MASSA, 10
SÃO PAULO (será que ele lembrou?) – Felipe Massa foi ao pódio pela primeira vez há exatos dez anos, em 7 de maio de 2006. Foi no GP da Europa, em Nürburgring. Schumacher venceu, com Alonso em segundo. Seria a grande disputa daquele ano, com o espanhol, pela Renault, chegando ao bi no final da temporada.
Coisa rara ultimamente, inclusive, pilotos de duas equipes brigando pelo título. Em 2007 e 2008 isso aconteceu de novo, com Ferrari x McLaren nos dois campeonatos. Em 2009, a Brawn dominou sozinha. De 2010 a 2013, só deu Red Bull. De 2014 para cá, só Mercedes.
[bannergoogle] Bom, sejamos sinceros… Em 2010 e 2012, Vettel e a Red Bull levaram um suadouro danado de Alonso. Fernandinho, no fundo, no fundo, merecia ter conquistado um Mundial pela Ferrari. O destino foi injusto com ele.
Voltando a Massa, depois desse na Alemanha viriam mais 40. Pela Ferrari, foram sete em 2006, dez em 2007, mais dez em 2008, um em 2009 (o ano do acidente na Hungria), cinco em 2010, dois em 2012 e um em 2013. Na Williams, três em 2014 e dois no ano passado.
Até hoje, 206 pilotos levaram troféus para casa na história da F-1. O recordista é Schumacher, com 155. Massa está em 21º nas estatísticas. Entre os brasileiros, Senna lidera a lista dos que mais subiram ao pódio, 80 vezes. Seguem-no Barrichello (68), Piquet (60), Massa (41). Emerson (35), Pace (6) e Gulgemin, Moreno e Nelsinho (um cada).
Não sei se algum dos outros brasileiros que chegaram à F-1 foram bafejados pelo infortúnio e não conseguiram um podiozinho sequer. De cabeça, acho que se alguém merecia era Cristiano da Matta — mais pelo piloto que era, do que propriamente pelo que fez na Toyota em menos de duas temporadas completas. O mineirinho, no fundo, nunca chegou perto. Mas tinha potencial, se permanecesse na categoria.
Chrisitian Fittipaldi chegou perto. Pizzonia e Zonta, também — mas cometeram erros ou quebraram aos 45 do segundo e deixaram a chance escapar pelos dedos em algumas corridas. Vocês lembram de mais alguém?
” Bom, sejamos sinceros… Em 2010 e 2012, Vettel e a Red Bull levaram um suadouro danado de Alonso. Fernandinho, no fundo, no fundo, merecia ter conquistado um Mundial pela Ferrari. O destino foi injusto com ele.”
Obrigado, Flávio!
É raro alguém apontar o óbvio, que os 4 títulos do Vettel não foram esse passeio e demonstração de superioridade que todos dizem. Alonso não foi campeão em 2010 por causa do Petrov, por causa de uma mísera posição que ele não foi macho o bastante pra tentar ganhar na pista.
E Alonso teve tudo pra ganhar em 2012, tendo inclusive liderado o campeonato antes das férias de Agosto. Só que ele voltou diferente e perdeu ritmo na reta final.
Se tem uma coisa que eu espero é que a história da F1 ainda vá colocar nos devidos termos o lugar do Vettel, um piloto tão superior que no primeiro ano que enfrentou um companheiro de equipe com disposição (não o palerma do Webber) tomou uma surra épica. Alguém consegue imaginar o Schumacher no auge tomando uma surra do Ricciardo?!?!
A perda do campeonato, a mola e Alonso estragaram tudo.
Primeiro nome que me veio a cabeça foi o daMatta, ele liderou bastante tempo uma corrida na Inglaterra em 2003, com sorte naquele dia poderia ter vindo um pódio. Outro nome foi o Christian mesmo, na época que ele esteve na F1 rolavam muitos abandonos e ele quase beslicou pódio com Footwork e Minardi se não me engano.
Flávio, meu nome é Becsom e estou fazendo uma exposição de miniaturas de F1 de todos os tempos, com carros do Massa e de vários outros pilotos (toda a coleção Senna, N. Piquet, E. Fittipaldi, Copersucar Fittipaldi, A. D. Ribeiro, J. C. Pace, H. Hoffmann, Moreno, PP Diniz, Pizzonia, Bernoldi, Zonta, Villeneuve, Pironi, Fangio, Farina, M Andretti, J. Hunt, Prost, Mansell, Schumacher, Barrichello, entre outros. A Exposição fica na Galeria de Artes da COPASA MG, rua Mar de Espanha, 525 Bairro S. Antônio BH e está aberta de 9 as 18hs diariamente.
Foi preciso estar a bordo de uma Ferrari para conseguir chegar ao pódio. Sério, é um bom piloto, mas nunca vi nada de genial ali. Mas como disse, é bom. Se não fosse, não teria ficado tanto tempo em Maranello e não estaria mais na Formula 1.
Quantos pilotos que passaram pela F1 você considera geniais? Por definição os gênios são exceção, ou não?
Wilsinho Fittipaldi, Monaco 1973, fez uma grande corrida e quebrou a poucas voltas do final quando estava em 3o lugar.
Bruno Senna em 2012 tinha uma Williams com condições de chegar ao pódio, mas não conseguiu. Se não me engano sua melhor posição foi P5.
P6 na Malásia embaixo de chuva. Havia caido para último na primeira volta. Foi uma bela corrida do sobrinho.
Um Pódio hoje pro Massacrado é Tão Raro que um Terceiro Lugar já Vale uma Vitória.
Bernoldi e Da Matta, pra mim dois caras que tinham muito ainda pra evoluir na F1. Poderiam ser os melhores pilotos pós-Senna, sem dúvida.
Wilson Fittipaldi Jr. vinha na 3ª posição do GP de Monaco de 1973, com Stewart na liderança e Emerson em 2º.
Na última volta abandonou por pane seca, tinha gasolina no tanque mas o pescador do Brabham estava com problema.
O Tigrão pilotou muito, e foi uma grande injustiça não termos visto os irmãos no pódio ao lado do vesgo, recebendo os troféus das mãos do príncepe Ranier e de Grace Kelly.
Hamilton perdeu 2 campeonatos. O de Massa em 2008 (pra quê ultrapassar aquele carro na última curva? Pra que?). E um dele mesmo batendo na entrada dos Boxes (a coisa mais estúpida que já vi até hoje na F1).
Não Flávio, o destino foi muito bom com o Alonso, por tudo o que ele ganhou. Sobretudo o primeiro campeonato, vencido contra o Kimi e sua McLaren de vidro, que se quebrava até mesmo com duas voltas para o final da prova. Esse sim merecia ter vencido outro campeonato.
Alonso sempre teve uma sorte incrível, somada às sujeitadas que fez ao longo da carreira. E o destino lhe sacaneou bem, ao abrir caminho para Hamilton conquistar mais títulos do que ele
Concordo com você, teve o que mereceu. Na minha opinião, uma coisa que ele não merecia, de forma alguma, era ser campeão pela Ferrari;
Assino embaixo!
Caramba! Logo de cara, dividiu o primeiro pódio com dois campeões que colocavam seus companheiros no devido lugar, e com os quais correu na mesma equipe.
Teve a briga Alonso x Webber x Vettel, com os 3 com chances de título até a última prova.
Com o Pizzonia foi até bom, depois do que ele fez com a Maureen Maggi.
2012 seria o ano do título que teria caído bem para Fernando Alonso.
Pra mim foi o maior campeonato da história.
Ficou em boas mãos, Vettel também mereceu. Mas, Fernando andou mais que o carro ali, estava no auge.
Na minha humilde opinião, seria o ano do tri do espanhol.
Acho que foi o revide do destino por conta da vitória em Cingapura, 2008.
O Cristiano me lembro do GP da Inglaterra de 2003 e Monaco em 2004, que o pódio tava na mão, mas a Toyota errava muito nas estratégias por não ter experiência.
Mandaram ele embora, botaram o Zonta e o Trulli e eles nem sequer pontuaram com o carro de 2004.
O Christian em Monaco também quase e uma vez chegou em 4-lugar no Canada se não me engano também.
Bernoldi e Zonta tiveram muito azar.
Bernoldi sequer pontuou na F1 em dois anos, uma pena.
Da Matta, Zonta e Bernoldi eram uma bela geração de pilotos brasileiros que foi massacrada pela crueldade da F1. o Kiki é motivo de orgulho para nós Mineiros, o único que correu na F1. tomara que consigam terminar o filme “Familia Gasolina” para essa história ficar registrada.
Fernandinho merecia ter conquistado um Mundial pela Ferrari, a equipe que teve Fangio, Lauda e Schumacher? Os Deuses da Velocidade decidiram o contrário, colocando Vettel no caminho.
Ah, sim! Teve um russo no caminho, também.
E um francês cortando o caminho de modo amalucado.
Sim, teve um russo num circuito com uma reta de 1200 metros…
E qual é a diferença que um russo faz numa reta de 1200 metros ou numa curva de baixa?
Nelsinho Piquet conseguiu um 2º no GP da Alemanha de 2008 numa tática sortuda envolvendo o safety-car. É só não venceu porque o Hamilton estava endiabrado.
Na outra tática “sortuda” envolvendo o safety-car… Alonso venceu.
Esqueci de mencionar o Chico Serra, que sofreu muito na Fittipaldi e, quando teve a chance de aparecer na Arrows, perdeu para a grana do Thierry Boutsen e, voltou para a alegria dos fãs da Stock Car tupiniquim (a verdadeira, no tempo dos Opalas e ômegas).
Amigo Farid, li há alguns anos o livro da Copersucar, pode ser que minha memória me traia. Mas me parece que a ordem cronológica foi um pouco diferente. O Chico tinha uma proposta (acho que da Williams, mas pode ser da Arrows) que ele preteriu para ficar na Fittipaldi, pouco antes de ser anunciado o fim do apoio da Copersucar e a consequente derrocada da equipe. Se ele soubesse que seria assim….
o paranaense Raul Boesel chegou a andar em quarto, de Ligier, mas o carro quebrou… Isso em 1982. O Bernoldi também chegou perto, com a Arrows. O Ingo chegou em sexto na primeira corrida que teve chance, com o Copersucar em Interlagos. Os demais, só fizeram figuração. Mas, creio que o mais injustiçado tenha sido o Alex Dias Ribeiro, que barbarizou em todas as categorias antes da F1 e, quando chegou lá, deu azar de pegar a March em péssima situação financeira e organização idem.
Mauricio Gugelmim, acho que chegou a liderar corrida com a March
O Bernoldi, correu comigo de kart. Andou bem de arrows, merecia um carro melhor.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Putz, inveja é uma merda. Agora vaza, e vá procurar outro pra encher o saco.
Entendi, Vicellez. Você correu com o Bernoldi de kart e foi vice!
A gente fala do que a boca está cheia, Nascarito. E Mobralzinho é você, que escreve errado.
Discordo peremptoriamente.
O destino foi justo, justíssimo. Ganhou o melhor, perdeu o maior picareta da história da F1.
Qual campeonato Picaretonso deveria ter ganho?
O do faster than you?
Ou o outro que a Ferrari sabotou seu próprio carro, mexendo no câmbio do Massa para este perder posições e o picareta subir e largar do lado bom da pista?
Ou aquele em que Al Caponso joga seu carro em cima do Massa na entrada dos boxes para parar primeiro, mesmo estando atrás na corrida?
Todo castigo pra picareta é pouco,
Tetra é luxo.
Allez Mão!
Perfect!!!
Alonso, Prost, Schumacher, sim, ele!!! precisaram mendigar posições de corridas!!! escolher companheiros, hahaha, companheiros….
Talvez você se lembre, na Minardi o Tasso Marques sefu legal com os equipamentos…. lembrou?
O pai de todos… Chico Landi, quarto na Argentina em 1956… bateu na trave!!!
Chico Landi dividiu sua Maserati com o Italiano Gerino Gerini somando UM PONTO e MEIO desse Quarto Lugar que afinal foi a Primeira Pontuação de um Brasileiro na F~1. O Outro Um Ponto e Meio ficou com o Italiano Gerini.
Alex Dias Ribeiro