BIVOLT?

EV-charging-stationSÃO PAULO (não verei, acho) – O Arthur Luz (parece piada pronta) mandou a notícia. A partir de 2030, todos os carros fabricados na Alemanha terão de ser elétricos. Ou, pelo menos, serão veículos de emissão zero — e até onde se sabe, apenas carros elétricos não emitem poluentes. É algo que está sendo estudado, ainda não é oficial, mas vários países já estão elaborando programas voltados para a extinção dos motores que usam combustíveis fósseis, como o diabo da gasolina, derivada do diabo do petróleo.

Segundo alguns cálculos europeus, são necessários 20 anos para que uma frota de automóveis seja completamente substituída por outra, o que significa dizer que, se essa determinação for levada a cabo, em 2050 não haverá mais nenhum carro a gasolina ou diesel circulando em terras germânicas.

Será que isso vai acontecer? Será que o mundo vai mesmo caminhar nessa direção? Será que as grandes petrolíferas vão aceitar isso caladas? Será que vão mandar matar todos os legisladores “verdes” do planeta? Será que a Arábia Saudita vai desaparecer sob as areias do deserto? Será que os Emirados Árabes vão ser comprados pela Light? Será que o Pré-sal vai ficar debaixo d’água para todo o sempre?

Não estarei vivo para ver isso, mas tenho curiosidade. Se alguém for ao futuro e voltar, conte como estarão as coisas em 2050.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Carro a hidrogênio gera… água!!!!!!

Que eletricidade porra nenhuma!!!!!

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

Claro que todos nós gostamos de carros à combustão, são infinitamente mais legais que os elétricos. Mas pensar que iremos dirigir carro a gasolina para o resto da eternidade é burrice pura. Petróleo é suco de dinossauro. Sendo fóssil, uma hora vai acabar. Não sei quando, mas vai – pode ser daqui a 10, 100 ou 1000 anos. Isso é 100% certo e incontestável.

A energia elétrica pode vir a partir do petróleo (se a usina queimar fósseis – nesse caso, os benefícios da emissão de poluentes são anulados), OU NÃO. Se a energia vier de hidrelétricas, ou de usinas eólicas ou solares, é energia renovável e INFINITAMENTE DISPONÍVEL. Logo, uma hora será absolutamente necessário fazer essa mudança, não tem como fugir. Não é nem questão de ser “ecochato” ou coisa assim: é pura e simplesmente questão de planejamento de MERCADO. No caso da Alemanha, eles estão fazendo certinho, pois tem grande parte da energia produzida no país através de fontes renováveis. No momento em que a frota deles for elétrica, a Alemanha será um país realmente independente e auto-suficiente (autossuficiente? autos-suficiente?) no campo energético. Além disso, a tecnologia de baterias está evoluindo a passos largos. Hoje, neste exato momento, obviamente é melhor usar gasolina e diesel, não tem nem o que discutir. Mas no momento em que conseguirem dar um grande passo na tecnologia de baterias – por exemplo, com o uso de grafeno – o petróleo como combustível estará completamente obsoleto, e quem já estiver caminhando rumo à mobilidade elétrica terá uma enorme vantagem competitiva. Isso também pode levar 10, 20 ou 30 anos, mas vai acontecer.

E quando esse dia chegar, países atrasados como o Brasil ficarão chupando o dedo e morrerão abraçados no que restar de petróleo. As petrolíferas também irão se reposicionar, pois elas vendem ENERGIA, não petróleo. Quem achar que vende só derivados de petróleo, irá falir. Isso é Marketing 101, aula básica. (Por que vocês acham que os Emirados Árabes, Qatar, Bahrein, etc, estão investindo cada vez mais na indústria do turismo, tecnologia, e em outros segmentos? Porque eles também sabem que uma hora a teta vai secar).

Precisamos de petróleo para fazer uma infinidade de outras coisas, sendo a principal delas o plástico – imaginem o mundo de hoje sem plásticos. Se o petróleo começar a acabar, e ainda precisarmos abastecer toda a frota mundial com gasolina, o mundo entrará em colapso. Foda-se se o aquecimento global é verdade ou não, isso não importa. Pensem em questão de mercado.

Luiz
Luiz
7 anos atrás

Quero ver de onde a Alemanha vai tirar enormes quantidades de Lítio, tungstênio, vanádio, ferro, ouro e outros minerais bem menos abundantes que o petróleo para fazer as baterias.
Depois, quero ver o que vão fazer com a quantidade absurda de baterias cheias de metais pesados tendo de ser descartadas.
Essa medida não passará, pois diferente de brasileiros, alemães não são idiotas.
Eco chatos estão com os dias contados, afinal, eles nem mesmo conseguem embasar as próprias teorias.

Flavio Gonçalves Francisco
Flavio Gonçalves Francisco
7 anos atrás

Gostando ou não, esse será o futuro.
Energia solar e atômica serão as fontes de energia nesse futuro.

Andre Silva
Andre Silva
7 anos atrás

Pra quem se interessar em saber se carros eletricos poluem mais ou menos do que à combustão (se a energia for gerada de fontes poluentes):

https://skeptics.stackexchange.com/questions/5617/are-electric-cars-beneficial-to-the-environment-compared-to-low-consumption-mode

Quejo
Quejo
7 anos atrás

Eu lembro de ter lido em algun lugar que a Holanda já aprovou lei semelhante mas começando já em 2020.

Ed
Ed
7 anos atrás

Só gostaria de lembrar que de nada adianta os carros serem elétricos se não houve uma mudança na fonte da energia. De onde virá a energia a abastecer tais carros? Ainda que os carros sejam 100% limpos, se a energia que os abastece for suja, estaremos apenas mudando o momento da poluição, mas fazendo muito pouco (quase nada) pra ajudar o planeta.

TJ
TJ
7 anos atrás

O petróleo é um recurso finito.
Energia elétrica:
Usinas eólicas.
Hidroelétricas.
Usinas nucleares.
Sol.
Mar(captação da energia das ondas).
Termoelétricas(bagaço de cana).
Carros híbridos.
Transporte público(ônibus elétricos/metro/trens).

E Alemanha, o país das máquinas.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
7 anos atrás

Não tenho nada contra carros elétricos, mas sempre me pergunto:
“O quê fode mais o meio ambiente? Um carro queimando gasolina, ou as pesadas baterias que foram substituídas?”

Paulo Barros
Paulo Barros
7 anos atrás

Segundo o Rush, poderá ser assim.
Mas sempre alguém terá um antigo motorizado par quebrar as regas, escondido em algum lugar.

https://www.youtube.com/watch?v=uukZgfHZIoc

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Fico com a opção “matar todos os legisladores verdes”, incluindo ai todos ativistas eco chatos!!!

Bruz
Bruz
7 anos atrás

Essa bazofia de emissão zero ja encheu o saco.
A final de contas qual é o sentido da emissão zero???
Diminuir a quantia de CO2 que vai para atmosfera, pó.
Y pra que???… Sei lá… Pra que não siga aumentando perigosamente o CO2 y assim evitar o efeito estufa. Etá como sou bom no papo ecologista.
….
Mas perai. Quanto tem aumentado o CO2 na atmosfera desde que os infames vehiculos com ICE andam rodando por ai???? (Essa ninguem sabe responder)
Nem os ecologistas sabem. De fato aqueles que sabem evitam a pergunta.
E sabem pq??? Porque não tem subido porra nenhuma. NADITA DE NADA.
O CO2 na atmosfera es mais bem um valor crítico que não pasa de 0.5%, o Oxigenio que representa o 21% da atmosfera é o que sobra, e provem da fotosintese.
Ahhhhhh, e por isso é que tem que preservar as arvores!!! – NECAS. As arvores adultas devem ser preservadas sim por outras razões, mas não pela espatufarda desculpa de que elas produzem oxigenio. Elas até gastam mais do que produzem.

Na realidade, a bomba de oxigenio do mundo são as microalgas de crecimento indeterminado. Elas estão até nos materinhos de nossas casas, e por isso o CO2 é um valor crítico na atmosfera. Todo esse Carbono que tem estado baixo terra e as petroleiras tem se encarregado de tirar, no final de contas se converte em mais vida, por isso hay mais peixes no mar (leiam um pouco sobre os ciclos da vida e quem se come a quem).
Porra… mas perai, E o calentamentamento Global??? E o aumento dos tornados??? E o mar subindo???. O calentamento Global tem mais a ver com questões externas, siderais, mais claro porra: O sol está ardendo mais.
E os Tornados, e as cidades em baixo da agua?? – FODASE, eu moro em Sampa. Quem comprou no litoral que reclame de Dilma.
O mundo tem pasado por eras. A maré pode subir até 5 metros, e baixar outros 5 se mudar pro outro lado. Sempre foi assim. O que acontece é que temos tido mais de 2000 anos de calmaría na terra.
Calentamento é bom, chove mais, se produz alimento.
Tenham medo de um esfriamento Global… Ai sim nos fodemos TODOS… Até os que moramos em São Paulo…

2050??? É claro que tu vai estar vivo Carapálida. Só procura não encher o saco dos meninos. Deixa de ser cascarrabias man, que de aqui até lá ninguem mais te suporta (tu sabe que a coisa piora com os anos).

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Bruz
7 anos atrás

Bruz,
A concentração de Co2 na atmosfera tende a não variar muito porque as águas, em especial dos oceanos, têm efeito tamponante. A treta disso é que o pH delas tende a baixar. Isso dá uma merda…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
7 anos atrás

Bem legal a iniciativa da Alemanha. Os caras são foda mesmo.
Se pudesse, teria um elétrico. Mas no Brasil, como o lobby do pré-sal é forte, ficaremos com carro com combustíveis fósseis por um bom tempo ainda.
Vixe, tem um monte de coisa para fazer com petróleo. É melhor gastar o petróleo com outras coisas mesmo.
O Brasil bem que podia explorar as energias eólica e solar, e parar de cagar com o meio ambiente, como tem feito quando constrói hidrelétricas.

Andre Silva
Andre Silva
Reply to  Thiago Azevedo
7 anos atrás

Sim, tem um monte de coisas pra fazer com petroleo, o plastico é mais lembrada (imagina um mundo sem plastico!!).

Mas o que ninguém lembra, é que pesticidas e fertilizantes tb dependem de petroleo. E são o unico jeito de cultivar comida suficiente pros 7 e logo logo 10 bilhoes de pessoas.

Se acabar o petroleo, é fome em escala sem precedentes. E guerras, claro, muitas.

Christian Alves
Christian Alves
7 anos atrás

E tambem será o fim daquela landa urbana que dizem que o carro movido a agua ou outra coisa que nao seja petrleo ja foi invetnado a decadas, mas que os inventores foram subtamente assassinados, e que quando surge um projeto desse a pessoa recebe um calaboca financeiro pra sumir, ou somem com ela.? kkk

Fernando
Fernando
7 anos atrás

acredito que o grande impacto será a forma de como a energia para “abastecer”… vide esse caso em cingapura

http://quatrorodas.abril.com.br/materia/tesla-model-s-e-multado-em-cingapura-porque-polui-demais

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Seria muito bom

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

Só falta combinar com os russos…
De onde sairia energia elétrica suficiente pra rodar todos os carros além da demanda doméstica e industrial?

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
Reply to  Alexandre
7 anos atrás

Fácil, de usinas termoelétricas movidas a petróleo.

Outra pergunta, se álcool é tão bom, porque a usina roda com Diesel?

Pataquada de ecochato.

Rafael
Rafael
7 anos atrás

A gasolina vai para a termoelétrica para gerar eletricidade para essa frota

HELDER RAMOS
HELDER RAMOS
7 anos atrás

Posso ser muuito ignorante em questão energética , mais acho que carro elétrico , enquanto não for pelo menos 90% auto suficiente , com a recuperação de energia , energia solar etc , esta longe de ser solução , os carros deixariam de depender do petróleo e das distribuidoras de combustível , e ficaria refém , das distribuidoras de energia elétrica , que já pagamos bem cara , energia essa , que esta longe de ser limpa , pois as termoelétricas , poluem , as hidroelétricas inundam florestas e f… com a fauna e flora do local ; tem as eólica a solar etc , mais são minorias , é o que eu acho .

Diego Sampaio
Diego Sampaio
7 anos atrás

Parafraseando Fernando Vanucci, a Alemanha é logo ali, 2050 são apenas 34 anos… Espero chegar lá para com 68 anos ver se o mundo ainda tem jeito, ou se até lá o caldo já terá entornado de vez…

Clésio Luiz
Clésio Luiz
7 anos atrás

Que eu saiba, ainda precisamos de petróleo para um monte de coisas, como plásticos, lubrificantes, solventes, borracha, etc etc. E na minha concepção, para estes é muitíssimo mais difícil de se obter um substituto do que os combustíveis. Você até pode faze-los sem petróleo, mas em escala muito reduzida em nem de longe dá para atender a demanda mundial.

Então não, não deixaremos de depender do ouro negro tão cedo.

AS
AS
7 anos atrás

O petroleo anda em baixa…. o caminho é esse mesmo pq vejo cada vez mais TESLA rodando por aí. E segundo ouvi de um colega… os países arabes produtores de petroleo investem cada vez no mercado financeiro mundial a ponto dos ganhos empatarem com as venda. Bem… o mundo vai ser chato demais e nao estarei lá pra ver.

Rodrigo Wagner de Souza
Rodrigo Wagner de Souza
7 anos atrás

Sempre que leio ou escuto uma notícia dessas fico imaginando de onde virá tanta energia elétrica para tudo isso. Na Alemanha, então?! Dá-lhe usinas nucleares.
E quanto custará a implantação de um super programa de energia limpa? Limpa? Será?

Rud
Rud
7 anos atrás

Queria uma notícia desta para o Brasil. Parece até piada pensar em algo assim para nossa pátria.

Minoru
Minoru
7 anos atrás

De que adianta um veículo ser “emissão zero” se na cadeia de produção dessa energia encontram-se etapas poluidoras?

Pois ao que me conste, a não ser que até lá os europeus produzam 100% da eletricidade consumida por meios não poluentes – hidroelétrica, eólica, maré, solar, etc.- isso apenas soará como descobrir um santo para cobrir outro pois lá ainda são as usinas termoelétricas e nucleares que abastecem boa parte do continente.

Porém, sempre é um começo…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Minoru
7 anos atrás

Sr. Minoru
Firmino de Proença, é algo familiar ao Sr.

Bruno
Bruno
7 anos atrás

Já vi que geralmente não te importa a opinião de alguns, mas só queria dizer que acho estranho quando se diz que um carro elétrico não emite poluentes.
Primeiro: o ciclo de vida de um carro não é composto somente pela parte onde tem alguém dirigindo. Processos envolvido na fabricação e o posterior descarte após o uso também emitem poluentes ou geram algum tipo de impacto ambiental.
Segundo: se a eletricidade vier de uma termelétrica que queima carvão do que adianta a porra do ser carro elétrico?
Obrigado.

Andre Silva
Andre Silva
Reply to  Bruno
7 anos atrás

Adianta se a eficiencia de uma termoeletrica for maior que a de um motor a combustão (e é).

Serginho
Serginho
7 anos atrás

Estive na Europa mês passado. Das cidades que passei, em Amsterdan os carros elétricos já estão muito presentes. Existem muitos pontos com tomadas nas áreas de estacionamento em volta dos canais. E tem de tudo: SUV, sedan, coupe etc. Em Munique vi também, mas bem menos. Na Bélgica, República Tcheca e Itália nada de significativo. Os motores à combustão não vão acabar, mas vão virar relíquia.

ALEX DOS SANTOS
ALEX DOS SANTOS
7 anos atrás

E na Suiça o projeto é para a partir de 2020.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

O fim dos automóveis com motor de combustão interna não resulta no fim da dependência do petróleo como fonte de energia em especial para a mobilidade.

Mas a consolidação da frota de veículos elétricos permite combinar o petróleo com outras fontes de geração de energia.

E na real para o mercado (quem vende e quem compra) pouco importa se a porcaria é movida a gasolina, àlcool, óleo de rícino ou a pilhas. O importante é que ofereça boa relação custo benefício e infraestrutura para uso cotidiano satisfatório.

Os motores de combustão interna já se tornaram os novos vilões (ou bodes espiatórios, que diferença faz?) da saúde pública e os europeus querem retirar dos grandes centros urbanos os focos de emissão de poluentes. Assim retiram a fumaça das ruas dos grandes e concentram-nas em termoelétricas nos confins onde podem as emissões poderão ser melhor monitoradas.

A durabilidade e autonomia das baterias ja são aceitáveis – e tendem a melhorar. A Tesla é um fenômeno no segmento de automóveis de luxo e outros fabricantes têm apresentado produtos 100% elétricos ou hibridos plug-in a preços acessíveis.

Mas esta mudança de paradigma chegará primeiro em países pequenos e ricos que tiverem condições de planejar e de efetuar tamanha transformação urbana e industrial em suas economias. Nós aqui no Brasil em outros paisecos dependentes que têm acesso apenas à xepa da tecnologia não observaremos transformações do tipo nos próximos 50 anos e garantiremos ainda bons lucros e royalties para tecnologias antigas oriundas de EUA Europa e Japão. Assim a brazucada que não abre mão dos “carros de verdade” pode ficar sossegada por que que vai ter motor a pistão pra você, pra vossos filhos e pra vossos netos.

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

um país de atitude!

George
George
7 anos atrás

A questão é: será que vai ter eletricidade para essa quantidade de carro? A capacidade instalada de geração de energia elétrica vai ter que aumentar muito, e a depender da fonte, o ganho pode ser consideravelmente reduzido.

Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
7 anos atrás

Na Alemanha eu acredito que em 20 anos toda a frota esteja renovada, mas se pensarem em fazer isso no Brasil podemos esperar uns 40 anos.

MAURO DOMINGOS DE SOUSA
MAURO DOMINGOS DE SOUSA
7 anos atrás

Em algum momento isso deve acontecer sim Flávio… Mas não acho que seja nos próximos 30, 40 anos, porque, por mais que países, como a Alemanha, invistam nesse modelo, ainda há países continentais não tão desenvolvidos, como um Brasil, Índia, Russia e México, que dependerão por muito tempo do petróleo…

guilherme
guilherme
7 anos atrás

Motores a combustão interna alimentados com hidrogênio também não emitem poluentes.

Na década de 1990 e até início de 2000, alimentado por reportagens da Superinteressante, Discovery Channel e afins, eu tinha certeza de que esse era o futuro. Rodar com hidrogênio sempre me pareceu uma opção óbvia e já que é possível abastecer mais ou menos como se faz com os combustíveis atuais, fósseis ou não. A questão da segurança — hidrogênio é um troço meio instável, basta perguntar ao comandante do Hindenburg — foi trabalhada com o armazenamento em tanques com material poroso, acho que pela Toyota ou outra empresa japonesa. Infelizmente, parece que a produção de hidrogênio é um pouco despendiosa demais: é preciso gerar eletricidade para extrair o hidrogênio da água por hidrólise e depois usar o gás em veículos, o que gera perda de eficiência quando comparado a simplesmente usar essa eletricidade para carregar baterias diretamente.

O tendão de Aquiles dos veículos elétricos continua sendo a bateria e, a não ser que alguma inovação drástica apareça, continuará sendo. Os elétricos mais modernos, como os Tesla, já têm autonomia mais do que razoável, equiparável a um tanque de gasolina, e o desempenho impressiona. Porém, se você estiver em uma viagem longa, a parada de abastecimento de algumas horas é definitivamente um empecilho grave. Já se fala em usar bobinas indutoras sob o pavimento nas estradas para carregar as baterias com o carro em movimento, mas, ainda que tecnicamente viável, é uma solução caríssima cuja adoção e manutenção ainda são um desafio.

As baterias ainda apresentam outra desvantagem nada ecológica: sua fabricação demanda materiais de difícil mineração que causam lá seu quinhão de poluição ambiental, principalmente em países pobres cuja mão-de-obra trabalha em condições precárias. O descarte dessas baterias também é trabalhoso, ainda que seja mais simples implementar uma cadeia de reciclagem do que escavar a terra em busca de lítio.

A indústria dos veículos elétricos deixou de ser uma fantasia ou novidade excêntrica e ganha cada vez mais tração. A Harley-Davidson anunciou que quer produzir motos elétricas em até cinco anos; a Nikola, uma start-up americana, promete fabricar caminhões totalmente elétricos em até três anos — o protótipo está prometido para dezembro, mas há muito ceticismo ainda — e, segundo noticiou, levantou 2,3 bilhões de doletas em depósitos de intenção de compra; na Noruega, carros elétricos já respondem por um quarto das vendas de veículos novos e já se planeja a proibição da venda de veículos a combustão fóssil a partir de 2025.

Mas eu ainda sonho com carros a hidrogênio.

Andre Silva
Andre Silva
Reply to  guilherme
7 anos atrás

A parada pra “reabastecimento” de um Tesla é de 30 min pra recarregar o suficiente pra andar mais 170 milhas. Dá uma pesquisada sobre postos Supercharger. Virtualmente qualquer trajeto nos EUA ou europa dá pra fazer de Tesla com paradas de 30 ou 40 minutos a cada 4 ou 5 horas de viagem, nada diferente do que vc faria pra descansar/se alimentar.

Jota
Jota
7 anos atrás

Acabei de pedir para o meu sobrinho de 5 anos para ele me enviar uma mensagem via maquina do tempo me contando como são as coisas em 2050, mas como ainda não recebi mensagem nenhuma eu acho que ele se esqueceu ou, é mais provável, não existirão maquinas do tempo em 2050. Então, vou pelo caminho mais demorado, vou viver até os 90 anos.

PRNDSL
PRNDSL
7 anos atrás

Pergunto se alguém já calculou quantas usinas nucleares a mais terão que ser ativadas para “gerar” a energia elétrica necessária para estes automóveis, sem falar na preparação de toda a rede elétrica de distribuição envolvida (custo???) !

FABIANO
7 anos atrás

Vi um artigo seu no seu blog – http://vwgolbxaircooled.blogspot.com.br/ – VW GOL BX AIR COOLED – 1.600 e gostaria de saber se é difícil e como adaptar esse motor em um Fusca…!
Abraço
Fabiano

Carlos Carrera
Carlos Carrera
7 anos atrás

Infelizmente é essa a tendência né?
Tomara que eu não esteja vivo para presenciar isso. O tempo passa e todos os segmentos do sistema “carro” está indo por água abaixo….

Tiago
Tiago
7 anos atrás

Gosto de carros a combustível, mas o silencio nas ruas me deixa ansioso. No fim do dia a gente não quer ouvir barulho e nem ficar cheirando fumaça de alguns carros.
Não podemos ficar presos ao passado… Uber, Skype, carros à bateria. Este é o futuro.

Fábio Peres
7 anos atrás

A ideia é bonita até certo ponto: o que for economizado em poluentes nas cidades poderá vir a ser gasto por termelétricas – para garantir todo o gasto em energia elétrica que virá. Além disso, por mais que se queira dizer o contrário, não há autonomia (ainda) para o carro 100% elétrico, o que força a existência de carros híbridos para quem quiser fazer grandes viagens.

Particularmente, ainda prefiro o nosso velho e bom etanol misturado com a gasolina: os carros “flex” podem não ser perfeitos, mas ao menos se consegue andar por muito tempo com álcool no tanque. Sem falar que a tecnologia é nossa.

Pixotte
Pixotte
7 anos atrás

hahaha. Vão ter que aumentar o número de termelétricas que queimam petróleo!!!! Esse lance de emissão zero é cascata. Em algum lugar haverá emissão para gerar energia elétrica!!!!

GUILHERME LEVY
GUILHERME LEVY
7 anos atrás

“Será que a Arábia Saudita vai desaparecer sob as areias do deserto? Será que os Emirados Árabes vão ser comprados pela Light? Será que o Pré-sal vai ficar debaixo d’água para todo o sempre?”
Bem, se todos os carros forem movidos a energia elétrica a demanda por esta energia aumentará significativamente.
E como será gerada? Usinas nucleares de montão?
Aposto em termoelétricas movidas a petróleo e gás excedente.
Então não, a demanda por petróleo não acabará tão cedo.

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Olá Flávio
Sei que isto é algo delicado e que talvez devesse permanecer em silêncio sobre esse assunto, mas devo confessar que estive no futuro. Um pouco à frente de 2050, mais precisamente em novembro de 2065, e as coisas sobre veículos ficaram um pouco confusas. O que pude perceber é que de fato houve a tentativa de implementação dos “veículos verdes” algumas décadas antes da minha visita, porém as usinas nucleares responsáveis pela geração da energia não deram conta da demanda na Eurásia (sim, esse era o nome do continente, assim como em 1984 de 1949). Possivelmente ao perceberem que não haveria energia suficiente e que o risco de produção seria muito elevado, a indústria automotiva teve que se reinventar. Em 2065, poucos eram os veículos elétricos em circulação, somente os mais favorecidos capazes de pagar pelo alto preço do quilometro rodado os utilizavam. Os veículos que estavam ganhando destaque eram movidos a tração animal e proporcionou o desenvolvimento tecnológico de calçados que se tornaram mais resistentes, além de solucionar um outro mal que assombrou gerações, a obesidade acumulada pelo uso abusivo de tecnologia. O crescimento populacional nos grandes centros também foi um fator importante para que esse novo tipo de veículo se tornasse um sucesso, uma vez que desenvolvia uma velocidade condizente com o trânsito.
https://drive.google.com/open?id=0BwZVBza6vr-6UGFkNE50c0NIVmM
Tive tempo de dar uma olhada nas notícias da F1, e Bernie Ecclestone continuava firme e forte no comando, e Monza ainda permanecia no calendário. O Grande Prêmio do Brasil era realizado em Curvelo. Os bólidos eram movidos a cerveja, e faziam alusão ao combustível verde, uma vez que a embalagem do líquido que movia a F1 há cerca de 55 anos era dessa cor. Marketing funcional.
Um abraço.

Felipe
Felipe
7 anos atrás

Ola Fg!

Olha, a que tudo parece sim! Existe uma tendência à saida do petróleo. Veja essa notícia “Arábia Saudita planeja megafundo de US$ 2 trilhões para era pós-petróleo” de Abril 2016. Fora as outras potências como Qatar e Emirados Árabes, que ja vem fazendo isso ha um tempo. Eu sei de fonte segura também que a francesa Total ja está planejando o pós petróleo (eletricidade, outras fontes). Existe uma pressao grande na Europa para que o parque automotivo seja renovado; vide a medida da prefeitura de Paris que vai proibir a circulação de carros fabricados antes de 97 em suas ruas e a de Copenhague que quer tirar de circulação todos os veículos. Grandes montadoras alemãs ja investem grande no elétrico (BMW en tête) e a tendência é que outras sigam o exemplo.
Acho que a maior contraposição vem da Inglaterra e dos EUA. Mesmo se Obama vem discutindo muito uma solução alternativa pro petróleo. Eu acho que o futuro é isso mesmo : elétrico e auto-guiado, como no filme minority report.

Márcio Celso Castanho Barros Haddad
Márcio Celso Castanho Barros Haddad
7 anos atrás

Se daqui um mês você chega nos 52, em 2050 você terá 86 po!
Espero que até lá bastante lúcido e escrevendo bastante!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Por um lado, lá, é interessante pois boa parte da energia elétrica é captada por placas de energia solar e isto é conscientemente inteligente e correto.
Mas em países como a China que estão cagando para o meio ambiente em que a energia provém de hidrelétricas (que fode tudo ao redor), termoelétricas e usinas nucleares, tenho minhas restrições.
Aqui no Brasil, sendo que estamos sempre 20 anos atrás e cuja eletricidade mal comporta nossa subsistência, além da ampliação do sistema, haveria a necessidade da tão requerida e mudança de filosofia do brasileiro.
E com relação ao lítio das baterias? Não provém da exploração mineral também? Até quando existirá?

Paulo R
Paulo R
7 anos atrás

Do jeito que falam parece que a eletricidade nasce na tomada. Emissão zero? Só se for na Alemanha!

Arthur Luz
Arthur Luz
7 anos atrás

Boa!

Eu acho que a Europa consegue substituir até 80% da frota até 2040.
Os árabes, com certeza, já sabem disso faz algum tempo. Tempo suficiente para eles se tornarem donos do esporte mundial.

Não quero levantar ‘teorias da conspiração’, mas o árabes são os “donos” dos novos esportes, da F1 e principalmente do futebol. Quase todo grande clube europeu “é árabe”. A sobra dos grandes pertence à russos ou indianos. Imagina se o príncipe da Jordânia vira presidente da FIFA…

A Shell, por exemplo, desenvolve veículos movidos a combustíveis alternativos desde os anos 30!
Então, é lógico que hoje se sabe tudo sobre ‘combustíveis verdes’. Paul Pantone é um exemplo.

Os árabes já estão preparados para o futuro. Só estão esperando uma coisa passar a dar mais lucro que a outra.

Valeu, Flávio!

Ronald Dirschnabel
Ronald Dirschnabel
7 anos atrás

Ainda que o carro elétrico não polua, há um pouco mais em jogo. Este texto, do Cardoso (uma espécie de FG da tecnologia) sobre a mesma iniciativa na Noruega, pode ser elucidativo:
http://meiobit.com/345849/noruega-quer-banir-carros-a-combustao-interna-ate-2025-hipocrisia-oportunidade-para-elon-musk/

brunolustosa82
7 anos atrás

Aqui no brasil, antes de chegarem a essas metas, terão que embutir toda a rede elétrica embaixo da terra.. Imagine as gambiarras pra abastecer os carros nos fios elétricos da rua.. hehehehehe 2050 não parece ser bom para os apaixonados por carros.. principalmente antigos.. de corrida e a combustão.. “Meu carro de corrida é antigo.. ainda daqueles que faz barulho e solta ar do motor.” tempos difíceis.