JÁ DEU?

kiminbalotus

SÃO PAULO (já) – A pergunta se refere a Kimi Raikkonen. Quando ele voltou à F-1 em 2012, depois de dois anos correndo no Mundial de Rali, todos celebraram. Porque numa Lotus divertida e despretensiosa, o cara mostrou que não tinha perdido a mão.

Logo no primeiro ano no time preto e dourado, uma vitória, sete pódios, duas voltas mais rápidas, 207 pontos e nada menos do que um terceiro lugar no campeonato. Em 2013, mais uma vitória, mais oito pódios, mais duas melhores voltas, 183 pontos e um digníssimo quinto lugar na classificação.

Números e desempenho justificaram a volta à Ferrari, onde conquistou o título de 2007. Só que, aí, apagou a chama. Em 2014, o finlandês ficou em 12º, fez uma volta mais rápida em GP e mais nada. No ano passado, foi um pouquinho melhor: três pódios, duas melhores voltas, quarto colocado. Já igualou os pódios nesta temporada. Mas é pouco.

[bannergoogle]Pouco, porque a Ferrari exige mais. E talvez esse tenha sido seu erro. Retomar a trajetória interrompida em 2009 num ambiente já conhecido, quando talvez fosse melhor seguir em algum time “outsider”, fora do “mainstream”. Não saberia dizer qual. Hoje, certamente, seria algo como a Haas. Um lugar onde ninguém enche muito o saco e o deixa em paz. Na Ferrari, não se tem paz.

Ah, a propósito… Kimi foi perdoado pela chefia pela performance patética em Mônaco. “Ele não gosta da pista”, contemporizou Arrivabene.

Bom, o contrato termina no fim do ano. Duvido que seja renovado. Será um erro da equipe. E dele. Acho que se quiser continuar correndo, Raikkonen deve procurar algo que tenha seu perfil. Para 2017, uma Renault, por exemplo, pode ser interessante. Ou até a própria Haas, porque estou achando que Grosjean é um nome muito interessante para Maranello neste momento.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

É… a Ferrari pensa diferente.
E é interessante como são diferente as opiniões do blogueiro sobre a autonomia de pilotos fazerem o que bem entenderem de suas carreiras. Como assim, JÁ DEU?
Abs.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Vários Pilotos já Beiram a Aposentadoria: Raikkonen, Alonso, Massa, Button. Alguém Mais? Também alguns Novatos como o Felipe Nasr podem se Aposentar antes do Combinado.

Alexei
Alexei
7 anos atrás

Nem tanto, Flávio… Menos…
Cornetar o Kimi Raikkonen parece ser um esporte mundial.
Mas o problema não é ele, não. O carro da Ferrari é bom mas há carros melhores… a Mercedes e aparentemente a Red Bull.
E, salvo por Mônaco, ele vem sendo bem consistente. Não venceu por circunstâncias mas bateu na trave duas vezes.
Lembrando, ainda, que o salário do Seb é umas cinco ou seis vezes maior do que o dele.
Parece que ele colabora muito dentro da Ferrari e que o Seb gosta bastante dele e espera que ele fique na equipe o quanto for possível.

Fabricio_RC
Fabricio_RC
7 anos atrás

Acho que lá na Ferrari estão pensando no Raikkonen assim… kkkkk
https://www.youtube.com/watch?v=jLPv7WXCV4s

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Kimi é “prata da casa” e está dando conta do recado. Se ele quiser ficar mais um ano na “rossa”, acredito que a equipe renove o contrato. O entrosamento dos pilotos representa um ponto favorável à continuidade da dupla.

carlos
carlos
7 anos atrás

Grande Flavio, se o kimi já deu? Então deu pro Massa e pra um terço do grid… abraço

Woody Paulo Martini
Woody Paulo Martini
7 anos atrás

Kimi é o cara mais anos oitenta dos dias atuais. Só o marketing dele vale qq equipe.

Pablo
Pablo
7 anos atrás

Ele vem até bem, tá na frente do Vettel no campeonato, mas realmente espera-se mais dele. Essa prova de Mônaco foi a primeira que ele abandonou por erro dele, vamos lembrar, o campeonato é longo e acredito que daqui pra lá ele possa dar a volta por cima

Adriano
Adriano
7 anos atrás

Flavio,

No campeonato atual, quantos pontos tem o Vettel? Quantos ponto tem o Raikkonen?

Acho cedo para cornetar o cara.

Filipe
Filipe
7 anos atrás

Já!

Ele e “Bonitton” já vão tarde.

Off topic: não sei você Flávio, mas acho babaca todo esse noticiário sobre a treta Ericsson x Nasr. Para que tanto IBOPE pra uma disputa numa das piores equipes do grid? Não faz diferença na vida de ninguém… Nasr não me impressiona nenhum pouco. Não vou ficar triste se sair amanhã da F1…

Robson
Robson
7 anos atrás

Kimi está melhor que Vettel neste ano e vejo ele numa crescente de performance. Acho que ele vai arrebentar em 2016 e seguirá na Ferrari, colocando mais pressão no Tetracampeão.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Pra mim, Kimi ja deu o que tinha que dar.
Deveria procurar outra categoria.
E que não seja o Rally também.

Daniel Ramos de Oliveira
Daniel Ramos de Oliveira
7 anos atrás

Acredito que o Kimi é um ótimo piloto, ele têm uma forma de pilotar muito agressiva, mas na Ferrari realmente não fez muita coisa, acredito que ele continue puto com todos os eventos onde têm que ir obrigado e a pressão (o que é natural e totalmente justificável para a Ferrari e pelo o que ela é). Eu penso que ele deveria ir pra a Haas, pois entre ela e a Renault, eu acredito que aquela é que têm mais vontade e principalmente capacidade para se tornar uma das maiores equipes da F1, o Gene Haas é um cara que sabe o que fazer pra vencer, só ver os resultados dele na Nascar, e aí que tá, isso ser ótimo pro o Kimi, que eventualmente poderia ir pra a Nascar caso ele ainda tenha interesse pela categoria, e continuar a correr até os 50 anos (hehe). Acho que o futuro do Kimi é ir pra a Haas.

Wagner Almeida
Wagner Almeida
7 anos atrás

Não acho que Kimi esteja mal este ano, está andando no mesmo nível de Vettel e está na frente no campeonato… Grosjean não é melhor que Kimi…

Mônica
Mônica
7 anos atrás

O meu gatão tá lindo na foto! Carinha de menino chateado e precisando de um carinho. Muito fofo.

boca
boca
7 anos atrás

Quem vai pra Ferrari?

a) Grojean?
Parceria Haas-Ferrari, Conhece motor, Piloto com potencial, aceitaria ser segundo piloto alguns anos.

b) Bottas?
Estabilizou como bom piloto, Outro finlandês, Tem potencial, mas é agregado ao Mercêdico Toto Wolf. A Willians não quis liberá-lo sem multa ano passado (ou 2014?), enfim… Aceitaria ser segundo piloto por uns anos.

c) Hulk?
Estabilizou como bom piloto, segue a máxima: “nunca me deram um bom carro”, Tem potencial, Aceitaria ser segundo piloto por uns anos. Outro Alemão junto com Vettel. Dois alemães? difícil…

d) Perez?
Comprovadamente sabe cuidar dos pneus e ser rápido, A passagem pela Mclaren deu experiência em lidar com pressão (nada que se compare à Ferrari, é verdade). Tem potencial, Aceitaria ser segundo piloto por alguns anos.

e) Ricciardo?
Potencial campeão mundial em alguns anos, Já bateu Vettel, É rápido, NÃO aceitaria ser segundo piloto.

f) KImi???

Jorge Santos
Jorge Santos
Reply to  boca
7 anos atrás

Minha escolha seria Bottas que na média foi o piloto de melhor desempenho, Das opções Ricciardo é o melhor piloto mas não combina com a Ferrari que gosta de ter seu primeiro piloto definido.

Pascoal Werlhein seria uma boa escolha para a Willians, a promessa da Mercedes e mais um desconto nos motores. Massa continuaria agregando na experiência.

Grosjean seria uma boa escolha para a Renault junto com Magnussen.

Raikkonen seria uma boa escolha para a Haas, e se Gutierrez está lá por patrocínio, Alexander Rossi poderia fazer o mesmo com mais dinheiro dos americanos.

Dav
Dav
7 anos atrás

oi
E somente achismo pessoal mas,

Será que futuramente poderemos ver Hamilton na equipe Ferrari? em uma corrida do ano passado ou retrasado não lembro, a Ferrari conseguiu um pódio.Mas achei curioso o modo que Hamilton que também foi ao pódio ficou olhando o carro da equipe adversária.

Não me pareceu um olhar de forma técnica,de procurar algo diferente no carro, mas sim de forma pensativa de “como e guiar e ser piloto da Ferrari F1?” lembro dele ficar olhando o cockpit.

Me passou essa ideia a cena, enfim Abraço pessoal.

Kkkk!
Kkkk!
7 anos atrás

FG já aposentou o Alonso, o Kimi, só não aposenta o Vettel, que errou três vezes em Mônaco, e está atrás do Kimi na classificação…. Sei, rs!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Alonso não pode aposentar, Vicellez. A gente vai rir de quem?

joel lima
joel lima
7 anos atrás

O triste é o fim prematuro da Lotus. Foi muito legal ver em 2012 e 2013 o renascer de uma das marcas mais importantes da f1. Claro que não era a Lotus de Chapman, mas ver aquele carro preto sendo competitivo foi legal. E kimi fez em 2012 uma das suas melhores temporadas da carreira. Mas, nesse tempo de coisas que duram quase nada, o dinheiro secou [ dinheiro daqueles de fonte nunca conhecidas totalmente] e aí um casamento que poderia ter durado se desfez. Se eu fosse amigo de kimi, falaria pra ele sair da f1. Não sei se compensa sair de uma equipe de ponta e se arriscar em uma outsider e ficar andando lá atrás – vide Alonso, embora no caso do espanhol ele foi pruma equipe grande que hoje está pequena. O que aconteceu em sua volta na lótus em 2012 é algo difícil de acontecer de novo. Kimi parecia, até 2007, que ia ter o destino dos grandes pilotos que não conseguiram títulos. Mas obteve o em 2007 – que não foi a sua melhor temporada. Contou com uma briga de foice entre Alonso e Hamilton na McLaren e uma sorte que compensou todos os azares que tivera até então.
Aliás, kimi é um dos pouquíssimos pilotos [ caso haja um, sinceramente não sei ] que conseguir vencer corridas guiando pela McLaren, Ferrari e Lótus. Não é pouca coisa.

Fabio
Fabio
7 anos atrás

Acho que a segunda passagem do Raikkonen pela Ferrari só confirmou o que eu já desconfiava. Ele é bom, mas não é tudo aquilo que a gente pensava… Não está no mesmo nível da turma Vettel, Alonso e Hamilton. E pensar que ele só voltou à F1 pq o Kubica se arrebentou andando de rally. Eu particularmente preferia muito mais ver o que o polonês poderia fazer na F1 se não tivesse se acidentado do que um retorno do Kimi, por mais digno que tenha sido nos anos de Lotus… Acho que o Grosjean é um excelente nome pra Ferrari tb, mas, acho que o desencanto do Ricciardo com a Red Bull nos últimos dias e a sua ascendência italiana poderiam possibilitar uma mudança bombásticas pra Ferrari. Fico com essa sensação…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Eu se fosse a Ferrari eu ia de Sainz,cara tranquilo de equipe e cabeça boa.Aliais seguindo o jeito Red Bull de ser, tenho medo de eles queimarem o Sainz.

Cristiano Ferreira
Cristiano Ferreira
7 anos atrás

A Ferrari pode estar descontente com ele mas tem que levar em consideração como ele vai se sair em relação ao Vettel que está meio amargurado. Acho que Kimi deve ganhar uma extensão de contrato caso ele dê um banho no seu companheiro alemão, mas caso termine mais ou menos próximo ou até perca a disputa com certeza será seu ultimo ano em Maranello

Chuto 3 nomes para sua substituição: Grosjean, o mais bem cotado, Sergio Perez se mantiver a boa forma e o Ricciardo (correndo por fora, pois o Vettel já disse que não vê com bons olhos sua contratação) caso a situação na Red Bull não se resolva logo.

Ainda seria possivel acrescentar mais dois nomes, como Bottas e Button. O primeiro parece ter perdido um pouco de força com o passar do tempo e o segundo cogita-se que pode acabar indo parar na Williams, mas eu não me surpreenderia se ele aparecesse na Ferrari caso não escolhesse a aposentadoria.

Fábio Mendes
Fábio Mendes
7 anos atrás

Concordo que Kimi Räikkönen está descepcionando em sua nova passagem pela Ferrari. Talvez porque tenha se criado muita expectativa por seus fãs (meu caso). Verdade que sempre tem muita pressão na Ferrari, mas ele sabia bem aonde estava se metendo quando assinou contrato. Pode ser que ocorra uma hecatombe e ele ganhe o GP do Canadá e tudo mude, mas pouco provável. Uma mudança para a Renault faria bem para ele pelo menos por um ano para fechar com dignidade a carreira deste autêntico driver que tem tantos fãs no mundo.

luigi
luigi
7 anos atrás

Eu concordo com você que Grosjean seja um bom nome para La Rossa ,mas para isso ele não deve ter a pretensão de vir a ser campeão nos anos em que vestir o macacão vermelho ,pois este lugar já tem o definido para ser ,caso a casa di Maranello consiga sair desta crise técnica que não a permite fazer um carro verdadeiramente competitivo a já um bom tempo .Quem sabe ele venha a ser o novo Stirling Moss do século XXI ,um dos pilotos mais respeitados na história do automobilismo ,sem nunca ter sido campeão .

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Já pensaram , Kimi e Massa na Renault em 2017, carro novo, 2 pilotos experientes.

Leandro
Leandro
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Tomara que não. Por mim deixava o Magnussen aí pra aprender com o Felipe. Me parece muito mais promissor que o Palmer e, apesar da inexperiência, vem correspondendo à segunda chance que ganhou.

César
César
Reply to  Leandro
7 anos atrás

Aprender o que com o Felipe?

Leandro
Leandro
Reply to  Leandro
7 anos atrás

Não dá pra desmerecer o Felipe por não ter sido campeão, e o Kevin é totalmente verde. Se comparado à experiência do baixote, o dinamarquês tem muito a aprender sim.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Kimi e Magnussen seria uma boa pedida.

Daniel Ramos de Oliveira
Daniel Ramos de Oliveira
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Seria show, mas ainda penso que o Magnussen merece uma chance em permanecer na Renault.

Fabricio_RC
Fabricio_RC
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

Concordo com os colegas sobe o dinamarquês. Massa, Button ou Raikkonen, nessa ordem de aproveitamento para a equipe, com ele, seria uma boa escolha para a Renault.