NAS ASAS

SÃO PAULO (tomara, tomara…) – João Francisco Amaro, presidente do museu da TAM, escreveu longa carta sobre seu fechamento. Deixou no ar a possibilidade de reabri-lo em outro lugar num prazo longo de cinco anos, pelo menos. O texto está aqui.

Só nos resta torcer.

museutammmmm

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Henrique Ferreira
Henrique Ferreira
8 anos atrás

Bem que poderiam tentar viabilizar um museu como o de Sinsheim, na Alemanha: http://www.technik-museum.de/en/

Snowmeow
Snowmeow
8 anos atrás

Tava correndo um boato de que a FAB iria ceder parte de suas instalações (Perto do Anhembi, creio) para abrigar o Museu.

gilberto
gilberto
8 anos atrás

Tomara que os caminhos que serão percorridos pela economia brasileira permitam que esse museu volte a funcionar.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Em 5 anos… hummmm. O Todt tbm falou com o Maldonado que nem tudo está perdido. Quando um pobre diabo fica paraplégico nos primeiros meses eles o colocam em fisioterapia, falam em cirurgias, pesquisas, tratamentos alternativos etc etc etc. Me engana que eu gosto.
Abs.

Farid Salim Junior
Farid Salim Junior
8 anos atrás

Triste deixar o povo privado de ver um pouco da história da aviação…
Deve ser realmente caro manter um espaço enorme como esse e, com tantas raridades, igualmente caras e raras.
Se pudesse sugerir alguma alternativa, talvez um empréstimo temporário ao Museu da Aeronáutica- No Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro – até que o tal novo espaço esteja pronto.
Também ouvi algo a respeito de um museu parecido a ser criado na Embraer… Se for verdade, quem sabe…

Paulo Leite
Paulo Leite
8 anos atrás

Se a noticia for verdade, daqui a 5 anos volto a voar de Tam !

Armando Aguirre
Armando Aguirre
8 anos atrás

Boa noite Flávio e amigos!
É uma perda imensurável o fechamento, ainda que temporário, deste museu. João Amaro idealizou e concretizou a construção deste sonho, dedicando vários de seus anos à sua manutenção.
Fui o proprietário de um dos aviões que “moram” lá: o Nord Norecrin 1203 II, que é uma derivação pós guerra do Messerschmitt BF 108, Foi o avião mais sensacional que voei. Quando foi vendido para o museu, por volta de 1998, tinha uma pintura que remetia aos Flying Tigers, com uma enorme boca de tubarão pintada nas carenagens do motor. Sei que você gosta de aviação e certamente teria se encantado por este avião, construído em 1949 e entregue voando nas mãos do querido João Amaro, que ainda deu um rasante sobre a pista em Carlos Prates (BH) ao se despedir. Para você ter uma idéia das peculiaridades deste avião, tamanho era seu torque, que na decolagem era preciso “alinhá-lo” a 45 graus com o eixo da pista, e durante a corrida o motor se incumbia de corrigir o ângulo inicial até tirá-lo do chão e iniciar o recolhimento do trem de pouco com exatas 33 bombadas na alavanca localizada entre os bancos da frente. Uma experiência única.
Apesar dos convites do João Amaro para ir visitar a minha antiga “águia” em sua nova casa, com nova roupagem, acabei nunca indo. Mesmo planejando várias vezes, não sei por que nunca fui. Quisera ter ido e visto todos os aviões, inclusive o P-47 pilotado por meu pai em sua época de FAB, mas agora parece meio tarde.
Esperaremos ansiosos pela sua reabertura!

Armando Aguirre
Armando Aguirre
Reply to  Armando Aguirre
8 anos atrás

Ah, o Norecrin é esse azul e branco que aparece na foto atrás do Constellation.

Newton Leone
Newton Leone
Reply to  Armando Aguirre
4 anos atrás

Realmente lamentável o fechamento do museu, que já dura 3 anos.
Aquele Nord Norecrin que lhe pertenceu foi o primeiro avião do Governo do Estado de Goiás, praticamente foi o precursor do Serviço Aéreo do Estado de Goiás – SAEG.
Na próxima Semana da Asa o pessoal do SAEG quer fazer uma bela comemoração dos 70 anos daquela instituição e, para tanto, está procurando reconstituir a sua história.
Seria algo muito especial conseguir colocar aquele Norecrin em exposição no hangar do SAEG durante o evento.
Tentamos contato sem êxito com a Srª Kelen Beltrami, curadora do museu, para apresentarmos a proposta.
Sabe se tal possibilidade é viável e como podemos chegar a quem possa decidir a respeito?
Desde já, grato por sua atenção.
Newton Leone
ex-professor de História da Aviação do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC Goiás e colaborador no projeto da História do SAEG.

Leandro
Leandro
8 anos atrás

O que me intriga nesta história é a forma abrupta como foi feito o fechamento. Já há alguns anos namoro a ideia de ir até o museu, mas como é muito distante de casa acaba ficando para a próxima. Se anunciassem previamente o encerramento das atividades acredito que o movimento do museu, do anúncio ao fechamento, traria tantos visitantes que possivelmente custearia parte dos gastos que terão com a reestruturação. Eu mesmo obrigatoriamente iria. Mas não, nada feito. Agora é aguardamos a reabertura em outro lugar, possivelmente SP, e torcermos para que seja nos mesmos moldes do atual. Pena.

Daniel T
Daniel T
8 anos atrás

Oi Flavio, avisa o pessoal do site para colocar a programação da FE, esta sem programação.
Abraços!