ASSIM SERÁ

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SÃO PAULO (não sei se gosto disso) – O que mais me impressionou no release que a Ford mandou foi a premência nos prazos. Os caras estão falando em começar a produzir carros autônomos em larga escala, para uso comercial, em 2021. Daqui a cinco anos! E, em 2025, de acordo com a montadora, eles começarão a ser vendidos para o público em geral. Dei uma editada, mas vale a pena ler, para entender para onde vamos.

A Ford promoveu esta semana o primeiro teste de carros totalmente autônomos para a imprensa, no seu centro de desenvolvimento do produto em Dearborn, nos EUA. O evento é mais um passo do plano da empresa de iniciar a produção em escala de veículos autônomos – sem direção e pedais – em 2021 para uso comercial e em 2025 diretamente para o público.

A demonstração usou a frota de Ford Fusion autônomos equipados com sensores LiDAR para mapear o ambiente. Os jornalistas viajaram no banco de trás dos veículos, acompanhados por dois engenheiros que monitoraram o percurso de algumas voltas dentro da sede da empresa, em velocidades de até 50 km/h.

A primeira impressão do carro autônomo, segundo participantes, foi como andar com um aprendiz de direção: lento e cauteloso. Dentro de dois anos a Ford pretende ampliar essa experiência, colocando vans autônomas em circulação dentro da sua sede para transporte dos empregados.

A Ford utiliza um mapa básico com sinais e marcações da pista, ao qual se sobrepõe um segundo mapa que detecta alterações em tempo real. Ele foi projetado para funcionar como o olho e o cérebro humanos, com uma combinação de sensores. O sistema da Ford baseia-se em três tipos principais de sensores – LiDAR, radares e câmeras – para reunir informações sobre o ambiente. O radar usa radiofrequência, enquanto o LiDAR emite feixes de laser para projetar uma visão de 360 graus em torno do carro. As câmeras funcionam como o olho humano e são consideradas mais passivas, para captar o que existe no local.

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WESLEY SOUZA MEDEIROS
WESLEY SOUZA MEDEIROS
7 anos atrás

Quero ver quando um pombo cagar encima dessas camerazinhas!

Luciano
Luciano
7 anos atrás

Maravilha. Acho q para Ônibus, táxis e vans será ótimo. Trânsito vai ficar muito mais seguro. Tenho dúvidas de ter uma pane no sistema e ter q reiniciar. O carro vai ficar parado? Corre o risco de acontecer em uma curva e sem volantes e pedais como iríamos recuperar este veículo? Não acho q volante e pedais sejam acessórios. Não pode ficar sem.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
7 anos atrás

O lado bom é a redução das atrocidades cometidas por imbecis no trânisto.

O lado ruim é a descaracterização, a mudança do valor de um carro.

Achava que odiaria essa notícia. Hoje, vejo com outros olhos.

Num mundo de caçadores de pokémons, como no seu texto recente, é uma atitude sensata.

Eu continuarei com meu Escort, acho que não vão me privar de viver com ele.

guilherme
guilherme
7 anos atrás

Inevitável a marcha pela autonomia, mas alguém ainda precisa me explicar uma coisa: como um carro sem volante ou pedais andará em uma rota não mapeada? Talvez eu seja pessimista, mas nem o mais detalhado Google alcança cada rincão do mundo, com incontáveis estradas de terra ou mesmo a falta delas.

E quando a filha avisar o pai que está esperando no shopping na saída do McDonald’s em vez de na entrada principal, ele vai ter que abrir um mapa e ficar procurando onde clicar pra instruir o destino do carro? E quando o turista quiser se aventurar pelas dunas de Morro Branco nas redondezas de Fortaleza, vai mandar o carro ir aonde? E quando a vaga na garagem do prédio mudar do canto da rampa para perto do elevador? E quando o boy preferir estacionar lá longe no supermercado pra evitar carrinhos de compras riscando o possante? E quando for ter churrasco no sítio e os carros dos convidados precisarem estacionar no gramado ao lado do galinheiro em vez de na garagem junta ao rancho? Será o futuro dessas manobras baseado em um constrangedor sistema de comandos de voz, “à direita, agora à esquerda, para mais junto à parede pra dar espaço pra bicicleta do Júnior passar”? Vai ter joystick? Tela sensível ao toque com setas? Que tal manter simplesmente um volante no carro para manobras? A julgar pelos discursos das montadoras, essa ideia é blasfêmia punível com morte.

Obviamente, o atual nível de desenvolvimento requer foco no trânsito formal, em estradas e ruas urbanas, mas, em algum momento, será necessário cuidar dos detalhes menores se quisermos uma frota autônoma. O melhor que consigo visualizar é algo próximo ao carro do Will Smith no filme Eu, Robô: um volante escamoteável, que fica embutido no painel e se estende quando necessário. Será?

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

Se der pra pilotar em autódromos ou curtir umas estradinhas de interior, beleza. Mas para andar na cidade, eu aguardo ansiosamente a chegada dos carros autônomos. Não tenho mais saco pra ficar no arranca-e-para, jogando no lixo quase 2 horas por dia quando poderia estar lendo um livro ou fazendo algo mais produtivo enquanto meu carro faz tudo sozinho.

Eduardo
7 anos atrás

Motorista de ônibus estão com os dias contados.

AS
AS
7 anos atrás

Será um mundo melhor ? Nao sei… mas chato com certeza será. Um dia desses li sobre um caça-americano cujo piloto numa manobra desmaiou devido a força G e o computador entendeu que o piloto estava sem açao, assumiu os controles e estabilizou o aviao até o piloto voltar a si. E entao pensei… piloto e co-piloto em avioes comerciais estao com os dias contados… é só olhar a evoluçao dos drones, por exemplo. Vc iria para Europa num voo sem piloto ? hehehe

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  AS
7 anos atrás

Provavelmente sim, mesmo porque não correríamos o risco de o piloto se ocupar com a aeromoça e o co-piloto não dar conta do recado.

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

Carros do Uber nos EUA, estão saindo pelas ruas com o mesmo conceito, coincidência ou não, carros Ford.

Elmo
Elmo
7 anos atrás

Seria legal essa urgência toda para a produção de veículos elétricos.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
7 anos atrás

Completando, falo sobre combustível fóssil, pois recentemente foi vinculado matéria dizendo que o planeta entrou em estado de alerta, ou seja, não se consegue mais se recompor, estamos tirando mais do que é capaz de recompor. E energia através de PETROLEO, é um dos vilões.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
7 anos atrás

Bacana a ideia, mas penso que a motorização, com queima de combustível fóssil, é algo já deveria estar extinta ou em vias de extinção, deve haver um lobby pesado pelas petrolíferas afim de melar o desenvolvimento de tecnologias que não utilizem tal combustível. Hoje, não se fala mais em automóvel que faz tantos quilômetros, com um litro de combustível e tal, fala-se muito em conectividade nos automóveis, a segurança também é um item bastante vinculado, mas o combustível é o mesmo do começo do século XX, PETRÓLEO. Legal a tecnologia de carros elétricos, sim, mas e os carros movidos hidrogênio etc. É apenas uma opinião, nada mais. Porém, espero que com essa tecnologia da Ford, diminuam os acidentes por embriaguez neste país, mas, infelizmente até lá muitas vidas serão ceifadas.

adriano
adriano
7 anos atrás

Que bom que esse dia está chegando. Mas bom mesmo será quando o custo for acessível e os governos possam proibir as pessoas de dirigir. Dirigir somente em autódromos fechados. Todo esforço em tirar as pessoas do volante é valido. ‘Só no Brasil são algo em torno de 50.000 mortes por ano no transito. Quando houver a tecnologia não faz mas sentido se permitir dirigir.

Arthur Luz
Arthur Luz
7 anos atrás

Acho ótimo.