras estão perdidinhos… pqp

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
8 anos atrás

Complicado prá carai….
Sei não… Acho que não gostei muito da idéia.
Para mim, o ideal é descomplicar.
Deixa o cara usar o pneu que quiser, o tanto de combustivel que quiser e assim por diante.
Hoje, com esse tanto de coisa que inventaram, a pole não significa grande coisa. A estrategia de paradas e afins, vale mais do que a pole. Liberem o uso dos pneus. Se o cara quer usar macio de um lado do carro, supermacio do outro, só macio a corrida inteira, etc, deixa o cara usar.

A F1 mais antiga não tinha essas frescuras todas e era mais disputada. Então, eu apoio o “quanto mais simples, melhor!”