NAS ASAS
SÃO PAULO (histórico) – Que coisa mais legal o Eduardo Daniel me mandou pelo Facebook… Pra vocês aí de Porto Alegre, que tal conhecer um DC-3 da Varig que deixou de operar em 1971? Fabricado em 1936, voou primeiro pela American Airlines. Aeromoças, co-piloto e comandante inclusos. É um dos aviões mais importantes da história.
As visitas vão até 28 de agosto, aos sábados e domingo. De graça. Aqui, no site desta “Varig Experience”, dá para ver um vídeo acelerado da restauração. E escutar um dos mais famosos jingles da querida companhia aérea.
Flavio, um livro interessante a respeito da Varig chama-se “ESTRELA BRASILEIRA”. Autoria de Claudia Vasconcelos, uma comissária da dita empresa, que lá fez carreira,
O livro da uma boa dimensão do tamanho, pioneirismo e importância da Varig, inclusive, na aviação mundial.
Abraço.
Ricardo Piva.
Flávio, depois de ler POUSO FORÇADO, por indicação sua, não vejo a VARIG mais com os mesmos olhos de antes da leitura. A cachorrada que Rubem Berta e os milicos fizeram com a PANAIR, junto com o judiciário da época, é lastimável.
Sempre encarei a “minha” Varig, a que usei por anos, respeitando seus funcionários e aviões. Tentando abstrair a existência de seus donos e fundadores.
Faz sentido, funcionários e aeronaves não tiveram nada a ver. Uma lembrança que tenho da Varig, foi o ultimo voou do Electra na ponte aérea RJ/SP. Valeu.
tem um U no VOO, ERRO.
Que maravilha, olhem o estilo, que glamour. Saudades da grandiosa Varig
Pelo prefixo (PP-ANU) saquei que ele não chegou ao Brasil pelas mãos da Varig (senão o prefixo seria com V em vez de A). De início pensei que pudesse ter sido da Aerovias Brasil, mas recorri ao Google e descobri que quem o trouxe foi a Vasp, quando foi matriculado como PP-SQH, Foi quando passou a operar pela Nacional que ganhou o prefixo atual, tendo ido pra empresa gaúcha quando esta assumiu a Real. Ufa!
Só não entendi uma coisa, quando uma aeronave troca de empresa seu prefixo é mantido (a menos que troque de país), então porque este trocou quando saiu da Vasp? Alguém saberia explicar?
Com certeza ter voado como passageiro num DC-3 foi uma das mais marcantes experiências, ainda mais sentado perto da bequilha!
Pelo que eu entendi, o DC-3 da VARIG está em exposição estática, estou certo?
Tive a honra de brincar neste DC-3 quando criança. Meu pai era funcionário da Varig e às vezes íamos no museu. Em algumas destas vezes o DC-3 estava aberto. Pra mim era uma longa subida até a cabine, As janelas altas, eu não enxergava pra fora, mas nunca vou esquecer daqueles instrumentos e do manche que pra mim parecia gigante como um timão de navio. Fiz altas viagens naquela cabine. Muito legal. Vida longa aos que resgataram o avião. A última vez que o vi estava sujo, coberto de limo e no meio da lama.