Boa noite Flavio e pessoal do blog. Olhando essa imagem me dá a impressão de que uma coisa dessas teria transformado o já fatídico acidente do J. Bianchi em algo ainda mais brutal, com uma lamina de fibra de carbono encravada em seu capacete.
Tomara que não.
Pessoalmente, não me parece a melhor solução. O visual é terrível, e a eficiência bastante questionável. Penso que irá descaracterizar ainda mais uma categoria que até quem acompanha a mais de 20 anos tem dificuldade de “entender”.
Abraço e obrigado pelo espaço.
Acarloz
8 anos atrás
Horrivel
Paulo F.
8 anos atrás
Muito feio! E duvido da funcionalidade.
Clayton Araujo
8 anos atrás
Esperem aí! Mas não é apenas um teste? Não creio que o projeto final fique assim. E que fique feio com os caras voltando pra casa no final da temporada, o que não acontecia com todos em tempos passados (vejam as fotos do início de temporada nos anos 70 e começo dos anos 80, e vejam ao final da temporada, sempre faltavam alguém no final do ano, que já estava em um caixão) Um saco isso, não creio que é simples assim como o Hulkemberg falou: Formula 1 tem que ter cockpit aberto e ponto. O buraco é mais embaixo, quando acontece uma merda fica todo mundo chorando, se tremendo.
Leo
8 anos atrás
Além de feio, acho que muita coisa ainda consegue passar e acertar o piloto. Pelas fotos que vi até agora, tenho a impressão de que até um pneu que caia ali, como foi o que acertou Henry Surtees, acertaria a cabeça do piloto.
Murillo
8 anos atrás
Flavio, estou ansioso pra ler a sua opinião sobre o assunto.
Alex Tréxi
8 anos atrás
Eu juro que não entendo. Os caras querem praticar um esporte que é de risco, mas não querem se machucar. Vê se alguém na MotoGP já pensou em colocar mais duas rodas nas motos e uma proteção para o piloto. Vamos colocar um cockpit nas pranchas de surf, skate, snowboard…isto está píor que o USArmy. Quer guerrear mas não quer que os soldados se machuquem ou morram. Então que a F1 faça como eles, coloquem Drones ou robôs para correr. Vai ser igual ao filme “Gigantes de Aço”.
Adelson
8 anos atrás
Realmente bonito ñ ficou mas se é pela segurança do piloto prá min está valendo e desconfio que seja temporário já que o futuro deve ser a cabine fechada como o Lucas de Grassi comentou.
Marcelo Bonatto
8 anos atrás
Porque não pedir auxilio para os projetistas da LMP1 para fazer uma cobertura eficiente e decente para a F1???
Com todo o respeito mas parece “projeto feito nas coxa”, no estilo “hoje é quinta, tem teste na pista sexta a tarde então inventa alguma coisa para proteger a cabeça dos caras, vamos jogar um pneu na bagaça pra ver se quebra, se não quebrar, instalamos no carro e era isso”.
Bruno
8 anos atrás
Flavio,
Em um acidente como o de Henry Surtees você acredita que o “halo” seria eficiente?
Alex Santos
8 anos atrás
Sinceramente, isso está mais com cara de Gambiarra do que outra coisa.
Acho que não ajudaria com o acidente do Massa nem do Bianchi.
Que coloquem uma bolha estilo “Avião de caça” ou algo do tipo. E sinceramente, levando em conta todas as categorias que tem a cabeça do piloto exposta, o número de fatalidades é minimo. Lembrando que a do Bianchi ele bateu num TRATOR.
Se for pra fechar tudo e deixar a coisa segura, pra mim o projeto da Red Bull é o melhor:
Me desculpa, mas não da pra considerar um número “minimo” de mortes em esporte como aceitável.
Carlos
8 anos atrás
“Esses pneus traseiros estreitos, que coisa horrorosa”
“Esses carros cheios de penduricalhos aerodinâmicos, como são feios”
“Os novos bicos, como são horríveis”
Com o tempo tudo foi aceito.
E talvez um Halo desse teria salvo a vida de Henry Surtees, por exemplo.
David Felix Krapp
8 anos atrás
Odeio escrever isso, mas foi a primeira coisa que me veio a mente…
“Capitão… isso vai dar merda…”
RENATO
8 anos atrás
Coisa horrível
Nicomedes
8 anos atrás
Inspiração em Frida Kahlo…
clodoaldo
8 anos atrás
ai a f1 ta indo por halo
JR
8 anos atrás
Se o tal halo não tem vidro, pode não ser efetivo contra peças voando do carro da frente, como a mola que pegou o Massa.
Não ficaria menos feito a proteção ter duas hastes lateralizadas (em vez de uma central) e um vidro/acrílico resistente entre elas, como nos carros convencionais?
Também acho que se querem proteger os pilotos, mas sem fechar o cockpit, deveriam fazer a coisa direito. Se os caras conseguiram desenvolver essa super tecnologia nas unidades de força da categoria, por que não aprimoram parabrisas blindados? Material e tecnologia pra isso já existe hoje em dia. É só tirarem os escorpiões dos bolsos…
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Boa noite Flavio e pessoal do blog. Olhando essa imagem me dá a impressão de que uma coisa dessas teria transformado o já fatídico acidente do J. Bianchi em algo ainda mais brutal, com uma lamina de fibra de carbono encravada em seu capacete.
Tomara que não.
Pessoalmente, não me parece a melhor solução. O visual é terrível, e a eficiência bastante questionável. Penso que irá descaracterizar ainda mais uma categoria que até quem acompanha a mais de 20 anos tem dificuldade de “entender”.
Abraço e obrigado pelo espaço.
Horrivel
Muito feio! E duvido da funcionalidade.
Esperem aí! Mas não é apenas um teste? Não creio que o projeto final fique assim. E que fique feio com os caras voltando pra casa no final da temporada, o que não acontecia com todos em tempos passados (vejam as fotos do início de temporada nos anos 70 e começo dos anos 80, e vejam ao final da temporada, sempre faltavam alguém no final do ano, que já estava em um caixão) Um saco isso, não creio que é simples assim como o Hulkemberg falou: Formula 1 tem que ter cockpit aberto e ponto. O buraco é mais embaixo, quando acontece uma merda fica todo mundo chorando, se tremendo.
Além de feio, acho que muita coisa ainda consegue passar e acertar o piloto. Pelas fotos que vi até agora, tenho a impressão de que até um pneu que caia ali, como foi o que acertou Henry Surtees, acertaria a cabeça do piloto.
Flavio, estou ansioso pra ler a sua opinião sobre o assunto.
Eu juro que não entendo. Os caras querem praticar um esporte que é de risco, mas não querem se machucar. Vê se alguém na MotoGP já pensou em colocar mais duas rodas nas motos e uma proteção para o piloto. Vamos colocar um cockpit nas pranchas de surf, skate, snowboard…isto está píor que o USArmy. Quer guerrear mas não quer que os soldados se machuquem ou morram. Então que a F1 faça como eles, coloquem Drones ou robôs para correr. Vai ser igual ao filme “Gigantes de Aço”.
Realmente bonito ñ ficou mas se é pela segurança do piloto prá min está valendo e desconfio que seja temporário já que o futuro deve ser a cabine fechada como o Lucas de Grassi comentou.
Porque não pedir auxilio para os projetistas da LMP1 para fazer uma cobertura eficiente e decente para a F1???
Com todo o respeito mas parece “projeto feito nas coxa”, no estilo “hoje é quinta, tem teste na pista sexta a tarde então inventa alguma coisa para proteger a cabeça dos caras, vamos jogar um pneu na bagaça pra ver se quebra, se não quebrar, instalamos no carro e era isso”.
Flavio,
Em um acidente como o de Henry Surtees você acredita que o “halo” seria eficiente?
Sinceramente, isso está mais com cara de Gambiarra do que outra coisa.
Acho que não ajudaria com o acidente do Massa nem do Bianchi.
Que coloquem uma bolha estilo “Avião de caça” ou algo do tipo. E sinceramente, levando em conta todas as categorias que tem a cabeça do piloto exposta, o número de fatalidades é minimo. Lembrando que a do Bianchi ele bateu num TRATOR.
Se for pra fechar tudo e deixar a coisa segura, pra mim o projeto da Red Bull é o melhor:
http://www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2010/11/post-f1-grande-2.jpg
http://s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2014/01/16/gran-turismo-red-bull-x2011-prototype.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-QbSlzuuYTQk/UQZb00fdfcI/AAAAAAAAbHU/4RthFO0UZaQ/s1600/red-bull-x2010-02%5B1%5D.jpg
Me desculpa, mas não da pra considerar um número “minimo” de mortes em esporte como aceitável.
“Esses pneus traseiros estreitos, que coisa horrorosa”
“Esses carros cheios de penduricalhos aerodinâmicos, como são feios”
“Os novos bicos, como são horríveis”
Com o tempo tudo foi aceito.
E talvez um Halo desse teria salvo a vida de Henry Surtees, por exemplo.
Odeio escrever isso, mas foi a primeira coisa que me veio a mente…
“Capitão… isso vai dar merda…”
Coisa horrível
Inspiração em Frida Kahlo…
ai a f1 ta indo por halo
Se o tal halo não tem vidro, pode não ser efetivo contra peças voando do carro da frente, como a mola que pegou o Massa.
Não ficaria menos feito a proteção ter duas hastes lateralizadas (em vez de uma central) e um vidro/acrílico resistente entre elas, como nos carros convencionais?
Esse troço me parece mais feio do que eficiente.
Também acho que se querem proteger os pilotos, mas sem fechar o cockpit, deveriam fazer a coisa direito. Se os caras conseguiram desenvolver essa super tecnologia nas unidades de força da categoria, por que não aprimoram parabrisas blindados? Material e tecnologia pra isso já existe hoje em dia. É só tirarem os escorpiões dos bolsos…