NOVOS TEMPOS

SÃO PAULO (pensativo) – Fala aí, macacada.

Nestes últimos dez dias, tudo que vi foi sol, areia e mar.

Nesse meio tempo um fascista de merda invadiu uma casa em Campinas e matou 12 pessoas, incluindo a ex-mulher e o filho de 8 anos.

[bannergoogle]Não deu tempo de discutir direito o tema, porque logo depois, em Manaus, 56 presos morreram num presídio de gestão privatizada. Em seguida, mais 31 em Roraima. Um pouco mais longe, um atirador matou 39 numa boate em Istambul e um outro, 5 no aeroporto de Fort Lauderdale, nos EUA. Tudo isso fez com que se esquecesse rápido do ambulante assassinado a pontapés numa estação de metrô em São Paulo porque defendia travestis que estavam sendo agredidas por valentões paulistanos.

Dá para falar de automobilismo num mundo assim?

Bem, é o que temos. Para cada vez menos gente aqui, visto que o público migrou para outras redes sociais — é a segunda vez que toco no assunto, o que pode indicar uma tendência de, de uma hora para outra, dizer apenas: acabou, por falta de leitores.

O ano do esporte a motor começou com o Dakar, como sempre, e hoje tem… corrida virtual. Me tirem os tubos. A Fórmula E abre 2017 com uma prova em Las Vegas (argh) com os 20 pilotos das dez equipes e mais dez “gamers” (é esse o nome?) que vestirão macacão e farão uma corrida em simulador. Provavelmente uns gordinhos sedentários que passam o dia diante de um computador em vez de viver a vida. Olha só a cara do mané da equipe do Lucas di Grassi.

A premiação bate no milhão de dólares. Estão todos elogiando. Ah, que bacana, se aproximar dos jovens, dos videogames, dos computadores!

Eu acho tudo, sinceramente, uma merda.

Formula E CES Las Vegas

Subscribe
Notify of
guest

383 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor
Vitor
7 anos atrás

Seus comentarios são todos infelizes,
Antes de criticar em local publico de forma tão agrecissa e preconseituosa deve pensar e refletir, se informar do assundo, reformular suas ideias e não agir de formar a ofender e agredir outras pessoas, sou piloto de Automobilismo virtual a muito tempo e me senti muito ofendido com suas palavras. Algo que você não conhece, não entende e não acompanha não deveria nem sequer sitar….

Emanuel Barichello
Emanuel Barichello
7 anos atrás

Sr. Flavio Gomes, entendo seu ponto de vista pessoal e respeito, afinal cada um pensa o que quer. Porém como jornalista, no meio de comunicação que representa, deveria perceber melhor a respeito dos assuntos que aborda. Afinal queira ou não, sendo do jeito que for, o AV não vai deixar de existir só por que o Sr. não aprecia. Qualquer pessoa, especialmente um jornalista que deve “se informar” antes de “informar”, (se fizer isso, claro) vai no mínimo perceber que a disseminação dessa modalidade é inegável e inevitável hoje em dia e mais cedo ou mais tarde vai ter que abordá-la novamente. Espero que até lá esteja melhor informado. Forte abraço.

Pedro
Pedro
7 anos atrás

Flavio, nada contra suas palavra. Acredito que o AV, veio substituir a falta de oportunidade. Muitos dos que “brincam” não tem condições financeiras, sequer de manter o próprio carro. Porém amam o automobilismo e o mais próximo que o “piloto” chegará de tal categoria é pelo AV (Vídeo games, Pcs afins). Infelizmente as oportunidades não aparecem facilmente (já que é um esporte de alto investimento desde o inicio). Tenho certeza que muitos que correm no AV, gostariam sim de estar correndo de verdade em qualquer que seja a categoria.

Abraço.

JohnnyBuranelo
JohnnyBuranelo
7 anos atrás

No mesmo post que vc fala de facismo, equivocadamente, pois facista é quem quer fazer prevalecer seus conceitos politicos e valores, usando o autoritarismo geralmente na figura de um ditador. E no mesmo post que fala de facismo fala de homofobia, você usa claramente de forma preconceituosa de expressões perjorativas com termos gordofobicos, discriminando e injuriabdo um grupo de indivíduos, inclusive injúria qualificada direta ao chefe da equipe de di grassi. Como operador do direito é Lamentável este comportamento.

Junior
Junior
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Menos um a acompanhar o seus comentários, inclusive sobre automobilismo, já não concordava muito, mas, cada um tem um ponto de vista sobre tudo e algumas coisas achava interessante. Depois de toda essa baboseira do seu texto infeliz de quem deve estar frustrado e desconta em quem não merece passo a ser um que não lê nem vê nada que diga respeito a você. Lamentável…

Anselmo Fortunato Forati Junior
Anselmo Fortunato Forati Junior
7 anos atrás

Espero de leia meu comentário desarmado. Eu me senti ofendido pelo seu post. Você não me conhece, mas me agrediu. Não só a mim.

O nível dos simuladores evoluiu muito. No Brasil e no mundo são organizados campeonatos variados. Os participantes de muitos desses campeonatos se dedicam não só nos treinos mas também nos estudos. Os softwares de telemetria, por exemplo, são os mesmos utilizados no chamado automobilismo real. Pilotos virtuais sabem acertar cambagem, pressão, molas, amortecedores, caster, diferencial, pressão de freio, distribuição de freio… Mais de uma centena de parâmetros que mudam em função do tempo, da pista, da estratégia, etc etc etc… Mais do que isso, sabem para que serve e o funcionasse de cada um desses itens bem como as consequências de cada ajuste.

Pilotos virtuais sabem ainda a melhor tomada para economizar pneus e multas vezes passam suas corridas fazendo contas. Podem “sentir” a perda de aderência na vibração do volante sem a ajuda da força G… Não é fácil, viu?

Possuem equipes, spotter, suas corridas são acompanhadas ao vivo por fãs de automobilismo, parentes e amigos. Não podem “dar esc”. Devem seguir regulamentos e assim como no real, conviver numa comunidade muito competitiva e cheia de panelinhas.

No real você não arrisca porque você pode morrer. No virtual você não arrisca porque pode ser punido e acusado de má fé. Mais do que isso, você não quer prejudicar seu colega e vê sua corrida como parte de um todo. Para os bons pilotos virtuais, mais importante é o coletivo. Claro que existem exceções.

O AV movimenta um mercado em expansão e muitas empresas patrocinam pilotos, ligas e equipes. Graças à tecnologia, um bump na pista real existe no mesmo lugar na pista virtual, com as mesmas características. Pilotos reais utilizam simuladores para treino e até mesmo para fazer um acerto inicial nos finais de semana. Equipes de F1 configuram seus projetos no simulador antes de construir o carro para ter ciência do que pode ser melhorado. Até a banda mais gasta de cada pneu “bate” com o real em função do acerto, pista, condições e agressividade.

Óbvio que existe uma diferença enorme entre pilotar um carro e pilotar um simulador. Porém, não é essa a questão. Parece que você ainda não entendeu isso. Espero que seja por falta de conhecimento. Antes isso que puro preconceito.

Gustavo Souto
Gustavo Souto
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Não, puro desconhecimento e desrepeito hem sr. Flávio. Não pode dar pause, as corridas são em tempo real.

Leandro Werle
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Na corrida real você pode dar pause?? Quero ver você sentar aqui e tentar andar, ta falando muito e não sabe é nada. AV é coisa séria, não se sai batendo em todo mundo como você pensa, tenta abrir um pouco essa mente fechada, antes de falar coisas que você não tem conhecimento. Quando o senhor conseguir entender, faz uma reportagem novamente, levando campeões do AV brasileiro ai no seu programa, como o Felipe Giro, e veja as transmissão, muitas vezes da mais emoções que o automobilismo real.

Anselmo Fortunato Forati Junior
Anselmo Fortunato Forati Junior
Reply to  Anselmo Fortunato Forati Junior
7 anos atrás

Não é possível Flávio. Em eventos on line esta opção (pause) não existe. Se o piloto virtual tiver que fazer qualquer coisa durante uma corrida ele deve abandoná-la, inclusive deixando o carro num local seguro.

Respondida a sua pergunta, quero dizer que sinto muito por você. Deve ser horrível ter que conviver com uma pessoa assim 24 horas por dia. Talvez esteja tendo problemas em casa, não sei… Espero que tudo fique bem.

Mas… Preciso dizer que mesmo os comentários respeitosos e pertinentes você está respondendo com agressividade / ataque / preconceito. Não acrescenta nada aos questionamentos propostos.

Imagino que não vai seguir meu conselho, mas questione de vez em quando suas verdades absolutas. O mundo muda sempre… Quem está te dando este conselho é uma pessoa provavelmente mais velha do que você e que possivelmente acompanha o automobilismo a muito mais tempo. O automobilismo virtual não só um joguinho. Experimente! Mas faça do jeito certo e com as pessoas certas. Se você gosta mesmo de esportes a motor, vai adorar.

Por fim, muitas pessoas que você conhece leram seu texto neste post e principalmente suas respostas. É isso o que você quer passar como profissional de imprensa? Porque tanta raiva?

Espero sinceramente que você repense sua atitude neste post (não sua opinião: você é livre para tê-la). Todos nós temos direito a sermos respeitados. Inclusive você.

Anselmo Fortunato Forati Junior
Anselmo Fortunato Forati Junior
Reply to  Anselmo Fortunato Forati Junior
7 anos atrás

Não dá Flávio.

Obrigado pela dica. Perdoe-me pelo meu erro de português. É realmente imperdoável eu não ter revisado o comentário antes de postá-lo.

Não querendo me defender, talvez eu não tenha me preocupado tanto em revisá-lo por não ser profissional da sua área. Vou rever isso.

Pra você ver… Eu gosto de assumir erros, aprender e evoluir. Talvez você não tenha entendido o contexto do meu comentário por culpa deste infeliz erro. Preciso mesmo mudar.

Abraços.

Felipe Giro
7 anos atrás

Claramente perceptível o tamanho do ódio e do pré-julgamento feito ao automobilismo virtual neste “texto” (não que eu esteja surpreso, mas OK).

Nota-se que você não fez o mínimo esforço para entender o meio dos que participam desde mundo. O intuito jamás é se considerar um piloto de corridas completo através de uma tela de computador. Ninguém acha isso. Nem mesmo os melhores do mundo, que estavam incluive todos presentes no evento citado. É uma forma de nos aproximarmos, da maneira no qual nos convém, do nosso esporte favorito. Nada mais. É um encontro de fãs de corridas a motor para disputar uma porrada de voltas em uma pista virtual com uma premiação final. Não vejo como isso pode despertar ódio em alguém ao ponto de julgar todos os participantes como “gordinhos sedentários que passam o dia diante de um computador em vez de viver a vida.”

Apenas para adicionar aos fatos, um dos pilotos dessa corrida é David Greco, que já fez diversos testes por equipes reais do automobilismo de base italiano e é o atual desenvolvedor dos jogos da Codemasters da F1 (inclusive eu mesmo participo das mesmas competições dele).

Não concordar e não seguir é uma opção de qualquer um. Não participar é um favor. Agora, pré-julgar e desrespeitar quem gosta e pratica só reforça o tom arrogante e prepotente demonstrado em suas palavras. A fraqueza do deboche é sempre utilizada pelos covardes e impotentes.

Joao
Joao
7 anos atrás

Engraçado que um dos parceiros do http://grandepremio.uol.com.br/ é a http://www.flatout.com.br/ que tem uma seção só para automobilismo virtual. Portanto, apesar de não se interessar pelo AV no blog, na página o assunto está sempre presente com uma coluna por semana e com bastante participação do público.

Pedro
Pedro
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Pergunta pro Rubens Barrichelo e afins, se quando ele está “brincando” em simulador ele para para tomar toddynho.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Várias tragédias em “presídios de gestão estatizada”, mas apenas um ocorreu em “presídio de gestão privatizada”. Além do que, o “presídio de gestão privatizada” enviou inúmeros avisos ao órgão “de gestão estatizada” responsável pela segurança – e foi ignorado. Privatização sem controle do estado, é o mesmo que estatização.

Daniel
Daniel
7 anos atrás

Para aqueles que se sentem pilotos de verdade só porque jogam em um simulador, a FORÇA G mandou um abraço!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Daniel
7 anos atrás

Já tem simuladores com engenhocas nos assentos que ajudam muito nessa parte de simular um pouco da força G.
Ninguém está dizendo que o Virtual vai ser melhor que o real.
Mas nem todos tem oportunidade e $$$$ pra poder correr de verdade.

Joao
Joao
7 anos atrás

Discussão infinita ai, o automobilismo virtual tem suas vantagem ainda mais pra brasileiro que não tem condições de praticar o real. Tem suas similaridades tem, mas é uma coisa diferente da outra. Acho que só faltou um pouco de educação e respeito com outras culturas do Flavio, mas isso melhora com o tempo, é só ser menos intolerante e aceitar culturas diferentes.

Lucas
Lucas
7 anos atrás

O cara não tem o minimo de entendimento básico pra discutir qualquer coisa relacionada ao AV. Pois ele não sabe a diferença entre um gamer e um simracer. Todos aquelas que “gamers” que disputaram são SIMRACERS…. Você poderia pelo se aprofundar no assunto, pois você alem de péssimo “jornalista” se é que é mesmo um. Diploma não é sinônimo de qualificação para profissão…Diz que é duble de piloto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Cara, sua falta de conhecimento no assunto, não da nem pra discutir….Vou te ajudar, Gamers joga jogos, tipo LOL, DOTA, CS GO, SimRacers busca simulação, não tem controle, usa volante, acelerador, freio e embreagem, post acima vc fiz que não sabe como faz um punta taco no video game, seu conhecimento sobre o assunto é pífio. Deveria se informar realmente. Talvez Rubens barrichello, Vitor Genz, Marcos Gomes, entre outros pilotos, inclusive de F1 estão as pistas virtuais…podem de ajudar melhor.
DUBLE DE PILOTO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Daniel
Daniel
7 anos atrás

O automobilismo virtual pode ajudar a conhecer o traçado e irregularidades de um circuito (hoje em dia, as pistas são escaneadas a laser), experimentar a dirigibilidade aproximada de um veículo específico, ter um pouco de conhecimento TEÓRICO sobre setups de veículos, etc. Porém, trata-se apenas de DIVERSÃO. Apesar disso, tem gente que insiste em comparar o automobilismo virtual com o real! Existe até mesmo absurdos de pessoas que “pilotam” na frente do monitor com macacão e capacete! Para aqueles que precisam de um choque de realidade, uma pessoa em uma pista real não conseguirá alcançar os mesmos tempos que consegue no simulador, por pelo menos 2 motivos: medo de sofrer um acidente e pelos efeitos da força G, que em uma corrida faz toda a diferença!

Sergio Cruz
Sergio Cruz
7 anos atrás

Gosto de automobilismo virtual. “Tenho” uma equipe, assisto a campeonatos e às vezes piloto em algum campeonato (por hobby é claro). Mas, com todo respeito aos ofendidos, achei o texto muito bom, especialmente por mostrar mesmo que parcialmente (no meu entender) a visão dele sobre a falta de notícias no mundo do esporte a motor, exceto pelo Dakar 2017 e a corrida virtual da Fórmula E.

Ah, as respostas dele estão excelentes! rsrsrs

Douglas Kaucz
Douglas Kaucz
7 anos atrás

Por um lado eu entendo, o automobilismo virtual nunca pode se igualar ao automobilismo verdadeiro, com carros na pista e tals. Mas também não dá pra desmerecer totalmente a prática, nós meros mortais, ou pobres, coloque como quiser, temos apenas um meio de praticar o automobilismo, que é por meio dos computadores.

Alexandre
Alexandre
7 anos atrás

Não conhecia o Flávio Gomes até agora, realmente sua matéria e comentários repercutiram. Negativamente, acho que isso já está bem claro. Até visitei para ler, achando que era escrito por um jornalista ou algum profissional do meio de comunicação, mas era só um texto de alguém com muito preconceito, pouca informação e nenhum respeito pelo público, que até poderia ser seu público. Mas funcionou, sou mais um comentando, nisso ele é bom!!!! Um blogueiro que chama outra pessoa de nerd….. só rindo. Nunca vi um campeonato de surf, skate, de futebol, automobilismo ou de qualquer outro esporte que eu pratico onde os competidores eram blogueiros. Até acho que devem existir, mas ainda não vi. Talvez porque os blogueiros estejam também na categoria dos nerds. Bom, escrevi mesmo sabendo que minha opinião não vale nada, como a de ninguém aqui. Deve ser a receita perfeita para se manter um blog. Ou não.

Lucca
Lucca
7 anos atrás

Mas que post infeliz cara. Vc ta uns 10 anos atrasado. Jogou Top Gear no videogame e acha que simulador é a mesma coisa? Eu sou piloto no real e virtual, Rubens Barrichello é, Felipe Fraga, Beto Monteiro, Caca Bueno, Thiago Camilo, etc etc… uma penca de gente usa o simulador para aprimorar suas habilidades com acerto do carro, reflexos, ritmo de corrida, ultrapassagens, defesa de posição, etc. Estamos em 2017 amigão. Pilotos de F1 usam simuladores direto. Se atualiza!

OSCAR
OSCAR
7 anos atrás

333 Comentários até agora, dia 13 de janeiro de 2017, 16:58 hr , Viu ???? Não nos abandone.

Leandro Custodio
Leandro Custodio
7 anos atrás

“…a ideia é curtir, mas os jogadores têm alguma vantagem porque para nós é bem diferente, sem nenhum dos desafios físicos que uma prova da categoria traz na pista. É mais difícil de prever do que em um fim de semana normal de corrida”.

Qualquer coisa virtual NUNCA será como a realidade, por mais foda que seja o simulador. Vc pode se divertir e tudo mais, mas o abismo é e sempre será enorme.

Gosta de automobilismo e nao tem mta grana pra gastar? Há INUMEROS campeonatos de kart amador pelo Brasil, com etapas mensais e corridas reais, aquelas que vc sai suado, cansado e feliz da vida por disputar com rivais reais.

Alexandre Faustini
Alexandre Faustini
Reply to  Leandro Custodio
7 anos atrás

Mas pra fazer isso é só pra quem mora em grandes centros, e tem uma sobra de grana pra isso.

José
José
Reply to  Leandro Custodio
7 anos atrás

Correr de kart a sério é barato ? Quanto preconceito… abram as mentes … obvio que o ideal seria o real … mas quantas categorias por exemplo como a stock car é conhecida mundialmente graças a um simulador … vários esportes incentivam os games pois consideram uma ótima forma de agregar mais pessoas e haver maior conhecimento e interação…. pelo menos essa é a visão nos países mais ricos … afinal uma das categorias que mais investem nisso é a DTM .. inclusive com pilotos correndo no virtual. Sempre admirei o jornalista por n trabalhos … mas abra a mente pois uma matéria ser escrita sem conhecimento e pesquisa … é uma matéria de m bem abaixo do seu talento… faço um convite … venha conhecer algumas ligas .. tenho certeza que ira perder esse preconceito

Felipe Matos
Felipe Matos
7 anos atrás

Rapaz, por causa de um comentário seu fizeram uma campanha entre o pessoal do automobilismo virtual para virem aqui te xingar e incomodar? Geraçãozinha mimimi essa.. Pela madrugada…. Para onde caminhamos? Esse mundo está cada vez pior mesmo..

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Que geração de merda é essa? Ninguém pode falar nada, fazer uma “zoeira”…
Será que a palavra merda, assustou os nenês???
Fico pensando como deve ser chata a vida escolar desses moleques ! Devem entrar em fila na sala de aula, em silêncio, ninguém zoa com ninguém, e com certeza no intervalo, abaixam a cabeça e ficam teclando no celular!
Vão viver a vida porra! Vida!
Tenho certeza Flavio que eles todos foram contar para a mamãe que o blogueiro chamou eles de gordinhos sedentários…buáaa

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Mandou benzaço Flavinho!!! Você é o cara.

ANDERSON KLEITON DE SOUZA BEZERRA
ANDERSON KLEITON DE SOUZA BEZERRA
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Flavio, o Barrichello pilota Automobilismo Virtual conosco e o Max Verstappen começou a dar os seus passos no Automobilismo através do AV, só que a obsoleta midia televisiva não diz isso porque a modalidade de e-sport não tem alcance, mas estamos lutando para que o AV suba de vez no mundo para profissionalizar no Brasil e até ocorrer premiações em dinheiro, coisa que no Automobilismo real nem a própria CBA sabe fazer. Mas se quiser apreciar o Automobilismo Virtual, assista as corridas da F1 Brasil Clube (F1BC) e você vai ver que tem muito fera correndo lá que poderia esta no real e não pode porque custa muito até para se obter um kart.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
7 anos atrás

Desde os primórdios, desde que o homem dominou o fogo, toda mudança traz coisas boas e ruins, lembrando que o bom e o ruim são sempre relativos:
“Ah eu gosto do gato!”
“Então pergunte ao rato.”
Com o avanço tecnológico é a mesma coisa: muitas coisas boas, e outras tantas ruins; sempre dependendo do ponto de vista. Assim sendo, a minha opinião pessoal sobre o mundo virtual é que o distanciamento cada vez maior da realidade, de se vivenciar aquilo que é real — e não falo só de automobilismo — é muito ruim, uma m… Daqui a pouco vai ter gente como no filme MATRIX, deitado naquela gosma e “vivendo” um faz de conta. Boa sorte. Prefiro a red pill e ficar com a verdade, nada mais.
https://youtu.be/zE7PKRjrid4

Estevão Diniz
Estevão Diniz
7 anos atrás

É apenas um “jornalistazinho” de quinta categoria querendo aparecer.. Kkkkk.
E o pior de tudo é que conseguiu… Foda..
Parabéns pra você e seu preconceito Flavio Gomes.. Tente ganhar um emprego melhor pra não depender de opiniões ridículas pra ganhar ibope e manter sua vidinha chata..
A principo, minha empresa vai bem, ganha um grana boa sem precisar ofender ninguém, sou ciclista, 11% de gordura, casado, 2 filhos lindos e campeão de automobilismo virtual em algumas ligas…
Só informações pra sua análise jornalística..
Abraço

Paulo
Paulo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Flavio, uma pergunta pra ti: sabe fazer punta taco?

flavio
flavio
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

É fácil fazer o punta taco no video game Gomes, é só segurar apertado o quadrado e ir dando toques no X. O blog continua com matérias ótimas. Bola pra frente

Lucca
Lucca
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Cara, vc é muito desatualizado! Se acha um baita piloto e desmerece o Automobilismo Virtual, que é praticado por um monte de pilotos renomados do Automobilismo Real… Acorda pra vida, estamos nos anos 90 mais não, haha… Simulador é diferente de joguinho… Videogame… Quer uma entrevista com o Rubinho? Ele ta todo dia no virtual, te explica como funciona… kkkkk que piada… Se quiser aceitar um desafio em Interlagos, podemos pegar um carro de corrida alugado ai, qualquer categoria… Deixo vc dar 50 voltas, eu do 5… se eu não cravar o seu tempo, vc não precisa pagar nenhum dos custos, mas se eu cravar vc paga tudo sozinho. Topa?

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

As feras do AV correm sim de macacão e capacete, para proteger a cabeça contra seguidas pancadas de tedio enquanto os arrojados pilotos arriscam a vida em corridas imaginarias no quartinho da bagunça..
Nao consigo imaginar algo mais ridiculo que isso, talvez sexo virtual ?

Paulo
Paulo
7 anos atrás

O post do Bruce me mandou vir aqui e eu vim! Parabéns Flávio, por dar um pouco de alegria a essa vidinha de merda!.

Danilo Junqueira
Danilo Junqueira
7 anos atrás

Ótima ideia Flávio! Aposto que o número de leitores gordinhos tetudos do blog nunca foi tão alto! Sugiro que você faça pelo menos um post contendo um esteriótipo preconceituoso por semana. Os próximos poderiam ser sobre mulheres “barbeiras”, portugueses “burros”, baianos “preguiçosos”, etc… Desse jeito você salva o blog que tanto amamos.

Alessandro Barcelos
7 anos atrás

Flavio Gomes.
Rapaz que infelicidade da sua parte eu velho. Retrate-se por favor.

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Flavio, Obrigado
Consegui enforcar a manha inteira de trabalho me divertindo com as respostas… :D

Quer dizer então que para esses caras ninguém pode falar mais nada que seja contra o que eles pensam?Se eles gostam e alguém fala que é uma merda então tem que pedir desculpas?
Foda-se esses punheteiros ai, AV é igual boneca inflável. Eles podem até gastar 10000 que nem disse um cara ai, ainda assim é uma boneca inflável.. Bando de virjão chorão…

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Leandro
7 anos atrás

Ideias não merecem respeito mas pessoas sim.

O que o Gomes fez é análogo a dizer que favela só tem bandido, engenheiro é um pedreiro com diploma, e etc.

Titusww
Titusww
7 anos atrás

FG vc comprou uma briga com uma comunidade gigantesca, kkkkk, agora aguenta meu filho, sei que não vai dar a minima para isso, mas a prepotência e arrogância de sua parte nas respostas dos comentários fez você perder uns dos mais assíduos leitores do seu blog, eu.
Sou apaixonado por automobilismo, e corro vitualmente no simulador Assetto Corsa, vivo minha vida intensamente com amigos, família etc. Mas generalizar os amantes dos simuladores, foi uma cagada bem grande, respeite seus leitores e seguidores, pois aprendemos com os erros, sua soberba vai lhe ensinar muito ainda.
Você não seria homem o bastante para dizer que errou no post sobre os gamers, e se desculpar, por isso me despeço, escriba cabeça dura, menos um leitor de seu Blog.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
7 anos atrás

Cara, melhor postagem da história desse blog! E olha que acompanho desde 2007, pelo menos! Claro que a postagem em si não teve nada a ver, mas sim a reação histérica de várias pessoas e as respostas com tiradas sensacionais do FG. Tô me divertindo muito aqui! Gosto muito de games de corrida, jogo vários e já perdi muito tempo em todos eles, e nem por isso me senti ofendido com o que foi escrito. As pessoas hoje se ofendem demais com coisa de menos. Impressionante. E tem gente que ainda fala “me mandaram vir aqui xingar e eu vim”. Putz!! Que vida é essa, que tipo de gente se submete a isso?

Paulo
Paulo
Reply to  Fabio de Deus
7 anos atrás

Pois é, aí vc entende pq o país é esta merda. “A Globo mandou eu votar no Aécio e eu votei”. “A Globo mandou eu ir para rua pedir o golpe e eu fui”. “A Veja diz que o Sérgio Moro é um herói e eu acredito” e por aí vai…. Só tiram a cara do videogame qdo escutam o plim plim!!!

EDER CASAGRANDE
EDER CASAGRANDE
7 anos atrás

HAHAHAHAHAHAHA

Eu nunca acordei tão feliz em minha vida… Como sempre faço, fui ler as notícias do meu blog preferido, quando vi o post “Radio Blog” falando do Bruce Springsteen,, logo ai “pra cima”. Bom, ao ver o comentário à respeito das merdas que tinham circulado por aqui, resolvi dar uma olhada (como o assunto AE não me desperta interesse algum, não tinha dado atenção no dia da postagem…)

Na minha opinião, deveria haver uma compilação das suas respostas, Flavio, para facilitar a leitura! Estou desde as 5:40 lendo e rindo kkkkkkkk, sensacional! Ahhh aproveitei para zoar meus moleques (lógico), que curtem bastante um PlayStation! Eles também riram muito, mas das respostas desse povo doido… Uma ótima quinta feira à todos, volto depois pra rir mais um pouquinho!

Fernando Vieira
Reply to  EDER CASAGRANDE
7 anos atrás

Caramba, foi exatamente o motivo que me trouxe aqui! Adoro quando começam essas tretas, o Flavio fica impagável!

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
7 anos atrás

Adoro jogos de corrida. Inclusive a primeira vez que fui a Interlagos foi pq ganhei um campeonato num shopping aqui em bh, de quem fazia a volta mais rápida em interlagos. Uma promoção da Petrobras. Foi massa. Isso em 2006.
Não chego a ser um “gamer”, mas de vez em quando eu jogo. Tenho vídeo game, só compro jogos de corrida. De vez em quando um futebol.

Aí vem o FG e diz que isso é coisa de gordinho sedentário, de quem não tem vida?
Sabe o que eu acho?
Acho o máximo. Sou fã do blogueiro e deste blog, que leio desde 2005. Tomara que nunca acabe!
Quem ficou irritado realmente precisa arrumar uma vida. :)

Augusto Proença
Augusto Proença
7 anos atrás

O que leva tanta gente a imaginar que tem o direito de mudar a opinião ou o pensamento alheio? Blogs são assim, servem para manifestar a opinião de alguém sobre determinado assunto. Se não gosta do que é escrito basta não ler, oras.
Não faz sentido obrigar alguém por meio de ofensas, ameaças, palavrões, desafios (quanta maturidade) ou ainda por erros de gramática a mudar de opinião. Dê onde saíram essas pessoas e para onde vão?

Heitor José Correa
Heitor José Correa
7 anos atrás

Flavinho, Antes de falar algo assim pesquisa sobre os pilotos de automobilismo virtual, Rubinho, Vitor Gens, Marcos gomes entre outros pilotos profissionais correm campeonatos online.
Garanto que exige muito treino ! e não só um gordinho em um Cockpit !

A Nissan tem uma equipe formada para corridas do WEC que veio dos games e olha só eles foram campeões em 2015.

Estuda antes de escrever uma coisa que você não acompanha.

Luis Zambelli
Luis Zambelli
7 anos atrás

O senhor já ouviu falar em simuladores de vôo? Também acha que são joguinhos? Acho que os fabricantes de aviões, as forças armadas e as escolas de aviação deveriam ler esta coluna e abolir todos os vôos simulados que hoje eles fazem. Vamos todos para o telejogo Philco!

Yuri Matias
Yuri Matias
7 anos atrás

Não acredito que perdi tempo lendo uma matéria desse Flavio Gomes (que eu não sabia nem que existia), sendo ignorante ao falar sobre o AV. Antes de escrever algo jornalistas tem que pesquisar sobre o assunto abordado, pelo jeito ele é um jornalista pé de chinelo e ignorante. Nunca li tanta babaquice em um blog do “Grande Prêmio”.

rafaelle
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

YURI MATIAS, é valida suas palavras, mas eu ri tanto com a resposta do Flávio G. que tomei as dores, pocha é um blog , é um jornalista raro, é um cara sangue bom, um pessoa que não se pré ocupa em agradar (como o mundo tanto quer, bobos e suas novidades e fazendo de nós apenas números e papel), mas uma pessoa singular que traz para nós suas idéias e cativa mentes valorosas neste Brasil de poucos. Sucesso a todos.

Marcio Arizon
Marcio Arizon
7 anos atrás

Sera que o Treta News, comenta blogs também ou só youtuber, por que aqui o autor esta precisando de audiência.

Rafael
Rafael
7 anos atrás

Boa tarde Flavio. Discordo de você quando diz que o rapaz é um mané por causa de uma atividade recreativa dele, mas essa é apenas minha humilde opinião, e você tem o direito de achar o que quiser das pessoas. Sobre ser gordinho sedentário, acho que alguns são assim (não todos), devido a uma dificuldade em ter interações sociais, e não devem ser julgados negativamente por isso, mesmo que seja o caso de pura escolha (não que você tenha os discriminado, apenas minha opinião sobre o assunto). Mas o que me preocupa, muito mais de alguém ter opinião a, b ou c, são os ataques que pessoas que discordam de você estão fazendo, incluindo ameaças. Parece que no país está um clima onde, em vez do debate, as pessoas buscam o ódio em relação ao diferente, uma raiva intensa. Me considero de esquerda, e já convivi com pessoas onde tive receio de falar essa minha posição, de tento ódio que elas exalavam, a cada palavra uma raiva enorme. Dei esse exemplo, mas também não concordo com discursos de ódio de qualquer gênero, de qualquer ideologia. Uma coisa é debater, discordar, outra é odiar o diferente, como se o diferente não merecesse consideração, como se esse diferente não fosse outro ser humano ali, como se fosse um mal a ser extirpado. Desculpe Flavio se me estendi demais, primeira vez que comento no seu blog, é que deu vontade dessa vez de escrever sobre isso. Abraço.

rafaelle
Reply to  Rafael
7 anos atrás

eu adoro o Flávio G. , porque, as palavras dele, ( traz, provoca ) pessoas de bem.
Magnificas palavras Rafael. Jesus te abençoe.

Vitor Henrique
Vitor Henrique
7 anos atrás

Flavinho,quem gosta de automobilismo virtual é quem não tem as mínimas condições de participar de um esporte tão inacessível como o automobilismo, ou vc acha que todo mundo tem condições de particular de um esporte tão caro, sr comuna?

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Vitor Henrique
7 anos atrás

Não existe essa separação demográfica. Quem participa de corridas em simuladores são simplesmente entusiastas do esporte a motor.

Ou vice acha que Rubens Barrichello, Marcos Gomes Wagner Efrahim, Dario Franchitti, Allan McNish entre outros são gente que não pode assinar um carro pra correr?

Djefferson Ramos
Djefferson Ramos
7 anos atrás

Flavio, você foi incrivelmente infeliz com seu comentário e seu preconceito com algo que pelo visto, desconhece totalmente. Eu até sou gordinho, mas não por viver atrás de um computador. Sou empresário de 49 anos e praticante de Automobilismo Virtual.

Você com certeza é um grande conhecedor de automobilismo, mas será você mais conhecedor do que Rubens Barrichello?? Posso citar dezenas de outros pilotos famosos que utilizam o Automobilismo Virtual como lazer ou treino, e Rubinho é um deles e já deu entrevista inclusive no seu canal ao Bença, falando de como é o nível dos simuladores hoje em dia. Você como bom jornalista devia ter procurado se informar melhor com quem utiliza.

O prodígio Max Verstapen é um deles. Você sabia que a ultrapassagem que ele fez no Felipe Nars em SPA ano retrasado na Blanchimont foi fruto de um treinamento dele no simulador iRacing??

Talvez o que você conheça como Automobilismo Virtual seja Need For Speed, Forza, Gran Turismo e outros jogos, que são a porta de entrada para os simuladores. Procure conhecer o iRacing, as ligas iRacing Brasil e F1BC. Veja o profissionalismo que todo esse pessoal que é fan de automobilismo e por consequência seu publico, esta fazendo antes de tratar a todos como um lixo.

Espero que você por ser um cara de referencia no jornalismo automobilístico no Brasil, tenha a humildade de rever os seus conceitos e se aprofundar melhor sobre o assunto e então fazer uma nova postagem sobre isso no seu blog e programa.

Djefferson Ramos
Djefferson Ramos
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Não acho isso necessário, era mais para ampliar seus horizontes e conhecer melhor o público para qual você escreve.

Não acho que você é obrigado a gostar e nem que tenha que dar valor ao AV, mas respeito a tudo deve sempre existir..

Ao contrário de alguns comentários que li aqui e as suas respostas os mesmos, o meu comentário não foi pra te ofender.

Abraço

Djefferson Ramos
Djefferson Ramos
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Acho que tudo isso acabou prejudicando ainda mais a imagem que você tem do AV, e sua imagem perante a comunidade do AV. As ofensas poderiam e deveriam ser deixadas de lado e ambos os lados procurarem respeitar mais um ao outro.

Só para esclarecer, não aperto nem quadrado ne X para correr, uso um volante com base e pedal no valor de R$10.000,00, com um PC potente cockpit e 3 tvs. Adolescentes que não tenham um pai rico, não tem como competir no AV de alto nível, assim como nem todos pilotos no Brasil podem correr na Stock Car.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Pedir desculpa por uma opinião, seja equivocada ou não? Exigir isso beiraria o fascismo.

O que a comunidade deseja é apenas que você procure conhecer o assunto pra talvez.desfazer esse preconceito (no sentido literal).

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Qualquer conjunto de pessoas que tenha um interesse em comum constitui uma comunidade. Inclusive os leitores do.seu.blog ou gp.

AMANTE VIRTUAL
AMANTE VIRTUAL
Reply to  Djefferson Ramos
7 anos atrás

Acho vc um merda Flávio! chamar as pessoas que gostam das corridas virtuais de gordinhos, “sem vida social”. que sim, temos família , amigos e esse parte do computador é uma brincadeira que está indo mundo a fora. Beijos e uma boa tarde <3

Jimmi Torres
Jimmi Torres
7 anos atrás

Olha Flavio eu até entendo o teu lado, Os americanos sempre foram apaixonados por automobilismo, prova disto é os eventos durante a semana que arrebanham milhares de pessoas para os autódromos ou estádios. Eu não vejo problema algum em um evento “pequeno” com uma premiação tão grande.

Marcelo Miranda
Marcelo Miranda
7 anos atrás

Flávio,

Eu gosto e sempre gostei de corridas virtuais. Mas por um motivo simples. Nunca tive grana/incentivo e, talvez, vontade mesmo de ir pra pista de verdade…
Acho até legal essa corrida virtual..aproximar fãs dos pilotos de verdade……mas isso virar um campeonato é demais! Se o automobilismo virar isso no futuro, para o trem que quero descer!

O virtual só existe por que amamos a realidade, as corridas de verdade, as grandes disputas….Espero, como você, que isso não vire tendência!

Sobre o fim do blog, por favor, em vários momentos que passei de vida, recentemente, incluindo depressão e tudo, seu blog sempre me ajudou a distrair e “sair um pouco da minha realidade”. Mesmo não
Comentando, sou um leitor assíduo.

Temos visão diametralmente oposta de política, mas gosto de ler seus comentários e suas posições. Democracia é isso! O mundo já está uma merda, com violência, corrupção….

Mantenha o blog! Os fãs do Grandepremio pedem!

Parabéns pelo trabalho na Fox. O FSR é o melhor programa que tem de futebol!

Abraços!

Laercio Henrique Zulian
Laercio Henrique Zulian
7 anos atrás

Me lembro quando este “jornalistazinho” escreveu merda no jornal O Lance, quando a F INDY veio correr no Anhembi, ridículo, piloto de DE KA VE, como pode uma empresa jornalistica pagar para ele escrever matérias, impressionante!!!

Fabiano
Fabiano
7 anos atrás

Só assim pra eu ficar sabendo que este Flavio Gomes existe… recebi o link deste post numa rede social e vim conferir o que era. Um blog a menos pra favoritar…

Adriano Tavares
Adriano Tavares
7 anos atrás

Flávio, seu comentário foi completamente anti profissional, o pessoal fica te atacando , mas na verdade tinham que atacar é quem está te dando emprego.
Para fazer um comentário deste nível não precisa ter nem ensino fundamental, você está queimando o filme da UOL, você exala incompetência.
Alguém tome providências.

VInicius Vianna
VInicius Vianna
7 anos atrás

Olha Flávio, numa boa, sempre admirei seu blog, seu trabalho e quero imaginar que isto é só uma opinão perdida. No momento que você diz “Provavelmente uns gordinhos sedentários que passam o dia diante de um computador em vez de viver a vida. Olha só a cara do mané da equipe do Lucas di Grassi.” acho que não está sendo nem um pouco jornalístico e sim critico ao extremo.

Se você gosta ou não do AV, isso num é da minha conta. Mas você como pessoa pública deveria ser um pouco menos agressivo em seus comentários. Acho que essa forma de “fazer noticia” não condiz com alguém que estudou tanto tempo para ser um jornalista. É a minha opinião, como você bem expressou a sua.

O automobilismo, infelizmente, é um esporte elitista. E talvez a oportunidade destes “gordinhos sedentários” que gostam tanto de velocidade como eu, você e tantos outros, conseguirem através do seu hobby, se divertirem e alcançarem este mundo até então intangível.

Eu sou um deles, me divirto com simuladores em competições de nível nacional. Infelizmente eu não tenho grana pra bancar uma temporada numa Sprint Race ou numa Copa Classic como você um dia competiu. Então, pratico minha paixão pelo automobilismo como posso, sem criticar quem consegue por mérito competir no automobilismo real.

Pilotos conceituados usam esses simuladores: Barrichello, Rafa Suzuki entre outros, competem em ligas nacionais e elogiam o trabalho.

Não quero que mude sua opinião meu caro, só que seja mais respeitoso com as pessoas que tem opiniões e hobbys diferentes dos teus, não classificando-os como “gordinhos sedentários”

Vinicius Vianna
Vinicius Vianna
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Bom, não adianta insistir não é mesmo. Só me faça um favor. Quando o Barrichello for no FOX Nitro, pergunta o que ele acha sobre o Automobilismo Virtual. Se a opinião de um cara com mais de 300 GPs de F1 te fizer pelo menos considerar uma outra visão à sua opinião, nada mais o fará.

Ailton
Ailton
7 anos atrás

Nada demais… Apenas um jornalistazinho de “merda” querendo aparecer por que ultimamente está sem os olofotes ao seu dispor…

charles dos santos mattos
charles dos santos mattos
7 anos atrás

então flavinho
os caras que praticam o esporte virtual
merecem mais respeito do que vc ofereceu
assim como vc merece mais respeito que eles ofereceram
sobre o resto do post
concordo que uma coisa não se mistura com a outra, não da pra botar um piloto virtual pra correr em um simulador no meio de uma corrida contando o tempo….(ainda não entendi coomo vai funcionar isso)
agora, achando ruim ou não os esportes virtuais crescem na medida que as pessoas saem matando as outras nas ruas…cada vez mais a mulecada prefere fifa a furingo…a consequência pro automobilismo(ainda mais no nosso país) é semelhante. acho que você poderia abordar isso.

Jonatas Berto
Jonatas Berto
7 anos atrás

Só espero que você saiba que o Automobilismo VIrtual é onde quem não é riquinho o bastante para correr encontra um espaço para poder simular a emoção da pista. Nem todo mundo ganha 1 milhão por mês para comprar vaga em uma equipe da vida real. Por isso nós encontramos no Automobilismo VIrtual uma maneira de correr, de realizar nosso sonho.

Um abraço e espero que vc corra um dia em algum campeonato virtual, quem sabe no iRacing. Será um prazer.

Francisco Pezzin
Francisco Pezzin
7 anos atrás

OOOOpa, virei gordo e nem sabia kkkkkkkkkkkk
Flavio, tudo bem não gostar, tudo bem ter outros gostos, mas rotular gamers de gordos sedentários é completamente errôneo, assisto alguns gamers que são tão saudaveis quanto você pedalando sua bike.
Infelizmente no Brasil, o incentivo ao automobilismo real é tão grande, que resta a maioria recorrer aos simuladores para ter um décimo, ou até menos, da sensação que é estar pilotando um carro de corrida em uma pista (pessoalmente, espero isso mudar para que o Brasil esqueça o rótulo de “orfãos do Senna”).
E se você cobrir algo do automobilisto virtual futuramente? Vai abandonar o emprego por não gostar e não querer? Acho impossível, pelo menos se eu estivesse no teu lugar.
Grande abraço!

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Então… Eume lembro hem de ha alguns anos um certo jornalista metralhamento verbalmente os carros elétricos e dizendo que jamais uma categoria esportiva com esse tipo de motorização se estabeleceria.

Hoje tal categoria é manchete na agência pertencente ao mesmo redator.

Djefferson Ramos
Djefferson Ramos
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Rubens Barrichello, Marcos Gomes, Victor Genz, Rafael Suzuki, Bebu Girolami, Beto Monteiro, Takuma Sato, Sergio Jimenez, AJ Almendinger, Dale Earnhardt Jr, Max Verstapen e tantos outros profissionais renomados do automobilismo são ao seu ver adolescentes brincando de video game?? Todos são usuários do simulador iRacing,

A rede america NBC usa um simulador com o iRacing para mostrar as possibilidades de ultrapassagens e analises das corridas de Nascar que irão acontecer naquela semana. Eles ao invés de criticar, utilizam a tecnologia para melhor servir aos telespectadores. Você os consideraria também adolescentes brincando de video game??? Reveja seus conceitos e aceite que o mundo muda, as coisas evoluem, e gostando ou não, temos que respeita-las.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

“Corretores”

As vezes méu celular parece estar tendo conversas paralelas às minhas graças a isso.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
7 anos atrás

Engraçado, porque o Montoya não falou nada, será porque é piloto de verdade?? Humm, talvez.