PEGOU PESADO

sifudecanudinho

SÃO PAULO (não se faz) – Foi às 5h, segundo mensagem do Renan do Couto por WhatsApp, que a Red Bull pingou o comunicado avisando que a partir do GP da Espanha Daniil Kvyat será rebaixado para a Toro Rosso, com acesso de Max Verstappen para a Red Bull — e é rebaixamento mesmo, porque embora muita gente, inclusive na matriz, achasse que os tororrôssicos andariam melhor que os rubro-taurinos em 2016, por conta de motor, não é o que está acontecendo.

Acho que os caras pegaram pesado demais. Que Verstappinho é o futuro do time, isso já se sabe desde o ano passado. Mas uma temporada a mais em Faenza não iria lhe fazer mal. Kvyat está longe de ser um gênio. Mas acaba de vir de um pódio bem convincente na China. E no ano passado, terminou o Mundial em sétimo, à frente do badalado e sorridente Ricciardo — 95 pontos contra 92 do australiano.

[bannergoogle] Mais: o soviético, que estreou em 2014 pela própria Toro Rosso, pontou em 14 das 19 etapas de 2015 e ainda beliscou um segundo lugar, na Hungria. Não dá para reclamar do moleque.

Portanto, pegaram pesado.

Mas…

Sempre há um mas, e é nisso que a Red Bull se apoia para enfrentar uma previsível saraivada de críticas.

A justificativa de que ele tem sido “inconsistente” não é das melhores, já que os números de 2015 mostram exatamente o contrário. É um cara que pontua, quando dá. E briga em condições de igualdade com o companheiro de equipe.

Neste ano, nem largou na Austrália — culpa do time. Depois, fez um sétimo, um terceiro e, aí sim, foi mal na Rússia por conta das bobagens do início da prova.

O que pode ser aceito como desculpa pertinente, e aí vem o “mas”, é o que a Red Bull alegou hoje: quer tirar a pressão das costas dele, por conta da esculhambação de que foi vítima após as batidas em Vettel, e, aproveitando o ensejo, jogar água na fervura entre Verstappinho e Sainz Jr. Os dois vêm se estranhando desde o ano passado.

Nada disso, no entanto, apaga a imagem de moedor de carne da Red Bull. É só lembrar o que fizeram com Alguersuari em 2011, que até abandonou carreira. E esse é apenas um exemplo. No GRANDE PREMIUM, Renan do Couto lembra outros casos — como os de Buemi, Vergne, Bourdais…

Muita gente criticou o castigo a Kvyat, como Jenson Button. O inglês, pelo Twitter, usou a hashtag #Shortmemories, questionando: “E o pódio da China?”

Pois é, e o pódio da China?

No jeito Red Bull — leia-se Helmut Marko — de ver a vida, um pódio não é para sempre. Na real, dura muito pouco.

Subscribe
Notify of
guest

155 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Kvyat deu muita sorte de não ficar desempregado. A companhia dos energéticos é a única que possui duas equipes na F-1. Em qualquer outra equipe ele estaria fora.

Alex Sier
Alex Sier
7 anos atrás

Cara, eu já nutria uma certa antipatia pelo Verstappen Jr…
Uma arrogância digna de um argentino num campo de futebol.
Agora então, vou torcer mesmo para ele se ferrar…
Certeza que isso tem haver com ele e o velho Jos…

Espero que Daniil consiga dar a volta por cima. Não é gênio, mas o seu talento é inegável.

Jordan Bandeira
Jordan Bandeira
7 anos atrás

Esse negócio tá parecendo Super Monaco GP, o clássico jogo do Mega Drive.

aldecir soares
7 anos atrás

O mundo cada dia mais cruel, fórmula 1 de pilotos bundoes vettel mimi conseguiu o queria,para mim o kvyat tem pontecial,vale lembrar algumas lambanças de shumacher entre ele e o senna

Tiago
Tiago
Reply to  aldecir soares
7 anos atrás

Vettel não teve nada a ver com a saída do Kvyat.

O Jos Verstappen estava pressionado a RBR, pois sabia que Mercedes e Ferrari queriam o moleque. Então se a RBR não promovesse o Verstappinho, o Jos já teria mandado o moleque pra Mercedes ou para a Ferrari.

Danilo Candido
7 anos atrás

Helmut Marko pelo visto tem menos cérebro do que visão…

eduardo
eduardo
7 anos atrás

Riccardo é melhor que o Boemi, o Kyviat melhor que o Felix da Costa, Verstappen e Sains melhor que o Vergner e o Verstappen melhor que o Kyviat, pode criticar os métodos do Marko mas não seu olho critico para pilotos, o Alguersuari reconhece que chegou na F1 despreparado e foi demitido quando pegava o jeito mas como competir com pilotos que fazem uma temporada de F3 e já mostram que estão prontos para F1 e não fazer nada depois de sair não é a forma de mostrar que foi injustiçado, se quiser ficar anos enganando é melhor cair nas graças da Ferrari como fez o Massa porque na Red Bull não terá vez.

eduardo
eduardo
7 anos atrás

Na Red Bull é simples, ou o piloto mostra fibra de campeão ou pelo menos um vencedor de corridas como o Webber ou está fora, o Kyviat não repete a sua primeira temporada quando sempre esteve próximo do Riccardo, mesmo na China é indiscutível que o Riccardo sem problemas terminaria em segundo com sobras, outro fator é que o Verstappen supera as expectativas mostrando uma concentração, comprometimento de um futuro campeão e apesar da idade e inexperiência aprende rápido com seus poucos erros. quanto ao Kyviat tem que mostrar personalidade porque não tem nenhuma ameaça vindo de baixo o que deve dar tempo para ele mostrar valor para outras equipes porque na Red Bull só se for correr de outra categoria patrocinado, dos pilotos que foram dispensados só o Boemi fez alguma coisa depois e mesmo assim esta perdendo um titulo com um carro pelo menos três décimos mais rápido que seu rival.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Política Giratória da F-1 em que os mais fracos saem perdendo sem qualquer pretexto grave para satisfazer os donos de equipes e patrocinadores que estão dispostos a tudo para ganhar bem no estilo Doa a Quem Doer.

Hilario Alencar
Hilario Alencar
7 anos atrás

não posso deixar de lembrar/frisar que o próprio Helmut Marko, como piloto, era um merda, super lento, nunca fez parte do pelotão da frente…como pode então ser tão exigente? é recalque? frustração que desconta nos pupilos?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Está explicado porque a Red Bull nunca teve piloto japonês.

Claudio
Claudio
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Mas que ia ser legal ver o Kobayashi na Red Bull, eu tenho certeza que seria…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Claudio
7 anos atrás

O japa lambão seria rebaixado seguidamente pela equipe, até chegar ao kart.

Tom sem freio
Tom sem freio
7 anos atrás

Essa troca tem cheiro de tramoia, com participaçao da familia Vestarpen………

Rogério Kezerle
Rogério Kezerle
7 anos atrás

Gosto do russo. Não é um gênio, futuro multicampeão, mas manda bem.
Fez duas burradas fenomenais na Russia, mas acho que o azar dele foi ter sido com o Vettel. Já havia rolado stress na China, apesar de eu achar que ele não fez nada demais lá.

Não achei nada justo e acima de tudo, desnecessario.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

E o pódio da China? Foi pra China…

Gabriel Medina, O outro
Gabriel Medina, O outro
7 anos atrás

Só sei que se o Sr. Red Bull usasse com o Helmut Marko a mesma lógica que esse usa para os pilotos, o austríaco já teria dançado a uns 10 anos, isso sim.

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

Eu não assisti à corrida mas no replay, parece que Vettel diminui a velocidade, não de propósito, naquela curva que parecia ser de velocidade crescente, senão constante. Talvez o pneu furou e Kyvyat bateu atrás. Aliás, acabou uma volta onboard pro mortal que vê a corrida aprender o traçado. E pelo que dizem, é bem ruim esse traçado russo.

Claro que esse ponto de vista é de quem não concorda com a RBR, De hoje em diante RBR, como diz a RGT. Como o impeachment de Danil era previsível até o fim do ano e, mediante o marketing do Jopai, é fácil de compreender a fala de” amenizar pressão na F1″ dos chifrudos:

Perde a RBR (e ganha por que Vestappen é de fato melhor) ;
Perde STR (e ganha por que Kyvyat NÃO é um pilot inconstante – pode ser agora, se ligar o botão foda-se) ;
Perde Kyvyat ( e ganha por que os comentários da F1 , são na maioria de apoio além de virtualmente ter uma segunda chance );
Perde Vettel por rebaixar ao vivo o russo ( e ganha dois caras que vão lutar contra ele na corrida em certas condições iguais);

Perdem a minha simpatia, Vettel e RBR, mas não dá pra parar de torcer pelo Daniel e pro Vestapen. Aliás, Daniel será o primeiro campeão australiano depois de Alan Jones, depois de não sei quantos anos. Por isso que ele rir à toa. Só ter o melhor carro na mão. Portanto, Vestappen é uma ameaça direta. E esses pilotos campeões, quanto mais títulos, maiores os chiliques!

PS: Queria ouvir a opinião do Petrov. E a visão de fora do Aleshin, um cara que tá numa categoria de diferente atmosfera como a Indy.

E Rubinho fez algo pior naquela largada aqui no Brasil, não sei que ano. E ele não foi daFerrari pra Sauber.
Obrigado!

marcos
marcos
7 anos atrás

Arrebentaram com a carreira do russo. Só por ele ser russo. Essa meleca chamada Redbull só vende pois existe Vodka. Eu baixaria uma LEI impedindo que Vodka e Redbull fossem misturados. Redbull não ia vender mais nada e nosso querido russinho voltaria. Boicote aos energéticos já!

Fabiano
Fabiano
7 anos atrás

Acho que podemos estar fazendo uma leitura ao contrário dos eventos: e se a ‘porra louquice’ do Kvyat nas duas últimas corridas (em especial na última) fosse uma tentativa desesperada de tentar reverter o aviso prévio que já tinha levado?

Cenzi
Cenzi
7 anos atrás

Na Red Bull, nem um tetracampeonato é “para sempre”. Vettel foi nitidamente posto de lado em 2014, quando Ricciardo iniciou melhor o campeonato.

Eddie
Eddie
7 anos atrás

Fizeram uma Briattoragem com moleque…… era mais digno ter dito apenas que resolveram dar uma oportunidade pro vestappen ….. mas nao desmerecer o trabalho do Kvyat…

Henrique Germano
Henrique Germano
7 anos atrás

O Max Verstappen agora terá obrigação de andar na frente, porque na Torro Rosso ele andava na frente mais sem a pressão de estar em uma grande equipe, o Kvyat também andava bem na Torro Rosso.

Números do Max Verstappen: 23 GPS, 23 Largadas, 0 Vitorias, O Poles, 0 Pódios, 0 Volta + Rápidas, 62 pontos, 1.230 voltas e 0 voltas como líder, Primeiro GP da Austrália 2015, Melhor no Grid 5 lugar – (GP da Austrália 2016), Melhor Resultado 4 lugar (2vezes).

Números do Daniil Kvyat: 42 GPs, 40 Largadas, 0 Vitórias, 0 Poles, 2 Pódios, 0 Volta + Rápidas, 124 pontos, 2.113 Voltas,0 Voltas como Líder, Primeiro GP da Austrália 2014, Melhor no Grid 4 lugar (3 vezes), Melhor Resultado 2 lugar (GP da Hungria 2015), Primeiro Pódio: GP da Hungria 2015, Último Pódio: GP da China 2016.

Marcelo Alexandre Ferreira da Silva
Marcelo Alexandre Ferreira da Silva
7 anos atrás

Arrumaram uma bela desculpa pra colocar Vestappinho no time principal !! Mas F1 é isso !!

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
7 anos atrás

Do jeito que as coisas funcionam na Red Bull podia ter sido até pior para o Kvyat. Ele poderia ter sido demitido. Mas duvido que volte algum dia para a Red Bull.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
7 anos atrás

Imaginem o que não fariam com o Maldonado na Red Bull! KKKKKKKKKK

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Clayton Araujo
7 anos atrás

Seria encarcerado numa masmorra.

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
7 anos atrás

A questão para Red Bull não é perder o Kvyat… mas sim perder o Verstapen.

O Russo vacilou e a RedBull aproveitou para se acertar com o que parece ser o “bola da vez da F-1”.

Esse pessoal da RedBull sabe avaliar o que tem na mão, Já fizeram tudo certo na carreira do Vettel, acredito que pesaram tudo e chegaram a conclusão que é preferível investir no Verstapen e não deixá-lo solto para as outras equipes da F-1.

Maclarem e Ferrari devem abrir boas vagas nos próximos dois anos, e perder o Verstapen para eles não devia ser um bom negocio para a RedBull

AS
AS
7 anos atrás

Claro que tudo isso passa pela troca de pilotos nas equipes… Ferrari, McLaren e outras equipes. A Red Bull está exercendo a sua prioridade pois o pai do guri ( guri é criado pela vó, nunca ouviu um nao, narizinho empinado… um nojo ) já tinha dito que ele, no proximo ano, estaria McLaren, Ferrari, Red Bull. Enfim… uma sacanagem com o russo….

Gustavo Amorim
Gustavo Amorim
7 anos atrás

Obviamente a RBR aproveitou o ensejo para promover o Verstappen. Não acho ético, pois não jogaram limpo com o Kvyat.

leo
leo
7 anos atrás

2006…
pontou…
Nossa que sono meu irmão…A ESPN já sabia que você era fraquinho e chatinho.

José Carlos
7 anos atrás

As maquinações do Verstappen não é de hoje. É só relembrar as declarações que ele fez no ano passado que seria fácil prever que esse piloto não tem lá muita ética e nem muita decência com os companheiros.
Acho que ainda vem muita sujeira dele por aí.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
7 anos atrás

Acho que foi pesado demais mesmo. Mais pesado que a própria FIA. Ele merecia uma punição de uma corrida. OK. Fez besteira, mas rebaixar e colocar o outro no lugar dele foi exagerado.
Não gosto desse tipo de gestor, todo mundo tem um dia ruim, isso acontece. Tá bom! Ele barbarizou, excedeu, mas também não acho que era para tanto.
Analisando o outro lado, acho o Verstappen bom, mas o Sainz também. Não vejo o Verstappen tão melhor. Acho que tem todo um marketing – e isso é que mais se faz em carreiras competitivas como a F1 – montado em torno dele, gente que quer ganhar muito dinheiro com ele, isso sim

charles
charles
7 anos atrás

Isso é pra mostrar quem manda. Didi é o cara!

ANTONIO CARLOS
ANTONIO CARLOS
7 anos atrás

Soviético??? Não é Russo???

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  ANTONIO CARLOS
7 anos atrás

O FG é um tanto quanto saudosista.

Ekiton
Ekiton
7 anos atrás

É que foi com o Vettel,se fosse outro piloto não teria acontecido o mesmo. O moço foi até a escuderia reclamar com o ex-chefe durante a corrida,e o resultado foi o que se viu. Uma competição atualmente dominada por alemães,pilotos e equipe e motores,ninguém pode tocá-los.

Marcelo R
Marcelo R
7 anos atrás

São uns hipócritas !.

Vettel em 2010 fez muito mais cagadas, ou não se lembram quando colocou os dois carros fora e disputavam a vitória no Bahrein quando o alemão acertou Webber !

E depois quando acertou o Button em Spa ?.

Não me lembro dele sendo execrado e rebaixado. Então porque pegar o russo pra Cristo ?.

Quem esse imbecil de Helmut Marko pensa que é ?. Como o cara diz que o Kivyat não aguentou a pressão do Ricciardo, sendo que no ano passado ele terminou à frente do australiano ?.

Não passa de uma empresa de bebidas com uma equipe ou duas na F1, jamais alcancará o status de uma equipe histórica como Ferrari, Mclaren ou William’s.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcelo R
7 anos atrás

Uma equipe que conquista quatro campeonatos seguidos de pilotos e construtores, já fez história na Fórmula-1.

Guilherme
Guilherme
7 anos atrás

Quem escreveu esta matéria precisar rever seu modo de colocar as informações, que texto confuso e difícil de se ler!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Guilherme
7 anos atrás

Eu fico preocupado com o dia em que as pessoas que enchem o saco sejam maioria e teremos um mundo só para eles. E parece que estamos rumando para isso.

Andre
Andre
7 anos atrás

Não acho que Pegou pesado, francamente o custo de se levar os carros de F1 para um final de semana é altissimo, e o Garoto fazer isso, destruiu a pontuação como todo final de semana da equipe, lambança total tirando da disputa os dois carros, sem contar a sua reincidência com Vettel. Creio que a Red Bull fez o correto vez que tem poderes para tal.
O Kvyat precisa esfriar a cabeca e mostrar que é maduro e não inconsequente, mostrar que na pista não vale as regras dele , e sim a regra da F1, respeitar acima de tudo os colegas dentro dos limites.
Totalmente inconsistente e sem menor controle emocional, ao meu ver o MAX merece sim essa chance enquanto o Kvyat esfria a cabeça. Na semana retrasada o Kvyat criticou o Vettel quando ambos bateram boca no podium chegou a dizer que ele saísse da frente , mas não é assim, ou se faz algo ou esse “garoto explosivo” pode cometer uma tragédia na F1.
Agora vamos ver se o Max é bom demais como o pai dele mesmo fala…se ele tem ” bala na agulha” e mostrar na pista que pode andar entre os 5 primeiros. Particularmente eu acho que esse garoto tem chances sim de mostrar que é bom…sem contar o Carro da Red Bull que vem voltando de novo ao páreo sem duvida já passou até a estagnada Williams.

Forte abraço a todos..
Foi minha humilde opinião.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

O Piquet Jr conseguiu um pódio na Itália pouco depois de estrear pela Renault, numa corrida vencida pelo Vettel pela RBR, com chuva. Se submeteu e cedeu á´pressão de Briatore e Symonds para aquele vergonha do “Cingapuragate”. Alguém teve “dó” do Brasileiro? Expulso da F1.
Nelsinho tinha (e ainda tem) mais talento que Buemi, Vergne, Kvyat, Verstappen…

Não vejo grandes diferenças entre Verstappen e Kvyatt.
Aliás, pelo que já anda demonstrando, Verstappen causa problemas dentro e FORA das pistas, dentro da equipe..

Também não é lá tão grande a diferença atual dos carros da RBR e da STR.

A molecada é boa, é rápida, não tem medo de “medalhão”. Mas alguns não tem muita noção de equipe e já são “estrelinhas demais”, arranja encrenca com colega de equipe e sem ter conquistado nada ainda. Verstappen e Ericsson, por exemplo.
Ainda são, com o diria o Nelsão, “idiotas velozes”, nada mais.

Também, depois de duas queixas do Vettlel, provavelmente o maior campeão (numero de títulos pela equipe) da história da equipe até o dia que largarem a F1, o que falta para Kvyatt queimar mais o filme com a RBR? Atropelar o Adrian Newey? bater a carteira do Hemut Marko?
A vida é dura.
Magoou Kvyatt? Vai chorar nos ombros do “seu amigo” Putin. hehehehehe

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Se os pilotos da f1 atual são ruins, como você mesmo diz, o que faz aqui até agora?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Acorda, Alfredinho! Esse cara é o Segafredo.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Brabham-5
7 anos atrás

Segafredo ou não, ele não gosta de f1. Tem que baixar em outro blog.

TJ
TJ
7 anos atrás

Agora o Kvyat vai ter que ter personalidade e força, pois teve um ótimo resultado numa semana e em outra uma catástrofe na pista e outra fora, que foi a decisão do time.
Independente da culpabilidade e da decisão, o estrago foi feito. Vai precisar de humildade e muito braço para se recuperar, se conseguir se fortificará, se não…

Edson Marinelli
Edson Marinelli
7 anos atrás

A reportagem está recheada de erros de ortografia. Não há revisor mais nos textos a serem publicados?

Marcos
Marcos
7 anos atrás

Se eu fosse russo não tomava mais Red Bul

Fabiano
Fabiano
7 anos atrás

Kkkkkk. A Fórmula 1 está tão desinteressante pra mim que resolvi ler esta matéria e me surpreendi com os nomes que li q já passaram nas equipes citadas. Não conheço ninguém mais nesse esporte “tão interessante “. Saudades de Senna, Piquet e cia.

Wagner
Wagner
7 anos atrás

Soviético???????????????
Em que ano estamos??????????

GERALDO
7 anos atrás

Já era esperado. Com o pai do Verstappen exercendo sua influência diariamente dentro da equipe, tava na cara que na primeira oportunidade o filho subiria para equipe principal..

André Luis
André Luis
7 anos atrás

O acidente com Vettel em Sochi foi o pretexto perfeito para a Red Bull se livrar do Kvyat e segurar o Verstappen, que estava com os 2 pés na Ferrari em 2017. Achei temerária as 2 batidas do russo em Sebastian Vettel, que complicou as corridas do ferrarista e da Red Bull, mas vale lembrar que o mesmo vem sendo pressionado desde 2015 a mostrar resultados, pois sabia que o holandês era nome certo na matriz, e como Ricciardo dificilmente perderia seu posto, caberia a Kvyat mostrar serviço para tentar se manter em Milton Keynes, ou para se transferir para outro time. Agora o Verstappen que se cuide, pois se a Red Bull é um oasis para pilotos em início de carreira, principalmente por não empregar pagantes, pode vir a ser um pesadelo, pois para cada piloto lançado, tem pelo menos 4 na vitrine, e com vários nomes sendo lançados cada vez mais jovens, fica a impressão de que se tem queimado etapas, e uma promoção prematura pode queimar carreiras promissoras, ainda mais em um esporte onde não se admite erros. O maior exemplo vem de Grosjean, que cometeu vários erros, principalmente em largadas, sendo responsável direto pela perda do título de Fernando Alonso em 2012, por uma batida na largada em Spa, e desde então amadureceu, teve temporadas consistentes pela Lotus, e hoje lidera o Projeto na Haas.

Roberto
Roberto
7 anos atrás

Alguém lembra de algum piloto que bateu 2 vezes no mesmo cara? Na verdade foram 3 batidas, a primeira, depois ele da um leve toque no pneu do Vettel, depois na terceira acaba o serviço colocando o Vettel pra fora da pista.
Na minha opinião foi uma batida proposital, depois da chamada de atenção na China ele ficou com o Vettel na mira.
Só isso explica o que a Red Bull fez, pois se fosse um mero acidente de corrida não haveria o porque fazer isso.

rafael
rafael
7 anos atrás

Tanto erro de digitação irrita o leitor. Mais atenção!!!

luiz
luiz
7 anos atrás

Flavio Gomes precisa assistir f1 para fazer comentário sobre f1. Não foi por falta de bons resultado que a equipe o afastou. Assista as ultimas corridas e verás que isso é o mínimo que a equipe tem que fazer com Daniil Kvya

Marcos Sarau
Marcos Sarau
7 anos atrás

Pecou pela arrogância!!

Eduardo-SC
Eduardo-SC
7 anos atrás

F1 sempre foi uma meritocracia, mas situações assim costumavam acontecer nos preâmbulos de temporada.

Fernando Delucena
Fernando Delucena
7 anos atrás

Forjaram o impeachment do Kvyat!! Mas depois de 180 dias, se Verstappen fizer muita bobagem, e perceberem que o russo não tinha feito nada tão assustador, ele volta??

Pelos meus pais que aguentavam manhãs inteiras em corridas de kart aqui em Salvador, por Seu Chico, pela primeira vez que pisei os pés no autódromo de Interlagos e fiquei namorando a pista sob o heliporto … Eu diria não ao golpe!

Se eu fosse Kvyat protestava na paulista!!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Fernando Delucena
7 anos atrás

Tá com sono? Vá dormir. Enquanto dorme, não digita besteira por aqui.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Fernando Delucena
7 anos atrás

O Nascarito é um nick fantasma do Segafredo.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Fernando Delucena
7 anos atrás

Okey!

Martins
Martins
7 anos atrás

Grande Flavinho, tudo bem?
No primeiro paragrafo, o ano é 2016, certo?
Grande Abraço.