SOBRE ONTEM À TARDE

bracor8

SÃO PAULO (o dia só acaba quando termina) – Quantas emoções, Erasmo!

Bom, só apareci agora porque, entre outras coisas, fizemos uma entrevista com o Ricardo Divila hoje para o “Nitro” e as coisas terminaram tarde.

Mas vamos em frente, como não? Afinal, foi um GP histórico em muitos sentidos, “cheio de alma”, como escreveu o Grande Prêmio em editorial. E faltou dizer um monte de coisa ontem. A saber:

[bannergoogle]- Segundo os organizadores, foram 128,1 mil pessoas nos três dias de GP a Interlagos. Público menor que o de 2015 em 8,3 mil.

– O ibope da corrida na Globo foi bom. De acordo com as medições preliminares, deu 16,9 pontos. A maior audiência desde 2012.

– A terceira e última fase das reformas de Interlagos deverá ser levada adiante. Falta demolir os boxes atuais e fazer novos, sobre a mesma estrutura, e cobrir a área de paddock. O Ministério do Turismo disse que vai liberar mais 54 milhões de têmeres-golpistas para a obra. Era dinheiro já empenhado para esse fim pelo PAC do Turismo. Não é, pois, favor algum dos senhores que tomaram o poder na mão grande. O prefeito Fernando Haddad fez o que prometeu dentro do cronograma inicial — o autódromo está bonito e funcional. E a verba usada veio do governo federal, não municipal. Não saiu nada dos cofres da cidade. Ocorre que o prefeito eleito, aquele do suéter nos ombros e camisa Lacoste, quer privatizar o autódromo. Aliás, disse com todas as letras que vai vendê-lo, porque segundo ele o deus da iniciativa privada transforma em ouro tudo que toca. Por isso, Haddad vai se encontrar com o ex-apresentador de TV nesta semana. Porque não faz sentido despejar mais dinheiro público num equipamento que, se depender do desejo do novo prefeito, passará a outras mãos. Quem comprar que se vire. É mais ou menos esse o recado que será dado.

15033655_127254831086813_1452252841_n– A corrida deu prejuízo neste ano — o organizador fala em coisa de 3 milhões de trumps. De fato, a coisa estava meio pobre. O GP não teve “naming rights” e HCs enormes e tradicionais, como da Shell, Petrobras e Renault, sumiram. Só vi do Santander, e olhe lá. É isso o que mais gera lucro para o evento. E no ano que vem a coisa será ainda mais complicada. Segundo o prefeito eleito, a cidade não vai mais investir dinheiro na corrida. Foram 46,5 milhões de têmeres-golpistas neste ano, como mostra o recorte ao lado. Acho muito, um exagero, e sempre achei que, por ser privado, o GP deveria arcar com todos seus custos — à Prefeitura caberia apenas ceder o equipamento. Há quem ache que não, que o governo municipal tem de ajudar, porque o evento gera recursos para a cidade e, no fim, se paga. Todos os prefeitos de São Paulo nos últimos 45 anos acharam isso e ajudaram a fazer o GP. OK, aceito o argumento, mas acho positivo deixar que os donos do brinquedo se virem. Ponto para o prefeito eleito do suéter, neste caso. Segundo seu assessor de imprensa, quem comprar o autódromo vai ter de fazer a coisa toda por conta. OK. Veremos.

– Para fechar este assunto, duvido que alguém queira assumir o autódromo. Assim como o Pacaembu. Aliás, espero que não aconteça. Esse patrimônio é público, foi construído com nosso dinheiro. Não acho nada bacana que seja passado de mão-beijada para os arautos do liberalismo da iniciativa privada. Acho, na verdade, um absurdo. O que é público é público. Ponto. Quem vende um autódromo e um estádio vende um parque. A iniciativa privada brasileira é uma gracinha. Adora receber as coisas de graça, que já foram construídas pelo Estado. Mamata assim eu também quero.

[bannergoogle]- Verstappen foi comparado por Christian Horner a Senna e Schumacher. Concordo com ele. O que fez ontem está no nível das melhores exibições dos dois multicampeões. De quebra, colocou o nominho nas estatísticas em mais um item: foi a primeira vez que fez a melhor volta de uma corrida. E, claro, o mais jovem a conseguir a façanha, aos 19 tenros aninhos.

– Elogios, aliás, não faltaram ao jovem Max. Um dos que rasgaram o verbo foi Toto Wolff, chefe da Mercedes — que na véspera do GP tinha telefonado para seu pai, Jos, pedindo calma ao menino, para não atrapalhar a disputa pelo título. “O que ele fez foi redefinir a física”, exagerou.

A despedida de Massa de Interlagos será lembrada para sempre, pela emoção autêntica e pela situação inesperada. Roteiro bem escrito pelos deuses das pistas. Felipe, graças a uma batida — sempre indesejada por qualquer piloto –, pôde sentir o carinho que todos têm por ele. Felipe fez por merecer, sempre foi um cara correto e decente. E curti muito o que fez antes da largada, ao passar pelo alambrado para chegar perto do público no Setor A. Atirou bonés para todos, sentiu o calor do povo. Massa não tem medo do público, nunca se comportou como alguém que deve satisfação aos outros. Nunca se ouviu dele coisas como “não tenho de provar nada a ninguém”. Tomara que siga firme na carreira, pilotando o que lhe der prazer.

massachora

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme
7 anos atrás

Oi Flavio,

é como numa família: tem grana sobrando, compra casa com piscina. Se o filho passa fome ou fica doente, vendê-se a casa com piscina para adequar-se à nova realidade.

Minha mãe, funcionária pública aposentada do Rio, vai dormir hoje com a perspectiva de não receber seu salário e com a certeza de que será reduzido em 30%, de um dia para o outro.

Como explicar a ela que milhões serão investidos num autódromo?

Esse argumento é de alguém que ama a velocidade e não perde um GP de F1 ou Moto GP, meu caso.

Antonio
Antonio
Reply to  Guilherme
7 anos atrás

Isso é inquestionável.
Tudo o que puder receber investimento privado ao invés de público, é mais vantajoso, principalmente para os mais necessitados que acabam sofrendo mais com a orgia de dinheiro pública promovida por estes chamados por muitos defensores do patrimônio público.

Pacato
Pacato
7 anos atrás

Acostume-se. Novos tempos.

Agitado
Agitado
Reply to  Pacato
7 anos atrás

Eu não me acostumo, mesmo!

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

Não sou totalmente contra privatizações, o problema é que aqui no BR elas nunca são bem-feitas. Provavelmente uma mega-construtora vai comprar o terreno a preço de banana, erguerá centenas de condomínios, e os funcionários da prefeitura que assinarem esse absurdo levarão uma “bonificação” da construtora após feito o negócio.

Sobre o Massa: ele pode ter levado aquela punhalada em 2008, mas essa despedida foi cinematográfica. Ele pode se sentir totalmente realizado por receber todo esse carinho e respeito da torcida e até das equipes rivais. Pouquíssimos esportistas na história tiveram esse reconhecimento. Tecnicamente é óbvio que houve pilotos melhores, mas o Massa é um cara do bem, sempre trabalhou de forma correta e nunca falou bobagem. Merece.

Robertom
Robertom
Reply to  EduardoRS
7 anos atrás

O autódromo é invendável, podem no máximo privatizar a gestão do mesmo…
Interlagos não é Jacarepaguá, por motivos contratuais…

Antonio
Antonio
Reply to  EduardoRS
7 anos atrás

Então você confia no Temer para gastar o seu dinheiro ?

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Antonio
7 anos atrás

Qual a outra opção Antonio….?????!!!!!

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
7 anos atrás

A opção é tirar o máximo possível dos políticos o poder econômico e o poder de gastar dinheiro público em algo que tenha retorno duvidoso para a sociedade.
Político sabe administrar alguma coisa ? Sabe gastar o seu dinheiro melhor do que você mesmo ? Sabe onde você deve gastar o seu dinheiro ? É isso que eles procuram o tempo todo. Colocar a mão no seu dinheiro em nome de algo. Então quando existe a possibilidade de evitar isso, ou diminuir esse poder, eu sou completamente a favor. Privatize-se tudo o que for possível e viável.

sandro
sandro
7 anos atrás

Concordo que “esse” patrimônio é público, mas veja bem, quantos de nós aqui já pisaram em interlagos? e quando se “pisa” precisa pagar pra ver, se é uma pista de corrida e quando se tem corrida 90% ou mais é pago, então deixa de ser “publico”., em poucas palavras acho que conseguiram entender mas posso continuar: quando podemos pisar em Interlagos é quando não se tem nada por lá, então que vire um parque aberto ou se privatiza que é o que estão querendo. Não posso ver a Truck, não posso ver a Stock e muito menos a F1, então só o nome de “público” é realmente somente o nome público.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  sandro
7 anos atrás

Concord

Vá sem grana a Interlagos pra ver o que acontece….

Robertom
Robertom
Reply to  sandro
7 anos atrás

Pode entrar e assistir o Campeonato Paulista de graça, e nas provas realizadas no sábado pode também entrar com o carro ou moto e estacionar de graça.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Robertom
7 anos atrás

Esses ai que voce citou de graça já é carou viu!!!!

Robertom
Robertom
Reply to  Robertom
7 anos atrás

O que V. quer?
Que distribuam sanduíches, cerveja e refrigerantes gratuitos?

roxxonvaldez
roxxonvaldez
7 anos atrás

redefiniu a física, eheheheh, não é só galvão que fala asneria.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
7 anos atrás

Flavio, eu te pedi o numero de publico só no Domingo pelo seguinte, acompanhem meu raciocinio e vejam se minha modesta, despretemciosa, leiga e sincera opiniao nao tem valor…
;Acho que no autodromo no Domino tinha quase uma 80.000 pessoas, nem parece que tem tanto espaco assim la, mas senfim, o que quereo dizer e qual final de campeonato reune tanta gente assim, de varios paizes inclusive, de alto poder de compra, etc… nesse sentido Intrelagos sediar F1 pode serconsiderado quase uma copa do mundo ou olimpiada que temos todos os anos…. entao vejam que deve haver viabilidade sim, penso que haveria inumeras empresas do ramo querendo organizar esse evento mesmo com risco proprio, e devemos tirar da mao de governantes, o governo deve apenas preservar o patrimonio, mas lembremse que no brasil o governo quer ter tudo nas maos em termos de economia pra comer o file e repassar os osssos pros cidadaos….. mas isso pode ser revisto, cvotamos contigo Flavio nosso inestimavel guru!!!!

Neuris Soares
Neuris Soares
7 anos atrás

-Massa, uma pessoa decente, isso vale muito hoje em dia, ou não vale ?
-O que seria da F1, esse ano, se o Helmut Marko não tivesse invertido os pilotos da TR e RB.
-Flavio você é ótimo em tudo que escreve, continue assim.

Zuza
Zuza
7 anos atrás

Mas privatizar não é entregar de graça, é VENDER para a iniciativa privada. Do jeito que você falou parece que a empresa chega e pega Interlagos sem pagar nada.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Zuza
7 anos atrás

O problema velho Zuza, é que o preco pago geralmente é muito baixo e quem compra é AMIGAO DOS GOVERNANTES!!!!! ou seja, o proprio governio direciona pra seus somparsas disfarcados de empresario, entao a culpa nao é exatamente de privatizar…. abracos my friend.

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Privatização no Brasil, só serve para 3 coisas.
Enriquecer ainda mais empresários e Elite com grana do BNDES (ou seja, nossa)
Explorar ainda mais o povo
Prestar um péssimo serviço como quase todo empresário Br. presta.

Isso sem falar na propina, corrupção e lavagem de dinheiro.

Pedro Fraga
Pedro Fraga
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

É o exato oposto…

Nada que é estatal presta no Brasil.

As empresas viram duto de dinheiro roubado, as escolas e hospitais são sucatas anacrônicas e os juízes funcionários públicos mamam zilhões de reais do contribuinte para entregar um servicinho de quinta categoria na imensa maioria dos casos….

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
Reply to  Pedro Fraga
7 anos atrás

Isso mesmo Fraga, falou pouco mas disse tudo!!!!

Antonio
Antonio
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

e estatização só serve para enriquecer os políticos que não trabalham.
prefiro a privatizção. só sou roubado uma vez

Walter
Walter
7 anos atrás

Precisa-se falar de Charlie whiting!

Nada justifica uma largada com SC.

Esse cidadao, traumatizado desde a morte do bianchi, nao tem condicao de ser diretor de prova. Avisa esse cara que quem matou o bianchi nao foi a chuva, e sim o trator que tava la. Respeito sua historia na categoria nos tempos da brabham, mas nao da mais. Mas se for ver, o problema talvez seja mais embaixo. A fia ja faz mto tempo que vem cagando na f1.

Os pilotos sao outros que ao inves de pensar no espetaculo, nao. Vao na boa, morrendo de medo de fazer cagada. Ai vem o Luciano burti e fala, “ah mais ta perigoso”. Perai meu amigo, ninguem virou piloto achando que ia ser moleza nao; esses caras sao mto bem pagos pra isso. E outra, cito de cabeca pelo menos dez corridas que o aguero tava maior, e nem por isso pararam a prova.

O que aconteceu Domingo foi uma falta de respeito com quem pagou o ingresso. Depois reclama de falta de publico/audiencia.

Ainda bem que o verstappen fez valer a pena. Realmente, desde o Alonso no gp de Valencia nao tinha visto um espetaculo desse.

Cristian
Cristian
7 anos atrás

podem até chorar, mas é como diria o Cris do seriado “Todo mundo odeia o Chris” Golpe hoje, golpe amanhã, golpe sempre. hahahah

Eddie
Eddie
7 anos atrás

Massa foi um piloto mediano assim como Irvine, Coulthard, Trulli, Fisichella …… mas sempre teve nivel para disputar uma F1 …… Webber e Button estão acima desses mas não chegam a ser de alto nível como Vettel, Alonso, Kimmi, Ham, Rosberg….
Em relação ao temer-golpista …. ou era isso ou iriamos quebrar igual a venezuela na mão do PT

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Eddie
7 anos atrás

E agora vamos quebrar igual a Grécia nas mãos dos golpistas e pior devendo e muito de novo para o FMI.

Rogério Kezerle
Rogério Kezerle
7 anos atrás

Eu gosto bastante do blog quando você fala sobre automobilismo. Você é muito bom nisso
E concordo com você quando diz que não se importa com que acham de suas posições politicas e ideológicas. Quem quer ler que leia.
Para ler essas coisas sobre politica que você escreve, eu entraria no site do PT, dos doa bancarios ou outros da mesma linha. Entrava aqui para ler sobre automobilismo. Claro que de vez em quando, ler algo sobre suas posições politicas era normal. Mas ultimamente tudo é motivo para você entrar no assunto politica. Isso acaba se tornando bastante chato. Não importa se concordo ou não com sua posição politica, mas não entro aqui para ler ou discutir sobre isso. O blog é teu e você escreve o que quiser. Direito teu. Espeto que você continue sendo o ótimo jornalista automobilistico que é mas vou seguir teu conselho. Quer ler, leia. Não quer, tchau…

Rogério Kezerle
Rogério Kezerle
7 anos atrás

Vou seguir teu conselho…
Quem quer ler, leia. Quem não quer, tchau….

Kleodolfo
Kleodolfo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Sabemos que esse discurso “o blog é meu, escrevo o que eu quero, se nao quiser entrar no meu site nao me importo” é falso. O site e o blog existem (por enquanto) porque ha pessoas lendo. Voce depende SIM dos internautas. Sobre o circuito ser público, o que o povo pagador de impostos ganha e deixaria de ganhar caso interlagos seja privatizada? O autodromo é publico, mas tenho que gastar 500 paus para ver a corrida no setor mais barato.

RM
RM
7 anos atrás

A reação dos profissionais da Formula 1 mostrou o quanto o Massa foi carismático e querido dentre os seus futuros ex-colegas de trabalho. Rubinho, com certeza, não cultivou todo esse apreço enquanto esteve lá.

Francamente, não sei se a privatização nesse caso específico será coisa boa ou não, mas me incomoda que se malhe tanto a Iniciativa Privada, pois é ela e os que dela participam que sustentam com (impostos e tributos absurdos) as instituições do Governo, tão porcamente conduzidas.

Eddie
Eddie
Reply to  RM
7 anos atrás

Se não tiver viabilidade ninguém terá interesse de comprar como disse o FG ….. a mesma coisa acontecerá com os Elefantes Brancos (Arenas) construidos pra Copa …… todas estão dando prejuízos e portanto a tendencia será a rapida depreciação por falta de conservaçao ……

André
André
7 anos atrás

O Blog é do FG e ele tem o direito de escrever o que quiser e como quiser.
O único porém da expressão temergolpista, é que não creio que possa ser tida como totalmente verdadeira, pois o Temer/PMDB foi escolhido como vice na chapa da Dilma para poder viabilizar a reeleição com uma maior base aliada no congresso.
Sinto muito, mas a direção do PT foi muito ingenua/inocente em não conseguir prever o golpe que poderia acontecer e acabou acontecendo com a reeleição da Dilma.
É perfeitamente aplicavel a expressão: Não adianta chorar o leite derramado.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

A batida do Massa foi de propósito, igual a do Nelsin em Singapura. Até a batida foi igual

Robertom
Robertom
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Em Singapura estava chovendo forte!

Amaral
Amaral
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Tava chovendo cântaros lá em Singapura também, né, comêdia?

Robson Leandro da Silva
Robson Leandro da Silva
7 anos atrás

Concordo totalmente com a ideia de que a cidade (nós) não devemos arcar com os custos do GP. São 46 milhões que poderiam ser usados, por exemplo, para comprar leite para as crianças. Se privatizar não é correto, que a próxima gestão encontre uma saída para manutenção do espaço. Entre uma criança tomando um copo de leite todos os dias antes de ir pra escola e uma corrida para ricos, prefiro sempre a primeira opção.

Niva 27
Niva 27
7 anos atrás

Continuo achando que o Massa foi tarde demais, apesar dos meus comentários serem censurados.

Alex
Alex
7 anos atrás

É Flávio…privatizar é ótimo. A experiência que vivemos aqui nos governos dos bicudos tem sido maravilhosa. Telefonica, Vale….graças à generosidade do setor privado e à competência dos bicudos, só foram feitos negócios excelentes para o patrimônio público e para a população também. Tem gente até com pena do Joãzinho Dolar pelos comentários preconceituosos e pejorativos que recebe, tadinho. Só porque ele, a exemplo dos outros bicudos, é competente e gente de bem?

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

privatizar ou concessão. não sou contra se for bem feito, tem contrato, regras a serem cumpridas. “isso é do estado, é nosso”. isso é maior enganação, só pela pura sensação de posse.
Pessoal reclama dos coxinhas, do prefeito vestido de La Coste e gostam de F1, um dos esportes mais elitizado de todos! tsc tsc.
O publico poderia ser maior se valor dos ingressos fossem um pouco menores e com mais opções. Só da pra comprar para os 3 dias!!!! Se pudesse comprar avulso para um dia apenas venderia bem mais (eu gostaria de ir só na sexta por exemplo).
E as capas de chuva vendidas a mil reais…pqp

Robertom
Robertom
7 anos atrás

Quanto à interminável reforma de Interlagos temos que primeiramente elogiar os pontos positivos.
A nova entrada do Box ficou ótima, a nova saída do Box com a criação de uma boa área de escape na 2ª perna do S do Senna e o aumento da área de escape no Sol elevaram o padrão de segurança a um outro patamar.
Todas as demais obras mostraram-se totalmente inadequadas.
A cereja estragada do bolo é a “Torre de Controle e de Imprensa” (prédio “cafona” segundo sua definição) onde a direção de prova está em posição muito baixa e tem uma visão limitada da pista, (menos mal para a F1, pois existem umas 200 cameras para garantir a visão dos comissários), e uma Sala de Inprensa enfiada num buraco, sem visão e segregada do ambiente de competição. Bloqueia também a visão de quem está nas arquibancada e tribunas, acabando com uma das melhores características de Interlagos, que é a visibilidade para os torcedores.(aqueles que pagam ingressos).
Por mais simples que fosse, a antiga Torre permitia a visão de quase 100% do circuito (somente não se via uma parte do S do Senna) e era perfeitamente funcional, , da mesma forma que a antiga sala de imprensa.
Era necessário garantir mais espaço para as equipes, e para isso foi construído o novo Prédio do Padock, um monumento erguido em homenagem ao desperdício e inadequação, uma área enorme fechada com painéis e portas de vidro temperado, com a parte superior com vários tanques (de água?) e que é alta demais, bloqueando a visão de quem está no terraço dos boxes.
Sobre o Padock deveria haver um Terraço livre, que permitiria a montagem de HCs e na parte inferior, boxes auxiliares correspondentes aos principais.
“Falta demolir os boxes atuais e fazer novos, sobre a mesma estrutura” , uso parte do seu texto para exprimir o absurdo da proposta, se não há problemas estruturais e funcionais basta fazer a manutenção dos Boxes, consertar, pintar, trocar as portas (que estão empenadas, mas funcionam).
A reforma que consumiu 160 milhões de reais, resultou num autódromo melhor em algumas coisas, mas foi perdida a oportunidade de fazer as obras realmente adequadas ás necessidades da F1, e também de todas as outra categorias que o utilizam (estas sempre ignoradas).

Zé Maria
Zé Maria
7 anos atrás

Para reflexão:
Grid em Abu Dhabi:
Luís na pole e “Mico” em 2º, o que é quase garantido.
Primeira curva é apertada à esquerda, o alemão vai para o tudo ou nada, estilo Red Bull Ring esse ano (mas dessa vez faz direito. . .), espalha na curva e ambos se chocam. . .finito!
Lembranças de Suzuka/90.

Marcio Marolla
Marcio Marolla
7 anos atrás

Achei muito oportuno o Reginaldo Leme dizer na transmissão que Massa foi um dos únicos piloto brasileiro que nunca cobrou explicações por matérias, artigos e afins escritos por ele.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
7 anos atrás

É legal ver a disputa de Rosberg com Hamilton, mas seria muito melhor ver Hamilton e Max disputando título a cada corrida ai sim seria show. Quem sabe no ano que vem!!!

valter
valter
7 anos atrás

Quanto a privatizar o autódromo, não sei se é correto, mas se não privatizar o circuito vai virar um local abandonado, cheio de viciados e de abrigo para excluidos da sociedade burguesa e opressora, vigiado por uma empresa de segurança com seus “guardas” de farda azul e botas brancas manchadas de lama. Nos dias frios, pessoas imbuídas do bom espirito fraterno, servirão sopa quente aos pobres coitados. No Natal pessoas de boa alma distribuirão presentes para as crianças, artistas famosos farão shows beneficientes, os burgueses doarão dinheiro e materiais de construção e DEUS, tocará no coração de candidatos que irão visitar o local e organizá-los para reivindicar melhores condições de higiene e condições humanas, Bandeiras, não sei as cores, serão hasteadas ao longo das Avenidas Interlagos e Jangadeiro e as manifestações bloqueando as vias serão constantes. Vereadores cantores vão deitar no chão para impedir a retomada do terreno. Passados alguns anos da ocupação, serão apresentados projetos de moradias populares. Dessa ocupação surgirão verdadeiros líderes, que sem nenhum desvio de carater, serão eleitos nossos governantes.

Garlet
Garlet
7 anos atrás

O melodrama do fim da carreira do MAssa, foi mais chorado com certeza pelo fim de uma era, a de pilotos brasileiros vencendo na F1. Acabou. Ainda acho que, as atenções logo se voltarão todas para a FE, onde teremos alguns brasileiros de nome, fama, isso gera audiência. A televisão no brasil tem o poder de gerar idolos, realidades virtuais (política temer golpista por exemplo). Não é difícil tornar a FE uma mania nacional, afinal o povo é desprovido intelectualmente de um modo geral (escolas ruins, falta de leitura, analfabetismo político, histórico etc). Afinal enquanto 80% da população tiver o cérebro do Hommer Simpson (Willian Bonner disse isso, não eu), tudo pode acontecer.

valter
valter
7 anos atrás

O correto é todos brasileiros adquirirem veiculos com mais de 20 anos de uso prá não pagar um absurdo de IPVA e não ter retorno, só prá citar um exemplo da famigerada cobrança de impostos desse país.

Mentecapto
Mentecapto
7 anos atrás

Temer-golpista hahaha tomara que a expressão pegue

Que show do moleque Verstappen, torço para o Ricciardo na luta interna na Red Bull, mas o que o imberbe fez em Interlagos tem que aplaudir

Talvez a dupla da Red Bull seja a mais forte do grid

Agora a decisão na insossa pista árabe, mas acho que pode ter emoção se Hamilton assumir a ponta e alguém se enfiar entre ele e o Rosberg

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

O cara,o Verstappen pilotou bem mas querer compara-lo a Senna e Schumacher aí já é forçar a barra. F1 completamente diferente,sim o Senna também teve ajuda da tecnologia em algum momento da sua carreira mas eram outros pneus,outro regulamento.e o Red Bull é sabidamente o melhor carro do grid,se tivesse motor Ferrari ou Mercedes a história seria outra,se o Max tivesse feito isso de Toro Rosso a aí eu tiraria o chapéu para ele e daria para fazer analogia, com Senna em Mônaco.Enquanto estava na Toro Rosso andava parelho com seu companheiro de equipe. Apenas pneus definindo tudo.

JP
JP
Reply to  Renato de Mello Machado
7 anos atrás

A comparação é válida, sim. Ninguém sabe se ele será um Senna ou um Schumacher, mas que domingo ele pilotou como eles…pilotou!

Eric
Eric
7 anos atrás

Concordo com não privatizar!
O duro é que da preju e corre o risco de não ter ano que vem, ou mesmo que tenha até 2020, não renovar depois. Triste demais. Como fazer?

ags
ags
7 anos atrás

Esperamos que não volte a ser piloto..nem mesmo dos carrinhos do Wall Mart.. o cara é deficiente de um olho.. lingua PLESA.. e não anda nada..nunca andou…nunca..só fez o que a TV esgoto queria.. vai ser o pitaqueiro na Tv Esgoto..rsssss

José Leão
Reply to  ags
7 anos atrás

Você já pilotou alguma coisa?. Pelo menos já ajudou a mamãe a puxar o carrinho da feira?. Você faria melhor. ?
Quem lê este blog, lê porque gosta de automobilismo e sabe que só dois pilotos brasileiros poderiam estar lá ontem à tarde, um deles Felipe Massa, então faz um favor pra nós que gostamos deste blog, escolhe um de “emagrecimento” ou “corte e costura” e vá escrever “merda” em outro lugar.

Adriano
Adriano
Reply to  José Leão
7 anos atrás

Discordo completamente do AGS.
Quanto a você JOSÉ LEÃO, foi contratado pelo Flávio Gomes para defender o Blog. Rs

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  José Leão
7 anos atrás

É isso mesmo José Leão, parece que ultimamente que não tem nada para fazer e também não sabe fazer, gasta o tempo entrando na internet, nos blogs para encher o saco dos outros.
PQP se o cara não gosta de corrida de carros não deveria passar nem perto do Grande Prêmio.
Que vá ler site de fofocas. celebridades, e outros que tenham o mesmo nível de idiotice.
Todos podem dar opinião, mas quando têm opinião e não quando o desejo é melar o blogs dos outros ou de quem faz alguma coisa.

Rafael P.
Rafael P.
Reply to  ags
7 anos atrás

Ainda bem que você apareceu para abrir os nossos olhos e de todos que saudaram o piloto e toda a sua carreira. Obrigado AGS, se não fosse você continuaríamos vivendo uma ilusão.

ps.: Torço para que aqueles mecânicos tenham acesso ao seu comentário. Eles precisam ler isso!

Kkkk
Kkkk
Reply to  Rafael P.
7 anos atrás

Inveja é uma merda.

JP
JP
Reply to  Rafael P.
7 anos atrás

Você se ilude com gente que só vê pela TV? Fraco….

Robertom
Robertom
Reply to  ags
7 anos atrás

Gostaria de ver o fabuloso AGS pilotando, pelo menos no Kart indoor, para mostrar a todos como se faz…
O Massa acelerava pra caralho, era um piloto de ponta e encarava o Alonso, Hamilton e Raikkonen sem problema.
Sofreu um acidente terrível do qual não teve nenhuma culpa e mostrando persistência e determinação voltou.
Nunca mais foi o mesmo, mas mesmo assim era um bom piloto. Merece todo o respeito e admiração….

Ernesto
Ernesto
Reply to  ags
7 anos atrás

´É incrível como tem gente que gosta de tomar porrada: entra num site de automobilismo, frequentada por quem gosta do tema e dos pilotos, pra falar merda. Parece aqueles que numa transa gosta de apanhar da mulher, de sofrer.
Cara, vai procurar sites de haters do Massa e vomita suas merdas lá. Aqui vc não tem vez nem é bem-vindo, some!

Apm
Apm
Reply to  ags
7 anos atrás

Eu achava que entendia de automobilismo. Não entendo nada, me iludi por 40 anos. Obrigado oh Ags

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  ags
7 anos atrás

Vindo de um zé ninguém, essa ‘crítica ácida e bem humorada’ tem muito valor mesmo. Continue acreditando nisso..rs

Amaral
Amaral
Reply to  ags
7 anos atrás

Em nenhum momento da F-1 alguém que não anda nada foi vice-campeão do mundo. Preciso dizer mais? Ah, sim, preciso. Comentário típico de gentinha que só valoriza quem ganha.

jung
7 anos atrás

pertinente e certeiro e #foratemer

pedro araújo
pedro araújo
Reply to  jung
7 anos atrás

Opa, a coluna sobre o GP do México ficou excelente, Jung! Estou no aguardo da análise sobre o GP desse fds.

Mas ainda sinto falta de um link mais destacado no site do grande prêmio.

e também sinto falta de um link com o acervo completo das colunas antigas, só acho isso aqui:

http://grandepremio.uol.com.br/colunas/andre-jung

Jung e Gomes, tentem melhorar isso com quem programa visualmente o site, por favor…

BRUNO ALBERTO AMADO
BRUNO ALBERTO AMADO
7 anos atrás

Menção ao outro Felipe?! Nosso Senna ao contrário….

John Ingles
John Ingles
7 anos atrás

Retirado do texto:

“Para fechar este assunto, duvido que alguém queira assumir o autódromo. Assim como o Pacaembu.”
“A iniciativa privada brasileira é uma gracinha. Adora receber as coisas de graça, que já foram construídas pelo Estado. Mamata assim eu também quero.”

Afinal, se eh tao mamata assim, porque duvidas que alguem queira assumir o autodromo? Ou eh um negocio da China (mamata) ou eh um cavalo de Troia (duvido que alguém queira assumir o autódromo)

Leo Sattre
Leo Sattre
Reply to  John Ingles
7 anos atrás

Vamos lá, deve ser igualzinho a Minas Arena administra o Mineirão aqui em Belo Horizonte.
Se der lucro é da iniciativa privada, se der prejuízo o governo tem que completar.

Essa é a mamata!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Leo Sattre
7 anos atrás

Hahahahaha! Mamatou a charada, se me permite o (horroroso) trocadilho.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  John Ingles
7 anos atrás

De onde você tirou que uma coisa exclui a outra? Penso que FG deixou claro que a iniciativa privada brasileira adora receber nosso patrimônio sem desembolsar um tostão sequer. E que ele duvida que irão assumir o autódromo porque certamente terão de colocar a mão no bolso, seja na aquisição, seja no término da reforma, já que o atual prefeito afirmou que não utilizará mais dinheiro público em algo que o futuro alcaide deseja vender. Frases descoladas de seu contexto podem ter significado completamente distinto, como o sabe perfeitamente a nossa mídia.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  John Ingles
7 anos atrás

Vai assumir e receber de graça para faturar à vontade.
Como?
Igual nas “concessões” das rodovias.
Pega grana do BNDES e depois com lucros vai pagando aos poucos, isso se pagar.
Ou seja, pagamos pelas construções no Autódromo e depois pagamos para um amigo do prefeito nos explorar cobrando caro os ingressos.
E como sempre, coxinhas que não pagam impostos como devem além de odiarem o Brasil e seu povo, adoram estas tretas com dinheiro público.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Para os pilotos, ir à Interlagos deve ser como visitar a casa da vovó. Tudo visualmente inconveniente, mas de diversão garantida. Pistas com relevo sempre geram bons GPs ao contrario dessas novas que parecem de autorama. Quanto à vender o autódromo, se for para dar um talento, será bom. Agora não mexam no traçado e não deixem aquele sem-noção do Herman Tilke com seu dedo cagado chegar perto.

Julio Cesar
Julio Cesar
7 anos atrás

Max tem talento, porém, tinha pneus mais novos que o restante também.

Leovegildo Fernandes
Leovegildo Fernandes
Reply to  Julio Cesar
7 anos atrás

Achei que só eu tinha reparado.

Anderson_SP
Anderson_SP
Reply to  Julio Cesar
7 anos atrás

Houve proibição de troca de pneus por parte dos outros pilotos ?

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

O Piloto do dia do Brasil acabou sendo o Felipe Nasr que nadou entre tubarões com sua carroça nanica Sauber conseguindo os dois pontos do nono lugar na hora certa quase fechando o campeonato graças a chuva. Pro Massacrado só sobrou o seu desfile de despedida que ele inventou depois da sua batida com a corrida parada em bandeira amarela. O mais importante é que o Autódromo de Interlagos sobreviva porque se depender da política brasileira seria outro a entrar em extinção como o do Rio. Hamilton já é o segundo maior vencedor da história, mas o título desse ano continua na mão do Rosberg. O Verstappen já é a Revelação do Ano, vamos ver ano que vem num campeonato inteiro na Red Bull.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

A corrida foi boa, o público que tinha uma fortuna para pagar os ingressos compareceu, a audiência – meia boca – foi até razoável para estes tempos bicudos.
Não gostei do melodrama global com o Massa, sem juízo de valor, nada a ver com o piloto. E eu estranho quando a cobertura do GP parece a da Globo com erros crassos como o do acidente do Palmer.

O Haddad disse que do jeito que esta não funciona, que apenas a F1 não consegue bancar o autódromo, que o plano (faz tempo…) é fazer do espaço uma espécie de parque, algo mais popular, otimizar o espaço, digamos assim, aquilo pode ser muito mais do que um autódromo. Esta certo. O Doria pensa a mesma coisa. O Haddad gostaria que a reforma em etapas bancadas com dinheiro federal, do povo (leia-se “origem: São Paulo”) – fosse concluída, correto, porque “segundo ele” dá lucro para a cidade.

Privatizar só é sinônimo de vender para quem vive em sanatórios, acho que nem existem mais, os sanatórios. Nada do que dizem que o sempre pejorativa e preconceituosamente citado e futuro prefeito Doria pretenderia fazer (vender) vai acontecer, porque a priori não pode.

O prejuízo foi 10 vezes maior, 30 milhões de Trumps, mas como a cidade ganha 300 milhões de TemersQueAssumiuApenasPorqueEraVice com o evento – não vou avaliar se o valor esta correto ou não, dinheiro público de um lado e lucro espalhado do outro, enfim, tens razão, o que é público é público -, difícil questionar isso, eu sou contra governo bancar diversão de magnatas, mas se dá lucro para a cidade…

O Central Park (NY), por exemplo, é público mas administrado – e muito bem – pela iniciativa privada, sem custo algum para o governo, é de se pensar…

E o que há de errado em um suéter? Em uma Lacoste? Morar na zona sul? Ou em colecionar carros? Nada! Abraço.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
7 anos atrás

Mais 54 milhões de reais de dinheiro público investido em prol dos coxinhas?

Quantas escolas poderiam ser construídas com esse dinheiro? Quantos hospitais? Quantos professores poderiam ser contratados? Quantos médicos poderiam ser pagos? Quantas crianças poderiam ter um futuro? Quantas vidas poderiam ser salvas se empregassem 54 milhões para o bem do povo?

Só vejo um bando de coxinhas defendendo seu ganha pão. Vão tomar nos seus cús.

Pimenta no dos outros é refresco. Bando de coxinhas caras de pau.

Peçam patrocínio a Oscar Maroni da próxima vez.

Rene
Rene
7 anos atrás

É isso que desacredita as privatizações no Brasil, primeiro o estado investe depois que estiver “bunitu” vende e tem contrato com garantia de lucro.Capitalismo onde não não preciso assumir risco pra lucrar até eu também.

Roberto Massarenti
Roberto Massarenti
7 anos atrás

Adoro você Flavio como jornalista esportivo, um ícone na história brasileira da comunicação do automobilismo.
Mas, eh triste precisar ler questões políticas em seus artigos. Já cansou, podemos nos manter automobilismo?
Afinal, seus leitores do esporte a motor não precisam concordar com a sua visão política, muito menos querem ser catequizados.
Cada macaco no seu galho, please!

Osvaldo
Osvaldo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Se o seu blog fosse famoso pelas análises políticas, seu galho seria esse. Mas não é.
Fora isso continuarei lendo pelas excelentes análises automobilísticas. Além disso, a maioria dos leitores vem te dar esse toque de maneira educada, enquanto suas respostas são sempre grosseiras. Reveja seu comportamento se o ego e a certeza de que está com a verdade te permitirem. Abraço

Rodrigo Alonço
Rodrigo Alonço
7 anos atrás

Flavio, te acompanho a quase 20 anos ( eu acho ). Suas análises sobre as corridas são ótimas, você é um dos jornalistas que mais entendem de corridas, mas cara, economia e direito não é seu forte.

Abraço

Glauson
Glauson
7 anos atrás

So complementando o que disse antes: já pensou que mico pro massa se ele terminasse em 13º ou 14º conforme estava-se se projetando naquele momento que ele bateu???? SERÁ QUE NÃO FOI DE PROPOSITO, MEIO QUE INTENCIONAL?????? E mais, se ele bate com outro já da outro clima, teria que ver quem tava certo ou errado e tudo mais, etc… e se ele quebra nao teria clima com a equipe, se ele bate longe da entrada dos boxes aconteceria duas coisas, ele demoraria mais pra chegar nos bose e entraria pelos fundos, cabisbaixo e semf alar com ninguem, iri chorar no fundo do box, e como o boxe estaria aberto não haveria essa exposição toda, esse tumulto todo, ENTÃO VEJAM AMIGOS, QUE ESTA FOI A SAÍDA MAIS VIÁVEL PRO MASSA EM INTERLAGOS NESSE ULTIMO GP!

João
João
Reply to  Glauson
7 anos atrás

Naquele ponto onde o Zaca bateu, os carros estão a mais de 200km por hora, talvez mais. Quem seria imbecil o suficiente de causar um acidente de propósito a tal velocidade? Na boa…pense um pouco antes de falar uma bobagem dessa.

Amaral
Amaral
Reply to  Glauson
7 anos atrás

Eu bateria de propósito se lesse esse comentário dirigindo. Bateria com o susto de ler tanta asneira junta.
Agora alguém a duzentos por hora numa subida, acelerando, naquele aguaceiro todo, com um muro do lado, só bate de propósito se for imbecil ou suicida.

Leonardo Cavalcante
Leonardo Cavalcante
7 anos atrás

Massa era o Temer, o muro era Dilma. Teve golpe!

Niva 27
Niva 27
Reply to  Leonardo Cavalcante
7 anos atrás

Não é ao contrário?

Glauson
Glauson
7 anos atrás

Nesta segunda-feira saiu uma entrevista muito boa do jornalista Lívio Orichio com Bernie Ecclestone na globo.com.

Nela, Ecclestone diz que pretende comprar o autódromo se o preço for bom. E que talvez vá conversar com o prefeito-suéter antes do natal sobre o assunto.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
7 anos atrás

Ola Flavio Gomes e demais amigos deste bloque!
Flavio, concordo contigo MAS EM PARTES VIU!!!!
-Primeiro uma duvida: 128,1 mil pessoas nos tres dias, entao se uma pessoa veio nos tres dias ela é contada 3 vezes, é isso, não é? E voce não teria o numero de pessoas que foram ao autodromo no Domingo, assim seria mais intgeressante saber quantos estavam realmente assistindo a coorrida ao vivo, se puder nos providencie este numero, ok?
-Segundo ponto: me parece que a apelação (como se ele fosse um heroi nacional e nunca mais havera outro brasileiro igual…. bom talvez demore mesmo um numa equipe realmente competitiva mas esse nem era o caso da willians…. enfim, como eu disse e repito: UMA APELAÇÃO, pois quem gosta mesmo de F1 não tava ligando muito pro felipe….) de ser a última corrida do massa parece que convenceu muitos a assistir essa transmissão, aliado ao fato de que nao tinha futebol e à falta de opções pra assistir em cas para quem nao tem tv paga,
-Terceiro: quanto ao uso de dinheiro publico X privatização eu na minha opnião acho que é um assunto dificil de se discutir no Brasil, pois nao podemos deixar o Brasil perder sua presença na F1, mas ao mesmo tempo não me parece algo muito razoavel gastar milhoes de reais no evento e outros milhoes em patrocinios do BB e Petrobrais (que no fim é decidido pelo governo central mesmo) favorecendo um unico piloto (que me parece meio coxinha , embora nao devemos analizalo por isso), olha só, se isso fossse gasto em formação de pilotos seria mais justo e viavel, A idéia que fomento é do poder publico, seja ele municipal, estadual ou federal manter o imóvel, o patrimonio em si, e alugar pra quem quiser por risco proprio promover esse evento, providenciando tudo, inclusive as adaptaçoes necessarias, quem alugar e tiver lucro nada mais justo e se tiver prejuizo que se dane pois assumiu o risco, mas até agora nao vislumbro algo assim, sabemos da politicagem, do favorecimento, da malandragem e tudo mais, entao veja que é um assunto delicado que alvez seja ate melhor nao mexer muito pra ver como fica, levar em banho maria, etc…..
-Quanto ao Verstapenn ele realmente deu um show e isso já é constante, então não é aquele piloto que faz uma corrida boa e tres ruim…., se a redbull corresponder ele entra na briga pelo titulo já em 2017, mas a RedBull precisa ser mais próxima da mercedes, nem precisa igualar, se chegar a uns 75% (3/4) da mercedes o resto o Verstapenn tira no braço tranquilo… ele vai papar Rosber e hamilton junto com todos os outros e facilmente será campeao, bi, tri, tetra, penta….. só depende de ter um carro razoavel em umas cinco seis temporadas, mas acho que dificilmente alcançara os 7 titulos de schummy esmo se tudo lhe correr bem….
-Quanto á despedida do Massa, achei meio espetaculosa, mas isso ocorreu como voce FG e eu já mencionamos, o filipe teve a “sorte” de bater sozinho, em frente a entrada dos boxes fechando-a, assim chegou logo ao pit lane sem ter que se preocupar com ninguém, nem outro piloto, e como não tinha movimento no pit lane por estar fechado ele pode fazer seu desfile funebre em lagrimas como um pagador de promessas na frente dos boxes, os mecanicos perplexos se sentiram compelidos a aplaudir pois nao dava pra ignorar aquele cara que parecia dirigir-se ao funeral da mamae… e ai fornmou-se um cortejo funebre com a familia massa, um show de abraços, felipe e a mulher quase esqueceram do filho, as pessoas queriam consolar o felipe, ams tambem tinha alguns que querioam que ekle saisse logo dali pra nao atrapalhar mais ainda….(eu pensei que fosse proibido ficar perambulando pela area de boxes assim…. estranho né FG, pois era perigoso, e se os boxes abrissem e entrasse um verstapen apressado…..????!!!! MAS TUDO BEM, NO FINAL VIROU UM ESPETACULO MEIO FIM DE NOVELA e até que interessante, e como a corrida estav com safety car, a globo apreoveitou pra mostrar seu ator principal na F1 dando um show de sentimentalismo. Pra mim todos ali queriam consolalo na verdade por ter perdido injustamente o titulo pra um hamilton que nao merecia o titulo de 2008, ele perdeu ali mesmo nesse autodromo, com muito chuva, todos recordam nao é mesmo FG???? |Então a mensagem era mais ou menos: Va em paz massa, voce devia ter sido o campeao de 2008, mas não se pode fazer mais nada!, naõ chores mais senão vai molhar mais ainda a pista, ok???”
No fim foi feito justiça por 2008 embora o hamilton nao admitiria jamais devolver o titulo ao massa……..

astrogildo godofredo
astrogildo godofredo
7 anos atrás

Foi uma belíssima prova, que tocou o coração e os olhos de pessoas que habitualmente não param para ver a F1 aqui na família. A minha mulher, por exemplo, curtiu o Massa com a bandeira, e argumentou que muitos políticos não tem envergadura para conduzi – la como ele o fez. Da minha parte, o que os boxes de Interlagos demonstraram é que Felipe Massa, mais que um grande piloto, é um grande homem. Parabéns a ele pela bela carreira na F1 e muito sucesso e felicidade em seus projetos!

tevez
tevez
7 anos atrás

Tem que privatizar mesmo, dar grana pra evento privado com tanta coisa faltando pra outras coisas não da. Concordo com o Señor
A respeito do Golpe eu tenho outra opinião ao respeito porem não vou discutir aqui, já discuti com Voce no Twitter porque malhou o Poker e to ban até hoje
Vespinha fez uma ótima corrida a 2da melhor que vi em 30 anos de F1, perde pra Senna Tolemman Monaco.

Clodoaldo lelli
Clodoaldo lelli
7 anos atrás

Não entendo porque as pessoas reclamam das opiniões políticas do dono do blog é pessoal aqui está a opinião dele não quero defender o Flávio Gomes apenas acho que quando se propõe a ler algo de alguém que todos sabem qual é sua posição política não tem que ficar criticando o mundo chato esse politicamente correto que ninguém pode se expressar livremente