60 ANOS

macacaovemagFoi no sábado, 19. Sessenta anos da produção do primeiro carro nacional, uma perua DKW Universal que saiu da linha de montagem da Vemag em 19 de novembro de 1956. Todos aqui sabem da minha paixão pela marca. Por isso, jamais poderia deixar de lembrar a data. Já fui dar uma beijoca na Miss Universe, a décima montada na fábrica do Ipiranga — uma semana depois, no dia 26. Dei os parabéns e assopramos velinhas. Teve até um bolo Pullman simbólico. Sim, eu faço essas coisas.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MarcioD
MarcioD
7 anos atrás

Estes carros da Vemag fizeram parte da minha infância, meu pai teve vários Belcar, Vemaguets e alguns Candangos, só não teve o Fissore. Inclusive teve um da ultima geração 67 com 4 faróis.
Eu achava interessante o barulho daqueles carros, a fumaça azulada, a mistura de óleo 2t na gasolina, diferente dos demais carros. Não me lembro se eram todos, mas havia um tal de lubrimat, onde o óleo não era colocado diretamente no tanque.
Sendo criança ficava encucado com a inscrição “3=6” no painel, como 3 poderiam ser igual a 6? Ai questionava meu pai.
Isto lógico por causa do ciclo 2t os 3 cilindros funcionavam com se fossem 6 cil. no 4t já que o nº de cursos do ciclo completo(2) era a metade do ciclo completo nos 4t.