AINDA O CARRO DE NEWEY

SÃO PAULO (OK, gostamos) – Ontem fui injusto com o AM-RB 001, o carro projetado por Adrian Newey que será construído pela Aston Martin e vai custar entre dois e três milhões de dinheiros reais — reais da rainha, não nossos. Disse que era “mais do mesmo”, referindo-me às dezenas de “supercarros” que aparecem todos os anos — sejam eles feitos por fábricas de verdade, sejam protótipos apresentados em salões de automóveis que nunca saem da maquete fake e do papel.

Mas esse aí, depois que vi o vídeo abaixo, não é mais do mesmo. É, na verdade, um carro de Fórmula 1 carenado. Até a posição de dirigir, deitado, é igual. Algo bem diferente dos superesportivos tradicionais, por assim dizer — barcaças baixinhas, quase balsas, cheias de leds e todas elas com cara de mau.

Enfim, tem gosto pra tudo. Esse aí até tem algum charme, considerando-se que é muito mais um monoposto “vestido” do que qualquer outra coisa. Ainda sou mais um DKW. Aliás, acho até que copiaram as linhas curvas e insinuantes do Belcar. Por isso, gostamos um pouco.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
junior
junior
7 anos atrás

Achei extremamente inovador,imajino um carro desenhado por newey e c. chapmam

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Como protótipo ok, se for para correr na LMP1 de Le Mans beleza, vale quase tudo.
Como GT é ridículo! Não tem nada de Aston Martin neste carro, é totalmente contra a tradição da marca. Aston é sinônimo de GT de alta potencia com elegância e extremo cuidado com a qualidade em cada detalhe, este ai visa apenas performance.

André Pires
André Pires
7 anos atrás

Mudei de opinião radicalmente também… achei que era todo inteiriço, mas vendo por outros ângulos é realmente incrível… Acho que empata em beleza com o AM Vulcan

Andre
Andre
7 anos atrás

Flavio, vc acha que essa coisa aí vai virar tempo de F1 igual prometido? Acho muito dificil.

Gus
Gus
7 anos atrás

A promessa de virar como um F-1 na pista me parece bem exagerada, mas é um carro diferente dos seus pares…é ainda mais radical!

André Fonseca
André Fonseca
7 anos atrás

Mesmo assim, FG, é mais do mesmo…

Só colocar umas asas traseiras que vira um LMP1…

Daqui a alguns anos, estaremos vendo carros como esses em Sarthe!!!

Beto Carpini
Beto Carpini
7 anos atrás

Os paralamas parecem os do Carcará

Diego Ximenes
Diego Ximenes
7 anos atrás

O que me diz então FG dessa Ferrari que foi do Schumacher, com 10 anos nas costas, motor V12, custando hoje 2 milhões de euros, somente 30 fabricadas, praticamente um monoposto sobre rodas?

http://www.carscoops.com/2013/06/michael-schumachers-unique-black.html

Luis
Luis
7 anos atrás

Nesse estilo me lembrei daquele carro que a Yamaha queria lançar nos anos 90, o OX99-11: http://www.supercars.net/blog/wp-content/uploads/2015/12/554663841_m.jpg

GARRET
GARRET
7 anos atrás

Sou Designer, e na minha opinião, é absurdamente inovador. Newey é um gênio e um dos meus ídolos, junto a Daniel Simon. Nesse carro ele foi além, um passo a frente, se comparado a concorrência. Isso porque ele realmente radicalizou, chegando perto dos monopostos. Enfim, se você quer um super carro como Mc Laren f1, ou La Ferrari, só lamento, você não vai ser tão radical, quanto ter esse carro projetado pelo Newey. Isso funciona. Por exemplo. Nada mais desconfortável que viajar de superbike, mas é a preferência, porque as pessoas não querem o melhor pra elas, querem exatamente o que seus ídolos do esporte usam, não importa o quão radical isso possa ser.

Daniel Machado
Daniel Machado
Reply to  GARRET
7 anos atrás

Compartilho sua opinião. E acredito, olhando mais o design que o autor, que o desempenho nas pistas vai de fato impressionar.