MENU

Monday, 29 de August de 2016 - 11:34F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (país de beócios) – Sem muito ânimo num dia triste como hoje, falemos da corridinha de ontem na Bélgica.

Hamilton foi eleito o “Piloto do Dia” pelo amigo internauta. Justo. Largou em penúltimo, foi paciente, não cometeu erros, terminou em terceiro.

– Lewis, aliás, voltou a falar de Senna, em quem se espelha e de quem nunca escondeu ser fã. Já superou a maioria dos números do brasileiro, mas disse ao “El País” que queria, mesmo, era ter o mesmo reconhecimento que Ayrton teve por sua carreira. Lá pelas tantas, na entrevista, falou que Senna “fez muito pelo seu país”. Eu nunca soube direito o quê, mas é uma imagem que ele, sem dúvida, conseguiu construir no exterior. Talvez tenha feito e eu seja mal-humorado, sei lá.

– A perda do quarto lugar no Mundial de Construtores preocupa Claire Williams. Pela grana, claro. A água bateu no pescoço. A Force India passou, e tudo indica que vai abrir.

– Verstappinho será sempre cobrado pela precocidade. Mas, uma vez lá dentro, é como profissional correto que tem de se comportar, independentemente da idade. O moleque é muito bom, um fenômeno. Só que algumas coisas que faz estão começando a formar uma imagem de piloto perigoso. Ontem, com Raikkonen, foi. E muita gente acha o mesmo. Não gostei da sambadinha na frente de Kimi. Foi, realmente, perigosa e, de certa forma, desleal. Opinião compartilhada pelo finlandês.

– Outro lado: Max acha que não fez nada de errado e ainda criticou os dois pilotos da Ferrari por terem-no espremido na largada. Ele bate com gosto em quem o critica. “Se não gostou, problema dele“, falou, sobre Raikkonen. O menino está fazendo inimigos cedo demais.

– A panca de Magnussen resultou num tornozelo dolorido. O dinamarquês garante que estará em Monza no fim de semana. Que bom.

Os pneus foram a explicação de Massa para a perda de desempenho e posições no fim da corrida em Spa. Tá explicado. Aliás, a Williams precisa explicar um monte de coisa. Como, por exemplo, a brutal queda de performance de um ano para o outro.

Vaiaram Rosberg no pódio. Coitado. Não fez nada contra ninguém. O mundo está chato, mal-educado e deselegante.

116 comentários

  1. gustavo giroti says:

    vc não é mal-humorado….vc é paulistano, e paulistano já nasce com o mal-humor intrinseco. Pudera! existe coisa mais anti-natural que essa cidade? anti natural, anti natureza e por aí vai….

  2. Senna não fez nada pro Brasil. Lula sim. Acabou com a fome p. Ex. Dentre outras milhares que melhoraram a vida de todos.. Menos a do Ze serra.

  3. Eric says:

    A melhor parte da corrida foi a bandeirada! Pois pude falar: “ufa, acabou! Finalmente!”
    Nem Bélgica é legal! Preocupante!

  4. Cesar says:

    Acho que a fornecedora de pneus estão fornecendo ao Felipe apenas pneu remold, aí faz sentido as desculpas.
    :D

  5. Gerson says:

    Pelo Brasil nada fez, no automobilismo talvez tenha o maior legado, existe antes e depois de Senna.

  6. É bom o Verstapinho andar de olho aberto na Itália que senão pode levar ovada na cara do mais fiel torcedor da Ferrari. O Massacrado está com problema de adaptação aos Pneus desde 2010, e se fosse trinta anos atrás não chegaria a tanto. Tudo indica que a Williams em queda livre perderá para Force India sem a mínima cerimônia. Todos amam Hamilton e odeiam Rosberg, por isso as vaias!

  7. Fabiano says:

    Segundo a Sky Sports (fonte: https://www.youtube.com/watch?v=svj0R3uTyg0 – lá pelos 9 minutos de vídeo) o Massa é cotado à aposentadoria, enquanto o Nasr um dos cotados para substituí-lo, ao lado do Sapattos…

    A saber

  8. pedro araújo says:

    alexandre frota agora é recebido como “consultor” no ministério da educação.

    deve ser por isso.

  9. Marcelo Chichanoski says:

    Já viram esse vídeo? Spa em 1959, acidente do Christian Heins na Eau Rouge….

    https://www.facebook.com/GentlemenDriversASD/videos/1069547349804023/

    Abraços!

  10. Murillo says:

    Eu acho um máximo essa personalidade do Verstappen. A F1 estava/está carente de pilotos como ele, dentro e fora das pistas. Concordo que ele deveria ser punido pela manobra contra o Kimi.

    Mas que é demais ler o que ele falou, pô… isso é! Que continue “folgado” assim.

  11. Jorge says:

    Achei estranho essa do Hamilton ir para o GP sem motor e sair com 3 de sobra, ou seja, coloca um motor, e diz, ops, temos que trocar de novo, e depois, ops, mais uma vez, e assim a pessoa garante o número de motores até o fim da temporada.

    Deveria ter direito a um motor por punição/corrida.

    Minha opinião.

    • Fernando says:

      Verdade, regulamento mal feito, cheio de brechas, para além disso eu também notei que o ano todo todos estão brincando com essa coisa de perder 20, 30 posições, mas quando é o Hamilton ninguém se conforma, não é correto, as brechas podem ser aproveitadas por todos.

      • Luis says:

        Exatamente, essa punição deveria ser cumulativa para as próximas corridas caso a totalidade das posições perdidas não fosse alcançada naquela corrida.

  12. Rafael Freitas says:

    Sobre o Senna é estranha essa ideia do que ele fez pelo Brasil alem de ser piloto,

    Em um programa do Top Gear sobre o Senna o Jeremy Clarkson diz: “No Brasil lembram do Senna como um herói do esporte que doou milhões para ajudar crianças carentes, O resto do mundo lembra dele como o melhor piloto.”

    • Micromax says:

      Não foram bem essas as palavras do Jeremy Clarkson………e inclusive aqui no Brasil todos lembram de Ayrton como o maior de todos os tempos. Essa história de crianças carentes é bobagem com relação ao que traz lembrança de Senna!!

      • Luis says:

        Mas isso pode até ser justificado porque foi a imagem vendida posteriormente para os estrangeiros, e o Instituto Ayrton Senna está aí fortemente atuante. Esses jornalistas gringos não vivem o dia-a-dia brasileiro para saber se esse detalhe é relevante na memória das pessoas, eles vêm aqui uma vez por ano e perguntam, e a pessoa perguntada vai respondendo o que se lembra.

      • Segafredo says:

        Amigo Luis…….esta questão: “Ayrton fez muito pelo Brasil” que Lewis levanta pra mim não resta menos dúvida que foi “esportivamente” falando. É claro que quando filmaram o documentário TopGear a intenção era mostrar tbm o lado humano, social do piloto e com isso, dar um toque a mais de audiência fora da Inglaterra tbm. O carisma de Ayrton era tão imenso que, simplesmente ao serem perguntadas sobre o piloto, as pessoas(fãs) começavam a chorar…….e tenha a certeza que a grande maioria delas nem tinha conhecimento do Instituto à época. Claro que os produtores do programa não sabem bem a realidade da população…….mas trataram bem de realçar o lado emocional. O que não mascara em nada as ações que, privadamente, Ayrton mantinha com relação ao social na figura de seu projeto mais importante que foi o IAS.

  13. Luciano says:

    Adorei. Descobrimos o problema do Massa! Pneus! Acho que ele dirigiria melhor carros sem pneus para atrapalhar. Afinal de contas que negocio mais chato 4 pneus lisinhos. Absurdo está F1!

  14. Luiz says:

    Sobre Hamilton, soube manter a cabeça fria e virar o jogo contra Rosberg quando muitos já o davam como campeão antecipado, se ganhar o tetra se consagra.
    Quanto a ele ter a mesma admiração e carisma de Senna, acredito que se ele nascer de novo pilotar de 84 a 94 na Formula 1, ser Tricampeão na Mclaren rivalizando com Prost nos primeiros anos, ser abalroado por Prost em 89 e dar o troco em 90, fazer uma temporada espetacular em 93, ser o Mister Monaco, pilotar na chuva como um monstro, ganhar de forma épica no Brasil como em 1991, ser brasileiro e morrer na nebulosa temporada de 94 batendo na Tamburello em ímola pode ser que tenha o mesmo reconhecimento.Há e ter o Galvão narrando para ele como narrava para o Senna tambem com direito a tema da vitória.

    Quanto ao que Senna fez pelo país acredito que seja no quesito esporte, embora Senna tivesse vários programas sociais inclusive aqui em Manaus onde moro prestando assistência as comunidades carentes de beira de rio, acredito que se
    continuasse vivo teria contribuído muito pelo social do país, e teria sido penta também.

    Em relação a Williams tenho uma solução viável, chama o Prost, Adrian Newey, David Brown, Ann Bradshaw, todo aquele pessoal da decada de 90 mas antes de 94 por favor e reconstroi o Fw15c, acrescenta o cambio CVT que fica melhor do que tá agora.

    Vestappinho ainda vai dar muito o que falar mas acredito que mesmo com a vista grossa da Fia se continuar ultrapassando limites em determinado momento alguém vai lhe dar umas boas palmadas seja da própria Fia(comissários, Bernie, Ballestre, Mosley) ou dentro da própria pista(os pilotos).Vale ressaltar que o garoto é novo e precisa de acompanhamento, muitos aqui com 17 anos eram inconsequentes também, imagina com essa fama toda subindo a cabeça.

    A pancada de Magnussen nos faz lembrar que mesmo com Halo(escrevi certo Flavio???), Cockpit de adamantium e todas as seguranças possíveis o automobilismo é um esporte de risco e os pilotos não estão livres de uma fatalidade, sorte de Magnussen que bateu de lado, se fosse de frente sei não hein.

    Sobre o Massa a chance foi em 2008, aguas passadas não voltam mais, é torcer para Nasr ir para uma equipe de ponta ou a nova geração vir surpreendendo e os problemas da Williams são de junta, junta tudo e joga fora.

    Sobre o Rosberg, tanta gente para vaiar no mundo e vão vaiar logo o pobre coitado, o mundo está de pernas pro ar mesmo.

  15. Eddie says:

    Engraçado a parcialidade da Redbull…… se fosse o Kvyat na Toro Rosso ele estaria com as malas na porta quando retornasse ao padock sendo chamado de afobado e mediocre ….. agora a Vespinha faz essa cagada irresponsavel e o Helmut Marko passa a mão na cabeça do queridinho …… vamos pra proxima do geniozinho que podia ter matado o grid todo em monaco ano passado

    • albero says:

      É simples Eddie , Helmut Marko sabe muito mais de automobilismo que qualquer um de nós . Ele foi um grande piloto com vitória em Le Mans 1971 , com o recorde de velocidade média e distancia percorrida que durou 39 anos * Porsche 917 K * (o que significa quase que vitória em um campeonato ,tal a importância da prova ,para os que realmente entendem de automobilismo) e até perder um dos olhos , era um dos mais considerados pilotos da época , e acho que isto ,nós não temos em nosso curriculum , o que nos daria condições de julgar com propriedade ,suas decisões . Ou seja ; ” Ele sabe ! Nós achamos .”
      Em nota : Mais uma vez pois parece que pessoas suprimem certos conhecimentos para dar credibilidade a seus comentários : Houve um grande gênio do automobilismo ,que no principio de carreira fez uma grande besteira que resultou na morte de 16 pessoas , aprendido a lição ou a inicial necessidade de afirmação é até hoje é reconhecido como um dos maiores piloto s de todos os tempos ; o grande JIM CLARK , você desconhece a “história do G P de Monza de 1961 ,ou simplesmente é um “assistidor de corridas” que gosta de dar pitacos , mas não conhece a ” História do Automobilismo , equipes , carros e pilotos “

    • Paulo Pinto says:

      Grosjean fez pior na mesma pista há quatro anos e continua na categoria, todo prosa.

  16. Toni Casagrande says:

    Nunca antes na história da F1 houve um piloto com tantas desculpas esfarrapadas como o Massa. O desempenho sofrivel nas últimas temporadas tem uma “explicação” diferente a cada péssimo resultado. A mais recente recai sobre o Dunlop. Onde se viu fazer os pneus redondos?

  17. Anselmo Coyote says:

    Verstapinho fez caca atrás de caca depois que foi espremido na primeira curva por Kimi e Vettel. O finlandês não tinha o que fazer, já que o espaço que ele usaria para não bater foi invadido pelo Vettel numa manobra ilegal, desleal e suicida. Então neste aspecto o menino tem razão. Quanto ao que ele fez depois que a sua corrida e a do Kimi foram destruídas pelo Vettel não tem justificativa.

  18. Anselmo Coyote says:

    A Globo não fala dos R$23mi ao Serra assim como ninguém fala da cagada monstruosa que o Vettel fez quando quis atalhar a curva por dentro do carro do Kimi na primeira curva para tirá-lo da corrida. Legal.

    • luigi says:

      Não acredito que ele tenha querido “atalhar” eu acho que ele fez a curva querendo ter o melhor ponto para acelerar e não levou em conta que haviam outros carros no mesmo lugar ,o que não deixa de ser um grande erro também .

  19. … Sobre as vaias, é interessante, por que, a nave mãe não fez nenhum comentário durante as festas do pódio?

    …. Aproveitando, aquele cara que narrou a corrida, ele é muito chato.

    Volta Galvão Bueno.

    Abraços a todos.

  20. Wagner Campos says:

    N é de agora q Max vem sendo blindado pelos comissários. Sequer investigam as manobras defensivas dele. Queria ver se fosse algum piloto de meio de pelotão. Qdo querem construiu um ídolo na F1 n existe imparcialidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *