Existe-se ou vive-se, estes pilotos viveram intensamente. Automobilismo sem risco é uma coisa que não faz o menor sentido.
Marcus - Franca
7 anos atrás
Eu nasci no final da década de 70, então acredito que vi quase tudo de bom até hj, mas costumo dizer que meus pais erraram na data da minha fabricação… poderia ter sido uns 5 anos antes… ai a coisa tinha ficado interessante…
luiz
7 anos atrás
caraca, pqp, isso que era pilotagem, o resto é perfumaria…
Andre Lima
7 anos atrás
esses carros sao turbos e roncam bonito. Pq a F1 não tem um ronco forte assim?
Garlet
7 anos atrás
Ainda existe um pouco desse espírito nos rallys atuais na Finlândia, os carros são menos potentes, mas o crowd é muito doido, os caras adoram descapotar carros, ou arrastá-los com uma corda, bem ao estilo vicking……………
Alexandre Madeira
7 anos atrás
Olá F[ávio gostaria de saber se o Nelson Rodrigues fez alguma crônica sobre F1 na época do Emerson… fico imaginando a crônica em tom épico sobre o título de Emerson em 72…. Abraços
RODRIGO BARRETO
7 anos atrás
Esse vídeo mostra o que separa o Hamilton, o Rosberguinho e o Verstappinho dos grandes Kankkunen, Röhrl e Vatanen. Isso é esporte motorizado de verdade! Não essa F1 pasteurizada e homogeneizada formada por garotos imberbes e impulsionada por motorezinhos de dentista e pilhas alcalinas!
Nilton Camargo
7 anos atrás
Coisa para quem tem aquilo roxo…….. INSANIDADE PURA
Anderson
7 anos atrás
Pilotagem em estado puro!
Artur
7 anos atrás
Só quem viveu esta época pra ter boa noção do que eram estes Monstros.
Flavio, só uma perguntinha…vc lembra de ter visto carros do Grupo B mais lindos que os Audi Quattro?
Artur
7 anos atrás
Só quem viveu esta época pra ter boa noção do que eram estes monstros.
Flavio, só uma perguntinha, vc lembra de algum carro desta época, mais bonito que os Audi Quattro?
Tiago
7 anos atrás
WRC is for boys
Group B was for men … and crazy viewers!!!
Espetacular mas, na minha opinião, corretamente banido. Não oferecia segurança para pilotos e espectadores e não trazia prazer para os pilotos (palavra do próprio Henri Toivonen), já que não se conseguia controlar os carros. Fazendo um paralelo meio besta, eu tenho um carrinho de 100 cv com tração traseira e outro de 300 cv 4wd. O de 100 cv é mais divertido para mim, porque não sou capaz de tirar tudo do mais potente. Com os caras do Grupo B acontecia o mesmo, multiplicando a potência por 3 e colocando terra e neve no lugar do asfalto e árvores no lugar de áreas de escape e guardrails. Os carros do Rallycross estão quase com as mesmas potências dos do Grupo B, com o benefício (de segurança) de correr em pista fechada. Penso ser o caminho certo.
João Ferreira
7 anos atrás
Minha nossa, tinha doido antigamente….
Ricardo
7 anos atrás
Outra época… realmente dentro dos carros haviam bravos homens… já fora dos carros havia um monte de “muleques” absolutamente doidos… rs rs rs.
Tem uma cena em camara lenta que mostra o carro lambendo a torcida e os caras dando uns “pulinhos” para não serem atropelados… muito legal.
Pergunta do dia: Será que o piloto exitava em acelerar tudo quando via a pista tomada pela torcida?
Resposta: Não, pé em baixo sempre.
Antonio
7 anos atrás
Corrigindo. Group B was for men, and one woman, Michele Mouton.
Insano em todos os sentidos! Anos 80, como não ter saudades dessa época?
Eddy Bruno
7 anos atrás
As melhores imagens, para mim, são as feitas de dentro dos carros, mostrando o trabalho e o talento de pilotos e navegadores….. impressionante….
Perto do fim do video, o cara anda de lado no gelo…… meu, isso é sensacional…………
Eu poderia assistir isso o dia todo sem me cansar…..
Ricardo45
7 anos atrás
Eu acho que carro de corrida tem que ter 3 pedais e cambio manual, de alavanca. Esse câmbio borboleta, ou sem pedal de embreagem estragou a pilotagem. Nivela por baixo. Esse vídeo mostra como os pilotos eram artistas controlando esses monstros mudando marchas com a mão e a embreagem, controlando potência, frenagem…Na F1 mesma coisa , bons tempos quando haviam erros ,quebras , pilotos usando proteção na mão direita pra aguentar as mudanças de marcha. Deviam abolir esse câmbio automatizado, e voltar com câmbio H ou no máximo sequencial com alavanca. Qualquer esporte é pra ser difícil….
flavio
7 anos atrás
Carros que separavam os meninos dos homens, e correram no Brasil na etapa do mundial na regiao de Nova Friburgo _ RJ
Alan Bandeira Preta!
7 anos atrás
É verdade.
mario aquino
7 anos atrás
Tenho um amigo Filosofo de nome Raul de Souza Pusch que escreveu um livro denominado “Razão Pura, Necas”, creio que se enquadra a este ambiente, e o se humano é essencialmente isto.
Sérgio Santana
7 anos atrás
Legal demais de ver, mas era muito insano. Imaginar tantas pessoas, inclusive crianças, tão próximas desses carros, é um pouco assustador. Agora, é uma adrenalina fantástica e fico me perguntando, onde foi que nos tornamos tão “cuzões”. Hoje, tem tantas regras, que parece proibido correr riscos.
Marcelo Brandini
7 anos atrás
Fico imaginando o que seria o Grupo B com a tecnologia existente hoje….seriam carros maravilhosos
Daniel Consorti
7 anos atrás
Flavio: Ouso discordar levemente de você – O grupo B foi a coisa mais sensacionalmente INSANA criada pela humanidade
Concordo! Competição em estado puro, com os carros mais brutais já feitos. Somente comparo à F1 da era turbo com seus motores de classificação com potência acima de 1.000CV.
Lamentável que muitas vidas tenham sido levadas nessa época, mas automobilismo é um esporte de risco.
Gustavo
7 anos atrás
Não só no Rally, o anos 1980 foram a época de ouro do esporte a motor.
robertão
7 anos atrás
Pode-se dizer que o grupo b foi o canto do cisne do automobilismo na sua mais pura essência.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
WRC is for boys
Group B was for men.
Não é preciso dizer mais nada. Assistir ao vídeo é arrepiante… Dá vontade de estar no lugar do piloto,
Foram os mais selvagens carros de corrida já criados!
Isto foi a Era mais perto da insanidade que o automobilismo já chegou. O som dos carros eram assustadores! E a torcida era o guard rail! Fantástico!
Me perdoem os admiradores do Nissan GTR mas a imagem de abertura deste vídeo mostra sim qual carro é merecedor do apelido Godzilla.
Flavio,
Veja isso:
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2016/10/fenomeno-convidado-alex-zanardi-vence-em-retorno-ao-automobilismo.html
Abracos
Existe-se ou vive-se, estes pilotos viveram intensamente. Automobilismo sem risco é uma coisa que não faz o menor sentido.
Eu nasci no final da década de 70, então acredito que vi quase tudo de bom até hj, mas costumo dizer que meus pais erraram na data da minha fabricação… poderia ter sido uns 5 anos antes… ai a coisa tinha ficado interessante…
caraca, pqp, isso que era pilotagem, o resto é perfumaria…
esses carros sao turbos e roncam bonito. Pq a F1 não tem um ronco forte assim?
Ainda existe um pouco desse espírito nos rallys atuais na Finlândia, os carros são menos potentes, mas o crowd é muito doido, os caras adoram descapotar carros, ou arrastá-los com uma corda, bem ao estilo vicking……………
Olá F[ávio gostaria de saber se o Nelson Rodrigues fez alguma crônica sobre F1 na época do Emerson… fico imaginando a crônica em tom épico sobre o título de Emerson em 72…. Abraços
Esse vídeo mostra o que separa o Hamilton, o Rosberguinho e o Verstappinho dos grandes Kankkunen, Röhrl e Vatanen. Isso é esporte motorizado de verdade! Não essa F1 pasteurizada e homogeneizada formada por garotos imberbes e impulsionada por motorezinhos de dentista e pilhas alcalinas!
Coisa para quem tem aquilo roxo…….. INSANIDADE PURA
Pilotagem em estado puro!
Só quem viveu esta época pra ter boa noção do que eram estes Monstros.
Flavio, só uma perguntinha…vc lembra de ter visto carros do Grupo B mais lindos que os Audi Quattro?
Só quem viveu esta época pra ter boa noção do que eram estes monstros.
Flavio, só uma perguntinha, vc lembra de algum carro desta época, mais bonito que os Audi Quattro?
WRC is for boys
Group B was for men … and crazy viewers!!!
Perfeito!
Espetacular mas, na minha opinião, corretamente banido. Não oferecia segurança para pilotos e espectadores e não trazia prazer para os pilotos (palavra do próprio Henri Toivonen), já que não se conseguia controlar os carros. Fazendo um paralelo meio besta, eu tenho um carrinho de 100 cv com tração traseira e outro de 300 cv 4wd. O de 100 cv é mais divertido para mim, porque não sou capaz de tirar tudo do mais potente. Com os caras do Grupo B acontecia o mesmo, multiplicando a potência por 3 e colocando terra e neve no lugar do asfalto e árvores no lugar de áreas de escape e guardrails. Os carros do Rallycross estão quase com as mesmas potências dos do Grupo B, com o benefício (de segurança) de correr em pista fechada. Penso ser o caminho certo.
Minha nossa, tinha doido antigamente….
Outra época… realmente dentro dos carros haviam bravos homens… já fora dos carros havia um monte de “muleques” absolutamente doidos… rs rs rs.
Tem uma cena em camara lenta que mostra o carro lambendo a torcida e os caras dando uns “pulinhos” para não serem atropelados… muito legal.
Pergunta do dia: Será que o piloto exitava em acelerar tudo quando via a pista tomada pela torcida?
Resposta: Não, pé em baixo sempre.
Corrigindo. Group B was for men, and one woman, Michele Mouton.
Insano em todos os sentidos! Anos 80, como não ter saudades dessa época?
As melhores imagens, para mim, são as feitas de dentro dos carros, mostrando o trabalho e o talento de pilotos e navegadores….. impressionante….
Perto do fim do video, o cara anda de lado no gelo…… meu, isso é sensacional…………
Eu poderia assistir isso o dia todo sem me cansar…..
Eu acho que carro de corrida tem que ter 3 pedais e cambio manual, de alavanca. Esse câmbio borboleta, ou sem pedal de embreagem estragou a pilotagem. Nivela por baixo. Esse vídeo mostra como os pilotos eram artistas controlando esses monstros mudando marchas com a mão e a embreagem, controlando potência, frenagem…Na F1 mesma coisa , bons tempos quando haviam erros ,quebras , pilotos usando proteção na mão direita pra aguentar as mudanças de marcha. Deviam abolir esse câmbio automatizado, e voltar com câmbio H ou no máximo sequencial com alavanca. Qualquer esporte é pra ser difícil….
Carros que separavam os meninos dos homens, e correram no Brasil na etapa do mundial na regiao de Nova Friburgo _ RJ
É verdade.
Tenho um amigo Filosofo de nome Raul de Souza Pusch que escreveu um livro denominado “Razão Pura, Necas”, creio que se enquadra a este ambiente, e o se humano é essencialmente isto.
Legal demais de ver, mas era muito insano. Imaginar tantas pessoas, inclusive crianças, tão próximas desses carros, é um pouco assustador. Agora, é uma adrenalina fantástica e fico me perguntando, onde foi que nos tornamos tão “cuzões”. Hoje, tem tantas regras, que parece proibido correr riscos.
Fico imaginando o que seria o Grupo B com a tecnologia existente hoje….seriam carros maravilhosos
Flavio: Ouso discordar levemente de você – O grupo B foi a coisa mais sensacionalmente INSANA criada pela humanidade
Concordo! Competição em estado puro, com os carros mais brutais já feitos. Somente comparo à F1 da era turbo com seus motores de classificação com potência acima de 1.000CV.
Lamentável que muitas vidas tenham sido levadas nessa época, mas automobilismo é um esporte de risco.
Não só no Rally, o anos 1980 foram a época de ouro do esporte a motor.
Pode-se dizer que o grupo b foi o canto do cisne do automobilismo na sua mais pura essência.
Michele Mouton que o diga!
Era insano. Os riscos eram absurdos.