POEIRA ELÉTRICA
SÃO PAULO (haja) – A empresa espanhola Acciona, que atua na área de infraestrutura e desenvolvimento de sistemas de energia renovável, vai participar do Dakar pela terceira vez com um carro elétrico — o único da competição que não será movido a combustíveis fósseis. Nas duas primeiras tentativas, o veículo não chegou ao final. Mas, na segunda, chegou a cumprir boa parte do trajeto, o que foi animador.
O argentino Ariel Jatón será o piloto. O protótipo foi desenvolvido em 2012 e já pontuou em evento oficial da FIA, além de ter feito uma participação das mais honrosas no Rali de Marrocos. Seu motor elétrico desenvolve potência equivalente a 340 HP, com um câmbio de seis marchas, seis baterias internas de carga rápida e um painel solar que alimenta outros sistemas elétricos.
É uma experiência e tanto.
Tomara que quebre ainda no prologo!!!
Já tô de saco cheio desta falacia de carro elétrico.
O projeto é bacana mesmo, principalmente pelo desenvolvimento de tecnologia. Mas até agora, que eu saiba, não li nada a respeito como vão fazer para descartar as baterias.
São recarregáveis.
Acho que o Ricardo se referiu ao que eu sempre bato quando se fala em carro elétrico como uma forma de diminuir a poluição global da caceta ao quadrado.
As baterias tem vida útil bem pequena. O que será feito para o descarte, inclusive, porque, alguns materiais usados nas baterias de LiPo não podem ser reciclados e, outros são metais pesados e, ainda outros, são metais de difícil extração.
É realmente uma iniciativa bem interessante. Realmente os carros elétricos estão se tornando cada vez mais comuns e será a tendência mundial em breve.
Mas confesso que no vídeo aí senti falta de ouvir o ronco deste motor. Fiquei curioso de imaginar como deve ser…
Deve ser igual ao barulho de uma enceradeira rsrsrs Normalmente nesses veículos elétricos o que se sobressai é o barulho das engrenagens do cambio/diferencial.